Detonado Scarlet/Violet

REGIÃO DE PALDEA – SEU PRIMEIRO DIA NA ESCOLA
Escolha qual o idioma você quer jogar e a sua aparência (sexo, cor da pele e cor do cabelo). Escreva o seu nome. O jogo vai perguntar para confirmar sua aparência. Você verá mais duas opções. Uma delas permite mudar o seu penteado e escolher outras cores do cabelo. Na outra você pode escolher cor e formato dos olhos, dos cílios, das sobrancelhas e dos lábios. Personalize a aparência como preferir, quando estiver satisfeito, prossiga com o jogo. O salvamento será automático será habilitado.

Acompanhe a introdução do jogo. Você irá conhecer a sua escola, o diretor Clavell, a região de Paldea e como os humanos e os pokémons vivem em harmonia nesse mundo. Você verá o lendário do jogo voando por Paldea até cair numa praia. Você estará em seu quarto. Apertando (X) você abre o menu. Indo em opções, você pode configurar algumas coisas, se quiser, pode desabilitar o salvamento automático. Uma novidade que temo nesses jogos é a opção de desabilitar cutscenes, caso você não goste de ver as cenas especiais do jogo.

Desça as escadas e siga o Skwovet. Encontre sua mãe lavando louça na cozinha. Ela vai comentar que este é o seu primeiro dia na escola. A campainha irá tocar, vá até a porta atender. O sr. Clavell irá se apresentar, ele é o diretor da escola que você vai entrar. A escola se chama Naranja Academy (se você joga Scarlet) ou Uva Academy (se você joga Violet). Enquanto sua mãe recepciona o diretor, suba para o seu quarto e pegue sua mochila e seu chapéu. Então desça e o diretor te chamará para sair. Vá atrás dele.

CABO POCO – O INÍCIO DE SUA JORNADA
Do lado de fora, Clavell vai lhe mostrar Sprigatito (tipo planta), Fuecoco (tipo fogo) e Quaxly (tipo água), os pokémons iniciais que todo treinador que entra na escola pode receber. Enquanto você escolhe o pokémon que quer ter como parceiro, Clavell precisará dar uma passadinha numa casa próxima. Ele pede para que vá até lá assim que você se decidir. Sua mãe sugere que dê uma volta com os iniciais para aprender mais sobre eles. Ela também vai te dar um Rotom Phone. Você pode acessá-lo apertando (Y). No Rotom Phone você pode visualizar o mapa de Paldea. O jogo sempre irá indicar o seu próximo destino no mapa. Apertando (X) com o mapa aberto você consegue acessar a opção para abrir o seu Trainer Card.

Dê uma volta pelo lugar, você vai achar alguns itens pelo chão. Siga para a casa que o diretor foi, os iniciais vão te seguir. Chegando lá, os iniciais vão se espalhar. Você conhecerá Nemona, sua vizinha e nova rival. Ela é presidente do conselho estudantil e sua colega de classe. Também tem um título de treinadora com nível de campeão. Ela está louca para batalhar com você, mas antes, você deve escolher o seu inicial. Após fazer sua escolha, Clavell vai permitir que Nemona escolha um também, ela escolherá o inicial de fraqueza ao seu. Nemona pede para que a encontre na praia, para que vocês possam batalhar.

PRIVATE BEACH – A BATALHA COM NEMONA
A praia fica aos fundos da casa. Recolha mais alguns itens pelo caminho. Um recurso novo desses jogos é a autocura. Com a autocura, o jogo irá selecionar automaticamente os itens de sua mochila para curar seu pokémon. O recurso prioriza os itens que curam menos HP (ou seja, primeiro ele consome todos as Potions, acabando as Potions ele consome todas as Fresh Waters, depois Soda Pop, depois Super Potion, depois Lemonade, depois Moomoo Milk, depois Hyper Potion). Para usar esse recurso, basta selecionar o pokémon que você quer curar e apertar (-).

Siga até o campo de batalha no meio da praia e enfrente Nemona.

Nemona usa:
Sprigatito/Fuecoco/Quaxly lv.5 (inicial com fraqueza ao seu)

Após vencê-la, Nemona fica animada para batalhar de novo, mas Clavell a detém. Seu Rotom Phone será atualizado com o aplicativo da Pokédex. Clavell te deixa sob os cuidados de Nemona e vai embora. Ela então pedirá para segui-la, para te mostrar como se captura pokémon.

Para acessar a Pokédex, basta apertar (-). Batalhar e capturar pokémons vai preenchendo alguns "livros" dentro da Pokédex, cada pokémon tem seu próprio volume. Apertando (X) você pode conferir as recompensas que você pode receber por conseguir mais volumes. Apertando (+) você pode ver sobre o habitat do pokémon e ver onde ele pode ser encontrado.

Sua mãe virá falar com Nemona. Sua rival vai te guiar para a escola. Sua mãe te dá um Sandwich. Você também recebe dela 5 Potions. Sua mãe te deixará. Nemona vai sair na frente, vá atrás dela.

POCO PATH – O CAMINHO PARA O FAROL
Nemona explica que a partir de agora você poderá encontrar pokémons pelo caminho. Em seguida ela te entrega 5 pokébolas. Um Lechonk vai surgir e você deve desafiá-lo. Você vai descobrir que numa batalha é possível apertar (X) para acessar rapidamente uma pokébola, agilizando sua captura. Nemona lhe dará mais 10 pokébolas. Ela recomenda que capture alguns pokémons pelo caminho e combina de se encontrar com você no farol que está logo adiante.

Você pode entrar em uma batalha contra um pokémon selvagem de duas formas: ou você avança pra cima do pokémon, ou você arremessa a pokébola do seu pokémon no pokémon que você quer enfrentar. Para fazer isso, basta apertar (ZR), seu personagem vai lançar a pokébola do primeiro pokémon da sua equipe em cima do pokémon selvagem e a batalha vai começar. Se você apertar (ZR) e não acertar nenhum pokémon, o seu pokémon apenas vai sair da pokébola e começar a te seguir.

Apertando o botão (ZL) perto de um pokémon, a câmera dará um zoom nesse pokémon, facilitando pra você mirar nele. Essa tática é útil para alcançar pokémons que estejam pendurados em árvores ou voando pelo céu. Basta apertar (ZL) para mirar no pokémon que está na árvore ou voando, então apertar (ZR) para lançar seu pokémon e iniciar uma batalha.

Pokémons desta área: Lechonk, Tarountula, Pawmi, Fletchling, Hoppip, Scatterbug.

Apertando (X) você abre o menu. Com o menu aberto, você pode selecionar um pokémon e então apertar (Y) para rapidamente colocá-lo em primeiro da sua equipe.

Se você apertar a seta direcional pra baixo (↓) você irá ativar a câmera e poderá tirar fotos do lugar em que está. Com a câmera aberta, aperte (Y) para alternar entre a câmera traseira e frontal. A seta direcional pra cima (↑) te permite fazer alguns gestos e poses. A seta direcional pra esquerda (←) te permite trocar de roupa. A seta direcional pra direita (→) abre o menu de notificações.

Quando estiver na metade do caminho, Nemona virá checar quantos pokémons você capturou. Vocês vão ouvir um rugido misterioso. Perto de onde vocês estão, você vai notar que parte da cerca está quebrada. Siga nessa direção e você vai encontrar o lendário da sua versão, numa praia logo abaixo do desfiladeiro. Você vai cair lá embaixo. Koraidon/Miraidon parece fraco. Aproxime-se e dê a ele aquele Sandwich que sua mãe te deu. O lendário vai se levantar, se transformar e depois vai entrar na caverna. Vá atrás dele.

INLETH GROTTO – O ENCONTRO COM KORAIDON/MIRAIDON
Acompanhe Koraidon/Miraidon pela caverna. Em um certo ponto, você ouvirá Nemona te chamando da outra saída da caverna. Ela fala pra que procure uma forma de escalar. Apenas siga o lendário, ele vai abrindo caminho pra você.

Pokémons desta área: Diglett, Yungoos.

Mais adiante, você será atacado por um Houndoom e mais um bando de Houndour, mas fique tranquilo, o lendário irá te salvar e te levar pra fora da caverna. Chegando lá, Koraidon/Miraidon irá perder sua transformação. Você e Nemona vão discutir um pouco sobre ele. Adicione o telefone de Nemona no Rotom Phone e receba dela o TM032 Swift. Continue novamente pela estrada principal até chegar no farol.

POCO PATH LIGHTHOUSE – O ENCONTRO COM ARVEN
Chegando no farol, você vai conhecer outro aluno da escola. Trata-se de Arven, filho da Profª Sada/do Profº Turo. Arven parece conhecer o lendário e irá chamá-lo pelo nome. Arven quer te testar e vai te desafiar numa batalha. Ele também será um tipo de rival seu nesses jogos.

Arven usa:
Skwovet lv.5

Após derrotá-lo, Arven lhe dará a pokébola do lendário. Nemona vai questionar Arven sobre ele ter a pokébola do lendário, mas ele irá fugir. Nemona então te chama para subir até o topo do farol. A partir de agora, Koraidon/Miraidon ficará sob sua guarda, mas você não poderá usá-lo em batalhas. É possível vê-lo no menu de seus pokémons.

