Detonado Sword/Shield

POSTWICK, A CIDADE AGRÍCOLA
Escolha qual o idioma você quer jogar e a sua aparência (sexo, cor da pele e cor do cabelo). Escreva o seu nome. O jogo irá informar que a partir de agora o salvamento será automático (você pode desabilitar essa função depois). A tela mudará para você assistindo a um vídeo no "PokéTube". Um homem chamado Rose irá lhe introduzir ao Mundo Pokémon. Ele lhe apresentará Leon, o campeão da região de Galar. Ele fará uma batalha de exibição. Você verá que o Charizard dele irá ficar gigante, então o título do jogo aparecerá.



Você está em sua casa quando recebe uma visita de Hop. Ele é o irmão de Leon e veio te chamar para vê-lo pessoalmente. Vá pegar sua mochila em seu quarto. Você já deve ser capaz de abrir o menu agora, no menu Options existe a opção onde você pode desabilitar o salvamento automático, desabilite caso queira (ao menos lembre-se de desabilitar antes de capturar um lendário, por exemplo, você não vai querer que o jogo salve caso derrote o lendário por engano).

Enfim, saia de casa e encontre Hop. Existe um caminho fechado por uma cerca onde um Wooloo está dando cabeçada. Mais adiante verá dois Wooloos bloqueando outro caminho. Siga para a casa de Hop. A mãe dele dirá onde Leon está. Saia, os dois Wooloos não estarão mais fechando o caminho. Hop dirá para evitar o gramado, pois você ainda não tem pokémon. Encontre Leon mais adiante.



Hop irá chamá-lo, pois ele tem alguns pokémons para dar a vocês. São os iniciais. Eles farão uma bagunça pelo lugar. Hop já possui um Wooloo, então deixará você escolher seu inicial primeiro. Escolha entre Grookey (planta), Scorbunny (fogo) e Sobble (água). Hop irá pegar o inicial de fraqueza ao seu, enquanto Leon ficará com o que tem vantagem. Sua mãe e a mãe de Hop virão e farão um churrasco pra comemorar. No dia seguinte, você e Hop poderão batalhar!


Hop usa:
Wooloo lv.3
inicial lv.5

Apesar de Hop já ter dois pokémons, não deve ser muito difícil para você vencer. Assim que derrotar Wooloo, seu inicial subirá de level e aprenderá um golpe de vantagem ao inicial de Hop. Após a batalha, Leon irá embora. Você e Hop ouvirão um barulho. Parece que aquele Wooloo conseguiu passar pela cerca. Contudo, esse caminho leva a uma área proibida. Melhor você e Hop correrem para resgatar o pobre pokémon.

SLUMBERING WEALD, A MATA ADORMECIDA
Esse parece ser um tipo de floresta com muita névoa. Você poderá encontrar Skwovet, Rookidee, Hoothoot, Blipbug e Grubbin pelos matinhos. Ao adentrar mais e mais na floresta, mais neblina vai aparecendo. Você e Hop darão de cara com Zacian/Zamazenta, o lendário de sua versão. Você começará uma batalha com ele, mas nada surtirá efeito. Uma densa névoa irá cobrir o lugar. Você e Hop irão desmaiar e serão encontrados por Leon, que mostrará o Wooloo são e salvo. Saiam do lugar. Agora você poderá seguir sua jornada. Entre em sua casa e se despeça de sua mãe. Você receberá algumas pokébolas, o que significa que agora pode capturar pokémons.

Saia e encontre Hop de novo. Ele irá indicar o local do laboratório da Profª Magnolia na próxima cidade. Siga para os matinhos da Route 1. Por aqui aparecem Skwovet, Caterpie, Hoothoot, Blipbug e Grubbin. Andando pelo cenário podem surgir Rookidee, Wooloo e Nickit (este último mais raro). Capture alguns pokémons caso deseje e siga para a próxima cidade.

WEDGEHURST, A CALMA CIDADE COM UM LABORATÓRIO
Você encontrará Leon em frente ao laboratório da Magnolia. Entrem. Você conhecerá Sonia, a assistente da Magnolia. Sonia irá incluir a Pokédex em seu Rotom Phone. Magnolia não está no laboratório no momento. Saia e um tiozão irá aparecer para te dar 1 Potion.


Encontre Hop no centro da cidade, ele irá indicar o caminho do Pokémon Center. Ele fará tour pelo lugar. A enfermeira no balcão do centro cura seus pokémons. No balcão da direita temos o PokéMart, onde você pode comprar itens. No balcão da esquerda tem um cara que pode colocar um apelido em seu pokémon, bem como fazê-lo lembrar ou esquecer de algum golpe.

Explore a cidade. Tem uma barraca onde são vendidas algumas berries. Aqui também encontramos uma boutique, onde você pode comprar algumas roupas e acessórios para o seu visual. Continue andando até cruzar com Hop de novo. Na próxima área com matinhos, Leon chegará e você receberá dele 20 pokébolas. Algumas novos pokémons que aparecem andando pelo cenário nessa área são Chewtle, Yamper e Galarian Zigzagoon (este último mais raro). Escondidos nos matinhos podem estar Purrloin, Seedot (em Sword) e Lotad (em Shield). Se checar em sua mochila, verá que já possui uma vara de pescar. Por aqui dá pra pescar Magikarp, Chewtle e, mais raramente, Arrokuda. Enfrente alguns treinadores ao longo do caminho.

Logo você chegará à casa da Profª Magnolia. Leon e Hop estarão aqui também. Você saberá que Magnolia estuda o fenômeno do Dynamax. Por ora, Leon pedirá para que você e Hop batalhem.


Hop usa:
Wooloo lv.6
Rookidee lv.5
inicial lv.8

Vença-o. Após a batalha, Leon vai dar o item letter of Endorsement. Essa carta é uma recomendação de Leon dizendo que você está apto para participar do desafio dos ginásios. Duas estrelas cadentes cairão perto de vocês. É o item Wishing Star. Entregue esse item à Magnolia e ela fará uma Dynamax Band para você. O Dynamax permite que seu pokémon fique gigante por 3 turnos numa batalha, dando a ele golpes mais poderosos. Do lado de fora, Hop irá alertá-lo que você pode atrair a atenção de um pokémon assobiando. Para assobiar, basta manter pressionado o botão do joystick esquerdo. O pokémon selvagem irá correr atrás de você, iniciando uma batalha.


Seu próximo destino é a Wedgehurst Station. Essa é a estação de trem da cidade. Volte para a cidade, recupere seus pokémons se preciso. Encontre Hop em frente à estação de trem. Você irá ganhar o TM40 Swift. Entrem na estação e as mães de vocês chegarão. Vocês receberão o item Camping Gear, que serve para acessar o Pokémon Camp na Wild Area. Continue e pegue o trem para a próxima cidade.

WILD AREA, O VASTO LAR DE POKÉMONS SELVAGENS
Graças à um rebanho de Wooloo bloqueando o caminho, o trem irá parar em uma estação que leva a Wild Area. Existe uma pessoa nessa estação que te dá um Pikachu caso tenha o jogo Let’s Go, Pikachu! em seu Switch e um Eevee, caso tenha o jogo Let’s Go, Eevee! Eles são especiais, não evoluem, mas são capazes de atingir a forma Gigantamax. Tem uma pessoa aqui que te dá 5 Poké Dolls, pegue-as, você pode precisar delas logo mais. O balconista vende alguns itens, entre eles estão pokéballs, compre algumas se quiser capturar pokémons na Wild Area. Do lado de fora você encontrará uma mulher que cura seus pokémons.

Encontre Hop. Sonia virá para te dar um Pokémon Box Link, um item que lhe permite acessar o seu Box de qualquer lugar (porém em certos locais ele não funciona). Para acessar o seu Box remotamente, abra o menu, entre em pokémon e pressione R: o seu box abrirá e você poderá movimentar os pokémons. O seu próximo destino é Motostoke e você terá que ir a pé até lá, atravessando a Wild Area. Preste atenção no local onde Hop indicar, pois lá será o seu destino.

Tem uma mulher logo na entrada da Wild Area que cura os seus pokémons. Uma coisa que você irá notar é que aqui existem diversos pokémons em levels bem mais altos que o seu atual time. Se você se sentir em apuros, use a Poké Doll, ela garante que você fuja de uma batalha. Dentro da Wild Area existem algumas sub-áreas, cada uma delas possui seu próprio bioma. Isso quer dizer que cada sub-área tem seu próprio clima e pokémons disponíveis. Logo, não estranhe passar de uma sub-área ensolarada para uma em que está nevando. O clima afeta os pokémons que aparecem nas sub-áreas, portanto, é interessante voltar quando o clima mudar para encontrar pokémons diferentes. Também existem diversas árvores que você pode sacudir e conseguir berries, porém se você sacudir demais pode ser que algum pokémon caia e te ataque. Enquanto caminha, você pode apertar L para que a câmera aponte para a direção que o seu personagem está olhando e assim ter uma melhor visão do cenário.

A Wild Area é o único lugar além dos ginásios onde os pokémons podem fazer Dynamax. Você verá alguns pilares de luz por aqui, são nesses lugares onde você poderá fazer as Max Raid Battles. Você poderá enfrentar um pokémon gigante com a ajuda de 3 treinadores aleatórios (ou com outros 3 jogadores no modo multiplayer). Vocês o enfrentarão numa batalha 4 contra 1. Vencendo, você terá a chance de capturar o pokémon Dynamax. Você ganha alguns itens especiais após essas batalhas. Entre esses itens, estão Wishing Piece (que servem para ativar instantaneamente um pilar de luz inativo) e Dynamax Candy (que aumentam o nível de Dynamax dos seus pokémons). Você também consegue watts ao verificar esses pilares de luz. Os watts servem como uma moeda na Wild Area, você pode usá-los para comprar itens com alguns vendedores que geralmente ficam espalhados pela Wild Area. Por ora, siga para o seu próximo destino. Suba a grande escadaria e estará na cidade.

MOTOSTOKE, A CIDADE INDUSTRIAL
Quando entrar na cidade, Sonia te chamará para o Centro Pokémon. Ela irá falar sobre o Rotomi, o PC que fica à esquerda da enfermeira. Você pode usá-lo para personalizar o seu League Card. Sonia vai te dar de presente o League Card do Leon. Cure seus pokémons e mexa no seu League Card, se quiser. Do lado de fora, Sonia irá indicar onde será a cerimônia de abertura do desafio dos ginásios. Será no Motostoke Stadium. Explore o lugar. Aqui você encontrará o salão de beleza, onde pode mudar seu corte, penteado e cor do cabelo, bem como na aparência dos olhos e sobrancelhas. Do lado do salão, tem mais uma boutique, com mais roupas e acessórios. Por aqui também temos o Battle Café, um restaurante onde você pode vir batalhar diariamente e receber prêmios.


Siga em frente, até Leon chegar com seu Charizard. Receba dele um Miracle Seed (se você começou com Grookey), Charcoal (se começou com Scorbunny) ou Mystic Water (se foi com Sobble). Leon mostrará uma espécie de elevador, que te leva até o stadium da cidade. Suba. Tem um indivíduo com uma cabeça de pokébola. Ele é o Ball Guy. Fale com ele sempre que o encontrar, ele pode te dar algumas pokébolas especiais. Encontre Hop na entrada do stadium. Vocês deverão entregar a letter of Endorsement para serem registrados como desafiantes de ginásio. Um cara esquisito irá passar por vocês, ignore-o por enquanto. Fale com o balconista. Você e Hop serão registrados. Você terá que escolher um número de 3 dígitos que irá fazer parte de seu uniforme de competidor. Digite o número que preferir. Feito isso, você poderá sair.

Do lado de fora, você e Hop serão guiados até o Budew Drop Inn. Reúnam-se com Sonia aqui. Você verão a estátua de um antigo herói de Galar. A Team Yell estará por aqui. Os novos vilões são um bando de torcedores. Derrote dois deles. Hop vai curar seus pokémons depois da batalha. Hop lutará ao seu lado contra mais dois membros numa batalha em dupla. Após vencê-los, uma garota chamada Marnie entrará no lugar. Marnie contará que a Team Yell é formada por pessoas que são fãs dela. Ela também é uma desafiante de ginásios, logo, a Team Yell quer atrapalhar qualquer pessoa que tenha o mesmo objetivo. Por ora, fale com o balconista. Você poderá passar uma noite no hotel.


No dia seguinte, a cerimônia de abertura começa. No estádio, fale com o balconista para que você possa vestir seu uniforme. Rose dará início ao desafio dos ginásios. Você verá os líderes de ginásio entrando no stadium. Você entrará também, assim como todos os outros desafiantes de ginásio que se registraram.








 

Após a cerimônia, Rose e Leon virão até você e Hop. Rose contará que sua companhia criou as Dynamax Bands. Hop contará que o primeiro ginásio a ser enfrentado é o de Turffield, seu próximo destino. Saindo do stadium, um dos empregados de Rose virá dizer que você poderá usar o Flying Taxi. Este é um serviço que permite que você voe para qualquer uma das cidades que você já visitou. Basta escolher o local para onde quer ir em seu mapa.


GALAR MINE, UMA MINA DE CARVÃO
Continue seu caminho pela esquerda. Veremos Hop novamente, querendo batalha. Prepare-se!


Hop usa:
Wooloo lv.11
Rookidee lv.12
inicial lv.14

Vença-o e receba o League Card do Hop. Continue andando pela esquerda. Nesta área, aparecem andando pelo cenário Gossifleur, Stunky, Trubbish, Tyrogue, Vulpix (em Swrod) e Growlithe (em Shield). Escondido nos matinhos temos Machop, Pancham, Mudbray, Klink e Sizzlipede (este último mais raro). Sacudindo a árvore de berry podem cair Cherubi. Também pode aparecer Rolycoly saindo do subterrâneo. Vá enfrentando os treinadores e pegando os itens que encontrar. Veremos Sonia novamente. Ela irá apontar a companhia de Rose, uma fábrica responsável por prover a energia de Galar. Receba dela um Escape Rope, item que serve para escapar de cavernas. Nestas versões ele é um Key Item, logo, você poderá usá-lo quantas vezes precisar. Sonia vai curar seus pokémons em seguida, continue andando até encontrar a entrada da Galar Mine.


