Detonado Scarlet/Violet

REGIÃO DE PALDEA – SEU PRIMEIRO DIA NA ESCOLA
Escolha qual o idioma você quer jogar e a sua aparência (sexo, cor da pele e cor do cabelo). Escreva o seu nome. O jogo vai perguntar para confirmar sua aparência. Você verá mais duas opções. Uma delas permite mudar o seu penteado e escolher outras cores do cabelo. Na outra você pode escolher cor e formato dos olhos, dos cílios, das sobrancelhas e dos lábios. Personalize a aparência como preferir, quando estiver satisfeito, prossiga com o jogo. O salvamento será automático será habilitado.

Acompanhe a introdução do jogo. Você irá conhecer a sua escola, o diretor Clavell, a região de Paldea e como os humanos e os pokémons vivem em harmonia nesse mundo. Você verá o lendário do jogo voando por Paldea até cair numa praia. Você estará em seu quarto. Apertando (X) você abre o menu. Indo em opções, você pode configurar algumas coisas, se quiser, pode desabilitar o salvamento automático. Uma novidade que temo nesses jogos é a opção de desabilitar cutscenes, caso você não goste de ver as cenas especiais do jogo.

Desça as escadas e siga o Skwovet. Encontre sua mãe lavando louça na cozinha. Ela vai comentar que este é o seu primeiro dia na escola. A campainha irá tocar, vá até a porta atender. O sr. Clavell irá se apresentar, ele é o diretor da escola que você vai entrar. A escola se chama Naranja Academy (se você joga Scarlet) ou Uva Academy (se você joga Violet). Enquanto sua mãe recepciona o diretor, suba para o seu quarto e pegue sua mochila e seu chapéu. Então desça e o diretor te chamará para sair. Vá atrás dele.

CABO POCO – O INÍCIO DE SUA JORNADA
Do lado de fora, Clavell vai lhe mostrar Sprigatito (tipo planta), Fuecoco (tipo fogo) e Quaxly (tipo água), os pokémons iniciais que todo treinador que entra na escola pode receber. Enquanto você escolhe o pokémon que quer ter como parceiro, Clavell precisará dar uma passadinha numa casa próxima. Ele pede para que vá até lá assim que você se decidir. Sua mãe sugere que dê uma volta com os iniciais para aprender mais sobre eles. Ela também vai te dar um Rotom Phone. Você pode acessá-lo apertando (Y). No Rotom Phone você pode visualizar o mapa de Paldea. O jogo sempre irá indicar o seu próximo destino no mapa. Apertando (X) com o mapa aberto você consegue acessar a opção para abrir o seu Trainer Card.

Dê uma volta pelo lugar, você vai achar alguns itens pelo chão. Siga para a casa que o diretor foi, os iniciais vão te seguir. Chegando lá, os iniciais vão se espalhar. Você conhecerá Nemona, sua vizinha e nova rival. Ela é presidente do conselho estudantil e sua colega de classe. Também tem um título de treinadora com nível de campeão. Ela está louca para batalhar com você, mas antes, você deve escolher o seu inicial. Após fazer sua escolha, Clavell vai permitir que Nemona escolha um também, ela escolherá o inicial de fraqueza ao seu. Nemona pede para que a encontre na praia, para que vocês possam batalhar.

PRIVATE BEACH – A BATALHA COM NEMONA
A praia fica aos fundos da casa. Recolha mais alguns itens pelo caminho. Um recurso novo desses jogos é a autocura. Com a autocura, o jogo irá selecionar automaticamente os itens de sua mochila para curar seu pokémon. O recurso prioriza os itens que curam menos HP (ou seja, primeiro ele consome todos as Potions, acabando as Potions ele consome todas as Fresh Waters, depois Soda Pop, depois Super Potion, depois Lemonade, depois Moomoo Milk, depois Hyper Potion). Para usar esse recurso, basta selecionar o pokémon que você quer curar e apertar (-).

Siga até o campo de batalha no meio da praia e enfrente Nemona.

Nemona usa:
Sprigatito/Fuecoco/Quaxly lv.5 (inicial com fraqueza ao seu)

Após vencê-la, Nemona fica animada para batalhar de novo, mas Clavell a detém. Seu Rotom Phone será atualizado com o aplicativo da Pokédex. Clavell te deixa sob os cuidados de Nemona e vai embora. Ela então pedirá para segui-la, para te mostrar como se captura pokémon.

Para acessar a Pokédex, basta apertar (-). Batalhar e capturar pokémons vai preenchendo alguns "livros" dentro da Pokédex, cada pokémon tem seu próprio volume. Apertando (X) você pode conferir as recompensas que você pode receber por conseguir mais volumes. Apertando (+) você pode ver sobre o habitat do pokémon e ver onde ele pode ser encontrado.

Sua mãe virá falar com Nemona. Sua rival vai te guiar para a escola. Sua mãe te dá um Sandwich. Você também recebe dela 5 Potions. Sua mãe te deixará. Nemona vai sair na frente, vá atrás dela.

POCO PATH – O CAMINHO PARA O FAROL DO SUL DE PALDEA
Nemona explica que a partir de agora você poderá encontrar pokémons pelo caminho. Em seguida ela te entrega 5 pokébolas. Um Lechonk vai surgir e você deve desafiá-lo. Você vai descobrir que numa batalha é possível apertar (X) para acessar rapidamente uma pokébola, agilizando sua captura. Nemona lhe dará mais 10 pokébolas. Ela recomenda que capture alguns pokémons pelo caminho e combina de se encontrar com você no farol que está logo adiante.

Você pode entrar em uma batalha contra um pokémon selvagem de duas formas: ou você avança pra cima do pokémon, ou você arremessa a pokébola do seu pokémon no pokémon que você quer enfrentar. Para fazer isso, basta apertar (ZR), seu personagem vai lançar a pokébola do primeiro pokémon da sua equipe em cima do pokémon selvagem e a batalha vai começar. Se você apertar (ZR) e não acertar nenhum pokémon, o seu pokémon apenas vai sair da pokébola e começar a te seguir.

Apertando o botão (ZL) perto de um pokémon, a câmera dará um zoom nesse pokémon, facilitando pra você mirar nele. Essa tática é útil para alcançar pokémons que estejam pendurados em árvores ou voando pelo céu. Basta apertar (ZL) para mirar no pokémon que está na árvore ou voando, então apertar (ZR) para lançar seu pokémon e iniciar uma batalha.

Pokémons desta área: Lechonk, Tarountula, Pawmi, Fletchling, Hoppip, Scatterbug.

Apertando (X) você abre o menu. Com o menu aberto, você pode selecionar um pokémon e então apertar (Y) para rapidamente colocá-lo em primeiro da sua equipe. Nesse menu você também tem acesso à mochila (onde ficam seus itens) e o Box (onde vão os pokémons que você captura depois de estar com a equipe completa).

Se você apertar a seta direcional pra baixo (↓) você irá ativar a câmera e poderá tirar fotos do lugar em que está. Com a câmera aberta, aperte (Y) para alternar entre a câmera traseira e frontal. A seta direcional pra cima (↑) te permite fazer alguns gestos e poses. A seta direcional pra esquerda (←) te permite trocar de roupa. A seta direcional pra direita (→) abre o menu de notificações.

Enquanto seus pokémons vão subindo de level, eles podem ir aprendendo novos golpes. Se o seu pokémon esquecer de um golpe ou você preferiu não ensinar um golpe que ele aprendeu, você pode, a qualquer momento, acessar o summary do pokémon apertar (A) no menu de golpes para fazer seu pokémon lembrar qualquer golpe que ele já tenha aprendido antes. Nesses jogos não precisamos de Move Relearner.

INLETH GROTTO – O ENCONTRO COM KORAIDON/MIRAIDON
Quando estiver na metade do caminho para o farol, Nemona virá checar quantos pokémons você capturou. Vocês vão ouvir um rugido misterioso. Nemona sugere descobrir de onde veio esse rugido. Ela fala para que tome cuidado com o penhasco, mas que seu Rotom Phone pode te salvar caso você caia. Isso vale durante todo o jogo: caso você caia de uma grande altura, seu Rotom Phone vai te salvar de se esborrachar no chão.

Perto de onde vocês estão, você vai notar que parte da cerca está quebrada. Siga nessa direção e você vai encontrar o lendário da sua versão, numa praia logo abaixo do desfiladeiro. Você vai cair lá embaixo, mas será salvo pelo Rotom Phone. Koraidon/Miraidon parece fraco. Aproxime-se e dê a ele aquele Sandwich que sua mãe te deu. O lendário vai se levantar, se transformar e depois vai entrar na caverna. Vá atrás dele.

Acompanhe Koraidon/Miraidon pela caverna. Em um certo ponto, você ouvirá Nemona te chamando da outra saída da caverna. Ela fala pra que procure uma forma de escalar. Apenas siga o lendário, ele vai abrindo caminho pra você.

Pokémons desta área: Diglett, Yungoos, Houndour.

Mais adiante, você será atacado por um Houndoom e mais um bando de Houndour, mas fique tranquilo, o lendário irá te salvar e te levar pra fora da caverna. Chegando lá, Koraidon/Miraidon irá perder sua transformação. Você e Nemona vão discutir um pouco sobre ele. Adicione o telefone de Nemona no Rotom Phone e receba dela o TM032 Swift. Continue novamente pela estrada principal até chegar no farol.

POCO PATH LIGHTHOUSE – O ENCONTRO COM ARVEN
Chegando no farol, você vai conhecer outro aluno da escola. Trata-se de Arven, filho da Profª Sada/do Profº Turo. Arven parece conhecer o lendário e irá chamá-lo pelo nome. Arven quer te testar e vai te desafiar numa batalha. Ele também será um tipo de rival seu nesses jogos.

Arven usa:
Skwovet lv.5

Após derrotá-lo, Arven lhe dará a pokébola do lendário. Nemona vai questionar Arven sobre ele ter a pokébola do lendário, mas ele irá fugir. Nemona então te chama para subir até o topo do farol. A partir de agora, Koraidon/Miraidon ficará sob sua guarda, mas você não poderá usá-lo em batalhas. É possível vê-lo no menu de seus pokémons.

Entre no farol e suba as escadas. Do alto do farol é possível ver bem longe no cenário. Nemona irá apontar para Mesagoza, a cidade onde fica a sua escola. Ela também lhe mostra Los Platos, uma cidade menor que fica no caminho. Ela será o seu próximo destino. Desça o farol e siga para lá.

SOUTH PROVINCE (AREA ONE)
Você terá que seguir por um caminho onde você encontrará alguns pokémons selvagens, itens pelo chão e algumas pessoas. Nestes jogos, os treinadores não te chamam para batalhar quando você cruza o caminho deles. Você obrigatoriamente deve ir até o treinador e falar com ele para iniciar uma batalha.

Você pode apertar (B) para se abaixar e andar devagar, assim fica mais difícil de um pokémon selvagem perceber que você está se aproximando. Se você arremessar a pokébola do seu pokémon sem ser notado, você pegará o pokémon desprevenido e ganhará um turno no início da batalha.

Pokémons desta área: Paldean Wooper, Fidough, Wiglett, Shroodle, Flamigo, Lechonk, Tarountula, Hoppip, Fletchling, Pawmi, Houndour, Psyduck, Buizel, Azurill, Wingull, Magikarp, Scatterbug, Spewpa, Surskit, Chewtle, Oricorio, Gastly, Drowzee, Pachirisu, Pichu, Happiny, Sunkern, Hoppip, Ralts, Igglybuff, Bonsly, Bounsweet.

Você pode encontrar alguns Gimmighouls espalhados pelo mapa. Aproxime-se deles e aperte (A), você receberá algumas moedas. Essas moedas serão necessárias para evoluir seu Gimmighoul. Você só poderá capturar os Gimmighouls que aparecem na forma de baú. Esses só aparecem mais adiante no jogo. Os Gimmighouls de baú também costumam te dar uma quantidade maior de moedas.

Explore o quanto quiser, mas não demore muito para seguir para o destino principal, mais cedo ou mais tarde você vai acabar ficando sem Potions e sem pokébolas. Siga para a próxima cidade, você pode retornar aqui mais tarde.

LOS PLATOS – A CIDADE DOS INICIANTES
Nemona estará te esperando numa espécie de posto. Aqui é o Centro Pokémon, onde você pode falar com a enfermeira no balcão vermelho para curar seus pokémons. No balcão azul você encontra o Poké Mart, onde você pode comprar itens com o vendedor. Ele comenta que aceita pagamentos em dinheiro e em League Points (LP).

No balcão verde temos uma máquina de fabricar TMs. Você pode usar os materiais que os pokémons derrubam para fabricar seus próprios TMs. Você também pode comprar materiais nessa máquina, mas só poderá fazer pagamentos com LP. Nemona irá te presentear com 5.000 LP e alguns materiais de pokémons. Ela também te apresenta o Union Circle, local onde você pode se conectar com outros jogadores.

Em seguida, Nemona explica a função Let’s Go! Com o seu pokémon fora da pokébola, aperte (R) e ele poderá buscar itens que estiverem ao redor ou batalhar por conta própria com pokémons selvagens. Se o HP de seu pokémon estiver baixo, ele não poderá usar a função Let’s Go!, você deve curá-lo para isso. Quando seu pokémon batalha por conta própria, você não precisa dar nenhum comando, esta batalha é chamada de Auto Battle. Essas batalhas são decididas com base na força e no tipo dos pokémons envolvidos, preste atenção nisso antes de começar uma Auto Battle.

Cure seus pokémons com a enfermeira. Caso você esteja se sentindo perdido, você pode passar aqui no posto para pedir uma informação. Eles lhe darão dicas de onde você deve ir e vão marcar no mapa do Rotom Phone o destino sugerido. Você mesmo pode marcar um ponto no mapa para onde deseja ir. Quando você fecha o mapa, o seu personagem irá se virar para a direção do ponto onde você marcou, indicando que você deve seguir nessa direção.

Se você abrir o mapa do Rotom Phone, verá que tem alguns locais com o ícone de uma asa. Isso significa que você pode voar para esses locais (existe um serviço de táxi aéreo em Paldea, similar a Galar). Sendo assim, explore o mapa à vontade, quando precisar de um Centro Pokémon, basta selecionar Los Platos no mapa. Agora no começo, toda vez que você curar seus pokémons com a enfermeira, ela vai dar um tutorial.

MASS OUTBREAKS
Você deve ter notado que no mapa aparecem os ícones de alguns pokémons. Eles indicam que naquele local está havendo um Mass Outbreak do pokémon em questão. Quando isso acontece, um pequeno grupo de um mesmo pokémon aparece no mesmo lugar. É um bom lugar para treinar usando a função Let’s Go!, além de ser um bom lugar para encontrar um pokémon shiny. Fique tranquilo, se tiver algum pokémon shiny naquele grupo, seu pokémon não irá derrotá-lo numa Auto Battle.

MESAGOZA (SOUTH) – O CAMINHO PARA A ESCOLA
Seu próximo destino é a cidade Mesagoza. Nesse jogo é importante olhar constantemente no mapa para se localizar. Haverá um ponto na entrada da cidade, no mapa identificado por Mesagoza (South). Aí tem um posto do Centro Pokémon. Existe uma boa área pra explorar entre Los Platos até esse ponto, com treinadores, itens e pokémons. Essa área também faz parte da South Province (Area One).

Uma coisa que é importante você saber: quando você se aproxima de um treinador, um balão de fala aparece sobre a cabeça dele. Preste atenção na cor desse balão de fala. Na maioria dos treinadores, esse balão de fala é da cor branca, mas existem alguns treinadores que possuem um balão de fala na cor preta. Se encontrar um treinador com o balão de fala na cor preta, prepare seus melhores pokémons, pois este treinador é o treinador mais forte da área e costuma batalhar com pelo menos 3 pokémons.

Chegando no centro pokémon, você verá um rapaz de terno logo em frente. Fale com ele, ele é um representante da Liga Pokémon. Se você tiver vencido pelo menos 4 treinadores dessa área, você será premiado com o TM082 Thunder Wave. Haverá outros como ele em outros PokéCenters de Paldea, o desafio é o mesmo, derrotar uma certa quantia de treinadores do local para receber o prêmio. Lembre-se sempre de falar com esse carinha sempre que encontrá-lo.

Quando você chegar no portão de Mesagoza, Nemona irá te alcançar e te desafiar para uma batalha.

Nemona usa:
Sprigatito/Fuecoco/Quaxly lv.8 (inicial com fraqueza ao seu)
Pawmi lv.9 (Tera Electric)

Nemona vai terastalizar o Pawmi dela, mas só depois da batalha ela vai se dar por conta que você ainda não pode fazer isso. Ela vai dar um jeito nisso. Por ora, você será recompensado com 3 Revives. Feito isso, vocês entrarão na cidade. Mesagoza é a maior cidade de Paldea. Nemona irá citar os restaurantes e salões de beleza do lugar. Ela vai providenciar uma coisa que vai te permitir terastalizar seus pokémons. Por enquanto, você poderá explorar a cidade.

MESAGOZA (WEST) E MESAGOZA (EAST)
O castelo no centro da cidade é a escola, o seu destino principal. Subindo a escadaria você já chega lá. Antes de irmos para lá, vamos explorar a cidade. Existem dois postos do Centro Pokémon aqui, um no leste e um no oeste. É bom você passar pelos dois, assim eles ficam acessíveis posteriormente por Fly. A cidade também tem outros dois portões, um a leste e outro a oeste, mas você não poderá sair por eles até visitar a escola.

Andando pela cidade você verá vários cafés e restaurantes. Existe uma loja chamada Delibird Presents, lá é possível comprar certos itens e também capinhas para seu Rotom Phone. As lojas de roupas possuem peças como agasalhos, luvas, mochilas, óculos, chapéus, sapatos e meias. Lembrando que você não poderá trocar de calça, camisa e gravata pois fazem parte do uniforme da escola. Você também vai encontrar máquinas de bebidas pela cidade. Dê uma boa bisbilhotada em cada cantinho da cidade, passe por todos os becos, é possível achar diversos itens pelo chão.

Existe uma mulher no centro de Mesagoza que vai te dar capinhas de Rotom Phone com base em saves em outros jogos de Pokémon que você tem em seu Nintendo Switch. Se você tiver um save de Let’s Go Pikachu!/Eevee!, você recebe uma capinha tematizada de Pikachu e Eevee. Se você tiver um save de Sword/Shield, você recebe uma capinha tematizada de Ball Guy. Se você tiver um save de Brilliant Diamond/Shining Pearl, você recebe uma capinha tematizada de Pokétch. Se você tiver um save de Legends: Arceus, você recebe uma capinha tematizada de Arc Phone.

MESAGOZA – O ENCONTRO COM A TEAM STAR
De volta àquela escadaria principal da cidade, você encontrará alguns membros da Team Star no caminho. Eles são um bando de alunos rebeldes e valentões. Eles estão importunando uma garota. Interfira e desafie-os numa batalha. Após vencer a primeira, Nemona surgirá e lhe dará o Tera Orb. Com esse item, você será capaz de terastalizar seu pokémon. Nemona então diz para você enfrentar o próximo membro da Team Star usando esse recurso.

Aperte (R) durante a batalha para ativar o terastal. Seu pokémon ficará cristalizado. Todo pokémon tem um tipo Tera. Em alguns casos, o tipo Tera é diferente do tipo original de seu pokémon, indicando que seu pokémon irá mudar de tipo ao terastalizar. Uma espécie de coroa vai aparecer acima da cabeça do pokémon, indicando o tipo o qual ele se tornou. Os golpes do seu pokémon que forem do mesmo tipo que o tipo Tera dele ficarão mais fortes. Depois que você terastalizar uma vez em batalha, você não será capaz de terastalizar de novo até que cure seu pokémon num Centro Pokémon. As enfermeiras de Paldea, além de curar seus pokémons, recarregam o seu Tera Orb para que você possa terastalizar de novo.

Após a batalha, a dupla de membros da Team Star vai fugir. A garota de antes também vai agradecer e se retirar. Por fim, Nemona vai embora. Siga para a escola.

CONHECENDO A NARANJA/UVA ACADEMY
No hall da entrada, Nemona vai lhe mostrar a escola. Ela conta a Clavell sobre os desordeiros que você derrotou. Clavell revela que a garota que você ajudou se chama Penny. Nemona então te leva até a sala de aula, onde vocês terão aula com o professor Jacq. Ele vai te apresentar ao restante da turma. Nemona e um outro aluno vão fazer uma pergunta a você, responda o que quiser. Você verá algumas notificações no canto superior direito de que algumas aulas ficaram disponíveis. Sugiro ignorar isso por enquanto. Você poderá explorar a escola em seguida. Se tentar sair da sala, verá duas opções de lugares para você ir: Cafeteria (cantina) e Staff Room (sala dos professores). Escolha a que preferir.

Na Staff Room, você irá se deparar com Nemona conversando com uma mulher, que irá esbarrar em você e ir embora. Nemona a chama de "La Primera", uma treinadora poderosa, o tipo de treinadora que Nemona quer se tornar. Nemona então sugere que você atinja o nível de campeão, assim como ela. Você deve participar da Liga Pokémon e conseguir o título de campeão. Para isso, você deve desafiar os 8 ginásios de Paldea e conseguir as suas insígnias. Depois você passa por uma avaliação de campeão, valendo o seu título de campeão. Nemona também comenta sobre a caça ao tesouro, um evento onde os alunos saem da escola numa aventura em Paldea para aprender o que quiser. Nemona irá adicionar a localização dos 8 ginásios em seu mapa. Esta é a Victory Road, uma das linhas de história que você deverá passar em Paldea.

Na Cafeteria, você vai ver que Arven está por aqui. Fale com ele. Ele está pesquisando receitas de cura pokémon. Ele tem um livro que fala sobre um item chamado Herba Mystica, um tipo de erva que pode curar pokémons. De acordo com o livro, existem 5 tipos diferentes de Herba Mystica e são bastante raras. Elas são guardadas pelos Titan Pokémon, o que torna ainda mais difícil consegui-las. Arven não é muito bom em batalhas e não tem muitos amigos, por isso pede sua ajuda nessa missão. Arven irá adicionar a localização dos 5 Titan Pokémon em seu mapa. Este é o Path of Legends, outra das linhas de história que você deverá passar em Paldea.

Ao tentar sair da Cafeteria, você receberá uma ligação misteriosa em seu Rotom Phone. A pessoa que está falando com você se identifica com o nome "Cassiopeia". Ela vai falar sobre os encrenqueiros da Team Star. O plano de Cassiopeia é fazer com que a Team Star seja desfeita. Ela chama esse plano de Operation Starfall. Cassiopeia precisa de aliados para executar essa operação e recruta você para tal desafio. Ela vai desligar, em breve você terá mais detalhes sobre mais essa linha de história que você deverá passar em Paldea. Clavell vai aparecer e pedir para ser mais discreto ao atender ligações.

Após passar por Nemona e Arven, você ouvirá um chamado para comparecer na sala do diretor. Dirija-se para lá. Clavell fará uma videoconferência com a Profª Sada (em Scarlet) ou com o Profº Turo (em Violet). Ele(a) está fazendo pesquisas na Great Crater of Paldea (a cratera que existe no centro do mapa). Esse local é chamado de Area Zero. Ele(a) vai mencionar sobre Koraidon/Miraidon. O lendário vai pular pra fora da pokébola. Sada/Turo vai pedir para que tome conta dele. O lendário está fraco para fazer batalhas, mas irá te servir como montaria para viajar por Paldea. Após a conversa, Nemona virá para te levar até o seu dormitório na escola. Nemona explica que você pode usar a cama de seu quarto para descansar e curar seus pokémons. Vá se deitar na cama.

CAÇA AO TESOURO E AS TRÊS LINHAS DE HISTÓRIA
Alguns dias irão se passar, indicando que você passou um tempo estudando na escola. Você acordará em um dia onde todos os estudantes vão receber uma convocação. Nemona vem te chamar para ir para o pátio da escola (Schoolyard). Lá, Clavell irá anunciar a caça ao tesouro! Isso significa que todos os alunos estão liberados para explorar Paldea como bem quiserem. Clavell alerta para os alunos não irem para a cratera de Paldea. Nemona te chama para ir para a caça ao tesouro.

Fale com Nemona novamente na escadaria. Enquanto vocês descem as escadas, ela explica como a caça ao tesouro funciona. Ela comenta que você pode usar o mapa do seu Rotom Phone para selecionar o seu próximo destino. Ela vai sugerir para escolher um ginásio. Arven vai chegar e dizer para que você vá com ele atrás dos Titans e da Herba Mystica. Nemona e Arven vão discutir sobre qual é o melhor lugar para você seguir.

Eis que seu Rotom Phone toca. É a Cassiopeia. Ela vai dizer que a Team Star fez 5 esquadrões, cada um com sua própria base. Ela quer que você vença o líder de cada base. Cassiopeia irá adicionar a localização das 5 bases da Team Star em seu mapa. Esta é a Starfall Street, a terceira linha de história que você deverá passar em Paldea. Nemona e Arven falam para Cassiopeia não se intrometer, mas ela fala para que você decida o que quer fazer. Nemona está pronta para desafiar os ginásios e Arven quer ir atrás da Herba Mystica.

CONSEGUINDO A SUA MONTARIA
Koraidon/Miraidon vai sair da pokébola. Ele está pronto para sair em aventura com você. Aperte (+) quando quiser montar nele e (+) de novo quando quiser descer. Quando estiver montado nele, aperte (B) para fazê-lo pular. Monte no lendário e ele vai mudar de forma. Nemona vai notar que agora ele se parece mais com Cyclizar.

Se você quiser ir atrás dos Titans, Arven recomenda que deixe a cidade pela saída direita. Se quiser ir atrás dos ginásios, Nemona recomenda que deixe a cidade pela saída da esquerda. Os dois rivais irão se retirar. Você verá algumas notificações no canto superior direito de que algumas aulas ficaram disponíveis.

De agora em diante, sempre que vencer um ginásio, novas aulas serão liberadas na escola. Para fazer essas aulas, basta falar com a balconista na entrada da escola. Recomendo deixar para fazer essas aulas no fim do jogo, depois que tudo estiver liberado. Depois de algumas aulas você precisa fazer provas, então fica mais fácil lembrar das respostas se você fizer todas as aulas na sequência. Além disso, agora você também terá a opção de visitar outros locais dentro da escola. Também sugiro deixar para visitar esses locais para o fim do jogo, pois algumas interações só ficam disponíveis depois que passar por alguns ginásios. Resumindo: deixe para voltar para a escola no fim do jogo, depois de completar as três linhas de história.

A partir de agora, várias coisas foram liberadas no jogo. Vejamos a seguir algumas coisas que você precisa saber.

PARA ONDE EU DEVO IR AGORA?
Este jogo é mundo aberto, isso significa que você pode escolher para onde quer ir. Você pode ir para qualquer lugar do mapa que quiser. Contudo, os pokémons e adversários que você encontra pelo caminho possuem levels fixos. Por conta disso, é recomendado que você passe primeiro pelas áreas com levels menores.

Se você sair de Mesagoza pela saída da esquerda, Nemona vai te ligar, entendendo que você escolheu desafiar os ginásios primeiro. Se seguir pela saída da direita, Arven é que vai te ligar, entendendo que você escolheu desafiar os Titans primeiro. Ambos são uma boa opção para se desafiar nesse ponto do jogo. Você pode ainda voltar para Poco Path, Inleth Grotto e South Province (Area One), agora que você pode montar no lendário, é possível pular em alguns lugares, permitindo que você chegue em alguns itens que ficaram pra trás.

Aqui no detonado, vamos seguir primeiro pela área da esquerda, que leva ao 1º ginásio. Os pokémons e treinadores dessa área são levemente mais fracos que o da área que leva ao 1º Titan. A líder do 1º ginásio usa um time também levemente mais fraco que o 1º Titan. Uma coisa que você precisa saber é que ao vencer os Titans, você ganha upgrades em Koraidon/Miraidon, permitindo correr mais rápido, nadar, pular alto, voar e escalar. Se isso é uma prioridade pra você, vá enfrentar o Titan primeiro e depois volte para enfrentar o ginásio.

Ao vencer os ginásios, você vai liberando níveis mais altos onde pokémons trocados passam a te obedecer. Ao vencer a Team Star, você vai liberando mais TMs que podem ser fabricados nas máquinas de TMs. Você pode escolher a ordem que quer enfrentar com base nessas coisas, por exemplo. O melhor é ir intercalando as linhas de história, pois cedo ou tarde você acaba se deparando com alguém de level muito mais alto que você. No mapa abaixo, você confere o level dos adversários e uma numeração com a ordem sugerida para você seguir.

DICAS IMPORTANTES AO EXPLORAR O MAPA
Os postos do Pokémon Center são identificados no mapa. Quando acessar uma nova área, foque primeiro em chegar no Pokémon Center. Passando por ele, ele fica acessível via Fly, assim você pode explorar área com mais calma e retornar rapidamente para o Centro sempre que precisar se curar.

Enquanto estiver andando pelo mapa, dê uma boa olhada ao seu redor e veja se tem alguma torre ou farol. Se tiver, siga para lá e suba a torre/farol até o topo. Além de conseguir algumas coisas em seu caminho, ao fazer isso a torre/farol também ficará acessível via Fly.

Quando estiver num Pokémon Center, fale com o balconista do PokéMart e compre algumas Poké Dolls. Esse item garante que você escape de uma batalha com um pokémon selvagem. Como estamos num mundo aberto, eventualmente você poderá esbarrar em algum pokémon de level bem acima que o seu, capaz talvez até de derrotar todo o seu time. Basta usar uma Poké Doll para escapar dessa batalha ileso. Além disso, como não temos os itens de Repel nestes jogos, você não poderá limpar os pokémons selvagens do seu caminho, correndo risco trombar em um pokémon indesejado por acidente. Se você trombar com um pokémon chato que não te deixa fugir da batalha, use uma Poké Doll.

Da mesma forma como é possível se deparar com um pokémon de level muito acima do seu, também é capaz de você acabar entrando em uma batalha com um treinador de level muito acima do seu. Por esta razão, nestes jogos você é capaz de fugir das batalhas contra treinadores. Ao fugir de um treinador, a batalha será dada como perdida e você vai pagar com dinheiro por sua derrota. Assim você evita perder tempo com um treinador pra quem você iria perder de qualquer jeito.

Se você prestar atenção no cenário, verá que em muitos casos temos vários campos de gramado segmentados por estradas de terra. Geralmente os pokémons ficam andando pelos campos, enquanto a maior parte dos treinadores podem ser encontrados à beira das estradas de terra (alguns treinadores ainda podem aparecer pelos campos). Se precisar evitar os pokémons, procure seguir pelas estradas de terra. Além de abrigar a maioria dos treinadores, essas estradas de terra geralmente te levam mais rapidamente aos destinos principais. Se você ficar perdido, foque em seguir pelas estradas de terra.

SISTEMA DE DIA E NOITE
A partir de agora, o sistema dia e noite passa a funcionar. Contudo, ele não acompanha o relógio. Um dia completo de 24 horas leva 72 minutos de jogo para passar, ou seja, cada hora equivale a 3 minutos de jogo (3×24=72). Sendo assim, as manhãs vão durar 6 minutos (equivalendo ao período das 4h às 6h), o meio do dia vai durar 30 minutos (equivalendo ao período das 6h às 16h), o pôr do sol vai durar 6 minutos (equivalendo ao período das 16h às 18h) e a noite vai durar 30 minutos (equivalendo ao período das 18h às 4h).

Você não tem controle sobre a passagem do tempo. Sendo assim, se você quer capturar um pokémon que só aparece à noite, você deve ir jogando e esperando o tempo passar até anoitecer no jogo. Se você não quiser esperar jogando, você pode fechar o jogo e abrir novamente depois de 36 minutos que certamente já vai ser noite. Uma vez que o sistema de dia e noite passa a funcionar, ele é fixo no jogo, continuando a correr mesmo quando você não está jogando.

Para saber em que parte do dia você está, basta abrir o mapa (Y) e ver o ícone que aparece no centro superior. O ícone de dia aparece durante 36 minutos, o ícone de tarde aparece por 3 minutos e o ícone de noite aparece por 33 minutos (não há um ícone para o período da manhã, este período não afeta nada no jogo). No canto superior direito você também pode ver o ícone de clima. O sistema de clima também passa a funcionar a partir de agora, sendo assim, às vezes você pode chegar em áreas com chuva, por exemplo. Geralmente o clima pode durar entre 5 e 6 minutos.

TERA RAID BATTLES
Se você abrir o mapa, verá vários ícones em forma de estrela de diversos tipos de pokémon. Se você for até esses lugares, chegará em um pilar de luz que sai de uma pedra de cristal. São nesses lugares que você faz as Tera Raid Battles. Você pode desafiá-las sozinho ou com amigos. Nelas você encontra um pokémon terastalizado. Ele vai ter o tipo Tera de acordo com o tipo que estava indicado no mapa. Na maioria dos casos, é um tipo Tera raro, diferente do tipo original do pokémon. Você batalha com a ajuda de outros 3 treinadores. Se estiver jogando sozinho, serão treinadores aleatórios. Você pode se conectar com outros jogadores também.

Após derrotar o pokémon em questão, você poderá capturá-lo. Você também é premiado com diversos itens especiais após essa batalha. Você tem um limite de tempo para desafiar o pokémon, portanto, derrote-o o mais rápido que puder. Se o seu pokémon for derrotado, ele é revivido depois de alguns segundos. Você também tem uma penalidade de tempo, portanto, evite ao máximo deixar seu pokémon ser derrotado. Também é possível torcer pelo seu time, isso traz alguns benefícios, como cura ou melhora de stats dos pokémons.

Antes de iniciar uma Tera Raid Battle, você verá uma certa quantidade de estrelas logo abaixo da sombra do pokémon. Elas indicam o quão forte é o pokémon que você enfrentará. No início do jogo, você encontra apenas Tera Raid Battles de 1 ou 2 estrelas. Depois de conseguir 3 insígnias de ginásio, você também poderá encontrar as de 3 estrelas. Nelas, podem aparecer pokémons com Hidden Ability, e você pode obter itens como os Tera Shards. Com 7 insígnias de ginásio, você passa a encontrar as de 4 estrelas. Após completar as 3 linhas de história principais e a história da Area Zero, começam a aparecer as de 5 estrelas. Nelas já será possível obter itens como as Herba Mysticas. Se você estiver jogando online, os ícones no mapa das Tera Raid Battles irão brilhar se forem de 5 estrelas. Após participar uma vez no torneio da escola (Academy Ace Tournament) que acontece no pós-game, começam a surgir as de 6 estrelas. Jogando online, você saberá que é de 6 estrelas ao ver no mapa um ícone preto da Tera Raid Battle brilhando em roxo. Após ter acesso as de 6 estrelas, é possível ainda achar de 7 estrelas, caso esteja ocorrendo algum evento. Você precisa estar online, o ícone no mapa além de ser um cristal preto brilhando em roxo, também terá um círculo radiando.

Caso você tenha terastalizado um pokémon antes de entrar na Tera Raid Battle e você ainda não passou num Centro Pokémon para recarregar seu Tera Orb, você será capaz de terastalizar novamente após participar da Raid. Essas pedras de cristal também recarregam o seu Tera Orb, não é necessário nem entrar na Raid, basta interagir com a pedra de cristal que seu Tera Orb será recarregado.

POKÉMONS SELVAGENS TERASTALIZADOS
Às vezes, você vai se deparar com um pokémon brilhando em seu caminho. Se você entrar em batalha com ele, ele vai terastalizar na hora! Eles também costumam ter um tipo Tera especial, e de quebra, possuem um golpe do mesmo tipo do tipo Tera deles.

Você não poderá capturá-lo enquanto ele estiver terastalizado. Para quebrar o terastral, é preciso enfraquecer o pokémon até o HP chegar no vermelho, só assim você poderá capturá-lo. Você também receberá alguns LPs após a batalha. Depois de capturados, esses pokémons aparecem novamente no mesmo local no dia seguinte, caso queira capturar outro.

FAZENDO PICNICS
Se abrir o menu (X), verá que surgiu uma nova opção: Picnic. Se você estiver em um local adequado, você pode usar essa opção para fazer um picnic com seus pokémons. Você não pode fazer picnics em cidades ou em locais onde não tenha espaço para a mesa e todos os seus pokémons, prefira locais mais abertos. Durante o picnic, você pode interagir com seus pokémons de várias formas.

Aperte (R) para assoviar, chamando seus pokémons pra perto de você. Aperte (X) para dar banho neles, use o analógico esquerdo enquanto aperta (A) para ensaboar, depois (Y) para enxaguar (fazer isso pode restaurar HP ou aumentar a felicidade de seu pokémon). Aperte (ZR) para lançar uma bola para os seus pokémons brincarem. Você pode chamar o lendário de volta com (+) caso não queira ele por perto. Aperte (Y) para desfazer o picnic.

Às vezes você pode encontrar pelas estradas um treinador com uma mesa de picnic. Sempre que avistar um, converse com ele, você pode ganhar alguns itens e até ter os seus pokémons curados.

SOUTH PROVINCE (AREA TWO)
Seguindo pela saída esquerda de Mesagoza, vá caminhando pela estrada de terra até chegar no Centro Pokémon. Em seguida, olhe ao seu redor, você vai avistar uma torre. Siga para lá e suba a torre. Com isso, você vai ter registrado dois pontos para usar Fly que temos nesse lugar. Vá explorando o lugar, enfrentando os treinadores e recolhendo os itens pelo caminho.

Pokémons desta área: Smoliv, Maschiff, Tadbulb, Nacli, Tinkatink, Fidough, Pawmi, Shroodle, Psyduck, Starly, Fletchling, Combee, Vespiquen, Sunkern, Pichu, Pikachu, Eevee, Igglybuff, Jigglypuff, Happiny, Yungoos, Mareep, Azurill, Marill, Makuhita, Hoppip, Bonsly, Buizel, Drowzee, Bronzor, Bounsweet, Chewtle, Skwovet, Surskit, Kricketot.

Pokémons terastalizados: Diglett (Rock), Meowth (Flying), Fletchling (Fire).

