Detonado Brilliant Diamond / Shining Pearl

TWINLEAF TOWN – O COMEÇO DA JORNADA
Escolha o idioma do seu jogo. Você verá o Profº Rowan. Escolha se você é menino ou menina, sua cor de cabelo e de pele. Dê um nome para o seu rival (por aqui, vamos chamá-lo de Barry). Assista a uma notícia na televisão sobre um Gyarados vermelho. Sempre que você abrir o menu do jogo, verá uma pequena instrução na parte de baixo, dizendo qual é o próximo passo a fazer, caso você não saiba onde ir. Se você abrir o menu opções, verá que tem uma opção de mudar o design da janela de texto. Faça isso se quiser. Você também pode desligar o salvamento automático, caso queira salvar o jogo manualmente.

Desça as escadas e fale com a sua mãe. Ela dirá para que vá encontrar o seu rival. Saia e siga para a casa à esquerda da cidade, do lado de cima. Barry irá trombar com você e entrará em casa de novo. Fale com ele lá dentro. Feito isso, saia da cidade pelo norte. Encontre Barry novamente, ele vai falar sobre o Gyarados vermelho que apareceu no lago em Johto, que você viu na notícia. Ele dirá para ir ver o lago que tem aqui perto. Siga pela direita em direção ao Lago Verity.

VERITY LAKE – SUA PRIMEIRA BATALHA
Você verão o Profº Rowan e Lucas/Dawn conversando (se você começou como menino, será Dawn, se começou como menina, será Lucas). Eles irão embora, mas a maleta de Rowan vai acabar ficando para trás. Quando você e Barry a encontrarem, 2 Starly selvagens vão aparecer e atacar vocês. Você poderá escolher uma pokébola dentro da maleta. Escolha entre Turtwig, Chimchar ou Piplup. Esse será o seu pokémon inicial. Barry vai pegar o incial com vantagem ao seu. Cada um de vocês deverá derrotar um dos Starly selvagem.

Após derrotá-lo, Lucas/Dawn virá e levará a maleta. Volte pelo caminho que vocês vieram e encontre Rowan com Lucas/Dawn de novo. Mostre a ele os iniciais que vocês pegaram. Ele pedirá para que vocês venham visitá-lo em seu laboratório em Sandgem. De volta em sua casa, sua mãe lhe dará o Running Shoes, que permitem que você possa correr. Saia da cidade pelo norte e siga caminho pela direita.

SANDGEM TOWN – CONSIGA SUA POKÉDEX
Agora podemos ir nos matinhos e encontrar pokémons selvagens. Por aqui aparecem Starly e Bidoof. Por enquanto você ainda não tem pokébolas, mas você pode batalhar e subir um level aqui. Tem uma pessoa no caminho que te dá 10 Potions. Siga caminho até chegar em Sandgem. Encontre Lucas/Dawn em frente ao laboratório de Rowan. Barry vai sair de lá, trombando em vocês e partirá correndo. No laboratório, receba de Rowan a sua Pokédex. Você poderá ficar com o pokémon inicial que escolheu. Lucas/Dawn vai dizer que tem o inicial que tem fraqueza ao seu e sairá do laboratório. Saia também.

Lucas/Dawn irá te mostrar a cidade e dirá para você ir avisar a sua mãe que vai sair em uma jornada. Enquanto isso, ele(a) ficará bloqueando a saída ao norte. Recupere seu pokémon no Centro Pokémon e retorne para Twinleaf. Fale com sua mãe. Ela lhe dará um Guidebook, um livro guia para sua jornada. A mãe de Barry entrará em casa e dará uma encomenda (Parcel) para que você entregue a Barry quando encontrá-lo. Saia de casa e sua mãe fará você vestir o seu chapéu.

Retorne para Sandgem e saia pelo norte. Lucas/Dawn vai te ensinar como capturar um pokémon. Receba dele(a) 20 pokébolas. Explore esse lugar. Pelos matinhos, agora aparecem também Shinx e, se você estiver jogando à noite ou de manhãzinha, Kricketot. Batalhe com os treinadores pelo caminho, faça suas capturas e siga para a próxima cidade.

JUBILIFE CITY – CONSIGA O POKÉTCH
Ao chegar a cidade, Lucas/Dawn vai te ver e perguntar se capturou algum pokémon. Recupere seus pokémons no Centro Pokémon e vá até a Trainers’ School, logo à esquerda do Centro. Quando entrar, fale com o Barry e entregue a ele o Parcel. Ele receberá um par de Town Map e dará um para você. Antes de sair da escola, lute com os treinadores da direita. Fale com eles de novo, um deles lhe dará 3 TM10 (Work Up).

Saia da escola, siga pelo norte e um cara de bigode virá falar com você. Ele é o presidente da Pokétch Company. Ele vai te dar um Pokétch se recolher 3 cupons com 3 palhaços que estão espalhados pela cidade. Encontre cada um deles, eles farão uma pergunta, basta respondê-la corretamente para receber o cupom. Feito isso, fale com o tio do bigode de novo e ele te dará o Pokétch. Aperte R para abri-lo. Use a touch screen para controlá-lo. Aperte R novamente para aumentar ou diminuir o zoom. Aperte R e mantenha pressionado por alguns instantes para fechar o Pokétch.

RAVAGED PATH – EXPLORANDO AS REDONDEZAS
Saindo pela esquerda da cidade, você passará por uma portaria onde tem um pescador. Fale com ele e receberá a Old Rod. Com ela você pode pescar magikarps. Saia pela esquerda e lance a vara na água. Espere aparecer o ponto de exclamação sobre o seu personagem e aperte A para fisgar. Você não poderá seguir caminho por aqui, volte e saia da cidade pelo norte.

Por aqui tem alguns treinadores para lutar e alguns itens. Nessa área é possível encontrar Budew. Você chegará em uma caverna. Andando pela caverna, podem aparecer Zubat e Geodude, além de Psyduck, mais raramente. Não é possível avançar muito pois algumas pedras estão bloqueando o caminho. Sendo assim, volte para a cidade, recupere seus pokémons e saia pela direita. Antes de sair da cidade por esse lado, entre numa casa e uma loira lhe dará o item Quick Claw, que quando equipado ajuda seu pokémon a atacar primeiro o oponente. Agora sim saia da cidade.

OREBURGH GATE – O CAMINHO PARA A PRÓXIMA CIDADE
Ao entrar nesta rota, seu rival chamará para lutar. Vamos nessa!

Barry usa:
Starly lv.7
inicial com vantagem ao seu lv.9

Derrote. Se precisar, volte ao Centro para recuperar seus pokémons, mas volte para continuar explorando a rota. Tem mais treinadores para lutar e itens pelo caminho. Nos matinhos, além dos pokémons que já vimos, pode aparecer também o Abra. No fim deste lugar tem uma caverna, é bom que seus pokémons estejam recuperados antes de entrar.

Quando entrar na caverna, um gordão verá o seu Pokétch e dará o TM98 (Rock Smash). Além disso, você vai receber o Hidden Moves App, um aplicativo do seu Pokétch para usar técnicas especiais fora das batalhas. Ele já virá com o Rock Smash, que serve para quebrar pedras no caminho (como a que vimos na outra caverna). Contudo, só poderemos usar o Rock Smash fora das batalhas após conseguirmos nossa primeira insígnia. Passe por mais alguns treinadores e logo poderá sair da caverna.

OREBURGH MINE – EM BUSCA DO LÍDER DO GINÁSIO
Você chegou na cidade do 1º ginásio. Um jovem te levará até a porta do ginásio. Barry estará lá. Ele vai dizer que o líder saiu e foi para a mina da cidade. Explore o lugar. Tem uma pessoa no primeiro prédio da cidade que te dá uma Dusk Ball, tem outra no último prédio que te dá Great Ball. Ao norte da cidade tem uma área com alguns matinhos onde você pode conseguir Machop. Vá ao Centro Pokémon, recupere seus pokémons, ande ao sul e chegará numa área que parece estar em obras. Antes de entrar na mina, à direita há um homem ao lado de um Machop que te dá Super Potion (para chegar a ele, procure uma passagem pelas sombras). Desça as escadas e chegará a mina.

Entre os pokémons que aparecem na Oreburgh Mine, estão Zubat e Geodude, mas se procurar bem, também é possível acha Onix. Procure um caminho a esquerda, vá lutando com os treinadores e pegue os itens pelo caminho. Vá andando até encontrar um homem de capacete vermelho, ele é o líder do ginásio. Fale com ele, ele usará Rock Smash em uma pedra e irá para o ginásio. Lute com os demais treinadores aqui. Depois pode sair.

OREBURGH CITY – O PRIMEIRO GINÁSIO
Recupere seus pokémons e prepare-se para ir ao ginásio. O caminho até o líder é simples. O líder é especialista em tipo pedra.

Roark usa:
Geodude lv.12
Onix lv.12
Cranidos lv.14

Qualquer um dos iniciais tem vantagem aqui. Se você tiver Turtwig ou Piplup, basta usar golpes de planta ou de água. Se você escolheu Chimchar, ele aprenderá um golpe tipo lutador no lv.12, que tem vantagem contra o tipo pedra. Se você capturou Budew, Psyduck ou Machop, eles também podem ajudar.

Após derrotar o líder, recupere seus pokémons no PokéCenter. Volte para caverna da entrada da cidade (Oreburgh Gate). Barry vai esbarrar com você de novo e partirá em direção ao próximo ginásio. Dentro da caverna, tem algumas pedras bloqueando a passagem superior. Agora que você conseguiu a 1ª insígnia, você pode usar Rock Smash através do seu Pokétch para destruir essas pedras. Explore o andar debaixo da caverna. Entre os itens que você pode achar lá, está o TM70 (Flash). Por ora, não poderá explorar esse lugar por completo, mais pra frente podemos voltar aqui. Atravesse de volta a caverna para voltar a Jubilife.

A PRIMEIRA APARIÇÃO DA TEAM GALACTIC
Antes de continuarmos, dê uma passadinha no prédio da Pokétch Company. Fale com o presidente lá (o cara do bigode, lembra?). Você vai conseguir uma função nova para o seu Pokétch (Memo Pad – um bloco de notas). Recupere seus pokémons e saia da cidade pelo norte. Você encontrará o Profº Rowan e Lucas/Dawn sendo atacados por dois membros da Team Galactic. Fale com o professor. Você entrará numa batalha em dupla ao lado de Lucas/Dawn contra os 2 membros da Team Galactic.

Derrote os vilões e eles fugirão. Rowan e Lucas/Dawn vão agradecer e ir embora. Em seguida, você conhecerá Bebe, a responsável pelo sistema do PC aqui em Sinnoh. A partir de agora, ela permitirá que você acesse o seu PC de qualquer lugar que estiver. Basta apertar R no menu Pokémon. Ela também entregará para você algumas Ball Capsules. Você poderá decorar suas pokébolas a partir do menu. Você pode colar stickers em suas pokébolas. Normalmente, os líderes de ginásio dão alguns stickers para você quando você os vence. Também é possível comprá-los em certos locais do jogo. Os stickers soltam uma animação especial quando o seu pokémon sai da pokébola. São úteis para se usar em Hearthome, uma cidade que iremos visitar mais pra frente e onde Bebe mora.

Antes de sair da cidade, procure o prédio da Jubilife TV (um prédio com um telão enorme na frente, onde antes era bloqueado por um palhaço). Agora o prédio está liberado. Tem uma pessoa aqui que aceita batalhar com você. Cuidado, pois ela possui um pokémon forte pra esse ponto do jogo (até lv.17). Todo dia aparece uma pessoa diferente aqui para você batalhar, venha todos os dias e batalhe com alguém. Explore todos os andares do prédio, algumas pessoas lhe darão alguns stickers.

Saia pelo norte da cidade e siga para a caverna Ravaged Path. Use Rock Smash e atravesse a caverna. Do outro lago, você chegará a uma área com mais alguns treinadores para lutar. Pegue também os itens que encontrar. No fim, chegará a próxima cidade.

FLOAROMA TOWN – O CAMINHO DAS FLORES
Vá curar seus pokémons no PokéCenter. Você verá um casal de idosos à esquerda da cidade. Se você tiver algum save de Pokémon Sword/Shield, fale com o velho e receba dele um Jirachi lv.5. Se você tiver algum save de Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee, fale com a velha e receba dela um Mew lv.1.

Vá falando com as pessoas da cidade. Tem uma casa com duas árvores de berry na entrada. Recolha as berries e entre. Este é o Flower Shop. Fale com as mulheres aqui. A primeira vai te dar o Sprayduck, que serve para regar as berries quando plantadas. A outra te dá uma berry todos os dias, venha aqui diariamente para receber uma berry. A última te vende stickers para suas pokébolas em troca de berries. Quando você tiver berries sobrando, volte aqui e veja o que ela tem a oferecer.

A passagem ao norte está bloqueada por dois membros da Team Galactic. Saia da cidade pela direita.

VALLEY WINDWORKS – O MOINHO DE VENTO
Você vai avistar uma garotinha no caminho, dizendo que seu pai foi raptado pela Team Galactic. Pegue as berries aqui. A Team Galactic está barrando a passagem da ponte, continue pela direita. Você verá as grandes hélices dos moinhos de vento. Pelos matinhos daqui é possível encontrar Buizel, Shellos e Pachirisu.

Você verá mais um soldado da Team Galactic, desta vez fechando a entrada do moinho de vento. Este é possível enfrentar em uma batalha. Derrote-o, ele vai sair do seu caminho, mas irá trancar a porta. Você precisa conseguir uma chave para abrir. Volte para Floaroma e vá ao norte da cidade. O caminho que antes estava bloqueado pelos outros dois membros já está livre. Entre por aí e chegará em uma nova área.

FLOAROMA MEADOW – OS SEQUESTRADORES DA TEAM GALACTIC
Assim que entrar, você vai ver dois capangas da Team Galactic tentando roubar um mel de um careca. Derrote-os, eles vão fugir e deixar cair a chave do moinho de vento (Works Key). O careca irá apanhá-la e entregá-la para você. Ele também dará para você um pouco do mel (Honey). Com esse item, é possível passar mel em certos tipos de árvores e com isso atrair alguns pokémons selvagens. Você pode comprar mais mel dele se quiser. Logo a direita você encontrará uma casa com uma árvore do lado. É nesse tipo de árvore onde é possível passar mel. Fale com a árvore para passar mel e retorne aqui depois de 12 horas para encontrar um pokémon especial.

Volte ao local do moinho de vento e abra a porta com a chave que você recebeu do careca. Dentro do moinho, terá que lutar com mais alguns capangas da Team Galactic. Derrotando-os, verá um cientista e uma mulher de cabelo vermelho. O cientista é o pai daquela garotinha que te pediu ajuda. Lute com a mulher, ela é uma Commander da Team Galactic.

Mars usa:
Zubat lv.14
Purugly lv.16

Derrotando ela, todos os membros da Team Galactic vão embora. A garotinha virá e agradecerá pela ajuda. De agora em diante, sempre que for uma sexta-feira, um Drifloon lv.22 vai aparecer parado em frente do moinho de vento. Espere até a próxima sexta-feira para encontrá-lo. Boa sorte para capturá-lo.

Agora, o caminho da ponte que estava sendo bloqueado pela Team Galactic já vai estar livre. Recupere seus pokémons e vá para lá agora. Nesta rota tem vários treinadores. Lute com todos para ganhar experiência e dinheiro. Vá pegando todos os itens também. No meio da rota tem uma casa onde a mulher cura os seus pokémons. Siga todo o caminho desta rota e chegará numa floresta.

ETERNA FOREST – AJUDANDO CHERYL A ATRAVESSAR A FLORESTA
Ao entrar na floresta, uma treinadora chamada Cheryl pedirá sua ajuda para atravessar a floresta, pois ela está com medo da Team Galactic. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela usa um Chansey lv.15 para te ajudar. Não esqueça depois de recolher os itens que encontrar pelo caminho. Cheryl não é muito ofensiva, portanto, você terá que atacar bastante.