Do lado de fora antes de entrar na mina tem uma moça que cura seus pokémons. Lá dentro, aparecem pelo cenário Rolycoly, Woobat, Timburr, Diglett, Drilbur e Roggenrola. Vá pegando os itens e lutando com os treinadores. Em certo ponto, você encontrará Bede, o sujeitinho esquisito de antes. Ele irá te desafiar numa batalha.


Bede usa:
Solosis lv.13
Gothita lv.15
Hatenna lv.16

Passe por ele e poderá sair da mina. A moça aqui na saída também cura os seus pokémons. Nesta nova área, encontramos pelo cenário Electrike, Galarian Meowth, Pumpkaboo, Pikachu e Eevee (Eevee é um pouco mais raro em Sword, Pikachu é um pouco mais raro em Shield). Escondidos nos matinhos ainda temos Milcery, Joltik, Cutiefly, Budew e Ferrothorn (este último mais raro). É possível pescar Goldeen por aqui. Recolha mais alguns itens. Passando por mais alguns treinadores, chegaremos em nosso destino.

TURFFIELD, A CIDADE DO CAMPO RELVADO
Você será atropelado por um Wooloo. Milo, o líder de ginásio, virá lhe cumprimentar. Hop irá falar sobre o stadium daqui. Em Galar, os ginásios são em formato de stadium. Você verá o Yamper de Sonia vindo te chamar. Recupere seus pokémons e vá atrás dele. Sonia irá mostrar um desenho no gramado e contará sobre a história do Dynamax. Depois, ela vai dar o League Card do Milo.


Explore a cidade. Hop estará te esperando em frente ao stadium, porém ele não ficará em seu caminho. Prepare-se, este é um ginásio tipo planta. Em Galar, eles funcionam de uma forma um pouco diferente. Fale com a atendente dentro do stadium. Você deverá completar uma gym mission. A missão aqui é ir guiando o rebanho de Wooloos pelo ginásio. Procure mantê-los juntos, evitando que eles se dispersem. Cuidado com os Yampers, pois eles podem assustar os Wooloos. Alguns treinadores estarão pelo caminho. Completando a missão, você entrará no stadium e enfrentará Milo.


Milo usa:
Gossifleur lv.19
Dynamax Eldegoss lv.20

Vencendo-o, você receberá a Grass Badge, o Grass Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.25. Após a batalha, Milo dirá que o próximo ginásio é o de Nessa. Recupere seus pokémons e prossiga indo pela direita da cidade.


HULBURY, A CIDADE DO PORTO DE GALAR
Você estará numa área onde aparecem pelo cenário Stufful, Swirlix (em Sword), Spritzee (em Shield), Minccino, Wobbuffet, Galarian Farfetch’d e Drifloon. Escondidos nos matinhos ainda temos Dottler, Espurr, Nuzleaf (em Sword), Lombre (em Shield), Dewpider, Applin e Nincada. Vá pegando os itens pelo caminho, enfrente mais alguns treinadores. Aqui encontraremos o Pokémon Nursery, lugar onde podemos deixar pokémons para botar ovos. Tem uma pessoa aqui que lhe dará um Toxel lv.1 recém nascido. Salve antes de falar com ele, pois a Nature que Toxel possuir irá determinar para qual forma do Toxtricity ele irá evoluir. Você também irá ganhar 5 Exp. Candy XS, que você pode usar em Toxel para subir alguns levels, caso queira.

Siga pela direita e verá dois deliquentes da Team Yell perturbando um pobre coitado. Derrote-os e você irá conseguir uma bicicleta. Esta bicicleta possui um motor, o que significa que ela pode ser controlada pelo Rotom. Ela se chama Rotom Bike. Para ativar e desativar a Rotom Bike, basta apertar os botões (+) e (-). Você pode ativar o modo turbo da bike apertando B, ela andará mais rápido,  mas o efeito é temporário e é preciso esperar um tempo para poder usar esse modo novamente. Em seguida, Hop estará de volta para uma nova batalha.



Hop usa:
Wooloo lv.18
Corvisquire lv.19
inicial lv.21

Depois da batalha, basta avançar mais um pouco e chegará em Hulbury. Assim que entrar, você verá Rose conversando com Oleana, sua assistente. Bede também estará aqui, mas por ora o grupinho não fará nada demais. Na cidade, você encontrará umas barracas que vendem itens de ervas e incensos. Tem um ponto de pescaria, onde é possível fisgar Arrokuda, Chinchou, Basculin e Wishiwashi. Encontre Nessa perto do farol. Receba o League Card dela. Siga para o stadium e entre no ginásio. A missão aqui é ir abrindo caminho entre os pilares de água, que podem ser acionados ou interrompidos ao apertar os botões que estão espalhados pelo ginásio.


Nessa usa:
Gossifleur lv.22
Arrokuda lv.23
Dynamax Drednaw lv.24

Vencendo-a, você receberá a Water Badge, o Water Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.30. Ao sair do ginásio, Oleana virá te chamar para o restaurante Captain’s Table. Ela também entregará o League Card do Rose.

Recupere seus pokémons no PokéCenter e dirija-se ao prédio imediatamente à direita. Você terá um rápido jantar com Rose e Sonia. Quando sair, Hop virá para dizer que Kabu é o próximo líder a ser enfrentado.



GALAR MINE Nº 2, A MINA CONTINUA…
Seguindo pela direita da cidade, chegamos a uma segunda mina. Pelo cenário podemos encontrar Shellos, Wimpod, Binacle, Scraggy (em Sword), Croagunk (em Shield), Schuckle e Noibat. Escondido pelo chão temos também Galarian Stunfisk. Pescando achamos ainda Barboach e Corphish. Você irá trombar com Bede novamente, vamos à batalha!


Bede usa:
Solosis lv.21
Gothita lv.22
Galarian Ponyta lv.22
Hatenna lv.23

Bede vai entregar o League Card dele. Vá enfrentando os treinadores e pegando os itens que encontrar. Os baderneiros da Team Yell estarão causando problemas novamente. Hop virá ajudá-lo, vença-os numa batalha em dupla. Avance mais um pouco e vocês encontrarão Kabu, o próximo líder, que acaba de derrotar mais dois caras da Team Yell. Ele dirá que basta prosseguir para chegarem novamente em Motostoke.


MOTOSTOKE OUTSKIRTS, O CAMINHO PARA O 3º GINÁSIO
Você irá passar por um lugar onde aparecem pelo cenário Noctowl, Sudowoodo, Koffing, Hatenna, Sawk (em Sword), Throh (em Shield) e Salandit (em Shield). Escondido nos matinhos tem Impidimp e Pawniard. Mais alguns itens e treinadores e estará de volta à Motostoke. Procure o Budew Drop Inn, Marnie estará lá e irá enfrentá-lo numa batalha.


Marnie usa:
Croagunk lv.24
Scraggy lv.24
Morpeko lv.26

Passe a noite no hotel. No dia seguinte, Marnie vai te dar o League Card de Kabu. Nada mais a fazer, vá até o stadium. Hop estará na porta, dizendo que já venceu o líder. Fale com o balconista para acessar o ginásio.

A sua missão será conseguir 5 pontos antes dos demais treinadores. Para ganhar pontos, basta capturar ou derrotar os pokémons selvagens (sim, existem matinhos no ginásio!). Você ganha 1 ponto se derrotar e 2 pontos se capturar. Porém há um desafio: você entrará na batalha ao lado de um treinador! Serão vocês dois contra um pokémon selvagem, logo, você precisará ser mais ágil que ele. Conseguindo os 5 pontos, sua missão estará completa e você poderá desafiar o líder.


Kabu usa:
Ninetales lv.25
Arcanine lv.25
Gigantamax Centiskorch lv.27

Vencendo-o, você receberá a Fire Badge, o Fire Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.35. Acompanhe Hop até a saída da cidade. Milo, Nessa e Kabu irão até lá para se despedirem de vocês. Seu próximo destino é Hammerlocke e para chegar lá teremos que passar novamente pela Wild Area.


WILD AREA, O RETORNO!
Hop irá indicar o caminho que você deve percorrer para chegar à próxima cidade. Bede virá e provocará Hop, os dois sairão de cena para batalhar e você estará livre. Agora que você já possui algumas insígnias, será possível explorar um pouco mais a Wild Area e conseguir capturar alguns pokémons.

Quando chegar na entrada de Hammerlocke, Bede aparecerá dizendo que Hop foi derrotado. Ele entrará na cidade. Vá atrás dele.

HAMMERLOCKE, A CIDADE DO CASTELO
Vá curar seus pokémons no PokéCenter. Explore a cidade se quiser. No centro da cidade você encontrará Bede conversando com Rose e Oleana. Rose te chamará para o stadium e irá explicar como funciona a Energy Plant, sua companhia de energia. Este na verdade é o último ginásio, não poderemos enfrentá-lo ainda. Por ora, saia, siga pela esquerda e você irá topar com Leon. Ele falará um pouco de Hop e de Raihan, o líder desta cidade.


Prossiga pela esquerda e você verá Raihan, ele te chamará para dentro do castelo. Pegue o League Card dele. Na sequência, suba as escadas e você irá se deparar com Sonia observando alguns quadros que contam um pouco da história de Galar. Receba 2 Revives. Desça e fale com Raihan de novo. Ele dirá que seu próximo destino é Stow-on-Side. Saia e tome o caminho da esquerda.


Dois cafajestes da Team Yell estarão encucando com um Silicobra adormecido. Pra variar, Hop chegará no momento mais conveniente para te ajudar assistir você vencer sozinho os dois manés (dá pra acreditar?). Hop ainda está meio abalado com a derrota que teve para Bede. Assim que a Team Yell, Hop e Silicobra partirem, Opal virá falar com você. Ela é a líder do 5º ginásio e lhe dará o League Card dela. Assim que ela for embora, poderá explorar o lugar.

Nesta área, surgem pelo cenário Galarian Yamask, Helioptile, Dugtrio, Maractus, Axew e Trapinch (Trapinch é mais raro em Sword, Axew é mais raro em Shield). Escondidos no matinho estão Silicobra, Durant, Heatmor, Duskull, Skorupi, Hippopotas, Torkoal e Hawlucha (este último mais raro). É possível fisgar Drednaw pescando. Atravesse a rota, lutando com os treinadores e pegando os itens. Por estas bandas tem uma cientista que revive fósseis, caso possua. Logo estará na próxima cidade.

STOW-ON-SIDE, A CIDADE DO GRANDE MURAL
Recupere seus pokémons e explore a cidade. Tem um cara no Centro Pokémon que te dá alguns pedaços de fósseis, que podem ser montados e revividos com a cientista que mencionamos antes. Teremos uma nova batalha com Hop pela frente.


Hop usa:
Cramorant lv.29
Toxel lv.29
Silicobra lv.30
inicial lv.33

Depois da batalha, Opal aparecerá novamente e lhe dará o League Card do líder desta cidade. Se você joga Sword, será Bea. Se joga Shield, será Allister. Subindo a escadaria você chegará ao stadium. Lembre-se: o líder aqui dependerá de sua versão.


Para os jogadores de Sword, seu oponente será Bea, líder do tipo lutador. Sua missão no ginásio será ir deslizando por uma rampa cheia de obstáculos. Basta entrar no "carrinho" e ir rodando, batendo nas paredes, no estilo de um jogo de fliperama. Você pode bater numas luvas de boxe no caminho, que te impulsionarão pelo caminho.


Bea usa:
Hitmontop lv.34
Pangoro lv.34
Sirfetch’d lv.35
Gigantamax Machamp lv.36

Vencendo-a, você receberá a Fighting Badge, o Fighting Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.40.

Para os jogadores de Shield, seu oponente será Allister, líder do tipo fantasma. Sua missão no ginásio será será a mesma do ginásio de Bea, mas aqui em vez de luvas de boxe te batendo, serão umas mãos fantasmagóricas.


Allister usa:
Galarian Yamask lv.34
Mimikyu lv.34
Cursola lv.35
Gigantamax Gengar lv.36

Vencendo-o, você receberá a Ghost Badge, o Ghost Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.40.

Ao sair do ginásio, você dará de cara com Sonia. Vocês ouvirão um estrondo numas ruínas aqui perto. Sonia irá correr para lá. Vá atrás dela. Vocês verão Bede e um Copperajah, aparentemente escavando um mural antigo, à procura de Wishing Stars para o Rose. Você deve detê-lo.



Bede usa:
Duosion lv.32
Gothorita lv.32
Galarian Ponyta lv.33
Hattrem lv.35

Assim que vencer, Rose, Oleana e seus homens virão dar um puxão de orelha no moleque que estava tentando destruir um patrimônio histórico de Galar. Assim que eles levarem Bede dali, o paredão de pedra irá desabar e revelar um monumento, que Sonia logo irá associá-lo à lenda de Galar. Receba mais 2 Revives de Sonia. Você saberá que seu próximo destino é Ballonlea. Para chegar lá, você deve seguir pelo caminho à direita do ginásio.



GLIMWOOD TANGLE, A FLORESTA LUMINOSA
Nesta floresta, você pode encontrar andando pelo cenário Morgrem, Shiinotic, Sinistea, Hattrem, Galarian Ponyta (em Shield), Phantump, Indeedee, Passimian (em Sword) e Oranguru (em Shield). O lugar é bem escuro, com cogumelos luminosos. Toque nos cogumelos para melhorar a iluminação do local, mas tome cuidado, pois alguns Impidimp poderão surgir deles. Recolha os itens que achar e batalhe com os treinadores. Quando terminar de atravessar a floresta, chegará em Ballonlea.

BALLONLEA, A CIDADE DOS COGUMELOS LUMINOSOS
Recupere seus pokémons no Centro Pokémon. Explore a cidade, você pode conseguir alguns itens com as pessoas daqui. Quando se sentir preparado, siga para o stadium. Você irá ver Marnie, que virá lhe dar o League Card dela.

Entre no ginásio. Sua missão será a de enfrentar 3 treinadores consecutivamente e responder as perguntas que eles fizerem no meio da batalha. Ao responder corretamente, alguns stats do seu pokémon serão aumentados. Se errar, seu pokémon terá alguns stats reduzidos. Veja a seguir as respostas:

Do you know about Fairy type’s weaknesses? R: Poison ou Steel (ambas as respostas são corretas)
What was the previous trainer’s name? R: Annette
What do I eat for breakfast every morning? R: Omelets

Na sequência, você enfrentará Opal. Ela fará 3 perguntas durante a batalha.