GRAND OLIVE ORCHARD – O POMAR NO ALTO DA MONTANHA
Existe uma área ao norte do Centro Pokémon da South Povince (Area Two) com uma grande montanha. Vá contornando essa montanha até achar uma passagem que lhe permite subir a montanha. Quando chegar na área mais elevada, você estará num local chamado "The Grand Olive Orchard", um dos 10 pontos turísticos de Paldea. Ao passar por este lugar, ele ficará acessível via Fly. Esse lugar faz parte da South Province (Area Two), logo, alguns dos pokémons listados acima aparecem só aqui.

Continue explorando a área à vontade, mas tome cuidado para não ir muito ao norte. Se você chegar na West Province (Area One), recomendo voltar imediatamente, pois os pokémons dessa área estão num level mais elevado para esse ponto do jogo. Na parte mais ao sul existe um rio que te impede de continuar mais ao sul, explore até esse ponto. Você até pode encontrar uma passagem que cruza o rio no canto direito, mas você também chegará em outro local com pokémons de levels mais elevados.

Depois que estiver satisfeito, retorne para a trilha principal. Seu destino é a cidade chamada Cortondo, onde encontraremos o primeiro ginásio. Acompanhe no mapa sua localização.

CORTONDO – BUG-TYPE GYM
Existe um Centro Pokémon na entrada e outro na saída desta cidade. Ao entrar na cidade, ambos ficam acessíveis via Fly. As outras cidades de Paldea também possuem dois PokéCenters, um na entrada e outro na saída da cidade. Não se preocupe em ter que passar por cada um deles. Falando com o rapaz de terno no Centro Pokémon na entrada da cidade, você vai receber o TM027 Aerial Ace, caso você tenha vencido 5 treinadores dessa área. Dê uma volta pela cidade, recolhendo os itens que encontrar.

Entre no prédio do ginásio. Este é o ginásio do tipo inseto. Nemona estará aqui e vai explicar que para desafiar o ginásio você deve passar por um teste. Basta falar com o balconista do ginásio para receber o teste. Ela vai te presentear com 3 Super Potions e irá embora. Fale com o balconista daqui, o teste envolve rolar uma bola em forma de azeitona gigante por uma quadra. Essa quadra fica do outro lado da cidade, ele vai registrar o local exato em seu mapa. Siga para lá.

Em frente a quadra, você encontrará uma recepcionista. Fale com ela para participar do teste. A quadra está cheia de obstáculos e você terá que rolar a azeitona gigante ao longo do caminho até chegar a um cesto que está servindo como gol. A azeitona pula e às vezes vai para uma direção que você não quer. Existem alguns treinadores que, se você derrotar, abrirão atalhos, permitindo que você chegue até o gol mais rápido. Faça o gol e você poderá desafiar a líder do ginásio. Volte para lá, fale para o balconista que você passou no teste e a batalha com a líder começará.

Katy usa:
Nymble lv.14
Tarountula lv.14
Teddiursa lv.15 (Tera Bug)

Use golpes do tipo fogo, voador ou pedra. Atenção com Teddiursa, apesar de ser do tipo normal, ele vai ser terastalizado para o tipo inseto, perdendo a fraqueza que ele tinha a lutador. Derrote-a e você ganhará a Gym Badge do tipo inseto. As Gym Badges são as insígnias que você ganha nos ginásio. Mais adiante você também ganhará insígnias das outras linhas de história.

Saindo do ginásio, Nemona te ligará para te dar os parabéns por sua primeira insígnia. Ela também te lembra para checar no mapa para saber onde você pode ir agora.

CORTONDO OLIVE ROLL CHALLENGE
Depois que você vencer Katy no ginásio, você poderá voltar para a quadra da azeitona gigante e repetir o teste do ginásio. Fazer isso é opcional, mas você pode ganhar alguns itens de picnic se você jogar novamente esse joguinho. Agora você terá que rolar a azeitona por um percurso maior. Haverá algumas rampas por onde você dever rolar a azeitona, que tornam o joguinho um pouco mais desafiante. Você também corre o risco de sair dos limites da quadra (cercado), se isso acontecer, você terá que voltar do início.

Desta vez o joguinho será cronometrado, quanto mais rápido você fizer, melhor será o seu prêmio. Na primeira vez que você completar, você receberá 30 Olive Oil. Completando em menos de 10 minutos, você recebe 10 Apples. Completando em menos de 5 minutos, você recebe 10 Pineapples. Completando em menos de 2 minutos e meio, você recebe B&W Grass Tablecloth.

SOUTH PROVINCE (AREA THREE)
Vamos voltar para a cidade da escola. Seguindo pela saída direita de Mesagoza, você estará na South Province (Area Three). Vá caminhando pela estrada de terra até chegar no Centro Pokémon, registrando o ponto para Fly. Explore o lugar, pegando os itens que encontrar e batalhando com os treinadores. Derrotando 7 treinadores dessa área, o rapaz de terno deste Centro Pokémon vai lhe dar o item Shell Bell.

Pokémons desta área: Charcadet, Klawf, Nacli, Nymble, Pawmi, Tinkatink, Growlithe, Gastly, Drowzee, Spoink, Gulpin (Violet), Makuhita, Hariyama, Bagon (Violet), Murkrow, Shinx, Bronzor, Happiny, Skiddo, Dunsparce, Rookidee, Yungoos, Shuppet, Squawkabilly.

Pokémons terastalizados: Jigglypuff (Water), Dunsparce (Poison).

Você vai notar que em alguns locais dessa área existem algumas escadas que permitem você escalar ou descer os penhascos. Se for usar essas escadas, verifique se você não chegou em outro lugar. Se você chegar na South Province (Area Five), recomendo voltar, pois nesse lugar tem pokémons de level mais elevado. Quando for um bom momento para explorar essa área, voltaremos aqui. Por ora, fique apenas dentro da Area Three.

Enquanto estiver andando, é possível que você se sinta perdido entre os penhascos. Geralmente nesses locais existem algumas placas apontando a direção para Artazon (a cidade do próximo ginásio). Seguindo pela direção que as placas apontam, você chega novamente na estrada principal. Lembre-se que você sempre pode consultar no mapa onde você está e sempre pode usar Fly para sair rapidamente de onde você está.

Passando pelo local do Centro Pokémon, continue andando pela estrada de terra em direção ao local do Titan (vá acompanhando pelo mapa). No caminho, você vai receber uma ligação de Arven, sugerindo que o Titan talvez se esconda no alto de um penhasco. Vá acompanhando sua localização no mapa. Mantenha-se na estrada de terra até chegar em uma torre. Suba essa torre para que ela se torne acessível via Fly.

KLAWF, THE STONY CLIFF TITAN (ROCK)
Marque no mapa a localização do Titan como o seu próximo destino. Quando chegar no local, verá um Klawf gigante pendurado na parede. Quando você se aproximar, ele vai escalar a montanha. Siga pela direita do penhasco de onde ele escalou. Você terá que percorrer o cenário subindo a montanha até encontrá-lo de novo. Aproxime-se dele e dessa vez ele vai batalhar.

Titan Klawf lv.16

Use golpes do tipo água, planta, lutador, terra ou metálico. Veja bem o pokémon que você vai iniciar a batalha, Klawf usará Block e você não poderá trocá-lo. Se quiser, você pode terastalizar o seu pokémon para potencializar seus ataques. Quando o HP dele estiver quase no fim, ele vai fugir e pular o penhasco.

Retorne para a base do penhasco. Klawf vai destruir a parede do penhasco e abrir uma caverna. Você verá ele comendo um pouco da Herba Mystica. Arven chegará e se juntará a você numa Raid Battle contra o Titan. Por sorte ele tem um Shellder, com vantagem a Klawf, para te ajudar na batalha. Você poderá terastalizar novamente nessa batalha.

Titan Klawf lv.16

Derrote-o. Entre na caverna com Arven. Vocês vão encontrar a Sweet Herba Mystica. Arven vai preparar uns Sandwiches com ela. Você ganhará a Titan Badge do tipo pedra. As Titan Badges são insígnias feitas pelo próprio Arven. Enquanto você come seu Sandwich, Koraidon/Miraidon vai saltar da pokébola. Ele parece querer seu Sandwich, dê para ele comer.

Sua montaria vai receber um upgrade. A partir de agora, Koraidon/Miraidon será capaz de correr mais rápido. Arven vai agradecer e te liberar por enquanto. Quando der as costas, ele vai falar com um pokémon, mas não será mostrado.

Do lado de fora da caverna, você receberá uma ligação de Sada/Turo, informando que seu lendário recuperou um pouco de seus poderes originais. Ele poderá correr em alta velocidade enquanto você estiver montado nele. Para correr com ele, você deve apertar o analógico esquerdo. Só tome cuidado com as árvores, se você trombar com uma durante a corrida, um pokémon pode cair dela e te atacar. Você também fica sujeito a atropelar sem querer um pokémon minúsculo e começar uma batalha indesejada. O(a) professor(a) vai agradecer e desligar.

CAPTURANDO O TITAN KLAWF
Após você conseguir uma Titan Badge de Arven, você será capaz de capturar o Titan que você acabou de enfrentar. Para capturar o Titan Klawf, retorne para o topo do penhasco, onde você batalhou com ele pela primeira vez. Você verá um Klawf lá parado. Note que ele não é gigante, mas também não inicia uma batalha quando você vai pra cima dele. Isso é sinal que ele é o Titan. Basta falar com ele e a batalha vai começar. Ao capturá-lo, ele terá uma marca de pokémon Titan.

Titan Klawf estará no lv.16, boa sorte para capturá-lo.

ARTAZON – GRASS-TYPE GYM
Veja no mapa que à direita do local onde estava o Titan Klawf, existe uma cidade chamada Artazon. Marque-a como o seu próximo destino. Ela não estará muito longe se você continuar seguindo pela estrada de terra principal. Chegando lá, recupere seus pokémons e dê uma volta pela cidade, pegando os itens que encontrar. Depois, siga para o prédio do ginásio.

Este é o ginásio do tipo planta. Por coincidência, Nemona está aqui também. Pegue 3 Ethers de presente com ela, então ela vai embora. Fale com a atendente para receber seu teste de ginásio. Pronto para brincar de esconde-esconde? Sua missão é encontrar 10 Sunfloras que estão escondidos pela cidade e levar todos para o Sunflora Lawn, um local onde estará outra atendente do ginásio. A atendente vai marcar no seu mapa o local exato.

Saindo do ginásio e virando à direita, você chega em um curral com duas grandes estátuas de Sunflora na entrada. Fale com a atendente aqui para dar início ao teste. Vá caminhando pela cidade, sempre que encontrar um Sunflora, interaja com ele para que ele possa te seguir. Um contador vai aparecer na parte de cima da tela, indicando quantos Sunfloras você já achou. Alguns dos Sunfloras podem tentar fugir de você, corra atrás deles e derrote-os numa batalha. Na verdade existem bem mais que 10 Sunfloras pela cidade, então você não deve demorar para achar ao menos 10. Após achar 10 Sunforas, retorne-os para o curral. Volte para o ginásio, informe para a atendente que você completou o teste e desafie o líder.

Brassius usa:
Petilil lv.16
Smoliv lv.16
Sudowoodo lv.17 (Tera Grass)

Use golpes do tipo fogo, voador, inseto, veneno ou gelo. Nem pense em colocar um tipo água ou planta na frente de Sudowoodo, ele vai ser terastalizado para o tipo planta, perdendo a fraqueza que ele tinha a esses tipos. Lembre-se também que Sudowoodo possui um golpe tipo pedra, que possui vantagem a quase todos os tipos dos quais o tipo planta tem fraqueza. Derrote-o e você ganhará a Gym Badge do tipo planta.

Quando estiver saindo do ginásio, você vai ser abordado por Hassel, um membro da Elite 4 e também professor de arte na escola. Ele vai perguntar o que te leva a enfrentar ginásios. Responda o que quiser, todos os caminhos levam para a Great Crater of Paldea. Um dia você poderá enfrentá-lo na Liga Pokémon.

ARTAZON SUNFLORA HIDE & SEEK
Depois que você vencer Brassius no ginásio, você poderá voltar para o Sunflora Lawn e repetir o teste do ginásio. Desta vez, você terá que encontrar 20 Sunfloras pela cidade. Da mesma forma que antes, alguns Sunfloras terão que ser perseguidos e derrotados numa batalha. Quando você conseguir encontrar 10 Sunfloras, você ganhará uma Leaf Stone. Olhando em cada cantinho da cidade, você deve conseguir encontrar a maioria. Os mais difíceis provavelmente serão dois Sunfloras que subiram em duas árvores. Monte no lendário, aperte o analógico esquerdo para correr com ele até ele bater na árvore. Isso fará o Sunflora cair da árvore. Batalhe com ele para ele começar a te seguir. Encontrando todos os 20 Sunfloras, você ganha uma Sun Stone.

SOUTH PROVINCE (AREA FIVE)
Você deve notar que existe uma base da Team Star perto de Artazon, mas o level dos adversários de lá é um pouco elevado para esse momento do jogo. Por enquanto, procure por passagens no mapa que te levarão para a South Province (Area Five), fica na parte mais mais ao sul da South Province (Area Three), por onde passamos antes de chegar em Artazon. Sugiro explorar essa área agora, ela é totalmente opcional, mas os pokémons daqui estão em um bom level para esse ponto do jogo. Vá batalhando com os treinadores e pegando os itens que encontrar.

Pokémons desta área: Nacli, Charcadet, Flittle, Wattrel, Finizen, Lechonk, Oinkologne, Pawmi, Pawmo, Tarountula, Paldean Wooper, Clodsire, Tadbulb, Shroomish, Stunky (Scarlet), Dreepy (Violet), Pawniard, Stantler, Litleo, Seviper, Zangoose, Drifloon (Scarlet), Misdreavus (Violet), Goomy, Bagon (Violet), Mankey, Slakoth, Vigoroth, Rookidee, Corvisquire, Shinx, Luxio, Axew, Deerling, Rockruff, Fomantis, Larvitar, Hoppip, Skiploom, Makuhita, Yungoos, Gumshoos, Dunsparce, Skiddo, Murkrow, Fletchling, Fletchinder, Pachirisu, Croagunk, Flamigo, Mudbray, Gastly, Basculin, Buizel, Psyduck, Surskit, Masquerain, Marill, Slowpoke, Shellos, Wiglett, Sandygast, Pincurchin, Crabrawler, Chewtle, Drednaw, Magikarp, Gyarados.

Pokémons terastalizados: Shinx (Ice), Flamigo (Bug), Houndstone (Ground).

Existe uma torre por aqui, passe por lá para registrar um ponto de se usar Fly. Continue seguindo pelo mapa, você verá que tem um rio, mas existe uma parte de terra por onde é possível passar e chegar do outro lado. Você estará em uma área montanhosa, explore bem o lugar. Cuidado para não ir muito à esquerda, descendo as montanhas, pois vai acabar chegando novamente na cidade Los Platos e não conseguirá subir novamente as montanhas. Se cair por lá, voe para a torre e refaça todo o percurso.

SECLUDED BEACH – A PRAIA ISOLADA
Você notará no mapa que bem ao sul tem uma espécie de pântano, e mais abaixo uma praia com um Centro Pokémon. Assim que puder, passe por lá e registre mais um ponto de se usar Fly. Essa praia faz parte da South Province (Area Five), logo, alguns dos pokémons listados acima aparecem só aqui (especialmente aqueles típicos de praia/mar). A Secluded Beach é um dos 10 pontos turísticos de Paldea.

Nesse Centro Pokémon, fale com o rapaz de terno assim que tiver derrotado ao menos 7 treinadores dessa área, ele vai lhe dar o item Eviolite.

WEST PROVINCE (AREA ONE) – CENTRAL
Use Fly para Cortondo (West), a cidade do ginásio inseto. Próximo a este PokéCenter (West) tem uma estrada de terra, que leva à parte esquerda do mapa. Vá seguindo toda vida pela estrada de terra até alcançar um PokéCenter. Passe por ele para registrar um ponto de Fly.

Continue andando pela estrada de terra em direção ao local do Titan (vá acompanhando pelo mapa). Marque no mapa a localização do Titan como o seu próximo destino. Passando pelo PokéCenter, você vai receber uma ligação de Arven, dizendo que o Titan vive no alto da montanha, porém está difícil para ele desviar de algumas pedras que estão rolando montanha abaixo.

Seguindo a estrada de terra, você chega em uma bifurcação. O caminho de baixo leva a uma caverna, mas você não conseguirá atravessá-la ainda (é melhor que fique longe dela, pois os pokémons aqui estão em level muito elevado). Retorne e siga pelo caminho de cima, chegando em mais uma bifurcação mais adiante. Bem no meio dela tem um carinha com uma mesa de picnic, aproveite para curar seus pokémons com ele. O caminho da direita tem uma ponte, ignore-o por enquanto. Vá pela esquerda, subindo a montanha.

Pokémons desta área: Capsakid, Nymble, Flittle, Charcadet, Nacli, Tinkatink, Tadbulb, Cyclizar, Mudbray, Skiddo, Phanpy, Rockruff, Mankey, Primeape, Pawmi, Pawmo, Flabébé, Floette, Diglett, Salandit, Sableye, Gible, Larvitar (Scarlet), Bagon (Violet), Psyduck, Buizel, Chewtle, Arrokuda, Basculin, Swablu, Drifloon (Scarlet), Misdreavus (Violet), Gastly, Haunter, Bronzor, Yungoos, Gumshoos, Makuhita, Numel, Falinks, Bombirdier, Combee, Vespiquen.

Pokémons terastalizados: Buizel (Ice), Torkoal (Normal), Lokix (Fighting), Axew (Ground), Tinkatuff (Dark), Rockruff (Psychic), Jolteon (Electric), Altaria (Fairy).

BOMBIRDIER, THE OPEN SKY TITAN (FLYING)
Você verá diversas pedras rolando montanha abaixo. Monte no seu lendário e suba a montanha, desviando das pedras. Se você for atingido sem estar montado, voltará para a base da montanha e terá que começar de novo. Ao chegar no topo da montanha, a batalha contra o Titan começará.

Titan Bombardier lv.20

Use golpes do tipo elétrico, gelo, pedra ou fada. Se quiser, você pode terastalizar o seu pokémon para potencializar seus ataques. Quando o HP dele estiver quase no fim, ele vai deixar a batalha e então vai destruir a parede da montanha, abrindo uma caverna e comendo da Herba Mystica. Como Bombardier parou de rolar as pedras pela montanha, Arven vai conseguir te alcançar e se juntará a você numa Raid Battle contra o Titan. Desta vez ele vai usar um Nacli, com vantagem a Bombardier, para te ajudar na batalha. Você poderá terastalizar novamente nessa batalha.

Titan Bombardier lv.20

Derrote-o. Entre na caverna com Arven. Vocês vão encontrar a Bitter Herba Mystica. Arven vai preparar uns Sandwiches com ela. Você ganhará a Titan Badge do tipo voador. Enquanto você come seu Sandwich, Koraidon/Miraidon vai saltar da pokébola. Pra variar, ele quer comer seu Sandwich. Dê para ele comer.

Sua montaria vai receber um upgrade. A partir de agora, Koraidon/Miraidon será capaz de nadar. Arven vai te contar a verdade. Ele revela que possui um Mabosstiff que está muito doente, nem mesmo Potions ou o Centro Pokémon podiam ajudá-lo. Arven estudou sobre maneiras de tratá-lo até que descobriu os poderes medicinais da Herba Mystica. De acordo com o livro que ele tem, comer dos 5 tipos da Herba Mystica cura qualquer doença. Mabosstiff estava com as patas gelas, mas elas se aqueceram após ele comer da Herba Mystica da última vez. Agora, após comer ele vai conseguir abrir os olhos. Arven agradece sua ajuda.

Do lado de fora da caverna, você receberá uma ligação de Sada/Turo, informando que seu lendário recuperou mais um pouco de seus poderes originais. Ele poderá nadar enquanto você estiver montado nele sobre as águas. Você continua sendo capaz de pular com ele usando (B) enquanto está nadando, além de correr nadando com ele apertando o analógico esquerdo. O(a) professor(a) vai agradecer e desligar.

CAPTURANDO O TITAN BOMBARDIER
Agora que você venceu o Titan, ele já poderá ser capturado. Descendo a montanha por onde rolavam as pedras, você vai encontrar um Bombardier no caminho. Ele é o Titan que você acabou de derrotar. Prepare-se para a batalha e fale com ele. Lembrando que ele é único, pois tem uma marca de pokémon Titan.

Titan Bombardier estará no lv.20, boa sorte para capturá-lo.

WEST PROVINCE (AREA ONE) – NORTH
Retorne ao ponto onde tinha uma bifurcação, no pé da montanha. Continue pelo caminho da direita (atravessando a ponte), seguindo a estrada de terra. Você vai atravessar uma área com moinhos de vento. Continue andando pela estrada de terra até passar por mais um posto do Centro Pokémon. Recupere seus pokémons. Nesse Centro Pokémon, fale com o rapaz de terno assim que tiver derrotado ao menos 9 treinadores dessa área, ele vai lhe dar o item Clear Amulet.

Perto da montanha próxima ao Centro Pokémon, existe um corredor que te leva a parte mais alta, um local com algumas ruínas. Por aqui tem uma torre que você pode escalar e registrar um ponto de ser usar Fly. Aproveite para explorar bem essa área e também os arredores daquela montanha onde estava o Titan, tem umas caverninhas por ali onde você encontra uns pokémons diferentes. Você também vai ver um deserto, mas recomendo não entrar nele, os pokémons são muito fortes pra esse ponto do jogo.

SEGIN SQUAD’S BASE – TEAM STAR DARK CREW
De volta ao Centro Pokémon West Province (Area One) – North, você vai ver uma passagem com algumas bandeiras da Team Star. É sinal que a base deles fica aqui perto. Quando estiver chegando na base da Team Star, seu Rotom Phone irá tocar. Cassiopeia dirá que você está perto da base e entenderá que você aceitou entrar para a Operation Starfall. Um homem chamado Clive irá surgir. Aparentemente é alguém da escola que quer se juntar a essa missão (ele não é a cara do diretor Clavell?).

Cassiopeia explica que vocês devem atacar cada uma das bases da Team Star, derrotando seus respectivos chefes. São 5 esquadrões da Team Star, cada um com uma base. Derrotando os chefes, eles devem desistir de seus cargos e parar de causar problemas. As bases são grandes e guardadas por pokémons que vão enfrentar qualquer intruso. Você deve derrotar os capangas da Team Star que guardam a entrada da base para conseguir entrar.

Esse é o esquadrão do tipo noturno. Após tirar os capangas do caminho, você deve tocar a campainha em frente ao portão. Para desafiar a base, você só poderá usar seus três primeiros pokémons. Coloque os três que você quer usar nas primeiras posições da sua equipe e entre na base.

Clive vai dizer que a Team Star tem um jeito único de batalhar chamado Star Barrage. Aperte (R) para mandar seus 3 pokémons para enfrentar os pokémons da base no modo Let’s Go, eles batalharão ao mesmo tempo. Você poderá retornar à entrada da base para Clive curar seus pokémons se for preciso. Existem máquinas de bebidas pelo caminho que você também pode usar para curar pokémons derrotados. Você terá 10 minutos para vencer 30 pokémons e assim poder desafiar o chefe. Você perde se os seus pokémons ficarem fracos demais para batalhar ou se o tempo acabar. Você pode desistir antes do tempo acabar apertando (Y). Passando pelo desafio, você poderá enfrentar o chefe, desta vez usando todo o seu time.

Giacomo usa:
Pawniard lv.21
Segin Starmobile lv.20 (Dark)

Use golpes do tipo lutador, inseto ou fada. Derrote-o e você vai assistir a um flashback de Giacomo conversando com os outros chefes da Team Star. Você ganhará a Star Badge do tipo noturno. As Star Badges são as insígnias entregues pelos chefes da Team Star. Clive virá trocar uma ideia com Giacomo. Vocês descobrirão que a Team Star possui um Big Boss, um chefe acima dos outros chefes que organizou a Team Star.

Saindo da base, Cassiopeia te liga novamente. Ela comenta que a Star Badge é o símbolo de um chefe da Team Star, é a insígnia que dá a ele o status de chefe. Sem ela, agora o Segin Squad da Team Star não existe mais. Cassiopeia vai te recompensar com 5.000 LP e expandir os TMs que podem ser fabricados na máquina de TMs. Em seguida, Penny (que diz ser da unidade de suprimentos da Operation Starfall) vai trazer pra você alguns materiais para fabricar TMs. Você terá outras recompensas como essa cada vez que vencer uma base da Team Star.

Agora os portões da base ficarão sempre abertos e você poderá atravessá-la. Dê uma percorrida por toda a base, é capaz de encontrar alguns itens perdidos. Antes de continuarmos, use Fly de volta para West Province (Area One) – North. Vá subindo no mapa, seguindo a estrada de terra em direção a Cascarrafa, uma cidade que tem aqui por perto. Por enquanto, não recomendo continuar por este lado do mapa, pois os levels ficarão um pouco acima para esse ponto do jogo, mas pelo menos agora esta cidade ficará acessível via Fly quando precisarmos voltar aqui.

SOUTH PROVINCE (AREA FOUR)
Explorar esse local agora é completamente opcional, mas o level dos pokémons e treinadores daqui são adequados para esse ponto do jogo. Para chegar aqui, o melhor caminho é usar Fly para Mesagoza (West Gate). No mapa, veja o rio que existe logo ao sul deste lugar. Atravesse a única passagem de terra que leva ao outro lado do rio e você chegará na South Province (Area Four).

Vá recolhendo os itens e enfrentando os treinadores. Por essas bandas você vai avistar mais uma torre, suba para registrar um ponto de se usar Fly. Perto da torre você verá um rapaz de terno, fale com ele assim que tiver derrotado ao menos 5 treinadores dessa área, ele vai lhe dar o item Rocky Helmet.

Existem vários caminhos que você pode seguir. Atenção com a área mais montanhosa à direita, ela levará de volta à South Province (Are One), a área próxima a primeira cidade Los Platos. Dependendo de onde você cair pode ser que não consiga voltar e terá que fazer todo o caminho de novo.

Na parte mais à esquerda você só conseguirá avançar até a cachoeira, a montanha de onde nasce a cachoeira vai te impedir de continuar. Mais acima, seguindo o rio pela esquerda, você chegará novamente na West Province (Area One). Pode ser que você encontre uma caverninha por aqui que leva a uma praia, recomendo que não prossiga além daqui, esse caminho vai até a cidade Alfornada e possui pokémons de level muito acima para esse ponto do jogo. Se quiser, você pode seguir pelo sul e chegar até o mar.

Pokémons desta área: Tadbulb, Toedscool, Maschiff, Flittle, Nacli, Tinkatink, Pawmi, Pawmo, Lechonk, Tarountula, Grumpig, Scyther, Chansey, Komala, Persian, Primeape, Arcanine, Houndour, Houndoom, Flaaffy, Hatenna, Petilil, Lilligant, Hawlucha, Pikachu, Gastly, Rockruff, Skiddo, Goomy, Toxel, Psyduck, Swablu, Marill, Paldean Wooper, Clodsire, Meditite, Rufflet, Riolu, Mudbray, Flabébé, Floette, Phanpy, Drifloon (Scarlet), Misdreavus (Violet), Dreepy (Violet), Murkrow, Fletchinder, Salazzle, Deerling, Sawsbuck, Dunsparce, Chewtle, Bronzor, Makuhita, Yungoos, Pachirisu, Buizel, Starly, Staravia, Combee, Magikarp, Basculin.

Pokémons terastalizados: Scyther (Normal), Sliggoo (Poison), Golduck (Psychic), Leafeon (Grass).

SOUTH PALDEAN SEA
Agora que seu lendário já é capaz de nadar, talvez você queira voltar em algumas das áreas por onde já passou. Procure no mapa, nos locais que você já passou, lagos e rios. Normalmente em alguns dos lagos existem pequenas ilhas com apenas um item, que antes você não podia pegar pois Koraidon/Miraidon ainda não podiam nadar. Agora você já pode chegar até esses itens. Nos rios é possível que você encontre alguns pokémons que até então você ainda não tinha visto. O mesmo vale para as praias ao sul do mapa, você pode nadar pelo mar e encontrar alguns pokémons.

Pokémons que você pode encontrar nesta área: Finizen, Wattrel, Shellder, Cloyster, Arrokuda, Barraskewda, Magikarp, Gyarados, Wingull, Qwilfish, Luvdisc, Buizel, Floatzel, Skrelp, Clauncher, Clawitzer, Eelektrik.

EAST PROVINCE (AREA ONE)
Vamos voltar para o outro lado do mapa. Use Fly para Artazon (East), a cidade do ginásio planta, e continuar saindo pela direita do mapa. Vá seguindo pela estrada de terra principal até chegar em um Centro Pokémon, registrando o ponto para usar Fly. Nesse Centro Pokémon, fale com o rapaz de terno assim que tiver derrotado ao menos 5 treinadores dessa área, ele vai lhe dar o item Loaded Dice.

Se você continuar pela estrada de terra a partir daqui, chegará em outra base da Team Star, porém sugiro não ir para lá ainda, visto que estão num level acima do próximo ginásio. Vamos cobrir primeiro o ginásio e retornar a para a base da Team Star em seguida.

Antes de continuar para a próxima cidade, dê uma olhada ao seu redor, tem uma torre numa colina não muito longe daqui. Vá para lá para registrar mais um ponto de se usar Fly. Então, como não é possível seguir pela estrada de terra por conta da base da Team Star, preste atenção onde está o rio que segue em direção ao mar. Vá subindo por essa parte do mapa até chegar em Levincia, a próxima cidade. Marque-a como seu próximo destino para saber a direção que você deve ir, você vai reconhecer a cidade pelo Centro Pokémon que existe na entrada.

Pokémons desta área: Paldean Tauros, Tandemaus, Veluza, Toedscool, Wattrel, Squawkabilly, Cyclizar, Shroodle, Tarountula, Spidops, Nacli, Pawmi, Pawmo, Lechonk, Oinkologne, Tadbulb, Venonat, Teddiursa, Skiddo, Oricorio, Pineco, Rookidee, Corvisquire, Deerling, Gulpin (Violet), Bounsweet, Steenee, Litleo, Komala, Makuhita, Dunsparce, Hoppip, Skiploom, Yungoos, Gumshoos, Murkrow, Pikachu, Azurill, Marill, Wiglett, Finizen, Buizel, Shellos, Magikarp, Gyarados, Mareanie, Slowpoke.

Pokémons terastalizados: Floette (Grass), Toxapex (Normal), Salandit (Poison).

A BATALHA COM NEMONA – 3º GINÁSIO
Dê uma volta por Levincia e recolha os itens que encontrar pela cidade. Após obter 2 Gym Badges, ao entrar no 3º ginásio, Nemona irá te ligar e dizer que está chegando. Ela virá para te desafiar para uma nova batalha.

Nemona usa:
Rockruff lv.21
Pawmi lv.21
Floragato (Tera Grass)/Crocalor (Tera Fire)/Quaxwell (Tera Water) lv.22 (inicial com fraqueza ao seu)

Vença e você será premiado com 3 Full Heals.

LEVINCIA – ELECTRIC-TYPE GYM
De volta ao ginásio de Levincia, fale com o balconista. Este é o ginásio do tipo elétrico. No teste do ginásio, você vai estrelar uma stream de Iono, a líder do ginásio e também streamer e influencer. Saia do prédio do ginásio e você se verá no meio da Iono Zone, uma transmissão que Iono está fazendo ao vivo pra todo o mundo. Ela vai te apresentar o Mr. Walksabout, que é ninguém menos que o diretor Clavell.

O teste é brincar de esconde-esconde com Clavell. Você deve usar as câmeras de vigilância da cidade e encontrá-lo 3 vezes para passar no teste. Iono vai mostrar a imagem de uma das câmeras, basta localizar Clavell e apontar nele a lupa do seu Rotom Phone. Aperte (A) em cima de Clavell. Você deve enfrentar dois treinadores do ginásio entre cada imagem.

Na primeira imagem é possível vê-lo sentado num local próximo ao prédio do ginásio. Na segunda imagem, ele estará no Centro Pokémon, no lugar da enfermeira. Na última imagem, você vai achá-lo no barco no lado direito da tela. Feito isso, você terá passado no teste. Retorne para o ginásio e fale com o balconista para desafiar a líder.

Iono usa:
Wattrel lv.23
Bellibolt lv.23
Luxio lv.23
Mismagius lv.24 (Tera Electric)

Use golpes do tipo terra. Contra Wattrel é melhor um tipo pedra ou gelo. Note que Mismagius será terastalizada para o tipo elétrico e possui a habilidade Levitate. Sendo assim, ela fica imune a golpes tipo terra, ou seja, ela fica sem fraquezas. Derrote-a e você ganhará a Gym Badge do tipo elétrico.

Quando estiver saindo do ginásio, você vai ser abordado por Geeta, a presidente da Liga Pokémon de Paldea. Ela quer saber se você está desafiando os ginásios para ser um campeão. Ela então se apresenta para você. Depois disso, ela vai se retirar.

SCHEDAR SQUAD’S BASE – TEAM STAR FIRE CREW
Dirija-se ao Centro Pokémon da East Province (Area One), que fica logo depois de Artazon, a cidade do Gym Grass. Marque como seu próximo destino a base da Team Star Fire Crew, que fica no caminho da estrada de terra que temos por aqui. Siga para lá.

Você irá topar com nosso amigo Clive. Ele vai dizer que foi aceito na Operation Starfall. Ele diz que por conta da Team Star, um número preocupante de estudantes estão abandonando a escola. Eles ficam nas bases tramando planos para causar problemas na escola. O pessoal da Team Star vive matando aula, os chefes das bases não aparecem na escola há mais de um ano. É por isso que Clive quer fazer com que a Team Star se desfaça.

Cassiopeia vai te ligar e te alertar para você prosseguir com cautela, visto que você já venceu uma das bases da Team Star. Siga até o portão e enfrente o membro da Team Star que está guardando a entrada da base. Este é o esquadrão do tipo fogo. Após afugentar o encrenqueiro, Clive vai te apresentar Charlos, o Charcadet. Ele é um dos pokémons da escola. Ele vai acabar fugindo e Clive terá que ir atrás dele. Cassiopeia ligará de novo para te informar sobre Mela, a chefe deste esquadrão.

Escolha os 3 pokémons que você quer usar para desafiar a base e deixe-os nas 3 primeiras posições da sua equipe. Feito isso, toque a campainha em frente ao portão e invada a base. Vá mandando seus 3 pokémons no modo Let’s Go para ir enfrentando os 30 pokémons que vão aparecer em seu caminho. Pare nas máquinas de bebidas caso precise curá-los. Você tem 10 minutos para completar o percurso. Finalizando, você vai ter que encarar a chefe da base.

Mela usa:
Torkoal lv.27
Schedar Starmobile lv.26 (Fire)

Use golpes do tipo água, pedra ou terra. Derrote-a e você vai assistir a um flashback de Mela conversando com os outros chefes da Team Star. Você ganhará a Star Badge do tipo fogo. Clive virá e mostrará Charlos para Mela. Mela costumava brincar com Charlos quando ela ia para a escola. Mela também vai dizer algumas coisas sobre o Starmobile e a Operation Star.

Saindo da base, Cassiopeia te liga novamente. Ela vai notar que você conseguiu a Star Badge desta base, agora o Schedar Squad da Team Star não existe mais. Cassiopeia vai te recompensar com 6.000 LP e expandir os TMs que podem ser fabricados na máquina de TMs. Em seguida, Penny vai trazer pra você alguns materiais para fabricar TMs.

Penny conta de os membros da Team Star não eram delinquentes, muitos deles sofriam bullying ou tinham dificuldades de interagir com as pessoas. Eles se juntaram e formaram a Team Star para lidar com os valentões que eles não conseguiam lidar sozinhos. Ela também cita que existe uma pessoa acima dos chefes das bases. Penny te deseja boa sorte em sua missão e vai embora.

EAST PROVINCE (AREA TWO)
Agora que está vazia, dê uma volta pela base da Team Star e recolha os itens que encontrar. Existe uma área que fica entre Levincia e essa base da Team Star, que vai até o rio na parte de cima. Esta é a East Province (Area Two). Talvez você já tenha passado por parte dela, agora é um bom momento para explorar essa área por completo. Quando estiver satisfeito, retorne para Levincia.

No Centro Pokémon da entrada de Levincia, fale com o rapaz de terno assim que tiver derrotado ao menos 6 treinadores dessa área, ele vai lhe dar o TM084 Stomping Tantrum. Vamos explorar a área acima do rio na sequência.

Pokémons desta área: Paldean Tauros. Tadbulb, Wattrel, Shroodle, Toedscool, Flittle, Tinkatink, Tinkatuff, Wiglett, Cyclizar, Flamigo, Spidops, Pawmo, Tandemaus, Squawkabilly, Nacli, Lechonk, Oinkologne, Pachirisu, Kirlia, Grimer, Magnemite, Chewtle, Drednaw, Dunsparce, Rookidee, Corvisquire, Psyduck, Slowpoke, Gastly, Litleo, Skiddo, Yungoos, Gumshoos, Crabrawler, Crabominable, Bounsweet, Steenee, Sandygast, Komala, Makuhita, Buizel, Marill, Deerling, Basculin, Hoppip, Skiploom, Murkrow, Magikarp, Pincurchin, Shuppet, Drifloon (Scarlet), Bronzor, Rotom, Misdreavus, Dreepy (Violet), Arrokuda, Barraskewda, Chansey, Pineco.

Pokémons terastalizados: Growlithe (Ground), Paldean Tauros (Electric).

LEVINCIA LIGHTHOUSE – O FAROL DO LESTE DE PALDEA
Use Fly para Levincia (North), a cidade do ginásio elétrico. Antes de seguir pela estrada de terra aqui próxima ao Centro Pokémon, procure por uma saída que fica no lado direito do mapa. Seguindo a estrada que tem aqui, você chegará em um farol. Suba nele para registrar mais um ponto para se usar Fly.

