Detonado Legends: Arceus

EM ALGUM LUGAR ENTRE O TEMPO E ESPAÇO…
Escolha o idioma do seu jogo. Você verá uma luz em meio à escuridão. Uma voz irá te cumprimentar. É Arceus, o deus pokémon. Ele vai perguntar sobre como é a sua aparência. Escolha se você é menino ou menina, sua cor de cabelo e de pele. Digite o seu nome. Arceus dirá que você vai conhecer o estranho Mundo Pokémon. Se você conseguir pegar todos os pokémons, você deverá encontrar Arceus novamente. Você se verá caindo em meio à escuridão e acabará deixando seu smartphone escapar das mãos. Você verá o Arceus iluminado, que fará alguma coisa com o seu smartphone. Vocês irão brilhar depois disso.








PRELUDE BEACH – BEM-VINDO À REGIÃO DE HISUI
Você está caído no chão e é encontrado pelo Profº Laventon, junto como seu trio de iniciais: Rowlet, Cyndaquil e Oshawott. Ele dirá que você caiu do céu. Laventon irá estranhar as suas roupas e fará algumas perguntas a você. Ele irá se apresentar e te mostrar os iniciais. Os três iniciais vão sair correndo e Laventon pedirá a sua ajuda para pegá-los.

Laventon, o professor




Nesses jogos, para abrir o menu, você deve apertar a seta direcional para cima (▲). Aqui você pode salvar o jogo, ver um guia de todos os controles do jogo e alterar algumas configurações (como desligar o salvamento automático ou ligar a opção de movimento de joycon com a opção “Motion”). Para acessar os outros menus, use (ZL) ou (ZR).

Com o botão analógico do seu controle direito do Nintendo Switch, você pode controlar a câmera livremente. Com o analógico do seu controle esquerdo, você movimenta o seu personagem, fazendo-o andar (empurrando o analógico esquerdo lentamente) ou correr (empurrando totalmente). Você pode ainda apertar o analógico esquerdo, fazendo seu personagem ter mais impulso na corrida. Se você apertar (ZL) e manter segurando, a câmera dará um zoom, dando a sensação de estar jogando em primeira pessoa.

Vá atrás do professor. No caminho, você verá seu smartphone no chão porém está diferente de antes. Pegue-o. Agora ele é um Arc Phone. Uma mensagem nele diz que você tem uma missão: procurar todos os pokémons! Siga atrás de Laventon.


PRACTICE FIELD – APRENDENDO A CAPTURAR POKÉMON
O professor está com problemas para apanhar o trio de iniciais. Ele irá apontar onde cada um deles está e lhe empresta 50 Poké Balls. Você deverá capturar os três iniciais com as pokébolas. Essa dinâmica é para você se acostumar com os controles, portanto, não se preocupe em errar. Se ficar sem pokébolas, converse com ele para pegar mais 10 Poké Balls.



Para capturá-los, aperte e segure o botão (ZR) para preparar uma pokébola. Enquanto estiver segurando (ZR), você pode andar com a pokébola na mão. Haverá um alvo no centro da tela, ajuste o ângulo da câmera com o analógico direito, de forma que o alvo fique mirando no pokémon. Quando o pokémon estiver no alvo, solte o botão (ZR) para lançar a pokébola. Se você preparou uma pokébola mas não quer mais lançá-la, basta apertar (B).

Capture Rowlet, Cyndaquil e Oshawott. Os dois primeiros que você acertar a pokébola vão entrar na pokébola de primeira, o terceiro vai escapar uma vez e você terá que tentar de novo. Pegando os três, leve-os até o professor. Mostre o seu Arc Phone para Laventon, ele vai achar que é um dispositivo bem estranho e vai saber sobre a sua missão de procurar todos os pokémons.


Laventon dirá que tem o sonho de registrar os dados de todos os pokémons desta região, criando uma Pokédex. Para tanto, é preciso capturá-los, mas Laventon tem medo. Laventon pedirá a sua ajuda para capturar todos os pokémons. Diga que vai ajudá-lo. Ele vai te levar até o Jubilife Village, onde poderá colocar roupas mais adequadas. No caminho, você verá alguma energia estranha sobre uma grande montanha.



JUBILIFE VILLAGE E CANALA AVENUE – CONHECENDO O VILAREJO
Laventon vai lhe apresentar o vilarejo e comentar sobre a Galaxy Expedition Team. Você vai caminhar pela Canala Avenue (não é bug do jogo você andar devagar, é assim mesmo, siga-o). Como as pessoas aqui conhecem pouco sobre os pokémons, elas não costumam sair do vilarejo. Vocês chegarão na entrada do Galaxy Hall, a base da Galaxy Team. Laventon vai entrar para avisar que vocês recuperaram os pokémons que escaparam e pedirá para que você espere na cantina chamada The Wallflower. Neste momento, seu Arc Phone irá tocar. Ele vai mostrar um mapa de onde você deve ir.



Sempre que precisar ver o mapa, basta apertar o botão (-). Com o mapa aberto, você pode apertar (ZL) ou (ZR) para diminuir ou aumentar o zoom. No mapa, você vai encontrar informações sobre as Missions e as Requests, tarefas que você vai receber ao longo do jogo. As Missions são as tarefas principais, enquanto as Requests são opcionais. Quando você não souber para onde deve ir, procure em sua volta um marcador com um número em cima. Esse marcador indica a direção que você deve ir para seguir com a história principal do jogo, enquanto o número indica quantos passos você deve dar para chegar até o local.

MISSION #1 – IN A UNFAMILIAR LAND
O jogo já considera esta primeira tarefa como uma Mission. Basta acompanhar o marcador para chegar na cantina. Chegando lá, um rapaz chamado Beni vai olhar para você e te achar muito suspeito. Um garoto(a) vai aparecer. Se você joga como menino, quem vai aparecer será Akari. Se você joga como menina, quem vai aparecer será Rei. Rei/Akari vai notar que você é um forasteiro.

Beni, o cozinheiro do vilarejo



Laventon vai chegar em seguida. Rei/Akari vai questionar o professor do porquê ter te escolhido. Uma mulher chamada Cyllene, que é capitã do Galaxy Team’s Survey Corps, irá se mostrar. Laventon comentou com Cyllene sobre a sua ajuda. Ela vai te dar uma chance para você provar que merece entrar para a equipe no dia seguinte.

Cyllene, capitã do Survey Corps



O Survey Corps (Corpo de Pesquisa) é uma das divisões da Galaxy Team. Seus membros são responsáveis por explorar Hisui e colher dados dos pokémons. Laventon e Rei/Akari fazem parte desta divisão e é nessa divisão que você vai entrar.

Ao longo do jogo, você ouvirá falar sobre outras divisões, como o Security Corps (Corpo de Segurança, composta por diversos guardas que protegem o vilarejo), o Supply Corps (Corpo de Suprimentos, responsável pelos materiais para fabricar os itens do vilarejo), o Medical Corps (Corpo Médico, que trata pessoas feridas e criam medicinas), o Agriculture Corps (Corpo de Agricultura, que cultiva as plantações) e o Construction Corps (Corpo de Construção, que toma conta das construções do vilarejo e dos acampamentos).

THE WALLFLOWER – A CANTINA
Laventon vai pedir para Beni preparar uma refeição. Você, Laventon e Rei/Akari vão se sentar para comer. Eles vão comentar sobre a região de Hisui. As pessoas desta época veem os pokémons como criaturas aterrorizantes. Após a refeição, vocês vão conversar sobre a prova que você terá que passar antes de entrar no Survey Corps. Cyllene virá e mostrará um lugar para você passar essa noite. Ela vai frisar que se você falhar na prova no dia seguinte, você terá que ir embora.




Entre no alojamento que Cyllene indicou (basta seguir o marcador). Leia o pergaminho em cima da mesa. Você vai ver uma explicação do Survey Tips, uma opção que você tem no menu (lembre-se que para abrir o menu, basta apertar a seta para cima (▲)). Nessa opção você pode rever os tutoriais do jogo. Vá até o seu leito e durma até a manhã seguinte. De manhã cedo, você será acordado por Rei/Akari, te relembrando de sua prova de entrada no Survey Corps. Saia e siga com Rei/Akari para a base. Entre.



GALAXY TEAM HEADQUARTERS – ESCOLHENDO O SEU INICIAL
Ao entrar no Galaxy Hall, você ouvirá algumas pessoas estarão gritando na ala médica. Rei/Akari fala que ocorreu um incidente com um Noble Pokémon que enlouqueceu e atacou as pessoas. Ele(a) te levará até o escritório deCyllene. Ela vai ser direta em te designar os objetivos de sua prova: ir até o Obsidian Fieldlands e capturar três espécies diferentes de pokémon: Bidoof, Starly e Shinx. Ela te presenteia com uma bolsa de cintura, um equipamento que todos os membros da Galaxy Team usam para guardar os itens. A sua prova de entrada para a Galaxy Team é mais uma Mission oficial da sua aventura.

Aperte (Y) enquanto estiver consultando o mapa em seu Arc Phone para verificar as tarefas que você possui, sejam elas Missions ou Requests. As Missions são obrigatórias e você deve completá-las para conseguir progredir no jogo. As Requests são opcionais, destravadas ao conversar com as pessoas que você encontra ou verifique o quadro negro de Laventon.





Em seguida, o Profº Laventon voltará para te apresentar os pokémons que você poderá escolher como seu parceiro: Rowlet, Cyndaquil ou Oshawott. Escolha aquele que preferir.Depois de decidir o inicial, o Profº Laventon dirá que você pode capturar os três pokémons da sua Mission no Obsidian Fieldlands e também lhe dará 20 Poké Balls para que você possa fazer as capturas. Rei/Akari dirá que você já pode sair.





Atenção para a pokébola que você irá sacar: Você notará que apareceu um menu no canto inferior direito. Ao apertar (X), você pode alternar entre os pokémons do seu time e os itens da sua bolsa.

Se o menu dos pokémons do seu time estiver ativo, quando você apertar (ZR), você irá lançar a pokébola do pokémon que estiver selecionado. Isso permite que você comece uma batalha com um pokémon selvagem.

Se o menu dos itens da sua bolsa estiver ativo, quando você apertar (ZR), você irá lançar o item que estiver selecionado (como uma Poké Ball, por exemplo). Isso permite que você capture um pokémon selvagem sem precisar iniciar uma batalha com ele.

VOLO – SUA PRIMEIRA BATALHA
Saindo da base da Galaxy Team, siga para a saída do vilarejo. Rei/Akari estará conversando com Volo, membro da Ginkgo Guild, a guilda de mercadores. Nos jogos tradicionais geralmente você é desafiado por um rival logo que consegue seu inicial. Aqui você não tem um rival, mas Volo vai cumprir o que é de praxe, te desafiando numa rápida batalha.

Volo usa:
Togepi lv.5

Você pode mover o seu personagem livremente durante uma batalha, mas evite ficar muito próximo dos pokémons, pois algum golpe pode acabar te acertando.

Durante uma batalha, você pode apertar (+) para checar os status dos pokémons no campo.

Se você apertar (Y), você poderá verificar a ordem de ação na batalha. Diferente das batalhas dos jogos tradicionais, o sistema de turnos mudou e agora é chamado de ordem de ação. Dependendo de diversos fatores, pode acontecer de um pokémon atacar duas ou mais vezes seguidas. Fique tranquilo, esse não é o caso dessa primeira batalha.

Depois da batalha, Volo alerta que à medida em que o pokémon fica mais forte, ele aprende mais golpes. Quando quiser trocá-los, você poderá abrir o menu (▲) e trocar os golpes do pokémon que quiser. Volo vai curar seu pokémon e lhe dará uma amostra grátis de 5 Potions. Nesse jogo, um Potion recupera 60 HP.Prossiga para sair do vilarejo. Fale com o porteiro para ir para Obsidian Fieldlands.



OBSIDIAN FIELDLANDS – FIELDLANDS CAMP
Rei/Akari vai te levar para o acampamento que existe no Obsidian Fieldlands. Rei/Akari vai te relembrar sobre a sua prova: capturar Bidoof, Starly e Shinx. O Profº Laventon aparece logo em seguida, enviado por Cyllene a contra-gosto, para te monitorar. Rei/Akari fica frustrado, mas logo lhe acompanhará no teste.


O acampamento fica localizado num local seguro e afastado dos pokémons selvagens. Nos acampamentos, existe uma tenda que você pode utilizar como "Centro Pokémon", permitindo que você recupere seus pokémons.

Por aqui você também encontra um baú, onde você pode depositar os itens que encontrar caso a sua bolsa fique cheia. Sim, neste jogo voltamos a ter um limite de itens que você pode carregar, vá guardando no baú os itens que você menos usa.

MISSION #2 – THE GALAXY TEAM’S ENTRY TRIAL
Vá ao encontro de Rei/Akari. Ele(a) irá avistar um Bidoof. Você deve capturá-lo. Ele é um tipo de pokémon passivo, que não vai fugir nem te atacar se você se aproximar. É o tipo mais fácil de se capturar.

Você pode apertar (ZL) para dar zoom na sua câmera e assim focar no pokémon, facilitando a mira para lançar pokébolas ou para desviar de golpes.


Após capturá-lo, vocês vão seguir um pouco mais adiante, chegando numa área onde vocês avistarão um Starly. Ele é um tipo de pokémon que se assusta facilmente, podendo fugir se notar a sua presença. Aproxime-se com cautela. Se ele acabar fugindo de você, você terá uma nova chance para capturá-lo.

Tente se aproximar do pokémon se escondendo no matinho. Para isso, aperte (B). O seu personagem irá agachar e andar lentamente. Se você estiver escondido no matinho, será mais difícil para o pokémon notar a sua presença. Para se levantar, basta apertar (B) novamente.


Assim que pegá-lo, vocês seguirão pra próxima área, onde Rei/Akari ensinará a usar o seu pokémon para atacar árvores e rochas de minérios para coletar itens. Tente fazer isso na árvore que está ao lado.

Lembre-se: Aperte (X) para alternar entre sacar a pokébola de um pokémon da sua equipe e sacar uma pokébola vazia da sua bolsa de itens. Com o menu dos pokémons da sua equipe ativo, aperte (L) ou (R) para escolher um pokémon da sua equipe para atacar a árvore. Escolha o que preferir, aperte e segure (ZR), mire na árvore e lance o seu pokémon. Ele irá atacar a árvore e derrubar algumas Berries, que serão coletadas pelo seu pokémon para você.

Daí logo depois, vocês encontrarão um Shinx. Ele é um tipo de pokémon agressivo, que irá atacar quando você se aproximar. Ele irá rebater qualquer pokébola que você atire.

Quando você apertar (ZL) para focar no pokémon, você verá o quão fácil ou difícil será a captura. Quanto mais setas aparecerem apontando para cima do pokémon, mais fácil será a captura. Se em vez de setas, aparecer um "X", significa que o pokémon só poderá ser capturado se você fizer uma batalha com ele.

Se o pokémon que você quer capturar está pedindo batalha, mas você sem querer já tinha apertado (ZR) e preparado uma pokébola vazia na sua mão, aperte (B) para cancelar a pokébola que você preparou, aperte (X) para mudar para o menu de itens para o menu da sua equipe, escolha um pokémon e então aperte (ZR) para lançá-lo na batalha.

Detalhe: nos jogos tradicionais, o pokémon que é enviado no começo de uma batalha é sempre o primeiro do seu time. Neste jogo, não é o primeiro do time que é enviado no começo de uma batalha, mas sim o pokémon que estiver selecionado nesse menu inferior direito. Você não precisa colocar um pokémon em primeiro na sua equipe para começar uma batalha com ele, você deve selecioná-lo nesse menu inferior direito antes de lançar a pokébola.




Sendo assim, para capturar o Shinx é preciso fazer como nos jogos tradicionais: lance um pokémon da sua equipe e comece uma batalha com o Shinx. Enfraqueça-o e deixe-o com o HP baixo, então atire a pokébola. Se você derrotá-lo por acidente, você terá uma nova chance para capturá-lo.

Você pode fazer capturas em uma batalha de duas maneiras diferentes.

Você pode selecionar uma Poké Ball vazia pelo menu inferior direito, da mesma forma que faz fora de batalha. Aperte (X) para alternar entre o menu de pokémon e o menu de itens, aperte (L) ou (R) até chegar na Poké Ball, então aperte (ZR) para lançar a Poké Ball, confirmando com (A).

A outra forma de capturar numa batalha é da mesma forma que os jogos tradicionais. Aperte a seta direcional para cima (▲) para abrir o menu de itens, em seguida procure a Poké Ball em sua bolsa e use-a no pokémon.

Concluindo a Mission, você voltará para o acampamento e o Profº Laventon te parabenizará pelo sucesso. Ele vai tirar uma foto sua (para colocar em seu Trainer Card). Nada mais a fazer, vocês voltarão para o vilarejo para avisar a Cyllene que você cumpriu sua Mission.


DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Rei/Akari vai te explicar que você só pode carregar 6 pokémons e que os demais ficam no Village Pastures. Você terá que reportar sobre a Mission para Cyllene no Galaxy Hall. Siga para lá. Após lhe dar os parabéns, você receberá também o uniforme e as sandálias do Survey Corps por se tornar o mais novo membro do grupo. Cyllene orienta que troque de roupas e se apresente ao comandante. Vá para o seu alojamento, fique na frente do espelho e coloque seu recém-adquirido uniforme e sandálias.

Use os botões (L) ou (R) para transitar entre os menus de roupas. Vá para o menu de uniformes e selecione o Survey Corps Uniform. No menu de calçados, selecione o Survey Corps Sandals. Também tem a opção de trocar a cor da lente de contato no último menu, mas este é opcional. Aperte (B) e (A) para confirmar a troca de roupas.



Volte para a base, Cyllene também dará um acessório para a sua cabeça. Suba as escadas até o último andar e fale com Kamado, o comandante da Galaxy Expedition Team. Enfrente-o em um combate corpo a corpo! Depois de te reconhecer como mais novo membro do Survey Corps, ele pede para que se dedique ao serviço de completar a Pokédex. Sua Mission estará completa.

Kamado, comandante da Galaxy Team




Em seguida, Cyllene vai te dar mais algumas coisinhas. Ela vai mencionar que você é um recruta ainda sem nenhuma estrela dentro do ranking dos membros da Galaxy Team. Cumpra seus deveres e você poderá subir de Rank. O Profº Laventon afirma que quanto mais dados na Pokédex forem preenchidos, maior será o seu Rank, além de te aproximar do seu objetivo de encontrar cada um dos pokémons! Receba de Cyllene a receita para confeccionar Poké Ball (1 Apricorn e 1 Tumble Stone) e $3.000 para adquirir os materiais que necessitar. Cyllene orienta Rei/Akari para te ajudar a confeccionar seus itens. Você pode comprar os materiais necessários ou encontrá-los por aí. Rei/Akari lhe dará sua próxima Mission, que é aprender a confeccionar uma Poké Ball.





MISSION #3 – THE BASICS OF CRAFTING
Do lado de fora, Anthe, a costureira local, irá encontrá-lo. Ela vai te entregar um conjunto de roupas para você: Everyday Kimono e Everyday Trousers.

Anthe, a costureira do vilarejo

Rei/Akari virá te chamar, vá até onde ele(a) está. Este local é o Craftworks. Você verá uma bancada que você poderá utilizar para confeccionar Poké Balls. Vá até a bancada e escolha os itens conforme a receita. Você tem 20 Apricorns e 20 Tumble Stones à disposição, logo, você pode fazer 20 Poké Balls. Na bancada é possível confeccionar itens usando os materiais guardados no baú, não apenas os da sua bolsa, facilitando o seu trabalho. Feito isso, sua Mission estará completa.



O Profº Laventon irá se aproximar e lhe dará a Pokédex, que nesse jogo é um caderninho.Com isso você poderá completar as tarefas de pesquisa pra ajudar o professor a coletar os dados que necessita, além de te ajudar a subir de Rank. Rei/Akari também está ajudando o professor com as tarefas de pesquisa. Ele te chamará para voltar para o Fieldlands Camp para que você receba a sua próxima Mission.



REQUEST #1 – WURMPLE CAN EVOLVE
Enquanto estiver se dirigindo para a saída do vilarejo, um guarda vai te chamar para pedir uma ajuda com um serviço. A partir de agora você poderá aceitar as Requests, pedidos de missões opcionais das pessoas do vilarejo. Tem algumas outras pessoas no vilarejo que estão precisando dos seus serviços também. Elas vão estar com um marcador de Request em cima da cabeça, você pode checar no mapa do seu Arc Phone para localizá-las. Lembrando que as Requests são opcionais, você pode pular e deixar para fazer depois se quiser. Lembre-se sempre de checar suas Requests apertando (Y) enquanto estiver com o mapa do Arc Phone aberto.


Converse com o guarda, ele se chama Beauregard e atua no Security Corps. Ele ouviu o professor falar sobre evolução e ficou interessado em evoluir um Wurmple. Como ele não pode deixar o seu posto, ele lhe pedirá para que capture um Wurmple para ele. Capture um Wurmple quando for para Obsidian Fieldlands, quando voltar aqui, dê o Wurmple para ele (você não ficará com o Wurmple). Sua recompensa será 3 Dazzling Honey.

Diferente dos jogos tradicionais, neste jogo as evoluções devem ser feitas manualmente. Sendo assim, quando o seu pokémon atingir o level necessário para evoluir, você deve selecioná-lo no menu e escolher a opção de evoluir (Evolve).

Pokémons que precisam de outros requisitos para a evolução acontecer (como felicidade, por exemplo), é preciso que o pokémon preencha esse requisito para a evolução ficar disponível. O jogo irá notificar quando um pokémon estiver pronto para evoluir. O pokémon também ficará destacado no menu, chamando a sua atenção caso você não perceba a notificação.

Pokémons que evoluem por troca agora podem evoluir simplesmente usando um item chamado Linking Cord no pokémon. Pokémons que evoluem por troca com item, basta usar o respectivo item no pokémon. Neste jogo os pokémons não podem segurar itens.

REQUEST #2 – ADORABLE STARLY
Na Floaro Main Street (a rua em frente ao Galaxy Team Headquarters), procure a loja General Store. Uma mulher chamada Marli irá pedir para ver um Starly. Você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Starly, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, vá mostrar sua Pokédex para Marli. Depois, mostre a ela um Starly. Você será premiado com 10 Poké Balls.

REQUEST #3 – WHAT DID SHINX’S EARS LOOK LIKE?
Ainda na Floaro Main Street, procure pelo Photo Studio, perto da saída do vilarejo (Front Gate). Um homem chamado Toshi irá pedir para que mostre a ele um Shinx, já que ele não se lembra de como as orelhas de Shinx se parecem. Mostre a ele o Shinx que você capturou no Obsidian Fieldlands. Você será premiado com 3 Potions.

REQUEST #4 – BIG BUIZEL, LITTLE BUIZEL
Procure o guarda na entrada do vilarejo (Seaside Gate). Ele se chama Dorian e tem um pequeno Buizel ao lado dele. Ele vai pedir para que você capture um Buizel de tamanho grande (2’8” ou maior). Buizels desse tamanho são raros, boa sorte pra encontrá-lo. Caso não encontre, mais para frente no jogo você terá chances de encontrar Alpha Buizel também, um Buizel bem maior que deve servir com folga para atender essa Request. Quando você conseguir capturar um Buizel desse tamanho, venha trazer para o Dorian. Dê para ele o Buizel grande (você não ficará com o Buizel). Sua recompensa será 5 Oran Berry e 1 Exp. Candy S.

Dorian, o porteiro da entrada do vilarejo

FLOARO MAIN STREET – GENERAL STORE, HAIRDRESSER, CLOTHIER E PHOTOGRAPHY STUDIO
Antes de sair do vilarejo, dê uma volta pela Floaro Main Street. É nesta rua onde fica o Galaxy Hall (Galaxy Team Headquarters), o Craftworks (local para confeccionar itens), The Wallflower (a cantina), o seu alojamento e mais alguns locais de comércio.

Passando o Galaxy Hall, você estará no seu alojamento. Lá, você pode pode descansar no seu leito (recuperar os seus pokémons), trocar de roupa (olhando no espelho) e checar os seus itens armazenados no baú.

Saindo do seu alojamento, do outro lado da rua você encontrará a General Store, que funciona como um PokéMart, sendo um local que vende itens. Fale com o senhor chamado Choy para comprar.

Choy, vendedor do General Store

Logo ao lado, você verá uma senhora chamada Edith, a cabeleireira. Por $500, você pode fazer um penteado, tingir o cabelo e fazer as sobrancelhas.

Ao lado da cabeleireira está a loja de roupas de Anthe. Se você tiver algum save de Brilliant Diamond/Shining Pearl, Anthe lhe dará o Modern Jacket, Modern Trousers e Modern Shoes (a roupa do Cyrus de BD/SP). Se você tiver algum save de Sword/Shield, Anthe lhe dará o Shaymin Fancy Kimono e Shaymin Fancy Bottoms (uma roupa tematizada do Shaymin). Se você tiver algum save de Let’s Go, Pikachu!/Eevee!, Anthe lhe dará o Pikachu Festival Mask e Eevee Festival Mask (uma máscara, estilo chapéu, do Pikachu e do Eevee). Se você não tiver mais nada a receber de Anthe, você poderá comprar roupas com ela, bem como simplesmente trocar de roupa.

Anthe, a costureira do vilarejo


Do outro lado da rua, quase na saída do vilarejo (Front Gate), fica o Photo Studio, onde você pode tirar fotos com o seu pokémon. Fale com o senhor chamado Dagero e poderá tirar suas fotos.

PASTURES – O LOCAL ONDE FICAM OS SEUS POKÉMONS
Antes de sair do vilarejo, atravesse a ponte logo à direita da saída do vilarejo (Front Gate). Você encontrará os Pastures, um local que funciona como o box do PC, para onde vão os seus pokémons capturados depois que a sua equipe estiver cheia. Aqui você poderá alternar os pokémons da sua equipe com os que estiverem nos Pastures. Para isso, basta falar com Marie, a responsável pelo lugar.

FARM – O LOCAL DAS PLANTAÇÕES
Outro local que talvez você se interesse é a Farm, que fica do outro lado do Jubilife Village (localize-se no mapa). Este é o local onde são feitas as plantações. Aqui, você pode falar com um homem chamado Colza, o capitão do Agriculture Corps. Ele pode cultivar Apricorns e plantas medicinais. Com o tempo, outros tipos de cultivo ficarão disponíveis (como vegetais, Berries, Mushrooms e Mints). Ele irá cobrar uma quantia em dinheiro, dependendo do cultivo que escolher. Escolha um dos cultivos e pague a ele para que ele comece a plantar. Depois que sair em uma expedição e capturar alguns pokémons, quando retornar a colheita já vai ter sido realizada e você pode ir retirar os seus itens com Colza.

Colza, capitão do Agriculture Corps

O Jubilife Village é o núcleo do jogo. Você sempre vai sair de Jubilife para fazer expedições, ou seja, explorar áreas como o Obsidian Fieldlands para capturar pokémons. Quando você finaliza uma expedição, você retorna para Jubilife Village.

Caso esteja pronto, siga para a saída do vilarejo (Front Gate) e vá pro Obsidian Fieldlands.

ASPIRATION HILL, HORSESHOE PLAINS E FLOARO GARDENS
No Fieldland Camp, o Profº Laventon lhe dará mais instruções sobre as tarefas e de como você poderá verificar o progresso delas com a sua Pokédex.

Neste jogo, para checar a sua Pokédex, basta apertar a seta direcional para baixo (▼). Cada pokémon tem uma quantidade diferente de tarefas de pesquisa. Quando você avistar um pokémon selvagem e apertar (ZL) para dar zoom e focar nele, você pode apertar (▼) para checar as tarefas de pesquisa daquele pokémon.

As tarefas de pesquisa geralmente envolvem fazer coisas como capturar uma determinada quantidade de um mesmo pokémon, batalhar algumas vezes com o pokémon em questão, entre outras. Certos pokémons possuem tarefas diferenciadas, esteja atento a elas.