Do you know my nickname? R: The Wizard
What is my favorite color? R: Purple
How old am I? R: 16 years old (na verdade essa velha tem 88 anos, mas claro que essa não é a idade que ela quer ouvir…)


Opal usa:
Galarian Weezing lv.36
Mawile lv.36
Togekiss lv.37
Gigantamax Alcremie lv.38

Vencendo-a, você receberá a Fairy Badge, o Fairy Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.45.

Ao sair do ginásio, Opal irá acompanhar você de volta para Hammerlocke. Encontre Bede no centro da cidade. Opal aparentemente irá gostar do garoto e irá levá-lo dali. Siga pela direita e logo irá avistar Sonia. Vocês ouvirão um estrondo. Leon aparecerá. Aparentemente, Rose está aprontando alguma coisa que permitiria que pokémons pudessem fazer Dynamax em Hammerlocke, o que seria um perigo. Sonia e Leon irão se retirar.





Em seguida, você irá se defrontar com Hop, que pedirá para segui-lo. Cure seus pokémons no PokéCenter se precisar e vá atrás dele. Ele vai desafiá-lo para uma batalha.


Hop usa:
Trevenant lv.34
Heatmor lv.34
Snorlax lv.35
Boltund lv.35
inicial lv.37

Após vencê-lo, explore o lugar. Você pode achar pokémons como Perrserker, Thievul, Galvantula, Liepard, Inkay e Morpeko andando pelo cenário. Escondidos nos matinhos ainda tem Toxel, Meowstic, Corviknight, Seismitoad, Karrablast e Shelmet (Shelmet é mais raro em Sword, Karrablast é mais raro em Shield). Alguns patifes da Team Yell estarão barrando uma saída, siga pelo outro caminho, pegando mais alguns itens e passando pelos treinadores.

Você chegará numa área com várias ruínas. Por aqui, podem surgir andando pelo cenário Pawniard, Golett, Gurrdurr, Boldore, Togedemaru, Rufflet (em Sword), Vullaby (em Shield), Solrock (em Sword) e Lunatone (em Shield). Escondidos nos matinhos ainda é possível encontrar Sandaconda, Rhyhorn, Dusclops, Haunter, Bronzong, Hippowdon, Drapion e Falinks (este último mais raro). Existem alguns Falinks que ficam andando pelos túneis das ruínas, você pode enfrentá-los também. Também tem um Crustle fechando uma passagem. Depois de explorar essa área, chegará num local onde está nevando. Aqui aparecem Snom, Snorunt, Sneasel, Vanillish, Sawk (em Sword) e Throh (em Shield). Escondidos nos matinhos tem também Snover, Delibird e Galarian Darumaka (em Sword). Depois de uma longa caminhada, enfim chegará na próxima cidade.

CIRCHESTER, A CIDADE DA FONTE TERMAL
Vá curar seus pokémons e explore a cidade. Existe um hotel aqui onde você pode conseguir o Catching Charm, um item que aumenta as chances de conseguir uma captura crítica. Quando estiver preparado, siga para o stadium. Hop estará aqui e lhe dará o League Card do líder do ginásio. Se você joga Sword, será Gordie. Se joga Shield, será Melony. A missão do ginásio será atravessar algumas plataforma com armadilhas escondidas (buracos no chão). Se você cair numa dessas armadilhas, você voltará para a última plataforma que esteve. Você receberá um detector de armadilhas que irá sinalizar quando você se aproximar de uma armadilha, basta seguir prestando atenção no detector.

Para os jogadores de Sword, o ginásio será tematizado com um solo de areia e uma névoa de areia na última plataforma. Seu oponente será Gordie, líder do tipo pedra.


Gordie usa:
Barbaracle lv.40
Shuckle lv.40
Stonjourner lv.41
Gigantamax Coalossal lv.42

Vencendo-o, você receberá a Rock Badge, o Rock Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.50.

Para os jogadores de Shield, o ginásio será tematizado com um solo de gelo e uma névoa de neve na última plataforma. Seu oponente será Melody, líder do tipo gelo.


Melody usa:
Frosmoth lv.40
Galarian Darmanitan lv.40
Eiscue lv.41
Gigantamax Lapras lv.42

Vencendo-a, você receberá a Ice Badge, o Ice Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.50.

Do lado de fora, você irá se deparar com Sonia, que te chamará para o restaurante da cidade. Chegando lá, você a encontrará com Hop. Sonia irá analisar mais uma pintura relacionada às lendas de Galar. Após uma refeição, vocês irão andar até o Hero’s Bath. Sonia vai curar seus pokémons e você começará uma batalha com Hop.




Hop usa:
Dubwool lv.40
Corviknight lv.40
Pincurchin lv.39
Snorlax lv.39
inicial lv.41

Após a batalha, cure seus pokémons e saia pelo sul da cidade.

CIRCHESTER BAY, ROUTE 9 TUNNEL E OUTER SPIKEMUTH
Você irá passar por uma área onde aparecem pelo cenário Pelipper, Gastrodon, Mareanie, Jellicent e Pyukumuku. Escondidos nos matinhos aparecem ainda Cramorant, Octillery, Kingler e Pincurchin. Pescando aparecem Octillery, Wishiwashi e Pyukumuku. Também tem Glalies perdidos pelos becos. Vá pegando os itens e enfrentando os treinadores pelo caminho. Quando você alcançar a Circhester Bay, você encontrará os canalhas da Team Yell importunando um Drednaw. Acabe com eles e você conseguirá novos equipamentos para a sua Rotom Bike. Agora você será capaz de andar de bicicleta sobre a água! Basta montar em sua bicicleta e ela irá alternar automaticamente para o Water Mode quando for andar sobre as águas e o Land Mode quando for andar sobre a terra.


Se voltar à área anterior, verá que é possível encontrar pela água Pelipper, Qwilfish, Mantyke e Jellicent. Na Circhester Bay aparecem pelo cenário Clobbopus, Octillery, Toxapex, Barbaracle, Bergmite e Dhelmise (este último mais raro). Pela água aparecem Wailmer, Remoraid, Mantyke e Mantine. Perdidos pelos becos tem Grapploct. Pescando é possível conseguir ainda Wailord e Lapras, porém são raros de serem fisgados. Atravesse a rota, pegando os itens e batalhando com os treinadores.

Mais adiante chegará na Outer Spikemuth. Escondidos nos matinhos encontramos Perrserker, Thievul, Liepard e Morpeko. Mais à esquerda você verá a Route 9 Tunnel, que você pode usar como atalho para voltar à Route 7. Pela direita você descobrirá que a entrada de Spikemuth, a próxima cidade, está fechada por um portão de aço. Contudo, você avistará Marnie, que te chamará para um local escondido. Ela te mostrará uma forma de entrar na cidade, caso a vença numa batalha.


Marnie usa:
Liepard lv.42
Toxicroak lv.43
Scrafty lv.43
Morpeko lv.44

Vencendo-a, seu caminho para Spikemuth estará liberado.

SPIKEMUTH, A CIDADE PUNK
Quando você entrar, você perceberá que essa cidade é bastante sombria. Recupere seus pokémons. Marnie lhe dará o League Card de Piers, o líder de ginásio desta cidade.

Quando você passar por uma barraca com um membro da Team Yell, sua missão de ginásio começará. Isso mesmo, este ginásio não fica num stadium como os demais, o que significa que não teremos Dynamax durante a batalha. Sua missão é atravessar a cidade, derrotando os membros da Team Yell. Você verá alguns Mr. Mime criando paredes invisíveis, basta vencer os membros da Team Yell para passar por eles. No fim, você chegará a uma quadra, onde estará Piers. Além de líder do ginásio, Piers é o irmão mais velho de Marnie e líder da Team Yell. Sua especialidade é o tipo noturno.


Piers usa:
Scrafty lv.44
Malamar lv.45
Skuntank lv.45
Obstagoon lv.46

Vencendo-o, você receberá a Dark Badge, o Dark Uniform e poderá capturar pokémons até o lv.55. Assim que vencê-lo, Marnie virá para desafiar Piers também.

Saia do ginásio. Você ouvirá uma explosão. Encontre Leon do lado de fora da cidade. Ele dirá que você já pode enfrentar Raihan, o último líder. Outra explosão acontece e Leon sairá correndo para o Route 9 Tunnel. Vá atrás dele. Você irá dar de cara com Hop logo que atravessar o túnel. Siga Hop de volta para Hammerlocke, basta continuar pela esquerda e logo estará lá.


Encontre Leon, Hop e Sonia no centro da cidade. A profª Magnolia chegará na sequência. Aparentemente Rose está fazendo algumas pesquisas sobre o Dynamax. Por ora, Leon irá te liberar para enfrentar o último ginásio.


O stadium fica no castelo do centro de Hammerlocke. Sua missão será a de enfrentar alguns treinadores em batalhas em dupla sob certas condições climáticas (chuva, sol e granizo). Vencendo-os, você poderá desafiar Raihan, o líder tipo dragão. A batalha contra ele também será em dupla, sob o efeito de tempestade de areia.


Raihan usa:
Gigalith lv.46
Flygon lv.47
Sandaconda lv.46
Gigantamax Duraludon lv.48

Vencendo-o, você receberá a Dragon Badge, o Dragon Uniform e poderá capturar pokémons de qualquer level.


Agora que você conseguiu as 8 insígnias, você está apto para participar da Champion Cup. Vá para fora e se junte a Sonia e Magnolia. Elas irão falar um pouco mais a respeito do Dynamax e dos lendários de Galar. Magnolia irá passar o jaleco dela para Sonia, que passará a ser a nova professora de Galar. Seu próximo destino será Wyndon. Para chegar até lá, dirija-se à estação de trem da cidade seguindo pela direita.


WYNDON, A METRÓPOLE DE GALAR
Assim que chegar na estação, Hop virá, dizendo que já derrotou Raihan também. Vocês dois pegarão juntos o trem para a próxima cidade. Antes de chegar em Wyndon, você terá que passar por uma rota onde aparecem Galarian Mr. Mime, Cubchoo, Snover, Glalie e Vanilluxe pelo cenário. Escondidos nos matinhos temos Klang, Vanillish, Rhydon, Snom e Galarian Darumaka (em Sword). Na área principal também encontramos pelo cenário Sneasel e Duraludon (este último mais raro). Escondidos nos matinhos estarão também Beartic, Abomasnow, Stounjourner (em Sword) e Eiscue (em Shield). Vá enfrentando os treinadores ao longo do caminho, recolha os itens que encontrar e continue seguindo até chegar em Wyndon.


Vá recuperar seus pokémons e dê um rolê pela cidade. É possível encontrar mais alguns itens por aqui e batalhar com algumas pessoas. Temos um Battle Café, um salão de beleza, uma boutique e um hotel. O lugar é bem vasto. Quando se sentir satisfeito, siga para o stadium. Você verá Marnie e Hop por aqui. Fale com o recepcionista para participar da Champion Cup. Em Galar não temos uma Elite 4. Em vez disso, todos os treinadores que conseguiram as 8 insígnias irão se enfrentar numa espécie de torneio. Sua primeira oponente será Marnie.


Marnie usa:
Liepard lv.47
Toxicroak lv.47
Scrafty lv.47
Morpeko lv.48
Gigantamax Grimmsnarl lv.49

Passando por ela, você terá que desafiar Hop.


Hop usa:
Dubwool lv.48
Corviknight lv.48
Pincurchin lv.47
Snorlax lv.47
Dynamax inicial lv.49

Vencendo-o, você terá passado da rodada das semi-finais. Leon virá cumprimentá-lo por isso. No hotel, uma jornalista virá entrevistá-lo. Leon iria jantar com você e Hop no hotel, mas Piers virá e dirá que Leon teve um contratempo. Piers dirá para ir até a Rose Tower para ver o que houve com Leon.


Do lado de fora do hotel, Marnie e a Team Yell se juntarão a vocês. Oleana irá surgir e dirá que Leon está numa reunião importante com Rose e que ninguém deve interferir. Ela também dirá que só pessoas com uma chave específica podem dirigir o monotrilho que leva até a Rose Tower. Oleana deu a chave a um membro da staff da liga. Ele se difere dos demais por usar óculos escuros. Ele irá correr e você terá que procurá-lo pelo cenário.


Existem vários membros da staff da liga espalhados pelo lugar, o que usa óculos escuros estará virado para uma parede. Um rapaz da Team Yell estará perto dele, diga uma coisa para impressioná-lo e fazê-lo se virar. Você terá que derrotá-lo numa batalha. Marnie e a Team Yell ficarão torcendo por você durante a batalha.

Assim que vencer, o malandro sairá correndo para não ter que lhe dar a chave. Você o encontrará de novo conversando com umas pessoas. Derrote-o novamente numa batalha e ele irá correr de novo. Desta vez ele se esconderá dentro de uma cabine telefônica. Batalhe com ele mais uma vez, então ele fugirá para o monotrilho. Piers e os demais irão com você até lá.


Haverá quatro membros da staff de óculos escuros. Piers fará um escândalo cantando rock, fazendo todos do lugar correrem para vê-lo. Isso irá assustar os membros da staff, que deixarão cair a chave. Piers, Marnie e a Team Yell ficarão para trás para segurar os caras, siga com Hop para a Rose Tower.


ROSE TOWER, O QUARTEL GENERAL DA MACRO COSMOS
Quando chegarem lá, vocês serão tidos como intrusos e terão que enfrentar alguns membros da staff até conseguirem chegar no topo da torre. Na verdade, esses membros fazem parte de uma companhia chamada Macro Cosmos, que é administrada por Rose. No topo da torre você encontrará Oleana. Ela está muito enfurecida e quer detê-los a todo custo. Prepare-se para a batalha!


Oleana usa:
Froslass lv.50
Tsareena lv.50
Salazzle lv.50
Milotic lv.51
Gigantamax Garbodor lv.52

Passando por ela, você irá chegar no local onde Leon e Rose estão. Aparentemente Rose possui alguns planos para "o futuro de Galar" e precisava da ajuda de Leon o quanto antes. Ele queria cancelar as finais da Champion Cup. Leon promete ajudá-lo, mas só depois que a Champion Cup fosse finalizada. Leon volta com você e Hop para o hotel para vocês terem o jantar. Agora podemos continuar com a Champion Cup. Um membro da staff da liga virá chamá-lo para o stadium.