EAST PROVINCE (AREA THREE)
De volta a Levincia (North), siga pela estrada de terra próxima ao Pokémon Center. Não teremos outro Pokémon Center no caminho dessa vez, sugiro marcar no mapa o seu próximo destino, é mais um Titan que fica ao norte de Levincia. Vamos direto a ele. Vá seguindo a estrada de terra e acompanhando sua posição no mapa.

Antes de prosseguir, dê uma boa olhada ao seu redor, aqui perto tem mais uma daquelas torres para você subir e registrar como um ponto de ser usar Fly. Faça isso, como não tem outro Centro Pokémon pela estrada, caso precise retornar a Levincia para curar seus pokémons, você poderá voltar rapidamente a esta área usando Fly.

Pokémons desta área: Bramblin, Varoom, Orthworm, Glimmet, Nacli, Flamigo, Tadbulb, Lokix, Squawkabilly, Tandemaus, Cufant, Rolycoly, Carkol, Silicobra, Voltorb, Meowth, Rookidee, Corvisquire, Torkoal, Diglett, Dugtrio, Larvitar (Scarlet), Pawniard, Rufflet, Makuhita, Hariyama, Dunsparce, Gastly, Dreepy (Violet), Bagon (Violet), Growlithe, Magnemite, Shuppet, Skiddo, Gothita, Murkrow, Salandit, Salazzle, Sableye, Deino (Scarlet), Misdreavus (Violet), Goomy, Sinistea, Yungoos, Gumshoos, Barboach, Buizel, Psyduck, Magikarp, Chewtle, Drednaw, Arrokuda, Barraskewda, Basculin.

Pokémons terastalizados: Kirlia (Fire), Falinks (Steel), Pyroar (Dark), Espeon (Psychic).

ORTHWORM, THE LURKING STEEL TITAN (STEEL)
Quando estiver chegando próximo ao local do Titan, Arven vai te ligar, dizendo que o Titan está escondido pelas minas. Ao chegar no local, você vai avistar o Titan num buraco no chão, com a cabeça para fora. Vá pra cima dele e ele vai se deslocar para outro lugar. Continue indo pra cima dele, ele vai ficar indo para lá e para cá, até que uma hora a batalha começa.

Titan Orthworm lv.29

Use golpes do tipo fogo ou lutador. Não use golpes do tipo terra, pois a habilidade dele permite recuperar HP se for atingido por golpes de terra. Se quiser, você pode terastalizar o seu pokémon para potencializar seus ataques. Quando o HP dele estiver quase no fim, ele vai cavar um túnel na parede rochosa. Entre no túnel e vá atrás dele.

Do outro lado, você verá o Titan enterrado no chão de novo. Vamos ter que fazer aquele mesmo joguinho e ir perseguindo ele de lá para cá. Em seguida, ele vai destruir o rochedo aqui perto, abrindo uma caverna. Ele comerá da Herba Mystica. Mais uma vez, no momento mais oportuno, Arven vai te encontrar e se juntará a você numa Raid Battle contra o Titan. O parceiro dele será um Toedscool. Você poderá terastalizar novamente nessa batalha.

Titan Orthworm lv.29

Derrote-o. Entre na caverna com Arven. Vocês vão encontrar a Salty Herba Mystica. Arven vai preparar uns Sandwiches com ela. Você ganhará a Titan Badge do tipo metálico. Mais uma vez, Koraidon/Miraidon virá para fora comer seu Sandwich. Arven também dará um pouco para o Mabosstiff dele comer.

Sua montaria vai receber um upgrade. A partir de agora, Koraidon/Miraidon será capaz de pular mais alto. Mabosstiff tentará se levantar e irá latir, mostrando sinais de melhora.

Do lado de fora da caverna, você receberá uma ligação de Sada/Turo, informando que seu lendário recuperou mais um pouco de seus poderes originais. Para que ele pule mais alto, você deverá apertar e segurar (B). Se você apenas apertar rapidamente, ele dará um pulo pequeno. O(a) professor(a) vai agradecer e desligar.

CAPTURANDO O TITAN ORTHWORM
Agora que você venceu o Titan, ele já poderá ser capturado. Retorne ao local onde você batalhou com Orthworm pela primeira vez. Você vai encontrar o Titan Orthworm logo em frente àquela caverna que ele escavou. Prepare-se para a batalha e fale com ele. Lembrando que ele é único, pois tem uma marca de pokémon Titan.

Titan Orthworm estará no lv.29, boa sorte para capturá-lo.

MILLION VOLT SKYLINE – O LOCAL COM VISTA PRO HORIZONTE
Existem alguns locais aqui perto que seria interessante você passar. Use Fly até a torre que fica próximo do local onde o Titan Orthworm estava. Abra o mapa e siga para o sul, em direção ao rio. Você vai passar por um local chamado Million Volt Skyline. Esse é um dos 10 pontos turísticos de Paldea, fica no alto do penhasco, antes de chegar no rio. Ao passar por aqui, será registrado um novo ponto de se usar Fly em seu mapa. Você saberá que chegou no lugar quando o ícone de Fly aparecer no seu mapa.

Agora, vamos voltar àquela estrada de terra principal por onde estávamos caminhando até chegar no Titan Orthworm. Continue seguindo por ela. Em um determinado ponto, você vai passar por um local onde você verá uma enfermeira ao lado de uma mesa com guarda-sol. Fale com ela para recuperar seus pokémons. A partir de agora, este ponto também fica acessível via Fly. Continue seguindo pela estrada de terra e você chegará em uma cidade.

ZAPAPICO – A CIDADE DOS MINERADORES
Passando por essa cidade, teremos mais um ponto registrado para se usar Fly. No Centro Pokémon da entrada da cidade, fale com o rapaz de terno assim que tiver derrotado ao menos 7 treinadores dessa área que acabamos de explorar, ele vai lhe dar o item Punching Glove. Essa cidade não tem muito o que fazer, passe nas lojas caso queira e recolha os itens que encontrar pelo chão. Além disso, existe uma pessoa na cidade que talvez seja do seu interesse.

Se sua versão é Scarlet, será um velho que fica no centro da cidade. Ele vai pedir que dê a ele 10 Bronzor Fragments (o material que você obtém quando derrota ou captura Bronzor). Ao fazer isso, ele dará em troca o item Auspicious Armor, que serve para evoluir Charcadet em Armarouge.

Se sua versão é Violet, será uma velha que fica no centro da cidade. Ela vai pedir que dê a ela 10 Sinistea Chips (o material que você obtém quando derrota ou captura Sinistea). Ao fazer isso, ela dará em troca o item Malicious Armor, que serve para evoluir Charcadet em Ceruledge.

Existe mais um ponto aqui perto para registrarmos o Fly. Olhe no mapa. Ao norte de Zapapico, voltando um pouquinho para a East Province (Area Three), existe um ícone de Centro Pokémon. Marque como seu próximo destino e vá para lá para assim registrar o Fly. Aqui perto tem uma base da Team Star. Antes de desafiá-la, vamos para o próximo ginásio, que é de level um pouco abaixo do chefe desta base. Teremos que ir para o outro lado do mapa.

CASCARRAFA E O TESTE DO GINÁSIO
Use Fly até Cascarrafa. Dê uma volta pela cidade e recolha os itens que encontrar. Existem elevadores que te levam para a parte mais baixa e a parte mais elevada da cidade. Um deles te levará até a porta do ginásio. Chegando lá, você verá Kofu, o líder do ginásio, sair correndo feito um louco. A recepcionista do ginásio vai sair e dizer que ele acabou esquecendo a carteira. Ela então pede para que você leve a Carteira para Kofu, que foi até outra cidade chamada Porto Marinada. Este será o seu teste de ginásio.

Se você olhar no mapa, verá que a cidade tem uma saída para deserto. Continuando para a esquerda, você verá a cidade Porto Marinada. Você deverá cruzar o deserto para ir até lá. Marque Porto Marinada como seu próximo destino e siga para o deserto.

ASADO DESERT – PASSANDO PELAS DUNAS DO DESERTO
Enquanto estiver passando pelo deserto, é possível que você seja interrompido por uma ligação de Arven, para falar do Titan que fica aqui perto no deserto. Esse Titan está em um level um pouco alto para este ponto do jogo, você pode até desafiá-lo se quiser, mas aqui no detonado estamos cobrindo pela ordem de level dos adversários. Temos mais 3 ginásios e 1 base da Team Star até chegar no level desse Titan. Você pode ignorá-lo por ora.

No meio do deserto existe uma pequena torre. Se você encontrá-la, passe por ela para registrar um ponto de se usar Fly, assim ficará mais fácil para você voltar aqui depois. Mantenha-se no caminho da saída do deserto para Porto Marinada.

PORTO MARINADA LIGHTHOUSE – O FAROL DO OESTE DE PALDEA
No caminho para a cidade, você vai achar Kofu contemplando algumas flores, mas logo ele sairá correndo de novo. Passe pelo Centro Pokémon aqui perto para registrar o ponto de se usar Fly. Tem um farol aqui perto também, passe por ele para registrar mais um ponto de se usar Fly.

PORTO MARINADA – A CIDADE DOS LEILÕES
Ao entrar na cidade, vá para um mercadão que existe aqui. Você vai encontrar Kofu, mas quando se aproximar dele, um treinador de ginásio irá te barrar. Derrote-o e devolva a carteira para Kofu. Está rolando um leilão aqui de algumas algas marinhas de Hoenn. Kofu quer muito essas algas e decide que, para desafiá-lo no ginásio, você deverá participar desse leilão. Quem arrematar pelo maior lance, leva.

Kofu lhe dará $50.000. Existem mais duas outras pessoas interessadas. Vá dando lances pelo valor mais baixo das opções, e vá aumentando para cobrir o lance dos outros. No fim, você pode terminar arrematando por um valor abaixo dos $50.000 que você recebeu, podendo ficar com o restante do dinheiro para você. Entregue as algas para Kofu e você poderá desafiá-lo no ginásio.

CASCARRAFA – WATER-TYPE GYM
De volta ao prédio do ginásio, quando você entrar, verá Hassel novamente. Ele vai lhe apresentar Rika, uma mulher que também faz parte da Elite 4. Depois da conversa, os dois vão embora. Informe para a recepcionista que você passou no teste do ginásio e você poderá desafiar o líder. Este é o ginásio do tipo água.

Kofu usa:
Veluza lv.29
Wugtrio lv.29
Crabominable lv.30 (Tera Water)

Use golpes do tipo elétrico e planta. Contra Veluza, os tipos inseto, fantasma e noturno também podem ajudar. Embora Crabominable seja do tipo gelo, evite usar um pokémon de fogo, visto que ele será terastalizado para o tipo água e não terá mais essa fraqueza. Derrote-o e você ganhará a Gym Badge do tipo água.

Saindo do ginásio, Nemona vai chegar e lamentar por não poder batalhar com você agora, visto que ela ainda não enfrentou o ginásio.

PARTICIPE DOS LEILÕES DE PORTO MARINADA
Volte a Porto Marinada todos os dias para verificar os leilões que estão acontecendo por lá. Normalmente, há três leilões disponíveis por dia. Existe uma variedade de itens que podem ser obtidos através desses leilões. Muitas vezes, esses itens vêm em pacotes de vários itens. O leilão sempre começa baixo, mas você pode aumentar o lance para tentar superar o lance das outras pessoas.

Existem pokémons específicos que precisam de um determinado item para mudar de forma. Se você possuir esse pokémon, um quarto leilão especial vai aparecer por aqui. Nesse leilão será oferecido o item que serve para mudar a forma desse pokémon.

NAVI SQUAD’S BASE – TEAM STAR POISON CREW
Vamos voltar para East Province (Area Three), num Centro Pokémon próximo de Zapapico. Marque no mapa a base da Team Star que tem aqui perto e vá para lá. Chegando lá, você vai esbarrar com Clive de novo. Ele vai dizer que precisa obter mais informações com os estudantes problemáticos.

No portão da base, um garotinho está falando com um dos membros da Team Star, querendo ver o chefe da base. Você pegará o membro que estava guardando a base desprevenido, mas o garotinho se oferece para deter você enquanto o membro escapa! Derrote o pequeno. Clive vai se aproximar. O garotinho não faz parte da Team Star. Clive diz que vai interrogá-lo.

Cassiopeia te chamará pelo Rotom Phone. Ela vai te informar mais a respeito de Atticus, o chefe da base. Este é o esquadrão do tipo veneno. Escolha os 3 pokémons que você quer usar para desafiar a base e deixe-os nas 3 primeiras posições da sua equipe. É bom dar Pecha Berry para seus pokémons segurarem, certamente vão ficar envenenados durante a batalha contra Atticus. Toque a campainha para acessar a base.

Vá mandando seus 3 pokémons no modo Let’s Go para ir enfrentando os 30 pokémons que vão aparecer em seu caminho. Pare nas máquinas de bebidas caso precise curá-los. Você tem 10 minutos para completar o percurso. Finalizando, você vai ter que encarar o chefe da base.

Atticus usa:
Skuntank lv.32
Muk lv.32
Revavroom lv.33
Navi Starmobile lv.32 (Poison)

Use golpes do tipo terra ou psíquico. Um tipo fogo também pode servir contra Revavroom. Derrote-o e você vai assistir a um flashback de Atticus conversando com os outros chefes da Team Star. Você ganhará a Star Badge do tipo veneno.

Clive vai trazer o garotinho para bater um papo com Atticus. Os dois eram muito amigos na escola. Ele estava preocupado de Atticus ser expulso da escola, mesmo ele sendo gente boa. Atticus também menciona que nenhum dos chefes da Team Star chegou a ver o Big Boss, todos ficam apenas vigiando suas respectivas bases esperando que ele apareça.

Saindo da base, Cassiopeia te liga novamente. Ela vai notar que você conseguiu a Star Badge desta base, agora o Navi Squad da Team Star não existe mais. Cassiopeia revela que o verdadeiro plano dela é derrotar o Big Boss da Team Star. Ela também vai te recompensar com 7.000 LP e expandir os TMs que podem ser fabricados na máquina de TMs. Em seguida, Penny vai trazer pra você alguns materiais para fabricar TMs.

TAGTREE THICKET – O MATAGAL DAS ÁRVORES GRAFITADAS
Essa base da Team Star fica dentro de uma floresta. Você pode explorar por aqui, recolhendo os itens pelo caminho. Atravessando o rio, você chega a um local onde tem um treinador, apenas. Você não conseguirá ir muito longe pois existe um penhasco que te impede de ir para a parte norte do mapa. Você deve voltar para a entrada da floresta e continuar pela esquerda do mapa.

Pokémons desta área: Shroodle, Grafaiai, Tarountula, Spidops, Tadbulb, Bellibolt, Toedscool, Charcadet, Oinkologne, Flamigo, Impidimp, Morgrem, Oranguru (Scarlet), Passimian (Violet), Mimikyu, Pawniard, Venonat, Venomoth, Foongus, Zorua, Komala, Pineco, Murkrow, Skwovet, Greedent, Dunsparce, Buizel, Combee, Psyduck, Magikarp, Basculin.

Pokémons terastalizados: Grafaiai (Bug).

DALIZAPA PASSAGE – A CAVERNA ENTRE MEDALI E ZAPAPICO
Este caminho começa lá em Zapapico (West). Vá seguindo a estrada de terra até chegar a uma bifurcação. O caminho da esquerda leva para Glaseado Mountain. O da direita vai para Medali, a cidade do próximo ginásio. É para lá que vamos continuar. Continue pela estrada de terra, você vai chegar em uma caverna. Você deve atravessar a caverna para chegar na cidade do outro lado.

Em uma parte da caverna existe uma área aberta com um Centro Pokémon. Passe por ele para registrar um ponto de se usar Fly. Quando tiver derrotado ao menos 4 treinadores dessa área, fale com o rapaz de terno desse Centro Pokémon, ele vai lhe dar o item Expert Belt. Continue andando até sair da caverna e chegar na cidade.

Pokémons desta área: Scovillain, Lokix, Flittle, Espathra, Greavard, Houndstone, Frigibax, Cetoddle, Glimmet, Tinkatuff, Nacli, Naclstack, Cyclizar, Snorunt, Snom, Sneasel, Weavile, Gogoat, Kirlia, Gallade, Vigoroth, Litleo, Pyroar, Teddiursa, Ursaring, Spoink, Grumpig, Rufflet, Dugtrio, Magnemite, Magneton, Larvitar (Scarlet), Axew, Fraxure, Gible, Gabite, Deino (Scarlet), Bagon (Violet), Torkoal, Cubchoo, Beartic, Misdreavus (Violet), Murkrow, Honchkrow, Salandit, Salazzle, Lycanroc, Medicham, Makuhita, Hariyama, Sableye, Mudbray, Mudsdale, Flareon, Umbreon, Chansey, Deerling, Sawsbuck, Dunsparce, Skwovet, Greedent, Gastly, Haunter, Cufant, Copperajah, Phanpy, Donphan, Hypno, Froslass, Yungoos, Gumshoos, Drifloon (Scarlet), Drifblim (Scarlet),

Pokémons terastalizados: Sneasel (Fighting), Espathra (Steel), Ursaring (Flying), Lucario (Ice).

MEDALI – NORMAL-TYPE GYM
Vá andando pela cidade recolhendo os itens que encontrar. Ao entrar no ginásio, Nemona vai entrar logo depois de você. Ela vai se lamentar por não ter conseguido batalhar com você antes e pergunta se aceita batalhar com ela agora. Ela vai precisar de um tempo para se preparar, enquanto você espera, você poderá desafiar o líder deste ginásio.

Fale com o atendente. Este é o ginásio do tipo normal. Para o teste deste ginásio, seu trabalho vai ser descobrir o prato secreto do cardápio do Treasure Eatery, um restaurante da cidade. Após descobrir, você deve fazer um pedido desse prato para o garçom do restaurante para assim passar no teste.

O atendente vai te informar sobre outros 3 desafiantes na cidade que estão tentando passar no teste. A cada um deles foi dada uma dica diferente para saber qual é o prato secreto. Você deve encontrá-los e desafiá-los em uma batalha. Você também vai receber uma dica, sendo assim, o perdedor deve dizer ao ganhador qual a dica que recebeu. Sua meta é juntar as 4 dicas para determinar qual é o prato secreto. Apenas o desafiante que fizer o pedido corretamente vai passar no teste.

A dica que o atendente vai te dar é descobrir como os fregueses do restaurante temperam os seus pratos. Saia do ginásio e vá andando pela cidade. Você vai perceber que algumas pessoas estão com um balão de fala sobre a cabeça, elas são os desafiantes, fale com elas para desafiá-las numa batalha. Após vencê-las, fale com com elas novamente para receber a dica delas.

Uma treinadora, bem perto do ginásio, vai dar a dica de "um ponto escuro cercado por escadas". Desça a escadaria aqui perto dela, interaja com a porta escura e você verá que tem algo escrito: "Fire Blast".

Outra treinadora vai dar a dica para ver "algo estranho na barraca de sorvete". Olhe em sua volta e procure pela barraca de sorvete, fica perto do Centro Pokémon – Medali (East). Na barraca da direita, veja o que tem à venda. Você verá que o último item não é um sorvete, mas sim: "Grilled Rice Balls".

O último treinador vai dar a dica para você ouvir perto do "pokémon pássaro azul". Olhe em sua volta e você vai encontrar um homem com um Squawkabilly azul em cima da cabeça. Fique ouvindo o que ele está falando, uma hora ele fala: "Meedyum! Meedyum!"

Agora entre no restaurante Treasure Eatery, fica perto do Centro Pokémon – Medali (East). Antes de falar com o garçom na entrada, procure por um rapaz de terno que está comendo aqui dentro. Ele vai dizer que os fregueses do restaurante temperam seus pratos com "lemon".

Com as 4 dicas na mão, vá até a entrada do restaurante e fale com o garçom (o cara de avental verde). Você deve fazer o seguinte pedido: Grilled Rice Ball, Medium Serving, Extra Crispy – Fire Blast Style e Lemon. Feito isso, o restaurante vai se transformar num campo de batalha. Você vai passar no teste. Se você precisar mexer no seu time, faça isso agora. Este é o ginásio do tipo normal. Fale novamente com o garçom e a batalha contra o líder vai começar. Para a sua surpresa, o líder é aquele rapaz de terno que você acabou de falar.

Larry usa:
Komala lv.35
Dudunsparce lv.35
Staraptor lv.36 (Tera Normal)

Use golpes do tipo lutador. Cuidado a colocar um pokémon lutador na frente de Staraptor, apesar de ele estar terastalizado para o tipo normal, ele ainda tem um golpe voador, com vantagem ao seu tipo lutador. Derrote-o e você ganhará a Gym Badge do tipo normal.

Depois da batalha, você estará de volta ao prédio do ginásio. Geeta vai aparecer para lhe parabenizar pela vitória. Ela será interrompida por Nemona que veio te desafiar para uma batalha. Nemona comenta que chama Geeta de La Primera por estar acima dos treinadores nível de campeão de Paldea, nível em que Nemona está. Geeta é a Top Campeã de Paldea ao mesmo tempo que é a presidente da Liga Pokémon de Paldea.

A BATALHA COM NEMONA – 5º GINÁSIO
Do lado de fora, Geeta comenta que após conseguir as Gym Badges, você deve desafiar a Liga Pokémon, que fica a noroeste de Mesagoza. Geeta vai curar seus pokémons e você poderá batalhar contra Nemona.

Nemona usa:
Lycanroc lv.36
Goomy lv.36
Pawmo lv.36
Meowscarada (Tera Grass)/Skeledirge (Tera Fire)/Quaquaval (Tera Water) lv.37 (inicial com fraqueza ao seu)

Como reconhecimento pela sua vitória, Geeta vai lhe oferecer o TM171 Tera Blast. Se um pokémon terastalizado usa esse golpe, esse golpe será do tipo Tera desse pokémon. Ele pode ser um golpe físico ou especial, o stat que for maior em seu pokémon.

MUDANDO O TIPO TERA DE SEU POKÉMON
Se você voltar para o Treasure Eastery em Medali e falar com a cozinheira do restaurante, você terá a chance de mudar o tipo Tera do seu pokémon. Para isso, você vai precisar de 50 Tera Shards do tipo Tera que você quer. Basta entregar os 50 Tera Shards para a cozinheira e ela vai trocar o tipo Tera do pokémon que você escolher. É possível encontrar alguns Tera Shards pelo cenário de Paldea, mas a maioria você vai conseguir como recompensa nas Tera Raid Battles de 3 estrelas ou mais.

WEST PROVINCE (AREA THREE)
Dê uma explorada nesta área que fica nos arredores de Medali, pegando itens e enfrentando treinadores, subindo level pois logo enfrentaremos mais um ginásio. Note que esse espaço é cercado por rios. Por enquanto, procure explorar apenas essa área que está dentro dos limites dos rios, qualquer rio que você atravessar vai te levar para fora da West Province (Area Three).

Pokémons desta área: Fidough, Dachsbun, Maschiff, Mabosstiff, Toedscool, Cetoddle, Greavard, Bombirdier, Lokix, Tarountula, Spidops, Flamigo, Tinkatuff, Charcadet, Tandemaus, Shroodle, Tadbulb, Bellibolt, Nacli, Naclstack, Oinkologne, Pawmi, Pawmo, Tropius, Sudowoodo, Voltorb, Electrode, Hypno, Bronzong, Dedenne, Meowth, Persian, Hoppip, Jumpluff, Shroomish, Breloom, Pineco, Vigoroth, Scyther, Deerling, Sawsbuck, Gogoat, Jigglypuff, Ursaring, Chansey, Pachirisu, Pikachu, Eevee, Jolteon, Espeon, Leafeon, Sylveon, Ditto, Primeape, Staravia, Fletchinder, Murkrow, Honchkrow, Foongus, Lilligant, Steenee, Komala, Applin, Goomy, Sliggoo, Dunsparce, Drifloon (Scarlet), Skwovet, Greedent, Buizel, Floatzel, Marill, Azumarill, Psyduck, Golduck, Basculin, Chewtle, Drednaw, Magikarp, Barboach, Whiscash.

Pokémons terastalizados: Breloom (Rock), Rockruff (Psychic), Altaria (Fairy).

Após explorar essa área, retorne para o Centro Pokémon – Medali (East). Fale com o rapaz de terno, se você tiver derrotado ao menos 9 treinadores dessa área, ele vai lhe dar o item Amulet Coin.

Se atravessarmos o rio à esquerda dessa área, chegaremos na West Province (Area Two), que nos levará de volta para Cascarrafa e Asado Desert. Não é preciso seguir por esse caminho agora, de qualquer forma, voltaremos a passar aqui logo após o próximo ginásio.

Acima do rio temos uma área com adversários de level mais alto, também não vamos para lá ainda. Vamos seguir pela área da direita, subindo a montanha de gelo. Você deve seguir pelo caminho chamado Glaseado Mountain Path.

GLASEADO’S GRASP – O PUNHO DA MONTANHA DE GELO
Quando você alcançar a montanha de gelo, confira no mapa a localização do Centro Pokémon mais próximo e siga direto para lá, para registrar o ponto de usar Fly. Um pouco ao sul do Centro Pokémon no mapa, existe um local chamado Glaseado’s Grasp. Esse é um dos 10 pontos turísticos de Paldea. É um penhasco de gelo, bem próximo da área com grama. Olhando no mapa, é um local da área de gelo que parece uma mão com três dedos redondos. Passando por lá, bem no meio da "mão de gelo" do mapa, você vai registrar mais um ponto de se usar Fly.

À direita no mapa você verá uma cidade chamada Montenevera. Marque como o seu próximo destino e vá subindo contornando a montanha de neve até chegar lá.

MONTENEVERA – GHOST-TYPE GYM
Depois de dar um rolê pela cidade, vá para o prédio do ginásio. Lá dentro, o professor Jacq perguntará como está indo a sua caça ao tesouro. Receba dele o Lucky Egg, item que você pode dar para um pokémon segurar para que ele ganhe mais Exp. Points que o normal.

Fale com a balconista para pegar o seu teste de ginásio. Este é o ginásio do tipo fantasma. O desafio aqui vai ser passar por uma sequência de 3 batalhas em dupla sem interrupção entre as batalhas. Do lado de fora, existe um palco que serve como campo de batalha. Ryme, a líder daqui, é uma rapper. Fale com o MC Sledge, o cabeludo de chapéu em frente ao palco. Ele vai permitir que você inicie as batalhas.

Você deve ir aquecendo o público com suas batalhas. Se você terastalizar seu pokémon, acertar um Critical Hit ou derrotar um pokémon adversário, o público vai começar a torcer para você, dando alguns boosts nos seus stats. Seus pokémons serão curados entre as batalhas, assim como seu Tera Orb será recarregado. Vencendo os 3 treinadores, a líder do ginásio vai se mostrar. Volte e diga para a balconista que você completou o teste. Você verá a líder fazendo uma batalha de rap, mas logo você poderá enfrentá-la. Prepare-se para a batalha!

Ryme usa:
Banette lv.41
Mimikyu lv.41
Houndstone lv.41
Toxtricity lv.42 (Tera Ghost)

Use golpes do tipo fantasma ou noturno. Contra Mimikyu, golpes metálicos também ajudam. Repare que Toctricity tem fraqueza a psíquico, porém ele vai ser terastalizado para o tipo fantasma, deixando de ter essa fraqueza. Derrote-a e você ganhará a Gym Badge do tipo fantasma.

Saindo do ginásio, Hassel virá te ver de novo. Ele ficou bastante empolgado com sua batalha neste ginásio e está ansioso pelo dia que você for desafiá-lo na Elite 4.

COLONNADE HOLLOW – AS COLUNAS DE PEDRA
Agora vamos voltar para Medali. Explorando à esquerda de Medali, logo após atravessar o rio à esquerda do mapa, chegará na West Province (Area Two). Por aqui, você verá uma espécie de túnel, formado por diversas colunas de pedra. Esse local é chamado de Colonnade Hollow, um dos 10 pontos turísticos de Paldea. Explore o lugar, enfrente os treinadores e recolha os itens. Depois que sair dele, você vai passar por um lugar que será registrado como um ponto de se usar Fly.

WEST PROVINCE (AREA TWO)
Você passou por um pedaço dessa área quando foi para Porto Marinada. Se ainda não explorou esta área por completo, agora é um bom momento de fazer isso. Esta área vai desde aquele rio próximo à Medali e segue até a entrada de Porto Marinada, com o deserto ao sul. Não atravesse o rio ao norte do mapa, pois nesse lugar temos adversários de levels mais elevados para este ponto do jogo.

Enfrente todos os treinadores que encontrar por aqui. Feito isso, vá até aquele Centro Pokémon que fica próximo à entrada de Porto Marinada. Fale com o rapaz de terno, se você tiver derrotado ao menos 4 treinadores dessa área, ele vai lhe dar o item Focus Sash. Nada mais a fazer, siga ao sul para o Asado Desert. Chegou o momento de enfrentarmos mais um Titan.

Pokémons desta área: Paldean Tauros, Paldean Tauros (Blaze – Scarlet), Paldean Tauros (Aqua – Violet), Cyclizar, Lokix, Tandemaus, Nacli, Toedscool, Pawmi, Pawmo, Maschiff, Flamigo, Oinkologne, Wattrel, Wiglett, Wugtrio, Finizen, Ditto, Croagunk, Tadbulb, Bellibolt, Flaaffy, Larvitar (Scarlet), Gible, Gabite, Noibat, Bagon (Violet), Dreepy (Violet), Girafarig, Meditite, Makuhita, Hariyama, Slowpoke, Slowbro, Diglett, Dugtrio, Chansey, Phanpy, Donphan, Skiploom, Sableye, Stunky (Scarlet), Murkrow, Salandit, Dunsparce, Meowth, Skiddo, Grimer, Kirlia, Deerling, Staravia, Yungoos, Gumshoos, Sandygast, Palossand, Psyduck, Marill, Azumarill, Chewtle, Drednaw, Buizel, Floatzel, Magikarp, Pincurchin, Wingull, Shellos.

Pokémons terastalizados: Naclstack (Ghost), Garchomp (Water).

GREAT TUSK / IRON TREADS, THE QUAKING EARTH TITAN (GROUND)
Se você já passou pela torre do Asado Desert, deve ser capaz de voar para lá agora. Se é a sua primeira vez no deserto, quando estiver chegando perto do Titan, Arven ligará para dizer que esse Titan costuma causar tremores. Marque no mapa o local do Titan e vá para lá. Você verá um Donphan estanho andando pelo deserto. Se for em Scarlet, será Great Tusk, se for em Violet, será Iron Treads. Aproxime-se dele. Sada/Turo vai te ligar, explicando que esse pokémon veio da Great Crater of Paldea. O(a) professor(a) pede para que faça de tudo para detê-lo.

Titan Great Tusk/Iron Treads lv.45

Em Great Tusk, use golpes do tipo água, planta, gelo, voador, psíquico ou fada. Em Iron Treads, use golpes do tipo água, fogo, terra ou lutador. Se quiser, você pode terastalizar o seu pokémon para potencializar seus ataques. Quando o HP dele estiver quase no fim, ele vai cavar no chão e fugir para outra parte do deserto. Olhe em sua volta e veja para onde ele foi, o bicho é grande, certamente você conseguirá avistá-lo.

Quando chegar perto do Titan novamente, ele vai trombar com o paredão da colina que tem aqui perto. Assim como os outros Titans, ele vai abrir uma caverna e comer da Herba Mystica. Como de costume, Arven aparecerá na hora exata e se juntará a você numa Raid Battle contra o Titan. O parceiro dele será um Scovillain, que possui um golpe com vantagem ao Titan que você está enfrentando. Você poderá terastalizar novamente nessa batalha.

Titan Great Tusk/Iron Treads lv.45

Derrote-o. Entre na caverna com Arven. Vocês vão encontrar a Sour Herba Mystica. Arven vai preparar uns Sandwiches com ela. Você ganhará a Titan Badge do tipo terra. Como é de praxe, Koraidon/Miraidon aparece para comer seu Sandwich. Arven também dará um pouco para o Mabosstiff dele comer.

Sua montaria vai receber um upgrade. A partir de agora, Koraidon/Miraidon será capaz de voar. Arven vai se questionar do porquê seu lendário não consegue mudar para a forma de batalha, sugerindo que talvez ele tenha algum trauma de batalhas. Mabosstiff não parece ter conseguido nenhuma melhora aparente desta vez. Arven afirma para continuar, o próximo Titan será o último.

Do lado de fora da caverna, você receberá uma ligação de Sada/Turo, informando que seu lendário recuperou mais um pouco de seus poderes originais. Para voar, é preciso dar um pulo apertando (B), então apertar (B) novamente enquanto estiver no ar para iniciar o voo. Apertando (B) novamente, o lendário vai parar de voar e começar a cair. Este voo na verdade é uma planagem, ou seja, o lendário tende sempre a ir para baixo, não dando para voar mais alto. Então procure iniciar voo de montanhas e posições mais elevadas. O(a) professor(a) vai agradecer e desligar.

Aproveitando que está no deserto, certifique-se de derrotar todos os treinadores que estão pelo deserto. Feito isso, vá até Cascarrafa (North), a saída da cidade que dá no deserto. Fale com o rapaz de terno deste Centro Pokémon, se você tiver derrotado ao menos 6 treinadores do deserto, ele vai lhe dar o TM149 Earthquake. Abaixo, veja os pokémons que aparecem no Asado Desert:

Pokémons desta área: Rellor, Bramblin, Flittle, Espathra, Lokix, Orthworm, Capsakid, Nacli, Tinkatink, Tinkatuff, Pawmi, Pawmo, Stonjourner, Silicobra, Sandaconda, Cacnea, Cacturne, Sandile, Rufflet, Braviary, Larvesta, Phanpy, Donphan, Hippopotas, Hippowdon, Skiddo, Yungoos, Gumshoos, Bronzor, Gastly, Falinks, Murkrow.

Pokémons terastalizados: Sandygast (Grass), Cyclizar (Flying).

CAPTURANDO O TITAN GREAT TUSK / IRON TREADS
Agora que você venceu o Titan, ele já poderá ser capturado. Retorne para a área onde você batalhou com Great Tusk/Iron Treads pela primeira vez. Ele vai estar parado bem no meio do deserto. Prepare-se para a batalha e fale com ele. Lembrando que ele é único, pois tem uma marca de pokémon Titan.

Titan Great Tusk/Iron Treads estará no lv.45, boa sorte para capturá-lo.

ALFORNADA CAVERN – ESCALANDO A CAVERNA
Use Fly até a West Province (Area One) – Central. Siga pela esquerda do mapa, como se fosse ir para a montanha do Titan Bombardier. Quando chegar na bifurcação, em vez de subir em direção ao norte do mapa, desça em direção ao sul. Você vai chegar em uma caverna com várias pedras onde, para conseguir avançar, você deverá pular com o seu lendário. Vá pulando e avançando pelas pedras da caverna, enfrentando os treinadores que encontrar. A saída fica na parte mais elevada da caverna, vá pulando e andando até não poder mais. Vá seguindo as tochas de fogo espalhadas pela caverna para encontrar a saída.

Pokémons desta área: Glimmet, Toxtricity, Deino, Gible, Gabite, Bagon, Shelgon, Larvitar, Pupitar, Diglett, Dugtrio, Dunsparce, Sableye, Salandit, Salazzle, Meditite, Medicham, Makuhita, Hariyama, Yungoos, Gumshoos.

Pokémons terastalizados: Houndoom (Ghost), Umbreon (Dark).

SOUTH PROVINCE (AREA SIX)
Do lado de fora, você estará na South Province (Area Six). Existe uma cidade chamada Alfornada aqui perto, você pode ir direto para lá e registrar o ponto de usar Fly. Mesmo assim, recomendo dar uma explorada nessa área. Enfrente os treinadores por aqui, depois volte para a cidade Alfornada, local do próximo ginásio.

Pokémons desta área: Fidough, Dachsbun, Scovillain, Nymble, Lokix, Flamigo, Flittle, Espathra, Bombirdier, Pawmi, Pawmo, Nacli, Naclstack, Tinkatuff, Bellibolt, Gothorita, Gothitelle, Gogoat, Klefki, Murkrow, Honchkrow, Toxtricity, Lycanroc, Flaaffy, Ampharos, Dreepy, Sinistea, Greavard, Houndstone, Drifloon, Drifblim, Banette, Vaporeon, Flareon, Sylveon, Rufflet, Mudbray, Mudsdale, Phanpy, Donphan, Cufant, Copperajah, Swablu, Altaria, Chansey, Meditite, Medicham, Combee, Vespiquen, Skwovet, Greedent, Yungoos, Gumshoos, Hypno, Bronzong, Chewtle, Drednaw, Psyduck, Golduck, Basculin, Magikarp.

Pokémons terastalizados: Dragonair (Electric), Hawlucha (Bug).

LEAKING TOWER OF PALDEA – A TORRE DA CACHOEIRA
Se olhar no mapa, verá que um pouco ao norte de Alfornada tem um laguinho com uma ilha. Se você for para lá, verá que tem uma torre no meio do lago. Suba a torre e registre mais um ponto de se usar Fly. Essa torre em específico é chamada de Leaking Tower of Paldea, um dos 10 pontos turísticos de Paldea. Esse lugar faz parte da South Province (Area Six), logo, alguns dos pokémons listados acima aparecem só aqui.

Após explorar a Alfornada Cavern e a South Province (Area Six), vá falar com o rapaz de terno no Centro Pokémon de Alfornada. Se você tiver derrotado ao menos 7 treinadores dessas áreas, ele vai lhe dar o TM165 Flare Blitz.

A BATALHA COM NEMONA – 7º GINÁSIO
Recolha os itens que encontrar por Alfornada, então visite o prédio do ginásio. Logo que entrar, você será submetido a uma batalha com Nemona. Vamos a ela!

Nemona usa:
Lycanroc lv.42
Sliggoo lv.42
Pawmot lv.42
Meowscarada (Tera Grass)/Skeledirge (Tera Fire)/Quaquaval (Tera Water) lv.43 (inicial com fraqueza ao seu)

Após a batalha, Nemona vai te presentear com 3 Max Potions.

