Detonado Legends: Arceus

Detonado iniciado pelo Robert_Jurgen. Continuação/Revisão por Bakujirou.

EM ALGUM LUGAR ENTRE O TEMPO E ESPAÇO…
Escolha o idioma do seu jogo. Você verá uma luz em meio à escuridão. Uma voz irá te cumprimentar. É Arceus, o deus pokémon. Ele vai perguntar sobre como é a sua aparência. Escolha se você é menino ou menina, sua cor de cabelo e de pele. Digite o seu nome. Arceus dirá que você vai conhecer o estranho Mundo Pokémon. Se você conseguir pegar todos os pokémons, você poderá encontrar o Arceus. Você se verá caindo em meio à escuridão e seu smartphone escorrega das mãos. Você verá o Arceus iluminado, que fará alguma coisa com o seu smartphone. Vocês irão brilhar depois disso.

PRELUDE BEACH – BEM-VINDO À REGIÃO DE HISUI
Você está caído no chão e é encontrado pelo Profº Laventon e os três iniciais. Ele dirá que você caiu do céu. Laventon irá estranhar as suas roupas e fará algumas perguntas a você. Ele irá se apresentar e te mostrar os pokémons: Rowlet, Cyndaquil e Oshawott. Os três vão sair correndo e Laventon pedirá a sua ajuda para pegá-los.

Neste jogo, para abrir o menu, você deve apertar a seta direcional para cima (▲). Aqui você pode salvar o jogo, ver um guia de todos os controles do jogo e alterar algumas configurações (como desligar o salvamento automático ou ligar a opção de movimento de joycon com a opção “Motion”). Para acessar os outros menus, use (ZL) ou (ZR). Com o seu analógico direito do Nintendo Switch, você pode controlar a câmera livremente. Com o seu analógico esquerdo, você pode alternar entre andar e correr.

Vá atrás do professor. No caminho, o seu smartphone ficou no chão, porém está diferente de antes. Pegue-o. Agora ele é um Arc Phone. Uma mensagem nele diz que você tem uma missão: procurar todos os pokémons! Siga atrás de Laventon. Ele está com problemas para apanhar o trio de iniciais. Ele irá apontar onde cada um deles está e lhe empresta 50 Poké Balls. Você deverá capturar os três iniciais com as pokébolas. (Não se preocupe em errar ou ficar sem pokébolas, converse com ele para pegar mais 10 Poké Balls).

Para capturá-los, aperte e segure o botão (ZR) para preparar uma pokébola. Enquanto estiver segurando (ZR), você pode andar com a pokébola na mão. Haverá um alvo no centro da tela, ajuste o ângulo da câmera com o controle direito, de forma que o alvo fique mirando no pokémon. Quando o pokémon estiver no alvo, solte o botão (ZR) para lançar. Se você preparou uma pokébola mas não quer mais lançá-la, basta apertar (B). Capture Rowlet, Cyndaquil e Oshawott. Os dois primeiros que você acertar a pokébola vão entrar na pokébola de primeira, o terceiro vai escapar uma vez e você terá que tentar de novo. Pegando os três, leve-os até o professor.

Mostre o seu Arc Phone para Laventon, ele vai achar que é um dispositivo bem estranho e vai saber sobre a sua missão de procurar todos os pokémons. Laventon dirá que tem o sonho de registrar os dados de todos os pokémons desta região, criando uma Pokédex. Para tanto, é preciso capturá-los, mas Laventon tem medo. Laventon pedirá a sua ajuda para capturar todos os pokémons. Diga que vai ajudá-lo. Ele vai te levar até a Jubilife Village, onde poderá colocar roupas mais adequadas. No caminho, você verá alguma energia estranha sobre uma grande montanha.

JUBILIFE VILLAGE E CANALA AVENUE
Laventon vai lhe apresentar o vilarejo e comentar sobre a Galaxy Expedition Team. Você vai caminhar pela Canala Avenue (não é bug do jogo você andar devagar, é assim mesmo, siga-o). Como as pessoas aqui conhecem pouco sobre os pokémons, elas costumam sair do vilarejo. Você entrará no Galaxy Hall, a base da Team Galaxy. Laventon vai entrar para avisar que vocês recuperaram os pokémons que escaparam e pedirá para que você espere na cantina chamada The Wallflower. Neste momento, seu Arc Phone irá tocar. Ele vai mostrar um mapa de onde você deve ir. Sempre que precisar ver o mapa, basta apertar o botão (-).

Chegando lá, um rapaz chamado Beni vai olhar para você e te achar muito suspeito. Um garoto(a) vai aparecer. Se você joga como menino, que vai aparecer será Akari. Se você joga como menina, quem vai aparecer será Rei. Rei/Akari vai conversar com você até que Laventon chegue. Rei/Akari vai questionar o professor do porquê ter te escolhido. Uma mulher chamada Cyllene, que é Capitain da Galaxy Team’s Survey Corps, irá se mostrar. Laventon comentou com Cyllene sobre a sua ajuda. Ela vai te dar uma chance para você provar que merece entrar para a equipe no dia seguinte.

Laventon vai pedir para Beni prepara uma refeição. Você, Laventon e Rei/Akari vão se sentar para comer. Eles vão comentar sobre a região de Hisui. As pessoas desta época veem os pokémons como criaturas aterrorizantes. Após a refeição, vocês vão conversar sobre a prova que você terá que passar antes de entrar na Survey Corps. Cyllene virá e mostrará um lugar para você passar essa noite. Ela vai frisar que se você falhar na prova no dia seguinte, você terá que ir embora. Entre na casa que Cyllene indicou. Vá até a cama e durma.

De manhã cedo, você será acordado por Rei/Akari te relembrando de sua prova de entrada na Survey Corps e se adianta para a base. Entre. Algumas pessoas estarão gritando na ala médica, Rei/Akari fala que ocorreu um incidente com um pokémon nobre que enlouqueceu e atacou as pessoas. Rei/Akari vai te apresentar pra Cyllene e a Captain vai ser direta em te designar os objetivos de sua missão e te presenteia com uma bolsa de cintura, um equipamento que todos os membros da Galaxy Team usam para guardar os itens.

MISSION – GALAXY TEAM’S ENTRY TRIAL
Após aceitar a missão, o jogo explica que as missões lhe darão o progresso do jogo e os requests são missões opcionais que vão surgindo à medida em que cumpre requisitos e converse com as pessoas ou o quadro negro. O Profº Laventon lhe chamará para escolher qual dos pokémons você escolherá como seu parceiro: Cyndaquil do tipo Fogo, Rowlett do tipo Grama ou Oshawott do tipo Água. Mova-se até um deles e ao ficar próximo, aparecerá o nome do pokémon e um botão A destacado no ar.

Depois de decidir o inicial, o Profº Laventon lhe apontará a Obsidian Fieldlands para cumprir seu teste e também lhe dará 20 Poké Balls para a missão e estará torcendo por você. Saia da vila. Rei/Akari estará conversando com Volo da Ginkgo Guild, a guilda de mercadores. Ele te desafia numa rápida batalha.

Volo usa:
Togepi lv.5

Depois da batalha, Volo alerta que à medida em que o pokémon fica mais forte, ele aprende mais golpes. Lembre de abrir a bolsa com o botão (▲) e trocar os golpes dos pokémons que queira. Volo curará os pokémons e lhe dará uma amostra grátis com 5 Potions. Prossiga para sair da vila e ir para Obsidian Fieldlands.

Rei/Akari lhe levará para o acampamento de Obsidian Fieldlands, lhe revelando os pokémons que devem ser capturados: Bidoof, Starly e Shinx. O Profº Laventon aparece logo em seguida, a contra-gosto, para te monitorar. Rei/Akari fica frustrado, mas logo lhe acompanhará no teste.

Pegue Bidoof. Você aprenderá a usar o botão (ZL) para focar no pokémon, facilitando a mira para lançar Pokébolas ou para desviar de golpes. Após capturá-lo, siga Rei/Akari. Ele te ensina a ficar escondido dos pokémons se agachando, pressione (B) e fique oculto dentro do matinho, você pode usar (B) novamente para ficar de pé. Pegue Starly.

Vá até Rei/Akari e ele ensinará a usar o pokémon em árvores e rochas para coletar materiais para você. Depois, siga-o e encontrarão um Shinx. A tela ensina que quanto mais flechas aparecerem em um pokémon focado (usando o botão “ZL” e “ZR” pressionados) mais fácil é capturar o alvo. Se o alvo possuir uma letra X vermelha sobre ele, o pokémon não poderá ser capturado a menos que enfrente-o numa batalha. Se lembre de apertar o botão (X) para trocar a categoria de arremessar item por arremessar pokémons e vice-versa.

Jogue um dos seus pokémons no Shinx para batalhar e capture-o com a vida baixa. (Pra selecionar uma Poké Ball, existem dois modos. Pela categoria, pressionando “X” e em seguida escolhendo o que deseja entre o “L” ou “R” e depois pressione “ZR” para usar o ícone selecionado da categoria e depois confirme com “A”. Ou do modo tradicional, “▲” para abrir o menu de itens e em seguida usar a Poké Ball).