Ela te ajudará a derrotar os treinadores que aparecerem pela floresta. As batalhas com pokémons selvagens vão ser em dupla enquanto estiver com ela. Cuidado se for tentar capturar algum pokémon. Você só pode atirar a pokébola quando houver apenas 1 pokémon selvagem. Talvez a Chansey também não te ajude, ela pode acabar derrotando o pokémon que você queira capturar. Nesta floresta aparecem alguns Buneary, e, de noite, pode aparecer Murkrow (se joga Brilliant Diamond) ou então Misdreavus (se joga Shining Pearl).

O bom em tudo isso é que seus pokémons vão recuperar todo o HP quando cada batalha terminar. É um bom momento para treinar seus pokémons, visto que quando sair da floresta, chegará à cidade do próximo ginásio. Quando atravessar a floresta, Cheryl vai te agradecer irá embora. Se estiver seguro, saia da floresta também, ou se quiser capturar um pokémon ou pegar algum item que esqueceu, volte, mas de qualquer jeito terá de sair da floresta. Ao sair da floresta, tem alguns pescadores para lutar, eles tem mais Magikarps, alguns Goldeen também. Pegue o item que achar e siga para a próxima cidade.

GRAND UNDERGROUND – O SUBTERRÂNEO DE SINNOH
Ao entrar na cidade, você vai perceber que tem alguns membros da Team Galactic espalhados pela cidade. Recupere seus pokémons no Centro Pokémon. Tem uma mulher aqui dentro do Centro que vai te dar o Friendship Checker, um aplicativo do seu Pokétch para verificar a felicidade dos seus pokémons. Entre na casa do lado do Centro Pokémon e fale com o velho. Você vai receber um Explorer Kit, item que serve para cavar em Sinnoh e acessar o Grand Underground, o subterrâneo de Sinnoh. O velho vai te levar para fora de casa e vai te empurrar para o subterrâneo.

Assim que você cair no Grand Underground, você será recepcionado por Roark. Ele vai te explicar que no subterrâneo existem vários túneis e cavernas que você pode acessar. Aqui é possível encontrar fósseis e criar sua Secret Base. Você pode explorar o lugar por enquanto. Você pode acompanhar a sua localização através de um mapa no canto superior esquerdo. Dentro das cavernas, você encontrará alguns pokémons andando pelo cenário. Se você se aproximar deles, a batalha irá começar. Alguns deles podem te avistar e correr em sua direção. Muitos dos pokémons que são encontrados por aqui não podem ser encontrados pela superfície de Sinnoh.

Aperte Y quando quiser voltar a superfície. Você voltará ao local onde cavou. O velho lhe dará 3 Sphere S (Red, Green e Blue). Você pode visualizá-las dentro do Explorer Kit. Se você falar com o velho dentro da casa dele, ele lhe dará uma missão para escavar no Grand Underground. Saia e acesse o Grand Underground novamente. Observe que no mapa existem alguns pontos luminosos espalhados pelos túneis. Vá até esses pontos e interaja com a parede desses locais. Você poderá fazer uma escavação e encontrar alguns itens. Você tem a opção de escavar com o martelo (batida mais forte e abrangente) ou com a picareta (batida mais fraca e precisa). É comum você conseguir Spheres (itens que servem para você trocar por outros itens com os Hikers do subterrâneo), estátuas para sua Secret Base, entre outras itens.

Após fazer ao menos 3 escavações, retorne à superfície e entre na casa do velho. Você vai receber dele o Digger Drill, um item que você pode usar para cavar um buraco nas paredes do Grand Underground. Nesse buraco, você pode construir a sua Secret Base e colocar as estátuas de pokémons que você encontra nas escavações. É possível comprar mais Digger Drill caso queira criar uma Secret base em outro lugar, alguns dos Hikers do Grand Underground vendem Digger Drill em troca de algumas Spheres. Quando estiver satisfeito, retorne a superfície e vamos continuar a nossa jornada.

ETERNA CITY – O SEGUNDO GINÁSIO
Siga pelo norte da cidade. Você vai encontrar Cynthia, a campeã da Elite 4. Receba dela o TM93 (Cut) e também a própria função de Cut em seu Pokétch. O Cut permite cortar pequenos árvores (como estas que questão em frente ao prédio que está ao seu lado), mas você só poderá fazer isso após ganhar a sua próxima insígnia. Por enquanto, continue explorando a cidade. Fale com todo mundo. Por aqui existe um Herb Shop, uma loja que vende itens de ervas curativas, mas que reduzem a felicidade do pokémon quando utilizados (não são muito indicados caso seu pokémon evolua por esse método).

Existe uma saída à direita da cidade, onde você pode encontrar alguns treinadores. Nos matinhos deste lugar é possível encontrar Medidite, Chingling e Ponyta. Durante à noite, também aparece Hoothoot. Se você precisa de um pokémon de fogo (que vai ser útil no próximo ginásio), pode optar pela Ponyta desta rota, ou pelo Houndoom que pode ser encontrado no Grand Underground. No fim desta rota tem uma caverna. Você não vai conseguir avançar muito lá dentro, mas por lá é possível encontrar Cleffa, caso queira. De manhãzinha aparece Cleffa mais facilmente.

Então, depois de tudo isso, vamos ao ginásio. Procure por uma passagem em meio às árvores que tem em volta do ginásio, você chegará a um item (Super Potion). O ginásio é do tipo planta. Ele é cheio de árvores grandes por onde se escondem 4 treinadoras (é um ginásio só de mulheres). Você deve derrotar todas as 4 para poder lutar com a líder, enquanto não derrotá-las, a líder não aparece no ginásio.

Gardenia usa:
Cherubi lv.19
Turtwig lv.19
Roserade lv.22

Você precisa de golpes do tipo fogo, voador, inseto ou veneno para ter vantagem. Apenas tome cuidado com Roserade, você pode acabar paralisado ou até mesmo envenenado. Derrote-a. Volte à cidade e lembre-se de recuperar seus pokémons.

TEAM GALACTIC ETERNA BUILDING – CONSIGA A SUA BICILETA
Agora que tem a insígnia, já poderá usar a técnica Cut fora das batalhas. Com essa técnica, corte a arvorezinha ao norte da cidade e entre no prédio. Verá membros da Team Galactic por todos os lados, batalhe com todos no lugar. Vá subindo todo o prédio, tem até cientista para batalhar. Quando chegar no último andar, verá uma Commander da Team Galactic tentando roubar os pokémons de um homem. Lute com ela e derrote-a, que ela deixará os pokémons dele em paz.

Jupiter usa:
Zubat lv.18
Skuntank lv. 20

Após derrotá-la, o senhor lhe agradecerá e dirá para ir visitá-lo em sua loja de bicicletas (Cycle Shop). Procure a loja na cidade (ela fica abaixo do PokéCenter), fale com o homem lá que ele te dará a sua bike. Você terá a opção de escolher a cor da bicleta. As opções são azul, vermelho, amarelo e verde. Escolha a cor que preferir. Nestas versőes, a bike tem 2 marchas. Se você apertar B quando estiver andando com ela, perceberá que ela anda mais rápido do que o normal. Quando precisar subir uma rampa por exemplo, basta apertar B usando a bicicleta. Aperte B sempre que precisar trocar de marcha. Agora sim você poderá ir a rota ciclista saindo ao sul da cidade.

CYCLING ROAD – A PONTE DE BICILETAS
Ao entrar você verá um cientista. Ele é o pai de Lucas/Dawn, assistente do Profº Rowan. Caso você já tenha visto 35 pokémons diferentes, você vai receber dele uma Rare Candy. Apenas atravesse a rota descendo de bicicleta, os treinadores aqui usam o tipo voador, fogo e elétrico. Lute com todos. Quando chegar do outro lado, fale com uma menina loira e receba alguns Stickers.

Ao sair da Cycling Road, você verá duas árvores que podem ser cortadas com Cut logo à direita. Ignore-as por enquanto. Desça mais um pouco e você verá Lucas/Dawn. Ele(a) pedirá para que você escolha a mão direita ou esquerda. Não importa qual escolha, você vai receber o Vs. Seeker, item que serve para localizar treinadores que você pode desafiar para uma revanche. Você pode usar esse item nos lugares pelos quais já passou e ver se tem alguém que queira batalhar de novo. Além disso, Lucas/Dawn dará também o Dowsing Machine, um app do seu Pokétch que serve para localizar itens escondidos.

Você verá que tem uma rampa ao sul e uma passagem que continua pela direita. Vamos ignorar esses caminhos por enquanto. Volte ao local com as duas árvores de Cut, corte-as e explore essa área abaixo da ponte de bicicletas. Tem apenas um treinador para você batalhar aqui. Nos matinhos, as novidades são Bronzor e Kricketune. É possível também encontrar Stunky (apenas em Brilliant Diamond). No fim do percurso, você encontrará uma caverna.

WAYWARD CAVE – MIRA, A GAROTINHA PERDIDA
Se você entrar na caverna, verá que está tudo escuro, de forma que sua visão fique limitada a um passo de distância. Essa caverna pode ser iluminada com a técnica Flash. Infelizmente, por não ser um HM, não teremos uma função em nosso Pokétch para iluminar a caverna. Vamos ter que fazer isso do jeito antigo. Assim como nos jogos originais, você precisará ensinar o golpe Flash a um de seus pokémons. Ele é o TM70, que encontramos no Oreburgh Gate.

Com o golpe Flash ensinado, selecione o pokémon e clique em Flash. A caverna vai se iluminar. Existem diversas pedras no caminho que teremos que quebrar com Rock Smash. Evite batalhar contra treinadores. Seu foco deve ser encontrar Mira o quanto antes, uma garotinha que está perdida dentro da caverna. Ela pedirá sua ajuda para levá-la até a saída da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Kadabra lv.18 como parceiro.

Agora sim, vá batalhando com os treinadores. Serão sempre batalhas em dupla com Mira ao seu lado (inclusive contra os pokémons selvagens). Mira vai curar seus pokémons após cada batalha. É um bom momento para elevar o level de algum pokémon que você queira treinar. Procure pelos itens na caverna. Você não poderá usar o Escape Rope enquanto estiver andando com a Mira. Certifique-se de explorar a caverna por completo, só então leve Mira até a entrada. É bom ajudar essas pessoas que fazem batalhas em dupla ao seu lado enquanto atravessam um lugar. Depois você pode revê-las na Battle Tower no fim do jogo. Elas te ajudarão em batalhas em dupla, se escolher esta opção na Battle Tower.

OLD CHATEAU – A MANSÃO MAL ASSOMBRADA
Depois que ajudar a Mira, saia da caverna e retorne à saída da Cycling Road, perto das duas árvores de Cut. Desça mais um pouco. Não siga pelo caminho da direita ainda. Desça mais um pouco e escorregue por uma rampa (essa rampa pode ser subida de bicicleta na marcha mais rápida, caso precise voltar). Depois de descer a rampa, siga ao sul e estará em Oreburgh de novo. Saia pela esquerda da cidade e entre na caverna (Oreburgh Gate). Quebre a pedra com Rock Smash e desça pro andar de baixo da caverna. Procure por umas pedras pontudas, você pode usá-las como uma espécie de rampa e pular sobre algumas pedras para chegar do outro lado. Para isso, você sua bicicleta deve estar na marcha rápida (troque de marcha apertando B). Aqui você consegue o TM31 (Brick Break).

Saia da caverna e siga pela esquerda, em direção à Jubilife. Se você acessar o Grand Underground daqui, vai chegar em uma outra parte do subterrâneo de Sinnoh. Explore se quiser, só tenha cuidado que, cada vez que você ganha uma insígnia, o level dos pokémons que aparecem no Grand Underground sobem para um pouco acima do level dos pokémons do último líder de ginásio que você enfrentou. Talvez alguns pokémons estejam fortes demais para você. Outros lugares que é bom você visitar é a rota imediatamente ao sul de Floaroama, tem uma arvorezinha que você pode usar Cut e conseguir um item. Perto da entrada da Eterna Forest também tem uma arvore para usar Cut, lá você conseguirá berries, itens e alguns Stickers com uma menina. Você verá que esse caminho também serve como atalho até a saída da floresta.

Entre pela saída da Eterna Forest e use Cut logo acima. Você vá encontrar o Old Chateau, uma mansão mal assombrada. Você pode encontrar Gastly andando aqui dentro, além de alguns itens. Em uma sala você verá uma televisão. Guarde bem esse lugar, pois é aqui onde será possível conseguir o Rotom. Infelizmente só podemos consegui-lo no fim do jogo. Por enquanto, volte para Eterna City, desça novamente a Cycling Road e vamos finalmente seguir por aquele caminho da direita.

MT. CORONET – O ENCONTRO COM CYRUS E O BERRY MASTER
Vá batalhando com os treinadores ao longo do caminho até alcançar uma caverna, o Mt. Coronet. Ainda não temos Surf, logo, não é possível explorar essa caverna por completo. Se você vier aqui de manhã cedo, você consegue encontrar Clefairy. Aqui dentro, Cyrus dará as caras. Ele é o líder da Team Galactic, mas ele não vai se apresentar. Ele apenas vai dizer algumas coisas sobre o Mt. Coronet e então irá embora. Apenas atravesse a caverna por onde é possível, a saída não fica muito longe.

Você terá que passar por mais alguns treinadores antes de chegar na próxima cidade. É possível achar Bibarel pelos matinhos. Vá pegando os itens e fale com todo mundo. Tem uma pessoa que lhe entregará o Odd Keystone. Esse item é necessário para se conseguir o Spiritomb.

Você encontrará uma casa com uma plantação de berries do lado de fora. É a casa do Berry Master. Ele te dá uma berry todos os dias, basta vir falar com ele. As berries que ele pode te dar são sempre diferentes das berries que você consegue no Flower Shop de Floaroma. Nos jogos Diamond/Pearl originais, a esposa dele vendia adubo, mas esse item não está mais presente nos remakes. Em vez disso, ela venderá algumas berries comuns. Também tem a filha dele, que nos jogos originais te dava um aplicativo do Pokétch para localizar berries plantadas. Esse aplicativo também não está mais presente nos remakes. Em vez disso, ela vai te informar que é possível ver no próprio Town Map onde tem berries prontas para serem colhidas, caso você tenha plantado alguma. Para isso, basta apertar "+" com o mapa aberto. Enfim, saia e siga pela direita.

HEARTHOME CITY – O POKÉMON SUPER CONTEST
Quando entrar na cidade, você irá trombar com um Buneary. Uma moça chamada Keira, dona do Buneary, virá se apresentar. Ela faz parte do time de juízes no Pokémon Super Contest. Ela te chamará para o Contest Hall. Dirija-se ao PokéCenter para restaurar os seus pokémons. O Contest Hall é o prédio redondo ao norte da cidade, é lá onde se realizam os Super Contests. Você verá Fantina, a líder do ginásio da cidade, em frente ao Contest Hall. Ela dirá que além de líder, é expert no Super Contest. Ela vai dizer também que você precisa ficar mais forte para desafiá-la no ginásio. Por ora, entre no Contest Hall.

Assim que entrar, verá sua mãe (Johanna) ao lado de Keira. Keirá vai dar mais um Sticker pra sua coleção. Já sua mãe lhe trouxe um Tuxedo (se for menino)/Dress (se for menina), essa é uma vestimenta para se usar nos Super Contests. Você já pode participar dos Contests se quiser. Escolha o tipo de Contest que você quer entrar e em qual rank. Escolha um pokémon do seu time para participar do Contest e uma Ball Capsule para ele usar nesse Contest. Em seguida, escolha uma roupa para o seu personagem. O Contest tem 3 avaliações: visual, dança e movimentos. Quem tiver a melhor performance, vence o Contest. Boa sorte em suas partidas.

A casa que fica entre o Centro Pokémon e Contest Hall é onde Bebe mora. Por enquanto, você não conseguirá nada dela. Entre na casa que fica à direita do PokéMart. Este é o Pokémon Fan Club. Fale com o senhor de chapéu, ele te dará o Poffin Case, para você guardar os seus Poffins. Você pode fazer Poffins na Poffin House, a casa à esquerda do PokéMart. Os Poffins são importantes pro seu pokémon se sair melhor nas partidas do Super Contest. À direita do Pokémon Fan Club tem um casarão. Entre e suba de elevador ao último andar. Aqui tem uma menina que te dará o item Shell Bell.

