TCG: (REGRAS E GLOSSÁRIO)

REGRAS

Esta seção esclarece algumas dúvidas que podem surgir durante as suas partidas. Caso queira examinar o próximo conteúdo, acesse aqui sobre a montagem de seu baralho!

Em que ordem você ataca?

Os passos exatos a serem seguidos quando você ataca estão descritos a seguir. Na maioria dos ataques, a ordem em que você age não importa, mas se você tiver que usar um ataque complicado, siga estes passos e tudo sairá bem.

a) Anuncie o ataque que o seu Pokémon Ativo está usando. Certifique-se de que o seu Pokémon tenha cards de Energia suficientes ligadas a ele, para poder usar este ataque.

b) Se necessário, faça as escolhas requeridas pelo ataque. Por exemplo, o ataque de Amnésia do Poliwhirl diz: “Escolha 1 dos ataques do Pokémon Defensor”. Neste caso, você faz a sua escolha neste momento.

c) Se necessário, faça o que o ataque manda você fazer para poder usá-lo. Por exemplo, o ataque Brasa do Charmander, exige que você descarte um card de Energia {R} para poder usá-lo, então se quiser usar aquele ataque, você precisa descartá-la.

d) Se necessário, aplique quaisquer efeitos que possam alterar ou cancelar o ataque. (Por exemplo: no último turno, o seu Pokémon foi atingido pelo Ataque de Areia do Sandshrew. Aquele ataque diz que, se você tentar atacar com aquele Pokémon durante o seu próximo turno, você deve tirar “cara ou coroa” e se der “coroa”, o ataque do seu Pokémon não faz efeito. Portanto, você deve tirar “cara ou coroa” para ver se o ataque vai ser bem sucedido ou não.)

e) Se o seu Pokémon Ativo está Confuso, verifique se o ataque dele funciona ou falha.

f) Faça o que o ataque diz. Cause o dano primeiro, depois os outros efeitos e, finalmente, Nocauteie quaisquer Pokémons que tenham sofrido uma quantidade de dano maior ou igual aos Pontos de Vida deles.

Como você calcula o dano?

Normalmente, o dano causado por um ataque não depende da ordem em que você ataca, mas se você precisar avaliar um ataque no qual acontecem muitas coisas diferentes que podem alterar o dano, siga estes passos nesta ordem (pule todos os passos que não se aplicam ao seu ataque):

a) Comece com o dano básico. Ele está indicado à direita do ataque, expresso por um número, ou um número associado com um símbolo (x, -, +, ou ?) que é a quantidade de dano que o texto do ataque o instrui a causar.

b) Aplique quaisquer efeitos do Pokémon Ativo que afetem o dano básico causado. Aí então, se o dano básico for 0 (ou se o ataque não causar dano algum), pare de calcular o dano. Você já terminou. Caso contrário, continue seguindo estes passos.

c) Dobre o dano causado se o Pokémon Defensor tiver Fraqueza em relação ao tipo do Pokémon atacante.

d) Subtraia 30 pontos de dano se o Pokémon Defensor tiver Resistência ao tipo do Pokémon atacante.

e) Calcule os efeitos dos cards de Treinador ligadas ao Pokémon atacante.

f) Calcule os efeitos dos cards de Treinador ligadas ao Pokémon Defensor.

g) Aplique quaisquer outros efeitos relevantes, resultantes do último ataque do Pokémon Defensor (por exemplo, o Endurecimento do Onix), ou de Poderes Pokémon.

h) Para cada 10 pontos de dano que o ataque causa, coloque um marcador de dano em cima do Pokémon Defensor (se, neste momento, você descobrir que o dano causado pelo ataque foi menor do que 0, não faça nada).

i) Agora que o dano foi calculado, se o ataque causar algum outro efeito além do dano, aplique-o agora.