Na rodada das finais, você terá que enfrentar alguns líderes de ginásio. Contudo, antes que os desafios comecem, Bede interrompe a cerimônia e te desafia para batalhar, de forma não oficial, sob a condição de que se perdesse iria deixar de ser treinador.


Bede usa:
Mawile lv.51
Gardevoir lv.51
Galarian Rapidash lv.52
Gigantamax Hattrene lv.53

Apesar da derrota, a torcida pede para que Bede continue sendo treinador e recomece sua carreira. Bede então decide que não vai mais desistir e irá suceder Opal como líder de ginásio do tipo fada. Agora os desafios serão para valer. Sua primeira oponente nas finais será Nessa.


Nessa usa:
Golisopod lv.51
Pelipper lv.51
Barraskewda lv.52
Seaking lv.52
Gigantamax Drednaw lv.53

Vencendo-a, você verá quais líderes de ginásio passaram para a próxima batalha. Seu próximo desafiante será Bea ou Allister, conforme sua versão.


Bea usa:
Hawlucha lv.52
Grapploct lv.52
Sirfetch’d lv.53
Falinks lv.53
Gigantamax Machamp lv.54


Allister usa:
Dusknoir lv.52
Chandelure lv.52
Cursola lv.53
Polteageist lv.53
Gigantamax Gengar lv.54

Piers foi derrotado por Raihan na outra batalha do torneio. Ele e Marnie virão para dizer que estão torcendo por você. Raihan é o último líder ainda na competição, basta vencê-lo e você poderá desafiar o campeão.


Raihan usa:
Torkoal lv.53
Goodra lv.54
Turtonator lv.54
Flygon lv.54
Gigantamax Duraludon lv.55

Parabéns, agora você poderá desafiar o campeão. Entre no campo e Leon estará te esperando. Antes da batalha começar, Rose irá aparecer no telão dizendo que irá trazer o "Darkest Day". Alguns pilares de luz irão surgir nos stadiums de Galar. Leon decide sair atrás de Rose pra resolver isso. Hop chegará e se lembrará das coisas que Sonia dizia sobre as lendas de Galar. Você e ele devem seguir para a Slumbering Weald.



Você verá Sonia e sua mãe no caminho. O Darkest Day foi uma tempestade negra que aconteceu no passado de Galar, fazendo com que luzes vermelhas tornassem os pokémons gigantes a ponto de quase destruir a região. Eles foram detidos por dois heróis que usavam uma espada e um escudo. Para deter novamente essa catástrofe, você precisará da ajuda do pokémon espada/escudo, que você tinha visto no começo do jogo, naquela floresta cheia de névoa.


ENERGY PLANT E O DARKEST DAY
Ao adentrar a Slumbering Weald, você chegará a uma área onde aparecem pelo cenário Galarian Weezing, Munna, Orbeetle e Corviknight. Escondidos nos matinhos também estão Butterfree e Galarian Stunfisk. Pescando você encontra Barboach e Whiscash. Vá avançando mata adentro, pegando os itens. Você e Hop logo irão se defrontar com Zacian e Zamazenta, mas ambos irão sumir, como se fossem ilusões. Sonia virá para dizer que os dois lendários nasceram aqui na Slumbering Weald muito tempo atrás. Continue avançando até chegar num local com uma espécie de sepultura em ruínas. Você verá um pedaço de espada e de escudo no chão. Pegue o item referente a sua versão, Hop pegará o item oposto.



Saia da floresta e siga para Hammerlocke (fale com Hop para ser levado diretamente para lá). Encontre Raihan lá e entre no ginásio. Você encontrará Oleana desesperada por conta de pokémons que fizeram Dynamax e saíram do controle. Ela dirá que Rose despertou um pokémon chamado Eternatus. A energia do corpo de Eternatus é a responsável por causar o Dynamax nos pokémons. Ela pedirá para que salve Rose e lhe dará acesso ao Energy Plant. Siga pela porta ao lado. Encontre Rose no fim do corredor e prepare-se para batalhar com ele!




Rose usa:
Escavalier lv.55
Ferrothorn lv.55
Perrserker lv.55
Klinklang lv.56
Gigantamax Copperajah lv.57

Vencendo-o, ele te deixará passar. Siga com Hop para o elevador e encontre Leon confrontando com Eternatus. Leon irá tacar uma pokébola nele, mas Eternatus irá arrebentá-la e te atacará em seguida.




Eternatus lv.60

Não será possível capturá-lo, portanto, concentre-se em derrotá-lo. Após a batalha, Eternatus irá cair e se transformar. Ele irá mudar para a sua forma Eternamax. O Eternamax Eternatus é o pokémon com os mais altos base stats de todos os jogos até então. Você começará uma Max Raid Battle com ele. Hop irá te ajudar, mas vocês não conseguirão usar movimentos. Você e Hop devem usar a Espada e o Escudo que conseguiram antes para invocar Zacian e Zamazenta. Eles virão, mudarão de forma e ajudarão na Max Raid Battle. Como se trata de uma Max Raid Battle, você deverá derrotar Eternatus para então poder capturá-lo.




Eternamax Eternatus lv.60

Zacian e Zamazenta irão partir depois da sua captura. Três dias depois, de volta a Wyndon, você finalmente poderá ter sua batalha com Leon. Siga para o stadium e esteja preparado.



Se você começou com Grookey


Leon usa:
Aegislash lv.62
Dragapult lv.62
Haxorus lv.63
Seismitoad lv.64
Cinderace lv.64
Gigantamax Charizard lv.65

Se você começou com Scorbunny


Leon usa:
Aegislash lv.62
Dragapult lv.62
Haxorus lv.63
Mr. Rime lv.64
Inteleon lv.64
Gigantamax Charizard lv.65

Se você começou com Sobble


Leon usa:
Aegislash lv.62
Dragapult lv.62
Haxorus lv.63
Rhyperior lv.64
Rillaboom lv.64
Gigantamax Charizard lv.65

Vencendo-o, você se tornará o novo campeão de Galar. Você verá sua mãe, Hop, Marnie e Bede em meio à torcida. Assista aos créditos do jogo.




 

OS DESCENDENTES DOS REIS DE GALAR
Você terá uma rápida visão das ruínas da Slumbering Weald. Você está em sua casa. Magnolia veio lhe visitar e irá premiá-lo com uma Master Ball. Você ficará sabendo que as Wishing Stars são partes do corpo de Eternatus e alguns fragmentos delas acabaram se espalhando por Galar. Por conta disso, alguns pokémons estão fazendo Dynamax e causando problemas.


Saia de casa, siga para a esquerda e entre na Slumbering Weald. Siga mata adentro até o local das ruínas. Você irá se deparar com Hop, que irá desafiá-lo para uma batalha.


Hop usa:
Dubwool lv.59
Corviknight lv.59
Pincurchin lv.58
Snorlax lv.58
Cramorant lv.58
inicial lv.60

Assim que vencê-lo, Sonia chegará no local. Receba dela o Sonia’s Book. Você deverá devolver para a sepultura o item que você pegou aqui antes. Hop fará o mesmo. Assim que fizer isso, dois homens com um penteado bem peculiar aparecerão. Eles são Sordward e Shielberd, dois irmãos. Eles dirão ser os descendentes dos primeiros reis de Galar e que agora eles serão os novos reis. Eles roubarão a Rusted Sword e o Rusted Shield que você e Hop acabaram de deixar na sepultura. É claro que você não vai deixar isso barato. Você deverá derrotar Sordward (em Sword)/Shielberd (em Shield). Hop se encarregará de enfrentar o irmão oposto ao seu.






Sordward usa:
Sirfetch’d lv.60
Golisopod lv.60
Doublade lv.60
Bisharp lv.60

Shielbert usa:
Sirfetch’d lv.60
Bronzong lv.60
Falinks lv.60
Klinklang lv.60

Você irá recuperar o item roubado do irmão que você acaba de derrotar. No entanto, Hop vacilão não deu conta de derrotar o outro irmão e acabou perdendo o item para ele. A dupla de irmãos irá fugir. Pegue uma carona com Sonia para sair da mata e vá para o laboratório de Wedgehurst. Lá, conheça a mais nova assistente de Sonia. Sonia usará um equipamento para detectar Power Spots. Em seu mapa, olhe para Turffield, haverá um ponto de exclamação lá. Você deverá seguir para o stadium de Turffield para descobrir o que está acontecendo. Pegue um Flying Taxi e voe para lá.


A INVASÃO DOS POKÉMONS DYNAMAX NOS GINÁSIOS DE GALAR
Encontre Milo e Piers no stadium de Turffield. Um pokémon dynamax ficou fora de controle por lá e eles precisam da sua ajuda para detê-lo. Hop também estará aqui para ajudar. O pokémon que vocês deverão vencer é Tsareena. Diferente das Max Raid Battles tradicionais, você não será capaz de capturar após a batalha.



 

Dynamax Tsareena lv.62

Após a batalha, receba o Rare League Card do Milo. Os Rare League Cards permitem que você convide o treinador para batalhas no stadium de Wyndon. Você irá notar Sordward e Shielbert no balcão ao lado. Eles dirão que vão fazer mais alguns pokémons ficarem gigantes e logo fugirão. Saia do stadium e encontre Sonia. Ela dirá que os próximos stadiums que estão sob ataque são os de Hulbury e Motostoke.





Vamos primeiro ao stadium de Hulbury. Lá, você deverá ajudar Nessa numa batalha contra um Gyarados. Hop e Piers também irão se juntar a vocês nessa batalha.

Dynamax Gyarados lv.62

Vencendo-o, você ganhará o Rare League Card da Nessa.



Não temos tempo a perder. Siga para Motostoke e encontre Kabu. Hop e Piers estarão lá para ajudar novamente. O pokémon agora é um Torkoal.

Dynamax Torkoal lv.62

Depois que derrotá-lo, você conseguirá o Rare League Card do Kabu. Você receberá uma ligação da Sonia em seguida.


Volte até o laboratório, lá você terá que desafiar Sordward e Shielbert, que estão atrás de mais Wishing Stars. Desta vez será uma batalha em dupla e Hop lutará ao seu lado.



Sordward usa:
Golisopod lv.62
Doublade lv.62
Bisharp lv.62

Shielbert usa:
Bronzong lv.62
Falinks lv.62
Klinklang lv.62

Após a batalha, a nova assistente de Sonia irá se revelar uma espiã, ela dará as Wishing Stars que conseguiu para Sordward e Shielbert. Os dois irmãos fugirão e começarão a causar mais problemas com pokémons dynamax nos demais stadiums.




Voe para Stow-on-Side. Aqui teremos mais de um pokémon causando problemas. Você, Hop, Piers e Bea/Allister terão que se separar e enfrentar cada pokémon sozinhos. O pokémon que você irá enfrentar dependerá de sua versão.


Dynamax Conkeldurr lv.62 (em Sword)

Dynamax Dusknoir lv.62 (em Shield)

Resolvendo aqui, você irá obter o Rare League Card de Bea/Allister.


Vamos agora para Ballonlea. Bede é o novo líder daqui, substituindo Opal. Contudo, como ele é muito convencido, dirá que já venceu os pokémons dynamax que estavam causando problemas e que não precisava da sua ajuda. Além disso, Bede quer provar sua força e para isso te enfrentará numa batalha.



Bede usa:
Mawile lv.61
Gardevoir lv.61
Galarian Rapidash lv.62
Hattrene lv.63

Opal estará por aqui também e dará a você o Rare League Card dela mesma, enquanto Bede lhe dará o dele.

Nada mais a fazer, continue, desta vez para Circhester. Mais uma vez, você, Hop, Piers e Gordie/Melony deverão se separar e derrotar os pokémons problemáticos por conta própria. O pokémon que você irá enfrentar dependerá de sua versão.


Dynamax Gigalith lv.62 (em Sword)

Dynamax Froslass lv.62 (em Shield)

Você irá adquirir o Rare League Card de Gordie/Melony.

Por fim, vamos para Hammerlocke. Sonia estará mexendo no portão da Energy Plant, pois Sordward e Shilbert passaram por ali, mas ela não consegue fazê-lo funcionar. Por ora, ajude Raihan e os outros a acabar com os últimos pokémons problemáticos.


Dynamax Haxorus lv.62

Assim que ganhar, o Rare League Card de Raihan será todo seu. Sonia irá ligar para você. Dirija-se à entrada da Energy Plant. O Yamper de Sonia dará um jeito no portão e você conseguirá usá-lo.


ZACIAN E ZAMAZENTA
Já na Energy Plant, você verá Sordward/Shielberd (o irmão correspondente a sua versão) com um grupo de fãs. Ele insiste em atacar as pesquisas de Sonia, dizendo que eles são descendentes dos heróis de Galar e que a teoria de Sonia sobre Zacian e Zamazenta é uma farsa. Você deve derrotá-lo numa batalha.




Sordward usa:
Sirfetch’d lv.64
Golisopod lv.64
Doublade lv.64
Bisharp lv.64

Shielbert usa:
Sirfetch’d lv.64
Bronzong lv.64
Falinks lv.64
Klinklang lv.64

Agora, pegue o elevador e suba para o local onde você enfrentou Eternatus. Lá em cima, você encontrará o irmão oposto a sua versão, confrontando Zacian/Zamazenta (o lendário oposto a sua versão). Ele estará fora de controle e você precisará derrotá-lo.









Zacian/Zamazenta estará no lv. 70

Após a batalha, o lendário irá correr na direção de Hop. Porém, Zacian/Zamazenta (dessa vez o lendário correspondente a sua versão) irá surgir e afugentá-lo. Hop irá recuperar o item roubado e irá atrás do lendário descontrolado. Então, finalmente, você poderá desafiar o lendário da sua versão. Salve o jogo e prepare suas melhores pokébolas!


Zacian/Zamazenta estará no lv. 70, boa sorte para capturá-lo!

Após a captura, Sordward e Shielbert irão reconhecer seus erros. Piers te entregará o Rare League Card dele. A assistente de Sonia se desculpa por traí-la. Tudo termina bem. Hop te ligará e dirá que está com o lendário oposto e irá te chamar para encontrá-lo na Slumbering Weald.



BATALHA FINAL CONTRA HOP
Assim que chegar na Slumbering Weald, Sonia te levará diretamente ao local onde Hop está. O lendário da versão oposta estará com ele. Você verá Hop capturá-lo com uma certa facilidade. Então, Hop te desafiará para uma última batalha, desta vez com o lendário em seu arsenal.