Concluindo a missão você voltará para o acampamento e o Profº Laventon te parabenizará pelo sucesso e tirará uma foto sua (para colocar em seu Trainer Card). De volta pra Jubilife Village, você terá de reportar a missão para Cyllene, no Galaxy Hall. Após lhe dar os parabéns, você receberá também o uniforme da Survey Corps por se tornar o mais novo membro do grupo. Cyllene orienta que troque de roupas e se apresente ao comandante.

Em sua residência, fique na frente do espelho e coloque seu recém adquirido uniforme, use (R) ou (L) para transitar nas abas, vá pra aba do roupão e selecione o Survey Corps Uniform e vá pra aba de sapatos e selecione o Survey Corps Sandals, em seguida pressione (B) e Yes. (Também tem a opção de trocar a cor da lente de contato na última aba). Volte para a base, você receberá da Cyllene um gorro/lenço para cobrir o seu cabelo. Então, suba as escadas e fale com Kamado, o comandante da Galaxy Expedition Team.

Depois de te aceitar como mais novo membro da Survey Corps, pede para se dedicar ao serviço da Pokédex. Com isso você cumpriu sua primeira missão! Cyllene avisa que você começa como um recruta “Sem Estrela Alguma” dentro do ranking dos membros da Galaxy. Cumpra seus deveres e você poderá subir habilmente de rank. O Profº Laventon afirma que quanto mais dados na Pokédex forem preenchidas, mais rank você sobe. E também vai aproximar você do seu objetivo de encontrar cada um dos pokémons! Cyllene te presenteia com a receita para criar Poké Ball e $3.000 para adquirir os materiais que necessitar. Em seguida orienta Rei/Akari para te ajudar a confeccionar seus itens.

MISSION – THE BASICS OF CRAFTING
Do lado de fora, a Anthe vai te entregar um conjunto de roupas Everyday Kimono. Vá ate Rei/Akari para a mesa na casa de artesanato para poder criar Poké Balls. Selecione a Poké Ball e então selecione até 20 unidades (o máximo que pode confeccionar). A mesa de trabalho te permite confeccionar usando os materiais guardados no baú, facilitando o trabalho. Missão cumprida!

Com suas mais novas Poké Balls, o Profº Laventon lhe dará a Pokédex (é um caderninho). Com isso você poderá completar as tarefas de pesquisa, que o professor falou para subir seu rank. Vá pro Obsidian Fieldlands.

MISSION – GETTING TO WORK ON RESEARCH TASKS
Enquanto está caminhando para a próxima missão, um guarda te pede ajuda.

Você pode aceitar as missões opcionais que estão marcadas no mapa. Converse com este guarda, ele lhe dará o pedido “Wurmple Can Evolve”. Além de lhe informar como você pode evoluir seus pokémons (após o pokémon possuir o requisito mínimo para evoluir, você pode selecionar “Evolve” no menu de pokémon). Tem algumas pessoas na vila pedindo serviços também. Caso esteja pronto, siga para a saída do vilarejo e vá pra Obsidian Fieldlands.

O Profº Laventon lhe dará mais instruções sobre as tarefas e de como você poderá verificar o progresso delas na Pokédex. Rei/Akari te alertará para fugir de ataques de pokémons selvagens e lhe ensina a desviar. Basta usar o botão (Y).

Siga Rei/Akari. Ele comenta que pode consultar as tarefas Pokédex com (ZL) pressionado junto do (▼) direcional para baixo ao focar em pokémon e em seguida pede pra que preste atenção em quantas capturas você precisa fazer na página de Bidoof. Ele também te relembra de trocar as categorias com (X), para usar itens ou pokémons para iniciar as batalhas.

Depois Rei/Akari mostra o Starly e comenta que uma das tarefas é capturar Starly sem ser visto. Ele te pede para que o procure quando completar mais tarefas de Pokédex. Tente usar Leafage/Ember/Agua Jet (4x) do seu Inicial; capturar (6x) Bidoof; capturar (6x) Starly e capturar sem ser visto (5x) Starly (se pegar o Starly sem ser visto conta para ambas tarefas de captura); capture (3x) Shinx, use o Quick Attack do seu Shinx (6x) e tente derrubar (4x) Shinx; capturar (3x) Wurmple e capturar sem ser visto (4x);

Tente completar algumas das tarrefas indicadas e então vá falar com Rei/Akari. Ele mostrará onde está Buizel e avisa que eles são agressivos. O jogo avisa dos perigos de receber muito dano e sobre o desmaio (black out). Ao desmaiar você perde alguns itens que carrega. Rei/Akari pede para que preste atenção nas tarefas de Buizel. Encontre o Rei/Akari e como recompensa você ganha o Crafting Kit. Com ele, poderá confeccionar itens sem uma mesa de trabalho, mas terá a limitação de usar os materiais que você está carregando nos bolsos. Além disso, lhe dará a receita para Potion. Rei/Akari comenta que poderá confeccionar pokébolas ou potions caso possua os materiais necessários. Logo em seguida Rei/Akari pede para examinar sua Pokédex para verificar o progresso, basta apertar (B) para fechar a Pokédex. Ele te pedirá para reportar ao Profº Laventon o seu progresso da Pokédex e assim receber os pontos de pesquisa.

Você pode continuar no mapa, ou pode dar por terminado a sua exploração e extração de itens. Volte para o acampamento e reporte seu progresso, conversando com o professor. Pegue seus prêmios e o professor atualizará os dados da Pokédex.

Ao concluir a missão, você voltará pra Jubilife Village. Reporte seu progresso para Cyllene, para ganhar a primeira estrela de rank. Os pokémons até o lv.20 te obedecerão. E também ganha a receita para confeccionar Heavy Ball e de Revive. Missão concluída! Cyllene vai dispersá-lo para o The Wallflower. O Profº Laventon comenta sobre a missão que Rei/Akari pegou para o Diamond Clan e Rei/Akari logo responde que vai deixar esta missão para você, que é mais capacitado em batalhas pokémon, Profº Laventon explica sobre o Diamond Clan e sua importância para Hisui.

No dia seguinte. Rei/Akari te agradece pela missão e te orienta a ir para a Pastures House (é um cercado grande com pokémons dentro do cercado), voltando em direção da guarita de mapas, mas tome o caminho da direita e passe pela ponte, converse com a moça e edite os pokémons para a sua equipe (pois você vai ter 2 Bidoofs/ 2 Starlys na sua equipe).

Siga a marcação do mapa e encontrará com Rei/Akari, que está preocupado com a falta habilidade em batalhas usando o parceiro Pikachu. Como forma de fortalecer seus laços, ele/ela te desafia para uma batalha.

Rei/Akari usa:
Pikachu lv.9

Em seguida, Rei/Akari comenta sobre os tipos de pokémon e de que modo eles influenciam a batalha.

(Em seguida aparece um guia do quadro de Fraquezas e Resistências de Pokémons, na horizontal são os ataques de seus pokémons e na vertical são os inimigos defendendo seus golpes; o quadro se complementa na página 1 e 2, você pode reler este quadro dentro do menu de pausa “▲” e selecionar Survey Tips no ícone de engrenagem).

Em seguida, você conhece Zisu, a capitã da Security Corps e também uma mestre das antigas artes marciais. Ela vai te ensinar sobre os estilos de movimento (Strong e Agile). Strong Style faz um golpe ganhar mais poder, mas pode fazer o pokémon agir menos vezes na batalha. Enquanto que Agile Style faz o golpe perder poder, mas pode permitir atacar o alvo mais de uma vez, antes de receber um contra-ataque. Existem duas formas de ganhar styles para seus golpes. O primeiro é ganhar master em algum movimento, repetindo-o várias vezes. Ou evoluir o pokémon também pode permitir ele utilizar styles. Na batalha, use (L) ou (R) ou use (◄) para esquerda e (►) para direita, para alternar os Styles. Zisu também avisa-o que pode ensinar golpes fortes para seus pokémons (pagando um pequeno preço por cada golpe).

MISSION – A REQUEST FROM MAI
Se dirija para Obsidian Fieldlands. Ao sair da vila, você é surpreendido por Volo, que logo lhe dá mais dicas para capturas, que é arremessar as pokébolas por trás do pokémon.

Assim, se dirija para Obsidian Fieldlands e procure uma ponte que tem um guarda. Converse com ele para liberar a passagem e converse com Mai e ela te desafia para uma batalha.

Mai usa:
Munchlax lv.10

Depois de derrotá-la, ela curará os pokémons e lhe dará 5 Vivichoke. Arceus envia mensagens e então Mai olha no mapa do Arc Phone para saber o caminho para Deertrack Heights. Tente dar comida pra Kricketot (4x) e capturar (3x) Kricketot; capture (3x) Geodude, derrote ele com golpe de Água (2x); capture (6x) Zubat, derrote (3x) Zubat e derrote Zubat (4x) com golpe de Rocha (dá pra completar ambos enquanto derruba os Zubat);

Siga para Deetrack Heights. Depois de alcançar uma colina, Mai fala sobre um tal pokémon abençoado e o Profº Laventon fica a postos para registrar uma foto. Mas então, surge um Kricketune com os olhos vermelhos brilhantes, este é um Kricketune Alpha. Um pokémon maior que os demais e que possuem golpes mais incomuns do que os da sua espécie, estes são mais difíceis de capturar também. Ao iniciar a luta, uma tela irá explicar sobre o uso do botão (Y), que mostra a ordem de ação dos pokémons em batalha, definida pela velocidade de ação dos pokémons. A velocidade dos pokémons poderá ser alterada por meio de determinados golpes e itens ou influenciado pelo stat de Speed dos pokémons. Um pokémon com alta velocidade de ação age mais vezes em sequência.