Se você descer, como se fosse sair da cidade, Barry vai aparecer e te desafiar para uma batalha.


Se você começou com Turtwig

Barry usa:
Starly lv.19
Buizel lv.20
Roselia lv.20
Monferno lv.21


Se você começou com Chimchar

Barry usa:
Starly lv.19
Roselia lv.20
Ponyta lv.20
Prinplup lv.21


Se você começou com Piplup

Barry usa:
Starly lv.19
Ponyta lv.20
Buizel lv.20
Grotle lv.21

Derrote-o, ele dirá que o ginásio seguinte é o da cidade Veilstone. A saída ao sul está bloqueada por enquanto. Siga como se fosse sair da cidade pela direita. Deixe um espaço vago na sua equipe e fale com um homem gordo perto da saída da cidade. Você receberá um ovo, do qual nascerá uma Happiny. Antes de sair da cidade, tem mais um lugar em Hearthome que é bom você visitar.

AMITY SQUARE – FAZENDO O SEU POKÉMON TE SEGUIR FORA DA POKÉBOLA
Existem duas saídas ao norte de Hearthome que te levam a um lugar chamado Amity Square. Para entrar, você precisa estar portando um dos seguintes pokémons: Pikachu, Clefairy, Jigglypuff, Psyduck, Torchic, Turtwig, Grotle, Torterra, Chimchar, Monferno, Infernape, Piplup, Prinplup, Empoleon, Pachirisu, Drifloon, Buneary ou Happiny. Coloque um deles em sua equipe e a recepcionista te deixará entrar.

O pokémon que você selecionou passará a te seguir fora da pokébola. Você pode encontrar alguns itens aqui dentro. Também tem um lugar onde você pode fazer Poffins. Além disso, enquanto você caminha aqui dentro, pode ser que o seu pokémon encontre algum item. Vá falando com seu pokémon enquanto estiver aqui dentro, pode ser que ele te dê algum item. Quando estiver satisfeito, saia. A recepcionista vai permitir que você ande com qualquer pokémon fora da pokébola fora do Amity Square. Para isso, abra o menu Pokémon, escolha o pokémon que você quer que te siga e marque a opção Walk Together. Para fazer o pokémon parar de te seguir, marque a opção Return to Ball.

HALLOWED TOWER – A PEDRA DO SPIRITOMB
Saia de Hearthome por aquela saída da direita. Por aqui é possível ver Mime Jr. (se joga Brilliant Diamond) ou Bonsly (se joga Shining Pearl). Mime Jr. e Bonsly aparecem com mais frequência de manhãzinha. Se encontrar uma Chansey, não deixe de batalhar com ela, ela dá bastante experiência comparado aos outros pokémons selvagens. Ela também tem 5% de chances de estar segurando um Lucky Egg. Procure falar com um pescador que está pescando na ponte. Ele perguntará se gosta de pescar. Responda que sim e receberá a Good Rod. Já é possível pescar Goldeen e Barboach com essa vara, e também Magikarps em lv.15-20, ficando mais fácil de evoluí-lo para Gyarados, caso queira.

Continue, apenas atravesse a rota, lutando com os treinadores e pegando os itens. Você verá um treinador que fica andando pra lá e pra cá. Ele é um corredor e só aceita batalhar com você de manhãzinha. No meio da rota você verá uma pedra. Esta é a Hallowed Tower. Coloque a Odd Keytone que você conseguiu aqui. Feito isso, você deve falar com 32 pessoas no Grand Underground (os Hikers que te vendem itens não contam). Feito isso, volte aqui e você poderá enfrentar um Spiritomb lv.25. Capture-o, esse é o único método de consegui-lo no jogo.

LOST TOWER – O CEMITÉRIO POKÉMON
No fim desta rota estará a Lost Tower, quw serve como um cemitério pokémon em Sinnoh. Aqui, você encontrará pokémons fantasmas, alguns treinadores e itens. O Oval Stone pode ser encontrado aqui, se quiser evoluir sua Happiny, dê para ela segurar este item aumente sua felicidade. Lute com todos os treinadores aqui. De noite, aparecem também, dependendo de sua versão, Murkrow (Brilliant Diamond) ou Misdreavus (Shining Pearl). Você pode encontrar também Golbat.

No topo da torre você encontra duas velhas. Fale com a da esquerda e receba o TM96 (Strenght) e também a técnica Strenght em seu Pokétch. Essa técnica só é liberada com a 6ª insígnia, por ora não podemos utilizá-la. Não há mais nada a fazer na torre. Saia daí e siga ao norte, chegando em nosso próximo destino.

SOLACEON TOWN – VISITANDO O POKÉMON NURSERY
Recupere seus pokémons. À esquerda da cidade, junto do cercado, você encontrará uma casa. Este é o Pokémon Nursery. Fale com a senhora do balcão. Ela perguntará se você quer deixar pokémons para ela tomar conta. Selecione dois pokémons e pague $1.000 para ela. Saia e entre novamente. Um cara de óculos escuros vai aparecer. Fale com ele e receberá uma nova função no seu Pokétch, o Egg Monitor, que serve para ver se os pokémons que você deixou aqui já botaram ovos. Se não quiser deixar os seus pokémons aqui, pode pegá-los de volta com a senhora.

Agora vá até o meio da cidade Solaceon, fale com um homem de verde (é logo ao lado esquerdo do Centro Pokémon). Ele dará outro aplicativo para o seu Pokétch, o Pokémon History, um histórico que mostra os últimos pokémons seus que evoluíram, foram capturados, que saíram de um ovo, etc. Entre na casa ao lado do Centro Pokémon. Aqui tem um cara que pergunta por um pokémon, se você mostrar a ele o pokémon que ele descreve, ele te dará um item. Ele fará isso todos os dias. No lado direito da cidade tem uma casa onde uma mãe diz que seu filho se perdeu nas ruínas. Se trata da caverna que temos aqui, logo à direita. Vamos para lá.

SOLACEON RUINS – AS RUÍNAS DOS UNOWNS
Aqui é onde você poderá encontrar os Unowns. Quando entrar, na parede, tem uma mensagem na linguagem dos Unowns, ela diz a direção que você deve ir. Logo que entrar, você deve descer pela escada do canto superior direito. Você encontrará o filho perdido já aqui. Fale com ele e ele voltará para casa. Siga pela escada do canto inferior esquerdo. Você pode batalhar com um treinador nesse andar.

Lute com um treinador aqui, depois prossiga pela escada do canto superior direito. Continue pela escada do canto superior esquerdo. Siga pela escada do canto superior esquerdo mais uma vez. Por fim, use a saída do canto inferior esquerdo e estará numa sala onde poderá recolher alguns itens. Saia da caverna e retorne àquela casa. O filho que encontramos já vai estar aqui. Conforme você for capturando diferentes formas de Unown, venha mostrá-las para o menino. Ele lhe dará uma Ball Capsule cada vez que você mostrar uma forma de Unown diferente.

CAFÉ CABIN – COMPRE MOOMOO MILK AQUI
Para seguirmos nossa jornada, saia de Solaceon pelo norte. Nesta rota você encontrará grama alta e nela não é possível andar de bicicleta. Mesmo assim, você pode precisar da bicicleta para passar por alguns lugares dessa rota. Aqui haverá mais treinadores para batalhar, vá treinando pois a próxima cidade já é a do ginásio. Em um determinado ponto, você verá uma casa, a Café Cabin. Existem mais batalhas a se fazer aqui dentro. Aqui também é possível comprar Moomoo Milk, um item que recupera 100 HP.

Do lado de fora da Café Cabin, você verá um bando de Psyducks bloqueando a passagem ao norte. Decore este lugar, teremos que voltar aqui mais para frente. Prossiga pela direita. Nesta área, começará a chover. No matinho daqui pode aparecer Kadabra. Aqui tem uns treinadores de tipo lutador. Usando Cut naquelas arvorezinhas você poderá achar alguns itens. Apenas preocupe-se em atravessar a rota, a saída fica mais à direita.

VEILSTONE CITY – O TERCEIRO GINÁSIO
Haverá membros da Team Galactic espalhados pela cidade. Por enquanto, vá ao Centro Pokémon recuperar seus pokémons. Um pouco à esquerda do PokéCenter temos um prédio onde se localiza o DeparTMent Store. Além de poder comprar inúmeros itens aqui dentro, você poderá falar com algumas pessoas e receber algumas coisas como Stickers e até um app para o Pokétch: Counter App, que serve para contar. Explore todos os andares.

Fale com as pessoas pela cidade, algumas delas vão dar alguns itens. Quem jogou as versões Diamond/Pearl originais deve se lembrar que nessa cidade ficava o Game Corner. Esse local, por representar jogos de azar, sofreu censura na versão europeia de Diamond, Pearl e Platinum. Desde então, nos jogos seguintes, o Game Corner sempre era substituído por uma outra atração, ou estava fechado. Nestas versões, o local onde costumava ser o Game Corner se tornou o Metronome Style Shop. Aqui é possível comprar algumas roupas e mudar a roupa de seu personagem. Faça isso se quiser.

Tem uma casa aqui onde uma loira faz massagem (para seu pokémon!), isso ajuda a aumentar a felicidade do pokémon que escolher. Nestas versões é interessante fazer isso mesmo se o seu pokémon não evolui por felicidade, pois desde a 6ª geração, a felicidade traz efeitos dentro das batalhas. Nas batalhas, pode acontecer do seu pokémon se curar sozinho de um problema de status, acertar um golpe crítico ou resistir a um golpe com 1 de HP, tudo isso graças a uma felicidade alta. É o mesmo efeito que acontecia por você fazer carinho no seu pokémon no Pokémon-Amie ou Pokémon Refresh, porém como esses recursos não estão presentes nesses jogos, a única forma de ter esse benefício é através da felicidade. A loira oferece esse serviço de massagem uma vez por dia e apenas para um pokémon. Você também recebe um Sticker após a massagem.

Você vai ver Lucas/Dawn quando estiver chegando próximo ao ginásio, mas ele(a) só vai dar um oi e ir embora. O ginásio é do tipo lutador. Você deverá deslizar algumas paredes para chegar até a líder. Veja bem as passagens e vá abrindo caminho. Lute com os treinadores aqui, tenha certeza de que lutou com todos para poder lutar com a líder (são apenas 4 treinadores, eles usam pokémons como Machoke e Meditite).

Maylene usa:
Meditite lv.27
Machoke  lv.27
Lucario lv.30

Para ter vantagem use golpes do tipo psíquico, voador ou fada. Evite usar pokémons do tipo normal, pedra ou metálico contra ela. Derrote a líder e saia do ginásio.

GALACTIC WAREHOUSE – A POKÉDEX ROUBADA
Ao sair do ginásio, Lucas/Dawn virá dizer que teve sua Pokédex roubada pela Team Galactic e precisa da sua ajuda. Vá curar seus pokémon e vá ao norte da cidade, perto de onde você entrou. Você verá Lucas/Dawn aqui. Vocês dois irão se juntar numa batalha em dupla contra os dois bandidos da Team Galactic. Basta derrotá-los que eles devolverão a Pokédex. Feito isso, entre nesse local que eles estavam guardando, a Galactic Warehouse. Você vai achar um item no chão, é o TM94 (Fly). Ao mesmo tempo, você receberá a técnica Fly em seu Pokétch. Como você já ganhou a insígnia desta cidade, essa técnica já está liberada. Com ela, você poderá voar à qualquer cidade de Sinnoh já visitada antes.

Antes de mais nada, aproveite que agora você pode usar Fly e voe para Jubilife, basta acessar o app de HMs do seu Pokétch e selecionar a opção Fly. Você também é capaz de voar abrindo o Town Map e selecionando o lugar para onde você quer ir. Em Jubilife, entre no Pokétch Company e fale com o presidente, aquele cara de bigode. Ele vai dar outro app pro seu Pokétch, o Marking Map, que serve para colocar marcadores no mapa de Sinnoh (você pode marcar, por exemplo, onde plantou uma berry). O nosso próximo destino é Pastoria City. Existem duas maneiras de chegar lá: saindo pelo sul de Veilstone (passando pelo Lake Valor) ou saindo pelo sul de Hearthome. Como teremos que voltar para o Lake Valor de qualquer jeito após a batalha do ginásio, vamos seguir pelo caminho ao sul de Hearthome. Voe para lá e saia pelo sul.

POKÉMON MANSION – VISITE A TROPHY GARDEN
Saindo ao sul de Hearthome, você chegará a uma área cheia de policiais. Eles só aceitam batalhar com você durante a noite. Você também pode encontrar alguns pares de treinadores próximos um do outro. Se você passar no meio deles enquanto um estiver olhando para o outro, você poderá ativar uma batalha em dupla com eles. Pegue os itens e as berries que encontrar pelo caminho. Você vai chegar em uma mansão na parte norte deste lugar, entre lá.

Dentro da Pokémon Mansion, você verá dois corredores, um à esquerda, outro à direita, além de uma porta à frente. Reviste as salas em cada corredor, olhe no lixo, fale com as pessoas. A porta que está à frente da entrada dá acesso para a Trophy Garden, uma área onde é possível encontrar Pichu e Pikachu. No fim do jogo é possível voltar aqui e encontrar outros pokémons, por enquanto, é só isso mesmo.

Continue pela área sul desta rota, onde começará a chover. Vá lutando com todos os treinadores e pegando os itens pelo caminho. Em um certo ponto, você vai notar que tem umas pontes (pistas) finas, que você é capaz de atravessar com com sua bicicleta. Numa delas chegará em um item, na outra chegará numa casa que tem uma mulher de guarda-chuva na frente. Nesta casa, é possível trocar Shards (itens que você encontra escavando no Underground) pelos TMs dos golpes que modificam o clima. Tem um lugar que você passará e estará cheio de lama, você não poderá usar a sua bike nesse trecho, procure andar pelo matinho. Se você ficar atolado na lama, basta se mover em todas as direções para se livrar. Continue seguindo caminho à direita e chegará na próxima cidade. Use o Dowsing Machine do Pokétch nessa última parte da rota, há item escondido por aqui.

PASTORIA CITY – O QUARTO GINÁSIO
Ao entrar na cidade, você verá o PokéMart onde encontra Dusk e Quick Balls. À esquerda do PokéMart tem uma casa onde uma mulher dá uma berry todos os dias. À direita do PokéMart tem a casa do Move Reminder, ele faz seu pokémon relembrar um golpe esquecido em troca de um Heart Scale (um bom lugar para se conseguir Heart Scale é escavando no Underground). Depois que você der 10 Heart Scales pra ele, o serviço passa a ser gratuito. À esquerda dessa casa você pode obter o item Macho Brace caso mostre para um garotinho todas as 3 formas do Burmy. Vá ao Centro Pokémon e recupere seus pokémons.

Podemos ir direto ao ginásio, do tipo água. Ele é inundado de água por toda parte. É necessário apertar botőes para que o nível de água mude. Os botőes amarelos vão baixar o nível de água ao mínimo, botőes verdes vão deixar o nível de água médio e botőes azuis vão aumentar o nível de água ao máximo. Lute com os treinadores, eles te darão algumas pistas. No fim estará o líder de ginásio.

Crasher Wake usa:
Gyarados lv.27
Quagsire lv.27
Floatzel lv.30

Os levels dos pokémons dele são iguais ao do ginásio anterior, então, talvez não seja muito difícil passar por ele. Prefira usar golpes elétricos e de planta. Lembre-se que Quagsire é parte tipo terra e golpes elétricos não funcionam. Derrote-o e consiga mais uma insígnia.

PASTORIA GREAT MARSH – A SAFARI ZONE DE LAMA
Ao norte de Pastoria temos o Great Marsh, a Safari Zone local. Você verá um membro da Team Galactic ao lado da entrada. Ignore-o por enquanto. Fale com a mulher do guarda-chuva ali perto para ganhar um Sticker. Para entrar no Safari, é preciso pagar $500. Você vai receber 30 Safari balls para capturar pokémons à vontade lá dentro, sem ter que batalhar com eles. Depois de dar 500 passos, ou depois de acabar seu estoque de Safari balls, você será forçado a sair do Safari e terá que pagar para entrar de novo.