ALFORNADA – PSYCHIC-TYPE GYM
De volta ao prédio do ginásio, fale com a recepcionista do ginásio. Para o teste do ginásio, o desafio vai ser participar de uma atividade chamada "prática do espectro emocional". Saia do ginásio e vire à esquerda, você chegará em um campo com uma mulher vestida de preto ao lado de um Medicham. Ela é Dendra, uma das professoras da escola e amiga de infância de Tulip, a líder do ginásio. Ela vai te guiar neste teste de ginásio.

Dendra vai te pedir para fazer uma expressão e você deve fazê-la dentro de 5 segundos. Existem 4 expressões: raiva (X), animação (Y), alegria (A) e surpresa (B), basta apertar o botão correspondente para responder corretamente. Haverá um guia no canto inferior direito para você não se perder. Vão ser 2 rodadas desse joguinho, seguidas por batalhas com treinadores. Feito isso, o teste estará completo. Volte ao prédio e fale para a recepcionista que você passou. Prepare-se para desafiar a líder do ginásio.

Tulip usa:
Farigiraf lv.41
Gardevoir lv.41
Espathra lv.41
Florges lv.42 (Tera Psychic)

Use golpes do tipo fantasma ou noturno. Contra Gardevoir, golpes metálicos e venenosos também ajudam. É importante notar que, ainda que Florges seja terastalizada para o tipo psíquico, ela continua tendo um golpe do tipo fada, que pode ser um problema pro seu pokémon tipo noturno, que teria vantagem nesse ginásio. Derrote-a e você ganhará a Gym Badge do tipo psíquico.

Ao deixar o ginásio, Rika virá te cumprimentar. Ela está com uma garotinha chamada Poppy, e sim, ela também faz parte da Elite 4 de Paldea. Sua fama anda correndo entre eles e todos estão interessados em você.

ALFORNADA ESP
Depois que você vencer Tulip no ginásio, você poderá voltar para o campo do lado de ginásio e repetir o teste do ginásio. O desafio é o mesmo: você deve apertar o botão correspondente à emoção que for solicitada. Contudo, agora você terá dois modos para fazer essa disputa. No modo Standard você pode errar e tentar de novo antes que o tempo acabe. No modo Knockout você deve prosseguir até errar.

Os primeiros desafios são mais fáceis. Conforme você vai progredindo, você também terá a opção de escolher o nível de dificuldade do desafio. Quanto mais difícil, mais rápido deve ser o seu tempo de resposta. Ao terminar o desafio, você receberá como prêmio uma variedade de berries. Quanto melhor você for, melhores serão as berries que você vai receber.

SOUTH PROVINCE (AREA FOUR)
Abrindo o mapa, existe uma área à direita de Alfornada que você pode explorar. Seguindo a estrada de terra, você vai subindo uma montanha até achar um lago com uma cachoeira. Você pode ir descendo o cenário cachoeira abaixo, até chegar novamente na South Province (Area Four).

GLASEADO MOUNTAIN – A MONTANHA DE GELO
Use Fly até Zapapico (West). Siga a estrada de terra até a bifurcação. Desta vez vamos para a esquerda, caminho que leva para Glaseado Mountain. Vá subindo a montanha de gelo até não poder mais.

Pokémons desta área: Greavard, Houndstone, Tadbulb, Bellibolt, Flamigo, Nacli, Naclstack, Lokix, Paldean Wooper, Clodsire, Cetoddle, Cetitan, Crabrawler, Crabominable, Snorunt, Glalie, Froslass, Snover, Abomasnow, Sneasel, Weavile, Glaceon, Cubchoo, Beartic, Cryogonal, Bergmite, Avalugg, Snom, Frosmoth, Delibird, Deerling, Sawsbuck, Spiritomb, Cufant, Copperajah, Murkrow, Hounchkrow, Axew, Fraxure, Magnemite, Magneton, Bronzong, Hawlucha, Gastly, Haunter, Buizel, Floatzel, Chewtle, Drednaw, Psyduck, Golduck, Magikarp.

Pokémons terastalizados: Frigibax (Dark), Avalugg (Rock), Veluza (Normal), Primeape (Poison), Glaceon (Ice), Revavroom (Fire), Pinchurchin (Electric).

PALDEA’S HIGHEST PEAK – O PICO MAIS ALTO DE PALDEA
Veja no mapa a parte mais clara da montanha de gelo. Esse lugar é o pico da montanha, chamado dePaldea’s Highest Peak. Esse é um dos 10 pontos turísticos de Paldea. Vá subindo e contornando a montanha, mais cedo ou mais tarde você chega nesse lugar. Chegando lá, você vai registrar mais um ponto de se usar Fly. Esse lugar faz parte da Glaseado Mountain, logo, alguns dos pokémons listados acima aparecem só aqui.

GLASEADO MOUNTAIN – ICE-TYPE GYM
Você vai encontrar o prédio do ginásio numa das partes mais altas da montanha, veja a localização no mapa e vá acompanhando. O Centro Pokémon fica bem perto, num local um pouco mais elevado que o prédio do ginásio. Este ginásio fica isolado na montanha mesmo, não há uma cidade nesse lugar. Se você tiver derrotado ao menos 10 treinadores da Glaseado Mountain, fale com o rapaz de terno neste Centro Pokémon, ele vai lhe dar o TM143 Blizzard.

Ao entrar no prédio do ginásio, Nemona vai dizer que está torcendo por você e sairá. Este é o ginásio do tipo gelo. Fale com o atendente. O teste desse ginásio é descer deslizando pela pista de neve da montanha enquanto você está montado em Koraidon/Miraidon. Saia e suba para o local do Centro Pokémon. Você verá o atendente aqui perto, fale com ele e ele vai te direcionar para a pista. Você tem 1 minuto e meio para descer pela pista. Vá deslizando e passando entre as bandeiras até chegar na base da montanha. Teste concluído, retorne ao prédio do ginásio, fale com o atendente e desafie o líder.

Grusha usa:
Frosmoth lv.47
Beartic lv.47
Cetitan lv.47
Altaria lv.48 (Tera Ice)

Use golpes do tipo fogo, lutador, pedra ou metálico. Lembre-se que Altaria tem fraqueza a gelo, mas vai ser terastalizado para o tipo gelo, perdendo essa fraqueza. Altaria também tem um golpe tipo fada, cuidado se for usar um tipo lutador para ter vantagem. Derrote-o e você ganhará a Gym Badge do tipo gelo.

Saindo do ginásio, Nemona e Geeta virão parabenizá-lo pela vitória. Com as 8 insígnias, agora você está apto a desafiar a Liga Pokémon, ou seja, você deverá fazer sua avaliação de campeão, enfrentando a Elite 4. Para chegar no prédio da Liga Pokémon, você deverá voltar a Mesagoza. Contudo, antes de concluirmos a linha de história da Victory Road, vamos enfrentar os adversários que restam das outras linhas de história.

GLASEADO SNOW SLOPE RUN
Depois que você vencer Grusha no ginásio, você poderá voltar para a pista de neve perto do Centro Pokémon e repetir o teste do ginásio. Como antes, você também terá que ir deslizando, passando por entre as bandeiras, até chegar na base da montanha. Sua meta é terminar o percurso no menor tempo possível. Caso você errar a passagem por entre as bandeiras, 5 segundos serão acrescentados no seu tempo, piorando o seu resultado.

Conforme você for completando os desafios, você libera percursos diferentes para você participar. Esses novos percursos são maiores e mais difíceis, com alguns Glalies no caminho para atrapalhar suas manobras. Ao completar o "Powder Snow Course", você ganha um Never-Melt Ice. Nas próximas vezes que completar esse percurso, seu prêmio é um Fresh Water. Ao completar o "Blizzard Course", você ganha uma Ice Stone. Nas próximas vezes que completar esse percurso, seu prêmio é um Soda Pop. Ao completar o "Sheer Cold Course", você ganha um Comet Shard. Nas próximas vezes que completar esse percurso, seu prêmio é um dos itens de vitaminas.

NORTH PROVINCE (AREA THREE)
Use Fly até o PokéCenter Glaseado Mountain (o primeiro da montanha, à esquerda de Montenevera no mapa). Repare que ao norte dele existe mais um PokéCenter. Marque-o como seu próximo destino e siga para lá. Explore a North Province (Area Three), enfrentando os treinadores e recolhendo os itens. Um pouco mais ao norte no mapa chegaremos ao local de mais uma base da Team Star.

Pokémons desta área: Pawmi, Pawmo, Wugtrio, Nacli, Naclstack, Fomantis, Lurantis, Floette, Florges, Vivillon, Chansey, Blissey, Vaporeon, Espeon, Umbreon, Sunflora, Hoppip, Jumpluff, Hawlucha, Combee, Vespiquen, Cufant, Copperajah, Makuhita, Hariyama, Murkrow, Hounchkrow, Golduck, Buizel, Floatzel.

Pokémons terastalizados: Sylveon (Fairy), Pawmo (Steel).

RUCHBAH SQUAD’S BASE – TEAM STAR FAIRY CREW
Quando estiver se aproximando da base, Clive irá surgir, perguntando sobre o que você acha da Cassiopeia. Enfim, siga para a base. No portão, você verá um senhor falando com uma garota da Team Star. Ele chama o chefe da base de "jovem mestre". Ao identificar que você é um intruso, ele te desafia para uma batalha. Vença-o e o senhorzinho vai dar no pé. A garota da Team Star menciona que ele foi diretor da escola, mas agora parece ser um tutor do chefe da base.

O portão da base vai ser liberado. Você receberá uma ligação de Cassiopeia. Ela vai falar sobre Ortega, o chefe da base. Ele é o mais jovem dos chefes, mas não deve ser subestimado. Este é o esquadrão do tipo fada. Escolha os 3 pokémons que você quer usar para desafiar a base e deixe-os nas 3 primeiras posições da sua equipe. Toque a campainha e vá pra dentro da base.

Vá mandando seus 3 pokémons no modo Let’s Go para ir enfrentando os 30 pokémons que vão aparecer em seu caminho. Pare nas máquinas de bebidas caso precise curá-los. Você tem 10 minutos para completar o percurso. Finalizando, você vai ter que encarar o chefe da base.

Ortega usa:
Azumarill lv.50
Wigglytuff lv.50
Dachsbun lv.51
Ruchbah Starmobile lv.50 (Fairy)

Use golpes do tipo veneno ou metálico. Um tipo elétrico ou planta também pode servir contra Azumarill. Derrote-o e você vai assistir a um flashback de Ortega conversando com os outros chefes da Team Star. Você ganhará a Star Badge do tipo fada.

Ortega vai lamentar muito a derrota. O senhorzinho vai chegar, ele é o professor de piano de Ortega. Ortega é filho de uma família rica. Clive pergunta por que ele se juntou ao Team Star e Ortega responde que era por conta do bullying que sofria na escola. O senhor comenta que quando ele era o diretor da escola, os membros da Team Star se confrontaram contra os alunos que faziam bullying. Os alunos que sofriam bullying foram deixando a escola. Não ficou nada registrado do ocorrido e nenhuma medida disciplinar foi tomada. Muitos professores deixaram a escola por conta disso, por isso que os professores atuais são todos novos na escola.

Saindo da base, Cassiopeia te liga novamente. Ela vai notar que você conseguiu a Star Badge desta base, agora o Ruchbah Squad da Team Star não existe mais. Cassiopeia vai te recompensar com 10.000 LP e expandir os TMs que podem ser fabricados na máquina de TMs. Em seguida, Penny vai trazer pra você alguns materiais para fabricar TMs.

NORTH PROVINCE (AREA THREE) LIGHTHOUSE – O FAROL DO NORTE DE PALDEA
Existe um farol aqui nesta base da Team Star. Suba nele para registrar mais um ponto de se usar Fly. Explore essa área se quiser.

Um bom lugar para irmos agora é desafiar o último Titan. Ele fica em um lago, ao norte do Asado Desert. Você pode ir para o Centro Pokémon de Glaseado Mountain ou para Glaseado’s Grasp e dali seguir pela esquerda do mapa.

CASSEROYA FALLS E CASSEROYA LAKE
Bem perto da Glaseado Mountain, tem uma cachoeira (Casseroya Falls) que deságua no grande lago (Casseroya Lake). Dê uma explorada perto da cachoeira, tem uma torre que você pode escalar por aqui e registrar como um ponto de se usar Fly. Na margem do lago da parte de baixo do mapa, existem mais outras duas torres. Passe por elas também. Existem alguns treinadores bem fortes para você enfrentar nesses lugares. Existe também uma grande ilha no centro do lago: Casseroya Lake (Islet), passando por ela, também registra um ponto de Fly.

Pokémons desta área: Tatsugiri, Dondozo, Veluza, Lokix, Kilowattrel, Flamigo, Nacli, Naclstack, Gyarados, Dratini, Dragonair, Dragonite, Goomy, Sliggoo, Swablu, Altaria, Slowpoke, Slowbro, Scyther, Gogoat, Tropius, Hawlucha, Staraptor, Bronzong, Cufant, Copperajah, Stunky, Skuntank, Croagunk, Toxicroak, Chewtle, Drednaw, Marill, Azumarill, Psyduck, Golduck.

Pokémons terastalizados: Gyarados (Dragon), Slowbro (Grass), Vaporeon (Water), Drednaw (Ice), Azumarill (Fairy), Bellibolt (Water).

SOCARRAT TRAIL E GRACIA STONES
Esta é a área que compreende a outra margem do lago, na parte de cima do mapa. A Socarrat Trail é uma área com uma vegetação diferente, explore o lugar, recolha os itens e enfrente os treinadores. Na parte mais à esquerda do mapa, perto do mar, existe um local chamado Gracia Stones. Passando por ele, fica registrado mais um ponto para se usar Fly.

Pokémons desta área: Toedscool, Toedscruel, Maschiff, Mabosstiff, Spidops, Heracross, Forretress, Slaking, Amoonguss, Sudowoodo, Fomantis, Lurantis, Stunky, Skuntank, Murkrow, Honchkrow, Deerling, Sawsbuck.

Pokémons terastalizados: Tsareena (Psychic).

DONDOZO / TATSUGIRI, THE FALSE DRAGON TITAN (DRAGON)
Quando estiver e aproximando do lago, Arven ligará para dizer que ninguém jamais viu esse Titan. Ele diz que seria mais mais fácil encontrá-lo se ele simplesmente aparecesse dizendo "eu sou o Titan". Apesar do comentário idiota, essa é na verdade uma dica de como você deve achar este Titan. Marque no mapa o local do Titan e vá para lá.

Desta vez você não vai encontrar um pokémon gigantesco como os outros Titans, logo, se você não estiver prestando atenção ele pode passar despercebido. Quando chegar na ilha indicada no mapa, verá vários Tatsugiri espalhados pelo chão. Ao passar perto deles, você verá um balão de fala, cada um deles está dizendo algo diferente. Você encontrará um deles dizendo "Taitaaan!". Esse é o Titan! Fale com ele e um Dondozo gigante vai pular da água e engolir o Tatsugiri. Enfrente o Titan.

Titan Dondozo lv.56

Use golpes do tipo planta ou elétrico. Se quiser, você pode terastalizar o seu pokémon para potencializar seus ataques. Quando o HP dele estiver quase no fim, ele vai mergulhar na água e se mover para uma outra ilha. Vá atrás dele. Caso você o perca de vista, basta abrir o mapa, ele vai estar indicando a nova localização dele. Marque como seu próximo destino.

Chegando na margem da outra ilha, você verá Tatsugiri novamente. Ao se aproximar, Dondozo vai sair da água e derrubar a encosta da ilha, abrindo uma caverna. Tatsugiri vai entrar na caverna e Arven surge na sequência. Tatsugiri sai da caverna (provavelmente já com a Herba Mystica) e é engolido outra vez pelo Dondozo. Arven vai te encontrar e se juntará a você numa Raid Battle contra o Titan. O parceiro dele será um Greedent. Você poderá terastalizar novamente nessa batalha.

Titan Dondozo lv.56

Vencendo Dondozo, vai parecer que seu trabalho terminou. Porém, o Tatsugiri aparece para desafiar vocês também. Você pode terastalizar mais uma vez aqui.

Titan Tatsugiri lv.57

Use golpes do tipo dragão ou fada. Derrote-o e você poderá entrar na caverna com Arven. Vocês vão encontrar a Spicy Herba Mystica. Arven vai preparar uns Sandwiches com ela. Você ganhará a Titan Badge do tipo dragão. Como de costume, Koraidon/Miraidon sairá da pokébola comer seu Sandwich. Arven também dará um pouco para o Mabosstiff dele comer.

Sua montaria vai receber um upgrade. A partir de agora, Koraidon/Miraidon será capaz de escalar. Depois de comer de todos os tipos de Herba Mystica, Mabosstiff finalmente se levantará, estando completamente curado de sua enfermidade. Arven fica muito feliz pela cura do seu parceiro.

Ainda dentro da caverna, você receberá uma ligação de Sada/Turo, informando que seu lendário recuperou todos os seus poderes originais, exceto os de batalha. Para escalar uma parede, você deve ficar em frente a ela e apertar (B). Koraidon/Miraidon vai se agarrar à parede e você poderá se deslocar livremente pela parede com o analógico esquerdo. Apertando (B) novamente, o lendário vai se desprender da parede.

O(a) professor(a) vai escutar a voz de Arven. Sada/Turo é a(o) mãe(pai) de Arven. Ele(a) vai dizer que precisa que Arven acesse o laboratório e pedirá para que ele vá com você até o farol de Poco Path (onde encontramos Arven pela primeira vez). Arven fica um pouco irritado, pois seu pai/sua mãe sempre está ocupado nas pesquisas e nunca mais falou com Arven. Mesmo assim, ele aceita ir até o laboratório com você. Você pode ir até lá agora se quiser. Contudo, antes de concluirmos a linha de história do Path of Legends, vamos atacar a última base da Team Star que resta, assim finalizamos todas as linhas de história.

NORTH PROVINCE (AREA ONE)
Use Fly até East Province (Area Three). Atravesse a floresta (Tagtree Thicket) e siga para a área acima do rio no mapa. Você terá que escalar com Koraidon/Miraidon para conseguir continuar. Existe um Centro Pokémon na North Province (Area One) que você pode identificar no mapa. Procure chegar nele antes de tudo, assim você pode explorar o local com mais calma, enfrentando os treinadores e pegando os itens.

Existe uma torre na Glaseado Mountain que é próxima a esse Centro Pokémon. No mapa, posicione o marcador um pouco à esquerda deste Centro Pokémon, em uma parte da Glaseado Mountain, marcando como seu próximo destino. Escale a montanha até conseguir avistar a torre para então registrar esse ponto de Fly. Se você circulou a montanha da última vez que esteve aqui, é capaz desse ponto já estar registrado. Caso ainda não tenha feito, você pode explorar essa área da montanha até chegar na base da Team Star do tipo fada.

Pokémons desta área: Scovillain, Brambleghast, Varoom, Revavroom, Greavard, Houndstone, Nacli, Naclstack, Tinkatuff, Flittle, Espathra, Pawmi, Pawmo, Lokix, Indeedee, Noibat, Noivern, Teddiursa, Ursaring, Mareep, Ampharos, Spoink, Grumpig, Flareon, Vaporeon, Swablu, Altaria, Mudbray, Mudsdale, Lycanroc, Floette, Gogoat, Riolu, Lucario, Chansey, Blissey, Vivillon, Rufflet, Braviary, Hawlucha, Deerleing, Sawsbuck, Bronzong, Dratini, Golduck.

Pokémons terastalizados: Wugtrio (Ground), Eelektross (Dragon).

NORTH PROVINCE (AREA TWO) E FURY FALLS
Antes de continuar para o próximo Centro Pokémon que está mais à direita no mapa, repare que ao norte dele existe um lago. Marque esse lago como seu próximo destino e siga para lá. Chegando lá, você verá três torres. Passe por elas e tenha mais um ponto registrado de Fly.

Prossiga em direção ao Centro Pokémon da North Province (Area Two), indicado no mapa. Chegando lá, você verá que a última base da Team Star já está bem próxima. Antes de irmos para lá, sugiro verificar a área um pouco mais ao sul deste Centro Pokémon no mapa, onde existe uma cachoeira. Esta é a Fury Falls. Passando por aqui também se registra um ponto de usar Fly.

Pokémons desta área: Lokix, Grafaiai, Tarountula, Spidops, Nacli, Naclstack, Kricketot, Kricketune, Foongus, Amoonguss, Venomoth, Pawniard, Bisharp, Shinx, Luxray, Oranguru, Heracross, Teddiursa, Ursaring, Spoink, Grumpig, Gogoat, Scyther, Hawlucha, Falinks, Murkrow, Honchkrow, Fomantis, Lurantis, Houndour, Houndoom, Growlithe, Arcanine, Numel, Camerupt, Vaporeon, Umbreon, Cufant, Copperajah, Pupitar, Dugtrio, Salandit, Salazzle, Swablu, Altaria, Noibat, Noivern, Deino, Zweilous, Dratini, Dragonite, Golduck.

Pokémons terastalizados: Slaking (Ghost), Corviknight (Fighting), Dragonite (Steel), Mimikyu (Fairy).

CAPH SQUAD’S BASE – TEAM STAR FIGHTING CREW
Quando estiver se aproximando da última base da Team Star, Cassiopeia vai te ligar e Clive vai aparecer. Você conversam que, após limpar essa base, restará apenas desafiar o Big Boss. Chegando na entrada da base, Clive estará conversando com Eri, a chefe desta base. Ela mesma está guardando a base pois não quer arriscar nenhum dos seus subordinados. Contudo, uma garota do esquadrão dela chega para defender a base, pedindo para que Eri entre. Eri resiste um pouco, mas resolve entrar. Derrote a garota da Team Star.

Vencendo, Cassiopeia te chamará para dar mais informações sobre esta base. Este é o esquadrão do tipo lutador. Escolha os 3 pokémons que você quer usar para desafiar a base e deixe-os nas 3 primeiras posições da sua equipe. Toque a campainha para penetrar na base.

Vá mandando seus 3 pokémons no modo Let’s Go para ir enfrentando os 30 pokémons que vão aparecer em seu caminho. Pare nas máquinas de bebidas caso precise curá-los. Você tem 10 minutos para completar o percurso. Finalizando, você vai ter que encarar o chefe da base.

Eri usa:
Toxicroak lv.55
Passimian lv.55
Lucario lv.55
Annihilape lv.56
Caph Starmobile lv.56 (Fighting)

Use golpes do tipo voador, psíquico ou fada. Toxicroak e Lucario também são fracos contra o tipo terra, Lucario também é fraco contra o tipo fogo e Annihilape também é fraco contra o tipo fantasma. Derrote-a e você vai assistir a um flashback de Eri conversando com os outros chefes da Team Star. Você ganhará a Star Badge do tipo lutador.

Eri vai sair chorando. Clive virá com a garota da Team Star que você enfrentou no portão. Ela tinha ciúmes de Eri e começou a fazer bullying com ela, mas no fim, ela mesma acabou sofrendo bullying dos outros alunos. Eri a ajudou depois disso e hoje ela faz parte da Team Star.

Saindo da base, Cassiopeia te liga novamente. Ela vai notar que você conseguiu a Star Badge desta base, agora o Caph Squad da Team Star não existe mais. Cassiopeia vai te parabenizar por ter vencido os 5 esquadrões e te recompensar com 20.000 LP. Clive vai chegar e fazer as vezes de Penny, trazendo pra você alguns materiais para fabricar TMs e expandindo os TMs que podem ser fabricados na máquina de TMs.

Agora a Operation Starfall entra na fase final: você deverá derrotar o Big Boss e acabar com a Team Star de uma vez por todas! E Cassiopeia revela que ela é o Big Boss! Foi Cassiopeia que criou a Team Star com os melhores amigos dela na escola, mas as ações da equipe saíram de controle e eles precisavam ser parados. Cassiopeia pede para que a encontre na schoolyard e pede para que Clive vá para lá também.

REMOVENDO AS ESTACAS DE PALDEA
Antes de prosseguirmos para a parte final de nossa caça ao tesouro, recomendo você dar uma volta por toda a região de Paldea. Agora que você possui a montaria de escalada, você será capaz de chegar em qualquer ponto do mapa. Sendo assim, você poderá alcançar vários itens que ficaram para trás por conta de você ainda não possuir essa montaria. Procure especialmente por cenários com altas montanhas. Nas cidades, escale todos os prédios que encontrar. Enquanto faz isso, você pode aproveitar e ir atrás de todas as estacas (stakes) que existem em Paldea.

Em alguns lugares escondidos pelo mapa, você encontrará algumas estacas brilhantes enterradas no chão. Se você puxar essas estacas do chão, elas vão desaparecer. Essas estacas estão relacionadas ao quarteto de lendários da região de Paldea. Esses lendários são conhecidos como "os tesouros da ruína". Eles foram aprisionados em 4 sepulcros que existem na região de Paldea. As estacas servem para manter os sepulcros selados. Cada sepulcro possui 8 estacas relacionadas. Removendo essas 8 estacas do chão, você será capaz de abrir o sepulcro e desafiar o lendário.

Para chegar em algumas estacas, é preciso escalar paredes ou chegar em lugares escondidos no mapa. Se você já vinha retirado essas estacas, é provável que ainda estejam faltando algumas. Veja a seguir como você pode encontrá-las.

ENCONTRANDO AS ESTACAS VERDES
As estacas que brilham na cor verde correspondem a Ting-Lu. Essas estacas ficam nos arredores do Casseroya Lake. Confira no mapa a localização aproximada de cada estaca e o local do sepulcro do lendário.

GROUNDBLIGHT SHRINE: TING-LU
Após remover todas as estacas verdes, vá até o local do sepulcro de Ting-Lu. Fica ao norte do Casseroya Lake, no Socarrat Trail. Basta tocar na pedra redonda brilhando em verde, o lendário vai sair e te atacar.

Ting-Lu estará no lv.60, boa sorte para capturá-lo!

ENCONTRANDO AS ESTACAS AMARELAS
As estacas que brilham na cor amarela correspondem a Chien-Pao. Essas estacas ficam nos arredores da West Province (Areas 1, 2, 3). Confira no mapa a localização aproximada de cada estaca e o local do sepulcro do lendário.

ICEREND SHRINE: CHIEN-PAO
Após remover todas as estacas amarelas, vá até o local do sepulcro de Chien-Pao. Fica na West Province (Area One), um pouco à esquerda do local do Titan Bombirdier. Basta tocar na pedra redonda brilhando em amarelo, o lendário vai sair e te atacar.

Chien-Pao estará no lv.60, boa sorte para capturá-lo!

ENCONTRANDO AS ESTACAS ROXAS
As estacas que brilham na cor roxa correspondem a Wo-Chien. Essas estacas ficam nos arredores da South Province (Areas 1, 3, 5). Confira no mapa a localização aproximada de cada estaca e o local do sepulcro do lendário.

GRASSWITHER SHRINE: WO-CHIEN
Após remover todas as estacas roxas, vá até o local do sepulcro de Wo-Chien. Fica na South Province (Area One), numa área à direita de Los Platos. Basta tocar na pedra redonda brilhando em roxo, o lendário vai sair e te atacar.

Wo-Chien estará no lv.60, boa sorte para capturá-lo!

ENCONTRANDO AS ESTACAS AZUIS
As estacas que brilham na cor azul correspondem a Chi-Yu. Essas estacas ficam nos arredores da North Provice (Areas 1, 2). Confira no mapa a localização aproximada de cada estaca e o local do sepulcro do lendário.

FIRESCOURGE SHRINE: CHI-YU
Após remover todas as estacas azuis, vá até o local do sepulcro de Chi-Yu. Fica na North Province (Area Two), numa caverninha em cima da cachoeira Fury Falls. Basta tocar na pedra redonda brilhando em azul, o lendário vai sair e te atacar.

Chi-Yu estará no lv.60, boa sorte para capturá-lo!

CONCLUINDO AS TRÊS LINHAS DE HISTÓRIA
Agora que já vencemos todos os adversários de todas as linhas de história, nos resta apenas concluir cada uma delas. Para a Victory Road, você deve desafiar a Elite 4. Para o Path of Legends, você deve encontrar Arven no Poco Path Lighthouse. Para a Starfall Street, você deve encontrar Cassiopeia na escola. Você pode escolher qual linha de história quer completar primeiro. Aqui no detonado vamos cobrir primeiro o Path of Legends, visto que teremos apenas uma batalha pela frente.

CONCLUSÃO – PATH OF LEGENDS
Use Fly até Poco Path Lighthouse, aquele farol onde você batalhou com Arven pela primeira vez. Aproxime-se da porta à esquerda do farol, Arven chegará, dizendo que essa é a entrada do laboratório. Vocês dois irão entrar. O lugar parece abandonado. Vocês vão receber uma chamada da Sada/Turo. O(a) professor(a) está na Area Zero, na Great Crater of Paldea. Lá, ele(a) está pesquisando sobre os pokémons únicos que são encontrados lá.

O(a) professor(a) vai pedir a ajuda de você e Arven. Sada vai pedir o Scarlet Book, enquanto Turo vai pedir o Violet Book. Esse livro nada mais é que o livro que Arven carrega. Sada/Turo pede que vocês levem o livro para as profundezas da Area Zero. Ele(a) lembra que o local é cheio de pokémons ferozes e sistemas de segurança, podendo ser difícil atravessar se vocês forem sozinhos. Ele(a) recomenda que vocês tragam aliados antes de irem até lá.

Arven não gostou muito da ideia. Foi na Area Zero onde o Mabosstiff dele ficou doente. Apesar de tudo, Arven não quer te deixar sozinho nessa e topa ir com você. Arven quer te testar numa batalha para ver se você realmente está pronto para ir até a Area Zero. Ele vai sair para que vocês batalhem do lado de fora. Prepare-se para a batalha. Quando você sair do laboratório, fale com Arven e a batalha vai começar.

Arven usa:
Greedent lv.58
Cloyster lv.59
Skovillain lv.60
Toedscruel lv.61
Garganacl lv.62
Mabosstiff lv.63 (Tera Dark)

Após a batalha, Arven acredita que vocês vão precisar de ajuda para adentrar a Area Zero. O local é cheio de pokémons super fortes e possui vários tipos de máquinas estranhas. Sendo assim, vocês precisam de pelo menos mais duas pessoas: uma pessoa com habilidades de nível de campeão e uma pessoa que pode lidar com tecnologias malucas. Essas descrições nos remetem a Nemona e Penny. Para convencê-las a ajudarem vocês, você vai ter que completar as outras duas linhas de história. Por enquanto, parabéns, você completou o Path of Legends!

CONCLUSÃO – STARFALL STREET
Vamos cobrir agora a Starfall Street, são apenas duas batalhas para completarmos. Use Fly até Naranja Academy/Uva Academy, a escola em Mesagoza. Aproxime-se da porta da escola e você verá que Clive está te esperando. Ele vai dizer que aquele era um disfarce e vai revelar sua verdadeira identidade. Para a sua surpresa, Clive é na verdade o diretor Clavell! Chocado? Além disso, Clavell vai alegar que ele também é a verdadeira identidade de Cassiopeia, dizendo que todas as ligações que você recebeu com ele por perto eram gravações feitas por ele. Ele então te desafia para uma batalha.


Se você começou com Sprigatito

Clavell usa:
Oranguru lv.60
Abomasnow lv.60
Polteageist lv.60
Amoongus lv.60
Gyarados lv.60
Skeledirge lv.61 (Tera Fire)


Se você começou com Fuecoco

Clavell usa:
Oranguru lv.60
Abomasnow lv.60
Polteageist lv.60
Houndoom lv.60
Amoongus lv.60
Quaquaval lv.61 (Tera Water)


Se você começou com Quaxly

Clavell usa:
Oranguru lv.60
Abomasnow lv.60
Polteageist lv.60
Gyarados lv.60
Houndoom lv.60
Meowscarada lv.61 (Tera Grass)

Após a batalha, Clavell confessa que ele não é a Cassipeia de verdade. Ele só te desafiou numa batalha para testar sua habilidade. Como você o venceu, ele aceita que é você quem deve enfrentar Cassiopeia. Eis que Tyme, uma das professoras da escola, aparece. Ela veio investigar os relatos sobre uma batalha ilícita que estava acontecendo na escola e o que ela encontra? O próprio diretor da escola enfrentando um de seus alunos!

Enquanto Clavell tenta se explicar com Tyme, ele te lembra que Cassiopeia havia pedido que a encontrasse na schoolyard ao anoitecer. Caso não seja noite, não se preocupe, o jogo vai anoitecer automaticamente assim que encontrar Cassiopeia. Entre na escola, procure a schoolyard no monitor da entrada e vá para lá. Chegando lá, você encontrará Penny. Ela revela que ela é a Cassiopeia, o Big Boss por trás da Team Star!

Quando Penny viu você vencer os membros da Team Star quando se conheceram, ela logo teve a ideia da Operation Starfall, coordenando você para vencer cada chefe da Team Star até por um fim na equipe. Parte de Penny ainda quer que a Team Star continue existindo, então ela pede que você dê tudo de si nessa batalha. Clive irá se mostrar e Penny o conhecerá pessoalmente. Ela pede que Clive filme a batalha, para que ela possa mandar o vídeo para a Team Star para que eles saibam o que aconteceu aqui. Enfrente a Penny numa batalha!

Penny usa:
Umbreon lv.62
Vaporeon lv.62
Jolteon lv.62
Flareon lv.62
Leafeon lv.62
Sylveon lv.63 (Tera Fairy)

Após vencê-la, Penny (com a identidade de Cassiopeia) vai ligar para os outros chefes da Team Star pedindo para a equipe se desfazer. Ela pedem para que eles voltem a frequentar a escola e assume a culpa por todos os problemas que a Team Star causou. Cassiopeia se despede de seus amigos, apesar de nunca tê-los encontrado. Clive pergunta a Penny por que ela mesma não acabou com a Team Star, sendo que ela é a Big Boss. Nada convenceria os chefes a desistirem da equipe, por isso ela criou todas as regras para derrotá-los nas bases e só assim convencê-los a desistir da equipe.

Clive pergunta a Penny o que a Team Star significa para ela. Ela diz que eles são o grande tesouro dela. Clive então revela para Penny que ele é o diretor Clavell, pegando-a de surpresa. Clavell precisava falar com os alunos de igual para igual, visto que muitos alunos ficam intimidados ao falar com os professores. Clavell chama Giacomo, Mela, Atticus, Ortega e Eri. Todos ficam felizes em conhecer Cassiopeia pessoalmente e agora passam a chamá-la pelo verdadeiro nome: Penny.

Clavell pede desculpas para a Team Star em nome da escola, ele não estava ciente que tudo isso aconteceu por causa de bullying. Clavell conta que a Team Star pode continuar existindo e que ele não vai mais expulsar da escola os alunos que fazem parte da equipe. Eles poderiam continuar sendo amigos, mas todas as quebras das normas da escola que eles fizeram não podem ficar impunes, por isso terão que prestar serviços comunitários. Clavell diz que eles deverão administrar as STC – Star Training Centers, locais para trabalhar os talentos dos treinadores. Esses locais ficarão nas antigas bases da Team Star.

Clavell pede para encontrá-lo em seu escritório. Você vai surgir no seu dormitório da escola. Ao sair, dirija-se ao Director’s Office. Enquanto estiver conversando com Clavell, Penny vai entrar. Ela diz que aceita trabalhar nos STC junto com a Team Star, mas diz que ela merece uma punição mais severa que os outros. Penny hackeou o sistema da Liga Pokémon para conseguir os LPs que ela te deu para participar do Operation Starfall. Clavell vai consultar Geeta para decidir o que fazer a respeito. Clavell vai pedir para você se retirar. Você voltará para o seu dormitório. Siga para o Entrance Hall e saia da escola.

Do lado de fora, Penny vai te ligar, dizendo que precisa te contar uma coisa pessoalmente. Encontre-a na escadaria da escola, no local onde vocês se encontraram pela primeira vez. Ela vai contar que a Liga Pokémon vai perdoá-la por ter hackeado LPs se ela fizer trabalho voluntário para eles. Eles até a chamaram para trabalhar lá quando ela se formar. Clavell e Geeta elogiaram o talento excepcional que Penny possui. Ela se desculpa por não se sentir à vontade conversando cara a cara e agradece por você ter ajudado a Team Star. Penny também te dá o TM169 Draco Meteor como agradecimento.

Penny ainda se sente em débito com você e diz que se você precisar de alguma ajuda dela, basta chamá-la. Ela diz ser boa com máquinas e hacking e da próxima vez ela é quem vai te ajudar. Ela se despede e você completará a Starfall Street. As habilidades dela serão úteis para a nossa missão na Area Zero com Arven. Vamos agora para a linha de história que resta, pois também precisaremos da ajuda de Nemona.

LIGA POKÉMON – ELITE 4
Use Fly para Mesagoza (West). Suba a escadaria perto deste Centro Pokémon, siga em frente e suba mais uma escadaria logo à esquerda, que te da acesso a uma caverna com um portão. Atravesse-a e siga o trajeto até chegar no prédio da Liga Pokémon. Você verá Geeta em frente ao prédio. Ela vai te desejar boa sorte e entrará. Fale com o representante da Liga Pokémon na entrada do prédio. Ele vai perguntar se está pronto para a sua avaliação de campeão, vai checar suas insígnias e te encaminhar para a sala da entrevista.

Você será avaliado por Rika. Sente-se e responda as perguntas que ela fizer. A primeira pergunta é sobre como você chegou aqui: andando, montado em seu pokémon ou via Flying Taxi. Responda qualquer coisa aqui. Em seguida ela pergunta o nome de sua escola. Responda Naranja Academy se você joga Scarlet ou Uva Academy se você joga Violet.

Rika pergunta o que veio fazer na Liga Pokémon, diga que veio se tornar um campeão. Então ela pergunta o que quer fazer quando se tornar campeão: ficar mais forte, batalhar com Nemona ou encontrar um tesouro. Responda o que preferir aqui, mas decore sua resposta. Rika pergunta qual ginásio você achou mais difícil. Responda conforme sua opinião. Depois ela pergunta o nome do líder desse ginásio. Responda de acordo com a resposta anterior. Em seguida ela pergunta de que tipo é esse ginásio. Responda de acordo com a resposta anterior.