Entre no farol e suba as escadas. Do alto do farol é possível ver bem longe no cenário. Nemona irá apontar para Mesagoza, a cidade onde fica a sua escola. Ela também lhe mostra Los Platos, uma cidade menor que fica no caminho. Ela será o seu próximo destino. Desça o farol e siga para lá.

SOUTH PROVINCE (AREA ONE)
Você terá que seguir por um caminho onde você encontrará alguns pokémons selvagens, itens pelo chão e algumas pessoas. Nestes jogos, os treinadores não te chamam para batalhar quando você cruza o caminho deles. Você obrigatoriamente deve ir até o treinador e falar com ele para iniciar uma batalha.

Se o seu pokémon esquecer de um golpe ou você preferiu não ensinar um golpe que ele aprendeu, você pode, a qualquer momento, acessar o summary do pokémon apertar (A) no menu de golpes para fazer seu pokémon lembrar qualquer golpe que ele já tenha aprendido antes.

Você pode apertar (B) para se abaixar e andar devagar, assim fica mais difícil de um pokémon selvagem perceber que você está se aproximando. Se você arremessar a pokébola do seu pokémon sem ser notado, você pegará o pokémon desprevenido e ganhará um turno no início da batalha.

Pokémons desta área: Paldean Wooper, Fidough, Wiglett, Shroodle, Flamigo, Lechonk, Tarountula, Hoppip, Fletchling, Pawmi, Houndour, Psyduck, Azurill, Wingull, Magikarp, Scatterbug, Spewpa, Surskit, Oricorio, Gastly, Drowzee, Pachirisu, Pichu, Happiny, Ralts, Igglybuff, Bonsly, Bounsweet.

Você pode encontrar alguns Gimmighouls espalhados pelo mapa. Aproxime-se deles e aperte (A), você receberá algumas moedas. Essas moedas serão necessárias para evoluir seu Gimmighoul. Você só poderá capturar os Gimmighouls que aparecem na forma de baú. Esses só aparecem mais adiante no jogo. Os Gimmighouls de baú também costumam te dar uma quantidade maior de moedas.

Explore o quanto quiser, mas não demore muito para seguir para o destino principal, mais cedo ou mais tarde você vai acabar ficando sem Potions e sem pokébolas. Siga para a próxima cidade, você pode retornar aqui mais tarde.

LOS PLATOS – A CIDADE DOS INICIANTES
Nemona estará te esperando numa espécie de posto. Aqui é o Centro Pokémon, onde você pode falar com a enfermeira no balcão vermelho para curar seus pokémons. No balcão azul você encontra o Poké Mart, onde você pode comprar itens com o vendedor. Ele comenta que aceita pagamentos em dinheiro e em League Points (LP).

No balcão verde temos uma máquina de fabricar TMs. Você pode usar os materiais que os pokémons derrubam para fabricar seus próprios TMs. Você também pode comprar materiais nessa máquina, mas só poderá fazer pagamentos com LP. Nemona irá te presentear com 5.000 LP e alguns materiais de pokémons. Ela também te apresenta o Union Circle, local onde você pode se conectar com outros jogadores.

Em seguida, Nemona explica a função Let’s Go! Com o seu pokémon fora da pokébola, aperte (R) e ele poderá buscar itens que estiverem ao redor ou batalhar por conta própria com pokémons selvagens. Se o HP de seu pokémon estiver baixo, ele não poderá usar a função Let’s Go!, você deve curá-lo para isso. Quando seu pokémon batalha por conta própria, você não precisa dar nenhum comando, esta batalha é chamada de Auto Battle. Essas batalhas são decididas com base na força e no tipo dos pokémons envolvidos, preste atenção nisso antes de começar uma Auto Battle.

Cure seus pokémons com a enfermeira. Caso você esteja se sentindo perdido, você pode passar aqui no posto para pedir uma informação. Eles lhe darão dicas de onde você deve ir e vão marcar no mapa do Rotom Phone o destino sugerido. Você mesmo pode marcar um ponto no mapa para onde deseja ir. Quando você fecha o mapa, o seu personagem irá se virar para a direção do ponto onde você marcou, indicando que você deve seguir nessa direção.

Se você abrir o mapa do Rotom Phone, verá que tem alguns locais com o ícone de uma asa. Isso significa que você pode voar para esses locais (existe um serviço de táxi aéreo em Paldea, similar a Galar). Sendo assim, explore o mapa à vontade, quando precisar de um Centro Pokémon, basta selecionar Los Platos no mapa. Agora no começo, toda vez que você curar seus pokémons com a enfermeira, ela vai dar um tutorial.

MASS OUTBREAKS
Você deve ter notado que no mapa aparecem os ícones de alguns pokémons. Eles indicam que naquele local está havendo um Mass Outbreak do pokémon em questão. Quando isso acontece, um pequeno grupo de um mesmo pokémon aparece no mesmo lugar. É um bom lugar para treinar usando a função Let’s Go!, além de ser um bom lugar para encontrar um pokémon shiny. Fique tranquilo, se tiver algum pokémon shiny naquele grupo, seu pokémon não irá derrotá-lo numa Auto Battle.

MESAGOZA (SOUTH) – O CAMINHO PARA A ESCOLA
Seu próximo destino é a cidade Mesagoza. Nesse jogo é importante olhar constantemente no mapa para se localizar. Haverá um ponto na entrada da cidade, no mapa identificado por Mesagoza (South). Aí tem um posto do Centro Pokémon. Existe uma boa área pra explorar entre Los Platos até esse ponto, com treinadores, itens e pokémons. Essa área também faz parte da South Province (Area One).

Chegando no centro pokémon, você verá um rapaz de terno logo em frente. Fale com ele, ele é um representante da Liga Pokémon. Se você tiver vencido pelo menos 4 treinadores dessa área, você será premiado com o TM082 Thunder Wave. Haverá outros como ele em outros lugares de Paldea, o desafio é o mesmo, derrotar uma certa quantia de treinadores para receber o prêmio. Lembre-se sempre de falar com esse carinha sempre que encontrá-lo.

Quando você chegar no portão de Mesagoza, Nemona irá te alcançar e te desafiar para uma batalha.

Nemona usa:
Sprigatito/Fuecoco/Quaxly lv.8 (inicial com fraqueza ao seu)
Pawmi lv.9 (Tera Electric)

Nemona vai terastalizar o Pawmi dela, mas só depois da batalha ela vai se dar por conta que você ainda não pode fazer isso. Ela vai dar um jeito nisso. Por ora, você será recompensado com 3 Revives. Feito isso, vocês entrarão na cidade. Mesagoza é a maior cidade de Paldea. Nemona irá citar os restaurantes e salões de beleza do lugar. Ela vai providenciar uma coisa que vai te permitir terastalizar seus pokémons. Por enquanto, você poderá explorar a cidade.

MESAGOZA (WEST) E MESAGOZA (EAST)
O castelo no centro da cidade é a escola, o seu destino principal. Subindo a escadaria você já chega lá. Antes de irmos para lá, vamos explorar a cidade. Existem dois postos do Centro Pokémon aqui, um no leste e um no oeste. É bom você passar pelos dois, assim eles ficam acessíveis posteriormente por Fly. A cidade também tem outros dois portões, um a leste e outro a oeste, mas você não poderá sair por eles até visitar a escola.

Andando pela cidade você verá vários cafés e restaurantes. Existe uma loja chamada Delibird Presents, lá é possível comprar certos itens e também capinhas para seu Rotom Phone. As lojas de roupas possuem peças como agasalhos, luvas, mochilas, óculos, chapéus, sapatos e meias. Lembrando que você não poderá trocar de calça, camisa e gravata pois fazem parte do uniforme da escola. Você também vai encontrar máquinas de bebidas pela cidade. Dê uma boa bisbilhotada em cada cantinho da cidade, passe por todos os becos, é possível achar diversos itens pelo chão.

MESAGOZA – O ENCONTRO COM A TEAM STAR
De volta àquela escadaria principal da cidade, você encontrará alguns membros da Team Star no caminho. Eles são um bando de alunos rebeldes e valentões. Eles estão importunando uma garota. Interfira e desafie-os numa batalha. Após vencer a primeira, Nemona surgirá e lhe dará o Tera Orb. Com esse item, você será capaz de terastalizar seu pokémon. Nemona então diz para você enfrentar o próximo membro da Team Star usando esse recurso.

Aperte (R) durante a batalha para ativar o terastal. Seu pokémon ficará cristalizado. Todo pokémon tem um tipo Tera. Em alguns casos, o tipo Tera é diferente do tipo original de seu pokémon, indicando que seu pokémon irá mudar de tipo ao terastalizar. Uma espécie de coroa vai aparecer acima da cabeça do pokémon, indicando o tipo o qual ele se tornou. Os golpes do seu pokémon que forem do mesmo tipo que o tipo Tera dele ficarão mais fortes. Depois que você terastalizar uma vez em batalha, você não será capaz de terastalizar de novo até que cure seu pokémon num Centro Pokémon.

