Detonado Pok�mon Ranger: Shadows of Almia

Ranger School

Logo que come�ar o jogo, capture um Pikachu. Voc� come�a como um estudante na Ranger School na regi�o de Almia. Esta escola serve como uma introdu��o para diversas coisas b�sicas que voc� dever� saber sobre o jogo. Rhythmi e Keith ser�o seus amigos na escola. Fa�a um tour pelo local. Conhe�a Mr. Kincaid e Isaac por aqui. Voc� ter� que capturar alguns Bidoof, usar alguns Field Moves para quebrar caixas, encontrar alguns stylers, conhecer Crawford (um Ranger j� formado), procurar por mais alguns stylers e capturar um Slakoth. Ap�s aprender um pouco sobre como funcionam os mecanismos do jogo, voc� � enviado a um "est�gio de um dia", que envolve voc� ir at� Vientown. Comece caminhando para onde voc� capturou Bidoof e Slakoth. Continue ao longo da estrada at� chegar a Vientown. Logo, ser� solicitado que voc� fa�a uma miss�o bastante importante, com instru��es espec�ficas. Pegue a sa�da da esquerda da cidade e v� at� a praia.



Na praia, fale com todo mundo. Tente sair e uma pessoa vai aparecer dizendo que existem alguns pok�mons selvagens na praia. Voc� dever� selecionar agora qual pok�mon voc� quer que seja o seu parceiro. Voc� poder� escolher entre Munchlax, Starly e Pachirisu. Selecione quem voc� quer e capture! N�o se preocupe, voc� ser� capaz de obter qualquer um deles eventualmente durante o jogo. Ap�s esta decis�o emocionante, voc� ser� recompensado com uma viagem de volta para a Ranger School. Para terminar sua gradua��o, saia da escola e ir� tocar um sinal. A formatura ir� continuar at� que dois Tangrowth apare�am. Voc� dever� capturar um deles, ele ser� um pouco mais dif�cil que os demais que voc� j� capturou at� aqui. Capture-o e provar� ser digno de se formar. Keith ir� capturar o outro. Keith ser� um Ranger na regi�o de Fiore de agora em diante. Voc� ver� algumas not�cias dele ao longo do jogo. E voc� ter� sua primeira miss�o no dia seguinte.


Miss�o: Entregar o Tribune Vien

Voc� ir� acordar na Chicole Village. Saia de sua nova casa e explore o lugar. Siga ao norte para chegar em Vientown. Aqui receber� sua primeira miss�o: ajudar Crawford entregar o Tribune Vien (um jornal local) para cada casa em Vientown e Chicole Village. Para achar o Mr. Woodward, a pessoa que est� fora de casa, volte para Nabiki Beach, a praia onde conheceu o seu parceiro. Ele estar� l� te esperando e Mr. Woodward tamb�m. Assim que terminar com as entregas, volte para a base Ranger e descanse.

Miss�o: Investigar a Marine Cave

Sua pr�xima miss�o � investigar Marine Cave, ela fica na Nabiki Beach. Capture um Taillow no caminho. Ao entrar na caverna, voc� ser� atacado por um Zubat. Capture e continue. Corte a cerca logo ao norte com o Field Move de Taillow. Voc� encontrar� uma m�quina estranha que est� deixando confusos os pok�mons da caverna. Saia pelo norte e siga at� achar um Squirtle. Pegue-o e ande mais um pouco para achar Nosepass. Capture-o com o Pok� Assist de Squirtle. Volte e v� para a esquerda. Haver� uma pedra fechando uma entrada, use o Field Move de Nosepass para destru�-la. Entre e encontrar� um Gastrodon. Capture-o, pois ele ser� necess�rio para destruir a m�quina que est� causando problemas. Volte e destrua a m�quina. Crawford vai cuidar da m�quina e voc� pode voltar para a base. L� voc� receber� uma promo��o para o rank 1. Saia para uma quest e v� capturar a Miltank de Little Tim. Feito isso, volte para a base.



Miss�o: Combate ao inc�ndio da Vien Forest

No dia seguinte, voc� acorda e descobre que h� um inc�ncio na Vien Forest. Sua miss�o � apagar o fogo. Saia pelo norte da cidade para verificar o inc�ndio. Voc� vai conhecer Mimi, uma pessoa que perdeu tr�s de seus Happiny. Voc� deve encontr�-las antes que sejam consumidas pelo fogo e retorn�-las a Mimi. A primeira Happiny est� por perto, v� pela esquerda e ent�o para o sul e ela estar� perto de uma �rvore. V� retornando as Happiny para Mimi caso tenha muitos pok�mons te seguindo. Siga para o norte atravessando uma ponte. Capture um Wartortle e volte para a ponte, indo ao sul e um pouco � esquerda. Uma tronco de madeira em chamas ir� cair e voc� precisar� capturar 4 Budew. Utilize Wartortle para remover o tronco ca�do. Siga em frente e voc� encontrar� dois caminhos. Cada um deles levar� at� uma Happiny. Pegue as duas e retorne-as para Mimi.


Siga para o norte de floresta at� achar Crawford. Ele vai dar uma dica de procurar um Blastoise, que pode parar o fogo com Rain Dance. Siga pela esquerda e depois sul e achar� Blastoise. Capture-o e volte para ver Crawford. Ele lhe dir� para procurar um local para usar Rain Dance, que voc� poder� fazer seguindo um pouco pela direita. Use Rain Dance e volte para a base. Voc� receber� outra promo��o, agora para rank 2. Barlow vai dizer que voc� saia em patrulha, o que permite que voc� fa�a algumas quests. Basta procurar pessoas com "..." sobre a cabe�a e fazer o que elas pedem. Contudo, volte para falar com Barlow para encerrar o dia.