Rika continua, perguntando a categoria da pokédex de seu pokémon inicial. Responda conforme seu inicial: Grass Cat (Sprigatito), Fire Croc (Fuecoco) ou Duckling (Quaxly). Na sequência ela repete a pergunta sobre o que quer fazer quando se tornar campeão (aquela que pedi para você decorar). Responda a mesma coisa que você respondeu antes. Por fim ela pergunta se você gosta de pokémon, responda que sim e a entrevista termina. Agora vamos ao teste de elite. Prepare-se para enfrentar a Elite 4! Veja se sua equipe está ok e passe pela porta atrás da mesa de Rika. Você poderá terastalizar um pokémon em todas as batalhas. Você também terá acesso ao seu box entre as batalhas, caso queira trocar algum pokémon.

Chegando na outra sala, Rika entrará logo após de você. Ela será sua primeira adversária, sua especialidade é o tipo terra.

Rika usa:
Whiscash lv.57
Camerupt lv.57
Donphan lv.57
Dugtrio lv.57
Clodsire lv.58 (Tera Ground)

Use golpes do tipo água, planta ou gelo. Contra Camerupt, o tipo terra também ajuda. Não use tipo água contra Clodsire, a habilidade dele o impede de tomar dano de água. Clodsire também será terastalizado para o tipo terra, perdendo a fraqueza a terra e psíquico.

Sua próxima adversária será Poppy. Ela usa pokémons do tipo metálico.

Poppy usa:
Copperajah lv.58
Magnezone lv.58
Bronzong lv.58
Corviknight lv.58
Tinkaton lv.59 (Tera Steel)

Use golpes do tipo fogo, terra ou lutador. A habilidade de Bronzong o impede de tomar dano de terra, mas ele também é fraco contra fantasma e noturno. Corviknight também é franco contra elétrico.

Em seguida, Larry vai aparecer. Como líder de ginásio ele usa tipo normal, mas aqui na Elite 4 ele usa o tipo voador.

Larry usa:
Tropius lv.59
Oricorio lv.59
Altaria lv.59
Staraptor lv.59
Flamigo lv.60 (Tera Flying)

Use golpes do tipo elétrico, gelo ou pedra. Tropius também tem fraqueza a fogo, voador e veneno. Altaria também tem fraqueza a dragão e fada. Flamigo será terastalizado para o tipo voador, perdendo a fraqueza a voador, psíquico e fada.

O próximo adversário é Hassel, especialista em tipo dragão.

Hassel usa:
Noivern lv.60
Haxorus lv.60
Dragalge lv.60
Flapple lv.60
Baxcalibur lv.61 (Tera Dragon)

Use golpes do tipo gelo, dragão e fada. Noivern também tem fraqueza a pedra. Dragalge também tem fraqueza a psíquico e terra. Flapple também tem fraqueza a voador, veneno e inseto. Baxcalibur será terastalizado para o tipo dragão, perdendo a fraqueza a lutador, pedra e metálico.

Rika vai te parabenizar por passar pelos 4 membros de elite e vai curar seus pokémons. Sua última adversária é a top campeã Geeta. Ela usa tipos variados.

Geeta usa:
Espathra lv.61
Gogoat lv.61
Veluza lv.61
Avalugg lv.61
Kingambit lv.61
Glimmora lv.62 (Tera Rock)

Espathra é fraco contra inseto, fantasma ou noturno. Gogoat é fraco contra fogo, gelo, voador, inseto ou veneno. Veluza é fraco contra elétrico, planta, inseto, fantasma ou noturno. Avalugg é fraco contra fogo, lutador, pedra ou metálico. Kingambit é fraco contra fogo, lutador e terra. Glimmora será terastalizado para o tipo pedra, ficando fraco contra água, planta, terra, lutador ou metálico.

CONCLUSÃO – VICTORY ROAD
Depois de sua vitória, Geeta vai te declarar campeão. De volta à entrada da Liga Pokémon, Nemona virá te cumprimentar. Ela quer dar tudo de si numa batalha entre campeões. Diga a ela que vocês podem batalhar em Mesagoza. Nemona vai para lá e ficará te esperando no pátio central. Prepare seus pokémons e siga pra lá, vocês se enfrentarão numa batalha!

Nemona usa:
Lycanroc lv.65
Goodra lv.65
Dudunsparce lv.65
Orthworm lv.65
Pawmot lv.65
Meowscarada (Tera Grass)/Skeledirge (Tera Fire)/Quaquaval (Tera Water) lv.66 (inicial com fraqueza ao seu)

Lycanroc é fraco contra água, planta, terra, lutador ou metálico. Goodra é fraco contra gelo, dragão ou fada. Dudunsparce é fraco contra lutador. Orthworm é fraco contra fogo ou lutador (a habilidade dele o impede de tomar dano de terra). Pawmot é fraco contra terra, psíquico ou fada. O inicial será terastalizado para o seu tipo principal, sendo assim, Meowscarada fica fraco contra fogo, gelo, voador, inseto ou veneno, Skeledirge fica fraco contra água, pedra e terra e Quaquaval fica fraco contra elétrico e planta.

Nemona ficará muito empolgada e vai te agradecer pela batalha. Com isso, você completará a Victory Road! Em seguida, você retornará ao seu dormitório na escola. Se as três linhas de história estiverem completas, você receberá uma ligação de Arven. Ele vai comentar que graças aos seus feitos, você ganhou fama em Paldea. Graças a isso, agora vocês conseguiram companheiras para seguir pela jornada na Area Zero. Ele vai ficar te aguardando na Zero Gate, que será marcada em seu mapa.

GREAT CRATER OF PALDEA – AREA ZERO
Use Fly até Medali, marque a Zero Gate como seu próximo destino e siga para lá. Chegando lá, Arven vai te explicar que a Zero Gate é um local construído para que os pesquisadores pudessem observar a Great Crater of Paldea, também chamada de Area Zero. É o local onde Koraidon/Miraidon nasceu. Entrem na Zero Gate e juntem-se às suas companheiras de equipe.

ZERO GATE – THE WAY HOME
Esta é mais uma linha de história que devemos completar. Nemona e Penny estarão aqui. Nemona topou vir logo que soube que tinha pokémons fortes para batalhar. Penny topou vir porque te deve uma por tudo o que você fez pela Team Star. Vocês ouvirão a voz de Sada/Turo (parece que essa sala tem alto-falantes, o(a) professor(a) está em outro local). Ele(a) vão indicar o caminho por onde vocês devem seguir.

Sada/Turo guiam vocês até uma saída onde, para continuar, você e seus amigos deverão montar no lendário e voar cratera abaixo. Assim que vocês aterrissarem, Koraidon/Miraidon vai se sentir mal e voltará para a pokébola. Isso quer dizer que por enquanto você não poderá montar nele. Vocês deverão seguir para o Zero Lab, que fica na parte mais profunda da Area Zero. A entrada desse laboratório é barrada por 4 trancas. Existem 4 estações de pesquisa construídas dentro da cratera, em cada uma delas você será capaz de desativar uma das trancas.

ESTAÇÃO DE PESQUISA 1
Você deverá ir descendo pela cratera e passar por todas as estações de pesquisa para assim liberar acesso ao Zero Lab. Arven, Nemona e Penny irão te seguir para onde você for. Assim que vocês chegarem na primeira estação, vocês serão atacados por um Glimmora. Nemona se juntará a você numa Raid Battle para enfrentá-lo.

Glimmora lv.62

Derrote-o e vocês poderão entrar na estação. Basta tocar no portão de aço para entrar. Você vai notar que dentro das estações existe uma cama que você pode usar para curar seus pokémons. A voz de Sada/Turo vai informar que você deve ir até o painel desta estação para desativar a primeira tranca do laboratório. Faça isso e então saia da estação.

ESTAÇÃO DE PESQUISA 2
Continue descendo pela Area Zero até chegar na próxima estação. Chegando lá, vocês verão um pokémon familiar. Em Scarlet, será um Jigglypuff. Em Violet, será um Delibird. Contudo, o pokémon em questão não é o que parece ser. Penny se interessa por ele a princípio, mas assim que ele ataca, pede sua ajuda para enfrentá-lo numa Raid Battle.

Scream Tail lv.62 (em Scarlet)

Iron Bundle lv.62 (em Violet)

Derrote-o e vocês poderão entrar na estação. Lá dentro, Arven consulta no livro que o pokémon que vocês enfrentaram deve ser um dos "monstros da Area Zero". Em Scarlet, a voz de Sada vai dizer que alguns dos pokémons que vivem na Area Zero são pokémons do passado que foram trazidos para esse lugar através da máquina do tempo que fica no laboratório. Em Violet, a voz de Turo dirá o mesmo, porém nesta versão esses pokémons foram trazidos do futuro.

Arven questiona o pai/a mãe por que trouxe vocês para a Area Zero, mas ele(a) diz que prefere dizer quando estiverem frente a frente. Vá até o painel desta estação e desative a segunda tranca do laboratório. Arven virá até você e dirá que acha melhor que o livro fique com você. Receba dele o Scarlet Book ou Violet Book, conforme sua versão. Saia da estação.

ESTAÇÃO DE PESQUISA 3
Continue descendo pela Area Zero até chegar na próxima estação. Chegando lá, vocês verão um pokémon parecido com Donphan. Arven nota que ele é como o Titan que vocês enfrentaram no deserto. Ele vai atacar vocês, Arven decide se juntar a você numa Raid Battle para enfrentá-lo, visto que vocês já lutaram contra um desses antes.

Great Tusk lv.63 (em Scarlet)

Iron Treads lv.63 (em Violet)

Derrote-o e vocês poderão entrar na estação. Penny vai se questionar se Koraidon/Miraidon também não viajaram do passado/futuro através da máquina do tempo. Nemona pergunta se Arven sabe de alguma coisa, visto que ele conhecia o lendário quando você o encontrou. Arven conta que seu pai/sua mãe o encontrou na máquina do tempo.

A voz de Sada/Turo conta que Koraidon/Miraidon foi o primeiro pokémon trazido para o presente com sucesso através da máquina do tempo. O lendário nada mais é que uma forma antiga/futurística de Cyclizar. Ele(a) também conta que vários pokémons viajaram no tempo chegando neste lugar, mas apenas duas exemplares do lendário vieram para o presente. Isso quer dizer que outro Koraidon/Miraidon está perdido em algum lugar por aqui. Seus amigos teorizam que ele é algum parente do lendário que está em sua posse. Por ora, vá até o painel desta estação e desative a terceira tranca do laboratório.

ESTAÇÃO DE PESQUISA 4
Continue descendo pela Area Zero até chegar na próxima estação. Vocês vão passar por uma caverna cheia de cristais que se assemelham aos cristais da terastalização. Muitos dos pokémons que viajaram pela máquina do tempo vão estar pelo caminho, desta vez você será capaz de capturá-los, se quiser.

Chegando na última estação de pesquisa, vocês verão que o local está uma bagunça. A voz do(a) professor(a) vai começar a falar com vocês, mas a comunicação vai falhar e ele(a) não vai conseguir manter contato. Parece que o sinal está com alguma interferência. Seus amigos vão estranhar isso. Vá até o painel desta estação e desative a quarta tranca do laboratório. O(a) professor(a) vai restabelecer o contato e pedir para que desçam até o Zero Lab.

PROFUNDEZAS DA AREA ZERO
Continue descendo pela Area Zero até chegar no Zero Lab. Assim que chegarem, verão que o laboratório é coberto de cristais. Sada/Turo vai te ligar. Ele(a) vai explicar que os cristais possuem uma energia, é a mesma energia que permite os pokémons terastalizarem. Penny percebe que os Tera Orbs são feitos com os cristais desse lugar.

O(a) professor(a) alerta que vocês desativaram as trancas do laboratório, mas assim que entrarem, serão confrontados por pokémons poderosos do lado de dentro. Eles tentarão escapar. Sada/Turo fala para se prepararem antes de entrar. Vá até o painel que está do lado de fora do laboratório para abrir os portões para entrar. Quando você fizer isso, Arven vai te deter e sugerir que Koraidon/Miraidon esteja por perto, visto que ele é um pokémon poderoso.

Tire o lendário a pokébola e abra o laboratório. Quando fizer isso, o outro Koraidon/Miraidon que vive aqui vai surgir por trás de vocês. Ele estará em sua forma de batalha. O lendário que está com vocês ficará meio assustado com ele. O lendário da Area Zero entrará no laboratório. Penny vai notar que talvez eles não sejam uma família como vocês pensavam.

Enquanto você e seus amigos estão discutindo, alguns pokémons escapam do laboratório. Eles vão cercar vocês. Nemona vai se juntar a você em uma Raid Battle.

Great Tusk lv.64 (em Scarlet)

Iron Treads lv.64 (em Violet)

Em seguida, você deverá ajudar Penny numa Raid Battle.

Brute Bonnet lv.64 (em Scarlet)

Iron Hands lv.64 (em Violet)

O Koraidon/Miraidon que está com vocês vai rugir e afugentar alguns dos pokémons que estão aqui. Nemona e Penny vão atrás deles para tentar detê-los. Você e Arven deverão enfrentar o próximo pokémon numa Raid Battle.

Flutter Mane lv.64 (em Scarlet)

Iron Jugulis lv.64 (em Violet)

Após a batalha, Arven diz que vai enfrentar os outros três que sobraram e pede para que você siga para o laboratório, levando Koraidon/Miraidon com você. Entre no laboratório.

ZERO LAB
Você verá Sada/Turo em pessoa. Ele(a) vai colocar o Koraidon/Miraidon que estava na Area Zero dentro de uma Master Ball. Ele havia batalhado com o Koraidon/Miraidon que está com você agora. Como o seu lendário perdeu a luta pelo território, ele escapou da Area Zero, se juntando a você logo depois.

Sada/Turo vai te revelar que não é o(a) verdadeiro(a) Sada/Turo. A pessoa que está diante de você é um robô com inteligência artificial criado(a) pelo(a) verdadeiro(a) Sada/Turo, com todos os seus conhecimentos e memórias. O(a) verdadeiro(a) professor(a) morreu num incidente que destruiu a estação de pesquisa 4. Enquanto os dois Koraidon/Miraidon lutavam um contra o outro, Sada/Turo se jogou na frente do lendário que está com você, a fim de protegê-lo, mas o golpe que ele(a) recebeu foi tão forte que ele(a) não resistiu.

A inteligência artificial (AI Sada/AI Turo) vai dizer que te chamou aqui porque precisa de sua ajuda para parar a máquina do tempo. Entre no elevador com ele(a) e desçam para o andar de baixo. Enquanto descem, AI Sada/AI Turo vai te explicar o que é uma inteligência artificial, como o(a) verdadeiro(a) professor(a) morreu e o que é uma máquina do tempo.

Em seguida, ele(a) explica o que realmente quer. O(a) professor(a) original queria um mundo onde os pokémons do passado/futuro pudessem viver em harmonia com os pokémons do presente. Contudo, os poderes que esses pokémons de outra época possuem trazem destruição ao equilíbrio ecológico da época atual. A barreira da Area Zero está protegendo que esses pokémons escapem para o resto de Paldea, mas alguns pokémons como Great Tusk e Iron Treads são capazes de quebrar essa barreira. Se eles escaparem, teremos um grande problema.

MÁQUINA DO TEMPO
AI Sada/AI Turo pede sua ajuda para enfrentar a melhor inteligência artificial que o(a) professor(a) já criou. Vocês chegarão a uma sala toda cristalizada. Essa é a máquina do tempo feita com o poder do fenômeno terastal. Para desativá-la, você vai precisar do ID do(a) professor(a) que está embutido no Scarlet Book/Violet Book. Você deverá colocar o livro num pedestal da máquina do tempo. Contudo, o(a) AI Sada/AI Turo está programado(a) para atacar quem tentar parar a máquina do tempo. Quando estiver pronto para enfrentá-lo(a) numa batalha, coloque o livro no pedestal.

AI Sada usa:
Slither Wing lv.66
Scream Tail lv.66
Brute Bonnet lv.66
Flutter Mane lv.66
Sandy Shocks lv.66
Roaring Moon lv.67
AI Turo usa:
Iron Moth lv.66
Iron Bundle lv.66
Iron Hands lv.66
Iron Jugulis lv.66
Iron Thorns lv.66
Iron Valliant lv.67

Após a batalha, a máquina do tempo será desligada. Seus amigos vão chegar no local e verão AI Sada/AI Turo, que parece estar todo(a) danificado(a) depois da batalha. Aparentemente, o sistema de segurança ainda pode agir e irá bloquear todas as pokébolas. O "protocolo de proteção paraíso" será ativado. AI Sada/AI Turo começará a cristalizar e vai te desafiar para uma nova batalha, desta vez usando o lendário.

O GUARDIÃO DO PARAÍSO
Como suas pokébolas estão bloqueadas, você não conseguirá batalhar usando seus pokémons. Por outro lado, se você abrir o seu menu de pokémons, verá que consegue selecionar Koraidon/Miraidon. Jogue seu lendário no campo e ele mudará para a forma de batalha. Você deverá vencer AI Sada/AI Turo no formato de Raid Battle.

Paradise Protection Protocol usa:
Koraidon lv.72

Paradise Protection Protocol usa:
Miraidon lv.72

Seu lendário estará no lv.68. Vá atacando por algumas rodadas até você ser capaz de terastalizar. Quando isso acontecer, terastalize e use Tera Blast, você deverá conseguir derrotá-lo. Não se preocupe em usar itens para recuperar o HP do seu lendário, quando ele ficar com 1 de HP, os ataques do lendário adversário não causarão mais dano em você.

AI Sada/AI Turo recobra a consciência. Ele(a) percebe que se ficar ali, o sistema pode forçar a máquina do tempo a reiniciar a qualquer momento. AI Sada/AI Turo decide usar a máquina para viajar no tempo. Com isso, ele(a) ficará preso no passado/futuro e a máquina do tempo será desligada de uma vez por todas. AI Sada/AI Turo lamenta por as coisas terem que acabar assim e se despede de você e seus amigos, viajando no tempo e levando consigo o Scarlet Book/Violet Book. Você e seus amigos decidem fazer o caminho de volta pra casa. Assista aos créditos do jogo.

HALL OF FAME E PÓS-GAME
Você estará em seu dormitório na escola. Você ouvirá um chamado. Você, Nemona, Arven e Penny deverão comparecer à sala do diretor. A partir de agora, você também será capaz de alternar as formas de Koraidon/Miraidon (forma de batalha e forma de montaria). Siga para a sala do diretor.

Clavell parabeniza você e seus amigos pelo ato heroico que fizeram na Area Zero, salvando Paldea de uma grande catástrofe. Clavell vai te recompensar com uma Master Ball. Você também ganha uma insígnia de Hall of Fame por ter completado todas as linhas de história. O diretor lamenta pela morte do(a) pai/mãe de Arven, mas ele já superou isso.

Como você se tornou campeão recentemente, Clavell sugere comemorar isso de alguma forma. Nemona tem a ideia de fazer um torneio entre treinadores. Geeta se apresenta e mostra o apoio da Liga Pokémon para esse evento. Ela comenta que alunos e professores poderão participar do torneio e o vencedor será reconhecido como o treinador mais forte da escola.

Nemona quer muito que Geeta participe do torneio, mas ela está ocupada exercendo suas funções. Para que Geeta possa participar, ela pede ajuda a você em um dos serviços dela. Seu trabalho é fiscalizar todos os líderes de ginásio de Paldea e ver o quão competentes eles são em batalha. Em seguida, Geeta cobra Penny a ajuda que ela deve à Liga Pokémon e a leva dali. Nemona vai arrumar os preparativos para o torneio. Arven simplesmente não terá que fazer nada!

Antes de enfrentarmos novamente os líderes de ginásio e habilitar o acesso ao torneio de Nemona, vamos checar algumas coisas que ficaram acessíveis nesta parte do jogo.

CHECANDO OS IVs DE SEUS POKÉMONS
Após completar a história da Area Zero, quando passar em um Centro Pokémon, a enfermeira vai te informar sobre a função de checar os IVs de seu pokémon que ficou disponível agora. Enquanto você estiver visualizando o Box, aperte (+) para checar os IVs de seus pokémons.

CAPTURANDO KORAIDON/MIRAIDON
Agora você é capaz de batalhar com o Koraidon/Miraidon que você usa como montaria. Enquanto ele está na forma de montaria, ele aparece no menu como se fosse o "7º pokémon" da sua equipe. Agora você é capaz se selecioná-lo e apertar (A), ou então simplesmente apertar (+) enquanto estiver com o menu aberto. Ao fazer isso, o jogo perguntará se você quer mudar Koraidon/Miraidon para a sua forma de batalha. Se você já tiver 6 pokémons na equipe, então o jogo pergunta qual pokémon você quer mandar para o Box. Escolha um pokémon para colocar no Box e Koraidon/Miraidon vai subir para a sua equipe de 6 pokémons. Com isso, você poderá usá-lo em batalha.

Uma coisa que você precisa tomar cuidado é que, depois de mudar Koraidon/Miraidon para a forma de batalha, você pode apertar (+) a qualquer momento para montar nele. Fazendo isso, ele vai automaticamente reverter para a forma de montaria e descer para a 7ª posição da sua equipe, o que significa que você não poderá usá-lo em batalha, visto que ele não está mais na sua equipe de 6 pokémons. Como neste jogo estamos sempre montando e desmontando nele, você pode acabar fazendo isso involuntariamente e não perceber que o lendário saiu da sua equipe. Então, sempre que for entrar em uma batalha com o lendário, é bom sempre checar se ele ainda está na sua equipe ou se voltou para a 7ª posição.

Este Koraidon/Miraidon que você usa como montaria é essencial para o jogo, portanto, mesmo que você o mude para a forma de batalha, você não será capaz de depositá-lo no Box, nem de trocá-lo ou transferi-lo para o Pokémon Home. Por conta disso, o jogo disponibiliza um outro Koraidon/Miraidon pra você (aquele que vimos com o(a) professor(a) na Area Zero). Retorne até as profundezas da Area Zero e procure por lá. Você vai achar o outro Koraidon (em Scarlet)/Miraidon (em Violet). Basta capturá-lo. Este outro lendário você poderá trocar ou transferir para o Pokémon Home.

Koraidon/Miraidon estará no lv.72, boa sorte para capturá-lo!

CONHECENDO A ESCOLA: NARANJA ACADEMY / UVA ACADEMY
A escola é bem grande e possui vários locais que você pode visitar. Você verá que na entrada existem alguns monitores espalhados pelo lugar. É através desses monitores que você escolhe para qual local da escola você quer ir. Confira abaixo cada um deles:

Entrance Hall (entrada da escola) – Aqui você pode ler os livros pelas estantes e falar com a balconista para assistir a alguma aula.
Cafeteria (cantina) – Local onde os alunos fazem suas refeições.
School Store (loja da escola) – Loja que você pode comprar os itens tradicionais de PokéMart.
Biology Lab (laboratório de biologia) – Um laboratório para as atividades de biologia, supervisionada por Jacq, professor de biologia.
Art Room (sala de arte) – Uma sala cheia de desenhos e pinturas para as atividades de arte, supervisionada por Hassel, professor de arte.
Home Ec Room (sala de economia doméstica) – Um lugar para atividades de culinária supervisionada por Saguaro, professor de economia doméstica.
Staff Room (sala dos professores) – Sala onde ficam os professores quando não estão dando aula.
Director’s Office (sala do diretor) – Local onde fica o diretor Clavell.
Nurse’s Office (enfermaria) – Local que os alunos podem usar para curar seus pokémons.
Schoolyard (pátio da escola) – Local com uma quadra para as atividades físicas, supervisionada por Dendra, professora de estudos de batalha.
Classroom 1-A (sala de aula 1-A) – Sala para os alunos da área de estudos gerais. Você e Nemona estudam aqui. Jacq é o professor responsável.
Classroom 1-D (sala de aula 1-D) – Sala para os alunos da área de STEM. Penny estuda aqui. Tyme é a professora responsável.
Classroom 2-G (sala de aula 2-G) –  Sala para os alunos da área de humanas. Arven estuda aqui. Salvatore é o professor responsável.
Your Dorm Room (seu dormitório) – Você pode usar a cama de seu quarto para curar seus pokémons.

FAZENDO AS AULAS DA ESCOLA
Depois que você visita a escola pela primeira vez, você ganha acesso a algumas aulas sobre diversas matérias. Conforme você vai vencendo mais ginásios, mais aulas vão sendo liberadas para você assistir. Nessas aulas, os professores ensinam coisas do Mundo Pokémon. Para ter acesso a essas aulas, você deve falar com a balconista logo na entrada da escola.

Ao iniciar uma aula, tudo o que você precisa fazer é ler o que o professor estiver falando até a aula acabar. Depois de passar por 3 aulas, você precisa fazer uma prova intermediária. Você precisa acertar 3 de 5 perguntas para poder passar. Passando pela prova intermediária, você terá que passar por mais 3 aulas e então fazer a prova final. Acertando 4 das 5 perguntas, você passa na prova final. Você ganha 5 Exp. Candy S ao passar na prova intermediária e ganha 5 Exp. Candy M ao passar na prova final. Você ainda ganha 5 Exp. Candy L depois de passar por todas as provas.

Conforme você vai vendo as aulas de todas as matérias, você vai liberando alguns eventos onde você encontra os professores em vários locais da escola. Você terá a chance de fortalecer sua amizade com os professores. Você ganha algumas recompensas ao fazer isso. Vejamos a seguir todos os gabaritos das provas de cada matéria.

GABARITO DAS PROVAS DE BIOLOGIA (BIOLOGY)
Prova intermediária
P: What button would you use to let a Pokemon out of its ball so that it can walk with you?
R: ZR Button
P: Combine one letter and one number below to correctly say when and where Eggs are found.
R: A, 2
P: Which of the following is an effective way to warm up Eggs?
R: Walking Around
P: Which will NOT make Pokemon easier to catch?
R: Giving them a Berry
P: What will make it easier to catch Pokemon of higher and higher levels?
R: Gym Badges

Prova final:
P: How many of the following four methods make it easier to catch a Pokemon?
R: Two
P: True or false? You can get new Pokemon only by catching them yourself or trading with other Trainers.
R: False
P: If a Pokemon is holding an Everstone, will using an item that induces Evolution, such as a Fire Stone, cause it to evolve?
R: No, it won’t
P: What is the probability of running into a Shiny Pokemon?
R: 1 in 4,000
P: True or false? The Pokemon known as Oricorio has three forms.
R: False

GABARITO DAS PROVAS DE MATEMÁTICA (MATH)
Prova intermediária
P: How much damage does Water Gun do when it hits a Fire-type Pokemon?
R: Double Damage
P: How much damage does Razor Leaf do when it hits a Fire-type Pokemon?
R: Half damage
P: If you spent ₽2,000 on as many ₽200 Poke Balls as possible, how many would you get?
R: Eleven
P: What percent chance does a Pokemon usually have to land a critical hit?
R: About 4 percent
P: How much damage does a move deal when it lands a critical hit?
R: One-and-a-half times as much

Prova final:
P: How many Great Balls could you purchase with ₽3,000 if each one costs ₽600
R: Five
P: If a Water-type move with a power of 100 lands a critical hit on a Grass-type Pokemon, what will the move’s power be?
R: 75
P: Under normal conditions, what percent chance does Stone Edge have to land a critical hit?
R: About 12 percent
P: If a Pokemon uses Swords Dance twice to boost its Attack by four stages, how much damage will its physical moves then do?
R: Triple Damage
P: If a Rock-type Pokemon whose Tera Type is Rock Terastallizes, what will the power of its Rock-type moves be multiplied by?
R: 2

GABARITO DAS PROVAS DE HISTÓRIA (HISTORY)
Prova intermediária
P: What is the name of the geological formation in the center of the Paldea region?
R: The Great Crater of Paldea
P: What was long believed to rest in the depths of Area Zero?
R: Treasure
P: How many years ago did the Paldean Empire begin to rule this region?
R: Approximately 2,000 years ago
P: How many years ago was this academy built?
R: 805 years ago
P: Those seeking ____ need look no further than the grapes of Paldea
R: Knowledge

Prova final:
P: What is the area within the Great Crater of Paldea called?
R: Area Zero
Q:How many years was this academy founded?
R: 805 years ago
P: Which of these did not appear in the Paldean fairy tale about the four treasures?
R: A folding fan
P: Which Area Zero Expedition member wrote the record of the team’s activities?
R: Heath
P: How many years ago did Professor Turo invent Tera Orbs?
R: 10 years ago

GABARITO DAS PROVAS DE IDOMAS (LANGUAGES)
Prova intermediária
P: Gracias, arigato, merci, and xiexie all share the same meaning. What is it?
R: Thank You
P: Which of the following means "delicious"?
R: Delicieux
P: Which of these phrases doesn’t belong?
R: Time to Eat
P: When speaking with a person, what is the first step to smooth communication?
R: Compliment Them
P: What is your beloved teacher’s name?
R: Salvatore

Prova final:
P: Which of the following means "delicious"?
R: Delicieux
P: What do these two foreign phrases mean?
R: I love you
P: Based on what you just heard, what emotion do you think Pikachu was expressing?
R: Anger
P: Based on what you just heard, what emotion do you think Pikachu was expressing?
R: Happiness
P: What is your beloved teacher’s name?
R: Salvatore

GABARITO DAS PROVAS DE ESTUDOS DE BATALHA (BATTLE STUDIES)
Prova intermediária
P: The higher a Pokemon’s Sp. Def, the less damage it takes from ____ attacks.
R: Special
P: Which of the following has no effect on a move’s damage?
R: The move’s name
P: How many Trainers are on a Tera Raid Battle team?
R: Four
P: What is an effective method for breaking an opponent’s Tera Shield?
R: Terastallizing and attacking
P: What is Ms. Dendra’s favorite type?
R: Fighting

Prova final:
P: Which cheer boosts Attack and Sp. Atk. for all allies during a Tera Raid Battle?
R: Go all out!
P: What do we call the battles that Pokemon sent out with the R button do on their own?
R: Auto Battles
P: How should you obtain LP?
R: Exchange materials
P: High-level Pokemon are adjusted to what level when using Flat Rules in Link Battles?
R: Lv. 50
P: When using Normal Rules in Link Battles, you can use multiple Pokemon of the same species and multiples of the same item.
R: True

GABARITO DAS PROVAS DE ARTE (ART)
Prova intermediária
P: What is the name of the gemstone that glows over a Pokemon’s head when it Terastallizes?
R: Tera Jewel
P: When the answer to question 1 is in the shape of flowers, what type does it represent?
R: The Grass type
P: What shape are most snowflakes classified as?
R: Hexagon
P: Where is the eatery that allows you to change a Tera Type?
R: Medali
P: What makes something beautiful?
R: There’s no correct answer

Prova final:
P: What is the name of the restaurant where you can change a Pokemon’s Tera Type?
R: The Treasure Eatery
P: What is the name of Brassius’s signature art installation that we discussed in class?
R: Surrendering Sunflora
P: How many watefalls are counted among the Ten Sights of Paldea
R: Two
P: Where can you find the Million Volt Skyline?
R: Levincia
P: The marks a Pokemon has are present when you first meet and none can be added later.
R: False

GABARITO DAS PROVAS DE ECONOMIA DOMÉSTICA (HOME EC)
Prova intermediária
P: Which is not an effect of a picnic meal?
R: Increasing Speed
P: Which of the following affects the kinds of Meal Powers received from a particular meal?
R: Fillings and condiments
P: Which of these Berries can restore a Pokemon’s HP?
R: Oran Berry
P: Leandro wanted his Pokemon to decide on its own when to use its item in battle, so he gave it an Oran Berry. This will work as he hopes.
R: True
P: If a move runs out of PP, it can no longer be used. If a Pokemon runs out of PP for all its moves, it can only sit there in frustration.
R: False

Prova final:
P: Which of the following Meal Powers makes it easier to come across Shiny Pokemon?
R: Sparkling Power
P: Which of the following is NOT an effect of Egg Power?
R: It helps hatch strong Pokemon
P: What is a simple yet important tactic for increasing the effectiveness of Meal Powers?
R: Make food with others
P: What is the correct action to take when your adorable Pokemon become dirty?
R: Pokemon Wash
P: This question about academy rules. Should you change your uniform tops and bottoms to properly match each season?
R: It doesn’t matter

FORTALECENDO A AMIZADE COM OS PROFESSORES DA ESCOLA
Conforme você vai avançando nas aulas e completando as linhas de história no jogo, você ganha a oportunidade de conversar e fortalecer amizade com os professores. Se você já finalizou a história principal do jogo, fez todas as aulas e todas as provas, você pode passar por todas as conversas de uma vez agora. Se você quiser fazer isso ao longo do jogo, basta checar no monitor da escola os locais da escola que estiverem com um ponto de exclamação. Esses locais indicam um lugar onde você precisa visitar. Você vai ganhar algumas coisas ao passar por todas as conversas e fortalecer amizade com os professores.

COMPLETANDO A POKÉDEX PARA JACQ
Com Jacq você não precisa fortalecer a amizade, mas terá que fazer os desafios da Pokédex. No monitor da escola, selecione o laboratório de biologia (Biology Lab). Fale com Jacq, ele vai querer saber se você anda usando o aplicativo de Pokédex do seu Rotom Phone. Foi Jacq que desenvolveu esse App, logo, sempre que você captura um pokémon, os dados são enviados para ele. Ele então te desafia a completar a Pokédex, e conforme você vai preenchendo, ele vai te dando algumas recompensas.

Quando você tiver 30 pokémons diferentes capturados, fale com Jacq e você receberá o TM057 False Swipe. Com 100 pokémons capturados, fale com ele e você receberá 20 Ultra Balls. Com 200 capturados, ele dará 20 Quick Balls. Por fim, com todos os 400 pokémons da Paldea Dex capturados, você recebe um Shiny Charm. O diretor Clavell irá dar as caras e, ao saber que você completou a Pokédex, vai lhe dar o seu diploma.

FORTALECENDO A AMIZADE COM TYME
Vá até a sala dos professores (Staff Room). Fale com Tyme, a professora de matemática. Ela vai perguntar se você tem alguma dúvida sobre a aula dela. Ela faz uma revisão e pergunta o que acontece com o dano de um golpe tipo pedra em um pokémon tipo voador. Neste caso, o dano dobra (It’s doubled). Um garotinho vai se aproximar e perguntar sobre Tyme ter sido líder de ginásio. Ela vai dizer que foi líder, mas quando o menino perguntar por que ela deixou de ser líder, Tyme dirá para ele esperar a vez dele. Tyme se desculpa com você e diz que sempre está disponível para responder perguntas. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Tyme.

Continuando agora na entrada da escola (Entrance Hall), Tyme estará por aqui. Ela vai contar que está com a sensação de estar sendo observada. Ela pensou ser algum fantasma, até pediu ajuda para a irmã que é líder do ginásio do tipo fantasma, mas parece que não é nada disso. Ela então suspeita que algum aluno esteja a espionando, esperando uma chance para fazer uma pergunta. Ela pede que caso você veja algum aluno tímido querendo falar com ela, a avise para que ela possa falar com ele. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Tyme.

Vamos agora para a cantina da escola (Cafeteria), Tyme estará na cozinha. Ela não está aqui para comer ou cozinhar, mas sim para tentar descobrir quem pode estar a espionando. Como a cantina só tem uma entrada, a pessoa que está seguindo Tyme entraria em algum momento depois dela. Vocês vão ver uma garota entrar. Tyme vai notar que a viu várias vezes antes. Ela está certa de que essa menina quer fazer uma pergunta e irá falar com ela numa próxima oportunidade. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Tyme.

Por fim, siga para o pátio da escola (Schoolyard). Tyme bolou uma emboscada e planeja pegar a menina que estava a espionando. Você verá ela correr para trás de uma árvore. Tyme vai pegá-la e então pergunta porque ela estava espionando. A garota fala que era fã de Tyme quando ela era líder de ginásio e adora o tipo pedra, o tipo o qual Tyme se especializou. Ela então pergunta por que Tyme deixou de ser líder de ginásio. Tyme nunca revelou o porquê e sempre desconversava quando algum aluno perguntava a respeito. A menina não queria ser inconveniente fazendo uma pergunta que Tyme não quer responder, por isso nunca tinha coragem de perguntar. Tyme revela que deixou o ginásio simplesmente porque queria dar mais foco em seu trabalho de professora. Ela gostava de ser líder, mas sempre que fala a respeito, sente nostalgia e tristeza, por isso evitava falar sobre. Ela gosta mais de ser professora agora e não pretende voltar a ser líder, o ginásio está em boas mãos com Ryme. Tyme agradece todo o apoio que você deu para lidar com essa situação e vai retribuir lhe dando 50 Rock Tera Shards. Com isso, você e Tyme terão se tornado bons amigos.

FORTALECENDO A AMIZADE COM RAIFORT
Vá até a sala dos professores (Staff Room). Fale com Raifort, a professora de história. Ela vai perguntar se você gosta de coisas velhas ou coisas novas. Como professora de história, é claro que Raifort prefere coisas velhas. Se quiser corresponder ao gosto dela, responda coisas velhas, mas você pode responder como preferir. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Raifort.

Na entrada da escola (Entrance Hall), procure por Raifort em frente a uma prateleira de livros. Ela vai contar uma história antiga que ela mencionou em uma de suas aulas. Um vaso, uma espada, um conjunto de tábuas e um conjunto de miçangas. Obtendo esses 4 tesouros, o rei do castelo é destruído. Esses 4 tesouros são na verdade 4 pokémons que foram corrompidos pela ganância do rei, ficaram fora de controle, e depois de uma longa batalha, foram selados em Paldea. Raifort está pesquisando sobre a veracidade dessa história. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Raifort.