Antes de entrar, suba as escadas que tem logo na entrada. No andar de cima, tem uns binóculos que servem para você descobrir onde está tal pokémon, basta pagar $100. Dentro da Safari Zone você poderá pegar vários pokémons, mas o mais importante é que você converse com uma menina que fica aqui dentro, logo quando você entra. Ela vai te dar o TM97 (Defog) e também a técnica Defog será liberada em seu Pokétch. A técnica já está funcional graças à última insígnia que conseguimos. Vamos precisar dela em breve.

Se quiser, explore o Great Marsh. Você poderá encontrar alguns itens por aqui e diversos pokémons, dependendo da área em que estiver. Os mais comuns são Wooper, Quagsire, Bidoof, Bibarel, Budew, Starly, Hoothoot  (à noite), Noctowl (à noite), Azurill, Marill e Psyduck. Tem aqueles mais raros de aparecer, que são Staravia, Golduck, Roselia, Carnivine, Skorupi, Drapion, Croagunk e Toxicroak. Se encontrá-los, te desejo boa sorte para capturá-los. Você pode acessar qualquer uma das 6 áreas do Safari andando com o trenzinho no centro do safari. Uma dica: quando você encontrar um pokémon mais raro como Carnivine ou Croagunk, caso eles fujam e você perca eles, fique na área do safari que estiver e tente encontrá-los de novo. Se estiver querendo pescar, é possível achar Gyarados, Barboach e Whiscash.

Após sair do Safari, fale então com o membro da Team Galactic que está aqui na entrada. Ele vai fugir. Vá na direção por onde ele fugiu e pegue-o. Ele vai correr novamente. Você será surpreendido por Barry, que veio te desafiar para uma nova batalha!


Se você começou com Turtwig

Barry usa:
Starly lv.26
Buizel lv.26
Roselia lv.27
Monferno lv.31


Se você começou com Chimchar

Barry usa:
Starly lv.26
Roselia lv.27
Ponyta lv.27
Prinplup lv.31


Se você começou com Piplup

Barry usa:
Starly lv.26
Ponyta lv.26
Buizel lv.27
Grotle lv.31

Uma vez que derrotá-lo, siga pela direita e vá atrás do carinha da Team Glactic.

HOTEL GRAND LAKE – FAÇA BATALHAS NO RESTAURANTE
Esta rota é curta, verá que os Shellos daqui tem cor diferente, isso significa que você está no lado leste de Sinnoh, e os Shellos daqui são azuis. Você também encontra Wingull e Floatzel. Por aqui você encontra uma casa onde um gordinho dá uma medalha para o seu pokémon caso ele tenha a felicidade alta (ele precisa estar em primeiro em sua equipe). Atravesse a rota pegando os itens e lutando com os treinadores. Encontre o membro da Team Galactic de novo. Fale com ele e ele vai sair correndo. Fale com ele todas as vezes que encontrá-lo pelo caminho. Quando você passar pela praia, você terá que atravessar uma casa para continuar. Você poderá curar seus pokémons com o guarda do balcão.

Este lugar é conhecido como Hotel Grand Lake. Visite as casas que tem por aqui. Tem um palhaço numa casa que te dá o TM92 (Trick Room). Tem um restaurante por aqui onde você pode fazer 5 batalhas em dupla com os treinadores que estiverem nas mesas. Este restaurante fica aberto das 9:00 às 23:00 e você poderá lutar com os treinadores aqui uma vez por dia.

Ao sair do restaurante, o membro da Team Galactic vai estar do lado de fora, fale com ele e ele irá embora. Perto dele você verá uma loira em frente à porta de uma casa. Ela dirá que perdeu uma chave. Volte para a entrada do Hotel Grand Lake (logo quando você sai da casa do guarda que cura o seus pokémons). Use o Dowsing Machine do Pokétch para achar um item escondido aqui. É a Suite Key, a chave que a loira perdeu. Retorne a chave para a moça. Ela vai entrar na casa, entre também. Você será premiado com um Lava Cookie. O caminho à direita está bloqueado por um gordinho. Siga para o norte e encontre com o carinha da Team Galactic mais uma vez. Cansado de ser perseguido, ele finalmente batalhará com você. Apenas derrote-o.

RUIN MANIAC CAVE – A CAVERNA EM CONSTRUÇÃO
Você vai chegar ao local da entrada do Lake Valor, porém temos dois homens fechando o caminho. Você encontrará Cynthia aqui, ela lhe dará um remédio (Secret Medicine) para curar os Psyducks (aqueles Psyducks que estavam bloqueando o caminho perto da Café Cabin, o remédio é para eles). Antes de irmos para lá, vamos continuar explorando o local. Nos matinhos desta área mais à frente aparece Girafarig. Lute com os treinadores e pegue os itens.

Em uma parte existe a entrada de uma caverna. Esta é a Ruin Maniac Cave. Pegue o item que avistar, é o TM28 (Dig). Perceba que essa caverna é minúscula. O rapaz que está aqui está fazendo uma escavação e pretende alcançar a Solaceon Ruins, lar dos Unowns. Conforme você for capturando as diferentes formas de Unowns, o rapaz vai cavando e essa caverna vai aumentando de tamanho. Nessa caverna, além de aparecer Geodude, tem uma pequena chance de aparecer Hippopotas. Conforme a caverna for aumentando de tamanho, a chance de Hippopotas aparecer aumenta. Assim que você capturar todas as 26 letras dos Unowns, a escavação estará terminada. A caverna passará a se chamar Maniac Tunnel e será aberta uma passagem para a Solaceon Ruins, onde você poderá encontrar os Unowns ! e ?. De volta ao caminho principal, se você continuar seguindo ao norte, chegará novamente em Veilstone.

Saia de Veilstone pela esquerda e dirija-se ao local do Café Cabin. Agora, vá até os Psyduck e dê a eles o Secret Medicine. Cynthia irá aparecer, ela vai pedir a sua ajuda para entregar o item Old Charm para a avó dela na próxima cidade. Responda sim e receba o Old Charm da Cynthia. Siga ao norte e explore a área que você acaba de liberar. Você verá grama alta por aqui, procure pelos treinadores escondidos dentro da grama alta. Derrote os treinadores e vá pegando os itens que achar. Você vai chegar a uma área que está cheia de neblina. Você não conseguirá enxergar quase nada direito, mas há um jeito de melhorar a sua visibilidade. Use a técnica Defog do seu Pokétch e limpe toda essa névoa. Continue atravessando a rota. Se for de noite, é possível achar Noctowl por aqui. Haverá algumas pistas (pontes finas) que será necessário a ajuda de sua bike para atravessá-las. Prossiga para a próxima cidade.

CELESTIC TOWN – CONHEÇA A AVÓ DA CYNTHIA
Entre no PokéCenter para restaurar seus pokémons. Fale com um homem aqui dentro do PokéCenter, receba dele uma Great ball. Vá até a casa que está no canto inferior esquerdo da cidade para receber uma nova função para o seu Pokétch, o Analog Watch (um relógio de ponteiros). Você perceberá que não tem nenhum PokéMart nesta cidade, mas se entrar na casa do canto superior esquerdo, verá que ela funciona como um PokéMart. Entre os itens que você pode comprar, está a Timer ball. Fale com um homem de óculos escuros aqui. Você vai conseguir um Choice Specs (se for de manhã), um BlackGlasses (se for de dia) ou um Wise Glasses (se for de noite). Volte nos horários corretos para receber os demais itens dele.

Vá ver o membro da Team Galactic que está no meio da cidade. Quando você for se aproximar dele, uma anciã que estará no caminho dirá que tem alguém bloqueando a caverna. Vença o vilão em uma batalha. Você verá a anciã de novo e descobrirá que ela é a avó da Cynthia. Entregue o Old Charm para ela. Aqui dentro da caverna encontrará a pintura de 3 pokémons na parede. Tratam-se de Uxie, Mesprit e Azelf. Examine a parede e a avó da Cynthia virá falar sobre as lendas. Receba o TM95 (Surf) da vovó, bem como a técnica Surf em seu app do Pokétch. Você só poderá usar a técnica quando conseguir a próxima insígnia. Saia da caverna. Você verá Cyrus novamente, desta vez ele irá se apresentar. Ele dirá que procura um poder para criar um mundo novo e depois irá embora.

Um lugar interessante que você pode ir agora é o Grand Underground. Existe uma parte do subterrâneo que só pode ser acessada desta cidade. Visite o Grand Underground aqui de Celestic, depois retorne, saindo da cidade pelo lado esquerdo. Este é um local extra para você explorar. Tem mais uns treinadores aqui, se quiser, capture Machoke ou Graveler. Poderá explorar um pouco o Mt. Coronet também, mas você não poderá continuar por causa de algumas pedras que bloqueiam seu caminho. Sem mais o que fazer, use Fly até Hearthome e vamos ao próximo ginásio.

HEARTHOME CITY – O QUINTO GINÁSIO
Recupere os seus pokémons e vá direto ao ginásio. O ginásio agora está aberto e a líder estará te esperando. Aqui os treinadores usam tipo fantasma. Quando entrar, verá uma sala com uma plataforma, que se você subir nela, perceberá que funciona como elevador. Em cada uma das seguintes salas tem um cartaz. Leia e terá uma pergunta, com 3 alternativas de resposta. Cada alternativa uma das três portas que você verá em sua frente. Responda indo para a porta da resposta correta para não ter que lutar com nenhum treinador. Você pode errar de propósito e entrar nas outras portas se quiser batalhar com os treinadores. Quando você acerta a porta, você encontra uma plataforma que te leva para a próxima pergunta. Você irá passando pelas portas até chegar à líder do ginásio.

Fantina usa:
Drifblim lv.32
Mismagius lv.36
Gengar lv.34

Nestes pokémons fantasmas, nem pense em usar golpes do tipo normal, terra e lutador. De preferência, ataque com golpes do tipo noturno ou fantasma. Derrote-a e finalmente poderá usar surf fora do ginásio. Quando sair do ginásio, Cynthia vai aparecer. Ela vai falar algumas coisas sobre a Team Galactic e te convidará para visitar a biblioteca de Canalave. Esse é o nosso próximo destino! Mas por enquanto, ensine surf a um de seus pokémons. Vamos ir para alguns lugares que até então não eram possíveis ir porque você precisava da técnica surf.

ROTAS MARÍTMAS – SURFANDO EM SINNOH
Visitar as áreas a seguir é opcional, mas tem muitas áreas que podemos acessar agora que temos surf. Voe para Twinleaf e surfe ao sul. Use o Dowsing Machine de seu Pokétch para localizar uma Odd Keystone escondida. Agora voe para Oreburgh e siga para a caverna à esquerda da cidade (Oreburgh Gate). Use Rock Smash para ir ao andar de baixo, então use surf aqui. Você encontrará um treinador, batalhe com ele. Os itens aqui ainda estão bloqueados, voltaremos pra cá quando tivermos a técnica Strenght.

Ao sul da cidade de Sandgem você terá acesso a algumas rotas marítimas que levam para o Ramanas Park. Você só poderá acessá-lo após obter a National Dex, mas nestas rotas existem alguns treinadores e itens. Depois de explorar esse lugar, voe para Jubilife e saia pelo norte. Use surf nos lugares com água por aqui, você vai alcançar alguns itens. Feito isso, siga pelo norte e entre na caverna Ravaged Path. Use Rock Smash e depois surf, explore o que tiver mais para frente e achará itens.

Voe para Eterna, siga pelo norte e procure um lugar para usar surf. Use a Dowsing Machine para localizar um item escondido. Voe para Hearthome e saia pela esquerda, siga caminho abaixo, veja a água e use surf. Você poderá batalhar com um pescador. Agora entre no MT. Coronet à esquerda dessa rota. Surfe pelas águas daqui para chegar em alguns itens. Voe para Solaceon e saia pelo sul. Desça a uma área um pouco abaixo da Hallowed Tower (aquela pedra do Spiritomb). Use surf por aqui e consiga o TM19 (Giga Drain).

Retorne à Hearthome e desta vez saia pelo sul. Nesta área perto da Pokémon Mansion, surfe nos laguinhos, você vai alcançar um item e algumas berries. Na parte mais ao sul desta rota (onde chove), você consegue o TM84 (Posion Jab). Mais à direita, abaixo dos pescadores, localize um item escondido através do Dowsing Machine. Entre em Pastoria e surfe o lago à direita da cidade, você encontra um Mystic Water. Saindo pela direita de Pastoria, desça a rota e vá até a praia, use surf e vá seguindo as pedrinhas, procurando uma abertura para você passar, entre e surfe ao redor, tem uns treinadores pra lutar aqui. Algumas pessoas não querem batalha, mas lhe darão Stickers, portanto, fale com todos. Depois disso, voe para Veilstone, saia da cidade pelo sul, atravesse a água com surf e consiga Rare Candy.

FUEGO IRONWORKS – A FERRARIA DE FOGO
Voe até Floaroma e saia pela direita. Quando chegar no Valley Windworks, encontrará um lugar para surfar. Surfe primeiro para o lado direito, você vai conseguir o TM24 (Thunderbolt). Depois, siga pelo lado esquerdo. Vá seguindo o curso do rio e você chegará a um local escondido, o Fuego Ironworks, uma velha fábrica de ferro fundido. Lá dentro tem alguns treinadores e itens. Tem umas setas no chão que, quando pisadas, te arrastam para a direção que elas apontam. Não é muito complicado, basta prestar atenção na direção em que as setas apontam. Apenas certifique-se de ter falado com todos e pegado todos os itens, pois um deles é o TM35 (Flamethrower).

Depois de explorar a Fuego Ironworks, use surf e continue ao sul. Você chegará a uma área secreta do Floaroma Meadow. Tem vários itens escondidos por aqui, use o Dowsing Machine de seu Pokétch para conseguir encontrá-los. Feito isso, voe até Jubilife. Se precisar, recupere seus pokémons. Saia pela esquerda da cidade. Você verá uma moça ao lado de um Wingull, fale com ela. Ela dirá que está procurando o namorado. Use surf na água e atravesse essa rota. Você vai passar por alguns treinadores. Um deles não vai batalhar com você, fale com ele, é o namorado da moça, ele vai te dar alguns Stickers. Retorne e fale com a moça novamente para receber mais Stickers. Nos matinhos, poderá encontrar Gastrodon e Mr. Mime (se joga Diamond) ou Glameow (se joga Pearl). Logo você vai chegar em Canalave.

CANALAVE CITY – NOVA BATALHA COM BARRY
Quando estiver entrando, o pai de Lucas/Dawn (assistente do profº Rowan) irá citar que a sua Pokédex é capaz de mostrar as diferenças de pokémons machos e fêmeas. Na 1ª casa aqui você consegue o TM48 (Skill Swap). Acima do Poké Mart está a casa do Move Deleter, ele pode fazer um pokémon seu esquecer um golpe. Recupere seus pokémons e prepare-se para batalhar com seu rival. Atravesse a ponte no lado esquerdo da cidade e ele estará te esperando.


Se você começou com Turtwig

Barry usa:
Staravia lv.32
Heracross lv.32
Buizel lv.33
Roselia lv.34
Monferno lv.37


Se você começou com Chimchar

Barry usa:
Staravia lv.32
Heracross lv.32
Roselia lv.33
Ponyta lv.34
Prinplup lv.37


Se você começou com Piplup

Barry usa:
Staravia lv.32
Heracross lv.32
Ponyta lv.33
Buizel lv.34
Grotle lv.37

Derrote-o, depois volte ao Centro Pokémon para curar seus pokémons novamente. Antes de irmos para o ginásio, sugiro que fale com o marinheiro ao sul da cidade. Ele vai te levar de barco até a Iron Island, uma ilha ao norte de Sinnoh. Vamos explorar esse lugar.

IRON ISLAND – JUNTE-SE A RILEY PARA EXPLORAR A CAVERNA
Quando chegar, entre na caverna. Existem treinadores para batalhar e itens a serem pegos por aqui. Em um lugar pode até ser encontrado Steelix. Quando entrar, siga pelas escadas da esquerda, veja o que tem por lá, volte e siga pelas escadas da direita. Continue até chegar a uma plataforma que serve como elevador. Mais uma vez teremos duas escadas. Desta vez, siga pela da direita primeiro. Explore tudo por aqui, depois retorne siga pela escada da esquerda. Você vai encontrar um treinador chamado Riley, ele pedirá sua ajuda para treinar nessa caverna, visto que os pokémons daqui parecem agitados. Você fará batalhas em dupla ao lado dele, ele tem um Lucario lv.34.