Rei/Akari vai te alertar para fugir de ataques de pokémons selvagens e te ensinar como desviar. Se um pokémon te atacar e você se ferir demais, você pode desmaiar (black out). Quando isso acontece, um Galaxy Member do Security Corps te resgata para o acampamento.

Para fazer o movimento de desvio como Rei/Akari te mostra, basta apertar (Y) enquanto estiver caminhando. Você vai precisar disso caso um pokémon selvagem te ataque diretamente.

Sempre que você estiver em uma área com pokémons selvagens, lembre-se do local onde fica o acampamento da área. Você sempre encontrará um Galaxy Member nesses acampamentos. Ele pode te servir com algumas funções.

Ele pode atuar como um PokéCenter da mesma forma que a tenda, curando seus pokémons. Além disso, ele serve como um "PokéMart", disponibilizando itens para você comprar. Ele também te dá acesso aos pokémons que estão nas Pastures (equivalentes ao box do PC). Logo, quando seu time encher, basta falar com ele para ter acesso aos outros pokémons enquanto estiver em um acampamento.

No acampamento você também encontra uma bancada que você pode utilizar para confeccionar itens. Caso você precise retornar ao Jubilife Village, basta pedir permissão à Laventon.


Siga Rei/Akari. Ele(a) vai reforçar as coisas que aprendemos, como consultar o seu progresso na Pokédex com (ZL) para focar no pokémon e (▼) para ver as tarefas da Pokédex desse pokémon. Ele(a) vai citar o Bidoof como exemplo, dizendo que você precisa capturar vários deles. Ele(a) também te relembra de ir alternando o menu inferior com (X), para usar itens ou pokémons para iniciar as batalhas.

A partir de agora, você já está livre para andar por aí, explorar e capturar à vontade.

Preste atenção nos elementos que aparecem pelo cenário. Alguns deles são itens que podem ser recolhidos apertando (A). No caso de árvores com Berries ou Apricorns, você precisa lançar um de seus pokémons para atacar a árvore e colher os frutos. Detalhe: o pokémon que você lançar ganha experiência ao fazer isso, logo, mande alguém da sua equipe que você queira subir exp., basta apertar (L) ou (R) para ir alternando o pokémon que você manda. Existem certos elementos no cenário, como as rochas de minérios, que você também precisa lançar um pokémon e atacar para coletar os itens.

Pelos arredores daqui, temos três grandes áreas para explorar: Aspiration Hill, Horseshoe Plains e Floaro Gardens. Outras áreas não estão acessíveis por conta do relevo do cenário. Também tem um lugar com uma ponte onde um guarda não deixará você passar. Enquanto estiver explorando, vá se guiando olhando no mapa para não se perder.

Aspiration Hill: lugar onde você encontra pokémons como Bidoof e Starly.
Horseshoe Plains: aqui vemos Wurmple, Eevee, Ponyta, Buizel e Mime Jr.
Floaro Gardens: local onde achamos Shinx, Silcoon e Pichu.

Se você encontrar o Eevee, o Pichu ou o Mime Jr., salve o jogo. Eles são mais raros de aparecer e podem escapar com facilidade. Cuidado caso encontre um pokémon de olhos vermelhos, como Rapidash no Horseshoe Plains e Luxio no Floaro Gardens. Eles são Alpha Pokémon, pokémons muito poderosos e podem acabar com você. Passe longe deles. Mais pra frente no jogo saberemos mais sobre eles. Na Floaro Gardens também tem um local com alguns Beautifly, eles também possuem um level um pouco elevado, enfrente-os por sua conta e risco.

Certos pokémons podem te perseguir, te forçando a entrar em uma batalha. Existem duas maneiras de fugir de batalhas. Lance o seu pokémon na frente do pokémon que está te perseguindo para começar uma batalha. Com a batalha iniciada, basta apertar (B) para fugir. Outra alternativa é fazer o seu personagem correr e se distanciar o máximo possível do pokémon depois de iniciada a batalha. Ou seja, você vai estar literalmente fugindo do pokémon.

MISSION #4 – GETTING TO WORK ON RESEARCH TASKS
Cuidado ao se empolgar andando por aí, pois você ainda não tem muitas pokébolas e seu estoque pode acabar a qualquer momento. Para seguir com a história principal, você deve ir atrás de Rei/Akari. Lembre-se, se você se perder, procure o marcador em sua volta e siga em direção a ele para encontrar Rei/Akari de novo.

Rei/Akari pede para você continuar verificando as tarefas de pesquisa na sua Pokédex. Ele(a) mostra um Starly e comenta que uma das tarefas dele é capturar o Starly sem ser visto. Ele(a) reforça que você pode fazer isso se escondendo no matinho enquanto se aproxima. Ele(a) vai te esperar um pouco mais adiante, pedindo para procurá-lo(a) quando completar mais tarefas de Pokédex.

Exemplos de tarefas que você pode escolher fazer agora: usar Leafage/Ember/Agua Jet (4x) do seu Inicial, capturar 6 Bidoofs, capturar 6 Starly, capturar 5 Starly sem ser visto (se pegar o Starly sem ser visto conta para ambas as tarefas de captura), capture 3 Shinx, ver Shinx usar Quick Attack (6x), derrotar 4 Shinx, capturar 3 Wurmple, capturar 4 Wurmple sem ser visto.

Tente completar algumas das tarefas indicadas (não precisa ser todas) e então vá falar com Rei/Akari. Ele(a) mostrará onde está um Buizel e avisa que eles são agressivos, assim como os Shinx, necessitando enfrentá-los com seu pokémon para capturá-lo. O Buizel vai te atacar quando te avistar, podendo te ferir. Você pode desviar dos ataques apertando (Y). Atire um pokémon seu o mais rápido que puder para começar uma batalha.

Você receberá um aviso sobre os perigos de seu personagem receber muito dano, correndo o risco de desmaiar (black out). Quando o seu personagem se machuca, algumas manchas escuras vão aparecer ao redor da tela (nas bordas). Elas vão ficar vermelhas se você estiver muito ferido, prestes a desmaiar. Os danos desaparecem depois de um tempo, mas você não conseguirá se curar enquanto um pokémon estiver te perseguindo.

Você também pode se machucar se pular de grandes penhascos. Quanto maior for a altura da sua queda, maior será o dano. Cair de uma altura muito elevada pode levar a um desmaio imediato. Se você cair em um rio profundo, irá se afogar, também levando danos nesse processo. Quando você desmaia, você perde alguns itens da sua bolsa.

Rei/Akari pede para que preste atenção nas tarefas de Buizel. Uma das tarefas é coletar dados de um golpe que o Buizel utiliza, mas pra isso precisa enfrentá-lo em batalha.Após batalhar com o Buizel, vá até Rei/Akari e como recompensa você ganha o Crafting Kit. Com ele, poderá confeccionar itens sem precisar da bancada, mas terá a limitação de usar os materiais que você está carregando na sua bolsa de itens. Além disso, você também receberá a receita para confeccionar Potion (1 Oran Berry e 1 Medicinal Leek).


Rei/Akari comenta que poderá confeccionar Poké Balls ou Potions caso possua os materiais necessários. Logo em seguida, Rei/Akari pede para examinar sua Pokédex para verificar se você já tem tarefas concluídas e que já podem ser reportadas. Essa indicação aparece destacada em amarelo. Feito isso, basta apertar (B) para fechar a Pokédex. Ele(a) te pedirá para reportar ao Profº Laventon as tarefas da Pokédex que conseguiu completar e assim receber pontos de pesquisa.

Você pode continuar explorando o mapa se quiser ou pode dar por terminado a sua Mission e seguir com o jogo. Quando se sentir satisfeito, volte para o acampamento e reporte seu progresso, conversando com o professor. Você será remunerado por isso de acordo com o quanto você progrediu na Pokédex.

Reportar para Laventon seu avanço nas tarefas de pesquisa é a principal maneira de você ganhar dinheiro no jogo. As batalhas contra treinadores, além de serem mais escassas, você não recebe dinheiro pelas suas vitórias. Outra forma bem comum de você conseguir dinheiro é vendendo o item Stardust. Se você encontrar rochas de minérios que estão brilhando, ao coletar os itens dela você receberá também um Stardust. Para vender itens, basta falar com o Galaxy Member do acampamento ou com algum vendedor do Jubilife Village e apertar (ZR) para mudar a tela de compra/venda de itens.

Cada pokémon na sua Pokédex tem níveis de pesquisa a serem cumpridos. Se você conseguir elevar a entrada da Pokédex de um pokémon até o Lv.10, ela será considerada completa e você vai desbloquear todas as informações daquele pokémon.

Após reportar para Laventon os resultados das suas tarefas de pesquisa, você também ganha pontos de pesquisa. Conforme você for ganhando mais e mais pontos de pesquisa, você vai se tornando apto a subir de Rank na Galaxy Expediton Team.

Depois de pegar o seu dinheiro, o professor vai avaliar o seu progresso na Pokédex. Se você tiver conseguido ao menos 500 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Feito isso, a sua Mission vai estar concluída e vocês voltarão pro Jubilife Village.



DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Reporte seu progresso para Cyllene e ganhe a sua 1ª estrela de Rank. Você também ganha a receita para confeccionar Heavy Ball (1 Apricorn e 1 Black Tumblestone) e Revive (1 Vivichoke e 2 Medicinal Leeks). Cyllene vai dispensá-lo para o The Wallflower. Chegando lá, faça uma refeição com Laventon e Rei/Akari. Eles vão mencionar que mais pessoas vão ter Requests e que algumas Requests serão anotadas no quadro-negro de Laventon.





 

O Profº Laventon comenta sobre um pedido que Rei/Akari pegou com Mai, uma guardiã que faz parte do Diamond Clan. Rei/Akari logo responde que vai deixar esta Mission para você, que é mais capacitado em batalhas pokémon. Profº Laventon explica sobre o Diamond Clan e sua importância para Hisui. O dia vai terminar depois da conversa.

No dia seguinte, Rei/Akari vai te convidar para encontrá-lo(a) no Training Grounds, um local próprio para batalhas pokémon. Ele(a) te orienta visitar os Pastures para mudar o seu time, se assim desejar. Se você capturou algum pokémon interessante e quer colocá-lo em seu time, faça isso. Lembre-se que os Pastures ficam perto da saída do vilarejo (Front Gate), indo pela direita, depois da ponte. Basta falar com Marie.

A partir de agora, está habilitada a função de conectar o seu jogo com a internet (acesso pelo menu ▲). Se você abrir o mapa, verá que alguns locais possuem um símbolo de asa. Agora, é possível "saltar" para esses lugares (como se fosse um Fly dos jogos tradicionais), assim você não precisa percorrer todo o caminho a pé. Se já tiver alguma Request cumprida, esse é um bom momento para ir retirar o seu prêmio com os solicitantes.

Antes de irmos ao Training Grounds, vamos passar no Craftworks, o local com a bancada para confeccionar itens. Fale com o Anvin, o responsável do lugar. A partir de agora, ele vai te vender algumas receitas para confeccionar certos tipos de itens. No momento ele não tem nada interessante, mas lembre-se de voltar aqui sempre que completar uma Mission, pois novos itens e receitas ficam disponíveis conforme você vai progredindo no jogo.

TRADING POST E FOLK SHRINE
Próximo do Craftworks, logo na entrada do Training Grounds, existe uma barraca com uma moça chamada Simona. Com ela, você pode trocar pokémons e comprar alguns itens evolutivos usando Merit Points. Você ainda não tem MPs, logo não vai poder comprar nada por enquanto. Mais pra frente daremos mais detalhes sobre como obtê-los.

Subindo pelo lado direito, você verá uma velha chamada Lucille em frente a um pequeno santuário de Arceus. Ela vende Charms, amuletos que servem para a sua proteção. Existem 3 tipos deles. O primeiro tipo (Tempting Charm) serve para você perder menos itens quando você desmaia, ou melhor, você só vai perder esse Charm e seus demais itens vão permanecer na sua bolsa. O segundo tipo (Survival Charm) serve para você desmaiar com menos frequência, ou seja, seu personagem vai levar mais tempo para desmaiar quando atacado por algum pokémon. O terceiro tipo (Warding Charm) serve para você ficar em boa saúde, ou seja, o seu personagem não sofrerá com um problema de status (envenenado, paralisado, etc.) caso você seja atacado por um pokémon.

Cada um desses Charms possuem 5 cores diferentes, quanto mais cores de um mesmo Charm você tiver, maior a sua proteção. Lucille vai cobrando mais caro a cada Charm de cor diferente que você comprar. O Charm deverá ser mantido na sua bolsa o tempo todo para que ele possa funcionar. Se o efeito dele for ativado, o Charm é consumido. Agora no início do jogo eles não são tão necessários assim, basta tomar cuidado que você consegue evitar passar esses problemas. Deixe para comprar quando estiver mais avançado no jogo, assim você não precisa ocupar esse espaço na sua bolsa.

TRAINING GROUNDS – O CAMPO DE BATALHA POKÉMON
Quando estiver pronto, dirija-se ao Training Grounds. É um local próximo ao Craftworks, basta procurar o marcador ao seu redor seguir em direção a ele. Você encontrará um campo de batalha. Rei/Akari está preocupado(a) com a falta habilidade em batalhas que ele(a) tem com o seu parceiro Pikachu. Como forma de fortalecer seus laços, ele(a) te desafia para uma batalha!

Rei/Akari usa:
Pikachu lv.9


Rei/Akari irá lhe agradecer pela batalha. Em seguida, ele(a) comenta sobre os tipos de pokémon e de que modo eles influenciam a batalha.

Você verá um guia do quadro de Fraquezas e Resistências de pokémons, na horizontal são os tipos dos ataques de seus pokémons e na vertical são os tipos do pokémon que está recebendo seus golpes. O quadro se complementa na página 1 e 2. Lembrando que, assim como os outros tutoriais, você pode reler este quadro dentro do menu (▲) e selecionar Survey Tips no ícone de engrenagem.

Você vai conhecer uma mulher chamada Zisu, capitã do Security Corps e também uma mestra das antigas artes marciais. Ela vai te ensinar sobre os estilos de batalha: Strong Style e Agile Style.

Zisu, capitã do Security Corps

Para você ter acesso aos Battle Styles de um golpe do seu pokémon, é necessário masterizar esse golpe. Isso geralmente acontece depois que o seu pokémon sobe alguns levels após ter aprendido o golpe. Se você tiver algum pokémon de level um pouco mais elevado, talvez ele já tenha masterizado algum golpe.

O Strong Style aumenta o poder de um golpe, mas reduz a velocidade de ação do pokémon na batalha. O Agile Style reduz o poder de um golpe, mas aumenta a velocidade de ação do pokémon na batalha. Com isso, um pokémon pode atacar o adversário mais de uma vez antes de receber um contra-ataque. Ao usar qualquer um dos dois Styles, você consome 2 PP do seu golpe.

Lembrando que agora o jogo funciona no sistema de ordem de ação. A velocidade de ação do seu pokémon é o que vai definir se ele vai atacar primeiro ou se vai atacar várias vezes seguidas. Às vezes, mesmo no Agile Style, o pokémon não consegue ser rápido o bastante para usar golpes seguidos, então talvez para ele seja melhor usar o Strong Style.

Quando estiver em uma batalha, aperte (Y) para checar a ordem de ação. Se você tiver um golpe que já está masterizado, aperte (L) ou (R) ou use seta para esquerda (◄) ou seta para direita (►), para alternar entre os Styles. Verifique como fica a ordem de ação quando for usar Strong Style ou Agile Syle, então decida qual pode ser mais vantajoso.




Zisu também menciona que ela é capaz de ensinar bons golpes para seus pokémons, servindo como Move Tutor. Ela cobra por esse serviço e os preços variam dependendo do golpe. Se você quiser ensinar um golpe diferente para o seu pokémon, basta comprar um golpe com Zisu. Ela vai permanecer sempre aqui, no Training Grounds, então basta vir aqui procurá-la. Conforme você for subindo de Rank, Zisu disponibiliza novos golpes para ensinar a seus pokémons.

O seu pokémon não é capaz de masterizar um golpe ensinado pela Zisu. Você precisará de um item chamado Seed of Mastery, geralmente obtido com um Alpha Pokémon. Com ele, basta entregá-lo para Zisu que ela vai liberar o Strong Style e o Agile Style do golpe que ela havia ensinado a seu pokémon.

Rei/Akari vai mencionar que está na hora de você atender o pedido de Mai. Ele(a) vai dizer que te aguarda no Aspiration Hill. Prepare o seu time de pokémons, compre alguns golpes com Zisu se necessário. Você deverá retornar para Obsidian Fieldlands para prosseguir com a história. Vamos para lá.

Mai, guardiã do Diamond Clan

Saia do vilarejo e vamos para Obsidian Fieldlands. Assim que chegar lá, você é surpreendido por Volo, que logo lhe dá mais dicas para capturas, que é arremessar as pokébolas por trás do pokémon. Isso aumenta as chances de captura.


Você deve ter notado que o sistema de dia e noite desse jogo não obedece ao horário do relógio. Contudo, você pode manipular facilmente o dia e a noite nesse jogo. Ao usar a tenda para recuperar seus pokémons, você vai notar algumas opções, como descansar até a noite. Faça isso de vez em quando, pois, existem pokémons que só aparecem à noite, outros só pela manhã, outros que só evoluem à noite, e por aí vai… você também pode fazer isso no leito do seu alojamento em Jubilife Village.

Outro detalhe é que, enquanto estiver explorando novas áreas, verá o dia e a noite passar rapidamente. Isso acontece porque o ciclo completo de um dia aqui dura 24 minutos, ou seja, cada minuto de jogo equivale a uma hora. Sendo assim, as manhãs vão durar 7 minutos (equivalendo ao período das 4h às 11h), o meio do dia vai durar 6 minutos (equivalendo ao período das 11h às 17h), o pôr do sol vai durar 3 minutos (equivalendo ao período das 17h às 20h) e a noite vai durar 8 minutos (equivalendo ao período das 20h às 4h).

Antes de prosseguirmos, dê uma olhada em sua volta. Tem duas pessoas por aqui que possuem Requests, caso queira atender. Você pode encontrá-las com a ajuda do mapa do Arc Phone.

REQUEST #6 – MUSHROOM CAKE MARKETING
Um homem vai comentar a respeito de uma receita envolvendo cogumelos. Ele vai pedir para que você mostre a ele o item Springy Mushroom. Geralmente esse item pode ser encontrado no chão pelo cenário. Também é possível obtê-lo em batalhas contra o Paras (você poderá encontrá-lo no próximo mapa). Caso você não consiga, você pode voltar para Jubillife Village e comprar o Springy Mushroom com o Anvin, no Craftworks. Mostre o cogumelo a ele e você será premiado com 5 Cake-Lure Base e o Mushroom Cake Recipe.

REQUEST #11 – THE TIMBRE OF THE FIELDS
Uma mulher chamada Yeo vai dizer que gosta muito do som do Kricketot. Você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Kricketot, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, vá mostrar sua Pokédex para Yeo. Sua recompensa será 3 Vivichoke.

DEERTRACK PATH – O ENCONTRO COM MAI
Siga o marcador na tela e você chegará naquela ponte onde antes tinha um guarda bloqueando a sua passagem. Converse com ele, agora ele vai liberar a sua passagem. Em seguida, você verá Rei/Akari, que vai lhe apresentar a Mai. Ela é uma guardiã do Diamond Clan. Mai vai te desafiar para uma batalha.


Mai usa:
Munchlax lv.10

Depois de derrotá-la, ela vai curar seus pokémons e lhe dará 5 Vivichokes. Seu Arc Phone irá tocar, mostre-o para Mai. Ela olha no mapa do Arc Phone, que mostra o caminho para Deertrack Heights. Mai vai comentar sobre o Todo-Poderoso Sinnoh, uma entidade que criou o universo fazendo o tempo fluir. O Todo-Poderoso Sinnoh é venerado pelas pessoas do Diamond Clan. Alguns pokémons de Hisui possuem uma conexão com o Todo-Poderoso Sinnoh e é dever dos guardiões atendê-los. Mai pedirá para você segui-la.


DEERTRACK PATH, WINDSWEPT RUN, NATURE’S PANTRY E DEERTRACK HEIGHTS
Agora você está livre para explorar estas novas áreas:

Deertrack Path: onde aparecem Kricketot, Munchlax (mais raro), Zubat (só à noite), Burmy-Plant (em árvores), Geodude (em rochas de minérios).
Windswept Run: onde aparecem Kricketot, Kricketune, Abra, Buizel, Drifloon (só à noite), Zubat (só à noite), Burmy-Plant (em árvores), Geodude (em rochas de minérios).
Nature’s Pantry: onde aparecem Kricketot, Kricketune, Paras, Pikachu (mais raro), Pichu (mais raro), Zubat (só à noite), Burmy-Plant (em árvores), Geodude (em rochas de minérios).
Deertrack Heights: onde aparecem Geodude, Shinx, Stantler, Chimchar (mais raro), Monferno (raríssimo), Zubat (só à noite), Burmy-Plant (em árvores), Geodude (em rochas de minérios).

Atenção com o Abra: Ele fica se teletransportando de um lado para o outro. Se ele te avistar, ele vai fugir. Se você forçar uma batalha com ele, ele vai fugir. Sua melhor chance é atirar uma Poké Ball sem que ele note a sua presença. Drifloon também pode aparecer e desaparecer, mas esse irá te atacar se te avistar. Tome cuidado com os Alpha Pokémon (aqueles de olhos vermelhos), alguns que você pode se deparar nessas áreas são: Floatzel, Staravia, Kricketune e Parasect.

A partir de agora você vai ver algumas árvores e rochas de minérios balançando. Quando você mandar um pokémon seu para atacar e coletar os itens, algum pokémon selvagem vai cair da árvore ou saltar da rocha de minérios e te atacar.

Repare que existe uma grande ilha no centro do mapa Obsidian Fieldlands. Essas áreas acima fazem parte dessa grande ilha. Existem mais áreas já acessíveis no mapa que você consegue alcançar se você continuar avançando e atravessando as pontes/passagens que existem ao redor da ilha, mas recomendo ficar apenas nessa grande ilha por enquanto. Vamos ter um acesso mais facilitado para avançar para as demais áreas nas próximas Missions. Se você explorá-las agora, vai acabar tendo que andar muito, além de ficar com os pokémons do seu time em um level muito elevado para este ponto do jogo.

Uma coisa que você vai notar é que, quando você abrir o mapa, vai aparecer a localização de algumas bolsas perdidas (lost satchel). Vá até os locais indicados no mapa e recolha essas bolsas. Abra o menu (▲) e procure pela opção Lost & Found (achados e perdidos).

Você vai ver uma lista de pessoas que perderam as suas bolsas, se você achou a bolsa de alguma delas, deposite-a nos achados e perdidos e você será recompensado com uma certa quantia de Merit Points (MPs). Esses pontos podem ser trocados por itens no Trading Post com Simona (a mulher da barraca na entrada do Training Grounds, onde é possível fazer trocas de pokémon). Se você estiver jogando online, você pode achar as bolsas de outros jogadores também.


Vá capturando os pokémons pelo caminho e cumprindo algumas das tarefas de pesquisa da Pokédex. Recolha os itens pelo caminho. Lembre-se de ir conferindo no mapa a sua localização para não se perder. Para seguir com a Mission principal, avance na área Deertrack Heights e vá seguindo em direção ao marcador da tela. No pé da montanha tem mais uma pessoa com uma Request bem simples de cumprir, caso queira. Você também consegue localizar essa pessoa através do mapa.

REQUEST #13 – TREES THAT BEAR BERRIES
No Deertrack Path, você vai encontrar um cara chamado Bjorn. Ele faz parte do Agriculture Corps e vai pedir que consiga 3 Cheri Berries para ele. Dê as berries que ele precisa e você será premiado com 15 Poké Balls. Ele também vai te dar uma dica de como usar as Berries para capturar pokémons.

Quando você quiser muito capturar um pokémon, você pode tentar distraí-los jogando uma Berry perto deles. O pokémon vai parar para comer a Berry. Enquanto ele faz isso, você pode tentar se aproximar o máximo que puder e atirar uma Poké Ball nas costas dele. Quando você conseguir uma Razz Berry, guarde-a para usar em um pokémon importante, elas são as mais eficientes.

Existem outros itens que encontraremos ao longo do jogo que podem ser usados para cozinhar uma comida para o pokémon, mas será preciso ter as respectivas receitas para "confeccionar" essas comidas.

Outra dica: em sua jornada, você também vai achar itens como a Ball of Mud e a Spoiled Apricorn. Você pode atirar esses itens em um pokémon. Ao fazer isso, o pokémon vai ficar atordoado por um instante. Isso te dará um espaço para fugir ou para capturar o pokémon. Se for um pokémon que está enfurecido te perseguindo, será preciso atirar de 6 a 7 Ball of Mud ou Spoiled Apricorn para que ele fique atordoado.

MISSION #5 – A REQUEST FROM MAI
Siga para Deetrack Heights. Depois de alcançar uma colina, você verá Mai. O Profº Laventon chega logo em seguida e fica a postos para registrar uma foto. Mai comenta que este é o local onde seu Clan presta homenagem ao pokémon especial descendente de um daqueles que foi abençoado pelo Todo-Poderoso Sinnoh. Então, eis que surge um Kricketune enorme com os olhos vermelhos brilhantes, este é um Alpha Kricketune.

Um Alpha Pokémon é um pokémon de tamanho maior que os demais da sua espécie. Eles podem ser identificados pelos olhos vermelhos. Eles possuem golpes diferentes do que os outros de sua espécie aprendem normalmente (Egg Moves). Se eles estiverem em um level muito elevado comparado ao seu Rank, você só será capaz de capturá-los em batalha. São mais difíceis de capturar também.


Mai vai dizer que o seu trabalho é tirar esse intruso daqui. Seus pokémons serão curados. Aproxime-se do Alpha Kricketune e a batalha começará automaticamente.

Ao iniciar a luta, uma tela irá explicar sobre o uso do botão (Y), que mostra a ordem de ação dos pokémons em batalha, definida pela velocidade de ação dos pokémons. A velocidade dos pokémons poderá ser alterada por meio de determinados golpes e itens ou influenciado pela velocidade dos pokémons. Um pokémon com alta velocidade de ação pode agir mais vezes em sequência.

Alpha Kricketune lv.12

Tente capturá-lo, ele não vai mais aparecer aqui depois da batalha. Mai vai curar seus pokémons mais uma vez. Um Wyrdeer desce de um rochedo, se aproxima de você e vai embora. Ele é o pokémon abençoado que Mai comentou antes. Mai diz que Wyrdeer pode cavalgar com alguém nas costas se essa pessoa for digna.




Rei/Akari aparece para dar um recado da Cyllene, pedindo para fazer um acampamento onde estiverem. Mai dirá que irá recompensá-lo assim que puder e irá se retirar. O pessoal do Construction Corps virá montar o acampamento, que Laventon batizará de Heights Camp. Com esta nova base, você poderá partir da Jubillife Village direto para cá, sem precisar passar pelo Fieldlands Camp. Rei/Akari convida você e o professor para comerem na The Wallflower. Reporte sua pesquisa ao professor e retorne para Jubilife.



DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Beni comentará sobre as notícias que andam correndo no vilarejo, sobre os ataques que um Kleavor enlouquecido fez às pessoas da Galaxy Team que foram investigar hoje de manhã. O Medical Corps está com dificuldade para tratar dos feridos. O Profº Laventon comenta sobre um raio ter atingido Kleavor, ficando em frenesi desde então. O professor irá atribuir a Mission do Kleavor para você cumprir. Tenha uma boa noite.


MISSION #6 – SUMMONED BY COMMANDER KAMADO
No dia seguinte, Rei/Akari te chamará em seu alojamento para atender a um chamado do comandante Kamado. Em seguida, aparecem duas figuras diante da base da Galaxy Team. O rapaz se chama Adaman, e a garota, Irida. Eles estão discutindo sobre a imagem da deidade do “Todo-Poderoso Sinnoh”. Adaman descreve o Todo-Poderoso Sinnoh como o soberano do tempo, enquanto Irida o descreve como o soberano do espaço. Os dois vivem brigando por conta disso. Os dois entrarão no Galaxy Team Headquarters.