Após a batalha, a dupla de membros da Team Star vai fugir. A garota de antes também vai agradecer e se retirar. Por fim, Nemona vai embora. Siga para a escola.

CONHECENDO A NARANJA/UVA ACADEMY
No hall da entrada, Nemona vai lhe mostrar a escola. Ela conta a Clavell sobre os desordeiros que você derrotou. Clavell revela que a garota que você ajudou se chama Penny. Nemona então te leva até a sala de aula, onde vocês terão aula com o professor Jacq. Ele vai te apresentar ao restante da turma. Você poderá explorar a escola em seguida. Se tentar sair da sala, verá duas opções de lugares para você ir: Cafeteria e Staff Room. Escolha a que preferir.

Na Staff Room, você irá se deparar com Nemona conversando com uma mulher, que irá esbarrar em você e ir embora. Nemona a chama de "La Primera", uma treinadora poderosa, o tipo de treinadora que Nemona quer se tornar. Nemona então sugere que você atinja o nível de campeão, assim como ela. Você deve participar da Pokémon League e conseguir o título de campeão. Para isso, você deve desafiar os 8 ginásios de Paldea e conseguir as suas insígnias. Depois você passa por uma avaliação de campeão, valendo o seu título de campeão. Nemona também comenta sobre a caça ao tesouro, um evento onde os alunos saem da escola numa aventura em Paldea para aprender o que quiser. Nemona irá adicionar a localização dos 8 ginásios em seu mapa. Esta é a Victory Road, uma das linhas de história que você deverá passar em Paldea.

Na Cafeteria, você vai ver que Arven está por aqui. Fale com ele. Ele está pesquisando receitas de cura pokémon. Ele tem um livro que fala sobre um item chamado Herba Mystica, um tipo de erva que pode curar pokémons. De acordo com o livro, existem 5 tipos diferentes de Herba Mystica e são bastante raras. Elas são guardadas pelos Titan Pokémon, o que torna ainda mais difícil consegui-las. Arven não é muito bom em batalhas e não tem muitos amigos, por isso pede sua ajuda nessa missão. Arven irá adicionar a localização dos 5 Titan Pokémon em seu mapa. Este é o Path of Legends, outra das linhas de história que você deverá passar em Paldea.

Ao tentar sair, você receberá uma ligação misteriosa em seu Rotom Phone. A pessoa que está falando com você se identifica com o nome "Cassiopeia". Ela vai falar sobre os encrenqueiros da Team Star. O plano de Cassiopeia é fazer com que a Team Star seja desfeita. Ela chama esse plano de Operation Starfall. Cassiopeia precisa de aliados para executar essa operação e recruta você para tal desafio. Ela vai desligar, em breve você terá mais detalhes sobre mais essa linha de história que você deverá passar em Paldea. Clavell vai aparecer e pedir para ser mais discreto ao atender ligações.

Após passar por Nemona e Arven, você ouvirá um chamado para comparecer na sala do diretor. Dirija-se para lá. Clavell fará uma videoconferência com a Profª Sada (em Scarlet) ou com o Profº Turo (em Violet). Ele(a) está fazendo pesquisas na Great Crater of Paldea (a cratera que existe no centro do mapa). Esse local é chamado de Area Zero. Ele(a) vai mencionar sobre Koraidon/Miraidon. O lendário vai pular pra fora da pokébola. Sada/Turo vai pedir para que tome conta dele. O lendário está fraco para fazer batalhas, mas irá te servir como montaria para viajar por Paldea. Após a conversa, Nemona virá para te levar até o seu dormitório na escola. Nemona explica que você pode usar a cama de seu quarto para descansar e curar seus pokémons. Vá se deitar na cama.

CAÇA AO TESOURO E AS TRÊS LINHAS DE HISTÓRIA
Alguns dias irão se passar, indicando que você passou um tempo estudando na escola. Você acordará em um dia onde todos os estudantes vão receber uma convocação. Nemona vem te chamar para ir para o pátio da escola. Lá, Clavell irá anunciar a caça ao tesouro! Isso significa que todos os alunos estão liberados para explorar Paldea como bem quiserem. Clavell alerta para os alunos não irem para a cratera de Paldea. Nemona te chama para ir com ela.

Fale com Nemona novamente na escadaria. Enquanto vocês descem as escadas, ela explica como a caça ao tesouro funciona. Ela comenta que você pode usar o mapa do seu Rotom Phone para selecionar o seu próximo destino. Ela vai sugerir para escolher um ginásio. Arven vai chegar e dizer para que você vá com ele atrás dos Titans e da Herba Mystica. Nemona e Arven vão discutir sobre qual é o melhor lugar para você seguir.

Eis que seu Rotom Phone toca. É a Cassiopeia. Ela vai dizer que a Team Star fez 5 esquadrões, cada um com sua própria base. Ela quer que você vença o líder de cada base. Cassiopeia irá adicionar a localização das 5 bases da Team Star em seu mapa. Esta é a Starfall Street, a terceira linha de história que você deverá passar em Paldea. Nemona e Arven falam para Cassiopeia não se intrometer, mas ela fala para que você decida o que quer fazer. Nemona está pronta para desafiar os ginásios e Arven quer ir atrás da Herba Mystica.

CONSEGUINDO A SUA MONTARIA
Koraidon/Miraidon vai sair da pokébola. Ele está pronto para sair em aventura com você. Aperte (+) quando quiser montar nele e (+) de novo quando quiser descer. Quando estiver montado nele, aperte (B) para fazê-lo pular. Monte no lendário e ele vai mudar de forma. Nemona vai notar que agora ele se parece mais com Cyclizar.

Se você quiser ir atrás dos Titans, Arven recomenda que deixe a cidade pela saída direita. Se quiser ir atrás dos ginásios, Nemona recomenda que deixe a cidade pela saída da esquerda. Os dois rivais irão se retirar. A partir de agora, várias coisas foram liberadas no jogo. Vejamos a seguir algumas coisas que você precisa saber.

PARA ONDE EU DEVO IR AGORA?
Este jogo é mundo aberto, isso significa que você pode escolher para onde quer ir. Você pode ir para qualquer lugar do mapa que quiser. Contudo, os pokémons e adversários que você encontra pelo caminho possuem levels fixos. Por conta disso, é recomendado que você passe primeiro pelas áreas com levels menores.

Se você sair de Mesagoza pela saída da esquerda, Nemona vai te ligar, entendendo que você escolheu desafiar os ginásios primeiro. Se seguir pela saída da direita, Arven é que vai te ligar, entendendo que você escolheu desafiar os Titans primeiro. Ambos são uma boa opção para se desafiar nesse ponto do jogo. Você pode ainda voltar para Poco Path, Inleth Grotto e South Province (Area One), agora que você pode montar no lendário, é possível pular em alguns lugares, permitindo que você chegue em alguns itens que ficaram pra trás.

Aqui no detonado, vamos seguir primeiro pela área da esquerda, que leva ao 1º ginásio. Os pokémons e treinadores dessa área são levemente mais fracos que o da área que leva ao 1º Titan. A líder do 1º ginásio usa um time também levemente mais fraco que o 1º Titan. Uma coisa que você precisa saber é que ao vencer os Titans, você ganha upgrades em Koraidon/Miraidon, permitindo correr mais rápido, nadar, pular alto, voar e escalar. Se isso é uma prioridade pra você, vá enfrentar o Titan primeiro e depois volte para enfrentar o ginásio. O melhor é ir intercalando as linhas de história, pois cedo ou tarde você acaba se deparando com alguém de level muito mais alto que você. No mapa abaixo, você confere o level dos adversários e uma numeração com a ordem sugerida para você seguir.

DICAS IMPORTANTES AO EXPLORAR O MAPA
Os postos do Pokémon Center são identificados no mapa. Quando acessar uma nova área, foque primeiro em chegar no Pokémon Center. Passando por ele, ele fica acessível via Fly, assim você pode explorar área com mais calma e retornar rapidamente para o Centro sempre precisar se curar.

Enquanto estiver andando pelo mapa, dê uma boa olhada ao seu redor e veja se tem alguma torre ou farol. Se tiver, siga para lá e suba a torre/farol até o topo. Além de conseguir algumas coisas em seu caminho, ao fazer isso a torre/farol também ficará acessível via Fly.

Quando estiver perto de um Pokémon Center, fale com o balconista do PokéMart e compre algumas Poké Dolls. Esse item garante que você escape de uma batalha com um pokémon selvagem. Como estamos num mundo aberto, eventualmente você poderá esbarrar em algum pokémon de level bem acima que o seu, capaz talvez até de derrotar todo o seu time. Basta usar uma Poké Doll para escapar dessa batalha ileso.

Se você prestar atenção no cenário, verá que em muitos casos temos vários campos de gramado segmentados por estradas de terra. Geralmente os pokémons ficam andando pelos campos, enquanto a maior parte dos treinadores podem ser encontrados à beira das estradas de terra. Se precisar evitar os pokémons, procure seguir pelas estradas de terra. Além de abrigar a maioria dos treinadores, essas estradas de terra geralmente te levam mais rapidamente aos destinos principais. Se você ficar perdido, foque em seguir pelas estradas de terra.

