Emuladores

Emuladores

Emuladores são programas que permitem, por exemplo, executar jogos (ou “roms”) em um computador, celular ou em outro sistema diferente do original. Eles não são perfeitos, podem apresentar problemas nos sons ou gráficos ou podem ser lentos dependendo do computador ou aparelho. Mas, por outro lado, permitem coisas que no original seriam impossíveis, como salvar o jogo em qualquer ponto (os chamados save states), ou o uso de cheats.

Importante: Os emuladores em si são programas legítimos. Já as cópias dos jogos, ou Roms, segundo a lei brasileira, só podem ser mantidas pela pessoa caso ela já tenha o jogo original, para servir como um backup pessoal.

Se precisar de ajuda com algum emulador, mande sua pergunta para nosso fórum!

Abaixo estão alguns emuladores disponíveis:


BGB

bgb

Emulador de Game Boy e Game Boy Color bem fácil de usar. Suas opções aparecem clicando com o botão direito na tela. Ele é testado no wine, então também pode ser usado no Linux.
Links: Download última versão | Site oficial


mGBA

mGBA

Um bom emulador de Game Boy Color e Advance, com bastante opções. Possui versões para Windows, MacOS e Ubuntu, e também há versões que rodam via homebrew em consoles desbloqueados (3DS, Wii, Switch e PS Vita).
Links: Download última versão | Site oficial


No$gba

nosgba

Um emulador bastante rápido de Nintendo DS, DSi e Game Boy Advance.
Links: Download última versão | Site oficial


DeSmuME

DESMUME

Um bom emulador de Nintendo DS, mas pode ser um pouco lento em alguns computadores antigos.
Links: Download última versão (64 bits) | Site oficial


Project64

Um dos mais famosos emuladores de Nintendo 64, apesar de certos bugs ele quebra o galho caso queira relembrar os tempos de Pokémon Stadium.
Links: Página de Download | Versões Beta | Site oficial


Dolphin

O melhor emulador de Game Cube e Wii, que até permite rodar os jogos desses consoles em altas resoluções. Possui muitas opções e suporta controles, Wiimotes, ou teclado e mouse. Ele aceita Netplay, para jogar com outras pessoas pela internet. Possui versões para Windows (7 ou superior), MacOS (10.13 ou superior), Linux, e Android (desde que seja 64 bits).
Requisitos: processador 64 bit (quanto mais recente a geração, melhor), placa de vídeo com suporte a DirectX 11.1 e OpenGL 4.4.
Links: Download (versão 5.0 estável) | Versões BetaSite oficial


Citra

Um ótimo emulador de Nintendo 3DS. Tem bons gráficos, e funciona em boa velocidade mesmo em PCs mais simples ou notebooks. Possui conectividade com outros jogadores do Citra online. Também é capaz de instalar atualizações quando novas versões ficam disponíveis. As roms precisam estar desencriptadas para funcionarem nele. 
Compatibilidade: Pokémon X/Y, OR/AS, Sun & Moon, e Ultra Sun & Ultra Moon rodam com boa velocidade, apenas com algumas quedas nas transições de tela. Veja o tutorial para mais detalhes.
Links: Download última versão | Site oficial
Tutorial: Citra Emulator


CEMU

Existem outros emuladores de Wii U, mas este é o que está mais avançado no momento. Consegue abrir roms criptografadas (é necessário um arquivo de “keys” atualizado).
Requisitos: placa de vídeo com suporte a OpenGL 4.5 ou Vulkan 1.1, 4GB de RAM (recomendado 8GB), Microsoft Visual C++ 2017 instalado.
Links: Página de Download | Keys | Site oficial


Yuzu

Dos mesmos desenvolvedores do Citra, este é o melhor emulador de Switch atualmente. , porém muitos com velocidade reduzida, sendo necessário um processador de alto desempenho para funcionar bem. Uma vez instalado, ele automaticamente busca e atualiza para novas versões.
Requisitos: placa de vídeo com suporte a OpenGL 4.6 ou Vulkan 1.1, 8GB de RAM. Recomenda-se processador com 6 threads ou mais. Não se recomenda jogar usando gráfico integrado do processador devido à baixa performance, mesmo que haja suporte.
Links: Página de Download | Site oficial
Tutorial: Yuzu Emulator