Alpha Kricketune lv.12

Tente capturá-lo. Wydeer desce e se aproxima de você antes de ir embora. Rei/Akari aparece para dar um recado da Cyllene, pedindo para fazer um acampamento onde estiverem. Depois disso, Mai admite que Wydeer acabou gostando de você. Missão cumprida! Com esta nova base, você poderá iniciar missões em outro ponto do mapa. Rei/Akari convida todos para comer na The Wallflower.

Beni comentará sobre as notícias que anda correndo na vila, sobre os ataques que o Kleavor enlouquecido fez as pessoas da Galaxy que foram investigar hoje de manhã. A ala médica está com dificuldade para tratar dos feridos. E também comenta sobre um raio ter atingido Kleavor e que ele endoidou desde então. Profº Laventon irá tomar a missão de Kleavor para que você possa cumpri-la.

No dia seguinte. Rei/Akari pedirá para ir até o comandante Kamado. Em seguida, aparecem duas figuras diante da base Galaxy, um rapaz de azul é Adaman e a garota de rosa é Irida, discutindo sobre a imagem da deidade “Toda Poderosa Sinnoh”. Rei/Akari explica que a garota é a líder da Pearl Clan, enquanto que o rapaz de azul é o tal do líder da Diamond Clan que conheceram outro dia.

Entre na base. Profº Laventon estará no térreo diante de um quadro com pedidos das pessoas do vilarejo. Caso deseje pode pegar pedidos ali. Suba e converse com Kamado. Você o encontrará conversando com os líderes dos clans, acerca do Kleavor, nobre do Pearl Clan. Kamado o apresentará para os líderes. Em seguida, o comandante da Galaxy irá propor te colocar para analisar o estado do Kleavor.

MISSION – THE FRENZY OF THE LORD OF THE WOODS
Irida contará mais sobre Kleavor, alertando de que nenhum pokémon encontrado tem força comparada à ele. Em seguida, reporte a missão que irá realizar com Cyllene. Profº Laventon comenta que você deve ter cuidado, já que a Security Corps tentou usar pokébolas em Kleavor e não conseguiram capturá-lo. Cyllene pergunta se você tem certeza de que vai encarar esta missão. Profº Laventon comenta que precisam descobrir que tipo de oferenda usam para agradar Kleavor.

Antes de ir embora, Bagin fala que pode te ensinar a organizar a bolsa, por um pequeno pagamento. Será extremamente útil aumentar seu espaço do bolso, pois você começa com 20 espaços. Converse com ele para pegar 5 espaços para o aumento de bolso (ele pede um valor bem pequeno para cada um). A partir do 6.º espaço, ele pede por $1000 e o valor aumenta a cada novo espaço… pague apenas quando tenha um bom dinheiro sobrando.

Caso decida voltar para fabricar seus itens que obteve das missões na mesa de trabalho… Anvin irá te dar a próxima receita, Pokéshi Doll (útil para vender nas lojas) e uma missão opcional. Converse com Anvin para comprar receitas (se tiver disponível). Saia da base e vá pra Obsidian Fieldlands, encontre Lian para pegar informações sobre Kleavor. Volo aparece novamente, mas ele te trará 3 Super Potion como amostra grátis, antes de partir para a missão do Kleavor.

Saindo dos arredores do vilarejo, você acabará encontrando a direção marcada do mapa da Grandtree Arena. Aproveite para cumprir algumas tarefas da Pokédex no caminho até a marcação (preste atenção na faixa de terra pequena para atravessar o rio) e logo encontrará Lian, o guarda do Kleavor. Ele irá te desafiar.

Lian usa:
Goomy lv.15

Depois da batalha, Lian adverte que é perigoso se aproximar de Kleavor e foi incapaz de lidar com a fúria dele. Irida surge para falar sobre o problema. Em seguida seu Arc Phone apita, te avisando do recurso de viagem instantânea ao pressionar “X” no mapa.

Agora precisará retornar até a base do acampamento e reportar o progresso para Profº Laventon. Fica a sua escolher usar a viagem instantânea do mapa ou ir à pé. Ao retornar, você terá os dados atualizados da exploração. De volta na base Galaxy, Profº Laventon analisa toda a informação da Irida do Pearl Clan e depois de pensar numa solução, ele decide produzir “bolas especiais” com bálsamos para acalmá-lo. Seu objetivo é descobrir a comida favorita do Kleavor, junto de Irida e Lian para produzir Teatime Balls.

Tente sair da vila. No meio do caminho, você encontrará Adaman e Mia. Ele lhe dará Celestica Flute para chamar Wydeer. Depois de tocar a melodia da flauta, você também adquire um Mind Plate. Agora você tem acesso à primeira montaria do jogo. Para ativar a montaria use o botão “+” pra subir ou descer do Wydeer. Ao chegar em Grandtree Arena, Irida vai batalhar com você para saber se é digno de pegar a comida de Kleavor.

Irida usa:
Glaceon lv.17

Depois de derrotá-la ela cura os pokémons. Depois de produzir as Teatime Balls com a comida, Lian vai chamar Kleavor. Aceite e você vai enfrentá-lo.


Noble Kleavor lv.18

Lance Teatime Balls, depois batalhe contra ele quando ele ficar atordoado. derrube-o com golpes de Água ou Rocha. Caso se de bem, os Teatime Balls ganham o dobro de efetividade por um curto tempo. Cuidado para não ser atingido.

Quando conseguir acalmá-lo, você ganha uma Insect Plate. Irida lhe presenteará com 3 Sitrus Berry e curará seus pokémons também. Reporte o progresso para o Kamado. Ao voltar pra base, Kamado alertará você de que mais Noble Pokémons ficaram enlouquecidos. Também comenta que deverá continuar com as expedições para coletar dados e te dispensará. Missão concluída!

Mais uma noite no The Wallflower, todos se reúnem para conversar. Rei/Akari acaba de aprender um item novo e lhe dá a receita da Smoke Bomb. Antes de ir dormir, você é interrompido por uma menina, Vessa. Ela precisa contar algo em segredo. Ela revela sobre uma entidade que quebrou um selo e está prestes a colocar Hisui em perigo. Ela te pede ajuda para restaurar este selo. Ao aceitar, você adquire a Odd Keystone. Com a keystone em mãos, você precisa coletar os fogo-fátuos que estão espalhados por Hisui. O primeiro deles aparece ali perto de vocês. Vessa irá lhe recompensar a medida em que colete mais destes espíritos malignos, no pedido “Eerie Apparitions in the Night”.

No dia seguinte, você conhecerá a Arezu do Diamond Clan, ela é especialista em corte de cabelo.

MISSION – AREZU’S PREDICAMENT
(Aqui você terá acesso no pedido que permite trazer novos itens para sua loja, ao falar com o Choy: “Getting Ahold of New Wares”. Traga 3 Hearty Grains – do mapa Crimson Mirelands – para o senhor que está no subssolo da base da vila e finalize ao conversar com Choy novamente.)

Vá até o Kamado. Arezu atualiza a situação dos pokémons nobres. Kamado comenta sobre o guarda de Ursaluna, a Mistress Calaba do Pearl Clan. O comandante chama tua atenção e lhe indica para estudar Ursala na Crimson Mirelands. Você vai estar conversando com Cyllene e ela comenta que o acesso para Crimson Mirelands precisará ter 2 estrelas de rank.

Caso tenha feito pesquisas o suficiente poderá acessar agora. Caso contrário, volte na expedição para adquirir mais pontos (explore um pouco mais o mapa, ao descobrir pokémons, abra a pokédex e foque em fazer as tarefas com ícone vermelho, que dão +2 no lv. de pesquisa daquele pokémon; tente completar páginas de pokémon com lv.10 research e cada página completa concede +100 pontos para subir de estrela de rank) e volte com Cyllene para avaliar sua Pokédex e se promover no rank 2 estrelas.

Você ganha acesso a uso das Feather Balls. Os pokémons até Lv.30 irão obedecer suas ordens. E recebe as receitas de Feather Ball e Super Potion. Sua missão atualizou, agora você deverá ir até a Solaceon Ruins, para localizar a entrada da Crimson Mirelands e falar com Calaba. Saia da vila e vá pra expedição. Rei/Akari estará na guarita do vilarejo, estará animado para te enfrentar numa nova batalha.

Rei/Akari usa:
Mime Jr. lv.19
Pikachu lv.20

Depois de vencê-lo, vai te dar de recompensa a receita do Stealth Spray. Momentos depois, comenta que anda estudando um fenômeno estranho com distorções do espaço-tempo, existem pokémons poderosos dentro e encontrará itens muito raros também.

Entre no mapa Crimson Mirelands, vá pras ruínas de Solaceon (fica na entrada da caverna). Ao encontrar com Calaba, vocês conversam brevemente. Então Volo surge e te desafia para uma nova batalha.