SISTEMA DE DIA E NOITE
A partir de agora, o sistema dia e noite passa a funcionar. Contudo, ele não acompanha o relógio. Um dia completo de 24 horas leva 72 minutos de jogo para passar, ou seja, cada hora equivale a 3 minutos de jogo (3×24=72). Sendo assim, as manhãs vão durar 6 minutos (equivalendo ao período das 4h às 6h), o meio do dia vai durar 30 minutos (equivalendo ao período das 6h às 16h), o pôr do sol vai durar 6 minutos (equivalendo ao período das 16h às 18h) e a noite vai durar 30 minutos (equivalendo ao período das 18h às 4h).

Você não tem controle sobre a passagem do tempo. Sendo assim, se você quer capturar um pokémon que só aparece à noite, você deve ir jogando e esperando o tempo passar até anoitecer no jogo. Para saber em que parte do dia você está, basta abrir o mapa (Y) e ver o ícone que aparece no centro superior. No canto direito superior você também pode ver o ícone de clima. O sistema de clima também passa a funcionar, sendo assim, às vezes você pode chegar em áreas com chuva, por exemplo.

TERA RAID BATTLES
Se você abrir o mapa, verá vários ícones em forma de estrela de diversos tipos de pokémon. Se você for até esses lugares, chegará em um pilar de luz que sai de uma pedra de cristal. São nesses lugares que você faz as Tera Raid Battles. Você pode desafiá-las sozinho ou com amigos. Nelas você encontra um pokémon terastalizado. Ele vai ter o tipo Tera de acordo com o tipo que estava indicado no mapa. Na maioria dos casos, é um tipo Tera raro, diferente do tipo original do pokémon. Você batalha com a ajuda de outros 3 treinadores. Se estiver jogando sozinho, serão treinadores aleatórios. Você pode se conectar com outros jogadores também.

Após derrotar o pokémon em questão, você poderá capturá-lo. Você também é premiado com diversos itens especiais após essa batalha. Você tem um limite de tempo para desafiar o pokémon, portanto, derrote-o o mais rápido que puder. Se o seu pokémon for derrotado, ele é revivido depois de alguns segundos. Você também tem uma penalidade de tempo, portanto, evite ao máximo deixar seu pokémon ser derrotado. Também é possível torcer pelo seu time, isso traz alguns benefícios, como cura ou melhora de stats dos pokémons.

POKÉMONS SELVAGENS TERASTALIZADOS
Às vezes, você vai se deparar com um pokémon brilhando em seu caminho. Se você entrar em batalha com ele, ele vai terastalizar na hora! Eles também costumam ter um tipo Tera especial. Você não poderá capturá-lo enquanto ele estiver terastalizado. Para quebrar o terastral, é preciso enfraquecer o pokémon, só assim você poderá capturá-lo.

FAZENDO PICNICS
Se abrir o menu (X), verá que surgiu uma nova opção: Picnic. Se você estiver em um local adequado, você pode usar essa opção para fazer um picnic com seus pokémons. Você não pode fazer picnics em cidades ou em locais onde não tenha espaço para a mesa e todos os seus pokémons, prefira locais mais abertos. Durante o picnic, você pode interagir com seus pokémons de várias formas.

Aperte (R) para assoviar, chamando seus pokémons pra perto de você. Aperte (X) para dar banho neles, use o analógico esquerdo enquanto aperta (A) para ensaboar, depois (Y) para enxaguar (fazer isso pode restaurar HP ou aumentar a felicidade de seu pokémon). Aperte (ZR) para lançar uma bola para os seus pokémons brincarem. Você pode chamar o lendário de volta com (+) caso não queira ele por perto. Aperte (Y) para desfazer o picnic.

Às vezes você pode encontrar pelas estradas um treinador com uma mesa de picnic. Sempre que avistar um, converse com ele, você pode ganhar alguns itens e até ter pokémons curados.

SOUTH PROVINCE (AREA TWO)
Seguindo pela saída esquerda de Mesagoza, vá caminhando pela estrada de terra até chegar no Centro Pokémon. Em seguida, olhe ao seu redor, você vai avistar uma torre. Siga para lá e suba a torre. Com isso, você vai ter registrado dois pontos para usar Fly que temos nesse lugar.

Continue explorando a área à vontade, mais depois retorne a trilha principal. Seu destino é a cidade chamada Cortondo, onde encontraremos o primeiro ginásio. Acompanhe no mapa sua localização.

CORTONDO – BUG-TYPE GYM
Existe um Centro Pokémon na entrada e outro na saída desta cidade. Ao entrar na cidade, ambos ficam acessíveis via Fly. As outras cidades de Paldea também possuem dois PokéCenters, um na entrada e outro na saída da cidade. Não se preocupe em ter que passar por cada um deles.

Entre no prédio do ginásio. Este é o ginásio do tipo inseto. Nemona estará aqui e vai explicar que para desafiar o ginásio você deve passar por um teste. Basta falar com o balconista do ginásio para receber o teste. Ela vai te presentear com 3 Super Potions e irá embora. Fale com o balconista daqui, o teste envolve rolar uma bola em forma de azeitona gigante por uma quadra. Essa quadra fica do outro lado da cidade, ele vai registrar o local exato em seu mapa. Siga para lá.

Em frente a quadra, você encontrará uma recepcionista. Fale com ela para participar do teste. A quadra está cheia de obstáculos e você terá que rolar a azeitona gigante ao longo do caminho até chegar a um cesto que está servindo como gol. A azeitona pula e às vezes vai para uma direção que você não quer. Existem alguns treinadores que, se você derrotar, abrirão atalhos, permitindo que você chegue até o gol mais rápido. Faça o gol e você poderá desafiar a líder do ginásio. Volte para lá, fale para o balconista que você passou no teste e a batalha com a líder começará.

Katy usa:
Nymble lv.14
Tarountula lv.14
Teddiursa lv.15 (Tera Bug)

Use golpes do tipo fogo, voador ou pedra. Atenção com Teddiursa, apesar de ser do tipo normal, ele vai ser terastalizado para o tipo inseto, perdendo a fraqueza que ele tinha a lutador. Derrote-a e você ganhará a Gym Badge do tipo inseto. As Gym Badges são as insígnias que você ganha no ginásio. Mais adiante você também ganhará insígnias das outras linhas de história.

SOUTH PROVINCE (AREA THREE)
Seguindo pela saída direita de Mesagoza, vá caminhando pela estrada de terra até chegar no Centro Pokémon, registrando o ponto para Fly.

Continue andando pela estrada de terra em direção ao local do Titan (vá acompanhando pelo mapa). No caminho, você vai receber uma ligação de Arven, sugerindo que o Titan talvez se esconda no alto de um penhasco. Vá acompanhando sua localização no mapa. Mantenha-se na estrada de terra até chegar em uma torre. Suba essa torre para que ela se torne acessível via Fly.

KLAWF, THE STONY CLIFF TITAN (ROCK)
Marque no mapa a localização do Titan como o seu próximo destino. Quando chegar no local, verá um Klawf gigante pendurado na parede. Quando você se aproximar, ele vai escalar a montanha. Siga pela direita do penhasco de onde ele escalou. Você terá que percorrer o cenário subindo a montanha até encontrá-lo de novo. Aproxime-se dele e dessa vez ele vai batalhar.

Titan Klawf lv.16

Use golpes do tipo água, planta, lutador, terra ou metálico. Veja bem o pokémon que você vai iniciar a batalha, Klawf usará Block e você não poderá trocá-lo. Se quiser, você pode terastalizar o seu pokémon para potencializar seus ataques. Quando o HP dele estiver quase no fim, ele vai fugir e pular o penhasco.

Retorne para a base do penhasco. Klawf vai destruir a parede do penhasco e abrir uma caverna. Você verá ele comendo um pouco da Herba Mystica. Arven chegará e se juntará a você numa Raid Battle contra o Titan. Por sorte ele tem um Shellder, com vantagem a Klawf, para te ajudar na batalha.

Titan Klawf lv.16

Derrote-o. Entre na caverna com Arven. Vocês vão encontrar a Sweet Herba Mystica. Arven vai preparar uns Sandwiches com ela. Você ganhará a Titan Badge do tipo pedra. As Titan Badges são insígnias feitas pelo próprio Arven. Enquanto você come seu Sandwich, Koraidon/Miraidon vai saltar da pokébola. Ele parece querer seu Sandwich, dê para ele comer. Arven vai deixar um pouco da Sweet Herba Mystica com você.

Sua montaria vai receber um upgrade. A partir de agora, Koraidon/Miraidon será capaz de correr mais rápido. Arven vai agradecer e te liberar por enquanto. Quando der as costas, ele vai falar com um pokémon, mas não será mostrado.