Miss�o: Destruir as m�quinas estranhas

De manh�, Barlow vai dizer para que v� a Vien Forest para se encontrar com o professor Hastings. Traga o professor para a base e voc� ser� enviado para investigar Pueltown onde existem mais algumas daquelas m�quinas estranhas. Pueltown se encontra do outro lado da Vien Forest, de forma que voc� precisa atravessar a floresta para chegar l�. Siga para o extremo norte da floresta e chegar� num local chamado Lookout Ridge, onde voc� pode avistar a pr�xima cidade. Siga pela esquerda at� chegar a Pueltown. Ao longo do caminho, pegue um Wartortle e um Bibarel. Voc� ver� que Pueltown est� sendo aterrorizada pelas mesmas m�quinas da caverna. Use Wartortle e Bibarel para destruir duas m�quinas vermelhas na primeira parte da cidade. Essas m�quinas s�o chamadas de Gigaremos. Siga Brook para o norte da cidade.


Voc� chegar� a um local com um par de m�quinas verdes, estas precisam de um Field Move de queimar para serem destru�das. Volte at� a �rea anterior e haver� um Growlithe perto de uma das m�quinas que voc� destruiu, ele poder� te ajudar agora. Assim que destruir essas m�quinas, duas pessoas sombrias aparecer�o e fugir�o. Siga-os indo para a direita da cidade. Capture Growlithe, Voltorb e Elekid pelo caminho, vamos precisar. Nesta nova �rea, veremos um outro Gigaremo, ent�o use uma vez mais aquele Growlithe. Voltorb e Elekid podem abrir o port�o ao sul desta �rea e destruir o Gigaremo azul. Siga � direita de onde os Bibarel estavam para chegar em um porto.


No porto, v� para o norte at� encontrar uma gangue em torno de em Gigaremo amarelo. Esta gangue � a Team Dim Sun, que vieram � cidade para fazer algumas experi�ncias com os pok�mons locais.  Voc� vai ser atacado por um grupo de 4 Rattata e em seguida um Toxicroak. Capture os pok�mons. Ap�s a batalha, os rapazes ir�o fugir com a �ltima m�quina. Agora voc� ter� que dar uma longa caminhada de volta para a base de Vientown. De qualquer forma, a miss�o foi conclu�da, voc� ter� o resto do dia de folga.

O amanh� chegar� o mais r�pido poss�vel. Barlow pede que voc� saia em patrulha novamente, que consiste em ir para Chicole Village para visitar a m�e de Ollie e salvar fazenda de sua fam�lia de um fantasma do chap�u. Confira esse fantasma e voc� ter� dispon�vel um Kricketot para ser um parceiro. Voc� vai aprender sobre ter mais de um parceiro, podendo trocar de parceiro a qualquer momento vindo at� aqui. Voc� poder� fazer algumas quests se quiser, de todo jeito, ter� que voltar para a base. Descanse por hoje.

Miss�o: Recuperar uma chave de Sharpedo

Barlow vai cham�-lo de manh� para que v� novamente a Pueltown, v� para l�. A Norward Bridge precisa ser aberta. Dirija-se para o porto onde enfrentou Toxicroak e encontre Brook l�. Ele deixou cair uma chave no mar e precisa de sua ajuda para recuper�-la. Voc� ter� uma miss�o submarina agora. Capture um Finneon e v� para o sul. Infelizmente, voc� ver� um Sharpedo comer e fugir com a chave, v� persegui-lo. Destrua as rochas e veja Sharpedo novamente. Capture um Staryu por aqui e retorne. Use o Field Move de Staryu para quebrar algumas t�buas de madeira. Capture mais um Staryu para remover mais algumas madeiras. Barlow ir� inform�-lo sobre a nata��o em um Mantine, h� dois deles nas proximidades. Siga at� encontrar um precip�cio, use Mantine para atravess�-lo. Existem alguns fluxos de bolhas que funcionam como uma correnteza, preste aten��o, para onde eles te empurram.


Logo adiante voc� ter� que ficar perseguindo Sharpedo. Ele se move rapidamente e ir� nadar em c�rculos, voc� dever� ir se arrastando nas correntezas at� alcan��-lo. Boa sorte para captur�-lo. Feito isso, voc� consegue recuperar a chave. Voc� subir� para o rank 3 por ter completado a miss�o. Enfim, volte para encontrar Hastings na Norward Bridge, com a chave, agora poderemos atravess�-la. Voc� ser� recebido por um membro da Ranger Union, Murph. Ele vai lev�-lo para Altru Park, que fica do outro lado da ponte. Voc� ser� levado para conhecer o local e o pr�dio Altru Inc. Assim que conhecer o presidente, voc� pode deixar o pr�dio e se preparar para sua pr�xima tarefa. Barlow quer que voc� v� a Ranger Union, que fica � esquerda de Altru Park. Capture um Bibarel no caminho. Entre no grande edif�cio e suba a escada rolante para testemunhar uma reuni�o importante. Fa�a Bibarel destruir o Gigaremo vermelho daqui. Responda a algumas perguntas e voc� estar� livre para explorar a Union HQ se quiser. Fale com Barlow na sala � direita e poder� dormir.


Miss�o: Buscar a origem do tremor

Quando voc� acordar, des�a as escadas e volte para Vientown. No entanto, haver� um tremor no caminho e voc� ter� que ir dar uma olhada no Peril Cliffs. Siga para o norte. Em seu percurso existir�o algumas vinhas que poder�o ser escaladas. Uma delas voc� n�o conseguir� alcan�ar. Capture um Staravia e ele poder� te ajudar. Voc� encontrar� tamb�m algumas folhas com molas que servem como catapultas, elas ir�o te arreme�ar para outras �reas quando pisoteadas. Na pr�xima �rea, voc� ver� um agente da Team Dim Sun controlando dois Rampardos na parte de baixo do penhasco. � preciso dar a volta para chegar at� l�. Suba algumas vinhas e continue. Use um Staravia para cortar uma das vinhas. Capture Pinsir aqui, ele tem um Pok� Assist que pode ser �til mais tarde.