Volo usa:
Togepi lv.22
Gible lv.22

Após derrotá-lo, ele pede ajuda para localizar um Wall Fragment que fora roubado. A missão atualizou, você precisará encontrar os rastros dos bandidos e tomar de volta o que pegaram. Assim que localizar, você as enfrentará.

Coin usa:
Toxicroak lv.23

Vença-a e você pegará de volta o Wall Fragment. Volte para mostrar a Calaba o item recuperado e ela pergunta se você tem coragem de acalmar Ursaluna. Ela afirma que basta dar remédio para que ela se acalme. Calaba pede para que se dirija até Sludge Mound, quando estiver pronto. Chegando em Sludge Mound converse com Maldon e ele pedirá pra que ajude a montar um novo acampamento ali. Aceite o pedido e o cumpra. Depois disso a Calaba chamará Ursaluna para que você a enfrente.

Ursaluna lv.26

Depois de derrotá-la, você ganha a Earth Plate. E então, Cabala pedirá para que toque a flauta. Agora você terá Ursaluna como novo pokémon montaria, sua habilidade é de achar itens no chão e depois de encontrar use Y.


(Para alternar as montarias, basta usar “►” ou “◄” enquanto está sobre a montaria ou o botão “+” depois de selecionar)

Tente retornar para a vila. O professor adicionará a aba de Unowns na Pokédex. Ao retornar pra vila, volte a falar com o Kamado.

Adaman conta que a Lilligant entrou em frenesi. E de que Arezu está perdida. Você precisa localizá-la com Ursala em Crimson Mirelands (siga as ondas azuis da Ursaluna). Após encontrá-la Cabala vai auxiliar Arezu com o problema da Lilligant. Arezu coletou material para o Teatime Ball para Lilligant. Se dirija até o ponto no mapa, o caminho mais fácil é subindo até o acampamento do povo do clã Diamond. O ponto é na Brava Arena. Adaman estará te esperando para que enfrente ela.

Noble Lilligant lv.30

Você ganhará a Meadow Plate. Volte pra vila. Reporte seu progresso ao Kamado. Missão completa!

À noite, o povo se reúne novamente para jantar. Rei/Akari lhe dará mais uma receita, Scatter Bangs. No dia seguinte. Kamado e Arezu estarão conversando. E então você precisa voltar pra Prelude Beach. Kamado estará recepcionando as pessoas que chegam na vila, ele comenta sobre a responsabilidade de ser ríspido com os demais dentro da Galaxy Team e por proteger o vilarejo de Jubilife. Irida chegou na vila. Agora, vá pra sala do Kamado na base. Ele quer que faça pesquisas na Cobalt Coastlands.

MISSION – THE LORDLESS LAND
Cyllene comenta que você precisará 3 estrelas de rank para acessar essa área. Caso já tenha adquirido o rank, você pode prosseguir. Caso contrário, vá em mais alguma expedição, capturando vários pokémons no mapa e cumprindo as tarefas indicadas no Pokédex. Com 3 estrelas de rank, você ganha a receita de Great Ball. Se dirija à saída da vila. Lian aparecerá para conversar um pouco. Ao chegar na Cobalt Coastland, você verá Irida tocando flauta. Ela pedirá para batalhar com você.

Irida usa:
Glaceon lv.30
Eevee lv.15

Irida irá curar sua equipe. Ela pede para que ajude Palina. Suba até a formação rochosa chamada Veilstone Cape. Palina comenta sobre o que aconteceu ao antigo Lord pokémon. E que para que você possa progredir missão, escolha ambas as opções de respostas que aparece na tela. Vá até a casa de Iscan, o guarda do Diamond Clan, que reside na Aipom Hill.


Iscan vai lhe pedir um favor antes de chamar Basculegion, você precisará de um Dusclops encontrado na praia e trazê-lo pra preparar a comida favorita de Basculegion. (Depois de capturá-lo, basta falar novamente com Iscan para selecionar Dusclops do armazém de pokémons). Iscan pede para que se dirija na praia ali próximo, para que ele chame Basculegion, Palina surge em seguida com os filhotes de Growlithe. Depois de ganhar a confiança de Basculegion, você adquire mais uma das plates, a Splash Plate.


No meio de toda a conversa, a trupe de ladras (Charm, Clover e Coin) chegou para roubar o Growlithe.

Agora com a sua nova montaria, você pode se dirigir até a Firespit Island. Depois de subir até a cratera vulcânica, encontrará as ladras com o Growlithe, desafie-as numa luta.

Clover usa:
Abomasnow lv.35

Depois de derrotada, a segunda irmã o enfrentará.

Coin usa:
Toxicroak lv.34

E finalmente, enfrente a última das irmãs!

Charm usa:
Rhydon lv.34
Gengar lv.35

Depois de tantas batalhas, surgirá dos céus uma fenda espacial e um raio cai sobre o Lord.

Noble Arcanine lv.36

Depois da batalha, você recebe a Flame Plate. Finalmente, volte ao acampamento, finalize a expedição e fale com Kamado. De volta na base, retrate com Kamado pra finalizar esta missão! No dia seguinte… Você topará com um velho conhecido (um dos Subway Boss Ingo? O que faz aqui?!) em farrapos, com a vestimenta do Pearl Clan. Vá até o Kamado, ele está o chamando para designar a próxima aventura, na Coronet Highlands, para ajudar a acalmar o Lord Electrode. Melli o guarda do Electrode chega para tomar esclarecimentos.

MISSION – SCALING PERIOUS HEIGHTS
Batalhe contra Adaman no lado de fora.

Adaman usa:
Leafeon lv.36
Eevee lv.18

Depois de derrotá-lo, Cyllene te chamará. Para prosseguir, precisará ter 4 estrelas ou mais. Caso não tenha conseguido realizar as pesquisas o suficiente, volte aqui mais tarde. Caso tenha conseguido. Com 4 estrelas você ganha receita Leaden Ball, receita de Hyper Potion, os pokémons até Lv.50 irão te obedecer em batalhas.

(Continuando a quest pra ter mais itens na loja para comprar, converse com Choy: “Even More New Wares”. Traga 3 Crunchy Salts – do mapa Coronet Highlands – para o senhor que está no subssolo da base da vila e finalize ao conversar com Choy novamente.)
(Pra abrir a próxima quest da fazenda, complete alguma quest da Cobalt Coastlands. Ao voltar no campo, converse com o npc para abrir uma quest para abrir mais uma plantação. Caso já tenha cumprido mais pedidos das pessoas da vila, você abre última quest.)

Irida irá esperá-lo no campo de treinamento da vila. Ela vai te apresentar o guarda Inigo, que serve ao Sneasler.

Vá até Coronet Highlands, e se encontre com Ingo. Depois disso, adentre na Wayward Cave. Siga as instruções de Ingo, para continuar prosseguindo na caverna. Logo depois, siga pela passagem até achar uma formação de blocos estranha, como se fosse um corredor, cheio de Bronzor e Bronzong.

Melli usa:
Skuntank lv.40

Depois de derrotá-lo libera a passagem para Ancient Quarry. Siga para o próximo ponto logo abaixo da Clamberclaw Cliffs, você finalmente encontrará Ingo, ele pedirá para te enfrentar numa batalha.

Ingo usa:
Machoke lv.41
Tangela lv.41
Gliscor lv.42

Depois de derrotá-lo, Ingo chamará o Sneasler, também receberá a Toxic Plate, Ingo se despede e deixa tudo em suas mãos. Siga para onde aponta o mapa, se prepare para a próxima batalha. Chegando no próximo ponto, na Moonview Arena, Melli vai te enfrentar.

Melli usa:
Skuntank lv.44
Zubat lv.22
Skorupi lv.22

Após derrotá-lo, Melli dá a entender de que não vai te ajudar a acalmar o Lord. Mas Adaman aparece para poder te dar uma mãozinha, ignorando as reclamações de Melli. Depois de confirmar o desafio, acalme o Lord.

Noble Electrode lv.46

Depois de acalmá-lo, você ganha Zap Plate. Em seguida, Ingo aparece para falar sobre as suas memórias de sua vida no mundo em que vive, com diversos treinadores que criam laços com os pokémons por meio das batalhas e do treinamento. Reporte seu progresso ao Kamado. Missão concluída com sucesso!

Próximo dia…
Adaman e Irida estarão no escritório de Kamado conversando sobre o último dos Lords que precisará salvar, na Alabaster Icelands.

MISSION – THE SLUMBERING LORD OF THE TUNDRA
Depois da conversa com Kamado, você estará se dirigindo na sala de Cyllene, um Wurmple assusta ela. Para ganhar acesso ao próximo mapa, requer o mínimo de 5 estrelas. Caso não tenha obtido o mínimo para subir o rank, vá fazer pesquisas. Com 5 estrelas você ganha a receita de Wing Ball, os pokémons até o Lv.65 o obedecerão.

(Caso você tenha um tempo e curiosidade, pode se dirigir até o Training Grounds, conversar com Ingo, para poder enfrentar os integrantes da Security Corps’ em batalhas.