Hop usa:
Dubwool lv.68
Corviknight lv.69
Pincurchin lv.68
Snorlax lv.68
inicial lv.70
Zacian/Zamazenta lv. 70

Vença-o e você receberá o Rare League Card do Hop. Hop dirá que quer se tornar um professor, então Sonia o convida para ser assistente dela. Sorward e Shielbert chegam, escoltados por Piers e Leon, se arrependendo de tudo o que fizeram e se comprometendo a não causarem mais problemas. Todos vão embora. Logo que sair, seu Rotom Phone dirá que a Battle Tower de Wyndon está funcionando. A Battle Tower fica onde era a antiga Rose Tower. Já é possível ir para lá agora, mas por ora, vamos ver algumas coisas que você pode fazer agora que é campeão e já possui o lendário do seu jogo.


RECOMPENSAS DE CAMPEÃO
Aproveite que está em Postwick e vá para a casa de Hop, à direita. Suba as escadas. Você encontrará uma pokébola no quarto de Leon. Pegue-a e você irá obter um Charmander, um presente do Leon para você. Ele será capaz e fazer Gigantamax quando evoluir até Charizard.

Existem algumas coisas que podemos fazer em Motostoke. Siga até o Budew Drop Inn. Suba o elevador e entre no primeiro quarto à esquerda. Você encontrará Marnie treinando como sorrir! Você não ganhará nada por isso, mas fica aí o Easter Egg. Saia daí, ande um pouco para a esquerda e depois desça. Você chegará num local com uma escadaria de metal. Desça tudo e encontrará um cara lá em baixo que pode ensinar o golpe Steel Beam para os pokémons que podem aprendê-lo. Este é um dos golpes tipo steel mais poderosos.

Você encontrará um Ball Guy do lado de fora do stadium de Motostoke. Fale com ele e consiga o Rare League Card do Ball Guy. Agora, vamos para a Galar Mine Nº1. Procure por Oleana lá dentro e obtenha o Rare League Card do Rose.

EMPREGO NO RESTAURANTE
Em Hulbury, siga para o restaurante Captain’s Table. Fale com o Chef no balcão. Ele pedirá para que você faça algumas entregas. Infelizmente você receberá pistas vagas de onde precisa fazer as entregas, ao menos elas são todas em Hulbury.

A primeira pista é um som de "clickety-clack". Isso seria o som dos trens numa ferrovia. Siga para a estação de trem na cidade e entre na casa próxima à estação. Entregue a encomenda da velha e receba um Exp. Candy L. Volte ao Chef e receba dele 5 Nuggets.

A segunda pista é um som de pokémon que soa algo como "swiiirl". Trata-se de um Swirlix. Siga por uma rua com casas, entre o Pokémon Center e o restaurante. Entre na quarta casa (mais ao norte, perto da escada). Tem um Swirlix lá. Fale com o homem, entregue a comida e, quando voltar ao Chef, você será recompensado com 2 Big Nuggets.

A terceira e última pista é um telhado de cor verde. Nenhuma das casas daqui tem um telhado nessa cor. Saia e procure pelo mercado, ao sul. Existe uma barraca com um "telhado verde". Faça a entrega, volte ao Chef e você conquistará o valioso Lucky Egg, item capaz de dar ao pokémon 50% a mais de experiência ganha nas batalhas.

A REVANCHE CONTRA MARNIE
Volte para Spikemuth e encontre Marnie do lado de fora do Centro Pokémon. De agora em diante, você poderá batalhar com ela uma vez por dia. Em sua primeira vitória, você receberá também o Rare League Card da Marnie.


Marnie usa:
Liepard lv.59
Toxicroak lv.59
Scrafty lv.59
Morpeko lv.60
Grimmsnarl lv.60

A BATALHA CONTRA MORIMOTO
Vamos agora para Circhester e procure pelo hotel, à esquerda. Suba o elevador e entre no quarto à esquerda. Haverá um policial aqui. Ele é o Morimoto desses jogos. Assim como nos jogos em que ele aparece, ele está entre os treinadores mais fortes do jogo. Você deve enfrentá-lo numa batalha em dupla.


Morimoto usa:
Cursola lv.65
Grapploct lv.65
Stonjourner lv.65
Dragapult lv.65
Coalossal lv.65
Dynamax Snorlax lv.65

Derrotando-o, você vai ser presenteado com uma Oval Charm, que aumenta as chances de conseguir ovos no Pokémon Nursery. Você poderá batalhar novamente com Morimoto diariamente. No quarto ao lado tem um médico que lhe dará o Shiny Charm caso tenha capturado os 400 pokémons da Galar Dex original. Esse item aumenta as chances de conseguir um pokémon shiny por encontros com selvagens ou por ovos.

BATTLE TOWER
Substituindo a Rose Tower em Wyndon, a Battle Tower, assim como em jogos anteriores, é um local onde você pode batalhar com vários treinadores consecutivamente, em troca de BPs (Battle Points), pontos que servem como moeda para comprar algumas coisas no jogo. Por este lugar, você encontra uma mulher que irá te dar um Type: Null, bem como os 17 itens que mudam o tipo de Silvally, sua evolução. Por aqui também tem uma pessoa que lhe dará acesso ao Hyper Training em troca de Bottle Caps. O Hyper Training é uma espécie de treinamento para maximizar os IVs de seu pokémon, desde que ele esteja no lv.100.

Dentro da Battle Tower temos duas modalidades de batalhas: individuais e em dupla. Cada modalidade tem seu próprio sistema de ranking. Quanto mais batalhas você ganha, mais vai avançando no Rank. Você vai recebendo quantias maiores de BPs conforme vai subindo no Rank. Diferente das Battle Towers de jogos anteriores, você não precisa recomeçar do zero uma sequência de vitórias caso perca uma batalha. Em vez disso, quando você perde o seu rank cairá e você recomeça do rank para onde caiu. Existem 11 ranks e 5 níveis para você ir avançando, seja via batalhas individuais ou em dupla. Quando você atinge um determinado nível, você fica nele permanentemente. Ou seja, quando você perde batalhas, você pode cair de rank, mas não pode cair de nível. Quando você atinge um rank pela primeira vez, você recebe alguns prêmios. Veja a seguir os níveis, ranks e respectivos prêmios:

Níveis Ranks Prêmios
Beginner 1 Nenhum
2 3 BP / 1 Rare Candy
3 3 BP / 1 Rare Candy
Poké Ball 4 5 BP / 2 Rare Candies / 1 Bottle Cap / 1 Mint
5 5 BP / 2 Rare Candies / 1 Mint
6 5 BP / 2 Rare Candies / 1 Mint
Great Ball 7 10 BP / 3 Rare Candies / 1 Bottle Cap / 1 Mint
8 10 BP / 3 Rare Candies / 1 Mint
9 10 BP / 3 Rare Candies / 1 Mint
Ultra Ball 10 20 BP / 5 Rare Candies / 2 Bottle Caps / 1 Ability Capsue / 1 Mint
Master Ball MAX 50 BP / 5 Rare Candies / 3 Bottle Caps / 1 Ability Capsue / 1 Mint / 1 Gold Bottle Cap

Conforme você vai avançando de rank, seu oponentes vão ficando mais difíceis. Dynamax é permitido nas batalhas. Diferente dos jogos anteriores, todos os lendários e míticos são permitidos, logo você pode entrar com qualquer pokémon. Todos os pokémons de level mais alto são colocados no lv.50 durante as batalhas. Sua equipe não pode ter pokémons repetidos e seus pokémons não podem estar segurando itens repetidos. Existe um balconista que empresta alguns pokémons para você usar nas batalhas, caso você não queira participar com os seus próprios pokémons. Sempre que você chegar na última batalha antes de passar para o próximo nível, Leon será o seu oponente, funcionando como um líder da Battle Tower. Depois que você chega no nível Master Ball, Leon vai reaparecer sempre em cada 10 batalhas. Abaixo segue uma lista de possíveis pokémons que Leon pode usar na batalha final de cada nível. Os pokémons que ele usará são escolhidos aleatoriamente, exceto seu Charizard, que sempre estará no time dele e usará o Gigantamax.


Leon pode usar:
Aegislash lv.50
Dragapult lv.50
Haxorus lv.50
Seismitoad lv.50
Mr. Rime lv.50
Rhyperior lv.50
Rillaboom lv.50
Cinderace lv.50
Inteleon lv.50
Gigantamax Charizard lv.50

Assim que você tiver vencido Leon pela primeira vez na Battle Tower, você receberá o Rare League Card do Leon. Você também terá desbloqueado a função "judge" do PC. Essa função permite que você verifique os IVs do seu pokémon.

NOVA DISPUTA NA CHAMPION CUP
Agora que você é campeão, você poderá participar da Champion Cup (a liga de Galar) quantas vezes quiser. Vá para o stadium de Wyndon. Você pode convidar até 10 treinadores para participar com você (dos quais você conseguiu o Rare League Card), ou ir contra qualquer treinador. Você deverá defender o seu título de campeão num torneio de 8 treinadores. Segue abaixo as equipes dos treinadores que você pode convidar:


Milo (Sword)

Shiftry lv.60

Eldegoss lv.60

Bellossom lv.61

Cherrim lv.61

Gigantamax Flapple lv.62

Milo (Shield)

Ludicolo lv.60

Eldegoss lv.60

Bellossom lv.61

Cherrim lv.61

Gigantamax Appletun lv.62

Nessa

Golisopod lv.60

Pelipper lv.60

Quagsire lv.61

Toxapex lv.61

Gigantamax Drednaw lv.62

Kabu

Torkoal lv.60

Ninetales lv.60

Arcanine lv.61

Salazzle lv.61

Gigantamax Centiskorch lv.62

Bea

Hawlucha lv.60

Grapploct lv.60

Sirfetch’d lv.61

Falinks lv.61

Gigantamax Machamp lv.62

Allister

Dusknoir lv.60

Chandelure lv.60

Cursola lv.61

Runerigus lv.61

Gigantamax Gengar lv.62

Bede

Mawile lv.61

Gardevoir lv.61

Galarian Rapidash lv.62

Sylveon lv.62

Gigantamax Hatterene lv.63

Gordie

Barbaracle lv.60

Shuckle lv.60

Stonjourner lv.61

Tyranitar lv.61

Gigantamax Coalossal lv.62

Melony

Frosmoth lv.60

Mr. Rime lv.60

Eiscue lv.61

Galarian Darmanitan lv.61

Gigantamax Lapras lv.62

Marnie

Liepard lv.59

Toxicorak lv.59

Scrafty lv.59

Morpeko lv.60

Gigantamax Grimmsnarl lv.60

Piers

Scrafty lv.60

Malamar lv.60

Skuntank lv.61

Toxtricity lv.61

Obstagoon lv.62

Raihan

Torkoal lv.60

Goodra lv.60

Turtonator lv.61

Flygon lv.61

Gigantamax Duraludon lv.62


Hop usa:
Dubwool lv.69
Snorlax lv.68
inicial lv.70
Gigantamax Corviknight lv.70
Zacian/Zamazenta lv. 70

Se você começou com Grookey


Leon usa:
Aegislash lv.70
Dragapult lv.68
Seismitoad lv.69
Cinderace lv.70
Gigantamax Charizard lv.70

Se você começou com Scorbunny


Leon usa:
Aegislash lv.70
Dragapult lv.68
Mr. Rime lv.69
Inteleon lv.70
Gigantamax Charizard lv.70

Se você começou com Sobble


Leon usa:
Aegislash lv.70
Dragapult lv.68
Rhyperior lv.69
Rillaboom lv.70
Gigantamax Charizard lv.70

A seguir estão as equipes dos demais possíveis treinadores que podem aparecer além dos treinadores que você convidar. Cada um deles é especialista num determinado tipo. Os pokémons deles estão numa faixa de level mais baixo e não fazem Dynamax.


Yue

Greedent lv.56

Cinccino lv.56

Diggersby lv.57

Dubwool lv.57

Snorlax lv.58

Polaire

Ribombee lv.56

Golisopod lv.56

Crustle lv.57

Orbeetle lv.57

Vikavolt lv.58

Kent

Sigilyph lv.56

Unfezant lv.56

Mandibuzz lv.57

Cramorant lv.57

Braviary lv.58

Vega

Pelipper lv.56

Barraskewda lv.56

Seismitoad lv.57

Araquanid lv.57

Gyarados lv.58

Cher

Gigalith lv.56

Stonjourner lv.56

Shuckle lv.57

Sudowoodo lv.57

Barbaracle lv.58

Deneb

Falinks lv.56

Grapploct lv.56

Hawlucha lv.57

Lucario lv.57

Sirfetch’d lv.58

Icla

Toxicroak lv.56

Drapion lv.56

Garbodor lv.57

Galarian Weezing lv.57

Toxapex lv.58

Wei

Polteageist lv.56

Froslass lv.56

Trevenant lv.57

Golurk lv.57

Jellicent lv.58

Izar

Vanilluxe lv.56

Frosmoth lv.56

Beartic lv.57

Mr. Rime lv.57

Mamoswine lv.58

Dunne

Sandaconda lv.56

Dugtrio lv.56

Claydol lv.57

Mudsdale lv.57

Flygon lv.58

Pia

Shiinotic lv.56

Eldegoss lv.56

Ferrothorn lv.57

Vileplume lv.57

Tsareena lv.58

Corvin

Boltund lv.56

Raichu lv.56

Lanturn lv.57

Toxtricity lv.57

Dracozolt lv.58

Terry

Drampa lv.56

Noivern lv.56

Turtonator lv.57

Dracovish lv.57

Haxorus lv.58

Theemin

Perrserker lv.56

Mawile lv.56

Bronzong lv.57

Steelix lv.57

Copperajah lv.58

Phoebus

Torkoal lv.56

Heatmor lv.56

Heat Rotom lv.57

Chandelure lv.57

Arcanine lv.58

ATUALIZAÇÕES DE JOGO
Sword & Shield foram os primeiros jogos da série principal a contar com DLCs (downloadable content), trazendo mais conteúdo para o jogo. A primeira atualização veio em 09/01/2020, na versão 1.1.0 dos jogos. Essa atualização é gratuita. Aqui você terá uma pequena atividade para fazer.