Rei/Akari explica que Irida é a líder do Pearl Clan, enquanto Adaman é o líder do Diamond Clan. Por ora, entre na base, suba e vá até a sala de Kamado no último andar. Você o encontrará conversando com os líderes dos clans a respeito do Kleavor, Noble Pokémon do Pearl Clan, que está causando problemas. Adaman e Irida irão se apresentar. Em seguida, Kamado irá propor que você analise o estado do Kleavor. Esta será sua nova Mission. Adaman e Irida vão embora. Kamado diz para que você mantenha boas relações com os dois clans, visto que a Galaxy Team é formada por estrangeiros dessa região. Cyllene virá chamá-lo para dar mais detalhes sobre essa Mission. Desça e vá até a sala dela.







Chegando lá, Laventon vai comentar que o pessoal do Security Corps tentou jogar pokébolas no Kleavor, mas sem sucesso. Ele comenta que é difícil pegá-lo sem batalhar por conta da agressividade. Cyllene dirá que essa Mission é perigosa, responda que vai encará-la mesmo assim. Ela comenta que o Diamond Clan e o Pearl Clan reverenciam os Noble Pokémon por eles servirem ao Todo-Poderoso Sinnoh. Eles deixam oferendas para expressar sua gratidão a esses pokémons em locais chamados Nobles’ Seats. O professor comenta que é preciso investigar que tipo de oferenda eles usam para agradar Kleavor.




Mai e Adaman, do Diamon Clan, entrarão na sala. Adaman comenta que a fenda no espaço-tempo conecta este mundo com outro mundo, possivelmente o lugar onde o Todo-Poderoso Sinnoh reside. Adaman acredita que você deve ter viajado no tempo por ter caído dessa fenda. Ele pede para que não apenas estude Kleavor, mas acalme sua frenesi. Ele comenta que o Pearl Clan deu a Kleavor o título de "Lord of the Woods". Adaman também comenta que o Diamond Clan está sofrendo o mesmo problema com um pokémon.



Mai dirá que Kleavor pode ser encontrado na Grandtree Arena, um local que fica na Heartwood, e seu guardião se chama Lian. Ela dirá que Lian pode te dar mais detalhes sobre Kleavor. Rei/Akari fala que o Heights Camp é o melhor lugar para acampar para chegar até a Grandtree Arena. Ele(a) também recomenda que passe nos Pastures e traga seus melhores pokémons.


Antes de sair, fale com Cyllene novamente. Reporte a ela seu progresso. Caso você já tenha conseguido ao menos 1.800 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Você vai ganhar a sua 2ª estrela de Rank. Você também ganha a receita para confeccionar Feather Ball (1 Apricorn e 1 Sky Tumblestone) e Super Potion (1 Potion e 1 Pep-Up Plant).


Ao tentar sair da base, Bagin, o guarda que fica próximo à escada, irá chamar a sua atenção. Vá falar com ele. A bolsa nesse jogo tem um espaço limitado de itens. Caso a sua bolsa esteja ficando sem espaço para recolher novos itens, você pode falar com Bagin para que ele aumente o espaço na sua bolsa. Esse serviço é pago. Você começa pagando $100 para conseguir 1 espaço a mais na sua bolsa. Cada vez que falar com Bagin, ele irá cobrar um valor maior para adicionar mais espaços na sua bolsa. Recomendo que aumente o espaço a sua bolsa o máximo que puder, pois conforme novos itens vão aparecendo, mais rápido a sua bolsa vai enchendo e você será obrigado a voltar sempre para a base para depositar os itens no baú, ou na pior das hipóteses, jogar o item fora.

Bagin, o guarda da escada do Galaxy Hall


Antes de continuarmos, você pode aproveitar para pegar algumas Requests. Várias delas estão disponíveis agora. Lembrando que as Requests são opcionais, você pode pular essa parte se quiser. Algumas delas você pode pegar aqui mesmo no Galaxy Team Headquarters.

REQUEST #5 – WHAT IT TAKES TO BE AWESOME
No fim da Floaro Main Street, perto da saída do vilarejo (Front Gate), você encontrará um garotinho chamado Sho. Ele quer capturar um parceiro pokémon para ser aceito como um membro da Galaxy Team. Para isso, ele lhe pede 5 Poké Balls. Atenda o pedido e sua recompensa será 3 Grit Dust.

Obs.: Você não verá nenhum marcador de Request na cabeça do Sho neste momento, mas já é possível pegar essa Request com ele. Por alguma razão, o marcador só aparece nele depois que você finaliza a Mission 7. Importante observar que Sho poderá aparecer em pontos diferentes do Jubilife Village nas próximas vezes que você voltar de uma expedição. Sho estará sempre ao lado de outro garotinho chamado Waka.

REQUEST #7 – PLAYING WITH DRIFLOON
No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Você precisa ter capturado um Drifloon para esta Request ficar disponível. Você vai descobrir que um Drifloon foi visto brincando com uma criança do vilarejo. Fale com Miki, do Security Corps, ela estará na entrada do vilarejo (Seaside Gate) e contará mais a respeito. Vá até o seu alojamento, interaja com o seu leito e durma até o pôr do sol (Evening). Siga para a Prelude Beach e procure uma criança com um Drifloon. Ajude a criança depois retorne e conte o que aconteceu para Miki. Você será premiado com 1 Stardust.


REQUEST #8 – BOTHERSOME BIDOOF
No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Alguns Bidoofs estão causando problemas no vilarejo. Fale com Tsumugi, do Security Corps, é uma mulher que fica ao lado do baú, próximo à saída do vilarejo (Front Gate). Você verá os 3 Bidoofs encrenqueiros passarem. Eles vão se esconder em lugares diferentes do vilarejo. Tsumugi conta que eles se distraem facilmente quando tem outro Bidoof por perto. Coloque um Bidoof na sua equipe e vá procurá-los.


Um deles está próximo do seu alojamento. Outro está no final do cercado dos Pastures. O último está escondido num canto da rua próximo das plantações (Farm). Após reunir os 3 Bidoofs, Sanqua, a capitã do Construction Corps, vai aparecer e contar que os Bidoofs podem ser úteis em seu departamento. Sanqua ficará com os Bidoofs e Tsumugi vai agradecer a sua ajuda. Sua recompensa será 1 Rare Candy.

Sanqua, capitã do Construction Corps


REQUEST #9 – ZUBAT’S EYES
No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Você precisa ter capturado um Zubat para esta Request ficar disponível. Vá até a rua próxima às plantações (Farm). Você vai encontrar Clarissa, uma mulher do Security Corps. Ela quer ver os olhos de Zubat para entender como eles conseguem voar à noite. Mostre a ela um Zubat que você capturou. Ela vai perceber que ele não tem olhos. Ela vai agradecer e você será premiado com 2 Aux Power.


REQUEST #10 – WURMPLE’S EVOLVED!
Lembra do Beauregard, o guarda do Galaxy Team Headquarters que te pediu a 1ª Request, aquela do Wurmple? Se você completou a Request 1, fale com ele agora. Você verá o Wurmple que você deu a ele evoluir. Beauregard ficará feliz, pois está crente que logo seu Silcoon irá evoluir para Beautifly. Contudo, se você prestar atenção, verá que na verdade ele evoluiu para um Cascoon. Por enquanto é só isso.

Se você ainda não tem Beautifly e Dustox, evolua os seus Wurmples, ou capture-os em um dos seguintes locais do Obsidian Fieldlands: Floaro Gardens, The Heartwood ou Grueling Grove (Beautifly costuma aparecer de manhã e Dustox pela noite). Feito isso, suba-os até o Lv.10 de pesquisa da Pokédex. É importante que também tenha Silcoon e Cascoon registrados.

Da próxima vez que você sair para uma excursão no Obsidian Fieldlands, capture pelo menos 10 pokémons (isso é apenas para o jogo processar que certo tempo se passou e desbloquear a Request). Quando voltar para o Jubilife Village de novo, vá checar o quadro-negro na sala do Profº Laventon. Se você fez tudo direitinho, esta Request deverá aparecer.


Saia e vá falar com Beauregard. O professor disse a ele que o pokémon que ele possuía era um Cascoon, mas ele não acredita. Você deve mostrar um Silcoon a ele. Beauregard vai ver Silcoon e Cascoon lado a lado e… vai acreditar que é o mesmo pokémon! Diga a ele sobre a diferença e ele vai notar que estava errado. Sua recompensa será 1 Exp. Candy S.



Curiosidade: depois de um certo tempo, venha cumprimentar Beauregard novamente para ver o Cascoon dele evoluir para Dustox.

REQUEST #12 – A PERFECT PICKLING STONE
No Galaxy Team Headquarters, você encontrará uma mulher chamada Radisa no 2º andar. Ela vai dizer que precisa de um Geodude para fazer alguns pickles. Capture um Geodude para dar para ela (você não ficará com o Geodude). Você deve entregá-lo no alojamento dela, fica na última rua próximo às plantações (Farm). Você será premiado com 3 Honey Cake e 1 Exp. Candy S.


REQUEST #14 – BERRY HELPFUL
Próximo à saída do vilarejo (Front Gate), você encontrará um rapaz chamado Andra. Ele tem muito medo dos pokémons e gosta de atira Oran Berries para distraí-los enquanto foge. Ele vai pedir para que você consiga 5 Oran Berries para ele. Faça o que ele pede e sua recompensa será 3 Revive.

REQUEST #16 – STRANGE HAPPENINGS AT MIDNIGHT
Se o período do momento não é noite, vá até o seu leito em seu alojamento e mude o período para a noite. Feito isso, siga para a Canala Avenue e encontre Sanqua, a capitã do Construction Corps, em frente ao alojamento dela. Algumas coisas estranhas estão acontecendo no alojamento dela durante a noite. Ela pede que você vá investigar.

Sanqua, capitã do Construction Corps

Entre no alojamento de Sanqua. Investigue o cesto em cima da mesa. Depois, veja o que tem no baú coberto com um pano. Por fim, vá checar o armário. Você descobrirá que era um Pichu que estava nos aposentos de Sanqua. Ela vai lhe agradecer e você será premiado com 7 Nanab Berry.



REQUEST #17 – TO BLOOM OR NOT TO BLOOM
Vá até as plantações (Farm) e procure por um agricultor chamado Kichi. Ele vai mencionar Cherrim, um pokémon capaz de mudar de forma. Você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Cherrim, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, venha mostrar sua Pokédex para Kichi. Sua recompensa será 5 Vivichoke.

REQUEST #18 – PLEASE! MAKE ME A POKÉSHI DOLL!
Essa Request só ficará disponível caso tenha completado a Request #11. Na Floaro Main Street, vá até mo Craftworks (local com a bancada para confeccionar itens). Fale com Anvin. Ele vai pedir para mostrar a ele uma Pokéshi Doll que você mesmo confeccionou. Ele lhe dará a receita para fazer esse item. Para confeccionar uma Pokéshi Doll, é preciso do item chamado Wood, um pedaço de madeira que você pode achar pelo cenário enquanto anda no Obsidian Fieldlands. Com os 3 Woods, faça uma Pokéshi Doll na bancada. Mostre para Anvin e você será premiado com 1 Pokéshi Doll. Você pode vender esse item na General Store.


Perdido com tantas Requests? Abra o mapa (-) e aperte (Y). Na lista de Requests, escolha uma que você quer atender agora. Aperte (A) e uma bandeirinha irá aparecer ao lado da Request. Volte ao jogo. Se a pessoa que precisa da Request estiver por perto, basta olhar em sua volta e procurar o marcador. Ele vai te guiar até o local exato onde a pessoa está.

Outro detalhe é que, quando você recebe uma Request, no momento que aparece a tela com o nome e o número da Request, note que aparece escrito "(+) Activate Guide". Se você apertar (+) nessa tela, você colocará automaticamente a bandeirinha na Request que você acabou de receber. É um bom atalho caso seja uma Request que você pode atender de imediato.

WORN BRIDGE E GRUELING GROOVE
Quando for sair do vilarejo, Volo vai aparecer novamente. Ele te trará 3 Super Potions como amostra grátis. Nesse jogo, Super Potion recupera 100 HP. Agora, ao sair para o Obsidian Fieldlands, você pode selecionar para ir ao Heights Camp. Siga para lá. Seu próximo destino é encontrar Lian na Grandtree Arena. O caminho mais rápido de chegar lá é seguindo por uma praia ao sul daNature’s Pantry. Abra o mapa e localize uma pequena passagem que está ao sul daquela grande ilha no centro do Obsidian Fieldlands. É nessa direção que você deve ir para seguir com a história principal. Contudo, este é um bom momento para explorarmos mais o mapa, sugiro passar por outros lugares antes.

Na parte norte dessa grande ilha, existe uma bifurcação com duas passagens. Siga para lá. O caminho da esquerda vai te levar de volta para o Horseshoe Plains. Atenção, pois esse caminho é composto por alguns penhascos, com cautela você até consegue pular, mas ao cair lá embaixo, você não consegue retornar. Se isso acontecer, não se preocupe, você não precisará fazer toda a volta de novo. Basta abrir o mapa e selecionar o Heights Camp. O seu personagem irá "saltar" instantaneamente para esse acampamento, diminuindo a sua caminhada.

De volta àquela bifurcação, vamos tomar agora a passagem da direita. Este local é a Worn Bridge, que te dá acesso ao lado leste do Obsidian Fieldlands. Atravesse a ponte e siga pelo lado esquerdo, você vai chegar a uma área chamada Grueling Groove.

Grueling Groove: local onde aparecem Combee, Mothim, Beautifly (só de dia), Dustox (só à noite), Heracross (Alpha), Burmy-Plant (em árvores) e Wormadam-Plant (em árvores).

Passando por esta área, explore o que tem seguindo pelo lado direito da ponte Worn Bridge. Nesta área tem um Alpha Graveler, além de diversos pokémons que vimos antes, como Geodude, Starly, Staravia, Buizel, Zubat (à noite) e Golbat (à noite). Você também verá alguns Magikarps na água. Se algum deles estiver próximo, você pode tentar atirar uma pokébola para tentar capturá-lo. Se estiverem muito longe, tente atraí-los com uma Berry. Você pode, ainda, lançar um de seus pokémons na água para iniciar uma batalha contra o Magikarp. No fim dessa área, você verá uma grande rocha em frente a uma parede. Esta rocha é, na verdade, a entrada de uma caverna.

Sempre que avistar uma grande rocha como essa, é sinal que ela está bloqueando a entrada de uma caverna ou alguma passagem. Lance um de seus pokémons em direção a grande rocha, da mesma forma que você faz com as árvores e com as rochas de minérios. O seu pokémon irá dar três ataques e destruir a grande rocha, liberando o caminho.

OREBURROW TUNNEL, THE HEARTWOOD E TIDEWATER DAM
Oreburrow Tunnel: local onde aparecem Machop, Happiny, Zubat (só à noite), Geodude (em rochas de minérios) e Graveler (em rochas de minérios).

Depois de atravessar a caverna, você estará em um local parecido com uma floresta, chamado The Heartwood. A Grandtree Arena, onde encontraremos o Lian, fica por aqui (você verá uma espécie de trilha quando estiver perto). Antes, vamos explorar todo o local. Também é possível explorar aquela praia que faz ligação com aNature’s Pantry, essa praia é chamada Tidewater Dam.

Lian, guardião do Pearl Clan

The Heartwood: local onde aparecem Buneary, Psyduck, Shinx, Luxio, Combee, Scyther, Wurmple, Silcoon (só de dia), Cascoon (só à noite), Beautifly (só de dia), Dustox (só à noite), Drifloon (só à noite), Zubat (só à noite), Golbat (só à noite), Golbat (Alpha, só à noite), Lopunny (Alpha).
Tidewater Dam: local onde aparecem Bidoof, Bibarel, Starly, Staravia, Zubat (à noite), Bibarel (Alpha).

Importante mencionar também que em um lugar na The Heartwood é possível ver a Moss Rock, o que significa que é possível evoluir Eevee para Leafeon aqui sem precisar da Leaf Stone. Estando satisfeito, siga para o local com a trilha que leva para a Grandtree Arena. Use o marcador na tela para se guiar.

GRANDTREE ARENA – O ENCONTRO COM LIAN
Fale com Lian do Pearl Clan, guarda do Kleavor. Ele dirá que Kleavor é muito perigoso e que você deveria ir embora. Diga que você quer tentar vê-lo mesmo assim. Lian tem ordens de Irida para não deixar ninguém passar. Insista e ele irá te desafiar.


Lian usa:
Goomy lv.15

Depois da batalha, Lian adverte que é perigoso se aproximar de Kleavor e que mesmo ele, seu leal guardião, foi incapaz de lidar com a fúria dele. Irida surge para falar sobre o problema. Irida e Lian vão conseguir comida para se aproximar de Kleavor e pedem para que você encontre uma forma de acalmá-lo. Em seguida seu Arc Phone apita, te avisando sobre o recurso de viagem instantânea.



A viagem instantânea nada mais é que o recurso de saltar para um determinado lugar no mapa, na maioria das vezes, para um dos acampamentos. Existe um atalho para fazer isso: abra o mapa do seu Arc Phone apertando (-), então aperte (X) e selecione um lugar para fazer a viagem instantânea. Você vai aparecer automaticamente no lugar que escolheu.

Um detalhe é que você não será capaz de fazer uma viagem instantânea enquanto estiver sendo perseguido por um pokémon.

Agora você precisará retornar até um dos acampamentos. Fica a sua escolha usar a viagem instantânea do mapa ou ir à pé. Ao retornar, você vai contar para o Profº Laventon sobre o que aprendeu sobre Kleavor, bem como relatar o seu progresso na Pokédex.

DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Na base da Galaxy Team, o professor analisa toda a informação que você obteve com Irida e Lian. Kleavor pode ser acalmado com duas de suas comidas prediletas. Depois de pensar numa solução, ele decide produzir “bolas especiais” com bálsamos (balms) para acalmá-lo. Esses bálsamos seriam feitos com a comida favorita de Kleavor e você teria apenas que lançá-los em Kleavor, tal como faz com as pokébolas. Laventon decide chamar essas bolas de Teatime Balls. Seu objetivo é descobrir a comida favorita do Kleavor. Para isso, você deve voltar para a Grandtree Arena e perguntar para Irida e Lian.



Antes de sair da base, fale com Cyllene novamente. Reporte a ela seu progresso. Caso você já tenha conseguido ao menos 3.500 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Você vai ganhar a sua 3ª estrela de Rank. Você também ganha a receita para confeccionar Great Ball (1 Apricorn, 1 Iron Chunk e 1 Tumblestone). Se tiver alguma Request pendente, talvez esse seja um bom momento para atendê-la. Fale com Bagin (o guarda em frente à escada) caso queira aumentar o espaço da sua bolsa. Com 3 estrelas, Zisu (que está no Training Grounds) passará a ensinar novos golpes a seus pokémons.

Bagin, o guarda da escada do Galaxy Hall


HEIGHTS CAMP – CONSEGUINDO A MONTARIA DO WYRDEER
Ao tentar sair do vilarejo, você encontrará Mai. Ela vai te levar até o Heights Camp, onde vocês vão se reunir com Adaman e Wyrdeer. Ele lhe dará a Celestica Flute, uma flauta que serve para chamar o Wyrdeer de onde quer que você esteja. Mai vai te ensinar a tocar a melodia da flauta. Toque a flauta você também e Wyrdeer vai reconhecer a sua melodia. Você também adquire uma Mind Plate do Wyrdeer.





Agora você tem acesso à primeira montaria do jogo. Ao montar no Wyrdeer, você é capaz de se locomover pelo cenário mais rapidamente. Wyrdeer também pode dar pequenos pulos para alcançar partes um pouco mais elevadas do cenário.

Para ativar a montaria, aperte o botão (+) pra montar no Wyrdeer. Aperte (B) para fazer Wyrdeer correr. Aperte (Y) para fazer Wyrdeer pular. Aperte (+) novamente para descer da montaria.

Assim que receber a montaria, uma nova Request ficará disponível aqui no acampamento, caso queira.

REQUEST #15 – BALLOON RACE IN THE FIELDLANDS
Fale com o tiozinho no Heights Camp. Ele inventou um joguinho chamado "corrida de balões". O desafio é simples: você deve estourar o máximo de balões que conseguir enquanto estiver andando montado no Wyrdeer. Se você conseguir estourar pelo menos 17 balões, o prêmio é seu.


Assim que receber a Request, fale com o tiozinho novamente e peça para começar o joguinho. Ele vai te direcionar para um percurso com 30 balões (esses balões tem a aparência do Drifloon). Você tem 45 segundos para estourar pelo menos 17 deles. Você terá que pular com o Wyrdeer (Y) para conseguir estourar alguns deles. Enquanto estiver correndo e estourando os balões, ignore todos os itens e pokémons pelo caminho. Mesmo se um pokémon te avistar, ele não terá tempo para te atacar pois Wyrdeer é muito rápido, logo, eles não serão um problema. Quando o tempo acabar, você voltará para o acampamento.

Se você conseguiu estourar pelo menos 17 balões, você será premiado com 1 Rare Candy e 15 Feather Balls e a Request será dada como concluída. Você vai receber outros prêmios adicionais, dependendo do seu resultado. Você pode repetir o joguinho quantas vezes quiser falando com o tiozinho de novo, mesmo que já tenha completado a Request.

SANDGEM FLATS – EXPLORANDO O OBSIDIAN FIELDLANDS
Antes de prosseguir, recomendo dar uma volta pelo Obsidian Fieldlands com Wyrdeer. Como ele pode pular, você será capaz de subir algumas partes mais altas do cenário que antes você não conseguia alcançar (escalando os rochedos e as paredes das montanhas). Procure passagens pelas montanhas para subir, você poderá chegar em lugares onde alguns Pokémons Alpha estão, como as versões Alpha de Stantler, Blissey e Scyther, além de encontrar diversos itens interessantes. Você também vai começar a ver mudanças no clima de vez em quando, como chuva pelo cenário.

Macete: às vezes, a altura dos rochedos que você está tentando pular é só um pouquinho mais alta que a altura do pulo do Wyrdeer. Você pula, pula, mas não consegue subir, falta só aquele tiquinho. Nesse caso, o macete é você apertar (Y) para fazer o Wyrdeer pular e, no meio do pulo, apertar (+) para você descer da montaria "em pleno ar". Isso vai dar um "boost" no seu pulo e o seu personagem vai cair bem em cima do rochedo que você estava tentando subir, conseguindo superar aquele pouquinho da altura que o Wyrdeer não estava conseguindo pular.

Talvez você já tenha visto, mas tem uma área com cachoeira (Obsidian Falls) onde é possível avistar bem longe um Gyarados voando. Existem alguns pokémons voadores que voam bem longe, assim como esse Gyarados. Para capturá-los, o ideal é usar uma dessas Feather Balls que você recebeu completando a Request acima, são perfeitas para capturar pokémons que estão voando longe. Você pode experimentar, caso queira arriscar. É bem difícil de acertar. Se você conseguir acertar, mantenha o alvo da mira no lugar. Caso o Gyarados escape, você pode atirar outra Feather Ball imediatamente depois que ele escapar. Se você não mexeu a posição do alvo da mira, a Feather Ball vai acertá-lo novamente.

Outra área que talvez você queira explorar é o Sandgem Flats. Abra o mapa do Obsidian Fieldlands, à esquerda do mapa temos um grande lago, este é o Lake Verity. Existe uma área ao sul dele que você pode explorar. Partindo do Aspiration Hill, desça o mapa até chegar no rio e vá seguindo em direção à esquerda do mapa, acompanhando o rio. Vai ter uma parte com uma água bem rasa, você pode atravessá-la a pé ou montado no Wyrdeer. É um local onde tem um Alpha Snorlax. Passando pelo Snorlax, você chegará nessa área ao sul do lago, chamada Sandgem Flats.

Sandgem Flats: local onde aparecem Staravia, Luxio, Luxray, Abra, Kadabra, Mime Jr., Mr. Mime, Shellos-West, Gastrodon-West, Drifblim (só à noite), Snorlax (Alpha), Alakazam (Alpha), Wormadam-Plant (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).

Prossiga com cautela, pois os pokémons dessa área são bem poderosos pra esse ponto do jogo. Se quiser, você também pode subir as montanhas da Floaro Gardens, para explorar a parte norte do lago, onde você pode encontrar alguns Luxray, também muito poderosos.

MISSION #7 – THE FRENZY OF THE LORD OF THE WOODS
Quando estiver pronto, siga para Grandtree Arena. Conte para Lian que você descobriu uma forma de acalmar o Kleavor. Antes de colocar o plano em ação, Irida vai batalhar com você para saber se é digno de resolver esse problema do Kleavor.

Irida usa:
Glaceon lv.17

Depois de derrotá-la, Irida compreende que você e seus pokémons são parceiros. Ela vai restaurar os seus pokémons.

GRANDTREE ARENA – ACALMANDO O NOBLE KLEAVOR
Explique a Irida como pretende fazer bálsamos (balms) com a comida de Kleavor. Depois de produzir os balms com a comida, Lian vai pedir para que se prepare para que ele possa chamar Kleavor. Aceite e você vai poder enfrentá-lo. Irida vai alertá-lo para você tomar cuidado e desviar dos ataques de Kleavor enquanto joga os balms. Kleavor vai fazer a sua entrada.


Noble Kleavor lv.18

Você deve ir lançando os balms no Kleavor e ir baixando sua barra medidora de frenesi. Você terá balms ilimitadas para atirar. Às vezes, quando Kleavor avançar sobre você, ele pode bater a cabeça na árvore ou na parede. Quando isso acontece, ele vai ficar atordoado por uns instantes. Você será capaz de batalhar contra ele quando ele ficar atordoado. Contra Kleavor, prefira usar golpes do tipo água, pedra ou metálico.

Ganhando a batalha, o Noble Pokémon vai baixar a guarda por um breve momento. Durante esse instante, os balms ganham o dobro de efetividade por um curto tempo, então aproveite a atire o máximo de balms que conseguir. Cuidado para não ser atingido pelos ataques de Kleavor, vá apertando (Y) para desviar deles.

Quando conseguir acalmá-lo, você ganha uma Insect Plate. Como agradecimento, Irida lhe dará 3 Sitrus Berries e irá recuperar seus pokémons. Você está livre para continuar explorando o Obsidian Fieldlands se quiser. Quando estiver pronto, siga para um dos acampamentos. Reporte seu progresso da Pokédex para Laventon, então retorne para Jubilife Village.



DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Volo irá te recepcionar no vilarejo e pedirá para dar uma olhada nos Plates que você conseguiu. Volo vai sugerir que você continue conseguindo mais Plates enquanto viaja por Hisui. Ele quer desvendar o que as inscrições nos Plates significam. Siga para o Galaxy Hall e vá relatar para Kamado que você já resolveu o problema com o Kleavor. Ele vai alertar você que existem outros Noble Pokémons que ficaram enlouquecidos. Ele também comenta que deverá continuar com as expedições para coletar dados e te dispensará.


Mais um jantar com os seus companheiros no The Wallflower, todos se reúnem para conversar. Rei/Akari acaba de aprender a confeccionar um item novo com o Beni e lhe dá a receita da Smoke Bomb (1 Caster Fern e 1 Sootfoot Root).

O item Smoke Bomb serve para criar uma nuvem de fumaça no chão, reduzindo a visibilidade e prevenindo que um pokémon selvagem perceba a sua presença. Em outras palavras, a nuvem de fumaça funciona como o matinho, que você pode usar para se esconder e se aproximar do pokémon sem ele perceber. É ideal para usar em locais onde não tem matinho e você quer fazer uma captura bem de perto com uma Heavy Ball. Para usar a Smoke Bomb, basta lançá-la no chão.