Survey Corps’ Wenton usa:

Mothim lv.55
Jolteon lv.55
 Gastrodon (blue) lv.56

Survey Corps’ Bren usa:
Normal Sprite Wormadam lv.55
 Sylveon lv.55
 Gastrodon (rosa) lv.56

 

Survey Corps’ Zizu usa:

Ambipom lv.57
Luxio lv.57

 Honchkrow lv.57
Normal Sprite Zoroark lv.58

Rei/Akari usa:
Mr. Mime lv.46
Staravia lv.46
Pikachu lv.47

 

Estas lutas contra a Security Corps’ pode ajudar a pegar o exp. necessária pra aumentar o lv. de sua equipe. Caso ainda precise mais exp. Procure usar um Croagunk usar golpe Fighting contra Blissey Alpha do Obsidian Fieldlands ou uma Chansey Alpha do Cobalt Coastlands.)

 

Ao sair da vila, Rei/Akari e o Professor estarão discutindo algo sobre o último Lord.

Rei/Akari usa:
Mr. Mime lv.46
Staravia lv.46
Pikachu lv.47

Depois de derrotar Rei/Akari, siga para Alabaster Icelands. Adaman e Irida irão se encontrar até Gaeric, o guarda do Lord Avalugg. Chegue até ele. Ele vai te enfrentar.

Gaeric usa:
Glalie lv.48
Froslass lv.24

Após a luta, Adaman te fala sobre a Sabi, guarda da montaria de vôo. Vá até ela sobre o gelo. Depois de conversar com ela, siga até uma colina grande e escale com Sneasle, um pouco mais ao sul do mapa. Ela vai te pedir para encontrar com você em outro lugar

O último ponto de encontro fica no Snowpoint Temple. Ao chegar lá, o guarda avisa para que você abra a passagem até o topo, onde Sabi o aguarda. No meio do caminho, resolva os puzzles dos portais. Você deve apertar a sequência correta das estátuas que apontam para a próxima estátua.

A primeira sequência é: Rock (um hexagonal limpo), Steel (algo com dois furos de parafuso), Ice (um cristal da neve).
Na outra porta, a sequência é Ice, Rock, Steel, Rock, Ice.
Na última, você deve escolher: Steel, Ice, Rock, Ice, Steel, Rock.
Ao encontrar com Sabi, ela te enfrentará.

Sabi usa:
Rhyperior lv.50
Magmortar lv.30
Electivire lv.30

Quando derrotá-la, ela quer provar de que você seja digno da montaria de Braviary. Enfrente-o.

Braviary lv.54

Depois de ganhar a confiança de Braviary você recebe a Sky Plate. Com a última montaria, você terá a possibilidade de explorar todos os mapas do jogo! Vamos continuar…

Voe sobre a Avalugg’s Legacy, usando a montaria de vôo, no alto do templo. Ao pousar, interaja no gelo e pegue a Eternal Ice. Gaeric pegará este item para invocar o Lord Avalugg na Icepeak Arena. No caminho, você topará com Volo e Gaeric. Após a breve conversa, suba a trilha até o altar do Lord Avalugg. Fale com Gaeric e aceite o desafio.

Noble Avalugg lv.56

Depois de acalmá-lo, você recebe a Icicle Plate. Em seguida reporte o progresso ao Kamado na base.

(Nesse momento do jogo, aproveite a pequena pausa para comprar matérias para criar pokébolas mais fortes, além de ir na Training’s Grounds para comprar golpes para seus pokémons com a Zisu, você vai precisar se preparar para a próxima etapa…)

Suba no escritório do comandante Kamado, ele vai te dispensar para comemorar no The Wallflower. Missão cumprida!

MISSION – DISASTER LOOMING
Na manhã seguinte, você será despertado por um trovão. As pessoas estarão olhando para o céu avermelhado, espantados com a energia sombria que emerge da fenda do espaço-tempo. Kamado o chamará. Ele vai acabar colocando a culpa em você pelos desastres. Em seguida será banido da vila até que possa provar sua inocência.

No lado de fora, Cyllene o acompanhará até a saída da vila. Depois de chegar em Obsidian Fieldlands, se dirija até Lian do Pearl Clan, na Grandtree Arena. Lian diz que não poderá te ajudar, mas pede para procurar o guarda Mai do Diamond Clan na Worn Bridge. Ao falar com Mai, ela não poderá ajudá-lo. Depois de uma pequena cutscene com Shinx e Luxios, Volo afirma que poderá te ajudar e que possui um esconderijo para você na Ancient Retreat.

Vá até a figura desconhecida. Volo te apresenta Mistress Cogita, uma estudiosa dos mitos e lendas da criação. Ela também conta sobre os três lagos: Lake Verity, Lake Valor e Lake Acuity, em cada um dos lagos tem um pokémon que incorpora os aspectos da mente. Caso cumpra os testes em cada um dos lagos, leve os presentes até Shrouded Ruins para completar a Red Chain. Seu Arc Phone vai apitar. Você verá os três lagos marcados no mapa.

Volo comenta que existe uma mesa de trabalho (para os crafts) na casa de Cogita. Do lado de fora, você escuta um pokémon gritando. Nele tem uma carta. Cyllene deixou o Abra pra que você possa pegar os pokémons dentro do celeiro de Jubilife Village, sem entrar na vila. Em seguida Irida e Adaman chegarão no esconderijo de Volo. E pede para que decida quem dos dois você quer pedir ajuda.

Neste momento a decisão influenciará em qual pokémon lendário será o chefe final. Mas não se preocupe que você terá a possibilidade de pegar todos os dois lendários. Depois de decidir quem te ajudará nos lagos, o outro irá vigiar os passos de Kamado. Você pode escolher qual dos três lagos irá primeiro (iremos seguir o detonado conforme a marcação automática das missões).

MISSION – THE TRIAL OF LAKE VERITY
Vá pro primeiro mapa, em Obsidian Fieldlands, onde poderá encontrar o lago. Volo e o líder do clã que escolheu estarão o aguardando no centro do lago. O Arc Phone apitará e você apontará o telefone até a caverna e emitirá uma luz radiante. Uma entrada surge. Depois de entrar na caverna, você será ameaçado por um Alpha Goodra (nesta e nas próximas batalhas, você poderá capturar os Alpha Pokémon).

Alpha Goodra lv.58

Depois de batalhar contra o alpha (derrubando-o ou capturando-o), faça o teste do Mesprit: uma bateria de perguntas sobre suas emoções. Depois disso, você ganha a Mesprit’s Plume. Ao sair, Volo comentará algumas coisas e pergunta se quer retornar para o lar de Cogita. Vamos pro próximo lago!

MISSION – THE TRIAL OF LAKE ACUITY
Vá pro quinto mapa, em Alabaster Icelands. Volo e o líder do clã estarão o aguardando no centro do lago. O Arc Phone apitará e com o seu telefone você cria a entrada. Logo depois, você será ameaçado por um alpha Zoroark, que protege o Uxie.

Alpha Zoroark lv.58

Depois da batalha, faça o teste do Uxie: é uma charada envolvendo Combee, Zubat, Unown, Magneton e Dusclops. Fale quantos olhos cada um tem. Coloque a resposta como uma série de números: 60131. Depois disso, você ganha a Uxie’s Claw. Ao sair, Volo comentará algumas coisas e pergunta se quer retornar para o lar de Cogita. Depois de mais um pouco de conversa, vamos pra próxima!

MISSION – THE TRIAL OF LAKE VALOR
Vá pro segundo mapa, em Crimson Mirelands. Você encontrará Volo e o líder do clã na ilha do lago. Seu Arc Phone apita e você abre a passagem. Entre e você será confrontado pelo guarda do Azelf, um Alpha Overqwil.

Alpha Overqwil lv.58

Depois da batalha, faça o teste do Azelf, tente acertá-lo com os bálsamos. Sempre que o Azelf para para perguntar se deseja continuar, selecione sempre a primeira resposta. No final, ganhe a Azelf’s Fang. Ao sair, vocês irão direto para a Shrouded Ruins. Com todos os materiais em mãos, vocês estarão se perguntando como criar essa corrente. Em seguida os três pokémons dos lagos surgem e criam a lendária Red Chain.

Em seguida, Volo revela de que o Kamado foi resolver o problema da fenda espaço-temporal, no topo da montanha. Logo depois, você estará de volta na Jubilife Village. Rei/Akari te receberá e o professor também. O professor comenta que Cyllene está um pouco ocupada desde que o Kamado subiu para o Mount Coronet junto da Security Corps, impedir a forma de um pokémon vindo de dentro da fenda espaço-temporal.

(Lembra da pequena pausa momentos antes de continuar o progresso? Então… Você não terá acesso a editar os golpes dos pokémons ou editar com golpes mais úteis, pois Zisu é parte da Security Corps.)
Cyllene pede para que diga o motivo de voltar, e você fala que a Red Chain seria uma ferramenta importante para remendar o mundo que está ruindo. Cyllene vai te devolver sua licença e retornará os dados do seu rank atual.

MISSION – ATOP MOUNT CORONET
Ao sair da vila, o líder do clã vai estar te aguardando na saída. Momentos antes de sair, algumas das crianças da vila te chamam. E você recebe uma Max Revive. Cyllene informa que devem se dirigir ao acampamento próximo do Templo de Sinnoh. Depois de chegar no acampamento, Volo veio te parabenizar por retornar na Galaxy Exploration Team e te dá 3 Max Potions. Você estará na Summit Camp (o acampamento fica bem colado com o local do Lord Electrode).