Do lado de fora da caverna, você receberá uma ligação de Sada/Turo, informando que seu lendário recuperou um pouco de seus poderes originais. Ele poderá correr em alta velocidade enquanto você estiver montado nele. Para correr com ele, você deve apertar o analógico esquerdo. Só tome cuidado com as árvores, se você trombar com uma durante a corrida, um pokémon pode cair dela e te atacar. Você também fica sujeito a atropelar sem querer um pokémon minúsculo e começar uma batalha indesejada. O(a) professor(a) vai agradecer e desligar.

ARTAZON – GRASS-TYPE GYM
Veja no mapa que à direita do local onde estava o Titan Klawf, existe uma cidade chamada Artazon. Marque-a como o seu próximo destino. Ela não estará muito longe se você continuar seguindo pela estrada de terra. Recupere seus pokémons e siga para o prédio do ginásio.

Este é o ginásio do tipo planta. Por coincidência, Nemona esta aqui também. Pegue 3 Ethers de presente com ela, então ela vai embora. Fale com a atendente para receber seu teste de ginásio. Pronto para brincar de esconde-esconde? Sua missão é encontrar 10 Sunfloras que estão escondidos pela cidade e levar todos para o Sunflora Lawn, um local onde estará outra atendente do ginásio. A atendente vai marcar no seu mapa o local exato.

Saindo do ginásio e virando à direita, você chega em um curral com duas grandes estátuas de Sunflora na entrada. Fale com a atendente aqui para dar início ao teste. Vá caminhando pela cidade, sempre que encontrar um Sunflora, interaja com ele para que ele possa te seguir. Um contador vai aparecer na parte de cima da tela, indicando quantos Sunfloras você já achou. Alguns dos Sunfloras podem tentar fugir de você, corra atrás deles e derrote-os numa batalha. Após achar os 10, retorne-os para o curral. Volte para o ginásio, informe para a atendente que você completou o teste e desafie o líder.

Brassius usa:
Petilil lv.16
Smoliv lv.16
Sudowoodo lv.17 (Tera Grass)

Use golpes do tipo fogo, voador, inseto, veneno ou gelo. Nem pense em colocar um tipo água ou planta na frente de Sudowoodo, ele vai ser terastalizado para o tipo planta, perdendo a fraqueza que ele tinha a esses tipos. Derrote-o e você ganhará a Gym Badge do tipo planta.

Quando estiver saindo do ginásio, você vai ser abordado Hassel, um membro da Elite 4 e também professor de arte na escola. Ele vai perguntar o que te leva a enfrentar ginásios. Responda o que quiser, todos os caminhos levam para a Great Crater of Paldea. Um dia você poderá enfrentá-lo na Liga Pokémon. Algumas aulas serão liberadas na escola.

WEST PROVINCE (AREA ONE)
Use Fly para Cortondo (West), a cidade do ginásio inseto. Próximo a este PokéCenter (West) tem uma estrada de terra, que leva à parte esquerda do mapa. Vá seguindo toda vida pela estrada de terra até alcançar um PokéCenter. Passe por ele para registrar um ponto de Fly.

Continue andando pela estrada de terra em direção ao local do Titan (vá acompanhando pelo mapa). Marque no mapa a localização do Titan como o seu próximo destino. No caminho, você vai receber uma ligação de Arven, dizendo que o Titan vive no alto da montanha, porém está difícil para ele desviar de algumas pedras que estão rolando montanha abaixo.

Você vai chegar em uma bifurcação. Bem no meio dela tem um carinha com uma mesa de picnic, aproveite para curar seus pokémons com ele. O caminho da direita tem uma ponte, ignore-o por enquanto. Vá pela esquerda, subindo a montanha.

BOMBIRDIER, THE OPEN SKY TITAN (FLYING)
Você verá diversas pedras rolando montanha abaixo. Monte no seu lendário e suba a montanha, desviando das pedras. Se você for atingido sem estar montado, voltará para a base da montanha e terá que começar de novo. Ao chegar no topo da montanha, a batalha contra o Titan começará.

Titan Bombardier lv.20

Use golpes do tipo elétrico, gelo, pedra ou fada. Se quiser, você pode terastalizar o seu pokémon para potencializar seus ataques. Quando o HP dele estiver quase no fim, ele vai deixar a batalha e então vai destruir a parede da montanha, abrindo uma caverna e comendo da Herba Mystica. Como Bombardier parou de rolar as pedras pela montanha, Arven vai conseguir te alcançar e se juntará a você numa Raid Battle contra o Titan. Desta vez ele vai usar um Nacli, com vantagem a Bombardier, para te ajudar na batalha.

Titan Bombardier lv.20

Derrote-o. Entre na caverna com Arven. Vocês vão encontrar a Bitter Herba Mystica. Arven vai preparar uns Sandwiches com ela. Você ganhará a Titan Badge do tipo voador. Enquanto você come seu Sandwich, Koraidon/Miraidon vai saltar da pokébola. Pra variar, ele quer comer seu Sandwich. Dê para ele comer e receba um pouco da Bitter Herba Mystica de Arven.

Sua montaria vai receber um upgrade. A partir de agora, Koraidon/Miraidon será capaz de nadar. Arven vai te contar a verdade. Ele revela que possui um Mabosstiff que está muito doente, nem mesmo Potions ou o Centro Pokémon podiam ajudá-lo. Arven estudou sobre maneiras de tratá-lo até que descobriu os poderes medicinais da Herba Mystica. De acordo com o livro que ele tem, comer dos 5 tipos da Herba Mystica cura qualquer doença. Mabosstiff melhorou de um resfriado da última vez e agora ele vai conseguir abrir os olhos. Arven agradece sua ajuda.

Do lado de fora da caverna, você receberá uma ligação de Sada/Turo, informando que seu lendário recuperou mais um pouco de seus poderes originais. Ele poderá nadar enquanto você estiver montado nele sobre as águas. Você continua sendo capaz de pular com ele usando (B) enquanto está nadando, além de correr nadando com ele apertando o analógico esquerdo. O(a) professor(a) vai agradecer e desligar.

SEGIN SQUAD’S BASE – TEAM STAR DARK CREW
Retorne ao ponto onde tinha uma bifurcação, no pé da montanha. Continue pelo caminho da direita (depois da ponte), seguindo a estrada de terra. Você vai atravessar uma área com moinhos de vento. Continue andando pela estrada de terra até passar por mais um posto do Centro Pokémon. Recupere seus pokémons. Perto da montanha próxima ao Centro Pokémon, existe um corredor que te leva a parte mais alta, um local com algumas ruínas. Por aqui tem uma torre que você pode escalar e registrar um ponto de ser usar Fly.

De volta ao Centro Pokémon, você vai ver uma passagem com algumas bandeiras da Team Star. É sinal que a base deles fica aqui perto. Quando estiver chegando na base da Team Star, seu Rotom Phone irá tocar. Cassiopeia dirá que você está perto da base e entenderá que você aceitou entrar para a Operation Starfall. Um homem chamado Clive irá surgir. Aparentemente é alguém da escola que quer se juntar a essa missão (ele não é a cara do diretor Clavell?).

Cassiopeia explica que vocês devem atacar cada uma das bases da Team Star, derrotando seus respectivos chefes. São 5 esquadrões da Team Star, cada um com uma base. Derrotando os chefes, eles devem desistir de seus cargos e parar de causar problemas. As bases são grandes e guardadas por pokémons que vão enfrentar qualquer intruso. Você deve derrotar os capangas da Team Star que guardam a entrada da base para conseguir entrar.

Esse é o esquadrão do tipo noturno. Após tirar os capangas do caminho, você deve tocar a campainha em frente ao portão. Para desafiar a base, você só poderá usar seus três primeiros pokémons. Coloque os três que você quer usar nas primeiras posições da sua equipe e entre na base.

Clive vai dizer que a Team Star tem um jeito único de batalhar chamado Star Barrage. Aperte (R) para mandar seus 3 pokémons para enfrentar os pokémons da base no modo Let’s Go, eles batalharão ao mesmo tempo. Você poderá retornar à entrada da base para Clive curar seus pokémons se for preciso. Existem máquinas de bebidas pelo caminho que você também pode usar para curar pokémons derrotados. Você terá 10 minutos para vencer 30 pokémons e assim poder desafiar o chefe. Você perde se os seus pokémons ficarem fracos demais para batalhar ou se o tempo acabar. Você pode desistir antes do tempo acabar apertando (Y). Passando pelo desafio, você poderá enfrentar o chefe, desta vez usando todo o seu time.

Giacomo usa:
Pawniard lv.21
Segin Starmobile lv.20 (Dark)

Use golpes do tipo lutador, inseto ou fada. Derrote-o e você vai assistir a um flashback de Giacomo conversando com os outros chefes da Team Star. Você ganhará a Star Badge do tipo noturno. As Star Badges são as insígnias entregues pelos chefes da Team Star. Clive virá trocar uma ideia com Giacomo. Vocês descobrirão que a Team Star possui um Big Boss, um chefe acima dos outros chefes que organizou a Team Star.