REQUEST #22 – EERIE APPARITIONS IN THE NIGHT
Antes de ir dormir, você é interrompido por uma menina, Vessa. Ela precisa contar algo em segredo e te chama para outro lugar.Vessa conta sobre uma entidade que causou problemas a Hisui e que foi selada centenas de anos atrás. Ela revela que essa entidade quebrou um selo e está prestes a colocar Hisui em perigo. Ela te pede ajuda para restaurar este selo.


Ao aceitar, você adquire a Odd Keystone. Quando o selo quebrou, 107 chamas de fogo-fátuo se espalharam por Hisui. Com a Odd Keystone em mãos, seu trabalho é coletar as chamas de fogo-fátuo que estão espalhadas por Hisui. A primeira delas aparece ali perto de vocês. Vá até ela, toque nela e ela entrará no Odd Keystone. De agora em diante, sempre que encontrar uma chama dessas, pegue-a. Elas ficam visíveis à distância no cenário quando você joga durante a noite, durante o dia você só consegue vê-las quando você passa bem perto delas.




Esta Request, apesar de opcional, é necessária ser finalizada para destrancar a última Mission do pós-game, então meio que é obrigatória. Você vai levar o jogo inteiro para completá-la. Vessa irá lhe recompensar à medida em que você for coletando mais destes espíritos malignos. Esses espíritos nada mais são que os espíritos do Spiritomb, que só vai aparecer para você capturar quando essa Request for finalizada. Veja a seguir os prêmios que você recebe de acordo com a quantidade de chamas de fogo-fátuo que você coletou:

5 chamas: 1 Oval Stone
10 chamas: 1 Rare Candy
20 chamas: 1 Seed of Mastery
30 chamas: 1 Dusk Stone
40 chamas: 1 Exp. Candy L
50 chamas: 1 Linking Cord
60 chamas: 5 Grit Pebbles
70 chamas: 1 Reaper Cloth
80 chamas: 3 Seed of Mastery
90 chamas: 2 Exp. Candy XL
100 chamas: 3 Grit Rock

Depois que coletar as 107 chamas dos espíritos malignos, notifique Vessa no Jubilife Village. Ela vai dizer que vocês precisam selar os espíritos nas Shrouded Ruins, que fica no Crimson Mirelands, Certifique-se de que é noite e vá para lá.



Vessa dirá que existe um espírito final, o nº 108, e que vai colocá-lo na Odd Keystone, mas antes ela pergunta o que você acha dela. Ela pede para você fechar os olhos, e quando você os abrir, ela terá ido embora, mas o espírito final estará na frente da rocha do Spiritomb. Pegue-o, a Odd Keystone começará a brilhar e depois desaparecerá. Ao completar a Request, seu prêmio será 3 Twice-Spiced Radish. Quando você se aproximar da Keystone, um Spiritomb vai aparecer e te atacar.

Spiritomb estará no lv.60, boa sorte para capturá-lo!






GINKGO GUILD – COMPRE ITENS DIFERENTES…
No dia seguinte, você verá uma mulher em frente ao cabeleireiro. Ela vai reconhecer você como a pessoa que acalmou Kleavor e irá se apresentar. Ela é a Arezu, uma guardiã do Diamond Clan e também especialista em corte de cabelo. Ela dirá que veio ao vilarejo ver o comandante Kamado.

Arezu, guardiã do Diamond Clan


Você verá que surgiu uma dupla de mercadores entre o Galaxy Team Headquarters e o seu alojamento. Ginter e Tuli fazem parte da Ginkgo Guild, assim como Volo. Ginter é o chefe dos mercadores e geralmente faz uma promoção de um item para você, algumas vezes de itens super raros. Já Tuli vende alguns itens que são diferentes dos que são vendidos na General Store. Dê uma olhada e veja se tem algo do seu interesse.

Ginter, chefe do Ginkgo Guild

Tuli, vendedora do Ginkgo Guild


Para seguir com a história, você deve ir ver Kamado e Arezu no último andar do Galaxy Team Headquarters. Antes de ir para lá, você pode coletar mais algumas Requests, caso queira.

REQUEST #19 – A PECULIAR PONYTA
No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Um amigo do vilarejo chamado Yota afirma ter visto uma Ponyta meio estranha e pede para você investigar. Vá encontrar Yota, ele está em uma ponte entre as plantações (Farm) e o Training Grounds. Ele vai dizer que a Ponyta esquisita foi vista no Horseshoe Plains. Seu trabalho é ir até lá e capturá-la.


Quando estiver lá, abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 19, um marcador vai aparecer em sua volta indicando o local exato que você deve ir. Chegando lá, você vai descobrir que se trata de uma Ponyta shiny. Capture-a e volte para mostrá-la para Yota. Você será premiado com 5 Razz Berries.

REQUEST #20 – THE MYSTERIOUS WILL-O’-THE-WISP
Próximo ao Pastures, uma moça chamada Paira irá lhe contar que no meio da noite viu uma bola de fogo vermelha assustadora no Windswept Run. Waka, o irmãozinho dela vai aparecer caçoando dela, dizendo que o que ela viu foi coisa da imaginação dela. Paira jura que é verdade, mas Waka pede que ela prove. Paira então vai pedir que você vá até o Windswept Run que fica em Obsidian Fieldlands e capture a bola de fogo vermelha. Faça isso durante a noite.


Quando estiver lá, abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 20, um marcador vai aparecer em sua volta indicando o local exato que você deve ir. Chegando lá, você vai descobrir que se trata de um Chimchar que está em cima de uma árvore. Ele irá iniciar uma batalha, capture o Chimchar e venha mostrá-lo para Paira durante a noite. Sua recompensa será 2 Exp. Candy S.

REQUEST #21 – BACK-ALLEY MR. MIME
Você precisa ter completado a Request 14 e ter capturado um Mr. Mime para esta Request ficar disponível. No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Parece que um Mr. Mime está causando problemas para o nosso colega Andra. Você vai encontrá-lo próximo ao rio, no fim da Canala Avenue (abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 21, um marcador vai aparecer em sua volta indicando o local exato que você deve ir).


Andra vai agradecer mais uma vez pelas Oran Berries que deu a ele na outra Request. Agora ele vai pedir que investigue um Mr. Mime que apareceu no vilarejo. Ele vai apontar para um corredor onde o Mr. Mime está. Se você tentar se aproximar dele, verá que tem uma parede invisível no caminho que te impede de chegar perto. Dê a volta no quarteirão e pegue o Mr. Mime por trás. Quando ele avistar você, ele irá fugir. Andra vai dizer para ir atrás dele.

Siga por uma passagem que fica entre o Galaxy Team Headquarters e o seu alojamento. Você verá Andra de novo, ele mostrará onde Mr. Mime está agora. Mais uma vez, uma parede invisível estará em seu caminho. Dê a volta na base Galaxy e tente alcançá-lo pelo outro lado. Tem uma espécie de labirinto invisível atrás do prédio, vá procurando por aberturas até chegar no Mr. Mime. Ele vai fugir novamente.

Vá encontrar Andra próximo à saída do vilarejo (Front Gate). Ele indicará onde Mr. Mime está agora. De novo, você terá que passar por uma espécie de labirinto invisível e procurar por aberturas até chegar no Mr. Mime. Andra tentará cercá-lo quando ele tentar fugir novamente, mas ele também será parado por uma parede invisível. Ress, o porteiro do vilarejo, vai chegar e dizer que o Mr. Mime pertence a ele, diz que é dócil e pede para deixá-lo em paz, pois não é um problema. Andra se desculpa pelo ocorrido. Você será premiado com 2 Aux Guard.

Ress, o porteiro da saída do vilarejo

REQUEST #23 – GETTING AHOLD OF NEW WARES
Na Floaro Main Street, vá até a General Store e fale com Choy, o vendedor. Ele está com problemas para conseguir adicionar novos itens para vender em sua loja. Ele quer que você convença Tao Hua, o capitão do Supply Corps, para que ele venda alguns produtos para Choy. Ele diz que você conseguirá convencê-lo se der a ele 3 Heart Grains. Esse item pode ser encontrado no chão pelo cenário do Crimson Mirelands (o próximo mapa). Também é possível obtê-lo em batalhas contra Budew e Roselia (você também poderá encontrá-los no Crimson Mirelands). Caso você não consiga, você pode voltar para Jubillife Village depois e comprar 3 Heart Grains com o Anvin, no Craftworks.

Choy, vendedor do General Store


Após conseguir os 3 Heart Grains, vá até o Galaxy Team Headquarters. Desça para o andar subsolo e procure Tao Hua na ala do Supply Corps. Dê a ele os 3 Heart Grains. Feito isso, Tao Hua vai fornecer para Choy novos itens para que ele possa vender. Volte para a General Store e fale com Choy. Ele vai lhe agradecer pela ajuda e a partir de agora ele vai disponibilizar novos itens para serem comprados em sua loja.

Tao Hua, capitão do Supply Corps

REQUEST #24 – INSPIRATION FROM HIPPOPOTAS
Na Floaro Main Street, vá até a loja de roupas e fale com Anthe. Ela ouviu dizer que o Hippopotas macho tem uma aparência diferente do Hippopotas fêmea. Anthe vai pedir que capture um Hippopotas macho e outro fêmea e venha mostrá-los para ela. Eles podem ser encontrados no Crimson Mirelands (o próximo mapa). Mostre um casal de Hippopotas para Anthe e ela irá disponibilizar novas roupas para serem compradas em sua loja.

Anthe, a costureira do vilarejo


REQUEST #25 – THE POKÉMON IN THE WOODLAND PHOTO
Essa Request só ficará disponível caso você já tenha tirado pelo menos uma foto no Photo Studio. Fale com Dagero, o responsável pelo Photo Studio (esse local fica na Floaro Main Street). Ele irá lhe mostrar uma foto tirada no Obsidian Fieldlands onde é possível ver as orelhas de um Buneary. Ele quer que você mostre esse pokémon a ele. Entre no Photo Studio e mostre seu Buneary a ele. Dagero vai tirar uma foto do Buneary e a Request será concluída. A partir de agora, novas opções serão adicionadas no Photo Studio para você personalizar as suas fotos.


REQUEST #26 – AIM FOR THE BIG LEAGUES!
Na Canala Avenue, um homem chamado Taggart vai te desafiar para um novo joguinho com os balões de Drifloon. Você terá que atirar algumas Poké Balls nos balões e marcar pontos. Você receberá infinitas Poké Balls para serem usadas apenas durante o joguinho. Quando estiver pronto para jogar o joguinho, vá para o Practice Field (o campo do lado de fora da entrada do vilarejo (Seaside Gate), abra o mapa e vá de viagem instantânea).


Chegando lá, fale com Taggart. Vá arremessando as Poké Balls nos balões. Você consegue 100 pontos por cada balão estourado e 300 pontos se for um balão amarelo. Você ganha alguns pontos bônus caso a Poké Ball que você atirar estourar mais de um balão de uma vez. Quanto mais balões você estourar com apenas uma Poké Ball, mais pontos você consegue. Dependendo do seu desempenho, você pode conseguir bônus de tempo e ganhar alguns segundos a mais para fazer o joguinho.

Você tem que marcar pelo menos 10.000 pontos dentro de 1 minuto para completar a Request. Sua recompensa por completar a Request será 15 Great Balls e 1 Nugget. Você vai receber outros prêmios adicionais, dependendo da pontuação que conseguir. Você pode repetir o joguinho quantas vezes quiser falando Taggart de novo, mesmo que já tenha completado a Request.

REQUEST #27 – HELP WANTED: PLOWING THE FIELDS
Siga para a Farm e fale com Miller, um dos trabalhadores da plantação do Agriculture Corps. Ele vai dizer que precisa da ajuda de um pokémon tipo terra para arar a terra. Empreste a ele um pokémon desse tipo (você não ficará com o pokémon, mas poderá substituí-lo a qualquer momento). Fazendo isso, novos tipos de cultivo ficarão disponíveis na plantação. Se falar com o Colza, verá que agora é possível plantar vegetais e cogumelos.

Colza, capitão do Agriculture Corps



REQUEST #28 – MEASURING YOUR COMPATIBILITY
Perto dos Pastures, encontre um cara chamado Belamy. Ele vai dizer que você lembra muito a avó dele por conta da boa amizade que você tem com seus pokémons. Ele quer saber o quão amigável você é com seus pokémons e vai pedir para que você mostre a ele um de seus pokémons. Mostre a ele um pokémon com felicidade alta (se você mantém o seu inicial sempre na equipe, provavelmente ele já deve servir). Você será premiado com 1 Rare Candy. De agora em diante, você poderá checar a felicidade dos seus pokémons com Belamy.

REQUEST #29 – THE SEARCH FOR BITTER LEAVES
Na Canala Avenue, uma mulher chamada Shinon vai dizer que precisa de uma planta medicinal, uma planta amarga que tem três folhas. Ela vai pedir para que fale com uma velha chamada Anise, que atua no Medical Corps.


Anise está em um dos alojamentos aqui da Canala Avenue (abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 29 que um marcador vai aparecer indicando o local exato). Anise conta que, na verdade, a planta se trata de um pokémon que tem três folhas e que pode ser encontrado no Crimson Mirelands (o próximo mapa). O pokémon em questão é uma Petilil. Capture uma Petilil e ofereça-a para Anise (você não ficará com a Petilil). Sua recompensa será 3 Fine Remedy e 5 Hopo Berry.

DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Seguindo com a história principal do jogo, entre na base da Galaxy Team, suba até o último andar. Você vai se deparar com Kamado conversando com Arezu. Parece que um Ursaluna entrou em frenesi, mesmo não sendo um Noble Pokémon. A guardiã de Ursaluna é uma senhora chamada Calaba, do Pearl Clan. O comandante chama a sua atenção e lhe indica para estudar Ursaluna no Crimson Mirelands. Esta nova área chamada Crimson Mirelands tem um terreno mais acidentado e pokémons mais perigosos que no Obsidian Fieldlands.


O acesso para Crimson Mirelands só é permitido a recrutas que tenham ao menos 2 estrelas de Rank. Caso tenha feito pesquisas o suficiente e reportado à Cyllene, poderá acessar essa área agora (se está seguindo o detonado, você já deve ter ao menos 3 estrelas a essa altura). Caso ainda não tenha 2 estrelas, faça uma expedição para adquirir mais pontos de pesquisa.

Explore um pouco mais o mapa. Ao descobrir pokémons, abra a Pokédex e foque em fazer as tarefas com ícone vermelho, que dão +2 no lv. de pesquisa daquele pokémon. Tente completar páginas de pokémon com lv.10 de pesquisa e cada página completa concede +100 pontos para subir no Rank de estrelas.

Atingindo os requisitos, volte e fale com Cyllene para ela te promover no Rank 2 estrelas. Continue sempre reportando seu progresso com Cyllene toda vez que for progredindo nos pontos de pesquisa, assim, você estará sempre apto para acessar novas áreas.

Você será direcionado para a sala de Cyllene. Se você estiver apto para continuar, ela lhe informará o seu próximo destino: as Solaceon Ruins, local onde encontrará a guardiã de Ursaluna. Antes de prosseguir com a sua Mission, fale com Cyllene novamente. Reporte a ela seu progresso. Caso você já tenha conseguido ao menos 6.000 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Você vai ganhar a sua 4ª estrela de Rank. Você também ganha a receita para confeccionar Leaden Ball (1 Apricorn, 1 Black Tumblestone e 1 Iron Chunk) e Hyper Potion (1 Super Potion e 1 Vivichoke).




Quando for sair do vilarejo, Rei/Akari estará lá, animado(a) para te enfrentar numa nova batalha.

Rei/Akari usa:
Mime Jr. lv.19
Pikachu lv.20

Depois de vencê-lo(a), você vai receber a receita do Stealth Spray (1 Hopo Berry e 3 Bugwort Blooms). Logo depois, ele(a) comenta que anda estudando um fenômeno estranho de distorções de espaço-tempo. Ele(a) irá falar um pouco a respeito e logo depois irá embora.

O item Stealth Spray serve para "abafar" o barulho dos seus passos, prevenindo que um pokémon selvagem perceba a sua presença. Perfeito para se usar em conjunto com a Smoke Bomb. Para usá-lo, basta selecionar o item. Uma mensagem irá aparecer informando que o Stealth Spray está em uso. Outra mensagem aparece quando o efeito do Stealth Spray acabar.

Quando você estiver explorando uma área, algumas vezes pode acontecer de você receber uma notificação de que uma distorção do espaço-tempo está começando a se formar. Vai aparecer em algum lugar do cenário uma espécie de cúpula com cores refratárias. Você pode abrir o mapa (-) e ver um ícone diferente, indicando o local da distorção. Você tem 5 minutos para chegar até o local, antes que a distorção se forme completamente.

Dentro da cúpula, existem pokémons poderosos (alguns deles só aparecem aqui) e também pode encontrar certos itens muito raros. Esses pokémons começam a aparecer quando a distorção estiver completamente formada, enquanto não estiver, você verá apenas os pokémons comuns da área. Tenha cuidado, pois é possível que venham grupos de 2 a 4 pokémons te desafiar todos de uma vez.

Quando uma distorção é formada, você pode ver seu progresso no mapa, pois um pequeno círculo circunda o ícone e aumenta à medida que o tempo passa. Quando o círculo estiver totalmente formado após 4 minutos, a distorção termina.

Você não tem como forçar uma distorção do espaço-tempo a aparecer, elas surgem aleatoriamente, esteja atento quando o jogo te notificar.

MASS OUTBREAKS E NOVOS ALPHA POKÉMON
Seu próximo destino é uma nova área no mapa chamada Crimson Mirelands. No entanto, caso queira visitar novamente o Obsidian Fieldlands, um novo fenômeno vai começar a acontecer. O porteiro do vilarejo vai avisar caso esteja ocorrendo algum Mass Outbreak.

Quando o fenômeno do Mass Outbreak acontece, haverá uma porção de um mesmo pokémon aparecendo no mesmo local. Encontre o local específico olhando no mapa e siga para lá. Se você for derrotando ou capturando cada um desses pokémons, vão aparecer mais e mais deles. Isso ajuda a avançar rapidamente nas tarefas de pesquisa da Pokédex. Além disso, as chances de aparecer um pokémon shiny nesses Mass Outbreaks são maiores, logo, se for um pokémon de seu interesse, não deixe de ir conferir.

Outra coisa que vai começar a acontecer também é a aparição de alguns Alpha Pokémon, sem ser aqueles que encontramos fixo em determinados locais. Em outras palavras, os pokémons comuns da área agora também terão chances de surgirem como um Alpha Pokémon. Você saberá que é um Alpha observando alguns aspectos, como os olhos vermelhos, o tamanho um pouco maior, um rugido mais grave e a mudança da trilha sonora de fundo típica de um Alpha Pokémon.

Quando você sai para uma excursão em uma nova área pela primeira vez, os Mass Outbreaks ainda não acontecem. Eles vão passar a acontecer depois que voltar para o Jubilife Village e então retornar para a área. Já os Alpha Pokémon dos pokémons comuns das áreas vão começar a aparecer logo depois que você acalmar o Noble Pokémon daquele mapa.

CRIMSON MIRELANDS – MIRELANDS CAMP
Fale para o porteiro do Jubilife Village que irá seguir viagem para o Mirelands Camp, o acampamento do Crimson Mirelands. Laventon irá comentar um pouco sobre essa nova área. Rei/Akari irá relembrar que o seu objetivo agora é ir até as Solaceon Ruins e irá mostrar onde fica o lugar. Ele(a) irá vai dizer que vai investigar as distorções do espaço-tempo.


Você é livre para explorar essa nova área agora. Você pode seguir para Solaceon Ruins e seguir com a história principal se quiser, mas vamos cobrir o restante do Crimson Mirelands primeiro. Antes, vejamos uma Request que tem aqui próximo ao acampamento.

REQUEST #30 – A BEAUTIFUL ROSE…
Uma mulher chamada Berra quer saber mais sobre o Pokémon Roselia, que pode ser encontrado nesta nova área (mais especificamente, no Golden Lowlands). Você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Roselia, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, mostre sua Pokédex para Berra e você será premiado com 5 Grain Cake e 2 Exp. Candy S.

DISTORÇÕES DO ESPAÇO-TEMPO – CRIMSON MIRELANDS
Quando ocorrer uma distorção do espaço-tempo no Crimson Mirelands, os pokémons que podem aparecer são:

Comuns: Eevee, Flareon, Umbreon, Drifblim, Floatzel, Luxio, Luxray, Heracross, Lopunny e Snorlax.
Especiais: Porygon, Porygon2 e Porygon-Z.

GOLDEN LOWLANDS, BOLDEROLL SLOPE, GAPEJAW BOG E SCARLET BOG
Estas são as áreas mais próximas ao Mirelands Camp, seguindo em direção ao sul do mapa. Vejamos a seguir quais pokémons você pode encontrar em cada uma delas:

Golden Lowlands: Psyduck, Kricketot, Kricketune, Paras, Parasect, Pichu, Pikachu, Carnivine, Budew (só durante o dia), Gastly (só à noite), Raichu (Alpha), Burmy-Sandy (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Bolderoll Slope: Rhyhorn, Geodude, Graveler, Lickitung, Onix, Zubat (só à noite), Golbat (só à noite), Onix (Alpha), Burmy-Sandy (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Gapejaw Bog: Bidoof, Bibarel, Croagunk, Tangela, Ralts, Pachirisu, Barboach, Teddiursa, Hippopotas, Carnivine, Yanma, Psyduck, Geodude, Graveler, Budew e Roselia (só durante o dia), Gastly e Haunter (só à noite), Ursaring (Alpha), Pachirisu (Alpha), Tangrowth (Alpha), Hippowdon (Alpha), Burmy-Sandy (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Scarlet Bog: Hippopotas, Hippowdon, Stunky, Skuntank, Croagunk, Geodude, Graveler, Gastly e Haunter (só à noite), Skuntank (Alpha), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).

Uma coisa diferente que você vai começar a ver nessas áreas são as pilhas de folhas e os montes de feno. Da mesma forma que as árvores e as rochas de minérios, você pode lançar um de seus pokémons nessa pilha de folhas/monte de feno e conseguir alguns itens.

Quando você chegar próximo a uma área chamada Sludge Mound, você vai encontrar uma pessoa que tem uma Request. Recomendo bastante que você a faça, pois você conseguirá um novo acampamento para você começar as suas expedições.

REQUEST #31 – SETTING UP THE BOGBOUND CAMP
Um senhor chamado Maldon irá pedir a sua ajuda para construir um novo acampamento. Ele vai falar para você ir atrás de Odo, um recruta do Construction Corps. Encontre Odo logo adiante (ele vai indicar o caminho, qualquer coisa é só marcar uma bandeirinha na Request 31 para seguir o marcador na tela). Odo está tentando montar o acampamento, mas tem três Stunky no meio do caminho. Você terá que batalhar contra os 3 Stunky ao mesmo tempo. Derrote-os ou capture-os. Com o caminho livre, Odo irá erguer o novo acampamento. Pronto, agora você já tem um novo local de partida de suas expedições!




BOGBOUND CAMP – SLUDGE MOUND E URSA’S RING
Estas são as áreas que ficam mais ao sul do mapa. Vejamos a seguir quais pokémons você pode encontrar em cada uma delas:

Sludge Mound: Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Ursa’s Ring: Teddiursa, Yanma, Geodude, Graveler, Gastly e Haunter (só à noite), Ursaring (Alpha), Barboach (na água), Whiscash (na água), Burmy-Sandy (em árvores), Pachirisu (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).

HOLM OF TRIALS – ATRAVESSANDO O RIO
Tem mais essa área ao sul do mapa, mas se você ir beirando todo o rio, verá que não tem nenhum tipo de ponte para chegar do outro lado do rio. Você consegue, pelo menos, capturar os Barboach e Whiscash que estiverem na água lançando um pokémon para a batalha, ou mesmo a pokébola diretamente, caso estejam muito perto. O ideal seria esperar você adquirir a montaria para atravessar o rio para então explorar essa área, mas tem um macete que você pode tentar fazer e conseguir explorar essa área já agora.

Macete: Siga pelo sul do Bogbound Camp até chegar no rio. Procure por uma margem do rio onde é mais raso. Observe se do outro lado do rio a margem é bem baixa, sem rochedos. Se for, monte no Wyrdeer e pule com ele o mais longe que conseguir, como se fosse chegar na outra margem do rio com esse pulo.

Como a margem ainda é um pouco distante, o seu personagem vai cair no rio. Se você não fizer nada, ele vai se afogar e você retornará para a margem de onde você pulou. Contudo, antes de se afogar, o seu personagem consegue nadar por uns instantes. Se você pulou bem longe, deve estar bem perto da margem do outro lado do rio, basta nadar um pouquinho e você vai conseguir atravessar o rio antes de se afogar.

Isso só vai funcionar se essa margem do outro lado do rio for bem rasa, de forma que seu personagem consiga subir, e também que não esteja muito distante da margem que você pulou.

Holm of Trials: Psyduck, Golduck, Croagunk, Toxicroak, Petilil, Goomy, Carnivine, Gastly e Haunter (só à noite), Hisuian Sliggoo (Alpha), Toxicroak (Alpha), Torterra (Alpha), Burmy-Sandy (em árvores), Pachirisu (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).

Após explorar essa área, volte ao acampamento Bogbound Camp. Continue pelo norte do mapa, passando por uma área com Gravelers, Geodudes e um casal de Rhyhorns, e continue até encontrar um vilarejo.

DIAMOND SETTLEMENT – O VILAREJO DO DIAMOND CLAN
Esse é o vilarejo do Diamond Clan. Não tem pokémons selvagens por aqui, mas passar por esse lugar lhe permite retornar aqui rapidamente através de viagem instantânea (quando você seleciona o local no mapa). Por ora, tem uma Request aqui que você pode pegar.

REQUEST #32 – THE HEADACHE-STRICKEN PSYDUCK
Martia, uma mulher que faz parte do Diamond Clan, está tomando conta de um grupo de Psyducks que está sofrendo com terríveis dores de cabeça. Ela irá pedir sua ajuda para conseguir um remédio que possa curar os Psyducks.

Da próxima vez que for para o Jubilife Village, na base da Galaxy Team, procure a ala do Medical Corps. Lá, você encontrará uma velha chamada Tomma que poderá te ajudar. Ela lhe dará o Secret Medicine, um remédio produzido em Cianwood, Johto. Volte e entregue o remédio para Martia. Sua recompensa será 1 Max Revive.


DIAMOND HEATH, CLOUDPOOL RIDGE, SHROUDED RUINS, COTTONSEDGE PRARIE E DRONING MEADOW
Continuando seguindo pelo norte do mapa, passaremos ao redor do Lake Valor e chegaremos ao lado leste do Crimson Mirelands. Vejamos a seguir quais pokémons você pode encontrar em cada uma das próximas áreas:

Diamond Heath: Paras, Parasect, Rhyhorn, Zubat e Golbat (só à noite), Rhyhorn (Alpha), Bonsly (em rochas de minérios), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Cloudpool Ridge: Combee, Roselia, Kricketot, Kricketune, Paras, Parasect, Bonsly, Sudowoodo, Carnivine, Zubat e Golbat (só à noite), Murkrow (só à noite), Honchkrow (Alpha), Roserade (Alpha), Burmy-Sandy (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Shrouded Ruins: Rhyhorn, Lickitung, Ralts, Kirlia, Carnivine, Gastly e Haunter (só à noite), Rhyhorn (Alpha), Lickilicky (Alpha), Burmy-Sandy (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Cottonsedge Prarie: Pachirisu, Togepi, Petilil, Togetic (voando longe), Gastly e Haunter (só à noite), Carnivine (Alpha), Vespiquen (Alpha), Combee (em árvores), Vespiquen (em árvores), Pachirisu (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Droning Meadow: Paras, Parasect, Bidoof, Bibarel, Yanma, Gastly e Haunter (só à noite), Yanmega (Alpha), Combee (em árvores), Vespiquen (em árvores), Pachirisu (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios), Turtwig e Grotle (em um pequeno lago no canto inferior direito do mapa).