Suba e entre pelo Stone Portal indicado na parte superior do mapa. Dentro da caverna, você encontrará Beni. Ele é braço direito do Kamado e vai fazer de tudo para impedi-lo de chegar no Kamado.

Beni usa:
Mismagius lv.59
Gardevoir lv.60
Sneasler lv.59
Gallade lv.60

Depois de derrotá-lo, sua equipe estará curada, e ele confessa que gosta de você, mas te alerta sobre os pokémons serem seres perigosos e que ele e Kamado perderam muitos conhecidos quando foram atacados por pokémons enlouquecidos. E que Kamado quer viver onde as pessoas possam se sentir seguras e livres do terror. Beni pede para proteger Kamado, mesmo que à força.

Na subida para o templo, você pode comprar itens com Volo, e verá os líderes dos clãs no meio da passagem. Os dois líderes foram impedidos de prosseguir por conta do Kamado. Vá adiante e encontre Kamado. Você contará pro comandante sobre a Red Chain e os líderes dos clãs vão apoiá-lo. Kamado então decide enfrentá-lo e somente o mais forte poderá definir o que fazer.

Kamado usa:
Braviary lv.61
Snorlax lv.62
Golem lv.61
Clefable lv.61

Depois da luta seus pokémons estarão curados. Kamado afirma que deseja eliminar quaisquer pokémons que ameacem o seu povo. Mas, logo depois ele implora para que você possa salvar o povo Celestica e todos os pokémons de Hisui dessa catástrofe. Siga até o templo.

Os líderes dos clãs e Kamado estarão lhe aguardando no saguão principal no templo. O líder que você escolheu irá receber sinais de um pokémon. Que pede para usar a Red Chain e pede para ser capturado pelo dono da Red Chain. E então recebe a mensagem novamente. Para que seja capturado para a batalha que se aproxima. Kamado vai lhe dar 10 Ultra Balls.

O lendário pokémon surgirá de dentro da fenda do espaço-tempo (e a Red Chain estilhaçará logo depois de pousar). O lendário depende da escolha feita, durante as missões dos Testes dos Três Lagos. Caso tenha escolhido Adaman do Diamond Clan, aparecerá o Dialga. Caso tenha escolhido Irida do Pearl Clan, aparecerá o Palkia. Tente capturá-lo. (Não se preocupe caso o derrote, a luta reseta permitindo novas tentativas)

Dialga/Palkia estará no lv.65, boa sorte para capturá-lo.

Logo depois de capturá-lo, o grupo te parabeniza pela captura, mas ficam surpresos quando são interrompidos por mais outro pokémon que está saindo pela fenda espaço-temporal. (Ele vai ser o lendário do clã oposto).

Kamado pede para se reagruparem no acampamento, pois está preocupado. Mas então, o líder afirma que o pokémon lendário explicou como podem detê-lo. “Vocês precisarão dos fragmentos da Red Chain. De uma Poké Ball e encontrar a pedra da criação”. Irida comentará do Lian, por ele ser um perito em minérios e pedras. O professor vai investigar suas Plates para encontrar a pedra da criação e batiza-o de “Origin Ore”.

MISSION – THE COUNTERPART
Irida vai buscar o Lian. Enquanto isso, surge o Melli para pedir orientações do Adaman para te ajudar. Depois de uma breve conversa, ele lhe dará 3 Candy Truffle. Irida trouxe o Lian até o acampamento e orienta para que você vá até Primeval Grotto (indicado no mapa, no centro da montanha).

Depois de adentrar, Irida sente que ali possui um poder extraordinário. Lian pede para que deixe a parte de extração de minério nas mãos dele e do Sliggo. Mas eles são interrompidos pelo trio de irmãs. Adaman acaba reconhecendo uma delas (a Clover), um antigo membro do Diamond Clan. Irida pede para que elas colaborem. A Coin fica incomodada com estas situações e saiu do Pearl Clan. A Charm então o enfrentará.

Charm usa:
Rhydon lv.61
Gengar lv.62

Mesmo com os pedidos dos líderes, Charm afirma que elas não irão mudar agora. E alerta que da próxima vez que se encontrarem, você será desafiado novamente. Lian extraiu o metal “Origin Ore”. Com o metal em mãos, leve até o professor, que está aguardando no Summit Camp. Professor levará todos ao seu laboratório. Depois de receber todos os materiais, ele pede para Rei/Akari confeccionar a pokébola. Algum tempo depois, o professor traz a Origin Ball, capaz de controlar o pokémon que apareceu no templo de Sinnoh.

O líder acaba recebendo a mensagem do lendário que deseja emprestar as forças para sua próxima batalha. Saia da base e se prepare. (Desta vez sim, Zisu estará na Training Grounds). Cogita estará esperando você na saída da vila. Ela alerta sobre os perigos do lendário que domina o tempo-espaço, mas sabe que com a ajuda do lendário oposto em suas mãos você se sairá bem. (Coloque Dialga/ Palkia na sua equipe) E então, vamos para o templo, em Coronet Highlands!

No meio da passagem da Stone Portal, você encontrará Volo que vai lhe desejar boa sorte. Continue subindo para voltar ao templo. Depois de encontrar-se com Kamado, Adaman e Irida, ele pergunta se você está pronto para a briga. Vamos em frente! Você enfrentará Palkia Origin caso tenha escolhido o lado do Diamond Clan; Você enfrentará o Dialga Origin caso tenha escolhido o lado do Pearl Clan.

Origin Dialga/Origin Palkia lv.65

A luta é como as demais batalhas dos Noble Pokémons. Você precisará desviar dos ataques e lançar os bálsamos para acalmar a ira do lendário. Quando acabar, você irá lançar a Origin Ball no lendário e capturá-lo, libertando Hisui dos céus avermelhados e normalizando o mundo todo.

Depois de assistir a cena da captura. Todos irão comemorar sua vitória. Depois disso, subirão os créditos do jogo.

Quando acaba… O seu Arc Phone apita. “Busque todos os pokémons”. Você acordará em sua casa. Está na hora do Pós-Game!

MISSION – A NEW DAY DAWNS
Saia de casa. Akari/Rei dirá que depois de ter resolvido o problema da fenda espaço-temporal, você deve voltar para a missão original, de completar a Pokédex. Akari/Rei pede para que vá até o escritório da base.

Fale com Cyllene. Ela perguntará do professor o andamento da Pokédex. O professor afirma que tiveram um progresso relevante. Mas ele diz que existem alguns registros que darão mais trabalho, por serem apenas lendas antigas de Hisui. Volo surgirá no meio da conversa, afirmando que é o especialista em estória e lendas de Hisui. Ele inclusive visitou cada uma das ruínas de toda a região de Hisui.

(Com o Update 1.1.0, você libera o conteúdo para o Daybreak neste ponto do jogo também!)

[Conteúdo do Update Daybreak]

Pra auxiliar na Pokédex, temos um link com os métodos de evolução de cada pokémon!

[Métodos de Evolução em Legends: Arceus]

Caso tenha problemas com encontrar alguns pokémon, tente explorar mais o mapa. Especialmente atrás de alguns pokés que são exclusivos de Distorção e derrubando das árvores do mapa.

Para conseguir mudar Origin Form para a forma padrão e vice-versa de Dialga e Palkia, basta cumprir os pedidos “89 – The Diamond Clan’s Treasure” e “90 – The Pearl Clan’s Treasure” e utilizar o Adamant Crystal e Lustrous Globe na sua Key Items em cada um respectivamente.

 

MISSION – THE RESEARCHER OF MYTHS
Volo te aguardará na Heights Camp. Se dirija até Obsidian Fieldlands. Ao encontrá-lo, Volo contará sobre o que descobriu nas viagens pelas ruínas e da estória de um herói que desbravou as terras com os pokémon atrás dos fragmentos do criador do universo, Arceus. E os fragmentos de Arceus são as plates que você colecionou com os pokémons nobres. Em seguida ele pede para ir até Grueling Grove (lado superior direito no mapa).

Depois de encontrar com Volo, uma Vespiquen Alpha ataca vocês.

Alpha Vespiquen lv.60

Depois de lidar com a ameaça, você recebe a Stone Plate. Com isso, Volo afirma que não conhece mais a localização de nenhuma outra plate. E pede para pedir ajuda de Cogita sobre as outras plates.

Vá pra Ancient Retreat. Cogita conta sobre o povo antigo de Sinnoh seguia Arceus e o adorava como a deidade que criou a região de Hisui. As tais plates, fragmentos de Arceus, foram dados para os ancestrais de pokémon como o nobre Kleavor e Wydeer (a sua montaria). Ela comenta que pode voltar aos lagos de Hisui, no vulcão, na lua crescente, no antigo templo e até voltar ao “início de tudo”. Selecione cada uma das 5 opções. Depois de ativar cada uma das missões, selecione “Never mind”. E depois disso selecione “Yes”.

Ao sair da cabana, Volo pede para que vá atrás das plates dos pokémon que Cogita mencionou.