Como você Recua usando Energia Incolor Dupla

Pagar o Custo para Recuar pode se tornar confuso com os cards de Energia Dupla. É assim que isto funciona: descarte os cards de Energia um a um, até que você tenha pago pelo Custo para Recuar (ou, talvez, que você tenha ultrapassado o custo ). Uma vez que tenha pago o custo, você não pode descartar mais cards. Por exemplo, suponha que o seu Pokémon tem um Custo para Recuar igual a Colorless Colorless e ele tem dois cards de Energia Fighting e um card de Energia Colorless Colorless ligados a ele. Você pode pagar este Custo para Recuar de várias formas – descartando Colorless Colorless, ou descartando 2 Fighting Fighting, ou ainda, descartando Fighting primeiro e então Colorless Colorless. No entanto, você não pode descartar todos os seus 3 cards.

O que acontece se você não puder fazer o que o card o instrui?

Algumas vezes, um card lhe diz para comprar mais cards do que os que estão no seu deck, ou para procurar por cards que você não tem no seu deck. Se isto acontecer, faça o que você puder (compre tantos cards quanto forem possíveis, ou pegue os cards que estão no seu deck) e continue jogando normalmente. Lembre-se de que você perde o jogo se não puder comprar um card no início do seu turno; no entanto, você não perde o jogo se não puder cumprir as instruções de um card que faz com que você compre mais cards.

O que acontece se nenhum dos dois jogadores recebe um Pokémon Básico dentre os seus primeiros 7 cards?

Às vezes, nem você nem o seu oponente receberão Pokémons Básicos dentre os seus primeiros 7 cards. Se isto acontecer, os dois jogadores devem embaralhar seus decks e comprar 7 cards novos. Neste caso, nenhum dos jogadores compra 2 cards extras. Repita este processo até que, pelo menos um dos jogadores, tenha um Pokémon Básico dentre os primeiros 7 cards dele. Se o outro jogador ainda não tiver recebido um Pokémon Básico, ele pode embaralhar o próprio deck e comprar 7 cards novos, mas o jogador que já tiver o Pokémon Básico pode comprar até 2 cards extras, como de costume. Continue repetindo este processo até que os dois jogadores tenham um Pokémon Básico dentre os seus primeiros 7 cards.

O que acontece se os dois jogadores vencem ao mesmo tempo?

Você vence se recebe o seu último Prêmio, ou se o seu oponente não tem como substituir o Pokémon Nocauteado dele por um outro do Banco. O que pode acontecer, também, é que os dois jogadores “vençam”, de uma destas formas, ao mesmo tempo. Se isto acontecer, dispute uma partida com decisão por Morte Súbita. No entanto, se você vencer das duas formas descritas acima e o seu oponente só vencer de uma delas, você é o vencedor!

O que é Morte Súbita?

Se houver necessidade de decidir pela Morte Súbita, jogue uma nova partida de Pokémon, mas dessa vez cada jogador só usa 1 Prêmio, ao invés dos costumeiros 6. Exceto pelo número de Prêmios, trate a decisão por Morte Súbita como uma nova partida de Pokémon: arrume tudo de novo e tire “cara ou coroa” para ver quem joga primeiro. O vencedor desta partida é o vencedor geral. Pode acontecer que essa nova partida também chegue a um impasse. Nesse caso, continue jogando partidas com decisão por Morte Súbita até que alguém vença.

Glossário

Confira o Glossário em ptbr dentro do Livro de Regras de Pokémon TCG aqui!


Glossário

 

ACE SPEC Treinador (Trainer Card):
Um tipo poderoso de carta que é limitado a uma cópia por baralho.

ACE SPEC Energia (Energy Card):
Um tipo poderoso de carta que é limitado a uma cópia por baralho.

Aliados (TAG TEAM):
Os ALIADOS são um tipo especial de Pokémon-GX Básicos com um poder ainda maior e uma desvantagem ainda mais significativa: quando seus ALIADOS são Nocauteados, seu oponente pega 3 cartas de Prêmio. Cada carta de ALIADOS tem um ataque GX superpoderoso que ganha um bônus quando se cumpre um requisito.

Apoiador ALIADOS, carta de (TAG TEAM Supporter card):
Um tipo especial de carta de Apoiador que une até dois Treinadores em uma carta. Além do seu efeito primário, cada Carta de Apoiador ALIADOS oferece um efeito adicional se você descartar cartas extras quando jogá-la.