Precisaremos dos dois Mawiles que encontrarmos pelo caminho, capture-os assim que os encontrar. Capture Magnemite tamb�m caso seu styler esteja precisando de uma recarga. Quando chegar na pr�xima �rea, teremos alguns Gigaremos de cor amarela. Voc� deve usar os Field Moves dos Mawiles para destru�-los. V� pulando do penhasco e use as vinhas e as folhas catapultas para chegar at� eles. Feito isso, os pok�mons do local voltar�o ao normal. Vasculhe a �rea, pois na sequ�ncia teremos que enfrentar aquele Rampardos. Os pok� Assists de Mawile e Mankey s�o efetivos contra ele. Talvez voc� queira um Magnemite para alguma recarga. Entre na pr�xima �rea pela esquerda.


Salve o jogo se precisar e siga para enfrentar o agente da Dim Sun. Voc� s� precisa capturar um Rampardos, Barlow se encarregar� do outro. Use as Pok� Assists mencionadas antes para facilitar a captura. Feito isso, saia do Peril Cliffs pela esquerda. Voc� ser� promovido para o rank 4. Continue pela direita e ir� encontrar Doduo. Voc� poder� montar nele para chegar mais rapidamente em Vientown. Chegando l�, Barlow pergunta se vai querer descansar. Se quiser voltar para fazer algumas quests, responda n�o. Caso contr�rio, boa noite!

Miss�o: Ensinando na Ranger School

Na manh� seguinte voc� ser� convidado a tomar o lugar de Barlow para ir na Ranger School, visto que ele est� em Boyleland. Siga rumo � escola e encontre um par de agentes do Team Dim Sun controlando um Croagunk com a mesma m�quina de Rampardos. Esta m�quina chama-se Miniremo, uma Gigaremo melhorada. Croagunk ir� atacar, capture-o e ele poder� ser selecionado como um de seus parceiros. Siga em frente e v� para a sala dos professores na escola.

Voc� ter� uma s�rie de perguntas a responder para os alunos, que est�o muito curiosos. Responda-as como quiser e logo mais os dois agentes do Dim Sun que voc� enfrentou h� pouco voltar�o para uma revanche. Desta vez, eles t�m dois Carnivine a sua disposi��o. Capture-os para acalmar a classe. Com este feito, voc� poder� voltar para a base, falar com Crawford e terminar o dia.

Miss�o: � procura do Barlow perdido

Hoje ficaremos sabendo que Barlow desapareceu em Boyleland. � sua miss�o descobrir o que aconteceu com ele e traz�-lo de volta. Boyleland fica do outro lado do mar, mas voc� pode acess�-lo indo ao porto de Pueltown. Fale com o marinheiro de vermelho para ir at� l�. Quando voc� chegar l�, siga para o norte e ver� que a entrada do vulc�o estar� bloqueada, ent�o fale com o anci�o numa casa ao sul da cidade para obter dele a permiss�o para entrar. Volte para a caverna, e voc� pode entrar. Primeiro de tudo, siga para a sa�da da esquerda e veja um par de Drifloon passar flutuando. Capture um Gastrodon e volte para dentro da caverna para capturar um Drifloon. Aproxime-se de algumas nuvens de fuma�a e utilize Drifloon para voar sobre elas. Capture outro Drifloon e siga ao norte.


A Team Dim Sun estar� por aqui. Capture Pikachu se precisar de alguma recarga. Suba as escadas e enfrente o primeiro agente, ele ter� Slugma e Magcargo. Continue para a pr�xima �rea. O segundo agente ter� uma Kangaskhan. Depois de vencer este, capture o Drifloon e prossiga pela fuma�a. Na pr�xima entrada, capture Shuppet e outro Drifloon. Continue at� ver uma grande pedra cair e fechar uma entrada. Suba pelas escadas e use o poder ps�quico de Shuppet para abrir uma porta. Capture um Muk l� dentro e utilize-o para remover a pedra que caiu. Siga adiante e enfrente 3 Numel. Mais a frente haver� um porto. O navio de cargo ir� sair daqui a 2 minutos. Haver� guardas fazendo ronda ao redor da �rea. Voc� dever� passar por eles sem ser visto e subir a bordo do navio antes que o tempo acabe. Quando voc� conseguir, ser� atacado por 2 Beedrill e 1 Gloom.


L� dentro, d� uma olhada na Kingston Valve. � aquilo que mant�m o navio flutuando. Dois agentes do Dim Sum ir�o te ver e colocar�o 2 Machoke para te enfrentar. Ven�a-os e suba as escadas pela direita. Nesta sala, voc� vai encontrar outro agente com um Mime Jr. para voc� capturar. Continue, suba as escadas e encontrar� um Luxio com um Field Move que ser� necess�rio mais adiante. Des�a as escadas e v� para o norte para encontrar um Makuhita. Capture ele tamb�m e siga pela esquerda. Capture o Machoke pela escada, depois suba alcan�ar Mime Jr. H� um Gigaremo azul na sala ao lado, use Luxio para quebr�-lo. Na pr�xima sala haver� um Gigaremo amarelo, use Makuhita para acabar com ele.