MISSION – THE PLATE OF PRELUDE BEACH
Logo depois de sair da Ancient Retreat, Kamado pede para se encontrar com você na praia onde você veio nesse mundo. Depois de uma breve conversa, você será desafiado!

Kamado usa:

Golem lv.65
Snorlax lv.66
Clefable lv.65
Heracross lv.65
Braviary lv.65
Depois de derrotar Kamado, ele dá a Fist Plate. Ele revela que ela foi encontrada logo que pisaram pela primeira vez em Prelude Beach, com os antigos companheiros da Galaxy Team Expedition (Kamado, Beni e os demais). Kamado reflete que talvez devam renomear a região Hisui como região Sinnoh, por conta do “todo poderoso Sinnoh”. E também admite que se não fosse por você, teriam caído na Mount Coronet e perderem seus lares. Missão cumprida!

MISSION – THE PLATE OF THE LAKES
Dessa vez, você precisa reencontrar os pokémon dos lagos, Verity, Acuity e Valor. Além de capturar cada um deles. Em Obsidian Fieldlands você encontra Mesprit; em Alabaster Icelands você encontra Uxie; em Crimson Mirelands você encontra Azelf.

Mesprit lv.70 / Uxie lv.70 / Azelf lv.70

Após capturar o último deles, você adquire a Draco Plate e concluimos mais uma missão!

MISSION – THE PLATE OF FIRESPIT ISLAND
Ao pisar em Coastlands, você revê Palina e Irida e conversam um pouco sobre um problema na Firespit Island. Siga até a ilha (pelo teleporte instantâneo ou usando montarias).

Quando chegar na ilha, procure a caverna que fica próximo da Molten Arena. O guarda Iscan e Irida te guiarão para dentro da mesma e vocês encontrarão o Heatran, para enfrentá-lo, derrube a o fogaréu em volta do Heatran usando as Balls of Mud que estão espalhadas e jogue seu pokémon para ativar a batalha.

Heatran lv.70

Depois da captura, você pegará a Iron Plate, concluímos mais outra missão!

MISSION – THE PLATE OF MOONVIEW ARENA
Vá pra Coronet Highlands. Converse com Melli e ele falará sobre a Cresselia e te pede ajuda para pegar ela e a Lunar Feathers, já que a Cresselia está aterrorizando o Lord Electrode. (Nota: No patch 1.0.2 – 9 de fevereiro de 2022 – do Legends: Arceus, capturar Cresselia sem conversar com Melli causa softlock. No patch 1.1.0 – Daybreak, disponível em 27 de fevereiro de 2022, fora corrigido este bug.)

Cresscelia lv.70

Tome cuidado, ela no começo vai causar confusão e inverter os controles de seus movimentos. Tente jogar a pokébola ou um de seus pokémon nela anular esta aura estranha. Depois de sua captura, você encontra a Dread Plate. Calaba estranha que Cresscelia não lhe concedeu a Lunar Feather e sim uma plate no lugar.

MISSION – THE PLATE OF SNOWPOINT TEMPLE
Siga pra Alabaster Icelands e vá pra Snowpoint Temple. Dentro do templo, o Adaman e Sabi te chamam a atenção diante da porta selada do templo. A porta reage ao Stone Plate, Iron Plate e Icicle Plate de seu bolso. Desça mais alguns lances de escadas até encontrar o Regigigas.

Regigigas lv.70

Depois de pegá-lo você pega a Blank Plate. Sabi e Adaman comemoram por sua conquista. Com isso, você pegou todos os plates dos pokémon que Cogita mencionou, volte para a Ancient Retreat.

MISSION – SEEKING THE REMAINING PLATES
Depois de retornar para Ancient Retreat, Volo pede para que Cogita conte mais sobre as plates. Mas ela vai te pedir um favor primeiro, pegar 3x Wood. Entregue-a a madeira e você recebe a Pixie Plate. Cogita admite que usava a plate como “tábua de cortar” e dava um sabor mais agradável, por causa do poder imbuído nela. Volo pede se deveriam examinar as Celestica Ruins atrás de respostas.

Vá pra Coronet Highlands encontrar o Volo na Sacred Plaza. Ele fala sobre a estátua estilhaçada e comenta que ela fica afastada das outras duas e revela ser a estátua do Giratina. Volo comenta que ele se encontra preso nas profundezas do mundo reverso e está ansioso por desafiar Arceus. Volo também comenta que conhecer o pokémon banido por Arceus e conhecer o mundo reverso, talvez seja possível entender o “todo poderoso Sinnoh”.

Caso se sinta confiante e preparado com pokés bem treinados, prossiga, verifique se está carregando consigo itens de cura forte (Max Potion, Full Restore, Revive e Max Revive). Então, vá para o Templo de Sinnoh, no topo da Mount Coronet.

Lá no templo, você verá Volo. Ele desabafa que procura meios para encarar Arceus pessoalmente e te fez reunir os fragmentos dele. Volo indica que você possui 17 delas e te desafia se conhece o paradeiro da plate que falta. Em seguida, Volo mostra a plate que está em posse dele. E, logo se revela contra você…

Volo agora quer tomar posse de todas as plates que reuniu, para cumprir a missão de subjugar Arceus, eliminar a Hisui atual e criar um mundo novo e melhor. Derrote-o em batalha!

Pokémon Wielder Volo usa:

Spiritomb lv.68
Hisuian Arcanine lv.68
Roserade lv.68
Lucario lv.68
Garchomp lv.68
Togekiss lv.68

Depois de derrotá-lo, Volo fica revoltado por ter seus planos fracassados por um forasteiro, por mais que Volo devote a vida toda pelo Arceus e pesquise sobre as lendas de Hisui. Volo alerta que não vai desistir. Ele avisa de antemão sobre uma sensação de calafrio e o clima pesado gerado pela presença anciã que faz a sensação de “parar o coração”. Em seguida, surge o Giratina de dentro da fenda espaço-temporal.

Giratina lv.70

Sim, você entrará nessa luta com o mesmo número de pokémon que restou da luta do Volo… Mesmo derrubando o Giratina… ele liberta o seu poder e envolto das sombras… Ele muda de forma!

Giratina (Origin) lv.70

Caso consiga vencê-lo, Giratina irá fugir. Volo fica furioso ao vê-lo fugindo e grita que daria o poder que Giratina necessita para derrotar Arceus e abrir a fenda espaço-temporal. Em seguida suplica por respostas de Arceus e do motivo de que este mundo não precisa ser refeito. E então, ele te entrega a Spooky Plate que Volo ganhou depois de encontrar Giratina. Mais uma missão cumprida!

Depois de receber a última plate… Sua Celestica Flute acaba se transformando em Azure Flute. Mesmo derrotado, Volo promete que vai desvendar os mistérios das lendas de Hisui e de que vai derrotar Arceus e vai embora.

MISSION – THE DEIFIED POKÉMON
Uma voz pede para que toque a flauta no anfiteatro do templo, depois de capturar todos os pokémon de Hisui. Mesmo tentando usar a flauta nesse momento, você não terá nenhuma resposta.

Ao voltar para a Jubilife Village, o guarda Ress e o professor comentam sobre uma sombra pairando em Cobalt Coastlands e em seguida desaparecendo. O professor pergunta o que aconteceu com o Volo e então ele desconfia de que seja o Giratina se escondendo. Você desbloqueia o pedido “91 – On the Trail of Giratina”.

Ainda na vila, vá pra base e então Cogita vai te questionar sobre seus estudos nos pokémon. E comenta que ainda existem pokémon que rondam Hisui e te pede para que escute sobre cada um deles, Tornadus, Thundurus e Landorus. Ela vai indicar onde cada um deles aparece dentro da Hisui. Depois, selecione “I`m done, thanks” para poder finalizar a conversa. Você desbloqueia o pedido “94 – Incarnate Forces of Hisui”.

Vamos para o primeiro pedido, Giratina. Em Cobalt Coastlands, procure por uma praia com uma estranha formação de uma cratera com um lago. Você precisa da montaria de escalada ou voar para entrar na cratera. Ali é conhecida como Spring Path.

 Giratina (Origin) lv.70

Logo depois de capturá-lo, o pokémon deixa algo brilhante, você pega a Griseous Core. Depois disso volte para o acampamento e fale com o Prof. Laventon para finalizar o pedido.

Agora seguiremos para pegar o Tornadus, Thundurus e Landorus.

Em Obsidian Fieldlands você encontrará Landorus na Ramanas Island. Você não terá possibilidade de ativar a luta com ele diretamente. Você precisará tirar a sua barreira e depois nocautear ele, tacando itens/ Pokéball, caso queira, tente usar Scatter Bang. Depois de nocautear ele, jogue a pokébola de pokémon para lutar com ele ou apenas use uma pokébola forte (Greatball ou Ultraball) sem precisar lutar. Landorus estará no lv.70.

 Landorus lv.70

Em Cobalt Coastlands, verifique se tem chuva. Caso não esteja chuvendo, durma na tenda até acordar com chuva, para que encontre o Thundurus sobre a água (Tranquility Cove), na “ponta dos dedos da mão” do mapa. Lembre de usar a mesma estratégia do anterior.