Vá para a estação de trem de Wedgehurst. Você perceberá que acaba de chegar um trem que veio da Isle of Armor. Você conhecerá um novo personagem. Em Sword, será Klara, uma treinadora especialista no tipo veneno. Em Shield, será Avery, um treinador especialista no tipo psíquico. Um Slowpoke de aparência estranha sairá do trem. Trata-se de um Galarian Slowpoke, um novo pokémon adicionado nessa atualização (ele não estava presente no jogo original). Como ele poderá atrapalhar o caminho, será solicitado para que você o capture.


Galarian Slowpoke estará no lv.12, boa sorte para capturá-lo.

Klara/Avery irá elogiar a sua habilidade como treinador e partirá para a Isle of Armor. Para continuar a história, será preciso fazer a atualização do jogo com a Expansion Pass. Este conteúdo é pago.

ISLE OF ARMOR
Se você comprou o Expansion Pass referente ao seu jogo (Sword ou Shield), fez o download da DLC e fez o update do seu jogo para a versão 1.2, você receberá um Armor Pass, que lhe dará acesso ao novo conteúdo do jogo. Vá para a estação de trem de Wedgehurst. Apresente o seu Armor Pass para o funcionário da estação e escolha ir para a Armor Station. Bem-vindo à Isle of Armor! Assim que pisar na ilha, uma pesquisadora virá até você e irá atualizar a sua Pokédex. Nesta ilha encontraremos outros pokémons além dos 400 que já estavam presentes na Galar Dex.



Tem um rapaz aqui que está assustado com a pessoa que será seu guia num dojo desta ilha. O rapaz sairá correndo e você verá Klara/Avery entrar. Ele(a) é o tal guia que o rapaz estava falando e irá guiar você para o Master Dojo, em vez do rapaz. Prepare-se para uma batalha.




Klara usa:
Venipede lv.58
Galarian Slowpoke lv.60

Avery usa:
Abra lv.58
Galarian Slowpoke lv.60

Terminando a batalha, Klara/Avery irá te indicar o local do Master Dojo, seu próximo destino. Na verdade, ele(a) irá pedir para você ignorar esse lugar, pois ficou chocado com a derrota e não queria ninguém mais forte que ele(a) por lá. Ele(a) também dá o Style Card, que permite encontrar mais opções de roupas nas boutiques.


Enfim, você perceberá que está num lugar bastante similar a Wild Area, com um cenário vasto para procurar por pokémons selvagens. Uma coisa que você provavelmente irá notar é um Wailord enorme sobre o mar. Salve antes de interagir com ele. Este é o único Wailord que você verá por aqui e está entre os pokémons mais fortes do jogo.

Wailord estará no lv.80, boa sorte para capturá-lo.

Explore a Isle of Armor o quanto quiser, mas certifique-se de seguir para o Master Dojo, onde a história continua. Quando estiver se aproximando da ponte que leva ao Master Dojo, você perceberá um Alolan Diglett enterrado no chão. O dono dele irá aparecer. Ele dirá que capturou vários Digletts quando foi à Alola, mas agora eles se espalharam pela ilha. Concorde em ajudá-lo a encontrá-los. Serão 150 Digletts ao todo, procure por eles enquanto estiver explorando a ilha. Preste atenção, pois todos estarão enterrados. Por ora, siga para o Master Dojo.

MASTER DOJO – A PRIMEIRA PROVA
Ao chegar, você encontrará Klara/Avery tentando enrolar Honey, a mulher que cuida do dojo, a respeito do novo estudante. Contudo, Honey irá te ver e assumirá que você é o novo estudante, permitindo que você entre no dojo, pro desespero de Klara/Avery.





Honey irá anunciar aos demais estudantes do dojo que você é um novo estudante. Hyde, filho de Honey, virá e lhe dará um Exp. Charm, item que aumenta a experiência ganha pelos pokémons. Em seguida, você conhecerá Mustard, o mestre do dojo. Você será desafiado por ele.





 


Mustard usa:
Mienfoo lv.61
Shinx lv.61

Ganhando dele, você irá obter o Dojo Uniform. Um dos estudantes do dojo irá apontar uma sala que você pode usar para se trocar, bem como curar os seus pokémons. Na sequência, Mustard pedirá para realizar 3 provas. Ao fazê-las, você será recompensado com a "secret armor" do dojo. Klara/Avery ainda não tinha um Dojo Uniform e vai até o Mustard pedir um. No entanto, um trio de Galarian Slowpoke surge e toma o uniforme dele(a). Os três fogem e Mustard revela que a primeira prova será perseguir os três Slowpokes e derrotar cada um deles. Nesse momento, o jogo perguntará se você quer manter o uniforme do dojo ou não. Faça sua escolha.







Se quiser, antes de sair passe na sala ao lado. Hyde irá lhe apresentar o Cram-o-matic, uma espécie de máquina onde você pode colocar alguns itens e receber outro em troca. Ele precisa de alguns watts para funcionar. Experimente, caso queira.



Saia do dojo. Você verá os três Slowpokes fugirem e se separarem. Vá atrás deles. Você verá uma mulher que pode personalizar sua bicicleta para um modelo branco ou preto. Faça isso se quiser. Mais à frente você estará numa área onde os Slowpokes estão correndo feito um foguete. Vá pra cima de cada um deles e derrote-os. Cada vez que você derrotar um, você conseguirá uma peça do uniforme de Klara/Avery. Derrotando os três, volte para o Master Dojo.


MASTER DOJO – A SEGUNDA PROVA
Entregue o uniforme a Klara/Avery. Honey irá chamar um Bulbasaur e um Squirtle e pedirá para que você escolha um dos iniciais. Escolha qual preferir. Este Bulbasaur/Squirtle será capaz de atingir a forma Gigantamax quando evoluir. Mustard então comentará sobre a Max Soup, uma refeição que torna os pokémons capazes de fazer Gigantamax. Para preparar essa refeição, é necessário coletar 3 Max Mushrooms. Esta é sua segunda prova!


Você deverá encontrar esses Max Mushrooms (são um tipo de cogumelo vermelho com espirais). Antes de ir, você conhecerá uma pessoa aqui no dojo que serve como Move Tutor, podendo ensinar alguns golpes especiais para seus pokémons. Honey lhe dará 5 Amorite Ore. Esse item serve para ser entregue ao Move Tutor para que ele te ensine um golpe novo. Faça isso se quiser e depois saia.



Do lado de fora, Mustard irá te indicar o lugar onde você deve encontrar os Max Mushrooms. Você deve seguir para o Warm-Up Tunnel. Logo que encontrar os Max Mushroom, Klara/Avery virá, querendo tomar para si os cogumelos. É hora de mais uma batalha!





Klara usa:
Galarian Slowpoke lv.62
Whirlipede lv.63
Koffing lv.62

Avery usa:
Galarian Slowpoke lv.62
Kadabra lv.63
Woobat lv.62

Klara/Avery, depois de perder, vai deixar você ficar com os Max Mushrooms e irá embora. Honey irá te ligar, dizendo que você foi o primeiro a completar a prova. Retorne ao Master Dojo. Honey irá preparar a Max Soup. Klara/Avery chegará em cima da hora, dizendo também ter conseguido os 3 Max Mushrooms. Então, Honey decide fazer a Max Soup com os Max Mushrooms dele(a), permitindo que você fique com os 3 Max Mushrooms que conseguiu.







Após a refeição, Mustard te chamará para a outra sala. Se quiser, fale com o estudante próximo à panela, ele irá preparar uma Max Soup em troca de 3 Max Mushrooms. Se você tiver algum pokémon que possui forma Gigantamax, você poderá torná-lo capaz de atingir essa forma (a partir desta expansão, Rillaboom, Cinderace e Inteleon possuirão Gigantamax, experimente neles se quiser). Participe de mais Max Raid Battles na Isle of Armor para fazer crescer mais Max Mushrooms pela ilha. A cada 3 Max Raid Battles que você fizer, 1 Max Mushroom irá nascer em algum lugar da ilha. Eles nascem sempre em uma das cavernas, ou na Forest of Focus.




MASTER DOJO – A TERCEIRA PROVA
Siga para a outra sala e fale com o Mustard. Como apenas você e Klara/Avery conseguiram completar a prova, a última prova será dada a vocês dois. Basicamente, vocês terão que se enfrentar numa batalha, quem vencer, completa a prova. No centro do dojo existe uma porta que dá acesso ao campo chamado Battle Court, onde é possível fazer Dynamax durante uma batalha. Vocês se enfrentarão lá!









Klara usa:
Skorupi lv.65
Galarian Weezing lv.66
Whirlipede lv.66
DynamaxGalarian Slowbro lv.67

Avery usa:
Galarian Ponyta lv.65
Swoobat lv.66
Kadabra lv.66
DynamaxGalarian Slowbro lv.67

Vencendo, Klara/Avery entregará o League Card dele(a). De volta ao dojo, fale com Mustard para conseguir o seu prêmio: a secret armor. A secret armor nada mais é que um Kubfu, que estará no lv.10. Além disso, Mustard lhe dará permissão para que o primeiro pokémon de sua equipe te siga fora da pokébola enquanto estiver andando pela Isle of Armor. Caso você não queira ter o seu pokémon te seguindo, basta falar com uma criança vestida de Pikachu no dojo que ela irá alterar essa opção para você.







Mustard pedirá para que você mostre a ilha ao Kubfu, para que aumente a felicidade dele. Antes de sair, você pode falar com a Honey para que ela faça melhorias no dojo, em troca de uma boa quantia de watts. Mais adiante no detonado teremos uma seção com todas as melhorias que ela pode fazer. No momento, o que você precisa saber é que alguns estudantes do dojo estarão espalhados pela ilha esperando nos locais que você deve mostrar ao Kubfu. Com o Kubfu na equipe, saia do dojo e procure pelos estudantes. Olhe em seu mapa para identificar os lugares onde deve encontrá-los. Fale com os estudantes do dojo nesses lugares, Kubfu irá olhar a paisagem e sua felicidade irá aumentar. Você também pode aumentar a felicidade do Kubfu brincando com ele no Pokémon Camp. Conseguindo 3 corações com ele já será de bom tamanho.


TOWERS OF TWO FISTS: TOWER OF DARKNESS E TOWER OF WATER
Após encontrar todos os estudantes e aumentar a felicidade do Kubfu, retorne ao dojo. Mustard verá que Kubfu já é bem amigo de você. Para que Kubfu possa evoluir, ele precisará passar por um treinamento especial. Do lado de fora, Mustard irá lhe apresentar a Tower of Darkness e a Tower of Water. Você deve escolher seguir para uma dessas torres. Elas irão determinar para qual forma do Urshifu seu Kubfu irá evoluir. Se você escolher a Tower of Darkness, ele evoluirá para o Urshifu Single Strike Style, tornando-se do tipo Fighting/Dark. Se você escolher a Tower of Water, ele evoluirá para o Urshifu Rapid Strike Style, tornando-se do tipo Fighting/Water. Dirija-se a torre que preferir.



Antes de continuar, recomendo que eleve o level de seu Kubfu ao menos até o lv.70. O treinamento que Kubfu irá passar na torre é o seguinte: você entrará na torre apenas com Kubfu em sua equipe. Então, você deverá ir subindo a torre, lutando contra os treinadores que guardam cada andar. Cada um deles possui apenas um pokémon, de tipo correspondente ao tipo da torre (Dark ou Water). No último andar estará Mustard, que lutará contra você usando outro Kubfu.



Mustard usa:
Kubfu lv.70

Vencendo-o, você poderá evoluir o seu Kubfu. Basta verificar o banner que está na parede e a evolução acontecerá. Mustard dará o League Card dele e vocês voltarão para o dojo.





O MISTÉRIO DO GIGANTAMAX URSHIFU
Entrando no dojo você irá se deparar com Hop! Mustard contará a vocês que Urshifu possui uma forma Gigantamax, porém ele não gosta de tomar a Max Soup. Entretanto, existe uma coisa que faz com que Urshifu aceite a Max Soup, mas Mustard não lembra o que é. Hop sabe que Urshifu gosta de mel, então irá sugerir para que procure um pokémon parecido com uma flor na floresta, pois ele pode fazer esse mel.




Saia e veja no mapa onde fica a Forest of Focus. Encontre Hop lá. Ele irá mencionar que pokémons como Lilligant e Applin podem ajudar. Aproxime-se de um Petilil aqui perto. Vocês perceberão que ele está triste e perdido. Hop cuidará dele e pedirá para que encontre a mãe do Petilil. Vá andando pela floresta até achar uma Lilligant. Fale com ela e ela passará a te seguir. Leve-a até Hop, ela se reunirá com Petilil e em troca dará um pouco de seu néctar. Hop então dirá para encontrar um Applin.




Dê mais um rolê pela floresta até achá-lo. Quando encontrar, Hop chegará, mas Applin irá rolar até uma árvore de Berries. Sacuda a árvore e Applin irá cair da árvore bem na sua cabeça. Applin irá embora, mas Hop notará que ele deixou cair o néctar na sua cabeça. Só que não é bem de néctar que vocês precisam, mas sim do mel. Hop irá mencionar que uma Vespiquen pode ter o mel que precisam.




Você deve seguir até a Honeycalm Island, uma ilha hexagonal, próxima a Tower of Water. Acompanhe pelo mapa caso se sinta perdido. Fale com Hop na ilha. Ele irá pedir para checar a árvore ao lado. Faça isso e uma Max Raid Battle contra uma Vespiquen irá começar.

Dynamax Vespiquen lv.70

Após derrotá-la, você irá obter um Max Honey. Com ele você poderá fazer uma Max Soup que o Urshifu gosta. Retorne ao dojo.


Mustard se impressionará por ter descoberto o Max Honey e te desafiará para uma batalha final no Battle Court. Se você tiver ao menos 3 Max Mushrooms, já poderá fazer uma Max Soup para liberar a Gigantamax do Urshifu. Quando estiver pronto, prossiga para o Battle Court. Mustard usará o Urshifu oposto ao seu durante a batalha.






Mustard usa:
Mienshao lv.73
Luxray lv.73
Corviknight lv.74
Kommo-o lv.75
Lycanroc lv.75
Gigantamax Urshifu lv.75

Derrote-o e Mustard lhe dará o Rare League Card dele. Todos virão lhe parabenizar pela vitória e seu treinamento no dojo estará encerrado. De agora em diante será possível enfrentar Mustard uma vez por dia, ele estará usando os mesmos pokémons que usou na última batalha. Antes de ir embora, fale com Hyde e consiga de presente um Porygon lv.10. Você pode continuar explorando a Isle of Armor à vontade agora.