Quando estiver satisfeito, retorne para o Mirelands Camp e siga em direção às Solaceon Ruins. Vamos prosseguir com a história principal.

SOLACEON RUINS – O ENCONTRO COM CALABA
Ao entrar, você vai encontrar Calaba, guardiã do Pearl Clan. Ela vai notar que você tem uma Celestica Flute e que você foi o responsável por acalmar o Kleavor. Apesar disso, Calaba é um pouco rude com você e vai negar a sua ajuda.

Calaba, guardiã do Pearl Clan


Então, eis que Volo surge e te desafia para uma nova batalha.

Volo usa:
Togepi lv.22
Gible lv.22

Após derrotá-lo, seus pokémons serão curados. Volo vai pedir a sua ajuda para localizar o Wall Fragment, um item que foi roubado daqui das Solaceon Ruins (o fragmento da parede). Ele vai falar sobre as Miss Fortunes, um trio de bandidas que circula pela região de Hisui saqueando os lugares. Elas também costumam roubar itens do Ginkgo Guild. Você deve recuperar o item que elas roubaram daqui, assim estará ajudando Calaba. Seu trabalho agora é ir atrás das bandidas.


MISSION #8 – AREZU’S PREDICAMENT
Procure o marcador ao seu redor e siga até o local que ele indicar. Você chegará a um lugar com uma fogueira recém-apagada. Você será cercado pelas três vilãs. Elas são três irmãs, sendo Charm a mais velha, Clover a irmã do meio e Coin a irmã mais nova. Coin irá te enfrentar numa batalha.



Coin usa:
Toxicroak lv.23

Vença-a e você pegará de volta o Wall Fragment. As três irmãs vão fugir. Retorne para as Solaceon Ruins. Volo vai parabenizá-lo por ter conseguido recuperar o item e vai pedir para que entregue para Calaba. Calaba vai se surpreender por ter recuperado o Wall Fragment. Ela vai colocar a peça na parede, completando uma mensagem escrita na linguagem dos Unowns.



Calaba vai dizer que Ursaluna ficou enfurecido, mas não chega a ser um estado de frenesi. Ela afirma que basta dar remédio para que ela se acalme. Como ela não é muito boa em batalhas, ela vai permitir que você veja Ursaluna. Calaba pede para que se dirija até Sludge Mound, quando estiver pronto.


SLUDGE MOUND – CONSEGUINDO A MONTARIA DO URSALUNA
O Sludge Mound fica no centro-sul do Crimson Mirelands. Se você já montou o outro acampamento (Bogbound Camp), basta selecioná-lo no mapa e fazer uma viagem instantânea, é o local mais próximo. Siga em direção ao Sludge Mound e encontre Calaba. Ela chamará Ursaluna com a Celestica Flute. Ele é um pokémon muito querido para o Pearl Clan, logo, você não poderá capturá-lo. Enfrente-o numa batalha.



Ursaluna lv.26

Depois de derrotá-lo, Calaba dará o remédio para Ursaluna e ele se acalmará. Vocês notarão que Ursaluna não brilhava como um pokémon em frenesi. Calaba vai pedir que toque a sua Celestica Flute. Ursaluna vai reconhecer a sua melodia e você ganha a Earth Plate. Agora você terá Ursaluna como novo pokémon montaria. Calaba dirá que você já pode avisar o seu comandante que o problema com Ursaluna já foi resolvido.






A habilidade de Ursaluna é a de achar itens enterrados no chão. Monte nele e saia andando por aí. Ursaluna vai ficar farejando pelo caminho e uma espécie de radar vai aparecer na frente dele. Quando estiver próximo a um item, o radar vai se intensificar e Ursaluna começará a correr. Um ponto de exclamação vai aparecer sobre a cabeça do Ursaluna quando ele encontrar algum item enterrado. Aperte (Y) para ele cavar e pegar o item para você.

Quando você apertar (+), você vai montar na montaria que estiver indicada no canto inferior direito. Você pode alternar rapidamente entre as montarias usando as setas direcionais para esquerda (◄) ou direita (►). Você também pode fazer isso depois de montado.

Volte para um dos acampamentos e fale com o profº Laventon. O professor vai notar que tem um pokémon preso em você. É um Unown. Ele vai adicionar uma seção na Pokédex especialmente para as formas dos Unowns (Unown Notes).


Aperte (Y) enquanto estiver visualizando a sua Pokédex para abrir a seção dos Unowns. Você deverá capturar todas as formas deles. Eles estarão espalhados por todas as áreas de Hisui (como Obsidian Fieldlands, Crimson Mirelands, as próximas áreas que você ainda vai visitar e também no Jubilife Village). Eles ficarão parados em lugares bem inusitados, preste bem atenção em sua volta para encontrá-los.

Quando encontrar um Unown, não será possível batalhar contra ele, logo, você terá que capturá-lo diretamente. Caso ele escape da pokébola, você perdeu a sua chance. Você terá que sair da área em que estiver e entrar novamente para que o Unown reapareça no mesmo local. Depois de encontrado e capturado, a respectiva letra de Unown começará a aparecer nas Solaceon Ruins para que você possa capturar mais, além de encontrar shinies e alphas dos Unowns.

Reporte o seu progresso na Pokédex para Laventon e retorne para Jubilife Village.

DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Ao entrar no vilarejo, você será recepcionado por Rei/Akari, que te alertará para se apressar para o escritório do comandante.

Entre no Galaxy Hall e suba até o último andar. Você encontrará Kamado dialogando com Adaman e Beni. Lilligant, uma Noble Pokémon do Diamond Clan, entrou em frenesi. Arezu sabia disso, mas escondeu essa informação de Adaman. Beni diz que ela fez uma refeição na cantina, depois disso, Arezu não foi mais vista. Kamado suspeita que Arezu possa ter causado a fúria de Ursaluna, mas recomenda agir com cautela para evitar conflito entre os Clans.


Você terá que usar Ursaluna para farejar Arezu no Crimson Mirelands e encontrá-la. Além disso, terá uma nova Mission, que é a de acalmar a Lilligant enlouquecida. Ela fica em um local chamado Brava Arena, também no Crimson Mirelands.


Antes de sair da base, fale com Cyllene. Reporte a ela seu progresso. Caso você já tenha conseguido ao menos 8.500 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Você vai ganhar a sua 5ª estrela de Rank. Você também ganha a receita para confeccionar Wing Ball (1 Apricorn, 1 Sky Tumblestone e 1 Iron Chunk).


Se tiver alguma Request pendente, talvez esse seja um bom momento para atendê-la. Fale com Bagin (o guarda em frente à escada) caso queira aumentar o espaço da sua bolsa. Veja se tem itens na sua bolsa/baú que possa vender na General Store para conseguir mais dinheiro. É possível que algumas novas Requests apareçam no quadro do professor, caso você já tenha os requisitos mínimos necessários.

Bagin, o guarda da escada do Galaxy Hall

REQUEST #33 – WHAT A MASSIVE MUSHROOM!
Você precisa ter completado a Request 6 para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Se lembra do Morel, o especialista em cogumelos? Ele precisa da sua ajuda novamente. Encontre-o num dos alojamentos da Canala Avenue (abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 33, um marcador vai aparecer em sua volta indicando o local exato que você deve ir). Morel está precisando do cogumelo das costas de um Parasect. Capture um e dê para Morel (você não ficará com o Parasect). Você será premiado com 5 Candy Truffle.


REQUEST #35 – BATTLING WITH PACHIRISU
No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Ren, um membro do Security Corps, quer saber como usar um Pachirisu em Batalha. Vá até o Mirelands Camp no Crimson Mirelands e fale com Ren. Você deve fazer uma batalha contra Ren usando apenas um Pachirisu. Remova todos os pokémons da sua equipe e deixe apenas o seu Pachirisu. Você deverá derrotar o Ursaring lv.30 de Ren. Sua recompensa será 3 Sitrus Berry e 1 Grit Gravel.


REQUEST #36 – WATERING WITH CARE
Você precisa ter completado a Request 31 e ter capturado um Sudowoodo para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Odo, aquele rapaz que construiu o Bogbound Camp, está com problemas. Vá até o Bogbound Camp no Crimson Mirelands e fale com Odo.

Um Sudowoodo que está próximo ao acampamento parece estar se sentindo mal. Odo acha que ele é uma planta e precisa de água. Você precisa de um pokémon que saiba usar o golpe Water Pulse. Pokémons como Bibarel, Floatzel e Psyduck podem aprender esse golpe. Mostre o seu pokémon com Water Pulse a Odo e faça uma batalha com o Sudowoodo. Você será premiado com 15 Heavy Ball e 3 Exp. Candy S.


DISTORÇÕES DO ESPAÇO-TEMPO – OBSIDIAN FIELDLANDS
Antes de voltar para o Crimson Mirelands, talvez você queira visitar o Obsidian Fieldlands novamente. As distorções do espaço-tempo também vão começar a acontecer por lá. Alguns dos pokémons que aparecerem dentro da distorção do espaço-tempo do Obsidian Fieldlands são diferentes dos que aparecem no Crimson Mirelands. Vale a pena conferir. Depois, retorne e siga para o Crimson Mirelands para prosseguir a história.

Você também pode montar em Ursaluna no Obsidian Fieldlands e procurar por itens enterrados. Você pode encontrar um item enterrado chamado Old Verse. Existem 20 deles espalhados por Hisui, cada um contém um verso da história da antiga Hisui. Não tem nada demais para fazer com esses itens, estão no jogo apenas para colecionar.

Quando ocorrer uma distorção do espaço-tempo no Obsidian Fieldlands, os pokémons que podem aparecer são:

Comuns: Eevee, Leafeon, Sylveon, Haunter, Gengar, Lickitung, Lickilicky, Onix, Steelix, Ursaring, Toxicroak.
Especiais: Sneasel e Weavile.

SCARLET BOG – O ENCONTRO COM AREZU
Quando entrar no Crimson Mirelands, o membro do Security Corps vai mencionar o cheiro da Arezu que Ursaluna deve farejar. Ao montar em Ursaluna, você verá alguns sinais azuis, você deve seguir na direção desses sinais azuis para encontrar Arezu. Você vai encontrá-la num local ao norte do Scarlet Bog no mapa, perto de onde tem um Onix.


Arezu estará caída no chão. Ela torceu o tornozelo enquanto fugia de um pokémon. Calaba vai chegar e se desculpar com Arezu por ter sido rude com ela também. Arezu queria usar Ursaluna para tentar acalmar a Lilligant, mas ele acabou aspirando o perfume de Lilligant, o que o deixou em fúria. Agora, seguindo o conselho de Laventon, Arezu fez alguns balms juntando os ingredientes das comidas favoritas de Lilligant. Com eles, você poderá acalmar Lilligant. Adaman chegará e dará um sermão em Arezu. Adaman então vai levar os balms que ela fez para a Brava Arena e vai pedir para você ir encontrá-lo lá. Calaba cuidará de Arezu enquanto isso.





BRAVA ARENA – ACALMANDO A NOBLE LILLIGANT
Siga para a Brava Arena, basta seguir o marcador que aparecer ao seu redor (fica ao norte do Diamond Settlement no mapa). Chegando lá, fale com Adaman. Arezu e Calaba virão logo atrás de você. Arezu vai comentar que Lilligant é uma dançarina. Você terá que ir desviando dos movimentos dela até e encontrar uma abertura para agir.


Noble Lilligant lv.30

Você deve ir lançando os balms enquanto desvia dos movimentos dela apertando (Y). Lilligant dá pulos e emite algumas ondas de energia que podem te acertar. Desvie no momento exato para não levar danos. No instante que você está desviando, você é invulnerável aos ataques de um pokémon, então não se preocupe de ser atingido nesse instante.

Às vezes, Lilligant vai se cansar e ficará atordoada no chão por um momento. Você será capaz de batalhar contra ela nesse momento. Contra Lilligant, prefira usar golpes do tipo voador, fogo, veneno, gelo, psíquico ou fada. Siga lançando balms até acalmá-la.

Quando conseguir acalmá-la, você ganha uma Meadow Plate. Adaman, Arezu e Calaba vão te agradecer e parabenizá-lo pelo feito. Calaba e Arezu vão conversar sobre o que aprenderam, de não tentarem resolver as coisas sozinhas. Você está livre para continuar explorando o Crimson Mirelands se quiser.




Quando estiver pronto, siga para um dos acampamentos. Volo virá te cumprimentar rapidamente, comentando sobre os pokémons em frenesi que você acalmou. Reporte seu progresso da Pokédex para Laventon, então retorne para Jubilife Village.


DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Chegando no vilarejo, Beni virá dizer que já vai estar preparando sua refeição. Entre no Galaxy Hall e reporte seu progresso ao comandante Kamado. Ele vai parabenizá-lo e te dispensar por hoje. Vamos a mais uma refeição no The Wallflower com seus camaradas do Survey Corps. Rei/Akari lhe dará mais uma receita, Scatter Bangs (1 Pop Pod e 1 Caster Fern).


O item Scatter Bangs serve para assustar pokémons selvagens, fazendo-os fugir. Para usá-lo, basta lançá-lo no chão. Todos os pokémons de level mais baixo da área vão fugir. Cuidado, pois isso não vai funcionar se tiver um pokémon de level mais alto na área.

No dia seguinte, Arezu virá lhe informar que vai começar a trabalhar como cabeleireira com Edith, enquanto continua sendo a guardiã de Lilligant. Você terá novas opções de penteado com ela da próxima vez que for cortar o cabelo. Kamado virá cumprimentar Arezu e Edith. Em seguida, Kamado vai te convocar para comparecer na Prelude Beach.


Chegando na praia, você saberá que Kamado está recepcionando novas pessoas que chegaram no vilarejo. São todas pessoas que migraram de outras regiões. Eles comentam que ficaram sabendo dos pokémons poderosos que habitam Hisui e como a Galaxy Team lida bem com eles. Kamado explica ao povo que você é o responsável por essas façanhas e com a ajuda dos outros membros, o Jubilife Village vem crescendo. Os novos moradores concordam em ajudar com o crescimento do vilarejo.



Kamado reafirma a você que pokémons são criaturas aterrorizantes e que o seu dever é continuar estudando e aprendendo mais sobre eles. O comandante comenta sobre a responsabilidade dele ter que tomar decisões duras para poder proteger o vilarejo. Rei/Akari virá avisar o comandante que Irida chegou no vilarejo. Kamado pedirá para que você o encontre na base da Galaxy Team. Antes de ir para lá, se você olhar no mapa, verá que surgiram várias novas Requests. Vamos a elas!


Você vai notar que o vilarejo está crescendo, que novos alojamentos estão sendo construídos. Além de você ter novas opções de penteado com a Arezu, você vai notar que mais um mercador apareceu no vilarejo. Ele se chama Bonn e está próximo ao Galaxy Team Headquarters. Com ele, você pode comprar Exp. Candies.

REQUEST #34 – CROAGUNK’S CURATIVE POISON
Você precisa ter capturado um Croagunk para esta Request ficar disponível. No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Pesselle, a capitã do Medical Corps, precisa da sua ajuda para fazer um remédio usando o veneno de um Croagunk.


Atravesse a sala da Cyllene e já estará na ala do Medical Corps. Fale com Pesselle, ela pedirá que você capture um Croagunk para ela poder fazer remédios com o seu veneno. Dê a ela um dos seus (você não ficará com o Croagunk). Sua recompensa será 3 Full Heal e 3 Exp. Candy S.

Pesselle, capitã do Medical Corps

REQUEST #37 – THE FRAGRANCE OF NOSTALGIC HERBS
No Galaxy Team Headquarters, desça para o andar de baixo e fale com uma mulher chamada Risa. Ela vai mencionar sobre um pokémon que lembra muito sua terra natal. É um pokémon coberto de vinhas azuis. Mostre a ela um Tangela ou um Tangrowth. Ela vai agradecer e você será premiado com 5 Smoke Bomb e 2 Exp. Candy S.

REQUEST #38 – GONE ASTRAY… IN THE MIRELANDS
No Galaxy Team Headquarters, você encontrará um rapaz chamado Zeke. Ele tem uma irmã chamada Wanda, que faz parte do Security Corps. Wanda se perdeu no Crimson Mirelands. Zeke mostrará um lenço dela para Ursaluna farejar. Seu trabalho é encontrar Wanda no Crimson Mirelands seguindo os sinais azuis de Ursaluna, assim como fez com Arezu. Procure especificamente no Gapejaw Bog, Wanda estará lá. Após encontrá-la, volte ao Galaxy Team Headquarters e notifique Zeke. Sua recompensa será 3 Stardust.


REQUEST #39 – ALL ABOUT MAGIKARP
Você precisa ter capturado um Magikarp para esta Request ficar disponível. Na Floaro Main Street, você vai achar uma menininha chamada Ceci que quer conhecer mais sobre os Magikarps. Você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Roselia, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, mostre sua Pokédex para Ceci. Ela vai falar sobre as estátuas de Magikarp que tem na frente da base da Galaxy Team. Você será premiado com 1 Rare Candy.


REQUEST #40 – THE CHARM LOST IN THE SWAMP
No Crimson Mirelands, vá até o Bogbound Camp. Lá, fale com Yojiro, um soldado da Galaxy Team. Ele estava sendo perseguido por um Alpha Hippowdon e conseguiu fugir, mas acabou perdendo um amuleto que ele tinha. Yojiro vai pedir para que você procure o amuleto dele pelos pântanos do Sludge Mound (uma área onde tem um Alpha Hippowdon). Vá até lá e procure por uma luzinha piscando no pântano. Quando encontrar, o jogo irá fazer o Hippowdon te ver e forçar uma batalha. Derrote ou capture o Hippowdon, ele está no lv.34. Após a batalha, Yojiro vai chegar no local e te agradecer por ter encontrado o amuleto. Sua recompensa será 5 Iron Chunk e 1 Grit Gravel.


REQUEST #41 – AN ELEGANT TAIL
Em uma colina entre a entrada do vilarejo (Seaside Gate) e as plantações (Farm), você vai encontrar um cara chamado Asabei. Ele vai dizer que viu um pokémon que tem uma cauda que se enrola como uma mola. Estamos falando do Glameow. Capture um no Cobalt Coastlands (o próximo mapa) e venha mostrá-lo para Asabei. Você será premiado com 2 Aux Evasion e 2 Grit Gravel.

REQUEST #42 – HELP WANTED: WATERING THE FIELDS
Você precisa ter completado a Request 27 para esta Request ficar disponível.Siga para a Farm, Miller precisa do seu auxílio novamente. Ele vai dizer que precisa da ajuda de um pokémon que tenha um golpe de água para irrigar a terra. Empreste a ele um pokémon que tenha um golpe de água (você não ficará com o pokémon, mas poderá substituí-lo a qualquer momento). Fazendo isso, novos tipos de cultivo ficarão disponíveis na plantação. Se falar com o Colza, verá que agora é possível plantar berries.

Colza, capitão do Agriculture Corps



REQUEST #43 – MORE NEW WARES
Você precisa ter completado a Request 23 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, vá até a General Store e fale com Choy, o vendedor. Ele continua tretando com Tao Hua para conseguir mais itens para vender na loja. Vai sobrar pra você ter que convencer Tao Hua de novo. Desta vez, você vai precisar de 3 Pop Pods para fazer a barganha. Esse item pode ser encontrado no chão pelo cenário do Cobalt Coastlands (o próximo mapa). Também é possível obtê-lo em batalhas contra Qwilfish, Remoraid e Basculin (você também poderá encontrá-los no Cobalt Coastlands). Caso você não consiga, você pode voltar para Jubillife Village e comprar 3 Pop Pods com o Anvin, no Craftworks.

Choy, vendedor do General Store


Após conseguir os 3 Pop Pods, vá até o Galaxy Team Headquarters. Desça para o andar subsolo e procure Tao Hua na ala do Supply Corps. Dê a ele os 3 Pop Pods. Feito isso, Tao Hua vai fornecer para Choy novos itens para que ele possa vender. Volte para a General Store e fale com Choy. Ele vai lhe agradecer pela ajuda e a partir de agora ele vai disponibilizar novos itens para serem comprados em sua loja.

Tao Hua, capitão do Supply Corps

REQUEST #44 – THE POKÉMON IN THE NIGHTTIME PHOTO
Você precisa ter completado a Request 25 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, siga para o Photo Studio, Dagero pegou outro pokémon misterioso em uma de suas fotos. Ele irá lhe mostrar uma foto tirada no Cobalt Coastlands onde é possível ver a cabeça de um Duskull. Capture um Duskull no Cobalt Coastlands (o próximo mapa). Entre no Photo Studio e mostre seu Duskull a ele. Dagero vai tirar uma foto do Duskull e a Request será concluída. A partir de agora, novas opções serão adicionadas no Photo Studio para você personalizar as suas fotos.


REQUEST #45 – SHELLOS OF THE EAST AND WEST
Você precisa ter completado a Request 24 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, vá até a loja de roupas e fale com Anthe. Ela ouviu dizer que o Shellos ter formas diferentes dependendo de onde ele vive. Anthe vai pedir que capture um Shellos do leste e outro do oeste e venha mostrá-los para ela. O Shellos do leste pode ser encontrado no Cobalt Coastlands (o próximo mapa), já o Shellos do oeste você encontra no Obsidian Fieldlands, próximo do Lake Verity. Mostre as duas formas de Shellos para Anthe e ela irá disponibilizar novas roupas para serem compradas em sua loja.

Anthe, a costureira do vilarejo


REQUEST #48 – THE TASTE OF HOME
Em um alojamento da Canala Avenue você encontrará um velho chamado Floaro que atua no Construction Corps. Ele está pensando em cozinhar uma guloseima de sua terra natal para tentar conquistar a amizade de um Eevee. Para isso, ele precisa de alguns ingredientes. Você deve entregar a ele 3 Hearty Grains, 2 Hopo Berry e 1 Razz Berry. Você receberá 1 Hometown Muffin, um prato típico da região de Galar dessa época. Eevee vai gostar muito do lanche. Floaro vai dizer que tem uma nova receita de Muffin e vai nomeá-la com o nome do vilarejo. Receba dele a receita do Jubilife Muffin (2 Hearty Grains, 2 Hopo Berries, 1 Razz Berry e 1 Cake-Lure Base). Sua recompensa será 5 Exp. Candy S.


MISSION #9 – A NEW MISSION
Agora, vá pra sala do Kamado na base da Galaxy Team. Ele quer que faça pesquisas no Cobalt Coastlands. Kamado dirá que esta área não tem um Noble Pokémon. Irida vai explicar que o Noble Pokémon que habitava lá faleceu. Contudo, algumas coisas estranhas estão acontecendo na ilha onde o Noble Pokémon costumava ficar. Membros do Security Corps e Supply Corps foram atacados por fantasmas. Como o Pearl Clan não está lidando muito bem com essa situação, Irida veio pedir ajuda ao Galaxy Team. Kamado irá te designar a tarefa de você ir lá para descobrir o que está havendo.



O acesso para Cobalt Coastlands só é permitido a recrutas que tenham ao menos 3 estrelas de Rank. Caso tenha feito pesquisas o suficiente e reportado à Cyllene, poderá acessar essa área agora. Caso contrário, faça uma expedição e vá cumprindo as tarefas indicadas na Pokédex para adquirir mais pontos de pesquisa.

Você será direcionado para a sala de Cyllene. Ela vai dizer que o Cobalt Coastlands está em um caminho mais longe e difícil. Se você estiver apto para continuar, ela lhe informará o seu próximo destino: a Firespit Island, onde você deve investigar o que está acontecendo.


Antes de prosseguir com a sua Mission, fale com Cyllene novamente. Reporte a ela seu progresso. Caso você já tenha conseguido ao menos 11.000 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Você vai ganhar a sua 6ª estrela de Rank. Você também ganha a receita para confeccionar Ultra Ball (1 Apricorn, 2 Iron Chunks e 2 Tumblestones) e Max Potion (1 Sitrus Berry e 1 King’s Leaf). Com 6 estrelas, Zisu (que está no Training Grounds) passará a ensinar novos golpes a seus pokémons.


Quando for sair do vilarejo, Lian vai surgir. Ele vai mencionar sobre Palina, uma guardiã que fica na Firespit Island do Cobalt Coastlands. Como o Noble Pokémon faleceu, no momento ela não tem um Noble Pokémon para cuidar. Algumas pessoas do Pearl Clan falam mal dela pelas costas. Lian também vai comentar sobre as pedras que evoluem certos pokémons. Ele lhe dará 2 Grit Pebbles e 3 Grit Gravel. Ele também vai citar que o Ginkgo Guild pode ter alguns itens evolutivos para vender de tempos em tempos.



Os itens "Grit" como Grit Dust, Grit Gravel, Grit Pebble e Grit Rock servem para melhorar os efforts dos stats dos seus pokémons. Funcionam como as vitaminas dos jogos tradicionais.

Fale com o guarda e peça para ir para o Cobalt Coastlands.

COBALT COASTLANDS – BEACHSIDE CAMP
O professor vai lhe apresentar o lugar. Ele também vai mencionar Iscan, um guardião do Diamond Clan que também pode ser encontrado nessa área.

Você verá Irida logo adiante tocando uma flauta. Ela pedirá para batalhar com você. Ela usará dois pokémons ao mesmo tempo, mas você só poderá usar um de cada vez.

Irida usa:
Glaceon lv.30
Eevee lv.15

Irida irá curar sua equipe após a batalha. Ela comenta que não quer parecer fraca diante de Kamado e Adaman, mas na verdade carrega um fardo muito difícil de suportar. Palina, guardiã do Pearl Clan, não tem um Noble Pokémon e ainda não tem um sucessor para substituir o pokémon que morreu. Muitos começaram a questionar o valor dela como guardiã. Lina (como Irida chama Palina) é muito querida para Irida. As duas disputaram o cargo de líder do Pearl Clan e Irida aprendeu muitas coisas com Palina. Irida pede para que você ajude Palina a treinar o pokémon que ela está cuidando, que é o herdeiro do falecido Noble Pokémon, e com isso calar a boca do pessoal que vive criticando Palina.





Existe uma grande porção de mar diante de você. Irida vai dizer para você seguir o caminho da esquerda para chegar até Palina. Porém, você pode pegar o caminho da direita e explorar um pouco o mapa antes disso. Abra o mapa. O caminho da esquerda leva à parte norte do mapa e o caminho da direita leva à parte sul do mapa. Você é livre pra escolher onde quer ir. Vamos cobrir primeiro a parte sul do mapa.

DISTORÇÕES DO ESPAÇO-TEMPO – COBALT COASTLANDS
Quando ocorrer uma distorção do espaço-tempo no Cobalt Coastlands, os pokémons que podem aparecer são:

Comuns: Eevee, Flareon, Vaporeon, Kadabra, Alakazam, Rhydon, Rhyperior, Mr. Mime, Carnivine e Skuntank.
Especiais: Magnemite, Magneton e Magnezone.

GINKGO LANDING, CROSSING SLOPE E AIPOM HILL
Vejamos a seguir quais pokémons você pode encontrar na parte sul do mapa:

Ginkgo Landing: Skorupi, Spheal, Buizel, Floatzel, Murkrow (só à noite), Drifloon (só à noite), Walrein (Alpha). Drapion (Alpha), Machoke (Alpha), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Crossing Slope: Glameow, Purugly, Eevee, Tangela, Starly, Staravia, Murkrow (só à noite), Drifloon e Drifblim (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Aipom Hill: Aipom, Ambipom, Combee, Mothim, Buizel, Floatzel, Ambipom (Alpha), Murkrow (só à noite), Aipom (em árvores), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).

Olhe no mapa, tem uma Request importante de se fazer que você pode pegar aqui perto.