Thundurus lv.70

Em Alabaster Icelands, verifique se está com nevasca. Caso não esteja com nevasca, durma na tenda até acordar com nevasca, para que encontre o Tornadus na Bonechill Wastes. Este é um dos mais complicados, um truque é voar com a montaria, e ficar bem próximo dele, use (+) pra descer rápido e então lance as pokébolas o mais rápido que puder. Ao ser golpeado, voe novamente e repita o processo.

Tornadus lv.70

>Para dar continuidade nesse pedido, trate de completar mais tarefas de Pokédex, com Tornadus, Thundurus e Landorus. Tente usar Sandsear Storm/ Wildbolt Storm/ Bleakwind (3x) enquanto ativa o Agile Style (3x). Será o suficiente para ter as páginas de pokédex completa destes três.

Siga pra Ancient Retreat e fale com Cogita. Ela te mostrará Enamorus e pede para que cace-a em Crimson Mirelands.

Em Crimson Mirelands, não se preocupe com o clima. Basta encontrar a Enamorus na Scarlet Bog. Use o mesmo truque de voo que utilizou no Tornadus.

Enamorus lv.70

Para finalizar, complete mais tarefas, porém usando Enamorus: use Springtide Storm (3x) enquanto ativa o Agile Style (3x). É o suficiente pra completar a dex com ela.

Quando terminar, vá pra Ancient Retreat e fale com Cogita. Ela vai te deixar responsável pela Enamorus a partir de agora e vai lhe deixar também a Reveal Glass com você. Missão cumprida!

Se acha que acabou tudo… Ainda vai faltar um pokémon para a sua Pokédex.

Depois de ter acesso a todas as montarias (especialmente vôo e a escalada) você pode alcançar todos os pontos onde os fogo-fátuos se espalharam nos mapas para completar o pedido “22 – Eerie Apparitions in the Night”. Nós criamos uma página pra a localização de todos eles para auxiliar na busca.

[Localização de todos os Wisps]

Com todos os Wisps coletados, converse com Vessa. Ela vai te pedir para se dirigir até Crimson Mirelands, na Shrouded Ruins enquanto estiver de noite.

Ao chegar no ponto desejado, Vessa te pedirá desculpas e revela que ainda existe mais um espírito para coletar, e ela pede para que você feche seus olhos e em seguida, o último espírito aparece diante da rocha estranha. Pegue e a Odd Keystone começará a reagir, desaparecendo de seu bolso e então, o espírito se desculpa por ter feito pegar todos os fogo-fátuos e pede para que não se esqueça dele… Você ganha 3x Twice-Spiced Radish como premiação deste pedido trabalhoso.

Em seguida você sentirá a presença de um pokémon estranho no lugar. Bem atrás de você (diante da pedra estranha) você verá ele… Spiritomb! Capture-o!

Spiritomb lv.60

Após capturá-lo, você terá completado a captura de todos os pokémon de Hisui, tal como o Arceus acabou pedindo! (Caso tenha ainda esteja faltando, procure entrar mais em Distorções dentro dos mapas ou entre nas Outbreaks de pokés incomuns. Lembre dos itens de evolução que tem na tenda de troca na Jubilife Village.)

(Os pedidos que habilitam a captura de pokémon como o 66 – The Sea’s Legend; 92 – A Token of Gratitude; 93 – The Darksome Nightmare são de pokés opcionais e não contam para completar a pokédex.)

Reporte seu progresso com o Professor Laventon e em seguida pergunta onde precisará ir. Ao informá-lo do Templo de Sinnoh, ele revela que é o ponto mais elevado e próximo dos céus. Ele fica animado em sentir estar tão próximo do “Todo Poderoso Sinnoh”, mas afirma que esta é a sua aventura e que deverá ir sozinho. Vamos para Coronet Highlands!

Depois de passar pela Stone Portal e alcançar o Templo de Sinnoh, toque a Azure Flaute. E de repente, a escadaria brilhante surge. Você logo estará subindo por ela.

Em seguida, você estará nos céus sobre uma estranha plataforma com símbolos luminosos estranhos e gigantesco. Daí surge o Arceus, a deidade que criou todo o mundo pokémon. Não se assuste. Arceus esperará que seu telefone toque e ele começa a brilhar, de forma que ele fornece pra você uma energia luminosa nas mãos, você agora tem Mysterious Balm! Sim isso mesmo. É uma luta de pokémon nobre contra Arceus! Se prepare!

Arceus lv.75

Essa luta é complicada por conta dos tipo de golpe que ele usa. Ele tem combinações dos raios dourados, os meteoros, as rajadas de luz brilhante no chão… Você precisa desviar deles e lembrar de usar (Y) para saltar as rajadas de luz no chão. Caso esteja muito complicado, você tem a opção de continuar a luta. E escolher a opção “Keep previous progress” para poder voltar ao ponto em que você fora derrotado, sem ter de passar por tudo desde o começo. Quando ele lança as invoca orbes roxas para você, arremesse os Balms nele e depois ative a luta tacando a pokébola de seu pokémon.

Depois da luta, Arceus vai elogiar por seus esforços de procurar todos os pokémon. Ele também revela que isso aconteceu uma vez, há muito tempo atrás, quando um herói e um pokémon que o acompanhava. Isso acaba alegrando o Arceus por ter te escolhido para vir para este mundo. Em seguida ele te concede uma bênção. A de poder andar com o Arceus por Hisui, ao te presentear com o Legend Plate. Com isso, teremos a última missão do Post-Game concluída! Você será levado de volta ao Templo de Hisui.

Você poderá voltar a pegar mais pokémon e treinar eles ou então completar os pedidos que forem surgindo no quadro dentro da base. Inclusive, existem algumas missões que incluem pokémon lendários para serem pegos!

Caso tenha um arquivo de jogo salvo de Sword/ Shield ou de Brilliant Diamond/ Shining Pearl, você receberá um pedido de um pokémon lendário. Shaymin em Sword/ Shield e de Darkrai com Brilliant Diamond/ Shining Pearl.

MISSION – THE SEA’S LEGEND
Uma das quests opcionais com alguns dos pokés lendários que não são necessários para enfrentar Arceus é Manaphy e o Phione (esta quest não precisa de nenhum requisito de outros jogos). Para adquirir esta quest, basta ter capturado primeiro algum Qwilfish. Com isso, você precisará pegar esta missão no quadro de missões da base; você precisará ter na equipe o Buizel um Mantyke (o pequeno bebê do Mantine) e um Overqwil (podendo ser aquele Alpha Overqwil que enfrentou durante o modo estória ou evoluindo você mesmo um Qwilfish).

Siga para Cobalt Coastlands e vá pro oceano, pra atravessar as duas formações rochosas que se parecem com presas gigantescas, durante a noite (Evening). Desse modo você ouvirá o Manaphy gritando de longe. Agora entre na caverna escondida no desfiladeiro (chamada de Seaside Hollow) ao norte do mapa. Aqui você encontrará o Manaphy ao lado de 3 Phiones para te desafiar. Use Sticky Globs para imobilizar os pokémon e capturá-los

The Sea's Legend

MISSION – A TOKEN OF GRATITUDE
Mais uma das quests opcionais extras, não precisa desta quest para ter acesso ao Arceus deste jogo. Pra adquirir esta quest, você precisa ter um save de Pokémon Sword ou Pokémon Shield, então completar o modo estória do Legends Arceus. Pegue a quest dentro do quadro de missões da base; se dirija para Obsidian Fieldlands, no primeiro acampamento do mapa e fale com Medi do Diamond Clan, e irá conversar com você sobre um Pokémon que encontrou há muito tempo atrás, logo depois, pede para encontrar um campo florido e lhe dá uma flor de Gracidea para te ajudar a encontrar pistas do local, pois ela se esqueceu onde fica este campo florido. Siga para “Floaro Gardens” no canto noroeste do mapa, exatamente onde tem a parte de flores murchas.  Medi aparece e irá agradecer pelo pokémon e então o Shaymin revitaliza o campo e faz as plantas florescerem novamente. Use Sticky Globs no pokémon para imobilizá-lo e para capturá-lo com boas pokébolas. Ao completar a quest, você recebe a 1x Grit Rock.

A Token of Gratitude

 

MISSION – THE DARKSOME NIGHTMARE
Mais uma das quests opcionais extras, não precisa desta quest para ter acesso ao Arceus deste jogo. Pra adquirir esta quest, você precisa ter um save de Pokémon Brilliant Diamond ou Pokémon Shining Pearl, então completar o modo estória do Legends Arceus. Pegue a quest dentro do quadro de missões da base, imediatamente, um membro da Pearl Clan se apresenta, é o Cael, ele vai te falar mais um pokémon que está provocando pesadelo nas pessoas e não conseguem despertar deles, ele pede para investigar o Clamberclaw Cliffs na Coronet Highlands, durante á noite, então encontrará com Darkrai e ele irá te desafiar. Caso queira, tente lançar Sticky Globs nele para imobilizar e capturar, ou então enfraqueça-o e capture-o. Ao completar esta quest você receberá um Exp. Candy XL.

The Darksome Nightmare

Com isso, você conseguirá todos os pokémon disponíveis do jogo! Parabéns! Procure aproveitar mais do conteúdo de Pokémon: Legends Arceus caçando shinies ou completando lv10 em todos os pokémon do jogo! Boas caçadas!