Volte e siga para a esquerda. Use Machoke para puxar uma alavanca. Isso ir� deslocar algumas caixas. Suba nelas para atravessar a sala. Pegue um Voltorb em seu trajeto. Haver� uma porta de metal no fim da sala que pode ser derrubada com o Field Move de Voltorb. Voc� encontrar� um cercado, mas por ora voc� n�o tem nenhum pok�mon que possa ajudar. Prossiga e entre na sala da direita. Enfrente um agente do Dim Sun com 3 Mareep. Passe por mais duas portas, capture dois Raticate. Volte �quele cercado e use o Raticate para elimin�-lo. Voc� libertar� Electabuzz e Magmar. Capture Electabuzz. Volte ao corredor anterior e entre na sala da esquerda. Fa�a Electabuzz iluminar a sala. Barlow estar� preso aqui, use o Raticate para libert�-lo. A pr�xima porta estar� trancada, Barlow ir� arromb�-la pra voc�.


Siga em frente e ter� que enfrentar 3 Magcargo. Saia pela pr�xima porta. Suba as escadas e ser� surpreendido por Mr. Kincaid, um dos professores da escola, que na verdade pertence ao Team Dim Sun. Ele chamar� alguns agentes. Derrote uma dupla de Rhyhorn e os agentes ir�o pular no oceano como bons covardes. Em seguida, enfrente um trio de Stunky. Ap�s isso, um Drapion. Ap�s captur�-los, Kincaid ir� pedir aos seus homens para retirar a Kingston Valve e abandonar� o navio. Barlow vai tentar assumir o controle do navio, enquanto voc� ir� correr para tentar colocar a Kingston Valve de volta em seu lugar dentro de 4 minutos, que � tempo suficiente para fazer o seu trajeto at� l�. Voc� ver� alguns agentes e pok�mons passarem por voc� tentando salvar as suas vidas. No caminho, encontre um Machoke que n�o saiu correndo como os demais e capture-o. Fa�a com que ele retorne a Kingston Valve para o seu devido lugar. Sua miss�o estar� cumprida. Como recompensa, voc� ser� selecionado a ser um dos novos Top Ranger, o que significa que voc� vai ser transferido de Vientown para Ranger Union.


Miss�o: Resgatando Sven das ru�nas

Agora que voc� est� no caminho da Ranger Union, voc� poder� pegar um atalho na Lookout Ridge. Wendy vir� lhe dar uma carona de Staraptor. Entre na Ranger Union onde haver� uma reuni�o. Voc� receber� tamb�m o Fine Styler que permite que voc� carregue energia. Ap�s isso, v� at� o pr�ximo andar. Voc� ter� uma nova miss�o no Chroma Highlands, que fica � direita do Altru Park. Voc� poder� capturar um Staraptor para voar at� o Altru Building, chegando l� mais r�pido.

Siga a estrada, n�o � muito cumprida. Capture pok�mons no caminho se lhe convier. O Chroma Highlands est� coberto por uma n�voa incomum, chamado Dark Mist. Ela drena a energia de seu styler enquanto estiver pr�ximo, logo, � bom ter um Pikachu por perto. De qualquer forma, voc� vai se encontrar com um agente da Team Dim Sun assim que voc� entrar. Ele possui 3 Murkrow, capture-os e prossiga. Capture um Carnivine e siga at� achar outro agente com 3 Koffing. Continue � esquerda e enfrente um agente com 2 Murkrow e 2 Koffing. Use o Field Move de Carnivine para arrebentar a cerca logo � frente e voc� ver� um par de Skarmory voar. V� atr�s de um deles e use o Field Move para limpar a n�voa. Capture o Bastiodon � direita da caverna, siga � esquerda e suba uma escadaria. Use Bastiodon para remover o rochedo que bloqueia a entrada da Chroma Ruins.


Ao entrar, capture um Drifblim, ele poder� fazer voc� flutuar para o andar de cima. H� tamb�m um Pikachu aqui se voc� quiser. Capture um Pupitar no andar de cima, precisaremos de seu Field Move logo mais. Retorne e continue pelo sul. Abra caminho destruindo uma rocha, dando acesso a um Electabuzz. Voc� precisar� que ele use Flash na caverna a seguir. Capture Sandshrew e use seu Field Move para cavar um buraco ao sul do local. Antes de cair no buraco, volte e recapture Electabuzz. Agora v� para o buraco. Capture Hypno e Sandshrew e siga por uma entrada � direita, que dever� ser aberta com Hypno. Pegue um Pupitar l�, volte e pegue um Drifblim tamb�m. Siga � esquerda e use Flash. Quebre uma das rochas com Pupitar. V� andando at� achar outro andar para Sandshrew cavar e pule no buraco.


Entre � direita e capture Sandshrew. Suba e capture um Drifblim. Fa�a Sandshrew cavar o buraco de cima, mas n�o caia nele, entre pelo de baixo e capture Hypno. Siga � direita e fa�a Drifblim te levitar para o andar de cima. Fa�a Hypno abrir uma nova passagem, onde voc� encontrar� um Skuntank que voc� vai precisar depois, ent�o capture-o agora. V� ao sul. Capture Bastiodon e Pupitar pelo caminho. Use Pupitar para quebrar as rochas � esquerda. Suba e l� est�o aqueles dois buracos, pule no buraco de cima desta vez. Use Bastiodon para tirar a pedra do caminho e logo voc� encontrar� Sven espionando os agentes do Dim Sun. Ele vai pedir um pok�mon, mostre o Skuntank a ele. Revele-se diante dos agentes e pe�a que Skuntank use seu Field Move. Ele vai soltar aquele g�s fedorento, espantando todo mundo. Pule no buraco abaixo. Salve e capture Pikachu se precisar.


H� um Spiritomb logo � frente. Ele aparece em 5 pedras separadas no campo. Lembre-se que voc� pode carregar o styler agora. Boa sorte para captur�-lo. Ao conseguir, siga pelo norte. Sven ir� explicar algumas coisas sobre um Shadow Crystal e de um Darkrai como seu guardi�o. V� em frente e suba as escadas, saindo do local. Entre numa casa aqui perto. Verifique um livro l� dentro. Aprenda sobre mais algumas coisas e saia. Miss�o cumprida. Volte para a Ranger Union e receba uma promo��o para o rank 5 e o seu dia estar� feito.