Siga caminho lutando com os treinadores e pegando os itens, até encontrar 2 membros da Team Galactic. Eles são a causa dos pokémons da ilha estarem agitados. Riley dirá que vocês precisam proteger a ilha. Antes de enfrentá-los, deposite um pokémon no PC (você pode acessar o PC apertando R no menu da sua equipe de pokémons). Você precisará de um espaço vago na equipe após a batalha. Derrote os galácticos e como agradecimento, Riley lhe dará um ovo (se você estiver com um lugar vago na sua equipe). Deste ovo nascerá Riolu, a pré-evolução de Lucario. Desça a plataforma, pegue o último item que sobrou e saia da caverna. Feito isso, pegue o barco de volta à Canalave.

CANALAVE CITY – O SEXTO GINÁSIO
De volta a Canalave, vamos ao ginásio desta cidade. Vá curar seus pokémons e vá para o ginásio. Ao entrar, verá quadrados marcados com os sinais de + e -, são plataformas que sobem ou descem para um andar do ginásio. Os treinadores desse ginásio estarão guardando várias passagens, esteja preparado para enfrentá-los. No topo do ginásio estará o líder.

Byron usa:
Bronzor lv.36
Steelix lv.36
Bastiodon lv.39

Use golpes de fogo, água ou lutador para ter vantagem. Tipo terra vai ajudar também, só não use esse tipo contra Bronzor, pois ele é imune. Derrote-o e finalmente a técnica Strenght vai ser habilitada para ser usada fora das batalhas. Saia do ginásio.

Assim que sair, seu rival virá te chamar para ir à biblioteca, ignore-o por enquanto. Vá restaurar seus pokémons no PokéCenter. Agora temos 3 alternativas de caminhos a seguir. Podemos explorar algumas áreas que deixamos pra trás por conta de não termos o Strenght ainda, podemos seguir o caminho que leva ao 7º ginásio ou podemos liberar algumas batalhas contra a Team Galactic indo ver o que o Barry quer na biblioteca. Vamos primeiro ver rapidinho o que conseguimos com Strenght e depois seguir para o 7º ginásio. Teremos que continuar correndo atrás dos galácticos depois do 7º ginásio de qualquer jeito, então vamos deixar para fazer tudo de uma vez.

WAYWARD CAVE – A CAVERNA SECRETA
Agora que você pode usar Strenght, vamos voltar para a Oreburgh Gate, a caverna à esquerda de Oreburgh. Vá até aquele lugar onde onde você pode usar surf e atravesse a água. A área mais à esquerda estava bloqueada com algumas pedras. Basta usar Strenght e será possível empurrar as pedras que estão no seu caminho. Preste bem atenção na direção para onde você está empurrando as pedras, para não trancar o caminho. Fazendo isso, você chegará nos itens que tem por aqui.

Feito isso, volte para Oreburgh e agora saia da cidade pelo norte. Suba a rampa e siga em direção à Cycling Road, mas não entre nela. Use cut na arvorezinha que tem aqui e siga pelos matinhos abaixo da Cycling Road. Quando chegar na entrada da Wayward Cave, não entre na caverna. Siga pela esquerda, passando por debaixo da ponte que é da Cycling Road. Prossiga caminho empurrando o seu personagem para cima, batendo na parede até você encontrar uma passagem secreta da Wayward Cave. Essa entrada fica debaixo da ponte e não é possível vê-la, pois a ponte cobre o seu personagem.

Diferente da outra entrada da Wayward Cave, aqui não será necessário o uso de Flash, mas precisará da técnica Strength para empurrar as pedras que ficam logo na entrada. Assim que entrar, vai estar tudo escuro (como se precisasse usar Flash). Não se preocupe com isso. Apenas empurre para frente a pedra que estiver logo a sua frente, então vire à esquerda. Chegará em uma parte da caverna onde o Flash não é necessário. Neste lugar é possível encontrar Gible. Nesta parte da caverna você encontra alguns itens, e terá que fazer várias manobras com a velocidade de sua bike para seguir adiante (mudando a marcha da bike de rápido para devagar enquanto pula as "lombadas de pedra"). O bom nisso tudo é que no final você chegará em um local com o TM26 (Earthquake).

MT. CORONET – SEGUINDO PELA ROTA DE NEVE
Voe para Eterna ou Celestic e siga em direção ao Mt. Coronet (a caverna fica entre as duas cidades, qualquer uma das entradas vai servir). Lá dentro, empurre as pedras com Strenght e vá explorando a caverna. Você precisará usar as técnicas Strenght, Rock Smash, Surf e até Defog pelo caminho. Em um lugar precisará da bike para atravessar. Vá pegando os itens pela caverna, a saída da caverna está mais ao norte, subindo as escadas.

Você chegará a um lugar com muita neve. Aqui é meio difícil de se atravessar. Não poderá usar a bike enquanto estiver andando sobre a neve. Enfrente os treinadores desta rota. Em todas as batalhas começará a nevar granizo (hail), que pode tirar um pouco de HP em cada rodada. Pelos matinhos daqui, poderá encontrar pokémons como Snover e Sneasel. Na parte mais à esquerda encontrará uma casa onde tem uma cama, interaja com a cama e você vai curar os seus pokémons. Um lugar interessante que você pode ir agora é o Grand Underground. Existe uma nova parte do subterrâneo que só pode ser acessada a partir dessa rota até a cidade do 7º ginásio. Visite o Grand Underground se quiser, depois retorne.

Continue seu caminho seguindo pro norte, até encontrar um grande lugar com bastante neve e mais alguns treinadores. Alguns treinadores estão enterrados na neve e vão se revelar quando você se aproximar. Use o Dowsing Machine do seu Pokétch para achar itens escondidos na neve, tem bastante coisa que você pode achar por aqui. Nos jogos originais de Diamond/Pearl, às vezes acontecia de você ficar atolado na neve, mas isso não acontece nos remakes. Você até conseguirá correr onde a neve não for muito funda.

Do lado esquerdo dessa área tem uma casa. Do lado de fora, perto da casa, tem um item que você precisa pegar. É o TM100 (Rock Climb). Ao pegar o TM, a técnica Rock Climb também é adicionada em uma função do seu Pokétch. Feito isso, fale com o homem dentro desta casa. A saída desta rota fica ao norte. Você verá o Lake Acuity, por enquanto não há o que fazer aqui, mas decore onde é este lugar, pois em muito breve voltaremos aqui. Siga caminho para a próxima cidade.

SNOWPOINT CITY – O SÉTIMO GINÁSIO
Não tem muito o que fazer aqui. O ginásio está no meio da cidade, recupere seus pokémons e vamos a ele. No centro do ginásio haverá bolas de neve que você deve desfazê-las. Para isso, basta passar por cima delas rapidamente, para isso você deve ter uma certa distância para conseguir velocidade. O chão daqui é escorregadio, quanto mais distante do lugar onde você está para o lugar onde você vai parar, mais velocidade você tem quando desliza. Você irá deslizando pelo ginásio todo, faça o seu caminho até chegar na líder do tipo gelo.

Candice usa:
Snover lv.38
Medicham lv.40
Sneasel lv.38
Abomasnow lv.42

Contra os pokémons de gelo, é melhor usar golpes de fogo, lutador, ou até mesmo metálico, em Medicham é bom golpe voador, mas cuidado com o golpe de gelo que ele tem. Derrote-a e você poderá usar a técnica Rock Climb fora das batalhas. Saia, recupere seus pokémons.

ROCK CLIMB – ESCALANDO PELA REGIÃO DE SINNOH
Trate de ensinar a técnica Rock Climb a um de seus pokémons. Visitar as áreas a seguir é opcional, mas tem muitas áreas que podemos acessar agora que temos Rock Climb, se quiser, pode visitá-las:

– Saindo pela esquerda de Hearthome, procure por uma parede com um tipo de “pedrinhas” enfileiradas horizontalmente. É aqui que você usa Rock Climb, com ele você escalará a parede, lá encontrará um treinador.
– Saindo pela esquerda de Celestic, você encontrará umas pedrinhas escaláveis que você pode chegar nelas depois de usar Rock Smash. Escale-as para conseguir o TM29 (Psychic).
– Saindo pela direita de Celestic, vá passando até aquela parte que tem umas pontes, use Rock Climb e chegue em um treinador. Atrás dele tem uma casa onde ensinam Draco Meteor.
– Saindo pela direita de Pastoria, procure um lugar que você pode escalar, você encontrará TM05 (Roar) e, com a ajuda do Dowsing Machine de seu Pokétch, encontrará um Max Revive.
– No Hotel Grand Lake, use Rock Climb e verá uma casa onde você recebe uma nova função para o seu Pokétch (Coin Toss), depois veja no lixo e ache um Max Revive. Do lado de fora, use o Dowsing Machine para encontrar um Rare Candy.
– Ainda no Hotel Grand Lake, procure a casa que fica no canto superior esquerdo do local. Imediatamente à direita dessa casa tem uma parede que é possível descer de Rock Climb. Vá escalando por aqui até chegar no item, o TM85 (Dream Eater).
– Tem um item em um lugar onde você pode usar Rock Climb perto do ginásio de Veilstone.
– Saindo pelo sul de Snowpoint. Lembra daquele lugar que tinha uma casinha onde você recuperava seus pokémons em uma cama? É a última casa mais embaixo na rota. Um pouco à direita tem um lugar para escalar, você poderá enfrentar treinadores e achar itens, inclusive o TM13 (Ice Beam).

CANALAVE LIBRARY – INVESTIGANDO OS LENDÁRIOS DE SINNOH
Voe até Canalave. Entre na biblioteca (é o prédio no lado mais esquerdo da cidade, logo acima do ginásio). Lembra, bem antes, quando você tinha saído do ginásio desta cidade e o Barry veio te chamar para ir à biblioteca e eu pedi para ignorá-lo? Agora vamos ver o que ele quer. Suba até o último andar da biblioteca. Você encontrará Barry, Lucas/Dawn e o Profº Rowan conversando sobre o trio lendário desta região. Eles habitam nos três lagos de Sinnoh e Rowan pedirá a vocês que investiguem sobre eles. O professor pedirá para você ir ao Lake Valor, pro Barry ir ao Lake Acuity e para Lucas/Dawn ir ao Lake Verity. Neste momento haverá um terremoto e todos sairão. Saia também. Um marinheiro virá avisar que as águas do Lake Valor desapareceram com os explosivos da Team Galactic. Vamos lá!

LAKE VALOR – O ATAQUE DE SATURN
Voe até Veilstone e saia da cidade pelo sul. Vá descendo até o Valor Lakefront, um lugar onde tinham duas pessoas fechando a entrada e a Cynthia te deu aquele remédio para os Psyducks. Agora você vai conseguir acessar o lugar. Logo aqui tem uma casa que leva a entrada do lago.

Quando você entrar, irá de deparar com o lago totalmente seco, cheio de Magikarps se debatendo pelo chão. Lute com 3 membros da Team Galactic pelo caminho até encontrar uma caverna. Entre e lute com um Commander da Team Galactic.

Saturn usa:
Kadabra lv.35
Bronzor lv.35
Toxicroak lv.37

Quando derrotá-lo, ele dirá que sua missão está completa. Azelf, o lendário que habita esse lago, foi levado pela Team Galactic! Ele também vai mencionar que Mars está fazendo a parte dela no Lake Verity (norte da cidade Twinleaf). Vá no Centro Pokémon de alguma cidade e recupere seus pokémons.

LAKE VERITY – O ATAQUE DE MARS
Voe até Twinleaf. Saia de Twinleaf pelo norte e vá para a esquerda, você chegará naquele lugar onde você escolheu o seu pokémon inicial. Quando entrar, verá o profº Rowan discutindo com um capanga da Team Galactic. Ele dirá que Lucas/Dawn precisa da sua ajuda, pois ele(a) está enfrentando Mars. Derrote os membros do Team Galactic em batalhas em dupla e vá batalhar com Mars.

Mars usa:
Golbat lv.37
Bronzor lv.37
Purugly lv.39

Você vai vencê-la, mas já será tarde, pois Mesprit, o lendário guardião desse lago, também foi levado. Ela dirá que a Team Galactic já capturou todo o trio lendário: Uxie, Mesprit e Azelf. Ela irá embora. O professor vai falar que é melhor você ir encontrar Barry no Lake Acuity, pois ele também deve estar em apuros.

LAKE ACUITY – O ATAQUE DE JUPITER
Voe até Snowpoint e saia pela esquerda. Procure a entrada do lago. Ao entrar, verá membros da Team Galactic espalhados pelo lugar, depois encontrará Barry que acaba de perder uma batalha contra a Jupiter. Ele falhou em proteger Uxie, o guardião desse lago, que também foi levado pela Team Galactic. Jupiter dirá que cumpriu sua missão e vai embora sem lutar com você. Contudo, ela dirá que os lendários foram levados para a base secreta da Team Galactic em Veilstone. Então, voe até Veilstone.

GALACTIC WAREHOUSE – INVADINDO O QUARTEL GENERAL DA TEAM GALACTIC
Uma vez que chegar na cidade de Veilstone, recupere seus pokémons. Siga pela direita e vá em direção ao prédio ao norte da cidade. Esse é o quartel general da Team Galactic, mas lá dentro tem um portão metálico que não permite que você adentre. Fale com o membro que está do lado de fora, o mané desastrado vai acabar deixando um item cair, é uma chave (Storage Key). Lembra onde conseguimos a técnica Fly? Pois é para lá que devemos ir agora. Se você não se lembra, você deve ir para a Galactic Warehouse, no canto superior esquerdo de Veilstone. Tem uma portão metálico aqui, aperte A para abri-lo, então, desça as escadas.

De agora em diante terá de derrotar vários membros da Team Galactic, derrote todos, e os cientistas também. O portão situado ao norte está bloqueado com outra chave, você só poderá ir à direita. Passe por dois membros da Team Galactic. Espero que tenha lembrado de ir pegando os itens que encontrar pelo caminho, eles podem ser úteis alguma hora. Suba as escadas e verá outro membro, mas ele não lutará com você, ele falará sobre os teletransportadores (círculos que estão no chão e que te teletransporta para qualquer outra parte do prédio). Siga pela escada.

Aqui tem um dos membros, derrote-o e siga no teletransportador da direita. Aparecerá num lugar onde você vai achar o TM49 (Scald). Então, volte e use o teletransportador da esquerda. Na sala seguinte, use o outro teletransportador e aparecerá numa sala com escadas. Suba e lute com mais um membro. Ignore a escada que sobe por enquanto e use o teletransportador dessa sala, desça as escadas, passe por um cientista e desça novamente. Finalmente encontrará um membro que não lutará com você, o TM36 (Sludge Bomb) e a chave do Team Galactic (Galactic Key). Esta chave abrirá todos os portőes dentro do quartel. Retorne à sala onde pedi para ignorar a escada que sobe, suba por elas, passe por mais uns membros da Team Galactic e abra o portão no final do corredor para pegar o TM21 (Dazzling Gleam). Agora saia daí e volte àquele prédio principal, onde conseguimos a primeira chave.

GALACTIC VEILSTONE BUILDING – O RESGATE DE UXIE, MESPRIT E AZELF
Entre, abra o portão com a Galactic Key e suba as escadas. Derrote os 2 membros e verá 3 teletransportadores: um está em uma sala com cadeiras vermelhas (ao norte) e dois à direita. Destes dois que estão à direita, o que está mais acima não nos será útil, lá não tem saída. O que está mais abaixo te levará a um Max Revive. Agora vamos ir ao teletransportador que está na sala com cadeiras vermelhas (ao norte).

Você chegará a uma sala que você poderá recuperar seus pokémons, basta falar com uma das camas. Suba as escadas e encontrará 2 membros que você deverá derrotar em uma batalha em dupla. Siga o corredor e encontrará outros 3 teletransportadores. O da direita não tem saída, portanto não use-o, o do meio você poderá encontrar um Elixir e depois use o da esquerda. Deste ponto, suba as escadas e salve o jogo, pois terá de lutar com o chefe da Team Galactic (se precisar recuperar seus pokémons, aproveite agora). Use a chave para abrir a porta e lute com ele.