Novamente na entrada da escola (Entrance Hall), fale com Raifort. Ela vai confirmar que os tesouros da ruína existem. Os pokémons foram selados dentro de sepulcros com a ajuda de estacas sagradas. Há um sepulcro para cada um dos quatro pokémons, além de 8 estacas enterradas no chão nas áreas dos arredores do sepulcro. Raifort vai mostrar a foto de uma estaca. Se todas as estavas correspondentes a um sepulcro forem removidas, o pokémon aprisionado poderá ser libertado. Dizem que só quem tem um bom vínculo com seus pokémons é capaz de remover as estacas. Ela vai marcar em seu mapa os locais dos sepulcros e propõe que você vá investigá-los. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Raifort.

Você deverá capturar Ting-Lu, Chien-Pao, Wo-Chien e Chi-Yu. Feito isso, volte outra vez para a entrada da escola (Entrance Hall). Você deverá mostrar os lendários para Raifort, um a um. Ela vai se mostrar muito curiosa e fará algumas observações sobre cada lendário. Ela vai te parabenizar pelo seu trabalho e te gratificar com um TM140 Nasty Plot. Com isso, você e Raifort terão se tornado bons amigos.

FORTALECENDO A AMIZADE COM SALVATORE
Vá até a sala dos professores (Staff Room). Fale com Salvatore, o professor de idiomas. Ele fica feliz em saber que você veio vê-lo depois de fazer a aula dele. Ele comenta que se comunicar é importante e fala que você pode procurá-lo sempre que precisar. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Salvatore.

Desta vez, Salvatore vai surgir no pátio da escola (Schoolyard), perto do jardim. Ele encontrou um Pawmi que não se levanta de jeito nenhum. Salvatore não sabe o que fazer. Dê uma Potion para ele usar em Pawmi. Como Pawmi está sozinho, Salvatore decide tomar conta dele. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Salvatore.

Passando agora no laboratório de biologia (Biology Lab), você vai se deparar com Salvatore conversando com Jacq. O Pawmi está bem, mas ele parece bem quieto. Jacq o levou para Miriam, a enfermeira da escola, mas a saúde dele está boa. Salvatore veio saber mais sobre Pawmi com Jacq, mas ele não pode ajudar muito. Salvatore descobriu com a ajuda das câmeras de segurança da escola que Pawmi foi atacado por um pokémon e fugiu pra dentro da escola. Talvez ele ainda esteja assustado, por isso ele está tão quieto. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Salvatore.

O próximo encontro com Salvatore será novamente na sala dos professores (Staff Room). O professor descobriu que Pawmi é quieto mesmo, essa é a personalidade dele. Para um professor de idiomas que adora comunicação, um pokémon calado parece estranho. Ele tem receio em soltá-lo na natureza, visto que ele não se comunica muito com os outro. Diga para Salvatore ficar com ele. Pawmi vai ficar feliz com a ideia. Por você ter ajudado a solucionar esse caso, Salvatore vai te recompensar com um Galarian Meowth lv.5. Com isso, você e Salvatore terão se tornado bons amigos.

FORTALECENDO A AMIZADE COM DENDRA
Vá até o pátio da escola (Schoolyard). Fale com Dendra, a professora de estudos de batalha. Ela vai perguntar se você veio treinar. Em seguida, ela convida você para correr pela quadra. Depois do exercício, ela reparte o sanduíche dela com você. O sanduba não tem um gosto muito bom. Dendra se desculpa, apesar de ser uma boa atleta, é uma péssima cozinheira. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Dendra.

Agora você vai encontrar Dendra na sala de economia doméstica (Home Ec Room). Saguaro, o professor daqui, comenta que Dendra veio aprender a fazer um bom sanduíche. Ela fica meio envergonhada por ter que vir aqui aprender a cozinhar. Mesmo assim, Dendra quer lhe mostrar o resultado do "treinamento" dela. Ela vai oferecer um sanduíche pra você experimentar. O gosto ainda não é dos melhores. Saguaro vai dar algumas dicas culinárias para ela. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Dendra.

Desta vez, Dendra estará na enfermaria (Nurse’s Office). Ela está tentando convencer Miriam, a enfermeira, a comer seu sanduíche. Miriam não quer comer de jeito nenhum, visto que outra vez ela comeu e teve dor de barriga. Dendra pede sua ajuda para convencê-la, já que agora ela passou por um treino intensivo de fazer sanduíche. Depois de você insistir, Miriam topa comer o sanduíche e agora o gosto não está nada mal. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Dendra.

Siga para a loja da escola (School Store), você vai achar Dendra lá. Parece que ela veio aqui comprar um sanduíche pronto. Ela se cansou de ter que fazer ela mesma e resolveu dar um tempo em fazer sanduíches. Ela então confessa que queria fazer sanduíches para agradecer a Miriam por ajudá-la sempre que precisa. Dendra agradece e te dá 10 Protein. Com isso, você e Dendra terão se tornado bons amigos.

FORTALECENDO A AMIZADE COM HASSEL
Vá até a sala de arte (Art Room). Fale com Hassel, o professor daqui. Ele vai perguntar o quão difícil você achou a aula dele. Responda o que quiser. Em seguida, ele comenta sobre sua escolha de desafiar ginásios e pergunta se você gosta de batalhas. Dê a sua resposta. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Hassel.

Desta vez, você deverá encontrar Hassel no pátio da escola (Schoolyard). Ele vai comentar que gosta de vir até aqui para ver os jovens alunos cheios de energia. Vocês serão interrompidos por uma mulher que veio falar com Hassel. Aparentemente ela é da família dele. Embora ele não gosta de ser incomodado na escola, ele se desculpa com você e se retira para falar com ela. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Hassel.

Hassel vai aparecer agora na entrada da escola (Entrance Hall). Ele vai se desculpar por ter se retirado quando vocês se encontraram no pátio da escola. Ele revela que aquela mulher era parente dele e comenta que ele faz parte de uma linhagem de treinadores especializados no tipo dragão. O pai de Hassel, atual líder da família, anda muito doente. Aquela mulher veio pedir que Hassel desistisse de ser professor e assumisse a família no lugar de seu pai. Porém, ser professor de arte é a paixão de Hassel. Agora ele precisa tomar uma difícil decisão. Ele vai agradecer você por ter ouvido o dilema dele. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Hassel.

Novamente na sala de arte (Art Room), fale com Hassel. Aquela mulher vai aparecer de novo. Hassel revela que tomou sua decisão: que vai continuar sendo professor na escola. Hassel explica que respeita muito a linhagem de sua família, mas ele se sente realizado mesmo acompanhando os jovens da escola desenvolverem os seus talentos. Por pouco ele não desiste de ser professor, mas graças a você e aos outros alunos, Hassel teve coragem de dizer não. Como agradecimento, Hassel te entregará 50 Dragon Tera Shards. Com isso, você e Hassel terão se tornado bons amigos.

FORTALECENDO A AMIZADE COM SAGUARO
Vá até a sala de economia doméstica (Home Ec Room). Fale com Saguaro, o professor daqui. Ele ouviu falar muito sobre você, que você é um bom treinador. Ele vai lhe apresentar a sala de aula e espera te ver novamente. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Saguaro.

Você encontrará Saguaro agora na cantina (Cafeteria). Ele está por aqui vendo como os alunos da escola estão se alimentando bem. Saguaro está louco para comer um sanduba de manteiga de amendoim. Vários alunos do refeitório, ao ver Saguaro, ficaram sugerindo para ele comer um sanduíche picante. Saguaro se sente pressionado e acaba cedendo, pedindo o picante. Salve-o e recomende que ele pegue o de manteiga de amendoim. Em particular, Saguaro agradece sua ajuda, pois ele não gosta do picante. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Saguaro.

Desta vez, você terá que falar com Saguaro na sala dos professores (Staff Room). Ele precisa de sua ajuda para conseguir um condimento doce que pode ser encontrado em Paldea. Ele não quer ele mesmo sair para encontrar algo "tão doce" para não destruir a imagem que os alunos da escola têm dele. Ele irá te recompensar caso consiga obtê-lo. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Saguaro.

Mais uma vez, na sala de economia doméstica (Home Ec Room), Saguaro vai revelar que o condimento doce que ele precisa é a Sweet Herba Mystica, que você obtém nas Tera Raid Battles de 5 estrelas ou mais. Se você tiver dela, entregue-a para Saguaro. Ele vai preparar uma refeição bastante doce com ela. Uma aluna irá notar Saguaro feliz comendo algo doce e vai achar isso legal, pois ele não tem aparência de que gosta de doces. Por conta disso, você vai ganhar um Slowpoke Cup, um item de picnic. Com isso, você e Saguaro terão se tornado bons amigos.

FORTALECENDO A AMIZADE COM MIRIAM
Miriam não é professora, mas sim a enfermeira da escola. Dirija-se para a enfermaria (Nurse’s Office). Fale com Miriam aqui. Ela vai adorar te conhecer e vai pedir para que venha falar com ela mais vezes. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Miriam.

De novo na enfermaria (Nurse’s Office), em sua próxima conversa com Miriam, ela vai perguntar como está indo a sua caça ao tesouro. Ela também vai contar que o sonho dela é ser uma professora, ela até tentou se candidatar algumas vezes, mas sempre reprovou no exame de certificação. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Miriam.

Desta vez você não deve falar com Miriam na enfermaria. Ela vai aparecer na entrada da escola (Entrance Hall). Fale com ela e você vai descobrir que ela se ausentou da enfermaria para estudar. Ela quer tentar fazer o exame para se tornar professora mais uma vez, inspirada por você. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Miriam.

Mais uma vez na enfermaria, fale com Miriam. Ela vai te dar a grande notícia: finalmente ela passou na prova para ser professora na escola! Ela vai agradecer te presenteando com 10 Max Revives. Ela vai dar aulas de saúde, mas neste ano não tem mais espaço para novas aulas, então Miriam continuará atuando na enfermaria por enquanto. Com isso, você e Miriam terão se tornado bons amigos.

FORTALECENDO A AMIZADE COM CLAVELL
Vá até a sala do diretor (Director’s Office) e fale com Clavell. Ele vai dizer que ouviu uma gíria e gostaria de saber o significado. Ele quer saber o que significa "cheugy". Responda "Being outdated and uncool". Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Clavell.

Na próxima vez que falar com Clavell, ele vai perguntar qual professor você mais gostou. Responda o que preferir, mas se você responder "Director Clavell", ele terá uma reação um pouco diferente. Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Clavell.

Na próxima conversa com Clavell, ele vai querer saber que tipo de penteado os jovens de hoje em dia consideram legal. Responda o que preferir, mas se você responder "Giant pompadours", ele terá uma reação um pouco diferente (esse é o penteado de Clive, mas ninguém na escola usa um penteado assim). Depois dessa conversa, você terá fortalecido um pouco mais sua amizade com Clavell.

Em sua última conversa, Clavell gostaria de saber se, depois de tudo o que rolou com a Team Star, você e Penny podem continuar sendo bons amigos. Diga que sim e Clavell vai te premiar com um Big Nugget. Com isso, você e Clavell terão se tornado bons amigos.

A REVANCHE CONTRA A TEAM STAR
Agora os chefes da Team Star estão tocando os STCs (Star Training Centers), que ficam nos lugares onde ficavam as bases. Se você for até eles, você poderá desafiar os chefes para uma revanche. Você pode batalhar contra todos os chefes da Team Star uma vez por dia. Desta vez eles não usarão os Starmobiles durante as batalhas.

Além das revanches contra os chefes da Team Star, se você tocar a campainha da entrada da base você poderá participar do treinamento do STC, que nada mais é que uma seção de Star Barrage que estamos acostumados a enfrentar. Você deverá ir derrotando todos os pokémons em seu caminho em Auto Battles no modo Let’s Go, porém agora você precisa vencer 50 pokémons dentro do limite de tempo. Ao terminar, você ganhará LPs do chefe da Team Star, quanto mais rápido você terminar, mais LPs você ganha.

Giacomo usa:
Cacturne lv.65
Honchkrow lv.65
Mabosstiff lv.65
Krookodile lv.65
Kimgambit lv.66

Mela usa:
Torkoal lv.65
Coalossal lv.65
Houndoom lv.65
Arcanine lv.65
Armarouge lv.66

Atticus usa:
Skuntank lv.65
Muk lv.65
Dragalge lv.65
Toxapex lv.65
Revavroom lv.66

Ortega usa:
Klefki lv.65
Azumarill lv.65
Wigglytuff lv.65
Hatterene lv.65
Dachsbun lv.66

Eri usa:
Primeape lv.65
Toxicroak lv.65
Passimian lv.65
Lucario lv.65
Annihilape lv.66

A REVANCHE CONTRA OS LÍDERES DE GINÁSIO
Você ficou encarregado de inspecionar todos os líderes de ginásio para Geeta. Vamos revisitar todos os ginásios e desafiar os líderes para uma nova batalha. Você pode enfrentar os líderes na ordem que quiser. Basta entrar no prédio de cada ginásio, o líder vai estar te esperando e vocês poderão batalhar.

Katy usa:
Lokix lv.65
Forretress lv.65
Spidops lv.65
Heracross lv.65
Ursaring lv.66 (Tera Bug)

Brassius usa:
Lilligant lv.65
Breloom lv.65
Tsareena lv.65
Arboliva lv.65
Sudowoodo lv.66 (Tera Grass)

Iono usa:
Kilowattrel lv.65
Bellibolt lv.65
Electrode lv.65
Luxray lv.65
Mismagius lv.66 (Tera Electric)

Kofu usa:
Veluza lv.65
Pelliper lv.65
Wugtrio lv.65
Clawitzer lv.65
Crabominable lv.66 (Tera Water)

Larry usa:
Oinkologne lv.65
Komala lv.65
Braviary lv.65
Dudunsparce lv.65
Staraptor lv.66 (Tera Normal)

Ryme usa: (batalha em dupla)
Banette lv.65
Mimikyu lv.65
Spiritomb lv.65
Houndstone lv.65
Toxtricity lv.66 (Tera Ghost)

Tulip usa:
Farigiraf lv.65
Gardevoir lv.65
Espathra lv.65
Gallade lv.65
Florges lv.66 (Tera Psychic)

Grusha usa:
Frosmoth lv.65
Beartic lv.65
Cetitan lv.65
Weavile lv.65
Altaria lv.66 (Tera Ice)

Após vencer todos os líderes de ginásio, Geeta te ligará e agradecerá por sua ajuda, pedindo para que retorne para a escola. Fale com Geeta na entrada da escola. Ela quer ter uma conversa com você em particular, então vocês seguirão para o seu dormitório na escola. Ela fará algumas perguntas para você sobre como você avalia os líderes de ginásio.

Diga para ela qual líder foi mais fácil de derrotar, qual você achou mais poderoso, qual te deu mais problemas durante a batalha e qual líder você mais gosta. Geeta agradece de novo e te dá uma King’s Rock. Geeta então fala que vai participar do torneio, mas por ora, sugere que você descanse. Geeta vai sair, apenas durma em sua cama.

ACADEMY ACE TOURNAMENT
Uma semana vai se passar e o dia do torneio chegou. Nemona entrará em seu dormitório para falar sobre o torneio "Academy Ace Tounament" que ela organizou. Ela pede para que você a encontre no balcão da entrada da escola. Siga para lá.

Você verá um novo rapaz no balcão, você deverá falar com ele sempre que quiser entrar no torneio. Os adversários que você vai enfrentar na sua primeira participação do torneio serão fixos, mas nas próximas vezes que você entrar, eles serão aleatórios, podendo ser qualquer um dos seus amigos ou da equipe de funcionários da escola.

Você terá que enfrentar 4 treinadores para ganhar o torneiro. Seus pokémons são curados entre as batalhas. Você poderá terastalizar um pokémon em todas as batalhas. As batalhas serão consecutivas, ou seja, não haverá intervalo entre uma batalha e outra. Sendo assim, você não poderá mudar seu primeiro pokémon no início da batalha, nem acessar os pokémons que você tem no Box. Fale com o rapaz e você será direcionado para o campo de batalha de Mesagoza.

Esses são os adversários que você vai enfrentar em sua primeira participação do torneio:

Arven usa:
Greedent lv.67
Cloyster lv.67
Skovillain lv.67
Toedscruel lv.67
Garganacl lv.67
Mabosstiff lv.68 (Tera Dark)

Jacq usa:
Arcanine lv.67
Lurantis lv.67
Swalot lv.67
Mudsdale lv.67
Slowbro lv.67
Farigiraf lv.68 (Tera Psychic)

Dendra usa:
Falinks lv.65
Paldean Tauros (Blaze) lv.65
Paldean Tauros (Aqua) lv.65
Medicham lv.65
Hawlucha lv.65
Hariyama lv.66 (Tera Fighting)

Geeta usa:
Espathra lv.69
Gogoat lv.69
Veluza lv.69
Avalugg lv.69
Kingambit lv.69
Glimmora lv.70 (Tera Rock)

Nos próximos torneios que você participar, além de você poder encontrar novamente os treinadores acima, você também poderá encontrar os treinadores abaixo:

Hassel usa:
Noivern lv.67
Haxorus lv.67
Dragalge lv.67
Flapple lv.67
Dragonite lv.67
Baxcalibur lv.68 (Tera Dragon)

Miriam usa:
Hypno lv.65
Pincurchin lv.65
Sawsbuck lv.65
Glalie lv.65
Eelektross lv.65
Toxapex lv.66 (Tera Poison)

Raifort usa:
Zoroark lv.65
Seviper lv.65
Grumpig lv.65
Lumineon lv.65
Scizor lv.65
Gengar lv.66 (Tera Ghost)

Saguaro usa:
Pachirisu lv.65
Froslass lv.65
Alomomola lv.65
Vespiquen lv.65
Goodra lv.65
Hatterene lv.66 (Tera Fairy)

Salvatore usa:
Honchkrow lv.65
Persian lv.65
Palossand lv.65
Glaceon lv.65
Gothitelle lv.65
Raichu lv.66 (Tera Electric)

Tyme usa:
Lycanroc lv.65
Lycanroc lv.65
Drednaw lv.65
Stonjourner lv.65
Coalossal lv.65
Garganacl lv.66 (Tera Rock)

Penny usa:
Umbreon lv.69
Vaporeon lv.69
Jolteon lv.69
Flareon lv.69
Leafeon lv.69
Sylveon lv.70 (Tera Fairy)

Nemona usa:
Lycanroc lv.71
Goodra lv.71
Dudunsparce lv.71
Orthworm lv.71
Pawmot lv.71
Meowscarada (Tera Grass)/Skeledirge (Tera Fire)/Quaquaval (Tera Water) lv.72 (inicial com fraqueza ao seu)


Se você começou com Sprigatito

Clavell usa:
Oranguru lv.65
Abomasnow lv.65
Polteageist lv.65
Amoongus lv.65
Gyarados lv.65
Skeledirge lv.66 (Tera Fire)


Se você começou com Fuecoco

Clavell usa:
Oranguru lv.65
Abomasnow lv.65
Polteageist lv.65
Houndoom lv.65
Amoongus lv.65
Quaquaval lv.66 (Tera Water)


Se você começou com Quaxly

Clavell usa:
Oranguru lv.65
Abomasnow lv.65
Polteageist lv.65
Gyarados lv.65
Houndoom lv.65
Meowscarada lv.66 (Tera Grass)

VISITANDO OS DORMITÓRIOS DOS SEUS AMIGOS
Depois de participar pela primeira vez no Academy Ace Tournament, você poderá encontrar Nemona, Arven e Penny em alguns locais da escola. Conversando algumas vezes com eles, você ganhará acesso ao dormitório deles. Você não ganhará nada em especial ao fazer isso, mas poderá acompanhar a história dos seus rivais depois de tudo o que passaram.

DORMITÓRIO DE NEMONA
Na primeira aparição, Nemona vai estar no pátio da escola (Schoolyard). Fale com ela no centro do pátio. Ela conta que está à procura de oponentes para batalhar. Ela quer estar preparada para as batalhas do Academy Ace Tournament.

Em seguida, você encontrará Nemona na cantina (Cafeteria). Ela está convidando um aluno da escola para batalhar com ela, mas quando ele nota que ela é a Nemona, ele desconversa e vai embora. Nemoma ouviu dizer que ele era um treinador forte e quis desafiá-lo. Ela então promete que vai batalhar com ele na próxima vez que se encontrarem

Na sequência, Nemona vai para a loja da escola (School Store). Lá, ela vai te contar que topou com o cara de antes, mas ele recusou batalhar com ela. Ele disse que Nemona é campeã e gênio em batalhas e que ela iria acabar com ele. Nemona acredita que batalhar é divertido, mesmo perdendo, pois é possível aprender com as derrotas. Ela não gostou de ser chamada de gênio, visto que sua habilidade em batalha veio com trabalho duro. Ela vai sair, procurando alguém pra batalhar.

Por fim, vá até a sala de aula de Nemona (Classroom 1-A). Ela vai pedir para conversar em particular com você e te levará até o dormitório dela. Bem-vindo a Zona Nemona! Nemona vai falar que gosta muito de batalhas, tanto que até chegou a se tornar campeã. Porém batalhar não é tão simples para os outros, por isso muitos acham que ela tem um dom ou foi criada diferente. Nemona sentia que existia uma parede invisível entre ela e os outros. Ela então começou a pegar leve nas batalhas para que fosse divertido para todo mundo. Porém hoje ela dá tudo de si, principalmente agora que tem você, um adversário a altura. Ela então pede para você prometer que vocês serão bons rivais. Em seguida, ela vai permitir que você entre no dormitório dela sempre que quiser.

DORMITÓRIO DE ARVEN
Na primeira aparição, Arven vai estar na cantina (Cafeteria). Ele vai dizer que levou uma surra de você no torneio. Ele conta que seus amigos mais próximos estão todos em um outro patamar. Você e Nemona são campeões, Penny está trabalhado na Liga Pokémon, Arven se sente o mais mediano de todos. Ele pensa um pouco e decide que a caça ao tesouro dele terá um novo objetivo: encontrar a si mesmo. Ele vai procurar saber mais sobre o pai/a mãe dele. Arven sabe que ele(a) foi estudante na escola e sai à procure de saber mais sobre ele(a).

Em seguida, você encontrará Arven na sala do diretor (Director’s Office). Clavell está mostrando para Arven algumas pesquisas que Sada/Turo fazia quando era aluno(a) na escola. Naquela época, Clavell era pesquisador e já ouvia falar de Sada/Turo. Arven vai notar todos os equipamentos da sala do diretor e Clavell contará que este lugar um dia foi o laboratório de Sada/Turo. Ele(a) ficava tão envolvido(a) nas pesquisas que quase nunca voltava para o dormitório dele(a). Clavell adaptou a sala para ser o escritório dele. Arven fica feliz em saber de tudo isso e vai embora correndo.

Na sequência, Arven vai para a entrada da escola (Entrance Hall). Ele está procurando livros do(a) seu(sua) pai(mãe) nas estantes. Ele encontrou um livro que é uma cópia do Scarlet Book/Violet Book. Arven só o usava para descobrir coisas sobre a Herba Mystica, mas agora ele está vendo outras informações. Ele vê uma página falando de um pokémon misterioso, mas a página está toda borrada. Depois de ver as coisas fantásticas do livro, Arven entende que foram essas coisas que fizeram Sada/Turo se interessar pela Area Zero. Contudo, ele se questiona como os pokémons do passado/futuro aparecem no livro se o livro já existia antes da máquina do tempo ser criada e trazê-los para o presente. Bem estranho, mas interessante.

Por fim, vá até a sala de aula de Arven (Classroom 2-G). Ele vai pedir para conversar em particular com você e te levará até o dormitório dele. Bem-vindo a Chez Arven! Arven contará que viu novamente no Scarlet Book/Violet Book as páginas sobre a Herba Mystica e se lembrou da época que Mabosstiff estava doente e ele não podia fazer nada pra ajudá-lo. Ele acha que outras pessoas podem estar passado pela mesma dificuldade que ele passou. Arven decide que vai se tornar cozinheiro. Ele quer fazer uma comida saudável para que os pokémons possam se sentir bem. Ele quer ser tão famoso quanto seu pai, só que através da culinária. Em seguida, ele vai permitir que você entre no dormitório dele sempre que quiser.

DORMITÓRIO DE PENNY
Na primeira aparição, Penny vai estar na entrada da escola (Entrance Hall). Você vai perceber que ela está espionando os chefes da Team Star. Eles voltaram a frequentar a escola recentemente e Penny se preocupa se eles vão conseguir se adequar. Vocês verão Giacomo e Ortega conversando. Os professores da escola já não veem eles deliquentes, mas eles ainda precisam ser aceitos pelos outros alunos. Giacomo e Ortega vão dar alguns gritões para que os outros vejam que eles são legais. Penny achou que eles teriam problemas, mas logo vê que os outros alunos gostaram do jeito deles. Penny fica aliviada e vai embora.

Em seguida, você encontrará Penny na loja da escola (School Store). Desta vez ela está observando Atticus. Ele veio comprar umas roupas ninjas, mas a loja já tinha vendido as últimas peças. Ele então resolve procurar o aluno que as comprou e implorar de joelhos pelas roupas. Penny acha que isso pode ser estranho e pensa em intervir, mas continua observando. O amiguinho de Atticus (aquele que vimos na base dele) vai chegar e dizer que ele tinha comprado as roupas mais cedo e dará uma para Atticus. Os dois saem da loja. Penny se sente mal por ficar espiando, mas fica feliz por Atticus ter um amigo.

Na sequência, Penny vai para a sala de arte (Art Room). Ela disse que veio aqui porque ouviu uns boatos de que a Team Star iria atacar a sala de arte. Ela sabe que seus amigos nunca fariam isso, quem disse isso ainda deve ter medo da Team Star. Nesse momento, Mela e Eri entram na sala, perguntando sobre a escultura de Staraptor. Mela faz uma ameaça, fazendo Penny tomar um susto e achar que elas iam mesmo atacar a sala de arte. Eri fala para Mela deixar de ser tímida e ser mais educada. Mela só queria entrar no clube de arte dos alunos daqui. Penny vê que foi tudo um mal entendido. Eri se aproxima e pega Penny de surpresa. Ela explica que Mela tinha vergonha de vir pedir pra entrar no clube, por isso veio apoiá-la. Eri também conta que vai começar um clube de luta (com aquela amiga que defendia a base dela). Penny fica feliz pelas amigas.

Por fim, vá até a sala de aula de Penny (Classroom 1-D). Ela vai pedir para conversar em particular com você e te levará até o dormitório dela. Penny conta que seus amigos da Team Star são muito importantes pra ela e ela ficou preocupada se eles iriam se adaptar bem à escola, por isso ficou os espionando. Ela se preocupou à toa, todos estão se dando bem. Penny se sentiu mal por não ter confiado neles. Todos melhoraram, menos ela. Ela ainda fica tentando resolver os problemas ela mesma. Console Penny, ela vai agradecer e citar que você, Nemona, Arven e Koraidon/Miraidon também são grandes amigos dela. Em seguida, ela vai permitir que você entre no dormitório dela sempre que quiser.

 

 

 

THE HIDDEN TREASURE OF AREA ZERO
O conteúdo a seguir faz parte da DLC do jogo. Você deverá comprar a DLC para ter acesso. A DLC é dividida em duas partes, uma chamada "The Teal Mask" e outra chamada "The Indigo Disk". Cada parte adiciona mais conteúdo ao jogo, nova história, mais pokémons ficam disponíveis, entre outras coisas.

Após a compra, para acessar o conteúdo da DLC, você deverá ter finalizado sua passagem inicial pela escola, ou seja, ter dado início a sua caça ao tesouro. Se você acessar nesse momento, os adversários presentes na DLC estarão em levels mais baixos. Se você já tiver finalizado as 4 linhas de história principais do jogo, os adversários da DLC estarão por volta do level 60 em diante.

THE TEAL MASK – A 1ª PARTE DA DLC
Após comprar, fazer o download da DLC e fazer o update do seu jogo pra a versão 2.0.1, você poderá acessar o conteúdo da 1ª parte da DLC. Ao abrir o seu jogo, você receberá uma ligação de Jacq. Ele vai mencionar sobre uma excursão que é feita todos os anos em parceria com outra escola. Apenas alguns alunos tem o privilégio de ir nessa excursão. Jacq conta que você foi um dos escolhidos esse ano. Você poderá explorar as terras de Kitakami. Dirija-se para a Naranja/Uva Academy.

Ao entrar na escola, você verá uma mulher de cabelo curto logo na entrada. O nome dela é Briar. Jacq vai chegar em seguida. Briar é uma professora da Blueberry Academy, uma escola que fica na região de Unova. Esse ano, é a vez dessa escola supervisionar a excursão. Briar conta que a mesma energia presente no fenômeno Terastal de Paldea também foi detectado em Kitakami. Jacq vai adicionar a Kitakami Pokédex em seu Rotom Phone e se despedir de você.

Quando estiver pronto para partir, fale com Briar novamente. Ela vai citar o Scarlet/Violet Book. Briar é descendente do autor desse livro. Ela tem o exemplar original dele, inclusive. Ela vai ler uma parte do livro que fala sobre Terapagos, um pokémon que o antepassado dela encontrou nas profundezas da Area Zero. O sonho dela é visitar a Area Zero e encontrar Terapagos, mas infelizmente ela não tem permissão de ir até lá. Os outros alunos da escola que também foram sorteados para ir nessa excursão vão aparecer. Você farão uma rápida viagem de avião até Kitakami.

KITAKAMI – A TERRA DOS CAMPOS PITORESCOS E DOS ARROZAIS
Vocês vão desembarcar em Kitakami em um ponto de ônibus. Briar vai fazer uma breve apresentação do lugar. Ela irá apontar para Mossui Town, uma cidade que fica no fim da estrada e que servirá como a base principal de vocês durante sua estadia em Kitakami. Um dos alunos está passando mal. Briar pede para que você vá na frente até Mossui Town para informar ao zelador do centro comunitário da cidade que vocês já chegaram. Briar ficará aqui tomando conta dos demais.

KITAKAMI ROAD – A ESTRADA PARA O VILAREJO
Você poderá explorar o cenário à vontade se quiser, recolhendo os itens, batalhando com treinadores e encontrando novos pokémons pelo caminho. Você não poderá montar em Koraidon/Miraidon por enquanto, então sugiro que deixe para explorar melhor depois. Para seguir com a história, basta caminhar até o fim da estrada. Consulte o mapa caso você se sinta perdido. Ao abrir o mapa, você descobrirá que é possível alternar entre os mapas de Paldea e Kitakami apertando (L) ou (R). É possível voar livremente entre Paldea e Kitakami sem nenhum tipo de restrição. Inclusive o ponto de ônibus (Bus Stop) é um dos pontos de se usar Fly em Kitakami.

SISTEMA DE DIA E NOITE EM KITAKAMI
Kitakami fica distante de Paldea. Ou seja, o "fuso horário" daqui é diferente de Paldea. Isso significa que às vezes, enquanto for dia em Paldea, pode ser que já seja noite em Kitakami. Contudo, isso só será válido após você terminar a história principal de Kitakami. Nesse início, a narrativa da história vai te prender no período do dia ou no período da noite. Ou seja, o tempo só vai passar quando for conveniente para a história.

Sendo assim, caso você precise evoluir algum pokémon que só evolui à noite e em Kitakami você estiver preso no período do dia, basta voltar para Paldea, pois o sistema de dia e noite continua funcionando normalmente por lá. Se você está à procura de um pokémon que só aparece à noite em Kitakami, aproveite quando a história estiver no momento da noite para fazer isso, caso contrário, só poderá fazer isso depois que finalizar a história principal de Kitakami.

Sem mais, siga para a próxima cidade. Ela é um vilarejo. A história de Kitakami gira em torno deste vilarejo.

MOSSUI TOWN – VISITA AO CENTRO COMUNITÁRIO
Assim que entrar em Mossui, você verá duas pessoas em frente ao centro comunitário. Eles são Carmine e Kieran, dois irmãos. Você verá que Carmine chama carinhosamente o irmão de Kiki. Carmine não quer deixar um forasteiro perambulando pela cidade, então ela vai te desafiar para uma batalha.

Carmine usa:
Poochyena lv.60
Vulpix lv.60
Poltchageist lv.60

Após vencê-la, o zelador aparece. Carmine e Kieran fogem. O zelador virá te recepcionar, diga a ele que um dos seus colegas está passando mal. O zelador diz para você entrar no centro comunitário enquanto ele vai buscar os outros no ponto de ônibus. Quando você se aproximar do centro comunitário, o zelador vai chegar com o seu grupo. O zelador explica que os alunos da sua escola, bem como os alunos da Blueberry Academy, ficarão juntos no centro comunitário.

Dentro do centro comunitário, o zelador apresenta o lugar. Ele vai apontar uma porta onde ficam os dormitórios, lembre-se dela. Após o tour, Briar vai convidar todos para fazerem um jantar. Depois, Briar dirá para passar a noite por aqui, para seguirem com o programa no dia seguinte. Você pode usar a porta dos dormitórios para fazer passar a noite. Ao usar a porta, seus pokémons serão recuperados.

TIRANDO FOTOS NAS PLACAS DE KITAKAMI
No dia seguinte, do lado de fora, Briar apresenta Carmine e Kieran ao grupo. Os dois cresceram em Kitakami e são alunos da Blueberry Academy. O zelador vai explicar a atividade do dia. Vocês vão ser separados em duplas, cada dupla terá a tarefa de achar 3 placas de sinalização que estão espalhadas por Kitakami. Cada placa contém trechos do folclore de Kitakami. Vocês deverão ler e aprender mais sobre essas histórias. A tarefa estará completa quando a dupla tirar uma foto em frente a essas placas.

O zelador vai te entregar o Roto-Stick, um bastão de selfie para você tirar fotos com o seu Rotom Phone de uma distância maior. Lembrando que (↓) abre a câmera e (Y) alterna entre a câmera traseira e frontal. Quando estiver no modo selfie da sua câmera, aperte (X) para ativar o Roto-Stick. Isso vai aumentar a distância entre você e a câmera, permitindo que você tire selfies melhores com seus amigos e pokémons. O zelador também vai ensinar uma nova expressão para o seu personagem, usada na hora tirar fotos. Você também pode apertar (ZL) ou (ZR) para trocar a música de fundo enquanto está tirando fotos.

Como uma das propostas da excursão é união entre os alunos das duas escolas, Briar fala para vocês formarem o máximo de duplas com alunos de escolas diferentes. Vá falar com Carmine. Ela vai falar que Kieran é um pouco tímido, mas que ele estava muito a fim de batalhar com você. Aceite o desafio!

Kieran usa:
Sentret lv.59
Yanma lv.60

Após a batalha, Carmine recomenda que Kieran forme uma dupla com você. O zelador virá registrar em seu mapa os lugares que você deve visitar. Ele também vai indicar onde fica a loja para você comprar itens. Feito isso, você estará liberado para explorar Kitakami. Kieran propõe começar com a placa que fica no Loyalty Plaza. Você pode percorrer o caminho sozinho, Kieran vai te acompanhar a uma certa distância. Ele vai sair na frente, basta seguir na mesma direção em que ele foi e ir acompanhando pelo mapa.

APPLE HILLS – ATRAVESSANDO AS COLINAS
Antes de sairmos do vilarejo, vamos checar algumas coisas. Bem ao lado do centro comunitário temos uma barraca com uma enfermeira. Ela faz o serviço do centro pokémon em Kitakami. Repare que a aparência dela é diferente das enfermeiras de Paldea. Ela também é uma péssima atendente. É comum você encontrá-la mexendo no Rotom Phone em pleno serviço. Sem falar que se você abordá-la por trás, ela será grosseira com você. Você só conseguirá ter seus pokémons recuperados se fizer o pedido de frente para o balcão.

No balcão ao lado da enfermeira temos uma unidade da TM Machine. Se interagir com a máquina, verá que um novo recurso foi adicionado. Agora é possível apertar (X) para selecionar um pokémon da sua equipe. Fazendo isso, a máquina vai filtrar os TMs que ela pode fabricar, deixando apenas os golpes que o pokémon selecionado pode aprender.

Continuando pela direita da enfermeira, você chegará na mercearia do vilarejo. É neste lugar que você poderá comprar itens. Você pode dar uma volta pelo vilarejo e recolher os itens que encontrar. Quando estiver satisfeito, saia do vilarejo pela esquerda do centro comunitário. A partir de agora, você já está liberado para montar em Koraidon/Miraidon.

Você estará numa área chamada Apple Hills. Repare no mapa que existe uma estrada principal que leva ao Loyalty Plaza, nosso próximo destino. Explore à vontade o lugar, vá pegando os itens e enfrentando os treinadores. Então, siga pela estrada para seguirmos com a história. Quando estiver quase chegando, você verá um rapaz que fará uma atualização em seu Rotom Phone. É apenas uma alteração nas cores dos menus. Enfim, atravesse o portal triangular e entre no Loyalty Plaza.

LOYALTY PLAZA – A PRIMEIRA PLACA
Leia a primeira placa. Kieran vai chegar e se juntar a você. A placa conta a história de um ogro que vivia em Kitakami. Um dia ele desceu a montanha com muita raiva, assustando o vilarejo. O trio de pokémons Okidogi, Munkidori e Fezandipiti deram suas vidas para afastar o ogro dali. O povo passou a chamar o trio de "os três leais". Eles tiveram um enterro digno e estátuas dos três foram erguidas. Kieran vai te contar que quando era pequeno costumava ir à noite para a montanha, mas nunca viu o tal ogro. Tire uma selfie com ele ao lado da placa.

Na sequência, Kieran pergunta se você quer fazer um picnic e se você gosta de sanduíche. Falando em sanduíche, seu Koraidon/Miraidon pulará para fora todo alegre. Kieran se assusta e pergunta se ele é um tipo de kaiju. Após conhecer o seu lendário, Kieran diz que o próximo destino de vocês é o Kitakami Hall, onde está a segunda placa. Esse local fica do outro lado do vilarejo. Você pode checar no mapa onde fica.

REVELER’S ROAD – CONSEGUINDO O INICIAL DE SINNOH
Volte para Mossui Town e saia pelo caminho da direita do centro comunitário. Logo que você atravessar a ponte, você terá entrado na Reveler’s Road. Você notará que Jacq está perto de uma árvore aqui. Salve o jogo antes de falar com ele (desative o salvamento automático se for o caso).