REQUEST #46 – SETTING UP THE COASTLANDS CAMP
Você vai encontrar uma moça chamada Gully que faz parte do Supply Corps. Ela está procurando por Yorrich, um senhor do Construction Corps, e pedirá a sua ajuda para encontrá-lo. Gully irá até o local onde será construído o próximo acampamento. Olhe no sul do mapa, no canto direito tem uma porção de terra parecido com uma mão. É para lá que você deve ir para encontrar Gully novamente. Para facilitar, abra o mapa e, na lista de Requests, coloque uma bandeirinha na Request 46, um marcador vai aparecer em sua volta indicando o local exato que você deve ir.

Gully pedirá para encontrar Yorrich perto dessa área. No mapa que parece uma mão, siga pela parte de terra do último "dedo" da direita. Yorrich está perto de um Chatot e está muito assustado. Capture ou derrote o Chatot numa batalha. Feito isso, leve Yorrich até Gully para que ele construa o novo acampamento. Este será o Coastlands Camp. Pronto, agora você já tem um novo local de partida de suas expedições!



COASTLANDS CAMP – BATHERS’ LAGOON, HIDEAWAY BAY, DEADWOOD HAUNT, SAND’S REACH E TOMBOLO WALK
Vejamos a seguir quais pokémons você pode encontrar nessas áreas:

Bathers’s Lagoon: Starly, Staravia, Togepi, Buizel, Floatzel, Psyduck, Golduck, Golduck (Alpha), Beautifly (só de dia), Dustox (só à noite), Drifloon e Drifblim (só à noite), Murkrow (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Hideway Bay: Spheal, Sealeo, Happiny, Chansey, Aipom, Remoraid (nadando perto das margens do mar), Hisuian Qwilfish (nadando perto das margens do mar), Murkrow (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).
Deadwood Haunt: Duskull (só à noite), Dusclops (só à noite), Dusknoir (Alpha, só à noite), Chatot (só de dia), Starly (só de dia), Staravia (só de dia), Staraptor (só de dia), Drifloon e Drifblim (só à noite), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Sand’s Reach: Starly e Staravia (só de dia), Drifloon e Drifblim (só à noite), Remoraid (nadando perto das margens do mar), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Tombolo Walk: Chansey (Alpha), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).

Uma coisa diferente que você vai começar a ver nessas áreas são alguns baús e caixas de madeira no chão. Da mesma forma que as árvores e as rochas de minérios, você pode lançar um de seus pokémons para destruir essas caixas/baús e assim conseguir alguns itens.

Depois de explorar a parte sul do Cobalt Coastlands, vamos agora para o norte. Retorne para o Beachside Camp. Dê uma olhada no mapa, tem uma Request na parte norte que não está muito longe. Siga em direção a ela.

REQUEST #49 – KEEP ON EYE OUT FOR AIPOM!
Um rapaz chamado Hiko teve os seus pertences roubados por um casal de Aipom. Eles ficam correndo pra lá e pra cá e Hiko não consegue pegá-los. Ele vai pedir a sua ajuda para recuperar os seus pertences. Vá atrás dos Aipom. Eles vão fugir de você algumas vezes, continue indo atrás deles. Quando conseguir encurralá-los, eles o enfrentarão numa batalha. Derrote os dois e você conseguirá recuperar os pertences de Hiko. Hiko vai perdoá-los, mas pro azar dele, ele será enganado de novo, com os Aipom levando suas Pinap Berries. Enfim, você será premiado com 5 Scatter Bang e 1 Exp. Candy M.


CASTAWAY SHORE, WINDBREAK STAND E VEILSTONE CAPE
Vejamos a seguir quais pokémons você pode encontrar nessas áreas:

Castaway Shore: Machop, Machoke, Skorupi, Drapion (Alpha), Octillery (Alpha), Murkrow (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).
Winsbreak Stand: Paras, Parasect, Pikachu (raro), Stantler, Hisuian Growlithe, Murkrow (só à noite), Wormadam-Trash (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).
Veistone Cape: Glameow, Vulpix, Hisuian Growlithe, Mothim, Beautifly (só de dia), Dustox (só à noite), Purugly (Alpha), Murkrow (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).

VEILSTONE CAPE – O ENCONTRO COM PALINA
Ao fim do Veilstone Cape, você encontrará Palina. Ela explica como o Noble Pokémon morreu afogado ao salvar o seu filhote que tinha caído no mar. Ela te mostrará dois Hisuian Growlithe, um deles é o filhote do finado Noble Pokémon. O filhote tem potencial para ser o sucessor do Noble Pokémon, mas ele ainda está traumatizado com a morte do pai. Muitos exigiram que Palina o treinasse com mais rigor para que ele se tornasse o Noble logo, mas ela jamais forçaria esse processo. Ela vai ficar ao lado dele e deixá-lo viver como quer.

Palina, guardiã do Pearl Clan




Diga a Palina que veio ajudá-la. Ela vai comentar que existem sombras estranhas que estão assombrando a Firespit Island. É uma ilha com um vulcão, Palina irá te mostrar onde fica. Para chegar até lá, você precisa da ajuda de Basculegion, um pokémon que serve como montaria para atravessar o mar. Ela então pede que você vá encontrar Iscan, guardião do Diamond Clan. Você irá encontrá-lo numa tenda que fica no Aipom Hill, na parte sul do mapa. Basta seguir o marcador para chegar no local exato.





AIPOM HILL – O ENCONTRO COM ISCAN
Seguindo o marcador, você vai acabar se deparando com Volo novamente. Ele vai dizer que continua caçando Plates. Ele vai notar que você já tem 4 Plates e que você os ganha quando acalma os Noble Pokémon em frenesi ou quando um grande pokémon te reconhece como digno de confiança. Ele vai mencionar um antigo herói que batalhou com o Todo-Poderoso Sinnoh. Dizem que os 10 pokémons que seguiam o antigo herói tinham seus poderes vindos do próprio Todo-Poderoso Sinnoh. Volo não consegue entender por que então o herói enfrentou o Todo-Poderoso Sinnoh e espera conseguir respostas reunindo as Plates.


Iscan, guardião do Diamond Clan

Seguindo para a tenda, Iscan irá sair para te atender. Iscan vai lhe pedir um favor antes de chamar Basculegion. Você precisa conseguir a comida favorita de Basculegion para ganhar a confiança dele. Iscan tem os ingredientes necessários, mas é preciso que você capture um Dusclops na praia do Deadwood Haunt, num local com um barco abandonado (Iscan vai te mostrar onde é). Dusclops costuma aparecer por lá durante a noite. Para preparar a comida favorita de Basculegion, Iscan precisa do sabor do Dark Pulse de Dusclops.




Iscan tem bastante medo de Dusclops que mal consegue falar o nome dele. Como Dusclops só aparece à noite, Iscan vai perguntar se quer esperar anoitecer. Se você ainda não o capturou, responda que sim para que fique noite e você possa ir capturá-lo agora mesmo. Depois de capturar o Dusclops, basta falar novamente com Iscan. Diga a ele que já capturou o Dusclops. Como ele tem medo, ele vai pedir a sua ajuda com o Dusclops para preparar a comida. Quando ficar pronto, você recebe a Basculegion Food. Iscan pede para que se dirija para a praia do Ginkgo Landing, para que ele chame Basculegion lá. Siga o marcador na tela para chegar no local exato.



GINKGO LANDING – CONSEGUINDO A MONTARIA DO BASCULEGION
Chegando lá, fale com Iscan. Palina surge em seguida com os filhotes de Growlithe, ansiosos para ver Basculegion. Iscan vai tocar a flauta dele e Basculegion surge em seguida. Jogue a ele a comida que você preparou. Então, toque a sua flauta também. Basculegion vai reconhecer a sua melodia e você ganha a Splash Plate. Depois de ganhar a confiança de Basculegion, ele se torna a sua mais nova montaria.





Palina vai revelar que, durante o incidente com Noble Pokémon, Iscan e Basculegion salvaram a vida dela. Desde então Palina sente um amor enorme por Iscan. Como ela sabe que existem pessoas falando mal dela pelas costas, ela só se encontra com Iscan longe de olhos curiosos, para preservar a reputação dele. Depois daquele dia, Palina resolveu aceitar Growlithe como ele é e não quer forçá-lo a ser o próximo Noble Pokémon.



A gangue das Miss Fortunes irá surgir. Elas vieram roubar o Growlithe. Charm vai enviar o Gengar dela, que tomará o Growlithe de Palina. As irmãs querem ter um parceiro forte, por isso querem treinar o Growlithe. Elas vão fugir com ele para a Firespit Island. Iscan e Palina vão pedir a sua ajuda para resgatar o Growlithe.




Agora que você pode usar o Basculegion, você já pode ir para a ilha. Iscan vai lhe explicar que você pode saltar da água com o Basculegion e saltar ainda mais alto enquanto ele estiver no ar. Você também será capaz de atirar itens enquanto estiver montado no Basculegion. Isso quer dizer que você pode capturar pokémons enquanto estiver montado nele.




Com Basculegion, você é capaz de atravessar o mar montado nele. Você pode apertar (+) para montar nele enquanto estiver na água, ou simplesmente apertando (A) de frente para o mar. Se você estiver montado no Wyrdeer ou Ursaluna e entrar com eles na água, a montaria irá mudar automaticamente para o Basculegion.

Enquanto estiver nadando com Basculegion, você pode alternar entre os itens da sua bolsa e os pokémons da sua equipe apertando (X), da mesma forma que faz quando está a pé. Aperte (B) para fazer Basculegion nadar mais rápido. Aperte (Y) para fazer Basculegion saltar da água e aperte (Y) de novo (enquanto ele está no ar) para pegar mais impulso durante o salto. Esse impulso extra é necessário para te ajudar a sair da água quando a margem do rio for muito alta.

Durante um salto, enquanto Basculegion estiver no ar, você também consegue apertar (ZR) para preparar uma pokébola. O jogo vai ficar "em câmera lenta" nesse instante e você ficará parado no ar, te dando um tempo extra para ajustar a sua mira antes de atirar a pokébola.

Antes de irmos para a Firespit Island, vamos aproveitar que agora você tem a montaria de surf e explorar algumas áreas nos mapas anteriores. Fazer isso agora é opcional, caso queira seguir com a história principal, basta ir direto para a Firespit Island.

DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Siga para um dos acampamentos e peça para o professor para retornar para Jubilife Village. Se você já tiver avançado o suficiente nas tarefas da Pokédex, dirija-se ao Galaxy Hall. Reporte seu progresso para Cyllene. Caso você já tenha conseguido ao menos 15.000 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Você vai ganhar a sua 7ª estrela de Rank. Você também ganha a receita para confeccionar Gigaton Ball (1 Apricorn, 2 Black Tumblestones e 2 Iron Chunks).


Olhando no mapa do Jubilife Village, você verá que algumas novas Requests já estão disponíveis. Vamos a elas?

REQUEST #50 – DOUBLE THE TAILS, DOUBLE THE FUN
Perto dos Pastures, você vai encontrar Netta, uma mulher do Security Corps. Ela está à procura de um pokémon com uma cauda de duas barbatanas. O pokémon em questão é o Finneon. Capture um no Cobalt Coastlands. Ele aparece no mar no norte do mapa, numa local chamado Seagrass Haven. Mostre seu Finneon para Netta. Sua recompensa será 1 Star Piece.

REQUEST #52 – EEVEE’S EVOLUTIONS
Você precisa ter completado a Request 48 para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Floaro, nosso colega do Construction Corps, precisa de um conselho sobre o Eevee. Vamos mais uma vez ao alojamento de Floaro, na Canala Avenue (abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 52, um marcador vai aparecer em sua volta indicando o local exato que você deve ir).


Aquele Eevee que Floaro estava tomando conta desapareceu. Ele ia te pedir um conselho para evoluí-lo, mas o danado acabou fugindo. Floaro vai pedir a sua ajuda para procurar Eevee e recomenda começar pelo Galaxy Hall. Retorne para base da Galaxy Team e suba para o 2º andar. Vá até a sala do Construction Corps, onde Sanqua fica. Você encontrará um Umbreon lá. Floaro vai dizer que o Umbreon lembra muito o Eevee dele, mas ele acha que é imaginação dele.


Umbreon parece estar com fome e Floaro fala para dar a ele um Jubilife Muffin. Floaro te deu a receita desse item da outra vez, para confeccioná-lo, você precisa de 2 Hearty Grains, 2 Hopo Berries, 1 Razz Berry e 1 Cake-Lure Base. Depois de fazer o Jubilife Muffin, dê para Umbreon comer. Floaro vai começar a suspeitar que aquele Umbreon é o Eevee. Floaro irá reconhecê-lo e descobrir que ele evoluiu por conta própria. Floaro vai permitir que você escolha uma pedra evolutiva. Escolha entre Water Stone, Fire Stone e Thunder Stone. Floaro dará a pedra que você escolher. Você também será premiado com 1 Rare Candy.

REQUEST #53 – OCTILLERY’S INK
Você precisa ter completado a Request 12 para esta Request ficar disponível. Na Floaro Main Street, perto da loja de roupas, você verá Radisa novamente, com o Geodude que você deu a ela. Agora ela teve a ideia de usar a tinta de Octillery para fazer os seus pickles. Desta vez, você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Octillery, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, mostre sua Pokédex para Radisa. Sua recompensa será 5 Bean Cake e 1 Exp. Candy M.

REQUEST #54 – SERVING UP SWAP SNACKS
Na Floaro Main Street, perto da base da Galaxy Team, fale com Bonn, o mercador das Exp. Candies. Ele vai contar que quer fazer um novo doce e vai pedir para que você consiga os ingredientes para fazê-lo. Os itens que ele precisa são 1 Sootfoot Root, 1 Springy Mushroom e 1 Hopo Berry. Eles podem ser encontrados em diversos locais de Hisui, é possível que você já os tenha. Dê a ele os itens. Bonn vai preparar para você um Swap Snack, um item que troca os stats de ataque e defesa de um pokémon durante uma batalha. Você será premiado com a receita do Swap Snack.


REQUEST #57 -THE TASTE OF HONEY
No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Almous, um trabalhador do Agriculture Corps, quer saber mais a respeito dos sabores do mel de Combee. Encontre-o num dos alojamentos da Canala Avenue (abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 57, um marcador vai aparecer em sua volta indicando o local exato que você deve ir). Almous diz que o sabor do mel de Combee varia de acordo com o local que ele vive. Ele vai pedir que mostre Combees capturados em diferentes áreas.

Primeiro ele irá pedir que mostre um Combee do Grueling Groove. Esta é uma das áreas do Obsidian Fieldlands. Se tiver, mostre a ele um Combee capturado nesse local. Em seguida, ele irá pedir para você mostrar um Combee do Aipom Hill, uma área do Cobalt Coastlands. Se você capturou um Combee lá, mostre a ele também. Por fim, ele vai pedir um Combee da Ramanas Island. Esta é uma ilha que fica à esquerda do mapa do Obsidian Fieldlands, você precisa montar no Basculegion para chegar até ela. Na Ramanas Island, você só vai encontrar Combee nas árvores que balançam. Mostre a Almous um Combee capturado nesta ilha. Sua recompensa será 3 King’s Leaf e 3 Dazzling Honey.


REQUEST #58 – GONE ASTRAY… IN THE COASTLANDS
Você precisa ter completado a Request 38 para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, você verá que Zeke precisa mais uma vez de sua ajuda. Wanda, a irmã dele, se perdeu de novo. Desta vez, ela está no Cobalt Coastlands. Como da outra vez, você terá que encontrar Wanda seguindo os sinais azuis de Ursaluna. Procure pela área Castaway Shore, Wanda estará numa das pedras que estão no mar, próximo à praia onde o Alpha Octillery está. Após encontrá-la, volte ao Galaxy Team Headquarters e notifique Zeke. Você será premiado com 1 Star Piece.


OBSIDIAN FIELDLANDS – RAMANAS ISLAND
Vamos visitar o Obsidian Fieldlands agora. Abra o mapa e veja quantos rios você pode atravessar com a ajuda de Basculegion. Se você nadar pelo rio mais à direita do mapa (depois da Worn Bridge), você chegará naquela área onde tem Magikarps. Se você não conseguiu capturá-los antes, pode tentar agora. Inclusive, nadando por aqui você passa pela cachoeira (Obsidian Falls) e chega em um Alpha Magikarp.

Você pode nadar também no Lake Verity (o grande lago à esquerda do mapa). Pelas água do lago, você encontra Magikarp e Gyarados, além de um Alpha Gyarados. Ao sul do Sandgem Flats, tem duas ilhas onde você pode chegar. Pelas águas daqui, aparecem Hisuian Qwilfish. Na ilha menor, aparecem Aipom, Drifloon e Drifblim (só à noite). A ilha maior é a Ramanas Island e tem uma gama maior de pokémons para você encontrar.

Ramanas Island: Shellos-West, Gastrodon-West, Aipom, Starly, Staravia, Chimchar, Monferno (raro), Infernape (Alpha), Drifloon e Driflbim (só à noite), Combee (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).

Aqui na ilha você também encontra um membro do Diamond Clan com uma Request.

REQUEST #51 – COMING UP ROSES
Na Ramanas Island, você encontrará Hiemo, um membro do Diamond Clan. Ele está à procura de um pokémon que tem foices nos braços. O pokémon em questão é o Scyther, que você encontra próximo da Grandtree Arena. Capture um Scyther, coloque-o no seu time e leve-o para Hiemo. Hiemo quer usá-lo para cortar todas as flores desse lugar e dá-los para a esposa dele. Contudo, isso não é exatamente o que ela havia pedido. Ele comenta que a esposa queria encher o jardim com as flores dessa ilha. Explique que ele só precisa conseguir as sementes das flores e plantá-las. Sua recompensa será 1 Seed of Mastery.


CRIMSON MIRELANDS – HOLM OF TRIALS
Depois de explorar o Obsidian Fieldlands, retorne para Jubilife Village e vamos agora para o Crimson Mirelands. Repare que nesse mapa também tem vários rios por onde você pode nadar. Por aqui, você vai encontrar mais Barboarch e Whiscash enquanto estiver nadando. Você pode nadar também no Lake Valor (o grande lago ao norte do mapa). Além de Barboarch e Whiscash, lá você encontra também um Alpha Whiscash.

Caso você não tenha conseguido fazer o macete para chegar na parte sul do mapa (Holm of Trials), você conseguirá chegar lá com a ajuda do Basculegion. Essa é a área onde aparecem Goomy e Alpha Sliggoo. Explore o Crimson Mirelands à vontade, depois retorne para Jubilife Village. Vamos por fim voltar ao Cobalt Coastlands. Quando entrar no Cobalt Coastlands, ao olhar no mapa, você verá que duas novas Requests ficaram disponíveis.

REQUEST #55 – POOR, PECKISH PIPLUP
No Cobalt Coastlands, próximo ao Tombolo Walk, você vai encontrar uma donzela ao lado de um Piplup. Ela é Maris, integrante do Supply Corps. Ela contará que Piplup está muito faminto. Ela tentou alimentá-lo com alguns ingredientes, mas ele não quis comer. Você terá que cozinhar algo mais saboroso para o Piplup. Maris acha que um Bean Cake seja capaz agradá-lo.

Você precisará da receita para confeccionar esse item. Você pode comprá-la no Jubilife Village, mais especificamente com Anvin do Craftworks, o local com a bancada para confeccionar itens. Com a receita do Bean Cake em mãos, faça um Bean Cake. Você precisa de 1 Plump Bean e 1 Cake-Lure Base. Leve o Bean Cake para o Piplup e ele irá se animar. Você será premiado com 5 Razz Berry e 3 Hyper Potion.

Dica: Quando você for comprar a receita do Bean Cake com o Anvin, compre também a receita do Star Piece. Esse item é feito com 1 Red Shard, 1 Blue Shard, 1 Green Shard e 1 Stardust. Os Shards são itens que você encontra nas distorções do espaço-tempo e que não vão ter nenhuma serventia para você. Você pode usá-los para confeccionar Star Pieces, que você pode vender por um preço mais alto que os Stardusts.


REQUEST #56 – GETTING HELP FROM MACHOKE
Você precisa ter capturado um Machoke para esta Request ficar disponível. No Cobalt Coastlands, no caminho que vai para o Castaway Shore, você encontrará um velho chamado Bosley, um membro do Construction Corps. Ele está interessado no pokémon Machoke e acredita que ele pode ajudar nos trabalhos do Construction Corps, contudo ele não sabe muito sobre Machoke. Bosley vai pedir a sua ajuda para obter mais informações sobre ele. Você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Machoke, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, mostre sua Pokédex para Bosley. Sua recompensa será 3 Grit Gravel e 1 Aux Powerguard.

TRANQULITY COVE, LUNKER’S LAIR E SEAGRASS HAVEN
Vamos explorar as águas do Cobalt Coastlands agora. Nadando na parte mais ao sul do mapa (abaixo daquela porção de terra que se parece com uma mão), você vai encontrar Remoraid e Hisuian Quilfish. No centro do mapa, onde tem a porção maior de água, temos um local chamado Tranquility Cove. Vejamos quais pokémons aparecem ao redor desse lugar.

Tranquility Cove: Shellos-East, Remoraid, Basculin-White, Hisuian Qwilfish, Mantyke, Mantine, Staravia, Staraptor, Togepi, Togetic, Mantine (Alpha), Gyarados (Alpha), Drifloon e Drifblim (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Geodude e Graveler (em rochas de minérios).

No canto direito do mapa, tem o caminho pelo mar que vai até a Firespit Island, a grande ilha na parte de cima. Esse caminho é chamado Lunker’s Lair, onde você encontra:

Lunker’s Lair: Hisuian Qwilfish, Tentacool, Tentacruel, Tentacruel (Alpha), Drifloon e Drifblim (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores).

Antes de irmos para a Firespit Island, continuando pela esquerda, você chega a um grupo de pequenas ilhas, o Seagrass Haven.

Seagrass Haven: Hisuian Qwilfish, Tentacool, Tentacruel, Hisuian Qwilfish, Shellos-East, Gastrodon-East, Finneon, Lumineon, Gastrodon-East (Alpha), Lumineon (Alpha), Hisuian Qwilfish (Alpha), Drifloon e Drifblim (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores).

ISLESPY SHORE E SPRING PATH
Continuando para a esquerda, você chegará em terra firme novamente, onde pode explorar mais duas novas áreas.

Islespy Shore: Octillery, Sealeo, Walrein, Golduck, Murkrow (só à noite), Empoleon (Alpha).
Spring Path: Bibarel, Toxicroak, Mothim, Mothim (Alpha), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Piplup e Prinplup (em um pequeno lago no canto superior do mapa).

FIRESPIT ISLAND – A ILHA DO VULCÃO
Vamos agora para aquela grande ilha ao norte do mapa, a Firespit Island. Chegando lá, Iscan irá te alcançar e pedir para que siga na frente.

Vá subindo o caminho do vulcão, você encontrará alguns pokémons pelo caminho.

Firespit Island: Mothim, Magby, Magmar, Graveler, Ninetales (Alpha), Graveler (em rochas de minérios).

MISSION #10 – THE LORDLESS LAND
Em um determinado ponto do percurso do vulcão, você encontrará o trio de ladras importunando o Growlithe. Iscan virá logo atrás de você. Clover vai te desafiar numa batalha.

Clover usa:
Abomasnow lv.35

Depois de derrotá-la, Coin também o enfrentará.

Coin usa:
Toxicroak lv.34

E finalmente, enfrente Charm, a última das irmãs.

Charm usa:
Rhydon lv.34
Gengar lv.35

Depois das batalhas, o pequeno Growlithe ficará destemido para desafiar as irmãs. Palina vai chegar bem a tempo para deter Growlithe. Você ouvirá um rugido de cima do vulcão. Diante das dificuldades, o Hisuian Growlithe evolui em um Hisuian Arcanine! Porém, surgirá dos céus uma fenda espacial e um raio cai sobre ele. Arcanine ficará dourado, entrando em frenesi. As três bandidas vão perceber que a coisa ficou feia e irão fugir. Iscan vai falar para todos saírem dali também.











MOLTEN ARENA – ACALMANDO O NOBLE ARCANINE
Irida vai chegar correndo, querendo saber o que houve. Palina vai pedir a sua ajuda para acalmá-lo. Irida vai dizer que é preciso fazer balms com a comida favorita do Arcanine. Iscan está carregando um pouco da comida favorita dele. O grupo irá preparar os balms. Se estiver pronto, siga para o desafio. Irida vai comentar que o Arcanine vai disparar um ataque devastador depois de ficar um tempo parado reunindo luz sobre si mesmo.





Noble Arcanine lv.36

Arcanine fica um instante parado antes de avançar correndo em sua direção ou antes dar um grande pulo. Os olhos dele vão brilhar no momento que ele avançar correndo. Vá lançando os balms e desviando quando ele avançar sobre você. Evite ficar no centro da arena, pois é para onde Arcanine pula, soltando ondas de choque que podem te acertar.

Quando Arcanine parar e 5 bolas de fogo aparecerem sobre a cabeça dele, significa que ele está se preparando para soltar um pilar de fogo impossível de escapar. Quando você avistar as bolas de fogo, aproxime-se dele a atire balms o mais rápido que puder. Cada vez que você acertar um balm nele durante esse processo, você vai estourar uma das bolas de fogo. Acerte 5 balms para estourar as 5 bolas de fogo e impedir que ele conclua o ataque.

Se você conseguir estourar as 5 bolas de fogo, você vai deixar Arcanine atordoado. Você será capaz de batalhar contra ele nesse momento. Contra Arcanine, prefira usar golpes do tipo água, terra, lutador ou pedra. Em um certo momento, Arcanine vai seguir para o centro da arena e se cercar de chamas. Se você pisar nas chamas, irá se ferir. Seu espaço para desviar dos ataques fica limitado nesse momento. Siga lançando balms até acalmá-lo.

Quando conseguir acalmá-lo, você ganha uma Flame Plate. Palina vai ouvir a voz do falecido Noble Arcanine vindo do topo do vulcão. Ela então fala pro Arcanine que ela cuidava que ele é o novo Noble Pokémon.





Converse com Irida. Ela se sente mal por não ter feito muita coisa para ajudar. Ela se tornou líder do Pearl Clan muito jovem, mais sabe que quer proteger Hisui. Ela lhe convida para batalhar qualquer dia desses. Siga agora para o Coastlands Camp. Uma nova Request surgiu por aqui.



REQUEST #47 – BALLOON RACE IN THE COASTLANDS
Fale com o tiozinho no Coastlands Camp. Aqui temos outro joguinho de corrida de balões. O desafio agora é estourar o máximo de balões que conseguir enquanto estiver andando montado no Basculegion. Se você conseguir estourar pelo menos 24 balões, o prêmio é seu.


Assim que receber a Request, fale com o tiozinho novamente e peça para começar o joguinho. Ele vai te direcionar para um percurso com 40 balões (com a aparência do Drifloon). Você tem 1 minuto e 20 segundos para estourar pelo menos 24 deles. Você começa montado no Wyrdeer e vai alternando com Basculegion conforme for entrando e saindo da água. Você terá que pular com o Basculegion (Y) para conseguir estourar alguns deles. Quando o tempo acabar, você voltará para o acampamento.

Se você conseguiu estourar pelo menos 24 balões, você será premiado com 1 Nugget e 10 Ultra Balls e a Request será dada como concluída. Você vai receber outros prêmios adicionais, dependendo do seu resultado. Você pode repetir o joguinho quantas vezes quiser falando com o tiozinho de novo, mesmo que já tenha completado a Request.

DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Volte para um dos acampamentos, reporte seu progresso da Pokédex para Laventon, então retorne para Jubilife Village. Chegando lá, siga para a base da Galaxy Team e conte ao comandante Kamado sobre o ocorrido. Ele vai parabenizá-lo e te dispensará. Como de costume, vamos a mais uma refeição na cantina ao lado de Laventon e Rei/Akari. Dessa vez vocês só vão jogar conversa fora, falando do Arcanine e do Basculegion.


No dia seguinte, você topará com uma nova pessoa que está passando pelo vilarejo. Este é Ingo, um dos Subway Boss dos jogos de Unova! O que será que ele está fazendo no passado? Se prestar atenção, verá que a roupa dele está em farrapos e que ele está usando a vestimenta do Pearl Clan. Ele apenas passará para te avisar que Kamado o aguarda em seu escritório e irá embora.