Miss�o: Consiga a j�ia azul

No pr�ximo dia, ser� solicitado que voc� saia em patrulha enquanto ficam analisando um di�rio. Saia e fa�a algumas quests e depois volte. V� encontrar Erma e siga para a sala de pesquisa. Voc� ver� o nome Brighton, Murph dir� para que v� ao Altru Building para descobrir o que significa. Verifique o quadro do meio que est� na parede e ver� Brighton. Volte a Ranger Union para dizer isso a Murph. Quando sair voc� n�o deixar� de notar a presen�a do Go-Rock Quads, os vil�es do game anterior, mas que agora j� n�o representam uma amea�a. De qualquer forma, volte para l�.

Murph estar� com um pingente feito de uma j�ia azul que ir� brilhar diante de voc�s. A j�ia chama-se "Tears of Princes". Voc� receber� a miss�o de verificar o Hia Valley. Para chegar l�, saia e siga para o sul. Pegue um Floatzel e monte em sua garupa para atravessar o rio. Entre numa caverna e capture Camerupt. Volte e v� pela esquerda. V� andando at� achar um admin da Team Dim Sun com 3 Golbat. Liberte-os dele e prossiga. Use o Move Field de Camerupt para derreter o gelo que bloqueia a sa�da. Fora da caverna, v� para o norte ao encontro de outro admin. Ele possui um Houndoom e est� enfrentando um rapaz com um Empoleon. Capture Houndoom e resolva o problema. O rapaz que acaba de salvar � Pamur, o pai de Murph. Ele vai mostrar-lhe o Shiver Camp. Ele vai falar sobre a Mrs. Winter tamb�m. Ela mora ao norte do Hia Valley, vamos at� l�.


Na casa de Mrs. Winter, aprenda um pouco mais sobre o pingente. Almia Castle ser� sua pr�xima parada, saia pelo norte da �rea. No Ice Lake voc� saber� que � poss�vel quebrar blocos de gelo na �gua com um Empoleon. Capture Empoleon e mergulhe. Existem alguns redemoinhos na �gua, cuidado para n�o ser engolidos por eles, pois v�o te levar de volta ao in�cio. Voc� deve pegar impulso nas correntes de �gua para quebrar os blocos de gelo e abrir caminho. Fique nadando at� chegar no Almia Castle. Ao se aproximar, os port�es ser�o fechados. Capture um Vulpix e acenda a tocha que se apagou para os port�es abrirem novamente.

Voc� encontrar� alguns agentes do Team Dim Sun que por sinal tamb�m est�o atr�s da j�ia azul. Enfrente 4 Houndour. Siga para a direita, capture Vulpix e suba as escadas. L� em cima, siga a entrada da esquerda e atravesse uma ponte. Suba e abra os port�es com Vulpix. Voc� chegar� a um lugar com um piso de gelo onde cair�o alguns sincelos. Siga pela esquerda e prossiga at� achar Ninetales. Ele tem o poder de derreter a geleira que vimos no hall. V� at� l� e fa�a isso. Caia num buraco na sala com o piso de gelo para chegar mais rapidamente. Passe pela geleira e suba as escadas. Neste lugar tem um piso escorregadio e que se quebra quando voc� passa por ele. Fique esperto e siga pela direita. Pegue um Vulpix e v� para a esquerda. Atravesse a ponte, e voc� vai ver os rapazes do Dim Sun novamente. Capture 8 Seedots. Voc� precisar� se um pok�mon com Field Move ps�quico de n�vel 3. Siga pela esquerda e ent�o, norte.


Capture Vulpix, volte e siga pela esquerda. Abra a porta com Vulpix e entre. L� haver� um Mismagius, tudo o que voc� precisava. Volte ao local bloqueado e use Mismagius para prosseguir. Entre em ambas as salas laterais daqui e capture ambos os Riolus, precisaremos deles mais adiante. Siga para a �ltima passagem. Voc� precisa capturar um Froslass da Team Dim Sun, comandado por Ice. Ao conseguir, atravesse a parede azul e ver� os Riolu fazerem algo especial. V� em frente e voc� vai enfrentar um Lucario. Capture-o e voc� ser� capaz de pegar a j�ia azul. Ir� surgir uma luz brilhante, ela te levar� para a entrada. Pegue um Staraptor e voe de volta a Ranger Union. Apresente a j�ia azul e voc� receber� uma merecida promo��o para rank 6. Com isso, podemos dormir.



Miss�o: Consiga a j�ia vermelha

Erma vai cumpriment�-lo e pedir-lhe que a acompanhe para o andar de cima. A j�ia azul � apenas uma das tr�s j�ias necess�rias para parar o Shadow Crystal. V�o deixar que voc� saia para patrulhar, assim voc� ter� tempo para fazer uma ou outra quest. Quando estiver satisfeito, volte para Erma e assuma uma nova miss�o em Boyleland para procurar uma j�ia vermelha. Voe para l� assim que estiver pronto. Antes de mais nada, fale com o anci�o na casa dele. Depois suba e dirija-se � porta de a�o que estava trancada antes. Ele vir� abrir a porta para voc�. Capture um Torkoal e use-o para nadar na lava. Siga para a pr�xima �rea e capture um Drifblim. Pule abaixo e v� para a direita atravessando a lava. Capture Hariyama e passe pela entrada ao norte. Capture um Gastrodon e utilize-o em parceria com Hariyama para eliminar uma pedra do caminho. Use Drifblim para levitar at� o pr�ximo andar.