Saindo da base, Cassiopeia te liga novamente. Ela comenta que a Star Badge é o símbolo de um chefe da Team Star, é a insígnia que dá a ele o status de chefe. Sem ela, agora o Segin Squad da Team Star não existe mais. Cassiopeia vai te recompensar com 5.000 LP e expandir os TMs que podem ser fabricados na máquina de TMs. Em seguida, Penny (que diz ser da unidade de suprimentos da Operation Starfall) vai trazer pra você alguns materiais para fabricar TMs. Você terá outras recompensas como essa cada vez que vencer uma base da Team Star.

Agora os portões da base ficarão sempre abertos e você poderá atravessá-la. Antes de continuarmos, use Fly de volta para West Province (Area One) – North. Vá subindo no mapa, seguindo a estrada de terra em direção a Cascarrafa, uma cidade que tem aqui por perto. Por enquanto, não recomendo continuar por este lado do mapa, pois os levels ficarão um pouco acima para esse ponto do jogo, mas pelo menos esta cidade ficará acessível via Fly quando precisarmos voltar aqui.

EAST PROVINCE (AREA ONE)
Vamos voltar para o outro lado do mapa. Use Fly para Artazon (East), a cidade do ginásio planta, e continuar saindo pela direita do mapa. Vá seguindo pela estrada de terra principal até chegar em um Centro Pokémon, registrando o ponto para usar Fly. Se você continuar pela estrada de terra a partir daqui, chegará em outra base da Team Star, porém sugiro não ir para lá ainda, visto que estão num level acima do próximo ginásio. Vamos cobrir primeiro o ginásio e retornar a para a base da Team Star em seguida.

Antes de continuar para a próxima cidade, dê uma olhada ao seu redor, tem uma torre numa colina não muito longe daqui. Vá para lá para registrar mais um ponto de se usar Fly. Então, como não é possível seguir pela estrada de terra por conta da base da Team Star, preste atenção onde está o rio que segue em direção ao mar. Vá subindo por essa parte do mapa até chegar em Levincia, a próxima cidade. Marque-a como seu próximo destino para saber a direção que você deve ir, você vai reconhecer a cidade pelo Centro Pokémon que existe na entrada.

A BATALHA COM NEMONA – 3º GINÁSIO
Após obter 2 Gym Badges, ao entrar no 3º ginásio, Nemona irá te ligar e dizer que está chegando. Ela virá para te desafiar para uma nova batalha.

Nemona usa:
Rockruff lv.21
Pawmi lv.21
Floragato (Tera Grass)/Crocalor (Tera Fire)/Quaxwell (Tera Water) lv.22 (inicial com fraqueza ao seu)

Vença e você será premiado com 3 Full Heals.

LEVINCIA – ELECTRIC-TYPE GYM
De volta ao ginásio de Levincia, fale com o balconista. Este é o ginásio do tipo elétrico. No teste do ginásio, você vai estrelar uma stream de Iono, a líder do ginásio e também streamer e influencer. Saia do prédio do ginásio e você se verá no meio da Iono Zone, uma transmissão que Iono está fazendo ao vivo pra todo o mundo. Ela vai te apresentar o Mr. Walksabout, que é ninguém menos que o diretor Clavell.

O teste é brincar de esconde-esconde com Clavell. Você deve usar as câmeras de vigilância da cidade e encontrá-lo 3 vezes para passar no teste. Iono vai mostrar a imagem de uma das câmeras, basta localizar Clavell e apontar nele a lupa do seu Rotom Phone. Aperte (A) em cima de Clavell. Você deve enfrentar dois treinadores do ginásio entre cada imagem.

Na primeira imagem é possível vê-lo sentado num local próximo ao prédio do ginásio. Na segunda imagem, ele estará no Centro Pokémon, no lugar da enfermeira. Na última imagem, você vai achá-lo no barco no lado direito da tela. Feito isso, você terá passado no teste. Retorne para o ginásio e fale com o balconista para desafiar a líder.

Iono usa:
Wattrel lv.23
Bellibolt lv.23
Luxio lv.23
Mismagius lv.24 (Tera Electric)

Use golpes do tipo terra. Contra Wattrel é melhor um tipo pedra ou gelo. Note que Mismagius será terastalizada para o tipo elétrico e possui a habilidade Levitate. Sendo assim, ela fica imune a golpes tipo terra, ou seja, ela fica sem fraquezas. Derrote-a e você ganhará a Gym Badge do tipo elétrico.

Quando estiver saindo do ginásio, você vai ser abordado por Geeta, a presidente da Liga Pokémon de Paldea. Ela vai te cumprimentar e se retirar.

SCHEDAR SQUAD’S BASE – TEAM STAR FIRE CREW
Dirija-se ao Centro Pokémon da East Province (Area One), que fica logo depois de Artazon, a cidade do Gym Grass. Marque como seu próximo destino a base da Team Star Fire Crew, que fica no caminho da estrada de terra que temos por aqui. Siga para lá.

Você irá topar com nosso amigo Clive. Ele vai dizer que foi aceito na Operation Starfall. Ele diz que por conta da Team Star, um número preocupante de estudantes estão abandonando a escola. Eles ficam nas bases tramando planos para causar problemas na escola. O pessoal da Team Star vive matando aula, os chefes das bases não aparecem na escola há mais de um ano. É por isso que Clive quer fazer com que a Team Star se desfaça.

Cassiopeia vai te ligar e te alertar para você prosseguir com cautela, visto que você já venceu uma das bases da Team Star. Siga até o portão e enfrente o membro da Team Star que está guardando a entrada da base. Este é o esquadrão do tipo fogo. Após afugentar o encrenqueiro, Clive vai te apresentar Charlos, o Charcadet. Ele é um dos pokémons da escola. Ele vai acabar fugindo e Clive terá que ir atrás dele. Cassiopeia ligará de novo para te informar sobre Mela, a chefe deste esquadrão.

Escolha os 3 pokémons que você quer usar para desafiar a base e deixe-os nas 3 primeiras posições da sua equipe. Feito isso, toque a campainha em frente ao portão e invada a base. Vá mandando seus 3 pokémons no modo Let’s Go para ir enfrentando os 30 pokémons que vão aparecer em seu caminho. Pare nas máquinas de bebidas caso precise curá-los. Você tem 10 minutos para completar o percurso. Finalizando, você vai ter que encarar a chefe da base.

Mela usa:
Torkoal lv.27
Schedar Starmobile lv.26 (Fire)

Use golpes do tipo água, pedra ou terra. Derrote-a e você vai assistir a um flashback de Mela conversando com os outros chefes da Team Star. Você ganhará a Star Badge do tipo fogo. Clive virá e mostrará Charlos para Mela. Mela costumava brincar com Charlos quando ela ia para a escola. Mela também vai dizer algumas coisas sobre o Starmobile e a Operation Star.

Saindo da base, Cassiopeia te liga novamente. Ela vai notar que você conseguiu a Star Badge desta base, agora o Schedar Squad da Team Star não existe mais. Cassiopeia vai te recompensar com 6.000 LP e expandir os TMs que podem ser fabricados na máquina de TMs. Em seguida, Penny vai trazer pra você alguns materiais para fabricar TMs.

Penny conta de os membros da Team Star não eram delinquentes, muitos deles sofriam bullying ou tinham dificuldades de interagir com as pessoas. Eles se juntaram e formaram a Team Star para lidar com os valentões que eles não conseguiam lidar sozinhos. Ela também cita que existe uma pessoa acima dos chefes das bases. Penny te deseja boa sorte em sua missão e vai embora.

LEVINCIA LIGHTHOUSE
Use Fly para Levincia (North), a cidade do ginásio elétrico. Antes de seguir pela estrada de terra aqui próxima ao Centro Pokémon, procure por uma saída que fica no lado direito do mapa. Seguindo a estrada que tem aqui, você chegará em um farol. Suba nele para registrar mais um ponto para se usar Fly.

EAST PROVINCE (AREA THREE)
De volta a Levincia (North), siga pela estrada de terra próxima ao Pokémon Center. Não teremos outro Pokémon Center no caminho dessa vez, sugiro marcar no mapa o seu próximo destino, é mais um Titan que fica ao norte de Levincia. Vamos direto a ele. Vá seguindo a estrada de terra e acompanhando sua posição no mapa.

Antes de prosseguir, dê uma boa olhada ao seu redor, aqui perto tem mais uma daquelas torres para você subir e registrar como um ponto de ser usar Fly. Faça isso, como não tem outro Centro Pokémon pela estrada, caso precise retornar a Levincia para curar seus pokémons, você poderá voltar rapidamente a esta área usando Fly.

ORTHWORM, THE LURKING STEEL TITAN (STEEL)
Quando estiver chegando próximo ao local do Titan, Arven vai te ligar, dizendo que o Titan está escondido pelas minas. Ao chegar no local, você vai avistar o Titan num buraco no chão, com a cabeça para fora. Vá pra cima dele e ele vai se deslocar para outro lugar. Continue indo pra cima dele, ele vai ficar indo para lá e para cá, até que uma hora a batalha começa.

Titan Orthworm lv.29

Use golpes do tipo fogo ou lutador. Não use golpes do tipo terra, pois a habilidade dele permite recuperar HP se for atingido por golpes de terra. Se quiser, você pode terastalizar o seu pokémon para potencializar seus ataques. Quando o HP dele estiver quase no fim, ele vai cavar um túnel na parede rochosa. Entre no túnel e vá atrás dele.