Vá até o Kamado, ele vai te designar um novo trabalho. Outro Noble Pokémon entrou em frenesi, desta vez é um Electrode. Sua próxima aventura será ir até o Coronet Highlands e acalmar o Noble Electrode. Adaman está aqui também, visto que Electrode está sob a responsabilidade do Diamond Clan. Adaman explica que Electrode está causando explosões gigantescas. Melli, que faz parte do Diamond Clan e é o guardião do Electrode, vai discutir com Bagin (aquele guarda da escada) e invadir a sala do Kamado. Adaman o repreende, mas ele quer dar maiores esclarecimentos sobre Electrode. Adaman diz que já decidiram que você irá acalmar Electrode. Melli caçoa de você, achando que você não é capaz.

Melli, guardião do Diamond Clan





Adaman se desculpa com Kamado, mas Kamado diz para não ligar, que a culpa era dele por não ter treinado bem o guarda do Security Corps que acabou deixando Melli passar. Kamado então diz para você ajudar Melli no que ele precisar. Adaman quer provar a Melli que você é capaz e te chamará para batalhar do lado de fora. Saia e prepare-se para a batalha. Adaman usará dois pokémons ao mesmo tempo, mas você só poderá usar um de cada vez.

Adaman usa:
Leafeon lv.36
Eevee lv.18

Mesmo depois de derrotá-lo, Melli continuará olhando para você com descaso. Adaman vai falar pra ele parar de birra e te informar que um ajudante do Pearl Clan o aguarda no Training Grounds (ele está falando de Ingo). Antes de ir para lá, Cyllene vai sair e te chamar para falar a respeito da sua próxima Mission.


O acesso para Coronet Highlands só é permitido a recrutas que tenham ao menos 4 estrelas de Rank. Caso tenha feito pesquisas o suficiente e reportado à Cyllene, poderá acessar essa área agora. Caso contrário, faça uma expedição e vá cumprindo as tarefas indicadas na Pokédex para adquirir mais pontos de pesquisa.

Você será direcionado para a sala de Cyllene. Ela vai dizer que o Coronet Highlands é cheio de perigos, ainda mais por ser o local que fica localizado bem abaixo daquela fenda que fica no céu. Se você estiver apto para continuar, ela lhe informará que você deve ir ao Training Grounds, pois tem alguém lá que pode te ajudar nesse trabalho.


Antes de prosseguir com a sua Mission, fale com Cyllene novamente. Reporte a ela seu progresso. Caso você já tenha conseguido ao menos 20.000 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Você vai ganhar a sua 8ª estrela de Rank. Você também ganha a receita para confeccionar Jet Ball (1 Apricorn, 2 Sky Tumblestones e 2 Iron Chunks) e Full Restore (1 Max Potion e 1 Full Heal).


No Training Grounds, você vai encontrar Irida ao lado de Ingo. Ela vai explicar que Ingo é o guardião da Sneasler e que ele vai te guiar até ela. Ingo vai explicar que você precisará da Sneasler para chegar até onde o Electrode está. Irida vai explicar que Ingo, assim como você, surgiu de algum lugar e acabou perdendo a memória. Assim que eles forem embora, você já poderá partir para o Coronet Highlands. Antes disso, que tal vermos as novas Requests que ficaram disponíveis?

Ingo, guardião do Pearl Clan


REQUEST #59 – MISDREAVUS THE HAIRSTYLE MUSE
Na Floaro Main Street, fale com Arezu em frente ao cabeleireiro. Ela vai falar que quer ver o pokémon Misdreavus para ter uma inspiração de novos penteados. Você vai achar Misdreavus no Coronet Highlands (o próximo mapa). Capture um e venha mostrá-lo para Arezu. Feito isso, novos penteados vão ficar disponíveis no cabeleireiro.

REQUEST #60 – HELP WANTED: ROCK SMASHING IN THE FIELDS
Você precisa ter completado a Request 42 para esta Request ficar disponível.Siga para a Farm, nosso amigo Miller quer nossa ajuda com as plantações mais uma vez. Existe uma pedra gigante aqui que está atrapalhando o espaço para cultivo. Ele vai dizer que precisa de um pokémon que tenha um golpe Rock Smash para destruir essa pedra. Empreste a ele um pokémon que tenha esse golpe (você não ficará com o pokémon, mas poderá substituí-lo a qualquer momento). Se você capturou um Machop, Croagunk ou Rhyhorn, talvez algum deles tenha esse golpe. Qualquer coisa, Rock Smash também é um golpe que Zisu pode ensinar a seu pokémon caso ele seja compatível. Fazendo isso, novos tipos de cultivo ficarão disponíveis na plantação. Se falar com o Colza, verá que agora é possível plantar Mints (itens que mudam o efeito da Nature nos stats do pokémon).

Colza, capitão do Agriculture Corps



REQUEST #61 – EVEN MORE NEW WARES
Você precisa ter completado a Request 43 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, vá até a General Store e fale com Choy, o vendedor. Pra variar, o coitado continua trocando farpas com Tao Hua para conseguir mais itens para vender na loja. Outra vez você terá que convencer o velho para que ele libere mais itens. Para tanto, Tao Hua vai querer 3 Crunchy Salts. Esse item pode ser encontrado no chão pelo cenário do Coronet Highlands (o próximo mapa). Também é possível obtê-lo em batalhas contra Gligar e Gible (você também poderá encontrá-los no Coronet Highlands). Caso você não consiga, você pode voltar para Jubillife Village e comprar 3 Crunchy Salts com o Anvin, no Craftworks.

Choy, vendedor do General Store


Após conseguir os 3 Crunchy Salts, vá até o Galaxy Team Headquarters. Desça para o andar subsolo e procure Tao Hua na ala do Supply Corps. Dê a ele os 3 Crunchy Salts. Feito isso, Tao Hua vai fornecer para Choy novos itens para que ele possa vender. Tao Hua também vai falar que essa rixa que ele tem com Choy é por conta de Choy ter roubado seu tesouro mais precioso… volte para a General Store e fale com Choy. Ele vai lhe agradecer pela ajuda e a partir de agora ele vai disponibilizar novos itens para serem comprados em sua loja. Ele também vai falar para não levá-lo a mal, que mais cedo ou mais tarde ele irá contar o que realmente aconteceu entre ele e Tao Hua.

Tao Hua, capitão do Supply Corps




REQUEST #62 – THE POKÉMON IN THE RIVER PHOTO
Você precisa ter completado a Request 44 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, siga para o Photo Studio, Dagero está com outra foto de um pokémon misterioso. Ele irá lhe mostrar uma foto onde é possível ver as folhas da cabeça de um Turtwig. Caso você ainda não tenha um Turtwig, você pode encontrá-lo no Crimson Mirelands (ele fica num pequeno lago no canto inferior direito do mapa). Entre no Photo Studio e mostre o Turtwig que você capturou para Dagero. Ele vai tirar uma foto do Turtwig e a Request será concluída. A partir de agora, novas opções serão adicionadas no Photo Studio para você personalizar as suas fotos.


REQUEST #63 – FANCY, FASHIONABLE WORMADAM
Você precisa ter completado a Request 45 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, vá até a loja de roupas e fale com Anthe. Ela ouviu dizer que Wormadan tem diferentes formas… mas calma, dessa vez você não precisa de todas elas. Apenas mostre a Anthe um Wormadam que você tenha, pode ser de qualquer forma. Feito isso, ela irá disponibilizar novas roupas para serem compradas em sua loja.

Anthe, a costureira do vilarejo


REQUEST #64 – GETTING TO KNOW GHOSTS
Perto da ponte que fica entre a Canala Avenue e o Galaxy Hall, você vai encontrar um cara chamado Ward. Ele conta que quer sair com Conlan, seu filho, para investigar os fantasmas que assombram a Prelude Beach à noite. Contudo, ele fala que Conlan tem medo de fantasmas (mas… pela forma que ele gagueja, parece que o medroso aqui é ele). Ward então pede a sua ajuda para conseguir mais informações sobre Gastly. Você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Gastly, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, mostre sua Pokédex para Ward. Sua recompensa será 1 Linking Cord.


REQUEST #66 – THE SEA’S LEGEND
No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Esta é uma Request a pedido do próprio profº Laventon. Ele afirma ter visto um pokémon misterioso nadando na Prelude Beach. Ele acredita que, de acordo com a direção da correnteza, ele foi para algum lugar do Cobalt Coastlands. Ele chama Iscan para ajudar a desvendar esse mistério. Há muito tempo, o Cobalt Coastlands era conhecido como mar do leste, onde um príncipe pokémon habitava nas águas do lugar. Essa história faz parte da lenda do mar. Seu trabalho é descobrir quem é esse pokémon e capturá-lo.




O pokémon da lenda é Manaphy, contudo, a resposta desse mistério não se encontra nesse jogo. Nos jogos Brilliant Diamond e Shining Pearl existe um livro na Canalave Library que conta a lenda do mar. Um humano corajoso pediu aos pokémons do mar para deixá-lo ver o príncipe. Mantyke, Buizel e um Qwilfish de espinhos enormes reconhecem a bravura do humano e se juntam a ele. Juntos, eles partiram em um barco sob a luz do pôr do sol, navegando pelo portão do oceano estendido sobre as ondas. Essa notícia chegou aos ouvidos do príncipe, que foi ao encontro do corajoso grupo no Seaside Hollow.




O que você deve fazer é mais ou menos como diz a lenda: no Cobalt Coastlands, siga para o Coastlands Camp. Coloque em sua equipe um Mantyke, um Buizel e um Overqwil (para evoluir o Hisuian Qwilfish, você deve fazê-lo usar 20 vezes o golpe Barb Barrage no Strong Style). Então, vá até a tenda e mude o período para o pôr do sol (Evening). Com os três na equipe, dirija-se para o portão do oceano (são aquelas duas rochas gigantes em forma de pinça que estão no mar aqui perto desse acampamento). Monte no Basculegion e passe pelo meio das rochas em forma de pinça. Se você fez tudo direitinho, vai aparecer uma mensagem que você ouviu a voz de um pokémon e uma pedra se movendo. Pronto, você ativou o evento.

Continue nadando em direção ao Seagrass Haven no mapa. Vá seguindo a parede pela esquerda e procure pela entrada de uma caverna. Essa caverna é chamada Seaside Hollow. Você precisa apertar (A) para poder entrar na caverna. Salve o jogo antes de entrar! Assim que entrar, você verá um Manaphy acompanhado de um trio de Phione. Os quatro irão te avistar e se envolver em uma aura de água, se você se aproximar, eles vão começar a atacar. Se você lançar um de seus pokémons quando os 4 estiverem reunidos, você vai entrar em uma batalha com os 4 ao mesmo tempo. Se, antes de começar uma batalha, você se desviar dos ataques deles e esperar eles se dispersarem, poderá tentar capturá-los em batalhas individuais.

Caso queira capturá-los fora de batalha, terá que lançar diversas Ball of Mud ou Spoiled Apricorn (ou Sticky Glob, caso tenha será melhor ainda), vá lançando até que eles fiquem atordoados, permitindo que você atire uma de suas pokébolas. Isso pode lhe custar algum tempo, correndo o risco dos outros te avistarem e te atacarem enquanto está tentando atordoar um deles. Caso você tenha conseguido ficar a uma distância segura sem ser visto, você pode ainda tentar usar Stealth Spray e Smoke Bombs para tentar se aproximar deles sem ser notado. Capture todos eles, um por um.

Manaphy vai estar no lv.50 e os Phiones vão estar no lv.34, boa sorte para capturá-los!

Depois de capturá-los, retorne para o acampamento e diga a Laventon que você pegou o pokémon misterioso. Você será premiado com 3 Comet Shard.

CORONET HIGHLANDS – HIGHLANDS CAMP E HEAVENWARD LOOKOUT
Continuando com a história principal, saia do vilarejo e siga para a nova área, o Coronet Highlands. Ao chegar, o profº Laventon fará uma breve introdução sobre a área. Ele vai falar sobre a fenda que está no topo do Mt. Coronet. Se você tiver um Magneton ou um Nosepass, será possível evoluí-los por aqui.

Olhando no mapa, você está no canto inferior direito. Você verá um rio e algumas cachoeiras mais adiante. Esta primeira área (antes do rio) é chamada Heavenward Lookout. Vejamos quais pokémons aparecem por aqui:

Heavenward Lookout: Luxio, Luxray, Paras, Paresect, Yanma, Yanmega, Zubat e Golbat (só à noite), Burmy-Sandy e Wormadam-Sandy (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).

Como esse mapa possui muitos lugares montanhosos, desta vez temos seguir com a história principal antes de explorar todo o mapa. Temos que conseguir a montaria de escalada primeiro, que no caso é a Sneasler que está sob o cuidado de Ingo, com ela teremos mais liberdade para explorar o mapa. Siga o marcador que está em algum lugar ao seu redor. Atravesse uma ponte e você vai encontrar Ingo na entrada de uma caverna.

WAYWARD CAVE – O ENCONTRO COM INGO
Ingo vai comentar algumas coisas sobre o Noble Electrode. Melli vai aparecer e propor uma prova para que você prove ser digno. Porém, Melli quer que ele mesmo resolva essa situação. Ele vai dizer algumas asneiras, falando que o pokémon em frenesi foi uma graça do Todo-Poderoso Sinnoh, visto que isso o deixou mais forte. Melli dirá que é a missão dele cuidar do Noble Electrode e vai pedir que você volte rastejando para o vilarejo. Melli então dá as costas e se retira.



Ingo comenta que Melli tem uma visão egoísta e não percebe que o pokémon também sofre quando está em frenesi. Para continuar, Ingo diz que você precisa atravessar a Wayward Cave para chegar até Sneasler. Aperte (A) para entrar na caverna.

Essa caverna é bastante escura, preste atenção para onde está indo. As tochas que iluminam a caverna desapareceram, talvez por uma atitude traiçoeira de Melli. Ingo vai te guiar pelo caminho, acompanhe-o. Enquanto caminham, Ingo vai comentar sobre suas memórias. Ele diz que tinha um parceiro que usava chamas, mas não se recorda do nome (provavelmente ele está falando de Chandelure, um pokémon que ele usava no Battle Subway em Unova).


Ingo verá um Alpha Crobat no caminho e vai continuar seguindo por um outro lado. Então, Ingo comenta estar se lembrando de um homem parecido com ele (provavelmente ele está falando de Emmet, seu irmão). Ele se lembra da frase "Eu gosto de ganhar mais do que qualquer outra coisa" (esse é o bordão de Emmet). Logo, vocês vão encontrar as tochas que estavam pela caverna. Ingo vai acender as tochas e colocá-las novamente espalhadas pela caverna, iluminando um pouco mais o lugar. Ingo vai pedir para que siga o caminho marcado pelas tochas para chegar até a saída da caverna.




Você vai poder continuar sozinho agora. Vejamos os pokémons que você pode encontrar pela caverna:

Wayward Cave: Barboach, Whiscash, Gible, Zubat, Golbat, Crobat (Alpha).

Explore a caverna o quanto quiser, depois siga para a saída.

WAYWARD WOOD – O ENCONTRO COM MELLI
Saindo da caverna, Ingo comenta que um dia ele surgiu em Hisui e tudo o que ele conseguia se lembrar era do próprio nome. Ele foi acolhido pelo Pearl Clan e acabou se tornando guardião por conta da facilidade que ele tinha em domar pokémons. Enfim, ele vai sair na frente e você deverá encontrá-lo mais adiante.



Você conseguirá explorar mais uma área agora. Vejamos quais pokémons aparecem por aqui:

Wayward Wood: Psyduck, Golduck, Stantler, Heracross, Paras, Parasect, Mothim, Mothim (Alpha), Zubat e Golbat (só à noite), Bronzor (em rochas de minérios).

As montanhas vão continuar te impedindo de avançar mais longe no mapa. Siga em direção ao marcador e encontre Ingo e Melli novamente. Melli vai dar a desculpa que removeu as tochas da caverna pelo bem dos pokémons da caverna, que preferem o escuro. Ele não quer deixar você ir atrás do Noble Electrode. Você terá que vencê-lo numa batalha para prosseguir.


Melli usa:
Skuntank lv.40

Depois da batalha, ele não vai admitir a derrota. Ele dirá que o desafio ainda está de pé, mas vai precisar de um tempo para recuperar o Skuntank. A passagem estará liberada e você vai poder adentrar num lugar cheio de blocos de pedra, o Ancient Quarry.

ANCIENT QUARRY – O ENCONTRO COM VOLO
Ingo vai explicar que existe um templo no topo da montanha que foi construído com as pedras desse lugar. Volo vai chegar, querendo saber mais a respeito da perda de memória de Ingo. Ele acredita que a fenda do espaço-tempo possa ter causado isso. Volo pergunta se você também não se lembra de nada antes de cair de lá. Volo acredita que existe algo do outro lado da fenda soltando os raios que causam frenesi nos Noble Pokémon. Ele fez algumas pesquisas que indicavam que aquela fenda do espaço-tempo já apareceu em Hisui num passado distante. Ele acha que o reino do Todo-Poderoso Sinnoh fica do outro lado da fenda. Ele se pergunta o que fez a fenda abrir novamente, depois de ter sido fechada há tanto tempo.





Depois de muita conversa, Volo vai embora e Ingo vai avançar, saindo na sua frente. Você pode explorar esse lugar. Vejamos quais pokémons te esperam aqui pelas ruínas:

Ancient Quarry: Bronzor, Bronzong.

SONOROUS PATH E LONELY SPRING
Saindo das ruínas, temos duas novas áreas que você pode explorar. Aqui estão os pokémons que você vai encontrar:

Sonorous Path: Teddiursa, Ursaring, Shinx, Luxio, Luxray, Heracross (em árvores), Bronzor (em rochas de minérios).
Lonely Spring: Psyduck, Golduck, Carnivine, Carnivine (Alpha), Cherubi e Cherrim (em árvores), Bronzor (em rochas de minérios).

Por aqui tem mais uma Request para fazer um novo acampamento.

REQUEST #65 – SETTING UP THE MOUNTAIN CAMP
Em seu caminho, você vai se deparar com Eshim, uma mulher que faz parte do Ginkgo Guild. Ela vai te contar que tem um Bronzor obstruindo o local onde se pretende construir o novo acampamento. Parece que ele quer alguma coisa. Eshim pede para que você veja o que ele precisa.


Vá até Bronzor e ele vai mostrar alguma coisa do outro lado do rio. Pule no rio com Basculegion e veja o que tem lá. Você vai encontrar um outro Bronzor, que parece estar ferido. Eshim vai cuidar dele. Problema resolvido. O novo acampamento será erguido. Este será o Mountain Camp. Pronto, agora você já tem um novo local de partida de suas expedições!


CLAMBERCLAW CLIFFS – CONSEGUINDO A MONTARIA DA SNEASLER
Siga em direção ao marcador e encontre Ingo mais uma vez. Temos uma grande montanha adiante, sendo impossível continuar sem escalar. Você precisará da ajuda da Sneasler para continuar. Ingo comenta que a Sneasler funciona como um HM (não existem HMs em Hisui, essa é mais uma informação perdida nas memórias de Ingo). No intuito de recuperar alguma coisa de sua memória, Ingo pedirá para te enfrentar numa batalha.



Ingo usa:
Machoke lv.41
Tangela lv.41
Gliscor lv.42

Depois de derrotá-lo, Ingo chamará a Sneasler com a flauta dele. Toque a sua Celestica Flute para que Sneasler reconheça a sua melodia. Você também ganhará a Toxic Plate. Ingo vai dizer para que use Sneasler para subir a montanha e assim continuar explorando o mapa até chegar no local onde Electrode está. Ele se despede e deixa tudo em suas mãos. Ingo vai voltar para o Jubilife Village.





Sneasler vai te ajudar a escalar montanhas. Você pode apertar (+) para montar nela (na verdade você fica dentro da "mochila" que Sneasler carrega nas costas). Após montar em Sneasler, fique de frente para uma parede e então aperte (Y). Sneasler vai se agarrar à parede e você vai conseguir ir subindo, descendo ou andando de lado na parede. Se você já estiver no topo de uma montanha e quiser descer escalando, basta chegar na borda do penhasco montado em Sneasler e apertar (Y) para ela pular e se agarrar na parede, permitindo que você desça.

Você também consegue começar uma escalada sem ter que montar antes na Sneasler. Se você está a pé, basta apertar (A) de frente à parede montanhosa para começar a escalar. Se você já está montado em Wyrdeer, Ursaluna ou Basculegion, também, é só se aproximar da parede e apertar (A) para escalar. Apenas quando já estiver montado na Sneasler é que você aperta (Y) para escalar. Você também consegue usar as setas (◄) e (►) para alternar entre as montarias no meio de uma escalada, mas dependendo da altura, Wyrdeer e Ursaluna podem escorregar e te machucar.

Você pode avistar alguns cogumelos presos nas paredes das montanhas. Basta escalar com a Sneasler e apertar (A) para pegá-los. Outro detalhe é que, enquanto você estiver com a Sneasler agarrada em uma parede, você pode apertar (B) para fazê-la se desagarrar da parede, fazendo ela cair no chão. Só tome cuidado para fazer isso de uma altura segura, se a queda for muito alta, você vai acabar se machucando ou até mesmo desmaiando.

Você pode aproveitar que agora você tem a montaria de escalar e explorar algumas áreas nos mapas anteriores. Fazer isso é opcional, mas você provavelmente não vai encontrar muita novidade. Uma coisa que vai começar a acontecer a partir de agora é que você vai encontrar uma das Miss Fortune Sisters aleatoriamente pelos mapas de Hisui. A irmã estará sozinha e só vai querer uma rápida batalha, nada que possa te preocupar. Antes de seguirmos com a história principal, vamos terminar de explorar o mapa do Coronet Highlands.

DISTORÇÕES DO ESPAÇO-TEMPO – CORONET HIGHLANDS
Quando ocorrer uma distorção do espaço tempo no Coronet Highlands, os pokémons que podem aparecer são:

Comuns: Eevee, Jolteon, Sylveon, Magmar, Magmortar, Dusclops, Dusknoir, Drapion, Octillery e Ambipom.
Especiais: Cranidos, Rampardos, Shieldon e Bastiodon.

MOUNTAIN CAMP – CLAMBERCLAW CLIFFS
Partindo do Mountain Camp (o novo acampamento), você vai chegar ao local onde você recebeu a montaria da Sneasler de Ingo. Escalando as montanhas por aqui, você estará no Clamberclaw Cliffs.

Clamberclaw Cliffs: Gligar, Geodude, Graveler, Gible, Gabite (Alpha), Magnezone (voando longe), Gastly e Haunter (só à noite), Burmy-Sandy e Wormadam-Sandy (em árvores), Gible (em rochas de minérios), Bronzor (em rochas de minérios).

CELESTICA RUINS, PRIMEVAL GROTTO, CELESTICA TRAIL E ANCIENT QUARRY
Continuando a escalada ao norte do Clamberclaw Cliffs, você chega na parte norte do mapa, chamada de Celestica Ruins.

Celestica Ruins: Gligar, Geodude, Graveler, Sudowoodo, Nosepass, Bronzor, Bronzong, Machop, Machoke, Gligar (Alpha), Gastly e Haunter (só à noite), Burmy-Sandy e Wormadam-Sandy (em árvores), Bonsly (em rochas de minérios).
Logo abaixo essa área tem um pequeno cânion (acima do rio à esquerda do mapa), onde você ainda encontra: Scyther, Hisuian Sneaseal, Gyarados (nadando), Gliscor (Alpha), Probopass (Alpha).

Existe uma caverna escondida em uma parte que fica no centro do mapa, o Primaveral Grotto.

Primeval Grotto: Nosepass, Nosepass (em rochas de minérios), Bronzor (em rochas de minérios).

Existe uma longa trilha no centro do mapa, uma espécie de cânion, indo de leste a oeste terminando próximo ao rio à esquerda do mapa. Esse espaço é o Celestica Trail.

Celestica Trail: Bronzor, Bronzong, Onix, Rhyhorn, Rhydon, Hippopotas, Hippowdon, Chimecho, Hisuian Sneaseal, Stunky, Skuntank, Bronzong (Alpha), Steelix (Alpha), Graveler (em rochas de minérios).

Continuando pelo sul, no local do Ancient Quarry (aquelas ruínas com blocos de pedra onde vimos o Volo), existe uma área montanhosa acima das ruínas que você pode escalar e encontrar mais alguns pokémons.

Ancient Quarry (área acima das montanhas): Mothim, Geodude, Graveler, Bronzor, Stunky, Skuntank, Croagunk, Toxicroak, Goomy, Hisuian Sliggoo, Hisuian Goodra (Alpha).

FABLED SPRING, BOLDEROLL RAVINE E STONETOOTH ROWS
Naquele rio à esquerda do mapa, siga em direção ao sul e chegará a um lugar chamado Fabled Spring, na parte mais ao sul do mapa.

Fabled Spring: Budew, Roselia, Cleffa (só à noite), Clefairy (só à noite), Clefable (Alpha, só à noite), Basculin-White (nadando), Burmy-Sandy e Wormadam-Sandy (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).

De volta ao rio, seguindo pelo lado esquerdo e subindo as montanhas, você estará na Boleroll Ravine.

Bolderoll Ravine: Magikarp (nadando), Machop, Machoke, Geodude, Graveler, Golem (Alpha), Magnezone (voando longe), Gastly e Haunter (só à noite), Cherubi e Cherrim (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).

Continue subindo as montanhas pela esquerda do mapa e você vai chegar no Stonetooth Rows.

Stonetooth Rows: Bronzor, Bronzong, Rotom, Misdreavus (só à noite), Mismagius (Alpha, só à noite), Burmy-Sandy e Wormadam-Sandy (em árvores), Graveler (em rochas de minérios).

SACRED PLAZA E CLOUDCAP PASS
Já quase no topo da montanha, à esquerda do mapa, você chega ao Sacred Plaza:

Sacred Plaza: Chingling, Chimecho, Hisuian Voltorb, Geodude, Graveler, Rhyhorn, Rhydon, Rotom, Shinx, Luxio, Luxray, Luxray (Alpha), Rhyperior (Alpha), Gastly e Haunter (só à noite), Misdreavus (só à noite), Burmy-Sandy e Wormadam-Sandy (em árvores), Graveler (em rochas de minérios), Nosepass (em rochas de minérios).

Você vai achar Melli por aqui. Ignore-o por enquanto e continue por uma trilha mais ao norte, um lugar com neve. Mais alguns pokémons aparecem por aqui:

Cloudcap Pass: Luxio, Luxray, Elekid, Electabuzz, Electivire (Alpha), Burmy-Sandy e Wormadam-Sandy (em árvores), Nosepass (em rochas de minérios).

Você vai chegar em um lugar onde um Galaxy Member bloqueia a entrada de uma caverna. Você não poderá continuar depois daqui.

DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Após terminar de explorar todo o mapa, tem mais algumas Requests que a gente pode pegar antes de prosseguir com a história principal do jogo.Siga para um dos acampamentos e peça para o professor para retornar para Jubilife Village. No Galaxy Hall, você vai encontrar uma nova Request. É possível que mais duas outras Requests apareçam no quadro do professor, caso você já tenha os requisitos mínimos necessários.

REQUEST #67 – THE CLEFAIRY’S MOONLIT DANCE
Você precisa ter capturado um Clefairy para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Astair, que faz parte do Supply Corps, quer saber mais sobre Clefairy. Desça para o subsolo da base e fale com Astair. Ele vai comentar que um grupo de Clefairy costuma dançar em noites de lua cheia do lugar onde ele veio. Ele quer saber se isso também acontece em Hisui.