Cyrus usa:
Murkrow lv.40
Golbat lv.40
Sneasel lv.43

Derrote-o e você receberá a Master Ball, a pokébola que garante a captura. De preferência, deixe para usá-la em Cresselia ou Mesprit, lendários que fogem das suas batalhas. Apesar da derrota, Cyrus dirá que vai seguir seus planos e irá ao Mt. Coronet. Retorne à sala das camas caso precise recuperar seus pokémons. Siga pelo teletransportador à direita da sala do Cyrus. Você aparecerá num corredor escuro com cápsulas que contém algo parecido com ovos. Antes de entrar, salve mais uma vez o jogo, pois terá mais uma luta. Assim que entrar, verá onde o trio lendário foi aprisionado. Enfrente um Commander do Team Galactic.

Saturn usa:
Kadabra lv.38
Bronzor lv.38
Toxicroak lv.40

Derrote-o, então aperte o botão na máquina para libertar o trio lendário. Eles vão se teletransportar. Saturn dirá que Cyrus criou a Red Chain a partir deles e que irá usá-la em seus planos no Mt. Coronet. Volte atrás na sala em que enfrentamos Cyrus, abriu uma passagem ao sul com um teletransportador verde, use-o para sair daqui rapidamente. Agora, recupere seus pokémons em um centro pokémon, prepare um estoque de Ultra balls, pois você deverá capturar um lendário (deixe para usar a Master ball em outro).

MT. CORONET – ESCALANDO RUMO AO PICO
Voe para Oreburgh ou Hearthome e dirija-se ao Mt. Coronet (a caverna que temos que entrar fica no meio do caminho dessas duas cidades). Após passar por um dos lagos da caverna com surf, haverá uma parede com aquelas pedrinhas onde é possível escalar com Rock Climb. Suba por aí e continue explorando a caverna. Explore o lugar e vá recolhendo os itens, entre eles está o TM80 (Rock Slide) e o Revive. Na parte de trás da caverna haverá uma abertura na parede (você só pode encontrar esta entrada se derrotou o Cyrus e o Saturn naquele prédio e ter liberado o trio lendário), entre e suba as escadas. Derrote os membros da Team Galactic que encontrar, siga seu caminho e encontrará uma saída.

Vai estar nevando do lado de fora, tendo aquele efeito de hail nas batalhas. Siga à direita, então norte, e use Rock Climb mais pra frente nas paredes para escalar. Você poderá encontrar o item Nugget numa pedra por aqui. Na caverna que está à direita desta área você pode encontrar itens escondidos, use o Dowsing Machine do seu Pokétch. No lado de fora tem uma caverna que está à esquerda, use Rock Climb lá e vá lutando contra os membros da Team Galactic que encontrar. Ah, se procurar bem, poderá achar Chimecho pelas cavernas. À direita desta caverna encontrará uma saída.

Siga em direção ao norte, encontre uma caverna onde você luta com 2 membros da Team Galactic. Não poderá ir muito longe, pois um membro da Team Galactic bloqueia uma passagem. Quando todos eles saírem do Mt. Coronet, volte a esta passagem e consiga o TM02. Do lado de fora, use Rock Climb do lado esquerdo. Se ir empurrando as pedras com Strenght, poderá evitar os matinhos. Siga caminho à esquerda e quando encontrar outra entrada para a caverna, entre. Passe por mais alguns membros e quando encontrar a próxima saída, salve antes de passar por ela. Prepare-se, em breve terá de lutar com o lendário guardião da versão que você joga.

SPEAR PILLAR – O PICO DO MT. CORONET
Agora você está nas ruínas do Mt. Coronet. Derrote os membros que estão guardando a entrada com uma batalha em dupla, então salve o jogo e siga adiante. Você vai ver Mars, Jupiter e Cyrus. Cyrus irá despertar Dialga/Palkia, o lendário que ele irá despertar será de acordo com a versão que você está jogando. Aprecie a cena. Sempre que possível salve o jogo.

Quando se aproximar, Mars e Jupiter virão te deter. Barry chegará bem na hora e vai batalhar ao seu lado numa batalha em dupla contra as duas vilãs.

Jupiter usa:
Bronzor lv.41
Purugly lv.45
Golbat lv.42
Mars usa:
Bronzor lv.41
Skuntank lv. 46
Golbat lv.41

Depois de derrotá-las, seu rival irá recuperar seus pokémons e irá embora. Cyrus irá usar Dialga/Palkia para criar um novo mundo, mas Uxie, Mesprit e Azelf vão aparecer e quebrar a Red Chain, fazendo Cyrus perder o controle sobre o lendário. O trio de lendários irá se teletransportar, indo embora. Cyrus ficará arrasado por seu plano ter falhado, e então, te desafiará numa batalha final.

Cyrus usa:
Honchkrow lv.45
Gyarados lv.45
Weavile lv.48
Crobat lv.46

Depois da derrota, Cyrus e a Team Galactic irão partir. Lucas/Dawn e Profº Rowan vão chegar logo depois e vão pedir para que você enfrente Dialga/Palkia. Nesse instante, salve o jogo. Quando você se aproximar do lendário guardião, a batalha começará automaticamente.

Dialga/Palkia estará no lv.47, boa sorte para capturá-lo.

Depois da batalha, Rowan e Lucas/Dawn irão te parabenizar por sua vitória. Lucas/Dawn irá te levar de volta à entrada das ruínas. Volte ali no local onde estava Dialga/Palkia e ache o item Adamant Orb/Lustrous Orb, que quando equipado ao guardião, aumenta seu poder. lAntes de irmos embora, lembra daquela passagem que tinha um membro da Team Galactic bloqueando? Vamos retornar lá. Você vai conseguir o TM02 (Dragon Claw). Saia por uma saída à direita e siga até Celestic Town. Entre na casa grande ao norte da cidade e fale com a avó da Cynthia. Ela vai te mostrar uma foto de Dialga/Palkia (o lendário oposto de sua versão). Ele será registrado como visto em sua Pokédex. Esse registro é importante para conseguirmos a National Dex depois. Agora finalmente poderá encontrar o trio lendário se quiser capturá-los, saiba como no fim do detonado.

Voe para Pastoria ou Veilstone e siga caminho até o Hotel Grand Lake. A saída à direita dessa área era bloqueada por um gordinho, mas agora a passagem já está liberada. Nesta nova área é possível encontrar Chatot pelos matinhos. Tem vários treinadores aqui, lute com todos e vá pegando os itens. Fale com todos os Pikachus numa casa que tem por aqui. lembre-se que o policial só aceita batalhar com você durante a noite. Explore a rota por completo, continue seguindo à direita e logo chegará na cidade do último ginásio.

VISTA LIGHTHOUSE – ENCONTRANDO O ÚLTIMO LÍDER DE GINÁSIO
Ao entrar na cidade, Flint (membro da Elite 4) virá e falará sobre a Elite 4 e o líder desta cidade. No momento o ginásio está bloqueado. Ao norte do PokéCenter e do PokéMart da cidade tem o Sunyshore Market, uma loja onde você pode comprar Stickers para a colocar em suas pokébolas. Os Stickers que eles vendem aqui muda todos os dias, portanto, venha aqui diariamente para encontrar mais opções. Tem uma moça aqui que dá uma Effort Ribbon a seus pokémons que tiverem o máximo de Efforts. Um lugar interessante que você pode ir agora é o Grand Underground. Existe uma parte do subterrâneo que só pode ser acessada desta cidade. Explore o subterrâneo se quiser.

Ao norte desta cidade tem uma praia onde você encontrará Jasmine, uma líder de ginásio de Jhoto. Ela dirá que você não conseguirá ir muito longe pelo mar sem ter ganhado a insígnia desta cidade. Existe uma casa na cidade que pode ser alcançada com a técnica Rock Climb. Lá você pode receber novos apps do Pokétch mostrando um pokémon com a Nature que é pedida. Entre no farol da cidade (Vista Lighthouse). Logo que entrar, um elevador te levará até o topo do farol. Você encontrará Volkner, o líder local. Ele está desanimado com os desafiantes do ginásio e pretende ir enfrentar a Liga Pokémon. Fale com ele e ele voltará ao ginásio. Se você olhar pelo binóculo que ele está observando, verá o prédio da Liga Pokémon. Vá até o ginásio. Flint estará bloqueando, fale com ele que ele te deixará entrar.

SUNYSHORE CITY – O OITAVO GINÁSIO
Apesar de ser um ginásio de tipo elétrico, você vai ver que alguns treinadores usam alguns pokémons de outros tipos, inclusive o próprio líder. Lembre-se que todos eles possuem golpes do tipo elétrico. Neste ginásio tem engrenagens que giram conforme você pisa nos botőes. Elas giram em torno de 90º e 180º, mas isso vai depender da cor do botão que você pisar. Tem 7 treinadores no ginásio e você terá que derrotar todos antes de enfrentar o líder. Faça seu caminho até o líder, esteja preparado para enfrentá-lo.

Volkner usa:
Raichu lv.46
Ambipom lv.47
Luxray lv.49
Octillery lv.48

Tipo terra é sua melhor alternativa contra os tipos elétricos. Você pode usar um tipo lutador contra Ambipom e um tipo elétrico ou planta contra Octillery, mas lembre-se que todos eles possuem golpes elétricos. Derrote-o e consiga sua última insígnia.

Saia do ginásio e recupere o seus pokémons. Agora você tem todas as 8 insígnias. Volte lá onde estava Jasmine e fale com ela. Ela verá sua insígnia e te dará o TM 99 (Waterfall) e a técnica Waterfall será adicionada em seu Pokétch. Com ela, você poderá subir algumas cachoeiras. Antes de seguir em frente, vamos ir para alguns lugares que até então não eram possíveis ir porque você precisava da técnica waterfall.

WATERFALL – SUBINDO AS CACHOEIRAS DE SINNOH
Voe para Celestic e saia pela direita. Use surf na água e vá em direção à cachoeira. Fique de frente à cachoeira e use Waterfall. Você chegará a um item. Agora voe para Hearthome e saia pela esquerda. Suba a cachoeira daqui também e consiga mais um item. Ainda nessa rota, entre na caverna à esquerda (Mt. Coronet). Suba de Rock Climb e procure pelas cavernas um lugar com uma cachoeira. Use Waterfall aqui. Tem um item escondido numa pedra (veja com o Dowsing Machine do Pokétch).

Voe de volta para Sunyshore e volte ao lugar onde estava Jasmine. Use surf ao norte e explore uma rota marítima. Vá batalhando com os treinadores, pegue os itens, seguindo caminho sempre em direção ao norte. No fim estará uma cachoeira, use a técnica do Waterfall e suba. Recupere seus pokémons no Centro Pokémon que existe aqui. Prepare-se para entrar na maior caverna do jogo, a Victory Road!

VICTORY ROAD – O ÚLTIMO OBSTÁCULO PARA A LIGA POKÉMON
Esta é a última caverna que te leva ao desafio final da liga: a Elite 4. Nela haverá muitos treinadores e alguns itens importantes para recolher pelo caminho. Se quiser treinar seus pokémons, sugiro que treine agora, no começo da caverna, para aproveitar que tem um Centro Pokémon aqui do lado de fora da caverna, e quando precisar recuperar seus pokémons é só voltar ao Centro. O pokémon mais forte da Elite 4 está no lv.66, veja o level do seu time e tenha uma ideia de quanto precisa treinar. Quando achar que seus pokémons estão num level bom, prossiga caminho na caverna. Você poderá encontrar Onix e até Steelix selvagens aqui. Você ficará um bom tempo aqui, tenha paciência, fique esperto quando tiver que usar sua bike. Depois que conseguir atravessá-la, basta sair.

Recolha os itens que encontrar pelo caminho, alguns deles podem ser úteis quando você for lutar contra a Elite 4. Explore bem a caverna, é bom que seus pokémons vá subindo levels, por isso lute com todos os treinadores (lembre-se que eles vão te dar dinheiro se derrotá-los, e é bom se precisar de comprar itens para enfrentar a Elite 4).

Você terá que subir mais uma cachoeira e verá a torre da liga. Entre. Vá direto recuperar seus pokémons, ponha a sua melhor equipe de pokémons, então salve o jogo. Tem um cara bloqueando uma porta, aproxime-se dele e Barry virá e te desafiará numa batalha. Ele está bem forte agora, seus pokémons já estão todos no último estágio.


Se você começou com Turtwig

Barry usa:
Staraptor lv.49
Snorlax lv.52
Heracross lv.51
Floatzel lv.49
Roserade lv.49
Infernape lv.55


Se você começou com Chimchar

Barry usa:
Staraptor lv.49
Snorlax lv.52
Heracross lv.51
Roserade lv.49
Rapidash lv.49
Empoleon lv.55


Se você começou com Piplup

Barry usa:
Staraptor lv.49
Snorlax lv.52
Heracross lv.51
Rapidash lv.49
Floatzel lv.49
Torterra lv.55

Quando derrotá-lo, poderá falar com o cara que bloqueia a entrada. Mas antes verifique se está com os pokémons certos para usar contra a Elite 4. Veja também se não precisa de mais algum item para usar durante e entre as batalhas. Uma vez que entrar, não poderá voltar pro PokéCenter e recuperar seus pokémons, portanto, leve itens de recuperação, como Max Potion e Full Restore, e recupere seus pokémons antes de entrar. Quando se achar preparado, salve o jogo, fale com o cara que bloqueia a entrada e ele te deixará passar.

POKÉMON LEAGUE – O DESAFIO DA ELITE FOUR
Ao entrar, não poderá voltar. A única opção agora é derrotar os membros da Elite 4. Lembre-se que você pode usar itens de recuperação durante as batalhas e entre as batalhas de um membro de Elite para o outro.

O primeiro é Aaron, especialista em pokémons insetos, prepare seus golpes de fogo, gelo, pedra ou voador para a batalha, para o Drapion, é melhor um golpe do tipo terra, para o Heracross, use tipo voador.

Aaron usa:
Dustox lv.53
Beautifly lv.53
Vespiquen lv.54
Heracross lv.54
Drapion lv.57

A próxima é Bertha, seu time baseia-se em pokémons de terra, mas que são mistos com tipo água e pedra. Golpes de água são bons aqui, contra Quagsire e Whiscash, é melhor um tipo planta, lembre-se que elétricos não vão afetá-los. Fique esperto, ela tem golpes como dig, earthquake e fissure, nem pense em usar um tipo elétrico ou fogo contra ela.

Bertha usa:
Quagsire lv.55
Sudowoodo lv.56
Golem lv.56
Whiscash lv.55
Hippowdon lv.59

Chegou a vez de Flint, ele é aquele cara que encontramos em Sunyshore. Seu elemento é fogo, mas alguns de seus pokémons não são do tipo fogo. Golpes de água são bons, para Drifblim use golpes elétricos ou de gelo, para ter vantagem contra Lopunny, golpe lutador.

Flint usa:
Rapidash lv.58
Steelix lv.57
Drifblim lv.58
Lopunny lv.57
Infernape lv.61

O seguinte é Lucian, seus pokémons são do tipo psíquico, o que pode tornar a batalha muito chata. Se tiver golpes inseto, noturno ou fantasma e quiser tentar usá-los para obter alguma vantagem, pode tentar. Aviso que o Mr. Mime tem um golpe elétrico, Medicham tem os socos fogo, gelo e trovão, Bronzong tem golpe de terra e o Alakazam sabe usar Recover.

Lucian usa:
Mr. Mime lv.59
Girafarig lv.59
Medicham lv.60
Alakazam lv.60
Bronzong lv.63

Antes de passar pela porta, procure deixar seus pokémons com o máximo de HP. A última é a campeã de Elite, ela é nada mais nada menos que Cynthia. Assim que entrar você andará diretamente até ela, por isso que era melhor usar um item de recuperação (se necessário) antes de passar pela porta. Ela é bem difícil de ser derrotada, pois seus pokémons são de vários tipos e usam golpes bem variados.