Apoiador, carta de (Supporter card):
É uma carta de Treinador similar a uma carta de Item. Só é possível jogar uma carta de Apoiador por turno.

ataque (attack):
1) Quando o seu Pokémon Ativo batalha contra o Pokémon do seu oponente.
2) O texto que aparece em cada carta de Pokémon e que indica o que faz quando ataca (um Pokémon pode ter vários ataques).

ataque GX (attack GX):
Um tipo poderoso de ataque. Somente Pokémon-GX possuem ataques GX. Um jogador não pode usar mais de um ataque GX em uma partida.

Banco (Bench):
O lugar para os seus Pokémon que estão em jogo, mas que não estão ativamente batalhando. Esses Pokémon entrarão na batalha se o Pokémon Ativo recuar ou for Nocauteado. Quando os Pokémon no Banco receberem dano, não aplique Fraqueza ou Resistência.

Checape Pokémon (Pokémon Checkup):
O momento da partida em que os turnos são alternados entre os jogadores, conhecido anteriormente como “entre as vezes de jogar”. Neste momento, deve-se checar se há algum Pokémon Adormecido, Envenenado, Paralisado ou Queimado, além de conferir se algum Pokémon foi Nocauteado.

Condições Especiais (Special Conditions):
Os estados Adormecido, Confuso, Envenenado, Paralisado e Queimado são chamados de Condições Especiais.

contador de dano (damage counter):
Um contador colocado no seu Pokémon para mostrar que recebeu 10 pontos de dano. Permanece no seu Pokémon mesmo que ele seja movido para o Banco ou evoluído. Apesar de contadores de dano no valor de 50 ou 100 pontos serem usados por conveniência, se uma carta falar sobre um contador de dano, significa o contador de dano padrão de 10 pontos.

dano (damage):
O que geralmente ocorre quando um Pokémon ataca outro. Se um Pokémon possuir dano igual ou maior do que o seu PS, ele será Nocauteado.

Dono (Owner):
Um Pokémon cujo nome inclui o nome de um Treinador, como Sandshrew de Brock ou Meowth da Equipe Rocket. As cartas com os símbolos Galactic (Galactic), Gym Leader (Gym Leader), Elite Four (Shitennö – Elite4), Champion (Champion) ou Frontier Brain (Frontier Brain) não são consideradas cartas de dono.

Energia Básica, carta de (Basic Energy card):
Uma carta de Energia de Planta Grass, de Fogo Fire, de Água Water, de Raios Lightning, Psíquica Psychic, de Luta Fighting, de Escuridão Darkness, de Metal Metal ou de Fada Fairy.

Energia, carta de (Energy card):
São cartas que abastecem os seus Pokémon para que possam atacar. Consulte a seção carta de Energia básica.

entre as vezes de jogar (between-turns step):
O momento da partida em que os turnos são alternados entre os jogadores, agora conhecido como Checape Pokémon. Neste momento, deve-se checar se há algum Pokémon Adormecido, Envenenado, Paralisado ou Queimado, além de conferir se algum Pokémon foi Nocauteado.

Estádio, carta de (Stadium card):
É um tipo de carta de Treinador que é similar a uma carta de Item, mas que fica em jogo após ser jogada. Não pode haver mais de uma carta de Estádio em jogo ao mesmo tempo. Se uma nova carta entrar em jogo, a carta antiga juntamente com seus efeitos deverá ser descartada. Só é possível jogar uma carta de Estádio por turno. Estrela Prisma , carta: é um tipo poderoso de carta com algumas regras especiais. Cartas podem ser Pokémon, cartas de Treinador, ou Energia Especial. Você não pode ter mais de 1 carta com o mesmo nome no seu baralho. Se uma carta for descartada, coloque-a na Zona Perdida em vez de na pilha de descarte.

Estrela Prisma , carta (Prism Star Card):
É um tipo poderoso de carta com algumas regras especiais. podem ser Pokémon, cartas de Treinador, ou Energia Especial. Você não pode ter mais de 1 carta com o mesmo nome no seu baralho. Se uma carta for descartada, coloque-a na Zona Perdida em vez de na pilha de descarte.