Jacq vai te convidar para fazer um picnic. Ele dará um ovo pokémon para você. O ovo vai chocar num Turtwig, Chimchar ou Piplup. O jogo define isso aleatoriamente, logo, caso não venha o inicial que você quer, você pode voltar do ponto salvo e ir tentando de novo até nascer o inicial que você quer.

Se você olhar no mapa, vai ver que aqui também tem uma estrada principal que vai te levar até o Kitakami Hall. Vá explorando pelos arredores como quiser, pegando itens e batalhando com os treinadores. Então retorne para a estrada e siga para o Kitakami Hall.

KITAKAMI HALL – A SEGUNDA PLACA
Explore o lugar e recolha os itens que achar. Olhe no mapa o local exato que você deve ir. Kieran vai se aproximar logo que chegar na segunda placa. Nela está escrito que o ogro possuía 4 misteriosas máscaras brilhantes. O poder dele muda conforme a máscara que ele veste. Com a teal mask, ele pode trazer a vegetação murcha de volta a vida. Com a crimsom mask, ele poderia transformar a chama de uma vela em um inferno furioso. Com a blue mask, ele pode parar o fluxo de um rio. Com a gray mask, ele poderia quebrar em duas uma pedra dura. Antes dos três leais serem derrotados, eles foram capazes de arrancar 3 das máscaras do ogro, o que o enfraqueceu bastante.

Kieran explica que essas 3 máscaras que os três leais roubaram são mantidas no Kitakami Hall. Apesar de todos na cidade se assustarem com o ogro, Kieran parece gostar muito dele. A irmã dele meio que faz tudo por ele, mas Kieran quer ser forte e fazer as coisas sozinho. Enfim, tirem uma foto juntos nessa placa. O próximo local que vocês devem visitar é a Dreaded Den, a caverna onde o ogro costumava habitar. Para chegar até lá, é preciso subir a Oni Mountain. Kieran vai te mostrar as escadas que te levam até a montanha.

ONI’S MAW – PROCURANDO A CAVERNA DO OGRO
A parte sul da montanha é chamada Oni’s Maw. A Dreaded Den fica num local mais elevado da montanha, é um pouco complicado ir até lá em linha reta, mesmo com a montaria de escalada. O ideal é ir seguindo o mapa pela esquerda, passando pela Oni’s Maw. Quando atravessá-la, você chegará numa bifurcação, com uma placa indicando o que você vai encontrar nas duas direções. Pela esquerda está o Infernal Pass, uma área pedregosa. Ignore-a por enquanto. Siga pela direita, percorra esse caminho e chegará facilmente na Dreaded Den.

DREADED DEN – A BATALHA COM KIERAN
Encontre Kieran na entrada da caverna. Ele comenta que nunca viu o ogro por aqui e imagina que talvez ele possa aparecer se vir uma batalha pokémon acontecendo. Kieran pede para vocês fazerem uma batalha. Ele vai curar seus pokémons e vocês poderão batalhar.

Kieran usa:
Furret lv.62
Yanma lv.62
Poliwhirl lv.66

Após a batalha, Kieran menciona que a Blueberry Academy é uma escola especializada em ensinar a arte das batalhas pokémon. Então, ele vai te chamar para entrar na caverna. Parece que o tal ogro estava observando vocês.

A caverna é bem escura, mas parece estar vazia. Quando vocês saírem, já vai estar anoitecido. Vocês devem deixar para visitar a terceira placa no dia seguinte. Kieran vai lembrar que hoje é o primeiro dia do festival de máscaras que acontece no Kitakami Hall. Nesse evento, todos celebram usando máscaras. Você deve ir até lá com Kieran, mas antes de ir ao festival, Kieran te convida para dar uma passadinha na casa dele em Mossui Town. Ele vai registrar o local da casa dele no mapa de seu Rotom Phone. Siga para lá.

No momento, Kitakami vai ficar travada no horário do pôr do sol. Se precisar ver alguma coisa em Kitakami durante esse horário, aproveite agora. Quando estiver preparado, siga para a casa de Kieran.

A CASA DE KIERAN E CARMINE – CONSEGUINDO AS ROUPAS DO FESTIVAL
Chegando na casa de Kieran, você conhecerá os avós dele. Eles vão vestir você com um jinbei, uma roupa típica do festival, além de fazer um novo penteado. Eles também vão te presentear com um Teal Style Card, que permite que você encontre mais opções de roupas nas lojas de roupa, além de novos penteados no cabeleireiro.

Carmine estará por aqui também, procurando pelas máscaras do festival. Elas estão na cabana ao lado da casa. Os dois irmãos apostam corrida até lá. Quando você alcançá-los, Carmine dirá que só tem duas máscaras por lá. Como você chegou por último ficará sem. Ela então te desafia numa batalha.

Carmine usa:
Morpeko lv.62
Swadloon lv.63
Mightyena lv.63
Sinistcha lv.64

Depois que vencê-la, Kieran vai oferecer a máscara dele a você. Carmine o detém, falando que você pode conseguir a sua máscara no próprio festival. Quando ela se retirar, Kieran se desculpa por ela. Antes de você dar as caras, Carmine estava revirando a cabana para achar mais uma máscara para você. Kieran relembra que o festival de máscaras acontece no Kitakami Hall e vai para lá. Siga para lá você também.

No momento, Kitakami vai ficar travada no horário da noite. Se precisar ver alguma coisa em Kitakami durante esse horário, aproveite agora. Quando estiver preparado, siga para o festival no Kitakami Hall.

FESTIVAL DE MÁSCARAS DE KITAKAMI E O JOGUINHO DO OGRO
Chegando no Kitakami Hall, você verá uma cena mostrando que o pokémon ogro está aqui perto. Carmine vai pedir para tirar uma foto com você e Kieran. Ela revela que o festival é feito em honra aos três leais, os bravos heróis de Kitakami. Muitas das crianças daqui usam máscaras de um dos três leais. Kieran vai caçoar da irmã, dizendo que ela não sabe muito da história do ogro. Kieran então segue para uma barraca de maçã do amor.

Você pode comprar comida nas barracas, caso queira. Fale com Kieran. Ele compra um par de maçã do amor pra você comer com ele. Ele menciona um pokémon que se parece muito com uma maçã do amor e pede para segui-lo. Você vai encontrá-lo de novo na barraca do joguinho de expulsar o ogro. Como você é estrangeiro aqui, o comerciante vai permitir que você jogue uma partida por conta da casa. Carmine vai chegar e dizer a pontuação que ela fez nesse jogo, te desafiando a superá-la.

Neste joguinho, você deverá reunir berries e trazê-las para as mesas para pontuar. Você vai montar em seu lendário e percorrer um caminho com balões de ogros em 4 cores diferentes. Basta estourar os balões para coletar as berries. Também tem 4 mesas de cores diferentes. Coloque as berries nas mesas correspondentes, basta chegar na mesa e apertar (A). Caso se sinta perdido, o mini-mapa no canto inferior direito indica a localização das mesas. Assim que juntar a quantidade necessária de berries de cada mesa, você vence. Alguns pokémons gulosos podem aparecer para devorar as berries que você deixou nas mesas. Não deixe que eles se aproximem, basta apertar (R) para assustá-los. Enquanto estiver jogando, um contador vai aparecer para mostrar quantas berries você já acumulou. Você deve colocar todas as berries nas mesas antes que o tempo acabe. Existe um limite de berries que você pode carregar, então às vezes você terá que fazer mais viagens para completar o jogo.

Ao completar o jogo pela primeira vez, você recebe um Exp. Charm, item que multiplica a experiência ganha pelos seus pokémons. Carmine vai ficar arrasada caso você tenha quebrado o recorde dela nesse joguinho, ou vai se gabar caso não tenha conseguido. Kieran pede para que você dê uma volta por aí enquanto ele lida com a irmã dele. Na sequência, você avistará uma criança com uma máscara nos arredores do festival. Na verdade, ela é a pokémon ogro. Vá atrás dela. Carmine vai se aproximar e a pokémon vai fugir. Continue perseguindo-a.

Carmine virá logo depois de você, dizendo para você e para a tal "criança" não se afastarem do festival. A máscara dela vai cair e ela vai fugir em seguida. Você vai obter a Teal Mask. Carmine então percebe que a criança é a pokémon ogro. Kieran alcança vocês, mas Carmine disfarça, fazendo ele voltar pro festival. Ela sabe que Kieran tem interesse no ogro e não quer que ele vá atrás dele. Ela pede para guardar segredo e sugere que você não mostre a Kieran a máscara que você conseguiu. Junte-se a Kieran na entrada do festival e ele te dará uma carona até o centro comunitário.

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE OGERPON
No dia seguinte, você estará no centro comunitário. Saia e você vai se deparar com Carmine. Ela quer que você vá falar com o avô dela sobre a máscara que você conseguiu. Vá até a casa dela. Chegando lá, Kieran vai acordar e sair de casa. Carmine vai mandar ele dar uma volta por aí enquanto ela resolve uns assuntos com você. Kieran insulta a irmã e sai correndo. O vovô repreende a neta.

Enfim, mostre a Teal Mask para o velho. Ele nota que a máscara pertence ao ogro. Carmine conta o que aconteceu e o vovô fica surpreso pelo ogro ainda frequentar o festival. Ela fica confusa, pois pensava que o ogro era vilão dessa história. O velho revela a verdadeira história de Ogerpon, o nome verdadeiro do ogro.

Prepare-se para ouvir uma longa história do avô de Carmine. Um homem e um ogro vieram a Kitakami vindos de uma terra estrangeira. A aparência deles assustava as pessoas do vilarejo, por isso ninguém deixava os dois se aproximar do vilarejo. O homem e o ogro ficaram tristes por isso, mas estavam felizes por terem um ao outro. Eles foram habitar uma caverna. Apenas uma pessoa do vilarejo teve pena dos dois: o fabricante de máscaras. Ele fez diversas máscaras pro homem e pro ogro. Com elas, eles podiam esconder seus rostos e se misturar com as pessoas do vilarejo. Então eles foram secretamente ao festival do vilarejo. Eles acabaram se tornando o assunto do povo, devido a suas máscaras brilhantes. A fama deles se espalhou até terras distantes. Um grupo de pokémons gananciosos vieram até Kitakami e foram para a caverna onde o homem e o ogro viviam para roubar as máscaras. O homem e o ogro tinham 4 máscaras. O homem conseguiu salvar 1 delas, mas as outras 3 foram levadas pelo trio de pokémons gananciosos. Quando o ogro chegou na caverna, o homem não estava mais lá, encontrando apenas a Teal Mask. O ogro vestiu a máscara e foi para o vilarejo, talvez para procurar seu amigo. Lá ele encontrou os 3 pokémons gananciosos com as 3 máscaras e os derrotou. As pessoas do vilarejo não entenderam o que estava acontecendo, apenas viram o ogro furioso e sentiram medo. Elas pensaram que os 3 pokémons pereceram tentando proteger o vilarejo do ogro. Em honra ao sacrifício deles, as pessoas do vilarejo chamaram-nos de os três leais e os enterraram. O ogro voltou para a caverna fraco, ferido, sozinho e muito triste.

Após ouvir a história, Carmine vai surtar e vai querer contar a todos a verdade, mas o avô dela a detém. O vilarejo se tornaria um caos se as pessoas descobrissem que a crença delas estava errada. O fabricante de máscaras é o ancestral da família de Carmine. Quando ele tentou dizer a verdade ao povo, ninguém o levou a sério, tratando-o como um herege. O fabricante de máscaras resolveu se calar, mas manteve a história viva, passando-a para seus descendentes como um segredo de família.

Carmine fala para o avô que Kieran é obcecado pelo ogro, mas ele ainda não sabe da verdadeira história. O avô promete que vai contar a ele no momento certo, mas por ora, pede para não contarem a ninguém a verdadeira história. O velho vai notar que a sua Teal Mask está com uma joia lascada. Dê a máscara para ele consertar. O jogo então irá mostrar que Kieran ouviu toda a conversa detrás de uma parede. Enquanto o vovô conserta a máscara, Carmine pede para que siga com a atividade da excursão e vá procurar Kieran.

AS 6 MARAVILHAS DE KITAKAMI
Encontre Kieran na mercearia de Mossui Town. Ele dirá que a última placa fica no Paradise Barrens, do outro lado da Oni Mountain. Localize-a no canto superior esquerdo do seu mapa e vá na frente, Kieran te encontrará lá (embora ele vai se decepcionar sobre você não dizer nada sobre a história do ogro).

Antes de prosseguirmos com a história, creio que este seja um bom momento para darmos uma boa volta em Kitakami. Existem alguns locais específicos no mapa, conhecidos como "as 6 maravilhas de Kitakami". Se você visitar esses locais, você registra um ponto de se usar Fly. Como a partir de agora vamos ter que ir e vir em vários pontos do mapa de Kitakami, é uma boa ideia registrar os pontos de Fly antes de continuarmos.

MOSSFELL CONFLUENCE – A CONFLUÊNCIA DOS RIOS DE KITAKAMI
Logo ao sul do mapa de Kitakami, existe um ponto onde dois rios se encontram. Esse local é o Mossfell Confluence, uma das 6 maravilhas de Kitakami. Logo na margem direita do rio você encontrará uma placa. Ao passar por ela, você registra o ponto de usar Fly. Aqui perto tem uma casa onde é possível comprar Syrupy Apple, item necessário para evoluir Applin para Dipplin.

FELLHORN GORGE E FALLEN HORN – AS ILHAS ROCHOSAS
No mapa, do lado direito do Kitakami Hall, existe um rio com algumas ilhas rochosas. Ao norte da ilha central (a maior), você encontra a placa que indica o local do Fallen Horn, uma das 6 maravilhas de Kitakami. Ao passar por ela, você registra o ponto de usar Fly.

ONI MOUNTAIN E INFERNAL PASS – O CAMINHO COM O TERRENO ROCHOSO
Nos arredores da montanha (Oni Mountain) no mapa, tem uma parte de coloração mais clara que tem um terreno mais rochoso. Venha pelo Oni’s Maw, bem perto daquela bifurcação com o caminho que leva para o Dreaded Den. Procure pela placa logo na parte que começa a coloração mais clara no mapa (o local de terreno rochoso). A placa indica que você está no Infernal Pass, uma das 6 maravilhas de Kitakami. Ao passar por ela, você registra o ponto de usar Fly.

ONI MOUNTAIN E CRYSTAL POOL – O LAGO DO CRISTAL
No topo da montanha (Oni Mountain), bem no centro do mapa, existe um lago misterioso com cristais em suas profundezas. Aqui é o Crystal Pool, uma das 6 maravilhas de Kitakami. A placa fica bem em frente ao lago. Ao passar por ela, você registra o ponto de usar Fly.

WISTFUL FIELDS E WISTERIA POND – AS ÁGUAS DA VIDA ETERNA
Ao sul do mapa de Kitakami, do lado esquerdo, você verá um pequeno lago. Em frente ao lago, você verá a placa que mostra que ele é chamado de Wisteria Pond, uma das 6 maravilhas de Kitakami. Ao passar por ela, você registra o ponto de usar Fly.

KITAKAMI WILDS E GRACIOUS STONES – O CÍRCULO DE PEDRA
Ao norte do mapa de Kitakami, existe uma área com gramado entre o rio (Kitakami Wilds) e a parte de terra (Paradise Barrens). Você verá um pequeno círculo de coloração mais clara no mapa (no gramado entre o rio e a parte de terra). Vá até esse lugar e verá um círculo de pedras no chão. Leia a placa perto das pedras e verá que este é Gracious Stones, uma das 6 maravilhas de Kitakami. Ao passar por ela, você registra o ponto de usar Fly.

PARADISE BARRENS – A TERCEIRA PLACA
Continuando a história, ao norte do mapa de Kitakami, do lado esquerdo, você encontra o Paradise Barrens. Assim que achar a última placa da atividade da excursão, Kieran chega e fala que o ogro frequentava este lugar, de acordo com as lendas. Então ele pede uma nova batalha.

Kieran usa:
Yanma lv.64
Furret lv.64
Poliwrath lv.66
Dipplin lv.67

Assim que terminar, vá ler a placa. Ela diz para ter cautela quando vir uma figura sombria no crepúsculo. Coloque uma máscara e esconda o rosto. Assim, seja a sombra um homem ou um monstro, você passará por ele como um amigo que usa máscara. Se não tiver uma máscara quando cruzar por essa sombra, reze para que ela seja apenas um homem. Se for, você viverá para ver o dia seguinte e se lembrará de nunca esquecer a máscara de novo. Porém, se for o ogro, este será o seu fim, assim como foi para todos os humanos que tiveram os rostos vistos por ele. Uma vez que ele vir o seu rosto, sua alma será perdida e você nunca mais retornará a vilarejo.

Kieran diz que antigamente as pessoas andavam com máscaras e quem as fazia era o tataravô de Kieran. Ele não acredita que o ogro roubava almas, mas sabe que é verdade que sua família fazia máscaras. Uma das razões do festival de máscaras existir foi ideia da família dele. Kieran não gosta do que foi escrito na placa, pois ela faz o ogro parecer assustador, fazendo as pessoas ficarem com medo e se afastar dele. O ogro acabou ficando sozinho. Chegou a hora de vocês tirarem a última foto. Missão cumprida!

Kieran diz que quer ficar mais forte com seus pokémons e vai voltar pra casa. O jogo mudará para o período do pôr do sol. Sem mais o que fazer, volte para o centro comunitário e interaja com a porta dos dormitórios para passar uma noite lá.

CRYSTAL POOL – EM BUSCA DO CRYSTAL CLUSTER
Quando acordar, um de seus colegas vem dizer que Carmine quer te ver. Vá até a casa dela. O vovô precisa de um material chamado Crystal Cluster para consertar a máscara. Ele pode ser encontrado no Crystal Pool, um lago que fica no topo da Oni Mountain. Carmine pede para você encontrá-la lá.

Ao chegar lá, Carmine te mostra os cristais brilhantes do fundo do lago. Há rumores que você pode encontrar por aqui pessoas que já morreram. Enfim, vocês precisam de um pouco do cristal daqui para reparar a máscara, então Carmine quer que você mergulhe para pegar. Eis que acontece um terremoto e um Milotic emerge do lago, atacando vocês. Você e Carmine devem vencer este Milotic numa Raid Battle.

Milotic lv.73

Depois da batalha, vocês verão que Milotic deixou cair no chão um Crystal Cluster. Apanhe ele do chão. Briar vai surgir. Ela veio até aqui com a permissão do zelador para examinar as águas desse lago, que emitem a mesma energia do fenômeno Terastal. Briar acredita que se desvendar esse mistério, será possível fazer Terastal em outras regiões. Seu trabalho por aqui está feito, retorne para Mossui Town.

Chegando na casa de Carmine, fale com o avô dela. Ele vai contar que Kieran roubou a Teal Mask. Ele foi para o Loyalty Plaza, vá atrás dele.

LOYALTY PLAZA – O DESPERTAR DOS TRÊS LEAIS
Fale com Kieran. Ele vai dizer que descobriu sobre a verdadeira história do ogro e dos três leais. Ele está bastante irritado por você e Carmine esconderem a verdade dele. Kieran te desafia e fala que só vai devolver a máscara se vencê-lo numa batalha.

Kieran usa:
Yanmega lv.68
Gligar lv.66
Cramorant lv.65
Dipplin lv.69
Poliwrath lv.71

Derrote-o. Kieran devolverá a Teal Mask e vai sair correndo muito frustrado. Um tremor vai acontecer, vindo do local das estátuas dos três leais. Um enorme clarão vai destruir o lugar. Quando a poeira baixar, você verá os três leais em carne e osso! Os três irão fugir, indo em direção ao Kitakami Hall. É melhor você ir lá descobrir o que está acontecendo.

KITAKAMI HALL – AS MÁSCARAS DOS TRÊS LEAIS
Você vai notar que o zelador e algumas pessoas do vilarejo estão reunidas aqui. Os três leais vieram aqui à procura das três máscaras que eles usaram no passado. Elas estavam guardadas no Kitakami Hall. O zelador informa que devolveu as três máscaras para os três leais de bom grado. Ainda por cima, eles alimentaram os três com Kitakami Mochi, deixando os três leais maiores e mais fortes. Eles então partiram para a Oni Mountain, talvez em busca de derrotar o ogro de uma vez por todas.

No momento, Ogerpon está sem nenhuma máscara para enfrentar os três leais. Carmine sugere que vocês se separem. Você deve ir ao Dreaded Den para ajudar Ogerpon enquanto Carmine volta pra casa dela para poder consertar a máscara. Entregue a ela a Teal Mask e o Crystal Cluster. Ela virá ao seu encontro quando tiver tudo pronto. Sua missão agora é manter Ogerpon a salvo.

DREADED DEN – PROTEJA OGERPON
Vamos novamente ao Dreaded Den. Na entrada da caverna, você vai topar com os três leais confrontando Ogerpon. Detenha-os! Munkidori tomará a frente e te desafiará numa batalha. Derrote-o.

Munkidori lv.70

Carmine e Kieran vão chegar, fazendo os três leais escaparem. Kieran vai se desculpar por ter roubado a máscara antes. Ele tentará devolver a Teal Mask consertada para Ogerpon, mas ela parece assustada com ele. Parece que ela quer receber a máscara de suas mãos. Faça isso e Ogerpon vestirá a Teal Mask.

Carmine comenta que as outras três máscaras que os três leais levaram devem ser devolvidas a Ogerpon também. Vocês precisam proteger Ogerpon enquanto lidam com os três leais. Vocês agora formarão o "Esquadrão de Recuperação das Máscaras". Voltem para Mossui Town para coletar mais informações sobre os três leais. Ogerpon vai te seguir pelo caminho.

MOSSUI TOWN – DESCOBRINDO A LOCALIZAÇÃO DOS TRÊS LEAIS
Quando estiver chegando no vilarejo, Ogerpon ficará assustada, visto que as pessoas do vilarejo não gostam muito dela. Ela deverá ficar esperando vocês do lado de fora do vilarejo. Você deverá procurar em Mossui Town algumas pistas de onde os três leais devem ter ido. Procure pelas 3 pessoas que estão com um balão de fala mencionando o nome de um dos três leais: Okidogi, Munkidori ou Fezandipiti.

Depois de falar com as 3 pessoas, você saberá que Okidogi está no Peaceful Barrens, Munkidori está no lago do Wistful Fields e Fezandipiti está na Oni Mountain. Você se juntará a Carmine, Kieran e Ogerpon para reunir as informações de cada um conseguiu. Carmine vai registrar a localização exata dos três leais em seu mapa. Kieran parece estar pensando em outra coisa e resolve se separar do grupo. Você deverá enfrentar os três leais apenas com a ajuda de Carmine. Você pode escolher qual dos três quer enfrentar primeiro. Dirija-se a um dos locais indicados no mapa.

PARADISE BARRENS – THE TITANIC OKIDOGI
Quando achar Okidogi, chegue perto dele. Carmine chega com você. Vocês vão perceber que os três leais estarão maiores, como os Titan Pokémon. Você deverá derrotá-los numa Raid Battle, Carmine vai te ajudar.

Okidogi lv.85

Derrotando-o, Ogerpon recupera a Cornerstone Mask.

WISTERIA POUND – THE TITANIC MUNKIDORI
Você verá Munkidori perto do lago. Avance até ele e Carmine vai te alcançar. Vamos a mais uma batalha.

Munkidori lv.85

Derrotando-o, Ogerpon recupera a Wellspring Mask.

FELLHORN GORGE – THE TITANIC FEZANDIPITI
Você vai avistar Fezandipiti voando próximo à Oni Mountain. Quando você se aproximar, ele entrará numa caverna e sairá do outro lado. Siga-o e atravesse a caverna. Quando pegá-lo, Carmine virá para se juntar a você na batalha.

Fezandipiti lv.85

Derrotando-o, Ogerpon recupera a Harthflame Mask.

Com as três máscaras recuperadas, Kieran vai dar as caras de novo. Ele vai pedir que confiem nele e levem o ogro para o vilarejo. Chegando em Mossui Town, Ogerpon vai ficar com medo de entrar no vilarejo. Kieran pede para ela confiar nele. Vocês verão o zelador, o vovô e as demais pessoas do vilarejo. O zelador pede desculpas a Ogerpon em nome de todos do vilarejo. Kieran contou a verdadeira história do ogro a todos do vilarejo. Agora Ogerpon pode vir ao vilarejo sem se preocupar com as pessoas. Agora que tudo acabou bem, Carmine diz que vocês precisam levar Ogerpon de volta para a caverna dela. Siga mais uma vez para a Dreaded Den.

DREADED DEN – A BATALHA DA OGERPON
Chegando na caverna, Ogerpon revela que não quer ficar mais aqui, mas sim com você. Kieran se revolta e pede para ter uma batalha com você para decidir quem vai ficar com Ogerpon.

Kieran usa:
Shiftry lv.71
Yanmega lv.72
Dipplin lv.72
Probopass lv.71
Poliwrath lv.72
Gliscor lv.76

Kieran vai se sentir profundamente decepcionado consigo mesmo quando perder, mas permite que você capture Ogerpon. Porém, antes de você poder capturá-la, Ogerpon vai querer te testar. Ela vai vestir cada uma das máscaras e terastalizar. Você deverá derrotar as 4 formas da Ogerpon sem intervalo entre as batalhas.

Ogerpon (Hearthflame Mask) lv.70 (Tera Fire)

Ogerpon (Wellspring Mask) lv.70 (Tera Water)

Ogerpon (Cornerstone Mask) lv.70 (Tera Rock)

Ogerpon (Teal Mask) lv.70 (Tera Grass)

Vencendo as 4 formas, você poderá capturá-la. Assim como nas Tera Raid Battles, a captura aqui será garantida. Você também ganha da Ogerpon as 4 máscaras dela. Kieran vai sair correndo, mas Carmine dirá para não se preocupar com ele. Voltem para o vilarejo.

LOYALTY PLAZA – A BATALHA COM CARMINE
Você vai acordar no centro comunitário no dia seguinte. Um de seus colegas vai te informar que Carmine está te esperando no Loyalty Plaza. Lá, Carmine vai pedir para ter uma batalha com Ogerpon. Coloque ela em seu time e enfrente Carmine. Não esqueça de dar a ela uma das máscaras, caso queira mudar a forma dela nessa batalha.

Carmine usa:
Mightyena lv.70
Morpeko lv.71
Leavanny lv.72
Ninetales lv.72
Sinistcha lv.74

Feito isso, Briar vai te ligar. As atividades com as duplas de alunos das duas escolas já terminaram, então ela chama você e Carmine de volta para o centro comunitário para ouvir um discurso do zelador. Voltem para lá. O zelador vai parabenizar a todos por finalizarem as atividades e vai recompensar a todos com uma porção de Kitakami Mochi.

O zelador vai dizer aos alunos de Paldea que podem continuar explorando Kitakami à vontade. Por outro lado, Briar terá que voltar para a Blueberry Academy junto com Carmine e Kieran. Carmine vai se despedir de você e te convida para visitar a Blueberry Academy quando puder. O jogo vai cortar para uma cena de Kieran, que está trancado no quarto desde quando você o derrotou. Ele está determinado e prometendo a si mesmo se tornar mais forte. A história continua…

EM BUSCA DOS TRÊS LEAIS
Agora que a história principal foi finalizada, o sistema de dia e noite vai passar a funcionar em Kitakami. Lembrando que o fuso horário de Kitakami é diferente de Paldea, sendo assim, pode acontecer de ser dia em um lugar e noite em outro.

A partir de agora, o trio de lendários já pode ser capturado. Eles estarão no mesmos locais onde você os derrotou (Okidogi no Paradise Barrens, Munkidori no Wisteria Pound e Fezandipiti na Oni Mountain). Prepare suas melhores pokébolas e desafie-os mais uma vez nos respectivos lugares.

Okidogi estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!

Munkidori estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!

Fezandipiti estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!

CONSEGUINDO BASTANTE DINHEIRO COM BILLY & O’NARE
Billy e O’Nare são um casal de ricos que estão explorando Paldea e Kitakami. Eles fazem parte de um grupo chamado "Glitterati". Se você conversar e batalhar com eles, você será recompensado com bastante dinheiro. Dê seu Amulet Coin para o pokémon que você for usar nas batalhas para multiplicar ainda mais o dinheiro recebido. Se tiver algum pokémon com o golpe Happy Hour, use ele na batalha.

Existe uma pessoa em Kitakami que sempre sabe onde eles estão. Em Mossui Town você verá que tem um galpão fechado logo à esquerda do centro comunitário. Tem uma moça aqui ao lado de um cone com um pneu. Fale com ela. Ela sempre vai lhe informar onde Billy e O’Nare estão. Basta se dirigir ao local onde ela informar e procurar pelo casal. Veja a seguir o que você consegue em cada encontro.

BILLY & O’NARE – 1º ENCONTRO – APPLE HILLS (KITAKAMI)
Você vai achar o casal numa colina da Apple Hills, bem próximo a Mossui Town. Você verá que eles te chamam o tempo todo de plebeu. Aqui você só terá que vencer O’nare numa batalha e receber uma boa quantia em dinheiro pela vitória.

O’nare usa:
Persian lv.65

BILLY & O’NARE – 2º ENCONTRO – NORTH PROVINCE AREA TWO (PALDEA)
Você vai achar o casal mais precisamente na Fury Falls, uma cachoeira que é um dos 10 pontos turísticos de Paldea. Se você já esteve aqui antes, basta voar direto para ela. Suba a cachoeira e encontrará Billy e O’nare. Seu prêmio será 15 Big Pearls.

BILLY & O’NARE – 3º ENCONTRO – SOUTH PROVINCE AREA FIVE (PALDEA)
Você vai achar o casal em um dos morros, bem no meio da South Province (Area Five). Desta vez você vai conseguir deles 15 Nuggets.

BILLY & O’NARE – 4º ENCONTRO – APPLE HILLS (KITAKAMI)
Você vai achar o casal pelo pomar, na parte mais ao sul da Apple Hills. Você terá que batalhar com O’nare de novo, prepare o seu bolso para receber mais uma grana depois da batalha.

O’nare usa:
Persian lv.65

BILLY & O’NARE – 5º ENCONTRO – CASSEROYA LAKE (PALDEA)
Você vai achar o casal na ilha mais ao sul do Casseroya Lake, do lado esquerdo do mapa. Sua recompensa serão 10 Pearl Strings.

BILLY & O’NARE – 6º ENCONTRO – GLASEADO MOUNTAIN (PALDEA)
Você vai achar o casal no meio da neve, bem ao norte do mapa onde fica a Glaseado Mountain, à esquerda de um rio. Você vai ser presenteado com 10 Big Nuggets quando encontrá-los.

BILLY & O’NARE – 7º ENCONTRO – GREAT CRATER OF PALDEA (PALDEA)
Você vai achar o casal no topo da Great Crater of Paldea. Saia pela direita de Mesagoza e siga em direção da Great Crater of Paldea. Vá escalando todas as montanhas que estiverem no seu caminho até não poder mais. Você será desafiado numa última batalha, com um bom pagamento em dinheiro depois dela. Além disso, você também ganha 25 Big Nuggets e o Glitterati Case pro seu Rotom Phone.

O’nare usa:
Arboliva lv.65
Persian lv.69

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DO LOYALTY PLAZA
Vá para o Kitakami Hall e procure pelo zelador. Ele vai agradecer a sua ajuda por esclarecer a verdadeira história sobre Ogerpon e os três leais. Quando Okidogi, Munkidori e Fezandipiti despertaram, eles acabaram destruindo suas respectivas estátuas que ficavam no Loyalty Plaza. Apesar de eles serem os vilões dessa história, as estátuas eram importantes para Kitakami. O zelador então está organizando uma campanha para arrecadar dinheiro e restaurar as estátuas do Loyalty Plaza.

Você pode fazer doações de $10.000 ou $100.000. A cada doação, o zelador te dá algumas Pretty Feathers. A meta é arrecadar $1.000.000. Quando você atingir esse valor, o zelador vai providenciar a restauração das estátuas do Loyalty Plaza. Quando estiver tudo pronto, o zelador te levará até lá para ver como ficou. Por fim, ele vai ensinar uma nova expressão para o seu personagem, usada na hora tirar fotos. Ele também lhe dará mais algumas roupas típicas de Kitakami.

DESAFIANDO O KITAKAMI OGRE CLAN
O Kitakami Ogre Clan é um grupo de treinadores poderosos que podem ser encontrados espalhados por Kitakami. É fácil reconhecê-los, todos eles usam uma máscara da Ogerpon. Eles possuem um time focado em um tipo de pokémon ou em um clima. Se você for capaz de vencê-los, será premiado com itens especiais.

Na base da escadaria da entrada do Kitakami Hall tem um rapaz negro de roupas pretas. Ele vai te contar sobre o Kitakami Ogre Clan e te dará pistas de onde encontrar cada membro do Clan. Existem 7 membros do Clan que você poderá enfrentar em qualquer ordem. O 8º membro só poderá ser enfrentado depois que derrotar todos os 7 membros. Veja a seguir um pouco mais sobre cada membro.

APPLE HILLS – RAIKIRI, A ESPECIALISTA NO TIPO ELÉTRICO
Saia de Mossui Town pelo norte e vá escalando a montanha, acompanhando a cachoeira (veja pelo mapa). Enquanto escala a montanha, você chegará numa pequena caverna. Nela, você encontrará Raikiri.

Raikiri usa:
Raichu lv.75
Probopass lv.75
Luxray lv.76
Vikavolt lv.77

MOSSFELL CONFLUENCE – MASAMUNE, O ESPECILISTA NO TIPO FADA
Partindo do Kitakami Hall, desça o penhasco à direita do mapa. Você chegará na margem do rio. Masamune estará por aqui.

Masamune usa:
Grimmsnarl lv.75
Gardevoir lv.75
Ribombee lv.76
Clefable lv.77

FELLHORN GORGE – HASEBE, A ESPECIALISTA NO CLIMA DE CHUVA
Hasebe se encontra ao norte da grande ilha no centro do rio de Fellhorn Gorge. Se você já tiver registrado o Fly do Fallen Horn, basta voar direto para lá.

Hasebe usa:
Politoed lv.75
Ludicolo lv.75
Drednaw lv.76
Basculegion lv.77

PARADISE BARRENS – KANEMITSU, A ESPECIALISTA NO CLIMA ENSOLARADO
Voe para o Paradise Barrens. Deste ponto, siga para a direita no mapa. Você vai avistar Kanemitsu no meio do vale, entre as duas formações rochosas em forma de "C" no mapa. Ela estará em frente a um grande rochedo.

Kanemitsu usa:
Ninetales lv.75
Shiftry lv.75
Chandelure lv.76
Lilligant lv.77

INFERNAL PASS – KUNITSUNA, O ESPECIALISTA NO TIPO PEDRA E GELO
Voe para o Infernal Pass. Note no mapa que, à esquerda da montanha, tem um pequeno lago. Siga em direção a ele e lá você vai achar o Kunitsuna.

Kunitsuna usa:
Carbink lv.75
Golem lv.75
Froslass lv.76
Mamoswine lv.77

ONI MOUNTAIN – MUNECHIKA, O ESPECIALISTA NO TIPO NORMAL
Ao nordeste do Crystal Pool, pelo lado de fora da montanha, existe uma área montanhosa um pouco mais elevada que os arredores. Munechika fica bem no término desse lugar, perto de um penhasco.

Munechika usa:
Ambipom lv.75
Maushold lv.75
Greedent lv.76
Snorlax lv.77

CRYSTAL POOL – KOTETSU, A ESPECIALISTA NO TIPO LUTADOR
Do lado direito do Crystal Pool tem uma parte com o relevo mais elevado, você vai encontrar a entrada para uma caverna por aqui. Assim que entrar, você vai cair num buraco. Chegando lá em baixo, dê uma olhada ao seu redor, você vai se deparar com Kotetsu. Continue descendo pelos buracos até chegar no fundo do poço para encontrar a saída.

Kotetsu usa:
Heracross lv.75
Gallade lv.75
Conkeldurr lv.76
Kommo-o lv.77

KITAKAMI HALL – MURAMASA, O ESPECIALISTA NO TIPO FANTASMA E NOTURNO
Assim que derrotar cada um dos 7 membros do Kitakami Ogre Clan, volte para falar com o rapaz negro que vimos na entrada do Kitakami Hall. Você vai receber dele os seguintes prêmios por derrotar cada membro: Focus Sash, 5 Exp. Candy L, Assault Vest, 10 Rare Candy, Choice Specs, 3 Ability Capsule e Choice Band. O rapaz então vai revelar ser Muramasa, o 8º membro e mestre do Clan.

Muramasa usa:
Gengar lv.75
Crawdaunt lv.75
Trevenant lv.76
Dusclops lv.77
Kingambit lv.80

Após vencê-lo, seu prêmio será um Ability Patch.

PERRIN E A FERA DA LUA DE SANGUE
Em Mossui Town, seguindo pela esquerda do centro comunitário, em um determinado ponto você vai encontrar uma mulher fotógrafa ao lado de um Hisuian Growlithe. O nome dela é Perrin. Ela vai te cumprimentar e tirar uma foto sua. Ela ficará por um tempo no vilarejo e pede para que você venha falar com ela assim que tiver capturado 150 pokémons da Pokédex de Kitakami.

Assim que tiver capturado os 150 pokémons da Kitakami Dex, fale com Perrin novamente. Ela vai reconhecer que agora você conhece bem os pokémons de Kitakami e vai te pedir um favor. Perrin está a procura de um pokémon específico para fotografá-lo. Ela pede a sua ajuda para encontrá-lo. O pokémon em questão é forte e feroz e Perrin acredita que você vai querer capturá-lo também. Para testar as suas forças, Perrin te desafia para uma batalha.