Pela direita vamos encontrar um agente da Dim Sun. Passe pelos 5 Chatot que ele tem para chegar em 2 Pelipper. Capture-os e volte para o local onde voc� subiu com o Drifblim e use Pelipper para apagar as chamas numa escada. Ande ao longo do caminho esperando os pilares chamas desaparecer. Veja mais dois agentes da Dim Sun, eles possuem 3 Bagon e 1 Shelgon. Capture o Hariyama diretamente ao sul deles e continue. Atravesse a ponte a seguir com cuidado e v� para a pr�xima �rea. Use o seu outro Pelipper e Hariyama para tirar a pedra do caminho. Pegue Torkoal e Aggron antes de atravessar a lava. Consiga um Drifblim aqui e suba as escadas. Use Aggron para deslocar uma pedra pesada e capture o Rhydon, pois ele tem uma boa Pok� Assist. Suba at� o pr�ximo andar com a ajuda de Drifblim.

Salve o jogo e pegue um Raichu se precisar, ent�o, siga para o encontro de Lavana. Antes, capture 2 Monferno de dois agentes. Em seguida, ser� o Infernape de Lavana. Rhydon poder� te dar uma for�a na captura agora. Capture-o e, se precisar, recarregue seu styler. V� em frente e haver� outra s�rie de chamas e pedras para desviar. Voc� chegar� onde est� a j�ia vermelha, que � guardada por um Heatran. Observe os tr�s pequenos buracos no ch�o quando voc� come�ar a capturar Heatran. Ir� transbordar lava deles para atrapalhar sua captura. Boa sorte! Pegue a j�ia vermelha quando conseguir. A luz que te leva de volta � entrada aparecer� e voc� poder� sair facilmente. Voc� poder� obter Mime Jr. como parceiro logo ap�s. Voe para a Ranger Union, entregue a j�ia, seja promovido para o rank 7 e tenha uma boa noite de sono.



Miss�o: Resgate Wailord

Ao come�ar o dia, voc� ser� enviado ao Haruba Desert para encontrar-se com Keith. Para ir at� l�, v� para o Altru Park para ter mais uma dose de Go-Rock Quads e ouvir um discurso do presidente Blake Hall. Feito isso, siga para o porto de Pueltown e pe�a ao capit�o Haruba para lev�-lo para Haruba Village. No caminho, o barco ser� atingido por um esguicho de �gua. Mergulhe e v� verificar o que houve. Comece indo para o sul e capturando um Huntail. Em seguida, v� para a esquerda e voc� ver� um Wailord enorme sofrendo com uma m�quina estranha. Destrua-a com o Huntail. Voc� vai ser atacado por 2 Horsea e 1 Seadra dos Dim Sun. Continue � esquerda, entrando pelo cano. Capture o pr�ximo Huntail e enfrente outro agente do Dim Sun, que possui 4 Finneon. Use Huntail na m�quina.


V� para o norte, pegue um Mantine, continue � esquerda e encontre um agente com 3 Starmie. Continue � esquerda e monte no Mantine. Evite encostar nos Qwilfish que encontrar. Fa�a o seu caminho ao redor da �rea. Saia e aviste outra m�quina. Capture Huntail e 2 Starmies. As Starmies servir�o para destruir as cercas em seu caminho. Enfrente Huntail e Gorebyss que est�o sendo controlados por um agente do Dim Sun. Passe por ele e quebre a pr�xima m�quina com o seu Huntail. Atravesse o cano e haver� um �ltimo agente do Dim Sun. Ele usar� um Kingdra. D� um jeito nele, capture mais um Huntail e destrua a �ltima m�quina, libertando Wailord. No entanto, o pessoal do Dim Sun vai raptar o beb� Wailmer que est� aqui perto. Wailord lhe dar� uma carona at� o seu destino.


Miss�o: Revelando os segredos do esconderijo

Encontre Sven aqui. Aparentemente, voc� est� no esconderijo secreto da Team Dim Sun. Mais uma vez, Keith vai ter que esperar, � preciso que voc� se infiltre no esconderijo ao lado de Sven. Kincaid estar� na base, mas ele n�o � o chefe da Dim Sun. H� um Magneton que pode ser �til mais tarde. Siga mais adiante para capturar Luxio e Machamp tamb�m. Haver� um gerador de energia amarelo, mas voc� n�o pode par�-lo ainda. Volte para a sala principal e v� para o norte. Fa�a Luxio abrir a passagem e continue. Enfrente Jolteon do agente da Dim Sun e suba as escadas. Capture Luxray do outro lado. Volte � sala do gerador amarelo e use Luxray para par�-lo. Saia e o caminho � esquerda estar� liberado. Capture Magneton para quando precisar recarregar seu styler. Enfrente um agente com 2 Cacnea. Atravesse a ponte e descubra onde Wailmer foi parar. Siga-o e enfrente 8 Slakoth. Os agentes v�o empurr�-lo para fora e trancar a entrada. Siga e enfrente um agente com Victreebell e Mothim. O pr�ximo ter� Murkrow e Hounchkrow.  A pr�xima entrada possui um Skuntank, mas est� trancada.


Continue e voc� ver� Sven com Isaac, mas voc� precisa capturar dois Mr. Mime de um agente. Fale com eles. Volte � sala do Skuntunk e capture-o. Ent�o, v� para a sala onde levaram Wailmer. Fa�a Skuntank entrar l� e soltar o seu g�s fedorento, espantando os agentes. V� para o elevador e des�a um andar. H� tr�s geradores el�tricos por aqui, voc� precisa desativar cada um deles. Pise no painel azul para mover as paredes azuis. Des�a e v� para a direita. Entre e enfrente 2 Mothim de um agente. Capture Luxray e desligue o gerador daqui. Saia, entre novamente e recapture Luxray. Volte e siga pela esquerda. Pise no painel vermelho e continue � esquerda. Pegue outro Luxray e pise no painel azul para entrar na sala acima. Enfrente 2 Skuntank de um agente e desligue o gerador com Luxray. Saia, pise no painel vermelho e continue � direita. Enfrente um agente com 2 Machamp e desligue o �ltimo gerador. Saia e prossiga pela direita. Capture Magneton e salve o jogo se precisar. Quando estiver pronto, v� para o norte e Kincaid ir� lutar contra voc� com um Gliscor. Boa sorte para captur�-lo. Feito isso, Kincaid ir� escapar e Wailmer tamb�m. Wailord ir� persegui-lo debaixo d��gua. Voc� ser� elevado para o rank 8 e finalmente poder� ir a Haruba Village, onde voc� deve passar pelo deserto para ajudar Keith.