Você precisará de golpes bastante variados para vencê-la. Lembre-se que nessa geração temos o tipo fada, que pode facilitar o trabalho contra Spiritomb e Garchomp. Se os seus pokémons estivrem fortes e você observar as fraquezas dela, não deverá ter grandes problemas para derrotá-la.

Cynthia usa:
Spiritomb lv.61
Roserade lv.60
Gastrodon lv.60
Milotic lv.63
Lucario lv.63
Garchomp lv.66

Derrotando-a, Profº Rowan chegará, e junto com Cynthia, te levarão a Hall of Fame, e você é o campeão! Parabéns, você venceu a liga! Mas ainda tem algumas coisinhas extras a fazer, não pense que acabou não. Espere passar os créditos do jogo. Então, escolha a opção continue do seu jogo.

———-

———-

———-

(Detonado de Brilliant Diamond/Shining Pearl atualizado até aqui. Em breve traremos o detonado do pós-game. Abaixo você pode acompanhar o pós-game dos jogos originais Diamond/Pearl)

———-

———-

———-

A CONTINUAÇÃO DO JOGO
Você irá aparecer em seu quarto (sempre depois que você derrota a Elite 4 você aparece em seu quarto). Desça e sua mãe irá dizer que seu rival pegou um barco na cidade de Snowpoint… bom, por enquanto isso não importa. Antes de mais nada é importante obter a National Dex.

CONSEGUINDO A NATIONAL DEX
National Dex é uma Pokédex que guarda informaçőes de todos os pokémons de todas as geraçőes. Ela é importante para fazer algumas coisas, por isso, tente consegui-la para poder te ajudar a zerar o jogo. É preciso, primeiro, ter derrotado a Elite 4. Depois, ter a Sinnoh Dex completa. É preciso ter visto os 150 pokémons daquela Pokedéx que você recebeu do Profº Rowan no início da jornada. Não é necessário ter visto o Manaphy. Atenção: você só precisa vê-los, não tem a necessidade de capturar todos os 150.

Você deve estar se perguntando: “Eu jogo Diamond (/Pearl), como vou fazer para ver o Palkia (/Dialga)?”. É fácil. Depois que derrotar a Elite 4, vá à casa no norte da cidade Celestic e fale com a velha, ela te mostrará a foto do lendário e ele será adicionado à sua Pokédex. Feito isso, a sua Sinnoh Dex estará completa. Se ainda não estiver é porque você deixou de fazer alguma coisa durante a jornada. Certifique-se de qual pokémon você precisa ver e vá atrás dele, te desejo boa sorte. Se você viu vários pokémons selvagens e lutou com todos os treinadores no decorrer do jogo, é provável que depois de ver a foto do lendário a sua Sinnoh Dex já esteja completa. É, quem passava pelos lugares tentando evitar ao máximo os treinadores agora se deu mal.

Depois de ter visto os 150 pokémons, volte à cidade Sandgem e fale com o Profº Rowan. Ele irá ver que você completou a Pokédex. Então chegará o Profº Oak (da região de Kanto) e te entregará a National Dex! Depois ele só irá falar das coisas novas que você poderá fazer agora com a National Dex. Assim que ele for embora, o Profº Rowan irá te dar o Poké Radar. Esse item serve para localizar pokémons nos matinhos. Tem pokémons que só aparecem numa área usando-se o Poké Radar.

Para usar o Poké Radar, fique no matinho (você não pode estar usando a bike nesse momento) e use-o. Uns matinhos começarão a mexer, ande sobre eles e aparecerá um pokémon, que pode ser um novo da área. Derrote-o ou capture-o, o Poké Radar ainda estará funcionando, mas se você fugir da batalha, só poderá usá-lo novamente após dar 50 passos. Também é possível achar pokémon shiny através do Poké Radar, muitíssimo raramente, nessa ocasião, o matinho ficará colorido.

POKÉMONS ESPECIAIS
Happiny: um homem na saída de Hearthome te dá um ovo dela se você estiver com um espaço vago em sua equipe.
Riolu: Riley te dá um ovo dele se você ajudá-lo na Iron Island, veja mais no nosso guia da Iron Island.
Eevee: assim que tiver a National Dex, vá até a casa de Bebe (perto do PokéCenter) em Hearthome com um espaço vago na sua equipe e ela te dará um Eevee lv.5.
Drifloon: assim que derrotar Mars no Valley Windworks, irá aparecer um aqui sempre quando for sexta-feira.
Spiritomb: use um Odd Keystone na Spirit Tower na rota 209 e fale com 32 pessoas no underground de Sinnoh, sem contar os hikers que te dão itens, volte à Spirit Tower, agora ela é Hallowed Tower, lá você pode capturá-lo (método não confirmado).
Rotom: assim que tiver a National Dex, vá ao Old Chateau na parte de trás da Eterna Forest entre 22:00 e 4:00, veja mais no nosso guia do Old Chateau

ÁRVORES PARA SE USAR O MEL
Você deve ter notado que, durante a jornada, você encontra itens chamados Honey (mel). Estes itens podem ser usados num certo tipo de árvore, para que mais tarde, apareçam algum pokémon nela. Use o Honey na árvore e espere por mais ou menos de 9 à 12 horas. A árvore começará a chacoalhar. Examine a árvore e um pokémon selvagem aparecerá. Uma dica: salve o jogo antes de examinar a árvore. O pokémon que estiver na árvore não mudará se você depois desligar o jogo, mas o level e o sexo dele poderá mudar se você voltar do lugar onde salvou. Estes são os pokémons que aparecem nas árvores:


Wurmple
Combee
Burmy
Cherubi
Silcoon (somente em Diamond)
Cascoon (somente em Pearl)
Aipom (raramente)
Heracross (raramente)
Munchlax (muito raramente)

 

Os pokémons poderão aparecer entre os levels 5 e 14. É possível que alguns desses pokémons (principalmente Munchlax) apareçam só em árvores específicas. Se você demorar muito tempo pra voltar até a árvore (+ que 12 horas), o pokémon comerá todo o mel e irá embora.

ÁREAS OPICIONAIS, LENDÁRIOS E PÓS-JOGO
Agora que você obteve a National Dex, muitas áreas tornaram-se acessíveis para você. Algumas delas que estão a seguir podem ser acessadas ainda antes da batalha com  Elite 4. Vamos a elas!

O TRIO LENDÁRIO
O trio lendário, assim como nas versőes antigas, podem ser capturados ainda antes de enfrentar a Elite 4. Em Diamond/Pearl, o trio de lendários são todos do mesmo tipo (psíquico). Eles são liberados assim que você enfrentar Dialga/Palkia. Com a libertação deles, os TMs dos golpes Thunder, Blizzard e Fire Blast poderão ser encontrados. Traga muitas Ultra balls para tentar capturá-los.

AZELF
Ele está no Lake Valor. Agora você pode usar surf sobre as águas do lago, por aqui está o TM25. Quando encontrá-lo na caverna, salve o jogo e fale com ele. A batalha começará, ele está no lv.50.

MESPRIT
Ele está no Lake Verity. Agora você pode usar surf sobre as águas do lago, por aqui está o TM38. Ao encontrá-lo na caverna irá embora, e de agora em diante, ele poderá aparecer pelos matinhos do continente, assim como Latias, Latios e os cães lendários nas versőes anteriores. Ele também pode aparecer quando estiver usando surf. Quando encontrá-lo, só dará tempo de atacar uma vez que ele irá fugir, e das próximas vezes que encontrá-lo, ele estará com o dano que você deixou da última batalha. Se você tem um pokémon que tem a habilidade que faz previnir que o pokémon escape da batalha, é bom usá-lo. Usar golpes que o deixe dormindo pode te dar umas rodadas até que ele acorde. Ele está no lv.50. Pode ser localizado pelo mapa do Pokétch (Marking Map) que o profº Rowan te fala.

UXIE
Ele está no Lake Acuity. Por aqui estará o TM14. Quando encontrá-lo na caverna, salve o jogo e fale com ele. A batalha começará, ele está no lv.50.

OLD CHATEAU
Esta área poderá ser acessada logo após atravessar o Cycling Road pela 1º vez. Vá até a Eterna Forest e lá procure por algum lugar que, quando você usar Cut, consiga encontrar o Old Chateau. Dentro, poderá encontrar Gastlys lv.12-16 e alguns itens. Mas este lugar fica mais interessante assm que conseguir a National Dex.

Tendo a National Dex, volte aqui à noite, entre 22:00 e 4:00, de acordo com o horário de seu Pokétch. Fale com Gardenia do lado de fora e vá investigar a TV que tem lá dentro. Você terá a chance de encontrar um Rotom lv.15. Ele é do tipo fantasma/elétrico.

FULL MOON ISLAND E CRESSELIA
Você só poderá encontrá-la assim que conseguir a National Dex. Tem uma família na cidade Canalave numa casa que está acima do porto, fale com eles, tem um menino doente que só pode ser curado com a Lunar Wing, guardada por Cresselia. Depois de falar com eles, fale com o cara que te leva de barco (que se revela ser o pai do menino doente), e você irá até a Full Moon Island. Lá, encontrará Cresselia, mas ela voará, deixando cair a Lunar Wing, e você poderá encontrá-la nos matinhos do continente, assim como Mesprit.

É uma boa usar a Master ball contra ela, já que você encontra ela no matinho sem saber quando. Em lendários que ficam parados, esperando que você batalhe, nestes é melhor usar Ultra Ball, assim você poderá salvar antes da batalha, e caso não capture, poderá voltar de onde salvou. Cresselia está no lv.50, pode ser localizada pelo mapa do Pokétch. Depois de capturar Cresselia, volte para ver o menino doente em Canalave, e ele estará curado. Verifique se Byron está em uma das casas em Canalave, você pode receber o Metal Coat dele.

POKÉMON MANSION & TROPHY GARDEN
Este lugar torna-se acessível depois de ter visto seu rival saindo ao sul de Hearthome seguindo em direção a rota 212. A Mansão Pokémon está localizada na própria rota 212. Aqui tem mulheres bloqueando a entrada de duas salas, nas outras você pode conseguir itens! Procure pelos itens, olhe no lixo, fale com as pessoas, encontre o Mr. Backlot.

Tem uma porta que te leva para fora da mansão. Você chegará à Trophy Garden, aqui você pode encontrar Pichu e Pikachu. Depois de ter conseguido a National Dex, você pode voltar aqui e falar com o Mr. Backlot todos os dias para ter um novo pokémon a ser encontrado na Trophy Garden. Depois de ter dois pokémons adicionais na Trophy Garden, na 3º vez que você for falar com ele, ele irá substituir o primeiro pokémon adicional, e assim sucessivamente.

Aqui tem alguns pokémons que, ao falar com ele, ele poderá adicionar na Trophy Garden: Meowth, Jigglypuff, Clefairy, Chansey, Eevee, Porygon, Marill, Castform, Plusle, Minun, Bonsly, Mime Jr., Happiny, Cleffa, Igglybuff, Azurill; e aparecem entre os levels 16-19.

A ROTA 224
Assim que você tiver derrotado a Elite 4, você poderá chegar aqui. Será preciso ter obtido a National Dex. Use Fly e voe até a Pokémon League (norte da Victory Road). Desça a cachoeira e entre na Victory Road. Tenha certeza de que está trazendo um pokémon com a técnica do Defog. Após entrar, desça e use Rock Climb para descer a parede escalando.

Siga para a esquerda e depois para o norte, suba as escadas que estão perto de um velho. Siga caminho, entre numa entrada que tem ali e siga até encontrar uma garota (é aqui que precisa usar Defog). Esta garota é uma treinadora pokémon chamada Marley, ela pedirá sua ajuda para atravessar esta parte da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dela, ela tem um Arcanine lv.57.

Marley lutará ao seu lado comArcanine lv.57

Nada demais, será como as outras pessoas que te pedem para fazer batalhas em dupla ao seu lado, seus pokémons são recuperados após as batalhas. Não espere muito por ela, como sempre, você terá que fazer quase tudo sozinho. Você terá que enfrentar alguns treinadores por aqui. Quando saírem, você então poderá explorar a rota 224. Bom, só explorar mesmo. No final dela tem uma pedra branca, com o item Oak’s Letter você poderá chegar até o lendário Shaymin, saiba mais no guia de captura dele.

SPRING PATH, TURNBACK CAVE E GIRATINA
Outro lendário que só dá para encontrar tendo a National Dex. Traga pokémons que tenham Rock Climb, Rock Smash e Defog, Ultra balls ou outras de sua preferênia. Vá à rota 214, verá que abriu-se uma nova área à direita da rota, chamada Spring Path. Os pokémons selvagens aqui estão nos lvs.52-54. Vá escalando com Rock Climb até achar uma caverna, a Turnback Cave. Na caverna, cada “sala” que você entrar haverá “portas” nos quatro cantos dela. Você deve ir arriscando uma porta e ir passando por várias salas até encontrar Giratina.

Se você entrar numa sala e voltar pela porta que entrou, voltará à 1º sala da entrada da caverna. Você pode entrar numa sala com pedras de Rock Smash, preste atenção na posição delas, se notar alguma irregularidade, pode descobrir a porta certa a se passar. Também tem salas com pilares que têm números, o nº de cima de cada pilar indica por quantos pilares você já passou e o nº de baixo de cada pilar indica por quantas salas você já passou. Você deve enontrar Giratina antes de passar por 30 salas. Quando você passar pelo 3º pilar, qualquer porta que escolher vai dar em Giratina. Te desejo boa sorte para chegar nele.

Giratina estará no lv.70. Salve ante de lutar com ele. Lembre-se que se atacá-lo com golpes do tipo normal ou lutador, não irá afetá-lo. Para ter vantagem, melhor golpes de gelo. Para ter resistência, melhor um tipo normal/voador, mas que não use golpes normais nem lutadores.

PASTORIA GREAT MARSH GAME (SAFARI ZONE)
Após ter a National Dex, você pode voltar aqui e ter a chance de encontrar pokémons diferentes, das regiőes de Kanto, Johto e Hoenn, como Paras, Kangakhan, Yanma, Shroomish, Gulpin, Tropius e Carvanha pescando.

PAL PARK
O Pal Park é onde você pode transferir seus pokémons dos jogos de GBA para as versőes Diamond ou Pearl. Assim que você puder usar o surf fora das batalhas, este lugar se tornará acessível. Ao sul da cidade de Sandgem tem uma praia, use surf e você pode acessar as rotas 219, 220 e 221, que vão dar no Pal Park. Venha aqui quando já tiver a National Dex.

Com a National Dex, entre e o Profº Oak dirá que você poderá transferir pokémons de Kanto ou Hoenn para o Pal Park. Ele te dará uma nova função para o seu Pokétch, Trainer Counter, que mostra os 3 pokémons mais vistos com o Poké Radar. Você poderá transferir 6 pokémons por vez para o Pal Park, para transferir mais, é preciso esperar 24 horas. E não adianta adiantar 24 horas no relógio, pois acabará tendoque esperar outras 24 horas. Você terá que capturar os 6 pokémons que foram tranferidos no Pal Park.

Para fazer isso, é preciso inserir o Pokémon Ruby, Sapphire, Emerald, FireRed ou LeafGreen no slot de GBA de seu Nintendo DS. Abra seu jogo de Diamond ou Pearl e no menu de entrada (Continue, New Game, …) você verá uma nova opção chamada “Migrate from [nome do jogo]”. Selecione essa opção e você poderá escolher 6 pokémons de seu jogo de GBA. Os pokémons escolhidos não podem ter nenhum golpe de HM, se algum tiver, é melhor que antes você passe no Move Deleter do jogo. Quando selecionar os 6 pokémons aparecerá uma pergunta dizendo se você quer transferir seus pokémons PERMANENTEMENTE de seu jogo de GBA para seu jogo de Diamond ou Pearl. Esteja ciente de que seus pokémons não poderão ser trocados de volta se fazer isso. Respondendo que sim, seu pokémon será transferido para seu jogo de Diamond ou Pearl.