Perrin usa:
Noctowl lv.68
Leafeon lv.70

Perrin vai lhe contar sobre a fera da lua de sangue, um Ursaluna específico que ela está procurando. Diferente dos outros, este Ursaluna possui uma marca de lua cheia vermelha na testa, como uma lua de sangue. Ela menciona que esta fera vivia na antiga região de Hisui, mas que cruzou os mares e veio morar em Kitakami. Perrin te convida para procurá-lo. Ele está numa floresta ao norte de Kitakami, um lugar chamado Timeless Woods. Perrin vai seguir para a tal floresta, vá para lá você também.

TIMELESS WOODS – O URSALUNA DA LUA DE SANGUE
Você vai achar Perrin tirando fotos de um Poliwhirl. Ela fala que Ursaluna aparece por essas bandas em noites com muita neblina. Um Ariados vai surgir e surpreender Perrin. Apenas derrote-o numa batalha. Perrin decide acampar por aqui e arma uma barraca para vocês ficarem.

Perrin vai pedir a sua ajuda para fotografar os pokémons que aparecem por aqui nas noites de neblina. Então, ela vai coletar os dados dos pokémons que encontrar e registrar num dispositivo que ela possui na câmera dela. Perrin pode usá-lo para ignorar os sinais de todos os pokémons registrados, restando assim apenas o sinal do Ursaluna, facilitando a busca de vocês. Perrin fala para você tirar a foto de 10 pokémons diferentes aqui na floresta.

Quando estiver pronto, fale com Perrin. Vocês vão aguardar na barraca por uma noite de neblina. O jogo mudará automaticamente para esse momento e você poderá prosseguir para tirar as fotos. Vá andando pela floresta e tire fotos de qualquer pokémon que encontrar. Para fazer isso, aperte a seta direcional para baixo (↓) para abrir a câmera, chegue próximo e centralize o pokémon na câmera, então aperte (A) para tirar a foto. Haverá um indicador na parte de cima da tela mostrando quantos pokémons você já tirou a foto.

Após tirar a foto dos 10 pokémons, Perrin vai juntar os seus registros com as fotos que ela tirou. Vocês terão reunido as fotos de todos os pokémons que aparecem na floresta em noites de neblina. Feito isso, Perrin conseguirá rastrear o sinal de mais um pokémon da floresta que vocês ainda não registraram. É a fera da lua de sangue! Chegando no local, o Ursaluna da lua de sangue irá se mostrar para vocês. Mais que depressa, Perrin puxa a câmera para tirar uma foto dele. O flash da câmera vai irritar Ursaluna. Ele vai te atacar. Prepare-se, pois esta é uma batalha equivalente a uma batalha de um Titan Pokémon.

Bloodmoon Ursaluna lv.70

Quando derrotá-lo, a captura será liberada. Assim como nas Tera Raid Battles, a captura aqui será garantida. Perrin vai te parabenizar e te agradecer, voltando para Mossui Town logo depois.

HISUIAN GROWLITHE – UM PRESENTE DE PERRIN
Agora que você já pegou o Ursaluna da lua de sangue, volte para Mossui Town e fale com Perrin novamente. Ela vai dizer que todas as fotos que ela tirou do Ursaluna ficaram borradas, cortadas ou fora de foco. Mesmo assim, elas significam muito para Perrin. Como forma de retribuir sua ajuda, Perrin lhe entrega um Choice Scarf. Além disso, ela menciona que o Hisuiuan Growlithe dela tem um irmão e resolve dá-lo de presente para você. Você vai receber um Hisuian Growlithe lv.15.

COMPLETE A POKÉDEX DE KITAKAMI PARA JACQ
Depois de capturar todos os 200 pokémons da Kitakami Pokédex, vá falar com Jacq na Reveler’s Road. Você receberá um Diploma por ter completado essa Pokédex. Como prêmio, você ganha um Glimmering Charm. Esse item serve para aumentar a quantidade de Tera Shards que você recebe nas Tera Raid Battles.

.

.

.

THE INDIGO DISK – A 2ª PARTE DA DLC
Se você possui a DLC, você terá que fazer o update do seu jogo pra a versão 3.0.0 para ter acesso ao conteúdo desta 2ª parte da DLC. Além disso, é necessário ter finalizado as 4 linhas de história principais de Paldea, bem como a linha de história principal de Kitakami. Com todos esses requisitos atendidos, você receberá uma ligação de Clavell. Ele vai citar que o diretor da Blueberry Academy é um velho amigo dele. Ele quer que você vá fazer um intercâmbio na Blueberry Academy. Você deve ir para a sua escola (Naranja/Uva Academy) para atender o pedido dele.

Chegando na escola, você verá Cyrano, o diretor da Blueberry Academy. Clavell se aproxima para apresentá-lo a você. Cyrano comenta que foi Carmine que recomendou você para ir para a Blueberry Academy. Clavell lhe dará permissão para ir visitar a outra escola. Assim que estiver pronto, fale com Cyrano novamente e vocês viajarão para a Blueberry Academy.

BLUEBERRY ACADEMY – A ESCOLA DA REGIÃO DE UNOVA
Você e Cyrano vão chegar na entrada da escola azul. A maior parte dela fica debaixo d’água. Enquanto Cyrano lhe apresenta o lugar, uma garota chamada Lacey vai se aproximar. Ela é uma das estudantes da Blueberry Academy. Cyrano pede para que ela te explique como funciona as coisas por aqui. Ela resmunga um pouco por esse diretor sempre passar as tarefas dele para ela, mas ela se anima em poder saber mais sobre você antes dos outros alunos.

Caminhe até a portaria da escola. Você verá uma quadra de batalha bem na entrada. Lacey fala que nessa escola eles enfatizam muito as batalhas pokémon. Ela também comenta que os pokémons selvagens são capazes de terastalizar por aqui. A escola tem uma tecnologia que possibilita isso. Cyrano sugere que você e Lacey façam uma batalha. Ele destaca que Lacey faz parte da Elite 4 do League Club daqui e que o pai dela é um líder de ginásio famoso em Unova.

Lacey não gosta muito de ser exposta desse jeito, mas aceita batalhar com você. Ela explica que na Blueberry Academy os treinadores costumam batalhar no modo de batalha em dupla. Esteja ciente disso quando for batalhar com todos os treinadores daqui.

Lacey usa:
Plusle lv.70
Minun lv.70
Excadrill lv.72

Após a batalha, Cyrano vai lhe providenciar um uniforme da Blueberry Academy. Você também vai ganhar um Indigo Style Card, que permite que você encontre mais opções de roupas nas lojas de roupa, além de novos penteados no cabeleireiro. Lacey então te chama para entrar na escola. Lá, ela vai te mostrar o Terarium, a maior atração daqui. Dirija-se à portaria e entre na escola.

TERARIUM – O PARQUE NATURAL QUE FICA DEBAIXO D’ÁGUA
Ao adentrar no Terarium, Lacey explica que apesar de estarem debaixo d’água, o ambiente foi todo pensado e projetado para se parecer com a terra firme. Ele é um grande domo, dividido em 4 partes. Cada parte possui o seu próprio bioma: Savanna Biome, Coastal Biome, Canyon Biome e Polar Biome. Em cada área encontramos diferentes pokémons selvagens típicos daquele bioma. Vá em frente e diga a Lacey qual bioma você mais gostou.

Lacey vai apontar uma "máquina de cura de autoatendimento". É possível achá-las em locais específicos do Terarium. Como não temos enfermeiras por aqui, os treinadores mesmo são responsáveis por curar seus próprios pokémons. Em seguida, Cyrano vai te mostrar o Terarium Core, um globo de cristal que fica no teto do domo, agindo como se fosse o sol/a lua do lugar. Ele contém um fluido feito de um material obtido em Paldea e fica irradiando a energia do Terastal, permitindo que pokémons selvagens possam terastalizar por aqui.

Vocês ouvirão um anúncio de que uma aula prática de batalha está prestes a começar no Coastal Biome. Lacey te convida para participar dessa aula. Ela vai registrar o mapa do Terarium em seu Rotom Phone. Cyrano vai aproveitar e adicionar a Blueberry Pokédex em seu Rotom Phone. Cyrano vai se retirar e Lacey vai partir para o Costal Biome. Veja bem para onde ela foi, pois teremos que ir para lá também.

SISTEMA DE DIA E NOITE NO TERARIUM
Você vai avistar Perrin aqui por perto, mas ignore-a por agora. Ela está aqui para lhe dar outro desafio que envolve capturar 200 pokémons da Blueberry Pokédex, coisa que você vai levar um tempinho pra conseguir. Uma curiosidade: ela terá uma linha de diálogo diferente caso você tenha evoluído o Hisuian Growlithe que ela te deu, basta falar com ela com o Hisuian Arcanine na equipe.

Caso você precise voltar para Paldea ou para Kitakami, é possível alternar entre os mapas apertando (L) ou (R) quando estiver com o mapa aberto. A Blueberry Academy também está em um "fuso horário" diferente de Paldea e Kitakami, por isso o sistema de dia e noite funciona em horários diferentes por aqui. Contudo, apenas nesse começo da história, o sistema está travado no período do dia no Terarium, mas daqui a pouco já faremos ele funcionar normalmente.

Você pode explorar um pouco do mapa do Terarium se quiser, mas recomendo ir atrás de Lacey primeiro, pois mais adiante vamos obter um Catching Charm, um item que é interessante já garantir antes de começar a sair capturando pokémons. Caso se sinta perdido, no mapa você verá a localização do seu próximo destino. Vá direto para lá.

UMA AULA NO COASTAL BIOME
Chegando no local, Lacey vai te recepcionar. O professor dali vai explicar sobre o clima tropical do Coastal Biome e como certos pokémons se adaptaram ao clima daqui. Ele vai dar uma tarefa aos alunos presentes. Você deverá capturar um pokémon que seja uma forma regional, mais especificamente, uma forma de Alola. Por aqui mesmo no Coastal Biome você pode encontrar alguns deles, como o Alolan Exeggutor, Alolan Grimer, Alolan Muk, Alolan Diglett ou Alolan Dugtrio. Vá e capture um deles.

Retorne e mostre para o professor a forma de Alola que você capturou. Lacey vai se aproximar e te elogiar por ter cumprido a tarefa. O professor vai encerrar a aula. Lacey precisa ir embora, mas conta que aqui na escola os alunos possuem tarefas extracurriculares chamadas de "Blueberry Quests", ou simplesmente "BBQs". São missões que a escola atribui aos alunos, tais como fazer algumas Auto Battles ou capturar um pokémon específico. Ao realizá-las, você ganha "Blueberry Points", ou apenas "BP", que você pode usar para comprar itens na school store e na cafeteria e fazer algumas atividades do clube.

As BBQs são enviadas em seu Rotom Phone, basta completá-las para receber BPs. Basta apertar a seta direcional pra direita (→) para checar quais BBQs estão disponíveis para você. Você verá até 3 BBQs disponíveis, cada vez que você completa uma, uma nova BBQ aparece em seu lugar. A cada 10 BBQs completadas, uma "bonus quest" é liberada. Também é possível ajudar os seus amigos nas BBQs se vocês estiverem jogando juntos pelo Union Circle. Quando uma quest for completada, todos que participaram recebem BP.

Logo que Lacey sair, seu Rotom Phone tocará. É a Carmine! Ela ficou sabendo que você chegou e quer te ver pessoalmente. Ela vai combinar de encontrar com você com Central Plaza, esse lugar fica no centro do Terarium, bem no meio dos 4 biomas. Siga direto para lá.

CENTRAL PLAZA – REENCONTRO COM CARMINE
A partir de agora, o sistema de dia e noite vai passar a funcionar no Terarium. Lembrando que o fuso horário daqui é diferente de Paldea e Kitakami, sendo assim, pode acontecer de ser dia em um lugar e noite em outro.

Quando você chegar no Central Plaza,Carmine estará conversando com uma colega dela, que vai se retirar assim que você se aproximar. Carmine conta que andou ajudando Briar em suas pesquisas e está com um time mais forte. Sendo assim, ela já te desafia para uma batalha. Lembrando que as batalhas aqui são no formato de batalhas em dupla. Curiosidade: Carmine vai comentar sobre a Ogerpon se você usá-la na batalha.

Carmine usa:
Toucannon lv.74
Mightyena lv.74
Scrafty lv.74
Sinistcha lv.75 (Tera Grass)

Quando a batalha acabar, vocês ouvirão Kieran discutindo com outro aluno não muito longe daí. Ele está repreendendo um aluno que parece não estar se dedicando muito para se tornar forte. Carmine diz que Kieran mudou bastante desde a última vez que você o viu.

Um rapaz de cabelo branco vai se aproximar. Ele é Drayton. Carmine parece não gostar muito dele. Ele é o treinador mais forte da Blueberry Academy… ou era. Drayton vai notar que você não faz parte de nenhum dos clubes da escola, então te convida para se juntar ao League Club. Siga para a sala do clube, Carmine vai te acompanhar.

LEAGUE CLUB – CONHECENDO O CLUBE DA BB LEAGUE
Drayton vai dizer que este lugar é a base de operações do League Club. Na Blueberry Academy, os alunos possuem seu próprio sistema de ranking de batalha pokémon: a BB League. No League Club, os treinadores batalham uns com os outros para treinar e subir de rank. Carmine também faz parte do clube, mas não participa muito das batalhas. Ela fala que os 4 melhores treinadores da BB League formam uma Elite 4 da BB League. Drayton faz parte dessa Elite 4, bem como a garota que estava conversando com Carmine ainda há pouco.

Drayton vai lhe mostrar um computador que você pode acessar para usar os seus BP para apoiar as pessoas nos outros clubes. Eles vão agradecer o favor de diferentes maneiras, como novas funções em sua câmera ou novas formas de decorar a sala do clube. Drayton vai te presentear com 200 BP para testar essa função.

Vá até o computador. Você deve ajudar Mitch, um aluno do Baseball Club. Ele pede uma contribuição de 150 BP. Faça isso. Ele vai te ligar agradecendo e ensina para o seu personagem novas animações de arremessar pokébolas. Quando quiser alterar sua animação, basta chamá-lo novamente no computador. Ele pode trocar sua animação em troca de mais 10 BP.

Como prêmio, Drayton vai te dar um Catching Charm, um item que aumenta as chances de conseguir uma captura crítica. Ele ainda te dá um League Club Uniform. Drayton vai ficar com fome e decide ir para a cafeteria. Ele pede para que você vá encontrá-lo na cafeteria caso você realmente tiver decidido se juntar ao clube. Ele sai e se despede. Carmine recomenda que você vá até o seu dormitório aqui na Blueberry Academy para que vocês possam conversar a sós. Basta sair pela porta que a opção de ir para o seu dormitório vai surgir para você.

SEU DORMITÓRIO NA BLUEBERRY ACADEMY
Chegando lá, Carmine quer falar com você sobre Drayton e sobre Kieran.Carmine acha Drayton um cara muito chato. Ele falta às aulas e já repetiu de ano 3 vezes. Ela detesta o jeito dele. Ela também confessa que está preocupada com Kieran. Desde quando eles voltaram de Kitakami, Kieran anda muito obcecado por batalhas e por se tornar mais forte. Drayton era o treinador mais forte da escola, mas Kieran o derrotou, com isso se tornando o presidente do League Club e o campeão da BB League.

Carmine pede para você continuar sendo amigo dele e deseja muito que você vá falar com Drayton para entrar para a BB League. Ao sair do seu dormitório, você estará liberado para voltar ao Terarium ou explorar as outras áreas da escola. As áreas são as seguintes:

Entrance (entrada) – Entrada da Blueberry Academy com uma quadra de batalha.
Terarium – Um parque debaixo d’água para aprender sobre pokémons e seus biomas.
Classroom 1-4 (sala de aula 1-4) – Sala de aula para atividades internas. Kieran estuda aqui.
Classroom 3-2 (sala de aula 3-2) –  Carmine estuda aqui. Briar é a professora responsável.
School Store (loja da escola) – Loja que você pode comprar itens diversos em troca de BP.
Cafeteria (cantina) – Local onde os alunos fazem suas refeições.
Your Dorm Room (seu dormitório) – Você pode usar a cama de seu quarto para curar seus pokémons.
Carmine’s Dorm Room (dormitório da Carmine) – Lugar que você pode visitar com a permissão de Carmine.
League Club Room (sala do clube da liga) – Base da BB League. Você pode usar o computador para apoiar os outros clubes enviando BP.

Por enquanto não tem nada de importante nas outras áreas. Vamos direto ao encontro de Drayton para finalizar essa parte da história. Escolha a opção de ir para a cafeteria.

UM ENCONTRO COM DRAYTON
Você verá Drayton em uma das mesas, sente-se com ele. Ele repara que você tem potencial para se tornar campeão da BB League. Ele pergunta se você decidiu participar da BB League. Nesse momento, o campeão (Kieran) e os outros três membros da Elite 4 da BB League (Lacey, Crispin e Amarys) vão entrar na cafeteria. Foi Drayton que os chamou. Kieran vai ficar bem surpreso ao te ver.

Drayton diz aos demais que pediu a você que entrasse na BB League. Drayton e Crispin são a favor de você entrar, mas Lacey e Amarys são contra. Drayton pergunta a Kieran o que ele acha. Ele diz que não vai perder, não importa quem for o adversário. Kieran vai sair, seguido pelos demais. Drayton fala que você deve se inscrever na BB League e te chama para encontrá-lo no balcão da recepção na entrada da escola. Ao sair da cafeteria, escolha ir para a entrada.

SE INSCREVENDO NA BB LEAGUE
Fale com a recepcionista no balcão e diga que quer participar da BB League. Ela fala que você não está apto a participar por ser de outra escola. Drayton diz que já falou com os outros membros da Elite 4 e que eles estão de acordo para que você participe. Kieran e Carmine se aproximam. Kieran confirma para a recepcionista que você pode se inscrever. Kieran quer te provar que melhorou como treinador e te desafia a não perder pra ninguém até o momento em que se enfrentarem de novo. Ele vai embora com um ar de arrogância. Carmine pede para que fique de olho nele.

A recepcionista confirma que você já está habilitado a participar da BB League. Normalmente você teria que começar batalhando com os treinadores e subindo de ranking, mas como você tem recomendações da Elite 4 e de Cyrano, você poderá começar de um rank maior. Você poderá ir diretamente desafiar os membros da Elite 4 em suas respectivas bases no Terarium, assim que passar nas provas que cada um possui. Ela vai marcar em seu Rotom Phone a localização de cada uma das bases.

Para desafiar a Elite 4, você precisa de BP, que você ganha ao fazer BBQs. Após vencer os 4 membros da Elite 4, você poderá desafiar o campeão. Você poderá desafiar os membros da Elite 4 na ordem que quiser. Antes de enfrentarmos as provas da Elite 4, vamos checar algumas coisas que é interessante fazer primeiro. Entre na escola e vá para o Terarium.

PLAZAS, REST AREAS E OUTDOOR CLASSROOMS
Existem 3 tipos de lugares importantes por onde você deve passar dentro do Terarium: os plazas, as rest areas e as outdoor classrooms. Todos eles são pontos de se usar Fly, por isso é importante passar por todos eles. Além disso, nos plazas e nas rest areas encontramos todas as máquinas de cura do Terarium (que servem de Centro Pokémon), bem como as máquinas para comprar itens (que servem como PokéMart). Sendo assim, é bom dar uma boa volta pelo Terarium e encontrar esses pontos, registrando o Fly e garantindo assim rápido acesso às máquinas de cura.

Os plazas serão os locais mais fáceis de você encontrar. Cada bioma tem o seu: Coastal Plaza, Savanna Plaza, Canyon Plaza, Polar Plaza, e também tem o Central Plaza. O Central Plaza você já registrou o Fly quando batalhou com a Carmine. Se abrir o mapa, verá os locais onde cada membro da Elite 4 da BB League realiza as suas provas. Os demais plazas ficam exatamente nesses lugares. Outro detalhe: o TM Machine (máquina para fabricar TMs) é encontrado apenas no Central Plaza.

As outdoor classrooms são pequenas salas de aula ao ar livre, que só servem para registrar o Fly. É possível notar no mapa alguns pequenos círculos com duas barras brancas nos lados, são nesses locais que estão as outdoor classrooms. No Polar Biome existem 2 outdoor classrooms, enquanto nos demais biomas existem apenas 1 em cada.

As rest areas são lugares maiores que as outdoor classrooms e menores que os plazas. No mapa existem alguns lugares que parecem formar o desenho de uma pequena quadra, são nesses locais que estão as rest areas. No Savanna Biome existem 2 rest areas, enquanto nos demais biomas existem apenas 1 em cada.

BB QUESTS – CONSEGUINDO BP
Para desafiar a BB League, é preciso pagar BP. A melhor forma de conseguir BP é realizando as BB Quests. Para isso, aperte a seta direcional pra direita (→). Veja quais BBQs estão disponíveis para você e vai fazendo o que é solicitado. Cada vez que completar 10 BBQs, uma "bonus quest" vai aparecer para você, que te dá uma quantia um pouco maior de BP que as BBQs comuns. Se puder, faça BBQs com seus amigos via Union Circle, dessa forma você libera as "group quests" que te dão uma quantia ainda maior de BP.

Uma outra forma de conseguir BP é enfrentando todos os treinadores do Terarium (lembrando que as batalhas aqui são todas no formato de batalha em dupla). Nas rest areas de cada bioma, você vai encontrar um atendente da Blueberry Academy. Quando você derrotar 5 treinadores em um bioma, fale com o atendente desse bioma para ganhar 100 BP. Ao derrotar 10 treinadores no bioma, você recebe 200 BP do atendente. Derrotando os treinadores restantes do bioma (entre 14 e 16 treinadores), sua recompensa do atendente será de 500 BP. Você também ganha alguns TMs especiais como prêmio.

ATENDA OS PEDIDOS DO QUADRO DE APOIO
Voe para entrada da escola (canto inferior direito do mapa do Terarium). Entre na escola de novo e escolha ir para o League Club. Quando tiver acumulado uma boa quantia de BP, vá checar o computador. Você vai querer gastar os seus BP para apoiar os outros clubes da escola. Existem alguns pedidos lá que vão lhe trazer algumas coisas interessantes.

Os pedidos do Mitch do Baseball Club servem para ensinar ao seu personagem novas animações de arremessar pokébolas. Os pedidos da Iso do Photography Club servem para dar novas funções para a câmera do seu Rotom Phone. Os pedidos do Filbert do Art Club servem para mudar a decoração da sala do League Club. Os pedidos do Allegro do Music Club servem para mudar a música de fundo da sala do League Club.

Os pedidos que provavelmente você vai querer atender o quanto antes são o da Reese do Science Club e os do Terry do Terarium Club. Vamos saber mais sobre eles nos próximos tópicos.

FABRICANDO ITENS NA ITEM PRINTER
No computador do League Club, você vai encontrar o pedido da Reese do Science Club. Pague 200 BP e ela lhe dará acesso a uma máquina chamada Item Printer. Ela permite transformar os materiais que você obtém dos pokémons em novos itens (são aqueles mesmos materiais que usamos para fazer TMs na TM Machine). Também é preciso pagar alguns BP para usar a máquina. Reese vai trazer a Item Printer para o League Club e ficará por aqui para te auxiliar sempre que precisar usar a máquina.

Fale com Reese e diga "I want to print something!". Aperte (L) ou (R) para escolher se quer fabricar 1, 5 ou 10 itens. Selecione alguns materiais na sua mochila até completar a quantidade necessária de materiais para fabricar os itens (cada item sai por 5 BP). Pague a quantidade de BP solicitada e então aperte (+) para fabricar os itens.

Após fabricar 25 itens na Item Printer, fale com Reese e diga "I want to make it better". Pague 200 BP e ela fará um upgrade na máquina. A partir de agora, a Item Printer vai precisar de menos materiais e menos BP para fabricar os itens (4 BP). Você também passará a ter 2% de chances de conseguir o dobro da quantidade de itens fabricados.

Após fabricar 75 itens na Item Printer, fale com Reese e diga "I want to make it better". Pague 500 BP e ela fará um upgrade na máquina. A partir de agora, a Item Printer vai precisar de menos materiais e menos BP para fabricar os itens (3 BP). Você passa a ter apenas 1% de chances de conseguir o dobro da quantidade de itens fabricados. Porém, você também libera a função Pokéball Lotto. Você terá 1% de chances da máquina fabricar uma porção de pokébolas dos mais diversos tipos, inclusive as pokébolas de Johto e até Master Ball.

Após fabricar 175 itens na Item Printer, fale com Reese e diga "I want to make it better". É necessário ter capturado o Terapagos para fazer esse upgrade. Pague 1000 BP e ela fará um upgrade na máquina. A partir de agora, a máquina poderá fabricar Stellar Tera Shards, além poder fabricar múltiplos de um mesmo item.

CONSEGUINDO OS INICIAIS DE KANTO ATÉ GALAR
No computador do League Club, você vai encontrar os pedidos do Terry do Terarium Club. São os mais caros, custando 3000 BP. Porém são os mais interessantes, pois eles vão liberar a aparição dos pokémons iniciais de Kanto até Galar em cada bioma. Cada pokémon inicial vai aparecer somente em um bioma em específico, conforme abaixo:

Coastal Biome: Bulbasaur, Chikorita, Mudkip, Froakie, Popplio e Grookey.
Savanna Biome: Charmander, Totodile, Snivy, Fennekin, Rowlet e Sobble.
Canyon Biome: Squirtle, Treecko, Turtwig, Tepig, Chespin e Litten.
Polar Biome: Cyndaquil, Torchic, Chimchar, Piplup, Oshawott e Scorbunny.

ELITE 4 DA BB LEAGUE
Vamos agora desafiar a Elite 4. Você pode desafiar cada membro na ordem que quiser. Aqui no detonado vamos seguir a ordem da posição do BB League Rank de cada membro da Elite 4. Se você olhar no mapa, descobrirá que Crispin está na posição #5, Amarys está na posição #4, Lacey está na posição #3 e Drayton está na posição #2 (lembrando que Kieran é o #1).

SAVANNA PLAZA – A PROVA DE CRISPIN – SANDUÍCHE PICANTE
Vá até o Savanna Plaza e fale com o balconista. Pague 50 BP para participar da prova de Crispin. Você deverá fazer um sanduíche super picante, porém não poderá usar os seus próprios ingredientes. Você deverá negociar com os alunos do League Club que estão nos arredores. Assim que tiver reunido todos os ingredientes necessários, você deverá voltar e falar com o Crispin para fazer o sanduíche. Quando estiver pronto, Crispin vai armar uma mesa de picnic e ficará te esperando.

– Tem uma menina que vai te dar potato salad se vencê-la numa batalha. Vença-a e pegue o potato salad.
– Existe um rapaz que lhe dará 3 ingredientes em troca do potato salad. Troque e consiga dele onion, cocumber e prosciutto.
– Uma garota oferece chili sauce ou ketchup em troca do cocumber. Escolha trocar por chili sauce.
– Outra garota vai te dar mayonnaise se derrotá-la numa batalha. Faça isso e obtenha mayonnaise.
– Um menino fará uma pergunta, se você acertar, ele dá 3 ingredientes. A pergunta é: o que você consegue misturando eggs, oil e vinegar. Responda mayonnaise e ele dará os 3 ingredientes citados em troca da sua mayonnaise.
– Outro menino vai lhe entregar chorizo em troca dos eggs. Faça a troca.
– Logo ao lado uma menina vai pedir vinegar e oferecer em troca mustard ou marmalade. Escolha trocar por mustard.
– Agora fale com o garoto que está oferecendo um jalapeño em troca de prosciutto e olive oil. Realize a troca.
– Tem um treinador que te dá jalapeño de você pagar 50 BP ou se você vencê-lo numa batalha. Este segundo jalapeño não é necessário para fazer o sanduíche, mas você pode pegar se quiser. Crispin só fará um comentário a mais por ter usado dois jalapeño.

Com isso, você terá reunido todos os ingredientes. Vá falar com Crispin para fazer o sanduíche. Quando estiver pronto, Crispin vai provar e te aprovar na prova. Prepare-se para a batalha! A especialidade de Crispin é o tipo fogo.

Crispin usa:
Heat Rotom lv.77 [Levitate] @Rocky Helmet – Will-o-Wisp/Overheat/Thunderbolt/Hex
Talonflame lv.77 [Flame Body] @Focus Sash – Sunny Day/Brave Bird/Flare Blitz/Roost
Exeggutor lv.78 [Harvest] @Sitrus Berry – Leech Seed/Psyshock/Protect/Solar Beam
Camerupt lv.78 [Solid Rock] @Expert Belt – Earth Power/Heat Wave/Ancient Power/Zen Headbutt
Magmortar lv.78 [Flame Body] @Passho Berry – Psychic/Thunderbolt/Heat Wave/Sunny Day
Blaziken lv.79 (Tera Fire) [Speed Boost] @Assault Vest – Stone Edge/Focus Blast/Temper Flare/Shadow Claw

Quando vencer Crispin, Drayton virá para te parabenizar pela vitória. Vamos para a próxima prova.

CANYON PLAZA – A PROVA DE AMARYS – HORA DE VOAR
Vá até o Canyon Plaza e fale com o balconista. Pague 50 BP para participar da prova de Amarys. Seu trabalho vai ser voar em torno do Terarium enquanto estiver montado em Koraidon/Miraidon. O percurso é composto em vários anéis elétricos de Magnemite pelos quais você deve ir atravessando. Você tem 30 segundos para finalizar o percurso, parece pouco, mas 3 segundos são adicionados ao tempo do contador cada vez que você consegue atravessar corretamente um anel de Magnemite.

Amarys vai dar para seu Koraidon/Miraidon um suplemento capaz de melhorar as habilidades de voo dele. Você vai poder voar livremente usando o botão analógico esquerdo: mova-o para cima para voar para cima, mova-o para baixo para voar para baixo e mova-o para os lados para voar para os lados.

Complete a prova e poderá desafiar Amarys numa batalha. A especialidade dela é o tipo metálico.

Amarys usa:
Skarmory lv.78 [Sturdy] @Rocky Helmet – Stealth Rock/Whirlwind/Body Press/Dual Wingbeat
Alolan Dugtrio lv.78 [Tangling Hair] @Focus Sash – Earthquake/Sucker Punch/Iron Head/Stone Edge
Scizor lv.79 [Technician] @Occa Berry – Bullet Punch/Trailblaze/Pounce/Aerial Ace
Reuniclus lv.79 [Magic Guard] @Leftovers – Trick Room/Protect/Energy Ball/Psychic
Empoleon lv.79 [Torrent] @Mystic Water – Ice Beam/Hydro Pump/Flash Cannon/Grass Knot
Metagross lv.80 (Tera Steel) [Clear Body] @Expert Belt – Hard Press/Ice Punch/Zen Headbutt/Brick Break

Após derrotá-la, Drayton vai surgir de novo e elogiar o seu progresso. Kieran vai se mostrar também, apenas para conferir se você não tinha ficado fraco. Ele reafirma para você continuar seguindo sem perder.

COASTAL PLAZA – A PROVA DE LACEY – QUIZ POKÉMON
Vá até o Coastal Plaza e fale com a balconista. Pague 50 BP para participar da prova de Lacey. Aqui você terá que responder a um quiz de 5 perguntas. Respondendo todas as perguntas corretamente, você passa na prova e poderá desafiar Lacey. Se você errar uma pergunta, você tem uma nova chance para tentar responder corretamente. Errando uma pergunta duas vezes, você terá que batalhar com um treinador para prosseguir. Você pode responder todas as perguntas corretamente caso queira passar sem enfrentar nenhum treinador, ou você pode errar de propósito para poder enfrentar os treinadores.

Em cada pergunta, um pokémon vai aparecer na sua tela e você precisará interagir com ele para responder. Essas são as 5 perguntas que Lacey vai fazer:
1-) Em qual parte do corpo o Pikachu armazena eletricidade? Toque nas bochechas do Pikachu para responder corretamente.
2-) Qual é a parte do corpo que Venonat usa como radar? Toque nos olhos do Venonat para responder corretamente.
3-) Qual dos três Sinisteas é uma Antique Form? Toque no Sinistea do meio para responder corretamente.
4-) Encontre o Minior rosa (ele será embaralhado em meio a outros). Toque no último Minior da direita para responder corretamente.
5-) Qual parte do Granbull Lacey usa como travesseiro? Toque na barriga do Granbull para responder corretamente.

Assim que finalizar a prova, poderá enfrentar Lacey. A especialidade dela é o tipo fada.

Lacey usa:
Whimsicott lv.78 [Prankster] @Focus Sash – Light Screen/Tailwind/Energy Ball/Moonblast
Granbull lv.78 [Intimidate] @Expert Belt – Play Rough/Fire Punch/Ice Punch/Stomping Tantrum
Primarina lv.79 [Liquid Voice] @Throat Spray – Hyper Voice/Moonblast/Ice Beam/Shadow Ball
Galarian Slowbro lv.79 [Quick Draw] @Sitrus Berry – Shell Side Arm/Psychic/Flamethrower/Ice Beam
Alcremie lv.79 [Sweet Veil] @Leftovers – Decorate/Recover/Giga Drain/Alluring Voice
Excadrill lv.80 (Tera Fairy) [Mold Breaker] @Assault Vest – Tera Blast/Iron Head/Rock Tomb/High Horsepower

Depois da batalha, Drayton vem te cumprimentar novamente. Ele vai ficar feliz por já ter vencido 3 membros da Elite 4. Ele será o próximo.

POLAR PLAZA – A PROVA DE DRAYTON – BATALHAS SÓ COM POKÉMONS DO TERARIUM
Vá até o Polar Plaza e fale com o balconista. Drayton vai surgir e permitir que você participe sem precisar pagar BP. Drayton vai te levar até um campo de batalha. O desafio agora vai ser batalhar contra 3 treinadores usando apenas pokémons que você capturou no Terarium. Se você disser que está pronto para participar da prova, Drayton vai te direcionar até os 3 treinadores, contudo, você só poderá enfrentá-los se o seu time estiver composto apenas de pokémons capturados por você no Terarium.

Os pokémons que os treinadores vão usar no geral possuem fraquezas aos tipos terra e lutador. Se você tiver capturado pokémons com golpes desses tipos, deve conseguir fazer essas batalhas com mais facilidade. Importante: pokémons capturados em Tera Raid Battles não são considerado válidos, mesmo se foram capturados numa Tera Raid do Terarium. Forme um time só com pokémons do Terarium e vença os 3 treinadores.

Feito isso, a prova estará completa. Você não é obrigado batalhar contra Drayton usando apenas os pokémons do Terarium, ele vai permitir que você troque o time. Você pode voltar para o seu time tradicional se quiser. Prepare o seu time e siga para a batalha. A especialidade de Drayton é o tipo dragão.

Drayton usa:
Dragonite lv.78 [Multiscale] @Yache Berry – Extreme Speed/Thunder Punch/Ice Spinner/Tailwind
Flygon lv.78 [Levitate] @Life Orb – Earthquake/Stone Edge/Fire Punch/Breaking Swipe
Haxorus lv.79 [Mold Breaker] @Focus Sash – Earthquake/Breaking Swipe/Iron Head/Dragon Dance
Sceptile lv.79 [Unburden] @Weakness Policy – Dragon Cheer/Leaf Storm/X-Scissor/Acrobatics
Kingdra lv.79 [Swift Swim] @Expert Belt – Rain Dance/Ice Beam/Hydro Pump/Hurricane
Archaludon lv.80 (Tera Dragon) [Stamina] @Assault Vest – Electro Shot/Dragon Pulse/Flash Cannon/Snarl

Parabéns, você derrotou a Elite 4 da BB League. Você está apto para desafiar o campeão. Kieran vai dar as caras, ansioso para a batalha final. Você deverá desafiá-lo naquele campo que fica na entrada da Blueberry Academy. Voe para a entrada da escola.

KIERAN – O CAMPEÃO DA BB LEAGUE
Fale com a recepcionista na entrada da escola. Drayton vai se aproximar e falar sobre como Kieran mudou e que alguém deveria derrotá-lo. Esse será o seu trabalho. A recepcionista vai providenciar os preparativos para a batalha. Quando estiver pronto para batalhar com Kieran, avise a recepcionista. Um aviso sobre a grande batalha será anunciado para toda a escola.

Kieran vai chegar. Carmine, os outros membros da Elite 4 e vários alunos da escola estarão aqui para ver a luta de vocês. Prepare-se para a batalha! Curiosidade: Kieran vai comentar sobre a Ogerpon se você usá-la na batalha.

Kieran usa:
Politoed lv.80 [Drizzle] @Wacan Berry – Ice Beam/Weather Ball/Psychic/Helping Hand
Dragonite lv.80 [Multiscale] @Expert Belt – Hurricane/Thunder/Extreme Speed/Breaking Swipe
Grimmsnarl lv.81 [Prankster] @Focus Sash – Sucker Punch/Spirit Break/Light Screen/Reflect
Porygon-Z lv.81 [Adaptability] @Life Orb – Hyper Beam/Ice Beam/Thunderbolt/Shadow Ball
Incineroar lv.81 [Intimidate] @Sitrus Berry – Darkest Lariat/Brick Break/Flare Blitz/Fake Out
Hydrapple lv.82 (Tera Fighting) [Supersweet Syrup] @Assault Vest – Fickle Beam/Gyro Ball/Tera Blast/Earth Power

Kieran cai de joelhos, arrasado por mais uma derrota para você. Drayton provoca Kieran, o chamando de ex-campeão. Drayton vai te premiar com uma Master Ball por ter se tornado o novo campeão da BB League. Drayton pede para Kieran não deixar o desejo de vitória consumi-lo e fala que ele deveria se divertir mais com as batalhas. Kieran permanece com o desejo de vencer, ele se levanta, mas fica de cabeça baixa.

Lacey, Crispin e Amarys se aproximam. Lacey te parabeniza pela vitória, porém eles todos estão confusos em como proceder. Se você é o novo campeão, então você passa a ser o chefe do League Club, mas na verdade você é aluno de outra escola. E se Kieran descer pro rank de Elite 4, Crispin deveria deixar de fazer parte da Elite. Nesse momento, vocês ouvirão um anúncio da escola. Você, Drayton, Kieran e Carmine são convocados por Briar para comparecer na Classroom 1-4. Entre na escola e escolha ir para lá.

(detonado em construção)