A REVANCHE CONTRA KLARA/AVERY
Quando puder, passe pelo Potbottom Desert. Você irá se deparar com Klara/Avery novamente, que lhe dará o Rare League Card dele(a). A partir de agora, será possível batalhar com ele(a) uma vez por dia. Basta procurá-lo(a) no Master Dojo.



Klara usa:
Drapion lv.65
Galarian Weezing lv.66
Scolipede lv.66
DynamaxGalarian Slowbro lv.67

Avery usa:
Galarian Rapidash lv.65
Swoobat lv.66
Alakazam lv.66
DynamaxGalarian Slowbro lv.67

A CAÇA DOS ALOLAN DIGLETTS
Se lembra daquele Alolan Diglett que encontrou da primeira vez que entrou no dojo? Talvez você já tenha encontrado alguns, mas são 150 ao todo. Fale com o dono deles que fica na ponte perto do dojo. Ele lhe dará alguns pokémons conforme você for encontrando os Digletts. A placa próximo a ele informa quantos Digletts ainda faltam e onde pode encontrá-los.

– Após encontrar 5 Digletts, ele te dará um Alolan Meowth lv.5.
– Com 10 Digletts ele dará um Slowpoke comum lv.10.
– Com 20 Digletts ele dará um Alolan Vulpix lv.5.
– Com 30 Digletts ele dará um Alolan Sandshrew lv.5.
– Com 40 Digletts ele dará um Alolan Raichu lv.30.
– Com 50 Digletts ele dará um Alolan Marowak lv.30.
– Com 75 Digletts ele dará um Alolan Exeggutor lv. 30.
– Com 100 Digletts ele dará um inicial de Alola lv. 5, correspondente ao seu inicial (se você começou com Grookey, será Rowlet; se começou com Scorbunny, será Litten; se começou com Sobble, será Popplio).
– Por fim, se você achou os 150 Digletts, ele dará um Alolan Diglett lv.20.

HONEY E AS MELHORIAS NO DOJO
Logo quando você recebe o seu Kubfu, Honey fica disponível para fazer melhorias no dojo em troca de watts. Conforme você vai cedendo mais watts à Honey, mais melhorias ela vai fazendo. Em alguns casos, você recebe um prêmio especial.
– Com os primeiros 5.000 watts você consegue liberar a função de cabeleireiro, que pode ser acessada na mesma porta que você usa para curar seus pokémons e trocar de roupa.
– Atingindo 10.000 watts, Honey consegue instalar um Rotomi no dojo, porém ele não estará funcional.
– Atingindo 20.000 watts, o Rotomi se tornará funcional.
– Atingindo 30.000 watts, Honey irá instalar uma máquina de bebidas, com Fresh Water disponível.
– Atingindo 40.000 watts, Soda Pop ficará disponível na máquina de bebidas.
– Atingindo 50.000 watts, Lemonade ficará disponível na máquina de bebidas.
– Atingindo 100.000 watts, você poderá adquirir os seguintes ingredientes pela geladeira: Fruit Bunch, Moomoo Cheese, Large Leek e Sausages.
– Atingindo 200.000 watts, uma segunda máquina de bebidas será instalada, porém nessa será possível comprar Protein e Iron.
– Atingindo 300.000 watts, Calcium e Zinc ficarão disponíveis nesta segunda máquina.
– Atingindo 400.000 watts, HP Up e Carbos ficarão disponíveis nesta segunda máquina.
– Atingindo 500.000 watts, você recebe um novo Legue Card Background.
– Atingindo 800.000 watts, você recebe o League Card de Honey.
– Atingindo 1.000.000 watts, você poderá batalhar com Honey no Battle Court (pokémons que ela usa na batalha logo abaixo).
– Atingindo 3.280.000 watts, você recebe o Rare League Card de Honey.














Quando você atingir 1.000.000 watts, você poderá falar com Honey e pedir por uma batalha. Na primeira batalha que vocês fizerem, um sujeito familiar irá dar as caras. Sabe aquele rapaz assustado que fugiu de medo de Klara/Avery logo quando você chegou na Isle of Armor? Você acabou sendo recrutado para o Master Dojo no lugar dele. Pois bem, ele está aqui agora dizendo que treinou no Wile Dojo e fará desfeita do Master Dojo. Honey dará uma lição nele e ele fugirá com o rabo entre as pernas.



Honey irá batalhar com você. Lembra-se quando Honey lhe ofereceu Bulbasaur ou Squirtle para escolher? Pois bem, o inicial que você não escolheu estará no time dela, evoluído e com a forma Gigantamax.


Honey usa:
Blissey lv.60
Galarian Darmanitan lv. 58
Gallade lv.59
Salazzle lv.58
Togekiss lv.60
Gigantamax Venusaur/Blastoise lv.60

A partir de agora, você poderá batalhar com Honey uma vez por dia. Das próximas vezes que batalhar com Honey, ela estará com a equipe um pouco mais forte:


Honey usa:
Blissey lv.75
Galarian Darmanitan lv. 73
Gallade lv.74
Salazzle lv.73
Togekiss lv.75
Gigantamax Venusaur/Blastoise lv.75

BATTLE COURT: O TREINO RESTRITO DO MASTER DOJO
No Master Dojo, fale com o estudante que guarda a entrada do Battle Court. Existe uma funcionalidade similar a Battle Tower aqui, onde você faz batalhas consecutivas em troca de BPs. O desafio é chamado de Restricted Sparring. Você deve selecionar um tipo de pokémon e entrar com 3 pokémons que sejam desse tipo. Você deve fazer 5 batalhas consecutivas para completar o desafio. Os danos que os seus pokémons tomarem durante uma batalha permanecerão na batalha seguinte. Ao fim de cada batalha, será perguntado se você quer continuar, curar seus pokémons ou desistir do desafio. Você só poderá escolher a opção de se curar duas vezes em meio as 5 batalhas, portanto, escolha sabiamente o momento certo de se curar. As batalhas vão ficando mais difíceis conforme vai avançando (com treinadores usando pokémons com vantagem ao tipo que você escolheu). As demais regras da Battle Tower valem aqui: pokémons são colocados no lv.50, é possível fazer Dynamax, pokémons repetidos e itens repetidos são proibidos. Se você conseguir vencer o desafio em todos os 18 tipos, você será premiado com uma roupa parecida com a de Mustard.

CROWN TUNDRA
Se você comprou o Expansion Pass referente ao seu jogo (Sword ou Shield), fez o download da DLC e fez o update do seu jogo para a versão 1.3, você receberá um Crown Pass, que lhe dará acesso a uma nova área ao sul do mapa. Vá para a estação de trem de Wedgehurst. Apresente o seu Crown Pass para o funcionário da estação e escolha ir para a Crown Tundra Station. Bem-vindo à Crown Tundra! Assim que sair do trem, uma pesquisadora virá até você e irá atualizar a sua Pokédex. Nesta nova área encontraremos mais alguns pokémons que não estavam presentes em Galar ou na Isle of Armor.



Saindo da estação, você avistará uma garota discutindo com o seu pai. Ela é Peonia e o pai dela é Peony. Peonia quer partir numa Dynamax Adventure sem que seu pai a persiga e pede sua ajuda. Prepare-se para enfrentar Peony.




Peony usa:
Copperajah lv.70
Aggron lv.70

Assim que o derrotar, Peony perceberá que Peonia fugiu. Ela foi até uma caverna chamada Max Lair e Peony decide ir atrás dela. Explore os arredores e então dirija-se para a caverna. Você verá Peony entrar lá assim que estiver chegando perto.



DYNAMAX ADVENTURES
Numa Dynamax Adventure você forma um time com outros três treinadores e exploram as profundezas da caverna, em busca de um pokémon lendário. Você não usa um pokémon seu, mas pega emprestado um pokémon aleatório para usar. Você pode escolher entre três pokémons, mas escolha rápido, pois há um limite de tempo para escolher. Cada treinador terá um pokémon. Vocês irão percorrer por caminhos com várias bifurcações. Vocês farão Max Raid Battles ao longo do caminho, tendo que enfrentar 4 pokémons ao todo. Se o seu time tiver 4 pokémons derrotados ao longo das 4 batalhas, você perde. Cada vez que você derrotar um pokémon, você terá a opção de manter o pokémon que você escolheu ou trocá-lo pelo pokémon que você acaba de vencer. No fim do percurso estará um pokémon lendário. Derrote-o numa Max Raid Batte e você poderá capturá-lo. No fim, você poderá escolher apenas um pokémon para ficar com você. Provavelmente você escolherá o lendário que capturou, ou então algum shiny que capturou no meio do percurso. Você receberá algumas Dynite Ores, um item que serve como moeda de troca em Crown Tundra. Uma pessoa na entrada da Max Lair vende algumas coisas em troca de Dynite Ores.

Você verá Peony conversando com uma pesquisadora. Fale com ela. Peony irá correr para as profundezas da Max Lair. Fale com a pesquisadora e entre numa Dynamax Adventure. Ao longo do caminho, procure obter pokémons com golpes elétricos e de planta e evite pokémons que tenham fraqueza a água. Sugiro isso porque o primeiro lendário que você irá enfrentar é Suicune.




Após a batalha, encontre Peonia. Ela comentará que Peony já foi um líder de ginásio e agora quer se aventurar procurando lendários. Ela, porém, não quer sair caçando lendários, pois prefere as Dynamax Adventures. Ela pedirá para que você acompanhe o pai dela nessa jornada e então irá embora.





Na sequência, você verá Peony, completamente derrotado na entrada da Max Lair. Ele entenderá que Peonia quer seguir o caminho dela e aceitará que você o acompanhe na aventura de busca aos lendários. Receba o League Card de Peony. Saia e vá para o lugar onde Peony irá.




OS LENDÁRIOS DA CROWN TUNDRA
Você irá se deparar com o prefeito de Freezington, que falará sobre o rei da colheita abundante. Ele mostrará uma estátua com um pokémon montado em seu cavalo. Decore esse lugar. Seu pokémon poderá te seguir fora da pokébola na Crown Tundra a partir de agora. Caso você não queira ter o seu pokémon te seguindo, basta falar com uma criança vestida de Eevee numa cabana do vilarejo que ela irá alterar essa opção para você. Peony te chamará para entrar numa cabana que tem uma bandeira hasteada. Este é o local base de nossa aventura.


Receba de Peony o Expedition Uniform. Peony também dará algumas Legendary Clues, umas anotações com pistas sobre os lendários de Crown Tundra. Você receberá 3 delas e elas servirão de guia para as missões que você terá que completar nessa parte do jogo. Nesse momento, o jogo perguntará se você quer manter o uniforme de expedição ou não. Faça sua escolha. Peony também dará uma Master Ball.









Você verá uma porta aqui dentro da cabana. Assim como no Master Dojo, você pode usar essa porta para se trocar e curar os seus pokémons. Saia da cabana. Você avistará os lugares onde alguns dos lendários de Crown Tundra são encontrados. Antes de começarmos a realizar as missões das Legendary Clues, vamos desbloquear uma coisa.



EM BUSCA DAS PEGADAS – COBALION, TERRAKION, VIRIZION E KELDEO
Vá um pouco para a esquerda, num local chamado Frostpoint Field. Você verá algumas pegadas assim que entrar. Sonia aparecerá e comentará que um trio de lendários pode aparecer na Crown Tundra. Examine as pegadas. Sempre que você encontrar pegadas em seu caminho, vá verificá-las. Você estará "coletando dados" sobre esses lendários. Sonia ficará numa cabana do vilarejo. Quando sua coleta estiver completa, fale com Sonia e ela poderá rastrear a localização dos lendários responsáveis pelas pegadas. As pegadas pertencem a Cobalion, Terrakion e Virizion e estão espalhas por toda a Crown Tundra. Vá colhendo as pegadas conforme você for avançando no mapa.






São 150 pegadas ao todo, divididas em 3 tipos. As Iron Will Footprints são as pegadas de Cobalion. As Cavern Footprints são as pegadas de Terrakion. As Grassland Footprints são as pegadas de Virizion. Cada pegada fornece 2% dos dados de um dos tipos de pegadas, logo, serão 50 pegadas de Cobalion, 50 de Terrakion e 50 de Virizion. Diferente dos Alolan Digletts que você encontrava em lugares fixos, a localização das 150 pegadas vai mudando de lugar. Sendo assim, mesmo que alguma pegada passe despercebido por você, ela poderá reaparecer em um outro lugar mais perceptível e você acabará encontrando todas mais cedo ou mais tarde. Não se preocupe em descobrir os locais exatos, apenas continue procurando.

As pegadas de Cobalion são encontradas nos seguintes lugares: Frigid Sea, Roaring-Sea Caves e Three-Point Pass. Quando a sua coleta das Iron Will Footprints estiver completa, vá falar com Sonia. Ela dirá que Cobalion poderá ser encontrado no Frigid Sea.

Cobalion estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo.


As pegadas de Terrakion são encontradas nos seguintes lugares: Lakeside Cave, Ballimere Lake e Dyna Tree Hill. Quando a sua coleta das Cavern Footprints estiver completa, vá falar com Sonia. Ela dirá que Terrakion poderá ser encontrado na Lakeside Cave.

Terrakion estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo.


As pegadas de Virizion são encontradas nos seguintes lugares: Frostpoint Field, Giant’s Bed e Old Cemetery. Quando a sua coleta das Grassland Footprints estiver completa, vá falar com Sonia. Ela dirá que Virizion poderá ser encontrado na Giant’s Bed.

Virizion estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo.


Após ter capturado Cobalion, Terrakion e Virizion, vá falar com Sonia mais uma vez. Você receberá algumas Exp. Candies por ter conseguido capturar os três lendários.



Depois de falar com a Sonia, coloque os três lendários na sua equipe e vá para o Ballimere Lake. Use surf e chegará a uma ilha onde você encontrará uma panela em baixo de uma árvore, ao lado da pegada de Keldeo. Abra o pokémon camp e prepare um curry qualquer. Após isso, saia do Pokémon Camp e verá que um Keldeo apareceu nesta ilha que você está.

Keldeo estará no lv.65, boa sorte para capturá-lo.