Você deve ir até o Fabled Spring (local onde se encontra Clefairy) durante uma noite de lua cheia (mude o período para noite em sua tenda quantas vezes for necessário e espere a lua aparecer no céu para saber se é lua cheia). Abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 67, um marcador vai aparecer em sua volta indicando o local exato que você deve ir. Se for lua cheia, basta apertar (A) no local onde esse marcador estiver. Você verá um grupo de Clefairy dançando no Fabled Spring. Após a cena, elas deixarão cair uma Moon Stone (você verá um brilho no chão, basta apanhar o brilho). Feito isso, retorne para a base da Galaxy Team e conte para Astair o que você viu. Sua recompensa será 5 Salt Cake e 2 Exp. Candy M.


REQUEST #68 – A NOSEPASS TO GUIDE THE WAY
Você precisa ter capturado um Nosepass para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Gully do Supply Corps (aquela moça que nos ajudou com o acampamento do mapa anterior) está precisando do auxílio de um Nosepass. Encontre Gully no Highlands Camp. Dizem que um Nosepass nunca se perde, por isso, ela quer ter um Nosepass para ajudá-la a atravessar a caverna sem se perder. Capture um e vá se encontrar com Gully dentro da Wayward Cave. Você deve dar o seu Nosepass para ela (você não ficará com o Nosepass). Você será premiado com 1 Black Augurite e 2 Exp. Candy M.



REQUEST #69 – GONE ASTRAY… IN THE HIGHLANDS
Você precisa ter completado a Request 58 para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, Zeke dará as caras novamente. Pra variar, a irmã desnorteada dele está perdida de novo. Agora, Wanda desapareceu pelo Coronet Highlands. Vá para lá e siga sinais azuis de Ursaluna para encontrá-la. Procure próximo ao Mountain Camp. Atravesse o rio aqui perto, na área onde tem os Golducks e as pilhas de folhas. Desça o penhasco perto da cachoeira e Wanda estará lá. Após encontrá-la, volte ao Galaxy Team Headquarters e notifique Zeke. Sua recompensa será 2 Star Piece.


MISSION #11 – SCALING PERIOUS HEIGHTS
Agora sim, seguindo a história principal do jogo, siga para onde aponta o marcador no mapa do Coronet Highlands. É na parte mais esquerda do mapa, depois do Sacred Plaza. Se prepare para a próxima batalha. Chegando no próximo ponto, na Moonview Arena, Melli vai te enfrentar. Melli usará três pokémons ao mesmo tempo, mas você só poderá usar um de cada vez.

Melli usa:
Skuntank lv.44
Zubat lv.22
Skorupi lv.22

Mesmo após derrotá-lo, Melli não aceita que perdeu e fica inventando coisas. Além disso, ele ainda vai ter a ousadia de dizer que esqueceu qual é a comida favorita do Noble Electrode e que por isso não vai te ajudar a fazer os balms para acalmá-lo.


MOONVIEW ARENA – ACALMANDO O NOBLE ELECTRODE
Pra sua sorte, Adaman aparece para poder te dar uma mãozinha. Melli, inconformado, reclama com Adaman por ele sempre entregar as coisas de bandeja para você. Adaman dá um puxão de orelha nele, falando que o Electrode sofre enquanto está em frenesi. Melli reluta, mas ajuda a preparar os balms. Quando estiver pronto, fale com Melli para desafiar o Hisuian Electrode. Ele ainda vai te dar uma dica: não pare de se mover enquanto estiver batalhando com o Electrode, ou estará morto!




Noble Electrode lv.46

Electrode ficará soltando bolas elétricas pelo campo que vão te perseguir e explodir quando tocarem em você. Fique longe delas para não se ferir com as explosões. Outra coisa que Electrode faz é ficar sacudindo o corpo, deixando cair vários Voltorbs que explodem depois de alguns instantes. Continue se movendo para evitar as explosões.

Depois de um certo tempo, Electrode dará um grande pulo e cairá perto de você. Então ele vai preparar um golpe final. Um anel de energia var cercar o Electrode e ele vai começar a te perseguir. Corra para o mais distante de Electrode que conseguir, de forma que você fique fora do alcance desse anel de energia. Caso contrário, você vai ser atingido por uma enorme explosão.

Quando a explosão acontecer, o anel de energia vai desaparecer e Electrode ficará atordoado por um instante. Você será capaz de batalhar contra ele nesse momento. Contra Electrode, prefira usar golpes do tipo fogo, veneno, gelo ou inseto. Siga lançando balms até acalmá-lo.

Depois de acalmá-lo, você ganha a Zap Plate. Melli ainda torce o nariz pelo que você fez, mas Adaman diz que Electrode está melhor agora. Em seguida, Ingo aparece para falar sobre as suas memórias de sua vida no mundo em que vivia, onde diversos treinadores criam laços com os pokémons por meio das batalhas e do treinamento. Retorne para o vilarejo.





DE VOLTA AO JUBILIFE VILLAGE…
Reporte seu progresso ao Kamado. Ele vai se questionar sobre o porquê desse Todo-Poderoso Sinnoh estar fazendo os Noble Pokémon ficarem em frenesi e o que causou a abertura daquela fenda do espaço-tempo. Por ora, ele agradece e te dispensa para o The Wallflower. Faça mais uma refeição com Rei/Akari e o profº Laventon. Eles comentam que você cair do céu e ajudar o povo de Hisui parece ser um conto de fada. Seja lá de onde quer que você tenha vindo, agora você faz parte do Suvey Corps e do Jubilife Village.


No dia seguinte você vai ficar sabendo que Adaman e Irida foram convocados por Kamado. Vá com eles até o escritório de Kamado. Você já acalmou 4 Noble Pokémon, o próximo é o último dos Noble Pokémon que precisará salvar. Trata-se de um Hisuian Avalugg, que está no Alabaster Icelands, a última área que você ainda falta explorar. O Noble Avalugg é gigante. Kamado irá conferir a você essa Mission. Apesar de Avalugg estar sob o domínio do Pearl Clan, o Diamond Clan também está aqui para ajudar. Kamado fala com você em particular, dizendo que ainda tem gente que não confia em você por ser um estranho nesse mundo. Ele dirá que você deve provar que é digno de confiança através de suas ações.




O acesso para Alabaster Icelands só é permitido a recrutas que tenham ao menos 5 estrelas de Rank. Caso tenha feito pesquisas o suficiente e reportado à Cyllene, poderá acessar essa área agora. Caso contrário, faça uma expedição e vá cumprindo as tarefas indicadas na Pokédex para adquirir mais pontos de pesquisa.

No andar de baixo, você vai se deparar com uma cena hilária de Cyllene assustada com um inseto. Assim que ela se recompor, ela vai falar sobre o Alabaster Icelands, seu próximo destino. Este é o local com o clima mais traiçoeiro que você vai encontrar em Hisui. Se você estiver apto para continuar, ela vai mencionar que você é o único do Survey Corps que poderá fazer pesquisas nesse lugar.



Antes de prosseguir com a sua Mission, fale com Cyllene novamente. Reporte a ela seu progresso. Caso você já tenha conseguido ao menos 30.000 pontos de pesquisa, você estará apto a subir de Rank. Você vai ganhar a sua 9ª estrela de Rank. Você também ganha 10 Rare Candy e 20 Greet Pebble. Algumas novas Requests ficarão disponíveis a partir de agora.


REQUEST #70 – COLORFUL NEW LOOKS
Você precisa ter completado a Request 63 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, vá até a loja de roupas e fale com Anthe. Ela quer usar novas cores para confeccionar suas roupas. Desta vez, ela vai pedir para que você dê a ela 1 Red Shard, 1 Blue Shard e 1 Green Shard. Dê para ela os Shards que ela pede (você não ficará com os Shards). Feito isso, ela irá disponibilizar novas roupas para serem compradas em sua loja.

Anthe, a costureira do vilarejo

REQUEST #71 – NEW WARES YET AGAIN
Você precisa ter completado a Request 61 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, vá até a General Store e fale com Choy, o vendedor. Logo que se aproximar, verá Tao Hua discutindo com ele, se retirando logo depois. Sim, mais uma vez o velho se recusa a fornecer novos itens para Choy. Agora, para convencer Tao Hua, você vai precisar de 3 Sand Radishes. Esse item pode ser encontrado no chão pelo cenário do Alabaster Icelands (o próximo mapa). Também é possível obtê-lo como prêmio ao completar a Request #76 (você terá acesso a ela logo mais quando entrar no Alabaster Icelands). É possível, ainda, conseguir algumas nas colheitas de vegetais nas plantações (Farm), porém são raras de se conseguir. Caso você não consiga, você pode voltar para Jubillife Village e comprar 3 Sand Radishes com a Tuli, do Ginkgo Guild.

Choy, vendedor do General Store

Tuli, vendedora do Ginkgo Guild


Após conseguir os 3 Sand Radishes, vá até o Galaxy Team Headquarters. Desça para o andar subsolo e procure Tao Hua na ala do Supply Corps. Dê a ele os 3 Sand Radishes. Feito isso, Tao Hua vai agradecer e se desculpar com você por sempre te usar como um intermediário entre ele e Choy. Tao Hua então vai se retirar para ter uma conversa mais apropriada com Choy. Volte para a General Store e fale com Choy.

Tao Hua, capitão do Supply Corps


Tao Hua vai chegar na loja, dizendo que vai disponibilizar novos itens para serem comprados apenas porque você o ajuda, não porque ele aceita o Choy. Nesse momento, uma moça chamada Yui vai chegar. Ela é neta de Tao Hua. Ela vai dar um sermão no avô, pois ela se casou com Choy e até hoje ele não aceita esse casamento (é por isso que Tao Hua disse que Choy tinha roubado seu tesouro). Yui tinha dito quando criança que nunca iria se casar, mas Tao Hua acabou levando isso muito a sério. Yui vai falar para que ele não coloque sentimentos pessoais no caminho dos negócios e ameaça nunca mais falar com ele se ele continuar fazendo isso. Tao Hua vai fugir com o rabo entre as pernas. O problema está resolvido e agora a loja de Choy está completa de itens.


REQUEST #72 – PESSELLE’S EASY ERRAND
Você precisa ter completado a Request 34 para esta Request ficar disponível. Lembra da Pesselle, a capitã do Medical Corps, que você deixou um Croagunk para ela fazer um remédio com o veneno? Se você não falou com ela desde aquela ocasião, terá que falar com ela agora para a próxima Request ficar disponível. Ela fica na sala ao lado direito da sala de Cyllene. Não vai ter nenhum marcador na cabeça dela. Fale com ela e ela vai dizer que o remédio do veneno do Croagunk funcionou bem.

Pesselle, capitã do Medical Corps

Depois disso, esta próxima Request já poderá ser ativada. Um marcador de Request deve aparecer sobre a cabeça da Pesselle, basta falar novamente com ela. Ela vai pedir um "simples" favor: que você dê a ela 100 Medicinal Leeks. Ela vai manter uma risadinha bem sem vergonha enquanto o silêncio paira no ar.

Mesmo depois do seu espanto, ela vai insistir que precisa de 100 Medicinal Leeks. Se você tiver essa quantia de Medicinal Leeks, dê a ela. Se precisar de mais, vá até o Obsidian Fieldlands – Fieldlands Camp, nas áreas Aspiration Hill e Horseshoe Plains costumam ter bastante Medicinal Leek. Também é possível comprar esse item com a Tuli, do Ginkgo Guild. Após entregar 100 Medicinal Leeks para Pesselle, você será premiado com 1 Adamant Mint e 1 Modest Mint.

Tuli, vendedora do Ginkgo Guild


REQUEST #73 – WHICH IS THE REAL BURMY?
Perto da entrada do vilarejo (Seaside Gate), próximo às plantações, você verá um trio de pessoas discutindo sobre qual é a verdadeira aparência de Burmy. Leif (o cara de óculos) diz que Burmy tem um manto feito de folhas. Duna (a mulher) diz que Burmy tem um manto feito de areia e pedra. Tarush (o cara de barba) diz que Burmy tem um manto feito de lixo. Você deve capturar as três formas de Burmy e mostrá-las para cada um deles.



Mostre o Burmy-Plant para Leif, o Burmy-Sandy para Duna e o Burmy-Trash para Tarush. Ainda incrédulos, cada um acredita apenas que o Burmy que descrevem é o verdadeiro Burmy. Você deverá atingir o lv.10 de pesquisa da Pokédex de Burmy, para assim concluir a entrada da Pokédex dele. Feito isso, venha mostrar sua Pokédex para os três. Eles finalmente vão entender que são formas diferentes do mesmo pokémon. Sua recompensa será 1 Leaf Stone e 3 Exp. Candy M.


REQUEST #74 – A BIT HELP FROM BLISSEY
Você precisa ter capturado uma Blissey para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, vá até a sala do Profº Laventon e verifique o quadro-negro. Você vai saber que uma mulher chamada Pippa, do Supply Corps, tem pedido a respeito de uma Blissey. Você deve ir encontrar Pippa no Alabaster Icelands (o próximo mapa). No Snowfields Camp, Pippa lhe contará que ela quer agradecer uma Blissey que a ajudou depois de ser atacada por outro pokémon selvagem.


Pippa pedirá sua ajuda para encontrá-la e te chamará para segui-la até o Alavugg’s Legacy, uma área dentro do Alabaster Icelands. Abra sua lista de Requests e coloque uma bandeirinha na Request 74 que um marcador vai aparecer indicando o local exato. Chegando lá, fale com Pippa. Um Abomasnow lv.55 vai surgir e atacar. Vença-o numa batalha. Pippa vai dizer que acabou torcendo o tornozelo. Blissey chega na sequência e cura o tornozelo de Pippa. Pippa então agradece a Blissey, dando algumas berries para ela. Blissey fica feliz e também cura o Abomasnow que você acabou de derrotar. Você será premiado com 1 Shiny Stone e 2 Max Revive.



REQUEST #75 – KIRLIA THE HAIRSTYLE MUSE
Você precisa ter completado a Request 59 para esta Request ficar disponível.Na Floaro Main Street, fale com Arezu em frente ao cabeleireiro. Ela vai falar que quer ver o pokémon Kirlia para ter uma inspiração de novos penteados. Capture um Kirlia e venha mostrá-lo para Arezu. Feito isso, novos penteados vão ficar disponíveis no cabeleireiro.

REQUEST #77 – GONE ASTRAY… IN THE FIELDLANDS
Você precisa ter completado a Request 69 para esta Request ficar disponível.No Galaxy Team Headquarters, você verá Zeke. Sim. Wanda se perdeu outra vez. O local onde ela foi parar desta vez é o Obsidian Fieldlands. Vá para lá e siga sinais azuis de Ursaluna para encontrá-la. Siga para o Heights Camp e vá em direção àquela área entre o Nature’s Pantry e Worn Bridge, onde costumam aparecer alguns Paras. Você vai achar a Wanda sendo atacada por um trio de Paras. Você entrará numa batalha com os três ao mesmo tempo, cada um deles vai estar no lv.50. Feito isso, volte ao Galaxy Team Headquarters e notifique Zeke. Sua recompensa será 3 Star Piece.



REQUEST #80 – THE PERFECT PICKLE RECIPE
Você precisa ter completado a Request 53 para esta Request ficar disponível. Na Floaro Main Street, perto da loja de roupas, nossa amiga Radisa precisa da sua ajuda novamente. Ela quer preparar uma nova receita de pickles e pede para você alguns ingredientes: 2 Crunchy Salt, 2 Plump Beans e 2 King’s Leaf. Dê para ela esses itens. Ela vai preparar a nova receita e aquele Geodude que você tinha dado para ela na Request #12 vai evoluir para Graveler. Você será premiado com a receita do Twice-Spiced Radish.



TRAINING GROUNDS – AS BATALHAS DE INGO
De agora em diante, você poderá encontrar Ingo no Training Grounds. Como ele gosta muito de batalhas, ele está organizando algumas batalhas por aqui. Fale com Ingo e ele vai convocar alguém para fazer uma batalha com você. Existem três pessoas com quem você pode batalhar agora: Wenton (um homem que faz parte do Security Corps), Bren (uma mulher do Security Corps) e Zisu (a capitã do Security Corps).

Wenton usa:
Mothim lv.55
Jolteon lv.55
Gastrodon-East lv.56

Bren usa:
Wormadam-Plant lv.55
Sylveon lv.55
Gastrodon-West lv.56

Zisu usa:
Ambipom lv.57
Honchkrow lv.57
Luxray lv.57
Hisuian Zoroark lv.58

JUBILIFE VILLAGE – O ENCONTRO COM REI/AKARI
Antes de seguirmos para o Alabaster Icelands, tem uma coisa que é importante você saber. Caso você já tenha capturado Rotom, lembre-se sempre de falar com Ginter, o chefe do Ginkgo Guild. Ele vai começar a vender alguns itens chamados Mechanical. Esses itens são os eletrodomésticos que mudam a forma do Rotom. Comece a guardar dinheiro para comprá-los. O primeiro eletrodoméstico que você comprar vai custar $ 20.000, o segundo $ 40.000, o terceiro $60.000, o quarto $80.000 e o quinto $100.000. Depois de comprado, o Mechanical item vai ser colocado dentro do seu alojamento e você pode mudar a forma do seu Rotom.

Ginter, chefe do Ginkgo Guild

Uma coisa que talvez possa te interessar é a receita do itemSticky Glob. Agora ela já deve estar disponível para ser comprada com Anvin, no Craftworks. OSticky Glob é um item que você pode atirar em um pokémon para deixá-lo atordoado, porém ele é 2 vezes mais eficiente que as Ball of Mud e as Spoiled Apricorn. Enquanto você precisa atirar de 6 a 7 delas para atordoar um pokémon que está te perseguindo, basta apenas de 3 a 4Sticky Glob para fazer o mesmo. Isso te dará preciosos segundos para impedir o ataque de um pokémon perseguidor. Para confeccionar um Sticky Glob, é preciso de justamente de 1 Ball of Mud, 1 Spoiled Apricorn e também 1 Caster Fern (que é um item que só ocupa espaço na sua bolsa, servindo apenas para confeccionar outros itens).

Ao sair do vilarejo, Rei/Akari e o professor estarão discutindo sobre se você deveria mesmo ir acalmar o último Noble Pokemon no Alabaster Icelands. Ele é o mais perigoso e ninguém sabe por que estão acontecendo esses fenômenos estranhos por Hisui. De qualquer forma, Laventon e Rei/Akari vão te apoiar. Rei/Akari te desafia numa batalha para testar suas habilidades.



Rei/Akari usa:
Mr. Mime lv.46
Staravia lv.46
Pikachu lv.47

Depois de derrotar Rei/Akari, siga para Alabaster Icelands.

ALABASTER ICELANDS – SNOWFIELDS CAMP
Ao chegar nesta nova área, Laventon vai comentar como aqui é frio. Ele vai mencionar como o Avalugg pode ser perigoso e que você aprenda tudo o que puder com Adaman e Irida. Falando nos dois, eles irão aparecer. Adaman pergunta se Irida não sente frio, ela diz que está quase suando… Adaman comenta que o problema que ele tem não é entre o Diamond Clan e o Pearl Clan, é apenas dele com Irida, ambos nunca conversam olho no olho. Os dois vão discutir sobre a visão diferente que cada um tem do Todo-Poderoso Sinnoh.




Enfim, eles vão falar para que você os encontre numa área chamada Avalugg’s Legacy, onde eles vão se encontrar com Gaeric, o professor de Irida. Esse lugar fica bem no centro do mapa. Você deve seguir para lá para dar continuidade na história principal. Por ora, vamos ver o que encontramos de novidade no Alabaster Icelands.

Gaeric, guardião do Pearl Clan

Uma coisa diferente que você vai começar a ver nas próximas áreas são os montes de neve no chão. Da mesma forma que as árvores e as rochas de minérios, você pode lançar um de seus pokémons para atacar esses montes de neve e assim conseguir alguns itens.

Entre os itens que você pode obter desses montes de neve, está a Snowball. Ela funciona exatamente como a Ball of Mud e a Spoiled Apricorn, você pode atirá-la em um pokémon para deixá-lo atordoado.

DISTORÇÕES DO ESPAÇO-TEMPO – ALABASTER ICELANDS
Quando ocorrer uma distorção do espaço tempo no Alabaster Icelands, os pokémons que podem aparecer são:

Comuns: Eevee, Espeon, Glaceon, Pikachu, Raichu, Electabuzz, Electivire, Sealeo, Walrein, Scyther, Rapidash e Tangrowth.
Especiais: Scizor.

WHITEOUT VALLEY, CREVASSE PASSAGE E BONECHILL WASTES
O primeiro lugar logo em frente ao Snowfields Camp é chamado Whiteout Valley. Descendo um precipício, você encontrará uma pequena caverna de gelo chamada Crevasse Passage. Saindo da caverna, você estará do outro lado do precipício, um local chamado Bonechill Wastes. Vejamos a seguir os pokémons que se encontram nesses locais:

Whiteout Valley: Snorunt, Aipom, Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Bergmite (em rochas de minérios).
Crevasse Passage: Bergmite.
Bonechill Wastes: Aipom, Swinub, Piloswine, Buneary, Lopunny, Bergmite, Snover, Abomasnow, Snorunt, Glalie, Froslass (só à noite), Gastly e Haunter (só à noite), Drifloon e Drifblim (só à noite), Glalie (Alpha), Abomasnow (Alpha), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Snorunt e Glalie (em rochas de minérios).

ICEBOUND FALLS, AVALANCHE SLOPES E ICE COLUMN CHAMBER
Ignorando o centro do mapa, vamos continuar pelo sul, no canto inferior esquerdo do mapa. Aqui tem mais dois locais para explorar: Icebound Falls e Avalanche Slopes. Estes são os pokémons que se encontram nesses locais:

Icebound Falls: Machop, Machoke, Riolu, Lucario (em clima de nevasca), Elekid, Electabuzz, Electabuzz (Alpha), Lucario (Alpha), Crobat (voando longe), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Snorunt e Glalie (em rochas de minérios).
Avalanche Slopes: Aipom, Ambipom, Happiny, Chansey, Blissey, Lickitung, Lickilicky, Snorunt, Glalie, Swinub, Piloswine, Gible, Gabite, Garchomp (Alpha), Froslass (Alpha), Duskull e Dusclops (só à noite), Froslass (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Snorunt e Glalie (em rochas de minérios), Gible (em rochas de minérios).

Na área Avalanche Slopes, existe um buraco que você pode descer escalando com a ajuda da Sneasler. Esse buraco é uma espécie de caverna de gelo subterrânea, chamado de Ice Column Chamber.

Ice Column Chamber: Bergmite, Misdreavus, Froslass (Alpha).

ARENA’S APPROACH, SNOWFALL HOT SPRING E GLACIER TERRACE
Continuando pelo norte, no canto superior esquerdo do mapa, temos mais essas áreas:

Arena’s Approach: Bergmite, Gligar, Elekid, Electabuzz, Aipom, Lickitung, Munchlax, Snorlax, Riolu, Lucario, Buneary, Lopunny, Machop, Machoke, Machamp (Alpha), Piloswine (Alpha), Duskull e Dusclops (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Snorunt e Glalie (em rochas de minérios).
Snowfall Hot Spring: Lickitung, Aipom, Machop, Machoke, Riolu, Lucario, Munchlax, Snorlax, Buneary, Lopunny.
Glacier Terrace: Gligar, Aipom, Snover, Abomasnow, Hisuian Sneasel, Drifloon e Drifblim (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Snorunt e Glalie (em rochas de minérios).

Ao norte do mapa, você pode passar ao redor do Lake Acuity e ainda encontrar: Abra, Kadabra, Chingling, Chimecho, Chimecho (Alpha), Bronzor, Bronzong, Rufflet, Basculin-White (nadando), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Bronzor (em rochas de minérios).

Dê uma olhada no mapa, tem uma Request para fazer um novo acampamento próximo daqui.

REQUEST #78 – SETTING UP THE ICEPEAK CAMP
No rio ao norte do Alabaster Icelands, perto da cachoeira, você encontrará Brice, membro do Supply Corps. Ele havia combinado com Craig, seu companheiro do Construction Corps, de se encontrarem na base da cachoeira, porém até agora ele não apareceu. Procure por Craig aqui pelos arredores da cachoeira, ele vai estar na margem do outro lado rio. Quando você o achar, fale com ele e diga a ele onde Brice está. Volte e fale com Brice de novo. Feito isso, o novo acampamento poderá ser erguido. Este será o Icepeak Camp. Pronto, agora você já tem um novo local de partida de suas expedições!



REQUEST #81 – IN A SEARCH OF A FIERY POKÉMON
Assim que erguer o novo acampamento, Brice vai ter uma nova Request para você. Ele precisa de um pokémon do tipo fogo para que ele possa se manter aquecido enquanto trabalha nesse clima frio. Dê a ele um pokémon desse tipo (você não ficará com o pokémon de fogo). Sua recompensa será 3 Full Restore e 1 Exp. Candy L.

ICEPEAK CAMP, ICEPEAK CAVERN E HEART’S CRAG
Ao redor do centro do mapa, você verá alguns buracos no chão, que você pode descer e encontrar mais uma caverna de gelo, a Icepeak Cavern. Importante mencionar também que, em uma das entradas da Icepeak Cavern, é possível ver a Ice Rock, o que significa que é possível evoluir Eevee para Glaceon aqui sem precisar da Ice Stone.

Icepeak Cavern: Bergmite, Misdreavus, Hisuian Zorua, Hisuian Zoroark (mais raro), Bergmite (em rochas de minérios).

Seguindo agora pela direita do mapa, atravessando o rio, você chega num lugar chamado Heart’s Crag.

Heart’s Crag: Ralts, Kirlia, Aipom, Ambipom, Rufflet, Basculin-White (nadando), Gardevoir (Alpha), Drifloon e Drifblim (só à noite), Burmy-Trash e Wormadam-Trash (em árvores), Snorunt e Glalie (em rochas de minérios).

PEARL SETTLEMENT – O VILAREJO DO PEARL CLAN
Seguindo para o canto superior direito do mapa, chegamos a um vilarejo. Esse é o vilarejo do Pearl Clan. Não tem pokémons selvagens por aqui, mas passar por esse lugar lhe permite retornar aqui rapidamente através de viagem instantânea.

AVALUGG’S LEGACY – O ENCONTRO COM GAERIC
Esta é a área que compreende a região central do mapa. Vejamos os pokémons que circundam essa área:

Avalugg’s Legacy: Bergmite, Hisuian Avalugg, Bibarel, Swinub, Piloswine, Glalie, Froslass (só à noite), Drifloon e Drifblim (só à noite), Mamoswine (Alpha), Swinub (Alpha), Hisuian Sneasel (Alpha).

Agora sim, vamos seguir a história principal. Seguindo o marcador principal, você vai chegar onde Adaman e Irida estão. Você será apresentado a Gaeric, o guardião do Avalugg e professor de Irida. Ele vai lhe fazer algumas perguntas e então te enfrentará numa batalha. Gaeric usará dois pokémons ao mesmo tempo, mas você só poderá usar um de cada vez.


Gaeric usa:
Glalie lv.48
Froslass lv.24

Após a luta, Gaeric diz que você precisará conseguir o Eternal Ice, a comida favorita de Avalugg. Adaman te fala que para consegui-lo, você vai precisar do Hisuian Braviary, a montaria de voar. O Eternal Ice está localizado logo acima dessa enorme estrutura de gelo que está diante de vocês. A Snealer é incapaz de escalá-la, logo, você só conseguirá chegar no topo voando. Você deverá ir atrás de Sabi, a guardiã de Braviary. Você irá avistá-la em cima de uma geleira aqui do lado, junto com Braviary. Sabi vai te desafiar para persegui-la. Vá atrás dela.

Sabi, guardiã do Diamond Clan





Após subir a geleira, fale com Sabi. Ela quer brincar com você. Ela vai fugir voando no Braviary e você deverá correr atrás dela de novo. Procure o marcador em sua volta, ela foi para um local próximo do Whiteout Valley, um pouco mais ao sul do mapa. Você terá que escalar um penhasco perto do Snowfields Camp com a ajuda da Sneasler. Assim que alcançar Sabi, ela vai pedir para você encontrá-la no Snowpoint Temple. É um templo que fica na parte norte do mapa. Acompanhe o marcador e siga para o templ