Evolução TURBO (ou BREAK Evolution):
Um tipo especial de Evolução. Quando um Pokémon evolui para um Pokémon TURBO, ele mantém os ataques, Habilidades, Fraqueza, Resistência e custo de Recuo de sua Evolução anterior.

Evolução, carta de (Evolution card):
Uma carta que você coloca sobre uma carta de Pokémon Básico ou sobre uma outra carta de Evolução para torná-la mais forte.

Ferramenta Pokémon (Pokémon Tool):
É um tipo especial de carta de Treinador, semelhante a uma carta de Item, mas que é ligada a um Pokémon ao ser jogada. Cada Pokémon pode ter apenas 1 Ferramenta Pokémon ligada a ele por vez.

Fraqueza (Weakness):
Um Pokémon com Fraqueza recebe mais danos quando é atacado por Pokémon de um certo tipo. O efeito da Fraqueza é indicado ao lado dos tipos de Fraqueza que um Pokémon tem, se algum.

Habilidade (ou Ability):
Uma Habilidade é um efeito em um Pokémon que não é um ataque. Algumas se manterão ativas todo o tempo, enquanto outras você terá que escolher usar. Leia a descrição de cada Habilidade para ter certeza de entender exatamente como e quando ela funciona.

Item, carta de (Item card):
É um tipo de carta de Treinador. Siga as instruções na carta e então a descarte.

*ligar (ou Attach):
Quando você pega uma carta da sua mão e a coloca sobre um dos seus Pokémon em jogo.

marcador GX (GX marker):
Um objeto de lembrete às vezes incluído na cartela de contadores de dano. Quando você usar o seu ataque GX na partida, vire o seu marcador GX para baixo.

marcador V-ASTRO (VStar marker):
Um objeto de lembrete incluído em certos produtos. Quando você usar o seu Poder V-ASTRO na partida, vire o seu marcador V-ASTRO para baixo.

Máquina Técnica (ou Technical Machine):
É um tipo de carta de Treinador (Item ou Ferramenta Pokémon) especial que pode ser ligada a um Pokémon. Quando ligada, seu Pokémon pode usar o ataque da Máquina Técnica como se fosse dele. As cartas de Máquina Técnica permanecem ligadas, a menos que a descrição da carta diga o contrário.

morte súbita (Sudden Death):
Algumas vezes ambos os jogadores vencem ao mesmo tempo. Nesse caso, deve-se recorrer a uma partida rápida chamada “morte súbita” (com uma carta de Prêmio por jogador ao invés de 6).

Nocaute (Knocked  Out):
Um Pokémon é Nocauteado se receber dano maior ou igual ao seu PS. Aquele Pokémon irá para a pilha de descarte junto com todas as cartas ligadas a ele. Quando um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, pegue uma das suas cartas de Prêmio.

pilha de descarte (discard pile):
As cartas que você descartou. Estas cartas ficam sempre viradas para cima. Qualquer pessoa pode olhar para estas cartas a qualquer momento.

Poder V-ASTRO (VSTAR Power):
Um tipo poderoso de ataque ou Habilidade. Somente Pokémon V-ASTRO possuem um Poder V-ASTRO. Um jogador não pode usar mais de um Poder V-ASTRO em uma partida.

Poké-Body:
É o efeito que permanece ativo desde que o Pokémon entra em jogo até o Pokémon abandonar o jogo.

Poké-Power:
Um poder no Pokémon Ativo e no Banco que você deve escolher usar uma vez por turno. A maioria dos Poké-Powers são desativados se o Pokémon tem uma Condição Especial.

Pokémon Atacante (Attacking Pokémon):
O Pokémon Ativo ao atacar.

Pokémon Ativo (Active Pokémon):
É o seu Pokémon em jogo que não está no seu Banco. Somente o Pokémon Ativo pode usar um ataque.

Pokémon Básico, carta de (Basic Pokémon card):
Uma carta que você pode jogar diretamente da sua mão no seu turno. Consulte a seção “Evolução, carta de”.

Pokémon de Megaevolução (Mega Evolution Pokémon):
São um tipo muito poderoso de Pokémon-EX, mas que têm uma desvantagem: quando um dos seus Pokémon vira um Pokémon de Megaevolução, o seu turno termina.