Do outro lado, você verá o Titan enterrado no chão de novo. Vamos ter que fazer aquele mesmo joguinho e ir perseguindo ele de lá para cá. Em seguida, ele vai destruir o rochedo aqui perto, abrindo uma caverna. Ele comerá da Herba Mystica. Mais uma vez, no momento mais oportuno, Arven vai te encontrar e se juntará a você numa Raid Battle contra o Titan. O parceiro dele será um Toedscool.

Titan Orthworm lv.29

Derrote-o. Entre na caverna com Arven. Vocês vão encontrar a Salty Herba Mystica. Arven vai preparar uns Sandwiches com ela. Você ganhará a Titan Badge do tipo metálico. Mais uma vez, Koraidon/Miraidon virá para fora comer seu Sandwich. Arven também dará um pouco para o Mabosstiff dele comer.

Sua montaria vai receber um upgrade. A partir de agora, Koraidon/Miraidon será capaz de pular mais alto. Mabosstiff tentará se levantar e irá latir, mostrando sinais de melhora. Arven vai deixar um pouco da Salty Herba Mystica com você.

Do lado de fora da caverna, você receberá uma ligação de Sada/Turo, informando que seu lendário recuperou mais um pouco de seus poderes originais. Para que ele pule mais alto, você deverá apertar e segurar (B). Se você apenas apertar rapidamente, ele dará um pulo pequeno. O(a) professor(a) vai agradecer e desligar.

GRAND OLIVE ORCHARD
Existem alguns locais aqui perto que seria interessante você passar. Use Fly até a torre que fica próximo do local onde o Titan Orthworm estava. Abra o mapa e siga para o sul, em direção ao rio. Você vai passar por um local chamado Grand Olive Orchard. Ao passar por aqui, será registrado um novo ponto de se usar Fly em seu mapa. Você saberá que chegou no lugar quando o ícone de Fly aparecer no seu mapa.

Agora, vamos voltar àquela estrada de terra principal por onde estávamos caminhando até chegar no Titan Orthworm. Continue seguindo por ela. Em um determinado ponto, você vai passar por um local onde você verá uma enfermeira ao lado de uma mesa com guarda-sol. Fale com ela para recuperar seus pokémons. A partir de agora, este ponto também fica acessível via Fly. Continue seguindo pela estrada de terra e você chegará em uma cidade.

ZAPAPICO
Passando por essa cidade, teremos mais um ponto registrado para se usar Fly. Essa cidade não tem nada em especial, passe nas lojas caso queira e recolha os itens que encontrar pelo chão. Existe mais um ponto aqui perto para registrarmos o Fly.

Olhe no mapa. Ao norte de Zapapico, voltando um pouquinho para a East Province (Area Three), existe um ícone de Centro Pokémon. Marque como seu próximo destino e vá para lá para assim registrar o Fly. Aqui perto tem uma base da Team Star. Antes de desafiá-la, vamos para o próximo ginásio, que é de level um pouco abaixo do chefe desta base. Teremos que ir para o outro lado do mapa.

CASCARRAFA
Use Fly até Cascarrafa. Dê uma volta pela cidade e recolha os itens que encontrar. Existem elevadores que te levam para a parte mais baixa e a parte mais elevada da cidade. Um deles te levará até a porta do ginásio. Chegando lá, você verá Kofu, o líder do ginásio, sair correndo feito um louco. A recepcionista do ginásio vai sair e dizer que ele acabou esquecendo a carteira. Ela então pede para que você leve a Carteira para Kofu, que foi até outra cidade chamada Porto Marinada. Este será o seu teste de ginásio.

Se você olhar no mapa, verá que a cidade tem uma saída para deserto. Continuando para a esquerda, você verá a cidade Porto Marinada. Você deverá cruzar o deserto para ir até lá. Marque Porto Marinada como seu próximo destino e siga para o deserto.

ASADO DESERT
Enquanto estiver passando pelo deserto, é possível que você seja interrompido por uma ligação de Arven, para falar do Titan que fica aqui perto no deserto. Esse Titan está em um level um pouco alto para este ponto do jogo, você pode até desafiá-lo se quiser, mas aqui no detonado estamos cobrindo pela ordem de level dos adversários. Temos mais 3 ginásios e 1 base da Team Star até chegar no level desse Titan. Você pode ignorá-lo por ora.

No meio do deserto existe uma pequena torre. Se você encontrá-la, passe por ela para registrar um ponto de se usar Fly, assim ficará mais fácil para você voltar aqui depois. Mantenha-se no caminho da saída do deserto para Porto Marinada.

PORTO MARINADA LIGHTHOUSE
No caminho para a cidade, você vai achar Kofu contemplando algumas flores, mas logo ele sairá correndo de novo. Passe pelo Centro Pokémon aqui perto para registrar o ponto de se usar Fly. Tem um farol aqui perto também, passe por ele para registrar mais um ponto de se usar Fly.

PORTO MARINADA
Ao entrar na cidade, vá para um mercadão que existe aqui. Você vai encontrar Kofu, mas quando se aproximar dele, um treinador de ginásio irá te barrar. Derrote-o e devolva a carteira para Kofu. Está rolando um leilão aqui de algumas algas marinhas de Hoenn. Kofu quer muito essas algas e decide que, para desafiá-lo no ginásio, você deverá participar desse leilão. Quem arrematar pelo maior lance, leva.

Kofu lhe dará $50.000. Existem mais duas outras pessoas interessadas. Vá dando lances pelo valor mais baixo das opções, e vá aumentando para cobrir o lance dos outros. No fim, você pode terminar arrematando por um valor abaixo dos $50.000 que você recebeu, podendo ficar com o restante do dinheiro para você. Entregue as algas para Kofu e você poderá desafiá-lo no ginásio.

CASCARRAFA – WATER-TYPE GYM
De volta ao prédio do ginásio, quando você entrar, verá Hassel novamente. Ele vai lhe apresentar Rika, uma mulher que também faz parte da Elite 4. Depois da conversa, os dois vão embora. Informe para a recepcionista que você passou no teste do ginásio e você poderá desafiar o líder. Este é o ginásio do tipo água.

Kofu usa:
Veluza lv.29
Wugtrio lv.29
Crabominable lv.30 (Tera Water)

Use golpes do tipo elétrico e planta. Contra Veluza, os tipos inseto, fantasma e noturno também podem ajudar. Embora Crabominable seja do tipo gelo, evite usar um pokémon de fogo, visto que ele será terastalizado para o tipo água e não terá mais essa fraqueza. Derrote-o e você ganhará a Gym Badge do tipo água.

Saindo do ginásio, Nemona vai chegar e lamentar por não poder batalhar com você agora, visto que ela ainda não enfrentou o ginásio.

NAVI SQUAD’S BASE – TEAM STAR POISON CREW
Vamos voltar para East Province (Area Three), num Centro Pokémon próximo de Zapapico. Marque no mapa a base da Team Star que tem aqui perto e vá para lá. Chegando lá, você vai esbarrar com Clive de novo. Ele vai dizer que precisa obter mais informações com os estudantes problemáticos.

No portão da base, um garotinho está falando com um dos membros da Team Star, querendo ver o chefe da base. Você pegará o membro que estava guardando a base desprevenido, mas o garotinho se oferece para deter você enquanto o membro escapa! Derrote o pequeno. Clive vai se aproximar. O garotinho não faz parte da Team Star. Clive diz que vai interrogá-lo.

Cassiopeia te chamará pelo Rotom Phone. Ela vai te informar mais a respeito de Atticus, o chefe da base. Este é o esquadrão do tipo veneno. Escolha os 3 pokémons que você quer usar para desafiar a base e deixe-os nas 3 primeiras posições da sua equipe. É bom dar Pecha Berry para seus pokémons segurarem, certamente vão ficar envenenados durante a batalha contra Atticus. Toque a campainha para acessar a base.

Vá mandando seus 3 pokémons no modo Let’s Go para ir enfrentando os 30 pokémons que vão aparecer em seu caminho. Pare nas máquinas de bebidas caso precise curá-los. Você tem 10 minutos para completar o percurso. Finalizando, você vai ter que encarar a chefe da base.

Atticus usa:
Skuntank lv.32
Muk lv.32
Revavroom lv.33
Navi Starmobile lv.32 (Poison)

Use golpes do tipo terra ou psíquico. Um tipo fogo também pode servir contra Revavroom. Derrote-o e você vai assistir a um flashback de Atticus conversando com os outros chefes da Team Star. Você ganhará a Star Badge do tipo veneno.

Clive vai trazer o garotinho para bater um papo com Atticus. Os dois eram muito amigos na escola. Ele estava preocupado de Atticus ser expulso da escola, mesmo ele sendo gente boa. Atticus também menciona que nenhum dos chefes da Team Star chegou a ver o Big Boss, todos ficam apenas vigiando suas respectivas bases esperando que ele apareça.