Miss�o: Consiga a j�ia amarela

Ao chegar em seu destino, voc� ver� alguns Hippopotas sendo atormentados por um Gigaremo amarelo. V� para a direita e entre na pr�xima �rea. Capture um Pelipper e use-o para regar um Sudowoodo daqui. Capture Sudowoodo e fa�a-o destruir o Gigaremo amarelo. Feito isso, siga ao norte para o deserto. Capture Fearow e fa�a que ele corte uma vinha pr�xima para voc� subir. H� uma tempestade de areia causada por um Hippowdon aqui. Ele est� bem no meio da �rea, des�a, monte num Doduo, v� se esquivando dos furac�es, e o capture. Suba para o templo e use o Field Move de Hippowdon para conseguir entrar. Capture um Golem por aqui. Voc� ver� o Buizel de Keith, v� atr�s dele. Capture um Ariados que cair e continue.


Na pr�xima sala teremos um terreno arenoso que te arrasta para baixo. No caminho tem alguns canh�es de bolas de areia e alguns buracos. Voc� deve fazer a travessia sem ser atingido pelas bolas de areia e nem cair nos buracos. Quando conseguir, atravesse a pr�xima sala e capture um Drifblim. Flutue com ele at� o andar de cima. Em seguida, veremos Buizel novamente. V� pisando nas folhas catapulta para se locomover. Existe uma sala ao norte com um Sandslash, capture-o. Use o Move Field dele para limpar a areia que est� encobrindo a �ltima folha. Pule e siga ao sul. Voc� sair� numa das narinas da est�tua de um Hippowdon, entre na outra narina. Voc� chegar� num local onde o piso no ch�o aparece e desaparece. Ande com cautela, esperando os pisos aparecerem para continuar.


Voc� chegar� num labirinto com v�rios pisos com setas. Quando pisar nesses pisos, voc� ser� deslizado na dire��o em que a seta aponta. Capture um Tyranitar dentro de uma sala. Encontre Banette pelo caminho e capture tamb�m, sua Pok� Assist ir� nos ajudar logo. Quando conseguir sair, use Golem ou Tyranitar para destruir a pedra. Se jogue no buraco que aparecer. Salve o jogo e capture Magneton para alguma recarga. Drifblim poder� te levitar caso precise voltar. Quando estiver pronto, siga ao norte e ter� um Cresselia a ser capturado. Os Pok� Assist de Ariados e Banette poder�o ajudar-lhe. Feito isso, Cresselia permitir� que pegue a j�ia amarela. No entanto... onde est� Keith? Saia e um helic�ptero vai descer. Nele estar� Heath. Ele raptou Keith e o usar� como ref�m para que entregue a j�ia. Ele n�o aceitar� um n�o como resposta, ent�o entregue a j�ia e salve Keith. Ele fugir� e deixar� um Magnezone para voc� enfrentar tamb�m. Capture e ent�o podemos sair. Pegue a luz que apareceu para chegar rapidamente � entrada. Capture o Staraptor aqui fora, voe para a Ranger Union e encerre o seu dia.


Miss�o: Proteger a sede da Ranger Union

Comece o dia com uma reuni�o. Sem ter o que fazer, voc� poder� sair para uma patrulha. Saia, fa�a algumas quests e volte. Antes de voltar, recomendo que v� para qualquer lugar do mapa para obter alguns pok�mons FORTES, pois iremos precisar de suas Pok� Assists. Recomendo que pegue aqueles que possuem Pok� Assists do tipo terra e do tipo gelo ou drag�o. Quando voc� estiver pronto, volte e fale com Erma. O plano � o seguinte: temos que usar as j�ias para parar o Shadow Crystal, que est� no topo do pr�dio mais alto de Almia e tem o poder equivalente a 8 milh�es de Gigaremos! Isso daria poder para os Dim Sun de controlar todos os pok�mons de Almia. Sven e Wendy ficar�o respons�veis de levar as duas j�ias que voc�s possuem para l� enquanto voc� permanece aqui. Des�a e algo ruim vai acontecer.

A sede da Ranger Union ser� atacada. Voc� ver� Heath na recep��o e ele vai chamar o seu Electivire para atac�-lo. A Pok� Assist de terra vir� bem a calhar agora. Capture-o e prepare-se para mais a��o. Suba de volta e teremos Ice e Lavana tentando raptar Melody e Isaac. Voc� enfrentar� um Garchomp. � aqui que uma Pok� Assist de gelo ou drag�o entra. Ap�s conseguir captur�-lo, Murph vir� e dir� que h� mais algu�m no andar de cima. Enfrente Wheeler e seus 8 Bidoof. Capture-os e termine sua miss�o, subindo ao rank 9.