Pokémon de tipo duplo (dual-type Pokémon):
Um Pokémon que possui dois tipos ao mesmo tempo.

Pokémon de Treinadores (Trainers’ Pokémon):
São Pokémon com os nomes de Treinadores em seus títulos, como Sandshrew de Brock. Um Sandshrew normal não pode evoluir para um Sandslash de Brock, e um Sandshrew de Brock não pode evoluir para um Sandslash normal. Isso acontece porque “Brock” faz parte do nome do Pokémon.

Pokémon Defensor (Defending Pokémon):
O Pokémon que recebe um ataque.

Pokémon evoluído (evolved Pokémon):
Um Pokémon em jogo que possui outro Pokémon sob ele.

Pokémon ex:
Os Pokémon ex são Pokémon poderosos, mas quando o seu Pokémon ex é Nocauteado, seu oponente pega 2 cartas de Prêmio. Pokémon ex e Pokémon-EX não são a mesma coisa.

Pokémon LENDA (Pokémon LEGEND):
São cartas duplas especiais que exibem poderosos Pokémon Lendários. Ambas as cartas devem ser jogadas juntas e ao mesmo tempo.

Pokémon ex Tera (Tera Pokémon ex):
Pokémon ex Tera são como outros Pokémon ex, mas com um efeito adicional que os protege do dano de ataques enquanto estiverem no Banco. Quando seu Pokémon ex Tera é Nocauteado, seu oponente pega 2 cartas de Prêmio. Pokémon ex Tera são aqueles pokémon que sofreram a Terastalização, apelidado aqui como Tera.

Pokémon Nív. X (Pokémon LV.X):
É uma versão mais forte de um Pokémon normal, que é colocada sobre um Pokémon normal do mesmo nome e que adiciona habilidades a mais ao Pokémon original.

Pokémon Power:
É uma habilidade especial que alguns Pokémon possuem. Os Pokémon Powers são divididos em duas categorias: Poké-Power e Poké-Body. Sempre incluem palavras como “Poké-Power” ou “Poké-Body”, então você sabe que não são ataques.

Pokémon Radiante (Radiant Pokémon):
Um Pokémon singular que tem uma coloração Brilhante especial e é sempre um Pokémon Básico. Você não pode ter mais de 1 Pokémon Radiante no seu baralho.

Pokémon Restaurado, carta de (Restored Pokémon card):
Uma carta que é jogada com a carta de Item Fóssil associada.

Pokémon SP:
É um Pokémon especial treinado por um Treinador determinado, com um símbolo no seu nome que mostra quem é o seu dono. A carta Zapdos é diferente de uma carta Zapdos porque Zapdos é um Pokémon da Equipe Galáctica e é parte do seu nome.

Pokémon V:
Os Pokémon V são Pokémon Básicos poderosos com mais PS e ataques mais fortes. Esses Pokémon incríveis causam um impacto enorme no jogo, mas trazem um risco: quando um dos seus Pokémon V é Nocauteado, seu oponente pega 2 cartas de Prêmio.

Pokémon VMAX:
os Pokémon VMAX podem elevar os seus Pokémon V a outro nível! Essas cartas incrivelmente poderosas contam com PS e ataques monstruosos, dignos desses Pokémon gigantescos! A maioria dos Pokémon VMAX tem 300 ou mais PS e é muito difícil derrubá-los em batalha. Mas todo esse poder traz um risco enorme: se o seu Pokémon VMAX for Nocauteado, seu oponente
pega 3 cartas de Prêmio.

Pokémon V-ASTRO (Pokémon VStar):
Pokémon V-ASTRO evoluem de Pokémon V e oferecem 2 cartas de Prêmio quando são Nocauteados. Cada Pokémon V-ASTRO conta com um Poder V-ASTRO especial.

Pokémon V-UNIÃO (Pokémon V-Union):
Um Pokémon enorme composto de quatro cartas diferentes. Para jogar um Pokémon V-UNIÃO, você deve colocar  todas as quatro cartas da sua pilha de descarte no seu Banco ao
mesmo tempo.