Agora volte no menu de entrada e dê Continue. Abra seu jogo salvo e vá ao Pal Park. O recepcionista perguntará se você quer tentar capturar os pokémons transferidos, diga sim e receba 6 Park balls. Atenção: se você tranferiu algum pokémon de água, é melhor que mantenha seu pokémon que tenha surf na equipe. Conseguindo capturar os 6 pokémons lá dentro (basta atirar a Park ball que ele é capturado automaticamente), você poderá ganhar um item, responda sim e seus pokémons são transferidos para o PC. Dependendo do pokémon que estiver no Pal Park, a área que ele aparece varia. Por exemplo: pokémons de água podem aparecer na água usando surf, os insetos na floresta, pokémons de pedra na área rochosa, etc.

SNOWPOINT TEMPLE E REGIGIGAS
Snowpoint Temple é o templo ao norte da cidade Snowpoint. Ao se aproximar dele, a guardiã do templo irá te parar. Se já tiver a National Dex, Candice virá e irá liberar sua passagem. Lá dentro haverá gelo para você se deslizar e itens a serem pegos.

Para encontrar Regigigas, basta ir até as profundezas das ruínas, mas ele está adormecido. Para despertá-lo, basta transferir de suas versőes de Game Boy Advance, os lendários Regirock, Regice e Registeel usando o Pal Park. Tendo o trio lendário de Hoenn em sua equipe, volte ao templo e poderá falar com Regigigas, salve antes de falar com ele! Ele está no lv.70, com uns golpes bons, tome cuidado para não ser derrotado e não derrotá-lo, fique alguns turnos enfraquecendo e incapacitando-o, para depois jogar Ultra balls.

A BATTLE ZONE
A Battle Zone (Northeast Island) é uma grande ilha no topo direito do mapa. É o lugar mais interessante de se ir depois de derrotar a Elite 4 e receber a National Dex. Lá você encontrará treinadores com a maioria dos pokémons lv.50-60 e muitos pokémons das geraçőes anteriores. Lembra quando sua mãe tinha dito que seu rival pegou um barco em Snowpoint? Pois é isso que você deve fazer agora!

FIGHT AREA
Pegue o navio em Snowpoint e vá à Battle Zone. Você encontrará seu rival lá e uma outra pessoa de cabelo vermelho que vão à Battle Tower. Essa Fight Area nada mais é que um ponto de partida para os demais lugares da Battle Zone. Tem uma velha no PokéMart que te dá Scope Lens. Vá para o norte-esquerdo da área, perto da entrada da rota 225. Fale com o pescador aqui e responda sim e finalmente receberá a Super Rod, a melhor vara de pescar. Para a esquerda tem a saída para a rota 225. À direita da área tem a saída para o Battle Park e para a rota 230. Temos que escolher uma ordem, vamos conhecer primeiro o Battle Park indo pelo norte direito.

BATTLE PARK
Quando for entrar, todos que estiverem lá dentro irão olhar para você e vão dizer que você precisa de um Point Card para prosseguir (cena já conhecida dos jogadores de Emerald, pois é o mesmo que acontece ao entrar na Battle Frontier). Você receberá o Point Card e poderá entrar no Battle Park. Aqui é onde fica a Battle Tower destas versőes. Na Battle Tower você ganha Battle Points (BP) que você pode trocar por itens. Você vê seus BPs no Point Card.

No sul esquerdo da área você encontra Razor Fang. Na parte do norte fica o lugar onde você pode trocar seus BPs por itens (tem até Rare Candy). Seguindo mais para o norte estará a Battle Tower. Um cara loiro, parecido com seu rival (deve ser o pai dele) irá passar por você, seguido de seu rival. Na Battle Tower tem 3 recepcionistas, a da esquerda e direita fazem algo à respeito de batalhas pelo Wi-Fi, enquanto o do meio te guia para as tradicionais batalhas da Battle Tower, que podem ser batalhas em dupla ou individuais e com adversários no lv.50 ou 100. Você terá de derrotar 7 treinadores de uma vez, podendo recuperar seus pokémons entre as batalhas. Para mais informaçőes da Battle Tower, desça até o fim deste guia da Battle Zone. Seus pokémons em levels maiores serão automaticamente reduzidos ao lv.50 enquanto estiverem lutando no Battle Tower.

SURVIVAL AREA
Agora volte à Fight Area e siga em direção à rota 225. Traga Rock Climb, Cut, Surf, pois tem uns itens bons a serem pegos aqui. Aqui você encontra Fearow, Raticate, Machoke, Roselia, Banette (à noite) e Skuntank (só em Diamond) em lvs.50-52, com exceção de Spearow e Rattata que estão em lvs.20 e 22. Há treinadores com pokémons acima do lv.50. Essa rota não é tão pequena quanto parece. Em um lugar tem uma casa onde te dão Fresh Water. No final estará na Survival Area.

Nada a fazer, apenas recupere seu pokémons. Se quiser, um cara na casa que está embaixo te dá o TM42. Siga caminho à direita para a rota 226. Traga Rock Smash e Strength também. Aqui já é possível encontrar Golduck. Use Rock Climb direto aqui. Uma hora estará num lugar que se for em direção ao norte estará na rota 227 e à direita na rota 228. Vamos primeiro à rota 227.

Na rota 227 você encontra Camerupt, Rhydon, Golbat (à noite), Weezing e Skarmory em lvs.54-56, com exceção de Numel e Rhyhorn que estão em lvs.22 e 24. Nesta rota caem cinzas vulcânicas devido à Stark Mountain. Precisará fazer umas manobras com a bike aqui. No caminho encontrará seu rival e Crasher Wake (o líder do ginásio de água). Falarão sobre a Stark Montain e irão. Seu rival falará também de 21 vitórias na Battle Tower. Nesta rota também tem uma casa onde a velha recupera seus pokémons. Logo verá aquela pessoa de cabelo vermelho. Ele dirá que se chama Buck e que vai até a Stark Mountain (esse é mesmo o irmão do Flint da Elite 4!). Prossiga até chegar à Stark Mountain, use Rock Climb quando necessário.

STARK MOUNTAIN E HEATRAN
Aqui você pode achar Slugma e Magcargo. Fique esperto quando for empurrar as pedras com Strength. Vá pegando os itens que encontrar e abrindo caminho até encontrar seu rival, que falará sobre Buck, a Battle Tower e a Battle Zone.

Siga caminho até encontrar Buck novamente. Ele pedirá sua ajuda para chegar em um certo ponto da caverna. Você fará batalhas em dupla ao lado dele, ele tem um Claydol lv.58. A tela mostrará uma visão um pouco mais ampliada que o normal, fazendo que os personagens fiquem pequenos.

Buck lutará ao seu lado comClaydol lv.58

Acho que você já se acostumou com essas pessoas que fazem batalhas em dupla ao seu lado, já sabe como funciona. Como todas as vezes que você anda com alguém, não poderá usar Surf e nem Rock Climb fora das batalhas. Já que está ao lado de Buck, aproveite e procure por treinadores para batalhar, use Strength e Rock Smash quando preciso.

Vá buscando por mais itens e tentando achar a saída. Quando Buck for embora, siga-o, ele pegará alguma coisa de pedra e irá embora. Se tiver um Escape Rope, apoveite agora para usá-lo. Depois disso, volte à Survival Area e fale com Buck na casa à esquerda do Centro Pokémon. Ele irá voltar à Stark Moutain para ver os resultados do terremoto que houve lá. Volte novamente à Stark Mountain (traga Ultra balls e Dusk balls para capturar um lendário). Quando estiver na parte em que encontrou Buck, aproveite para usar Rock Climb que andando com ele não dava para usar. Você poderá achar uns itens e cortar caminho fazendo isso. No final você verá que na última caverninha apareceu um Heatran lv.70. Lembre-se de salvar antes da batalha!

RESORT AREA
Pegue um pokémon com Rock Smash e Cut e volte à entrada da rota 228 (norte da Survival Area, em direção à Stark Mountain, você pode ir à direita chegando na rota 228). Aqui é onde há um deserto (como pode haver neve (em Snowpoint) e deserto (aqui) no lado norte de um mesmo continente? Só mesmo em Pokémon!). Para quem não sabe, no deserto há uma tempestade de areia, isso quer dizer que em todas as batalhas começará o Sandstorm automaticamente, ferindo todos os pokémons que não seja do tipo pedra, terra ou metálico (igual quando está nevando, que começa o Hail automaticamente, ferindo os pokémons que não são de gelo).

Aqui você encontra Dugtrio, Rhydon, Cacturne e Hippowdon em lvs.52-54, com exceção de Diglett e Cacnea que estão em lvs.23 e 25. Procure explorar toda a rota, pegando itens e derrotando treinadores. É nesta rota que você encontra o Move Tutor dos golpes mestres dos iniciais. Ele está numa casa e ensina Frenzy Plant (para Venusaur, Meganium, Sceptyle ou Torterra), Blast Burn (para Charizard, Typhlosion, Blaziken ou Infernape) ou Hydro Cannon (para Blastoise, Feraligatr, Swampert ou Empoleon). Esses golpes (Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon) funcionam como o Hyper Beam, tendo que recarregar depois de usado. Para que ele ensine, basta colocar um inicial no estágio final de evolução em primeiro na sua equipe.

Chegará na rota 229, onde você encontra Oddish, Gloom, Bellsprout, Weepinbell, Volbeat, Illumise, Ledian (de manhãzinha) e Ariados (à noite). Se joga Diamond você ainda encontra Roselia e Scyther, se joga Pearl, Purugly e Pinsir. Nesta rota tem outra saída para a rota 230, mas vamos deixar para explorá-la por último. Nada demais, apenas preocupe-se de explorar toda a rota, pegando itens, derrotando treinadores… a saída está no extremo sul. Na Resort Area não há nada interessante, mas para aqueles que precisam aumentar a felicidade de seus pokémons, aqui tem um spa e o Ribbon Syndicate, onde você pode comprar Ribbons, isso se você já tiver algumas. Agora pode explorar a rota 230, uma rota aquática, lá você pode encontrar treinadores e uma Rare Candy usando Rock Smash.

BATTLE TOWER
Na Battle Tower tem um líder, chamado Palmer, semelhante aos Frontier Brains em Emerald, pois é preciso passar por uma série de batalhas para chegar nele. Para isso é preciso falar com a recepcionista do meio e fazer batalhas individuais e com adversários no lv.50 ou 100 (se escolher 50, lute sempre no 50; se escolher 100, lute sempre no 100). Você terá de derrotar 7 treinadores de uma vez, podendo recuperar seus pokémons entre as batalhas. Você usa apenas 3 pokémons em cada batalha.

Se você pensa que todos os lendários estão bloqueados, fique sabendo que não estão. Lá é possível que você use: qualquer um do trio de lendários das 4 geraçőes, Latias e Latios, Heatran, Cresselia e Regigigas. Tanto é que podem usar esses lendários contra você. Você só não poderá usar os lendários guardiőes, lendários “bunitinhos” e lendários mestres. Se você ficou confuso, abaixo estão os lendários que NÃO são usados na Battle Tower:

Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Dialga, Palkia, Giratina, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin e Arceus.

Fora esses, todos os demais lendários podem ser usados.

Você luta com 7 treinadores, um de cada vez. Cada vez que você derrota 7 treinadores de uma vez (sem perder para nenhum dos 7) você completa 1 “round”. Se você for derrotando 7 treinadores consecutivamente (sem perder), uma hora Palmer aparecerá.

Tower Tycoon Palmer

Na 21º batalha (último treinador do 3º “round”), Palmer aparece e usa estes pokémons:

Rhyperior – Expert Belt – Flamethrower/Thunderbolt/Ice Beam/Rock Wrecker
Dragonite – Wide Lens – Stone Edge/Dragon Rush/Aqua Tail/Iron Tail
Milotic – Salac Berry – Hypnosis/Dragon Pulse/Hydro Pump/Recover

Na 49º batalha (último treinador do 7º “round”), Palmer aparece e usa estes pokémons:

Heatran – BrightPowder – Dark Pulse/Magma Storm/Flash Cannon/Explosion
Regigigas – Chople Berry – Stone Edge/Ice Punch/Crush Grip/Brick Break
Cresselia – Leftovers – Shadow Ball/Psychic/Calm Mind/Moonlight

É impotante ganhar batalhas consecutivamente, se você perde uma batalha, a contagem de treinadores derrotados recomeça o zero.

O modo multibattle:

Falando com a recepcionista da esquerda você pode fazer batalhas ao lado de um amigo via DS Wireless. Mas além disso você pode batalhar ao lado dos treinadores que você ajudou durante o jogo. Falo de Cheryl, Mira, Riley, Marley e Buck, lembra deles? Se você já lutou ao lado deles terá a chance encontrá-los lá. Agora é a vez deles te ajudarem. Os pokémons deles já não batalham que nem bobos, agora eles realmente podem te ajudar a ganhar batalhas em dupla na Battle Tower. Lembrando que se você escolher essa opção o Palmer não aparece para lutar. Os pokémons deles podem variar:

 

Snorlax
Espeon
Umbreon
Porygon2

Cheryl da Eterna Forest
Blissey
Milotic
Latias

Latios
Gastrodon
Porygon-Z
Cresselia

 

Mira da Wayward Cave

Alakazam
Gengar
Zapdos
Espeon
Gardevoir
Latios
Roserade
Magnezone
Magmortar
Togekiss
Glaceon
Porygon-Z

 

Poliwrath
Machamp
Rhydon
Gyarados
Ursaring
Tyranitar
Blaziken

Riley da Iron Island
Breloom
Slaking
Hariyama
Medicham
Absol
Salamence

Metagross
Rampardos
Lucario
Toxicroak
Rhyperior
Mamoswine
Regigigas

 

Marley da Victory Road

Dugtrio
Electrode
Starmie
Aerodactyl
Crobat
Sceptyle
Swellow
Ninjask
Weavile

 

Umbreon
Forretress
Steelix
Shuckle
Buck da Stark Mountain
Skarmory
Regirock
Regice
Registeel
Bastiodon
Rhyperior
Probopass
Dusknoir
Cresselia

PHIONE & MANAPHY
Em um evento do jogo alternativo Pokémon Ranger (Nintendo DS), você tem a missão de pegar um ovo. O continente de lá chama-se Fiore, mas o ovo só pode ser chocado em Sinnoh. Então, é preciso trocar o ovo do jogo Pokémon Ranger para o jogo Diamond/Pearl. Tenha esse ovo em sua equipe e ande por Sinnoh até ele chocar, irá nascer um Manaphy lv.1.

Agora, tendo um Manaphy e um Ditto, basta cruzá-los no Day Care e sairá um ovo diferente. Tenha esse ovo em sua equipe e ande por Sinnoh até ele chocar, irá nascer um Phione lv.1. Estas são as formas de se obterem Phione e Manaphy.

DARKRAI E A NEWMOON ISLAND
Você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você receberá o Member’s Card. Vá à cidade Canalave e você poderá acessar o Motel que antes ficava trancado. Vá lá para dormir à noite e você será perturbado pelo Darkrai em seu sonho. Quando você acordar, o diário (journal) estará lá contendo a localização do Darkrai. Vá até o porto no sul da cidade e peça para te levar de barco até o local. Quando você chegar na ilha, poderá batalhar com o Darkrai, ele está no lv.40. Use bastante golpes lutadores nele se quiser ter vantagem, afinal, Darkrai não é do tipo fantasma e sim noturno.

SHAYMIN E O FLOWER PARADISE
Também você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você receberá o item Oak’s Letter (a carta do profº Carvalho). Com este item na mochila, vá à pedra branca que tinha na rota 224. Fale com o profº e a rota irá aumentar de tamanho. Esta Seabreak Path é uma extensão da rota 224, que vai dar direto no Flower Paradise. Atravesse o jardim de flores, no final, estará um Shaymin lv.30 te esperando.

ARCEUS E A HALL OF ORIGIN
Outro que você só poderá chegar até ele através de um evento da Nintendo. Neste evento, você ganha Azure Flute. Com esse item em sua mochila, vá para o Spear Pillar no Mt. Coronet, naquele lugar onde você batalha com Dialga/Palkia. Ao entrar no Spear Pillar você tocará a flauta (Azure Flute). As escadas aparecerão e você subirá até o lugar onde o Arceus fica. Este é o pokémon em level mais alto que se pode capturar, ele está no lv.80, nunca nenhum pokémon apareceu no level 80 para ser capturado, portanto, esteja preparado.

Pokémon Mythology