Miss�o: Executar a opera��o Brighton

A pr�xima miss�o ser� a maior de todas. Primeiro, infiltrar-se na Altru Tower e salvar Isaac e Melody. Depois, recuperar a j�ia amarela. Por fim, quebrar as barreiras que impedem as j�ias de chegar ao Shadow Crystal. Voe para o Altru Building. Capture o Yanmega da Team Dim Sun e entre. Enfrente Weezing e Skuntank na sequ�ncia. Em seguida, h� 1 Shiftry e 2 Nuzleaf. Os Rangers de Vientown aparecer�o e permitir�o que voc� passe pelo elevador. Tente subir ao 9� andar e enfrente 2 Dusclops. Em seguida, suba pela escada. Enfrente 3 Gabite e capture um Sableye. Enfrente um par de Gengars, Sableye pode ajudar se precisar. Capture Glalie no pr�ximo andar, sua Pok� Assist ir� ser �til na captura seguinte. Derrote um Mamoswine e prossiga. Salve o jogo e pegue um Magneton se precisar de uma recarga.


Neste andar, saberemos onde est� a j�ia amarela. Capture Crobat ou Primeape e um Hypno. Siga para as salas e enfrente o pessoal do Dim Sun. Em uma sala derrote Misdreavus e Banette e capture Electabuzz. Na pr�xima sala, use o Flash de Electabuzz e derrote Espeon e Umbreon. Capture Scyther ou Absol e utilize-o para remover uma viga de ferro que bloqueia uma entrada. L�, voc� ter� que derrotar Bronzong e Claydol. Capture o Blaziken daqui e saia. Siga para o sul. Nesta sala, queime um objeto vermelho com Blaziken. Derrote Aggron e Tyranitar. Capture um ou dois Ariados daqui e siga para o port�o que foi destrancado. Derrote mais 2 Blaziken. Siga e obtenha a j�ia amarela. Voc� vai conhecer alguns cientistas amig�veis que ir�o abrir uma porta para voc�, ent�o suba. Ir�o armar uma emboscada e voc� ter� que enfrentar 5 Spinarak. Capture um Scizor. Entre na pr�xima sala e liberte Electabuzz. Capture Absol, entre na sala do lado e use Electabuzz + Absol para libertar Ampharos.



Siga o corredor e descubra onde Melody e Isaac est�o presos. A porta n�o ser� aberta com um Field Move em especial. O jeito � chamar o melhor arrombador de portas que conhecemos: Barlow! Ele chegar� onde voc� e Keith est�o num instante. V� em frente e ajude-o a arrombar a porta. Enfrente Alakazam, Sceptile e Luxray. Saia e pegue Magneton se precisar recarregar. Derrote 3 Skorupi e 3 Bronzor logo � frente. Siga pela direita e Isaac abrir� uma porta para voc�s. Enquanto isso, voc� dever� derrotar 3 Bellossom, 3 Cacturne, e Vaporeon, Jolteon e Flareon. Suba e para a surpresa de voc�s, Lavana conseguir� pegar de volta a j�ia amarela. Hastings ir� ligar e far� um upgrade em seu styler. Voc� pode capturar um par de Magneton aqui, mas certifique-se de capturar Vaporeon antes de tomar as escadas. Para ser mais direto, � bom capturar tudo o que vir pela frente, pois ser�o necess�rios para algum Field Move ou Pok� Assist.


Fa�a a volta na sala e enfrente Heath e seu Rhyperior, Vaporeon te ajuda aqui. Ao passar por ele, voc� ser� capaz de destruir a barreira. Pegue o Golem do lado de fora e ele ir� te ajudar nisso. Suba, capture Primeape e algu�m mais que quiser para enfrentar o Magmortar de Lavana. Ap�s derrot�-la, ser� preciso de um pok�mon como Vaporeon para destruir a barreira daqui. Passando por Lavana, temos Ice e seu Gallade. Ap�s capturado, Isaac ir� ficar desarmando o sistema enquanto voc� � desafiado pelos tr�s membros do Sinis Trio. Em outras palavras, voc� ter� que capturar Rhyperior, Magmortar e Gallade ao mesmo tempo. Boa sorte! Em seguida, pegue a j�ia amarela de volta. Saia, capture um Ampharos, e mais alguns pok�mons que julgue interessante para um Pok� Assist, recomendo que Primeape esteja entre eles. Use Ampharos para destruir a �ltima barreira. Suba as escadas. Capture Gengar e continue. Voc� vai passar por alguns Gigaremos negros, ignore-os por enquanto. Voc� poder� salvar e capturar um Magneton para o seu styler. Isaac ir� desligar a �ltima barreira, mas acabar� ficando preso.





Suba para enfrentar Blake Hall, o chef�o da Team Dim Sun. A esse ponto, a m�quina j� ter� controle sobre os pok�mons de Almia. Wheeler tentar� te parar com um pat�tico Bidoof. Blake ir� convocar um Dusknoir do deserto para te enfrentar. N�o use o Pok� Assist do Primeape nele, prefira o de Gengar. Derrote-o e Blake finalmente ir� convocar um Darkrai! Ele tentar� te sugar para as trevas, por�m Keith chegar� para te salvar bem na hora. Entregue a j�ia amarela para ele. Blake ir� aumentar o n�vel da m�quina para o "level dark", sobrecarregando-a. Darkrai ficar� ainda mais perturbado e ir� sugar Blake e Wheeler para as trevas. Enfrente Darkrai at� a mente dele se fechar. Sven, Wendy e Keith ir� transferir as luzes das tr�s j�ias para o seu styler. V� em frente e lute agora pra valer com Darkrai. O Pok� Assist de Primeape ter� sua vez aqui, boa sorte para captur�-lo. Ap�s a batalha, as tr�s j�ias ir�o brilhar em torno do Shadow Crystal. Wheeler e Blake acordar�o do pesadelo. Hastings e Barlow entrar�o para dizer algumas palavras. Isaac foi libertado. Os pok�mons de Almia voltaram ao normal. Miss�o cumprida! Os Go-Rock Quads comemoram. Volte para sua casa e comemore com sua fam�lia para terminar o dia com chave de ouro.