Conceito: Naturezas

Conceito: Naturezas (Natures)

Uma novidade da terceira geração dos jogos foram a adição das Natures. A Natureza do Pokémon é como se fosse uma personalidade, e ela influencia como os stats crescem com o tempo. Escolher a Nature certa é importante para seu pokémon, pois ela pode dar boas vantagens numa batalha. Você consegue ver a nature de um pokémon na tela do sumário.

O vídeo a seguir explica o que elas fazem:

Como elas funcionam

De forma simples, as Natures podem fazer certo stat crescer 10% a mais que o normal, enquanto outro fica 10% abaixo do normal. Elas afetam todos os stats gerais, exceto o HP. Há também algumas natures que não afetam nada, pois elas aumentam e diminuem o mesmo stat, o que acaba anulando o efeito, e por isso são chamadas de neutras.

Então, uma das primeiras coisas a fazer ao decidir de que nature deseja certo pokémon, é pensar no moveset que ele terá, ou seja, quais ataques você pretende ensinar. Se você pretende ter um “Special Sweeper” (um pokémon que vai usar ataques especiais, e que provavelmente já tem um alto Sp. Attack), é bom que ele tenha uma nature que aumente esse stat. Além disso, se esse mesmo pokémon não for ter ataques físicos, você pode procurar um com a nature que também diminua o Attack, evitando assim prejudicar outros stats que seriam mais importantes (como Speed, Defense, etc). Nesse caso, a nature que faz exatamente isso é a Modest.

A partir dos jogos HeartGold e SoulSilver, ao olhar nos stats do seu pokémon poderá notar que um deles talvez esteja com a cor levemente vermelha, e outro estará mais azul. Essas cores indicam como a nature está influenciando aquele pokémon, sendo que o stat em vermelho é o que está sendo beneficiado (+10%), e o azul é o prejudicado (-10%).


Um Zigzagoon com a nature Quiet (+ Sp. Atk, – Speed). Repare a cor dos stats.


Um Pelipper com a nature Jolly (+ Speed, – Sp. Attack)

Lista de Natures

Nome: Em Japonês: Aumenta: Reduz:
Hardy がんばりや
Lonely さみしがり Attack Defense
Brave ゆうかん Attack Speed
Adamant いじっぱり Attack Sp. Attack
Naughty やんちゃ Attack Sp. Defense
Bold ずぶとい Defense Attack
Docile すなお
Relaxed のんき Defense Speed
Impish わんぱく Defense Sp. Attack
Lax のうてんき Defense Sp. Defense
Timid おくびょう Speed Attack
Hasty せっかち Speed Defense
Serious まじめ
Jolly ようき Speed Sp. Attack
Naive むじゃき Speed Sp. Defense
Modest ひかえめ Sp. Attack Attack
Mild おっとり Sp. Attack Defense
Quiet れいせい Sp. Attack Speed
Bashful てれや
Rash うっかりや Sp. Attack Sp. Defense
Calm おだやか Sp. Defense Attack
Gentle おとなしい Sp. Defense Defense
Sassy なまいき Sp. Defense Speed
Careful しんちょう Sp. Defense Sp. Attack
Quirky きまぐれ

Repassando natures através de cruzamento (Breeding)

De Pokémon Emerald em diante, um Ditto ou um Pokémon fêmea equipado com Everstone tem 50% de chance de passar sua nature para os descendentes. Já a partir de HeartGold e SoulSilver, pokémons machos também podem transmitir sua nature segurando Everstone. Mais recentemente, a partir de Black 2 e White 2, um pokémon com Everstone passará sua nature com 100% de chances.

Na 4ª geração dos jogos, a Everstone só funciona se ambos os pokémon tem o mesmo idioma de origem (ou seja, não funcionará se usar num cruzamento entre um pokémon capturado num jogo em inglês com outro trocado que foi pego num jogo japonês). A partir da 5ª geração não existe mais essa limitação.

Achando a nature certa nos matinhos

Em Ruby, Sapphire e Emerald, há alimentadores onde se colocam pokéblocks dentro do Safary Zone. Se você fizer isso, todos os pokémon selvagens encontrados na grama ou na água a até 5 passos do alimentador terão uma nature que gosta daquele sabor (como vão existir 4 natures que gostam daquele sabor, a chance de surgir um pokémon com a nature desejada será de 25%).

De Pokémon Emerald em diante, se um pokémon com a habilidade Synchronize estiver liderando a sua equipe, qualquer pokémon encontrado terá 50% de chance de ter a mesma nature dele. Já a partir de Omega Ruby e Alpha Sapphire, se um pokémon com Synchronize liderar a equipe, pokémon dados de presente por pessoas dentro do jogo e que fazem parte do egg group Undiscovered (aqueles que não cruzam) terão a mesma nature que seu pokémon com 100% de chance.

Synchronize não funciona com pokémons viajantes (como os cães lendários ou o trio de Unova), revividos de fósseis, ou que apareçam na Entree Forest. Apenas em Emerald, também não afeta a nature de pokémons que ficam parados (como Regirock ou Rayquaza). Também não se aplica ao Pokéwalker.

Sabores favoritos de cada Nature

As natures também determinam qual o sabor favorito daquele pokémon, quando ele come Pokéblocks, Poffins, Aprijuices ou Malasadas. Cada stat é associado a um sabor, assim, um pokémon irá gostar do sabor associado a certo stat, enquanto não gostará do sabor associado ao stat que a nature prejudique. Por exemplo, a nature Lonely aumenta o Attack (associado ao sabor Spicy, ou “picante”) e diminui Defense (associado à Sour, ou “azedo”), assim, um pokémon com essa nature terá Spicy como sabor favorito, enquanto detestará coisas com sabor Sour. Isso também afeta o quão efetivo certo pokéblock irá aumentar a “beleza” de um pokémon.

Nome: Em Japonês: Sabor favorito: Sabor odiado:
Hardy がんばりや
Lonely さみしがり Spicy Sour
Brave ゆうかん Spicy Sweet
Adamant いじっぱり Spicy Dry
Naughty やんちゃ Spicy Bitter
Bold ずぶとい Sour Spicy
Docile すなお
Relaxed のんき Sour Sweet
Impish わんぱく Sour Dry
Lax のうてんき Sour Bitter
Timid おくびょう Sweet Spicy
Hasty せっかち Sweet Sour
Serious まじめ
Jolly ようき Sweet Dry
Naive むじゃき Sweet Bitter
Modest ひかえめ Dry Spicy
Mild おっとり Dry Sour
Quiet れいせい Dry Sweet
Bashful てれや
Rash うっかりや Dry Bitter
Calm おだやか Bitter Spicy
Gentle おとなしい Bitter Sour
Sassy なまいき Bitter Sweet
Careful しんちょう Bitter Dry
Quirky きまぐれ