Saindo da base, Cassiopeia te liga novamente. Ela vai notar que você conseguiu a Star Badge desta base, agora o Navi Squad da Team Star não existe mais. Cassiopeia revela que o verdadeiro plano dela é derrotar o Big Boss da Team Star. Ela também vai te recompensar com 7.000 LP e expandir os TMs que podem ser fabricados na máquina de TMs. Em seguida, Penny vai trazer pra você alguns materiais para fabricar TMs.

TAGTREE THICKET
Essa base da Team Star fica dentro de uma floresta. Você pode explorar por aqui, recolhendo os itens pelo caminho. Não há treinadores por aqui nem ponto de Fly para registrar. Você deve continuar pela esquerda do mapa.

DALIZAPA PASSAGE
Este caminho começa lá em Zapapico. Vá seguindo a estrada de terra até chegar a uma bifurcação. O caminho da esquerda leva para Glaseado Mountain. O da direita vai para Medali, a cidade do próximo ginásio. É para lá que vamos continuar. Continue pela estrada de terra, você vai chegar em uma caverna. Você deve atravessar a caverna para chegar na cidade do outro lado.

Em uma parte da caverna existe uma área aberta com um Centro Pokémon. Passe por ele para registrar um ponto de se usar Fly. Continue andando até sair da caverna e chegar na cidade.

MEDALI – NORMAL-TYPE GYM
Vá andando pela cidade recolhendo os itens que encontrar. Ao entrar no ginásio, Nemona vai entra logo depois de você. Ela vai se lamentar por não ter conseguido batalhar com você antes e pergunta se aceita batalhar com ela agora. Ela vai precisar de um tempo para se preparar, enquanto você espera, você poderá desafiar o líder deste ginásio.

Fale com o atendente. Este é o ginásio do tipo normal. Para o teste deste ginásio, seu trabalho vai ser descobrir o prato secreto do cardápio do Treasure Eatery, um restaurante da cidade. Após descobrir, você deve fazer um pedido desse prato para o garçom do restaurante para assim passar no teste.

O atendente vai te informar sobre outros 3 desafiantes na cidade que estão tentando passar no teste. A cada um deles foi dado uma dica diferente para saber qual é o prato secreto. Você deve encontrá-los e desafiá-los em uma batalha. Você também vai receber uma dica, sendo assim, o perdedor deve dizer ao ganhador qual a dica que recebeu. Sua meta é juntar as 4 dicas para determinar qual é o prato secreto. Apenas o desafiante que fizer o pedido corretamente vai passar no teste.

A dica que o atendente vai te dar é descobrir como os fregueses do restaurante temperam os seus pratos. Saia do ginásio e vá andando pela cidade. Você vai perceber que algumas pessoas estão com um balão de fala sobre a cabeça, elas são os desafiantes, fale com elas para desafiá-las numa batalha. Após vencê-las, fale com com elas novamente para receber a dica delas.

Uma treinadora vai dar a dica de "um ponto escuro cercado por escadas". Desça a escadaria aqui perto dela, interaja com a porta escura e você verá que tem algo escrito: "Fire Blast".

Outra treinadora vai dar a dica para ver "algo estranho na barraca de sorvete". Olhe em sua volta e procure pela barraca de sorvete. Na barraca da direita, veja o que tem à venda. Você verá que o último item não é um sorvete, mas sim: "Grilled Rice Balls".

O último treinador vai dar a dica para você ouvir perto do "pokémon pássaro azul". Olhe em sua volta e você vai encontrar um homem com um Squawkabilly azul em cima da cabeça. Fique ouvindo o que ele está falando, uma hora ele fala: "Meedyum! Meedyum!"

Agora entre no restaurante Treasure Eatery, fica perto do Centro Pokémon – Medali (East). Antes de falar com o garçom na entrada, procure por um rapaz de terno que está comendo aqui dentro. Ele vai dizer que os fregueses do restaurante temperam seus pratos com "lemon".

Com as 4 dicas na mão, vá até a entrada do restaurante e fale com o garçom (o cara de avental verde). Você deve fazer o seguinte pedido: Grilled Rice Ball, Medium Serving, Extra Crispy – Fire Blast Style e Lemon. Feito isso, o restaurante vai se transformar num campo de batalha. Você vai passar no teste. Se você precisar mexer no seu time, faça isso agora. Este é o ginásio do tipo normal. Fale novamente com o garçom e a batalha contra o líder vai começar. Para a sua surpresa, o líder é aquele rapaz de terno que você acabou de falar.

Larry usa:
Komala lv.35
Dudunsparce lv.35
Staraptor lv.36 (Tera Normal)

Use golpes do tipo lutador. Cuidado a colocar um pokémon lutador na frente de Staraptor, apesar de ele estar terastalizado para o tipo normal, ele ainda tem um golpe voador, com vantagem ao seu tipo lutador. Derrote-o e você ganhará a Gym Badge do tipo normal.

Depois da batalha, você estará de volta ao prédio do ginásio. Geeta vai aparecer para lhe parabenizar pela vitória. Ela será interrompida, que veio te desafiar para uma batalha. Nemona comenta que chama Geeta de La Primera por estar acima dos treinadores nível de campeão de Paldea, nível em que Nemona está. Geeta é a Top Campeã de Paldea ao mesmo tempo que é a presidente da Liga Pokémon de Paldea.

A BATALHA COM NEMONA – 5º GINÁSIO
Do lado de fora, Geeta comenta que após conseguir as Gym Badges, você deve desafiar a Liga Pokémon, que fica a noroeste de Mesagoza. Geeta vai curar seus pokémons e você poderá batalhar contra Nemona.

Nemona usa:
Lycanroc lv.36
Goomy lv.36
Pawmo lv.36
Meowscarada (Tera Grass)/Skeledirge (Tera Fire)/Quaquaval (Tera Water) lv.37 (inicial com fraqueza ao seu)

Como reconhecimento pela sua vitória, Geeta vai lhe oferecer o TM171 Tera Blast. Se um pokémon terastalizado usa esse golpe, esse golpe será do tipo Tera desse pokémon. Ele pode ser um golpe físico ou especial, o stat que for maior em seu pokémon.

WEST PROVINCE (AREA THREE)
Dê uma explorada nesta área que fica nos arredores de Medali, pegando itens e enfrentando treinadores, subindo level pois logo enfrentaremos mais um ginásio. Note que esse espaço é cercado por rios. À esquerda temos Cascarrafa e Asado Desert novamente, voltaremos a passar aqui logo após o próximo ginásio.

Acima do rio temos uma área com adversários de level mais alto, não vamos para lá ainda. Vamos seguir pela área da direita, subindo a montanha de gelo. Você deve seguir pelo caminho chamado Glaseado Mountain Path.

GLASEADO’S GRASP
Quando você alcançar a montanha de gelo, confira no mapa a localização do Centro Pokémon mais próximo e siga direto para lá, para registrar o ponto de usar Fly. Um pouco ao sul do Centro Pokémon no mapa, existe um local chamado Glaseado’s Grasp. Passando por lá, você vai registrar mais um ponto de se usar Fly.

À direita no mapa você verá uma cidade chamada Montenevera. Marque como o seu próximo destino e vá subindo a montanha de gelo até chegar lá.

MONTENEVERA – GHOST-TYPE GYM
Depois de dar um rolê pela cidade, vá para o prédio do ginásio. Lá dentro, o professor Jacq perguntará como está indo a sua caça ao tesouro. Receba dele o Lucky Egg, item que você pode dar para um pokémon segurar para que ele ganhe mais Exp. Points que o normal.

Fale com a balconista para pegar o seu teste de ginásio. Este é o ginásio do tipo fantasma. O desafio aqui vai ser passar por uma sequência de 3 batalhas em dupla sem interrupção entre as batalhas. Do lado de fora, existe um palco que serve como campo de batalha. Ryme, a líder daqui, é uma rapper. Fale com o MC Sledge, o cabeludo de chapéu em frente ao palco. Ele vai permitir que você inicie as batalhas.

Você deve ir aquecendo o público com suas batalhas. Se você terastalizar seu pokémon, acertar um Critical Hit ou derrotar um pokémon adversário, o público vai começar a torcer para você, dando alguns boosts nos seus stats. Seus pokémons serão curados entre as batalhas, assim como seu Tera Orb será recarregado. Vencendo os 3 treinadores, a líder do ginásio vai se mostrar. Volte e diga para a balconista que você completou o teste. Você verá a líder fazendo uma batalha de rap, mas logo você poderá enfrentá-la. Prepare-se para a batalha!

Ryme usa:
Banette lv.41
Mimikyu lv.41
Houndstone lv.41
Toxtricity lv.42 (Tera Ghost)

Use golpes do tipo fantasma ou noturno. Contra Mimikyu, golpes metálicos também ajudam. Repare que Toctricity tem fraqueza a psíquico, porém ele vai ser terastalizado para o tipo fantasma, deixando de ter essa fraqueza. Derrote-a e você ganhará a Gym Badge do tipo fantasma.

Saindo do ginásio, Hassel virá te ver de novo. Ele ficou bastante empolgado com sua batalha neste ginásio e está ansioso pelo dia que você for desafiá-lo na Elite 4.

(detonado em construção)