Pokémon-EX:
Os Pokémon-EX são uma forma mais forte de Pokémon com uma desvantagem: quando o seu Pokémon-EX é Nocauteado, seu oponente pega duas cartas de Prêmio ao invés de uma.

Pokémon-GX:
Os Pokémon-GX são uma forma mais forte de Pokémon com uma desvantagem: quando o seu Pokémon-GX é Nocauteado, seu oponente pega duas cartas de Prêmio ao invés de uma. Cada Pokémon-GX possui um ataque GX superpoderoso.

Pokémon:
Os personagens coloridos que batalham por você no jogo Pokémon Estampas Ilustradas. Eles são representados
no jogo por cartas de Pokémon Básico e de Evolução.

Pontos de Saúde (PS)/ Hit Points (HP):
Um número que todo Pokémon possui que assinala quanto dano pode receber antes de ser Nocauteado.

Prêmio, cartas de (Prize cards):
São as 6 cartas que devem ser colocadas viradas para baixo enquanto os jogadores se preparam para jogar. Toda vez que um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, você pega 1 carta de Prêmio e a coloca na sua mão (ou 2 cartas de Prêmio no caso de Nocautear certos tipos de Pokémon, como um Pokémon ex). Você vence a partida quando conquista a sua última carta de Prêmio!

Queimadura, marcador de (Burn marker):
É o objeto que você coloca em um Pokémon para sinalizar que ele está Queimado. Remova o marcador se o Pokémon for movido para o Banco ou evoluir.

recuar (retreat):
É quando você troca o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémon no Banco. Para recuar, você deverá descartar a
quantidade de Energia ligada ao Pokémon que está recuando que é igual à quantidade indicada no custo de Recuo do Pokémon. O custo de Recuo aparece no canto inferior direito da carta. Você só pode recuar uma vez por turno.

Resistência (Resistance):
Um Pokémon com Resistência recebe menos dano quando é atacado por Pokémon de um certo tipo. A quantidade de
Resistência é indicada ao lado do tipo de Resistência que um Pokémon tem, se alguma.

reverter (devolve):
Certas cartas podem reverter um Pokémon evoluído, que é o oposto de evoluir o seu Pokémon. Quando um Pokémon é revertido, ele também perde as suas Condições Especiais e quaisquer outros efeitos.

Traço Ancestral (Ancient Trait):
Os Traços Ancestrais são poderes especiais, como Ω Barreira ou α Recuperação, que aparecem em certas cartas de
Pokémon logo abaixo do nome do Pokémon. Eles não são ataques ou Habilidades, então cartas que previnem que ataques ou Habilidades sejam usados não afetam os Traços Ancestrais.

Treinador Fóssil, carta de (Fossil Trainer cards):
Um tipo especial de carta de Treinador que age como um Pokémon Básico quando colocado em jogo. Quando uma carta de Treinador Fóssil estiver em sua mão, baralho ou pilha de descarte, não é considerada um Pokémon Básico.

Treinador, carta de (Trainer card):
São cartas especiais que são jogadas para obter vantagem na partida. Consulte as seções “Item, carta de”, “Estádio, carta de” e “Apoiador, carta de”.

Veneno, marcador de (Poison marker):
É o objeto que você coloca em um Pokémon para sinalizar que está Envenenado. Remova o marcador se o Pokémon for movido para o Banco ou evoluir.

zona de jogo (in play):
As suas cartas estão em jogo quando estão na mesa. As cartas de Pokémon Básico, Evolução e Energia não podem ser usadas, a menos que estejam em jogo. O seu baralho, a sua pilha de descarte e as suas cartas de Prêmio não estão em jogo, mas os seus Pokémon no Banco estão.

Zona Perdida (Lost Zone):
As cartas enviadas para a Zona Perdida não podem ser jogadas durante aquela partida. Coloque-as viradas para cima em qualquer lugar fora da zona do jogo.


Estas são algumas dos termos usados nas regras de Estampas Ilustradas, assim como os termos do Glossário do jogo. Caso queira examinar o próximo conteúdo, acesse aqui sobre a montagem de seu baralho!