Aproveitando que você está no Ballimere Lake, existe uma lápide em frente a uma árvore nesta área. Verifique essa lápide. Feito isso, fale com 32 pessoas que aparecem pelo cenário do jogo quando você está jogando online. Retorne para a lápide e então você encontrará um Spiritomb. Saia e entre novamente no Ballimere Lake caso ele ainda não tenha aparecido.

Spiritomb estará no lv.72, boa sorte para capturá-lo.

Se quiser, depois de capturar o Keldeo, fale com a Sonia no laboratório de Wedgehurst e informe a ela sobre o 4º lendário.

A ordem das missões a seguir é completamente opcional. Você pode pular para o lendário que quer obter primeiro ou ir participando das Dynamax Adventures da Max Lair para encontrar os demais lendários. Se quiser, faça tudo ao mesmo tempo. Faça como preferir.

LEGENDARY CLUE 1 – CALYREX E A BUSCA DO CORCEL
Entre na cabana do Peony em Freezington. Você notará um objeto estranho sobre a mesa da cabana. Peony dirá que é um travesseiro que encontrou por aí. Pegue-o para você, é a Wooden Crown, uma coroa relacionada ao lendário principal da Crown Tundra.


Saia da cabana. Vá até aquela estátua do cavalo e coloque a Wooden Crown lá. Você avistará Calyrex, o lendário de Crown Tundra. Vá atrás dele e o desafie numa batalha. Não se preocupe em capturá-lo, pois não será possível.




Calyrex estará no lv.???

Quando vencer, Peony aparecerá. Calyrex irá usar seus poderes psíquicos e controlará Peony para se comunicar com você. Ele pedirá para que você fale com as pessoas de Freezington sobre ele. Faça isso e fale com as pessoas do lugar.








Você verá que todos no vilarejo acreditam que Calyrex é um conto de fadas. Fale com Calyrex de novo. Ele precisa encontrar o corcel dele (o pokémon cavalo daquela estátua). Calyrex dirá para que você peça informação ao prefeito do vilarejo e libertará Peony e irá embora.





Seu próximo destino é um local chamado Giant’s Bed. Existe uma saída próximo a duas velhinhas. Desça um pouco por ali e siga pela esquerda. Você encontrará o prefeito num local com paredes destruídas. Pergunte a ele sobre o corcel e ele chamará para que o encontre novamente em Freezington. Volte para lá e encontre a cabana dele.


Lá, o prefeito irá pedir para que veja nos livros dele mais informações sobre o corcel de Calyrex. Examine a estante de livros e leia os livros que estão lá. Saia de casa e você verá Calyrex de novo. Coincidentemente, Peony chegará e mais uma vez Calyrex irá usá-lo para se comunicar com você. Ele perguntará sobre algo que o corcel gosta. Responda "Carrots". Calyrex perceberá que precisa dessas cenouras (carrots) para atrair o corcel. Ele então pedirá para que encontre alguém no vilarejo que possua as sementes para plantar essas cenouras.






Existe um velho no vilarejo que te dá as sementes em troca de 8 Dynate Ores. Você consegue esse item fazendo batalhas na Dynamax Adventures. Quando tiver as 8 Dynate Ores, fale com o velho e troque-as pelas sementes (Carrot Seeds). Fale novamente com Calyrex. Existem dois lugares onde as sementes podem ser plantadas: no Snowslide Slope e no Old Cemetery. Olhe no mapa e escolha um desses lugares para plantar as sementes. Atenção: o local que você escolher irá determinar a forma do Calyrex que você poderá capturar depois. Se você plantar as sementes no Snowslide Slope, você encontrará o Calyrex Ice Rider (fundido com Glastrier). Se você plantar no Old Cemetery, você encontrará o Calyrex Shadow Rider (fundido com Spectrier). Antes de partir, você verá uma senhora cantar a canção do corcel e suas cenouras.






DOMANDO O CORCEL – GLASTRIER, SPECTRIER E O CAVALEIRO CALYREX
Vá para o local que você preferir e plante as sementes. Calyrex surgirá (novamente controlando Peony) e usará seus poderes para fazer a planta crescer. Se você plantar no Snowslide Slope, você conseguirá a Iceroot Carrot. Se você plantar no Old Cemetery, você conseguirá a Shaderoot Carrot. Colha a cenoura e logo irá avistar o corcel galopando pelo lugar. No Snowslide Slope será Glastrier, no Old Cemetery será Spectrier. O corcel foi em direção ao vilarejo.


















Retorne para Freezington e faça uma batalha com o corcel. Também não será possível capturá-lo agora, apenas vença.

Glastrier/Spectrier estará no lv.75



O corcel fugirá após a batalha e deixará cair uma mecha da crina (White Mane Hair se for Glastrier, Black Mane Hair se for Spectrier). Pegue-a para você. O prefeito irá agradecer por ter salvo o vilarejo do corcel indomável. Vá falar com Calyrex e receba dele a Radiant Petal. Com esta pétala de Calyrex e a mecha da crina do corcel será possível criar a Reins of Unity.








Vá para a cabana do prefeito e entregue os itens. Peony chegará e ajudará a fazer uma Reins of Unity para você.



Ao sair, Calyrex irá revelar que o corcel foi para a Crown Shrine. Ele mostrará onde fica o lugar. Prepare suas melhores pokébolas e siga para lá. Chegando lá, encontre Calyrex mais uma vez. Entregue a Reins of Unity a ele. Em seguida, você deverá colocar a cenoura na cesta que Calyrex indicar. O corcel virá, Calyrex irá domá-lo e se fundir a ele. Você poderá enfrentá-lo agora.























Calyrex estará no lv.80, boa sorte para capturá-lo!

Se você quiser separar Calyrex do corcel, use o item Reins of Unity e tenha um espaço vago em seu time. Retorne ao vilarejo e avise Peony que você completou sua primeira aventura.

Agora que você completou essa aventura, procure uma casa no vilarejo com um Cosmog. Fale com a senhora e você receberá o Cosmog de presente.

Cosmog estará no lv.5

LEGENDARY CLUE 2 – OS TEMPLOS DOS TITÃS – REGIROCK, REGICE E REGISTEEL
Existem alguns templos em Crown Tundra onde os lendários Regis habitam. Você deverá localizá-los e cumprir os requisitos para enfrentar os Regis. Você pode escolher qual templo quer enfrentar na ordem que quiser. Quando chegar no primeiro templo, você receberá uma ligação de Peony, dando início à missão.



Na Giant’s Bed (num local mais próximo a Dynda Tree Hill) você encontrará a Rock Peak Ruins. Este é o templo de Regirock. Para acessá-lo, o primeiro pokémon da sua equipe deve estar segurando o item Everstone. Ao entrar, pise em todos os círculos para acendê-los. Salve o jogo. Fale com a estátua e Regirock irá atacar.

Registeel estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!


No Snowslide Slope você encontrará a Iceberg Ruins. Este é o templo de Regice. Para acessá-lo, o primeiro pokémon da sua equipe deve ser um Cryogonal (é possível achar um aqui por perto caso ainda não tenha capturado). Ao entrar, pise em todos os círculos para acendê-los. Salve o jogo. Fale com a estátua e Regice irá atacar.

Registeel estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!


Na Giant’s Bed (num local mais próximo a Freezington) você encontrará a Iron Ruins. Este é o templo de Registeel. Para acessá-lo, você deve assobiar (apertando o botão do joystick esquerdo). Ao entrar, pise em todos os círculos para acendê-los. Salve o jogo. Fale com a estátua e Registeel irá atacar.

Registeel estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!


O ÚLTIMO TEMPLO – REGIELEKI, REGIDRAGO E A BATALHA COM REGIGIGAS
No Three-Point Pass você encontrará a Split-DecisiRuins. Este é o templo de Regieleki e Regidrago. Para acessá-lo, você deve estar com Regirock, Regice e Registeel na sua equipe. Atenção agora: você só poderá obter um dos dois novos Regis. Observe os círculos no chão. Você deve pisar apenas naqueles que correspondem às marcas de Regieleki (se você quiser o Regieleki), ou apenas naqueles que correspondem às marcas de Regidrago (se você quiser o Regidrago). Feito isso, salve o jogo. Fale com a estátua e Regi correspondente aos círculos que você pisou irá atacar.

Regieleki estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!

Regidrago estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!

Retorne ao vilarejo e avise Peony que você completou a missão dos Regis.




Para encontrar Regigigas, você precisará também do Regi que você não escolheu. Quando você tiver Regirock, Regice, Registeel, Regieleki e Regidrago no mesmo jogo, coloque os 5 Regis na sua equipe. Recomendo que coloque também o seu melhor pokémon com golpe lutador em primeiro lugar na equipe. Feito isso, na Giant’s Bed, procure por um poço inativo de Max Raid Battle. Existe um onde não é possível jogar uma Wishing Piece, ele está cercado por 4 pedras. Contudo, se você estiver com os 5 Regis na equipe, ao verificar esse poço uma Max Raid Battle com Regigigas irá começar. Ele estará no level 100, o que faz dele o lendário de level mais alto a ser capturado em todos os jogos de Pokémon até então. E você terá que enfrentá-lo em sua forma Dynamax!

Dynamax Regigigas estará no lv.100, boa sorte para capturá-lo!

LEGENDARY CLUE 3 – AS AVES GALARIAN – ARTICUNO, ZAPDOS E MOLTRES
Ao sul de Crown Tundra existe uma área chamada Dyna Tree Hill. É um local com uma árvore bem grande. Chegando nesse lugar, você ficará cara a cara com as formas Galarian de Articuno, Zapdos e Moltres. As três aves farão um rápido embate entre elas e, assim que notarem a sua presença, irão se dispersar. Você receberá uma ligação de Peony, que dirá que as aves foram vistas nos 3 locais de mundo aberto do jogo: a Wild Area, a Isle of Armor e a Crown Tundra. Você deverá persegui-las nessas áreas para conseguir batalhar com elas.











Antes de prosseguir, interaja com a árvore gigante Dyna Tree. Você terá que sacudir algumas vezes até um pokémon atacar. Uma Max Raid Battle contra um Greedent irá começar.

Dynamax Greedent lv.90

Este é um dos pokémons de level mais alto do jogo, traga um pokémon forte para enfrentá-lo. Você não poderá capturá-lo. Derrote-o e você vai conseguir 82 berries como prêmio!

Você poderá achar o Galarian Articuno aqui mesmo na Crown Tundra. Quando você encontrá-lo, salve o jogo. Ao se aproximar do Articuno, ele fará "clones miragem" dele mesmo. Você verá três Articunos, o verdadeiro irá levantar a asa. Os três vão ficar girando no mesmo lugar. Se você encostar no Articuno verdadeiro, a batalha irá começar. Se você errar, o Articuno verdadeiro irá voar para outro lugar e você terá que encontrá-lo de novo. Você pode voltar do ponto salvo e tentar de novo para não ter que ficar indo para lá e para cá. Recomendo evitar ter que batalhar com ele onde cai granizo, pois o granizo poderá acabar derrotando o Articuno acidentalmente, dificultando a captura (lembre-se que este Articuno não é do tipo gelo, logo recebe dano de granizo).

Galarian Articuno estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!

Na Wild Area, você encontrará o Galarian Zapdos. Voe para o Meetup Spot na Wild Area. Entre na Wild Area e você logo o avistará. Quando você se aproximar, ele começará a correr. Monte na sua bike e corra atrás dele. Sugiro usar alguns Max Repels para evitar encontros com selvagens acidentais enquanto estiver correndo. Procure ir cortando caminho enquanto ele estiver dando voltas. Se ainda assim não conseguir alcançá-lo, continue correndo, pois uma hora o Zapdos se cansa de correr e será mais fácil pegá-lo. Evite encurralá-lo em áreas com granizo ou tempestade de areia para evitar uma derrota acidental. Assim que conseguir pegá-lo, a batalha começará.

Galarian Zapdos estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!

Por fim, na Isle of Armor, o Galarian Moltres estará voando em círculos. Ele se move mais rápido que você e pode sobrevoar o relevo do cenário. Dependendo do lugar que você estiver, você poderá ficar incapacitado de seguir o caminho de Moltres, perdendo ele de vista. Tente memorizar o trajeto que ele percorre. Preveja onde ele vai passar e vá para lá antes que ele chegue, assim você conseguirá pegá-lo. Se você perder ele de vista, experimente voar para o dojo, ele aparece logo quando você pousa, sendo um bom lugar para apanhá-lo.

Galarian Moltres estará no lv.70, boa sorte para capturá-lo!


A ÚLTIMA MISSÃO – ULTRA BEASTS A SOLTA!
Retorne ao vilarejo e avise Peony que você capturou cada uma das três aves lendárias. Se você tiver completado todas as missões, Peony lhe dará o Rare League Card dele. Peonia entrará aqui dizendo que está um pouco cheia das Dynamax Adventures e que está disposta a encarar uma das missões de lendários do pai dela. As missões acabaram, mas Peony se anima por finalmente sua filha querer participar de uma aventura. Ele até entrega um uniforme dourado para Peonia, mas ela rejeita na hora e entrega o Gold Expedition Uniform a você. Peonia detesta ser a queridinha do papai e logo sai correndo de volta para as Dynamax Adventures. Peony fica arrasado e decide ir atrás de Peonia.



Assim que Peony sair, você notará um brilho no chão. Você verá que é mais uma Legendary Clue. Você verá uma mensagem com palavras incompletas relacionada com as ultra beasts. Você deverá ir até o Max Lair e falar com Peony lá. Peony não irá reconhecer essa missão, não foi ele quem a escreveu. Você notará alguns treinadores fugindo de dentro da caverna das Dynamax Adventures. Um Ultra Wormhole se abriu e algumas criaturas estranhas começaram a aparecer nas Dynamax Adventures. Peony dará início à missão das ultra beasts.



A partir de agora, além de lendários, também será possível aparecer ultra beasts no fim das Dynamax Adventures. Veja abaixo todos os lendários e ultra beasts disponíveis:

Em ambas as versões:

Apenas em Sword:

Apenas em Shield:

Obs.: Se você joga online, você pode entrar numa Dynamax Adventure com jogadores que tenham a versão oposta a sua. Se essa pessoa for "a líder" dessa rodada, existem chances de você acabar encontrando os lendários da versão oposta no seu próprio jogo.

GALARIAN STAR TOURNAMENT
Logo após Peony dar início à missão das ultra beasts, assim que você sair da Max Lair você receberá uma ligação de Leon. Ele te chamará para encontrá-lo no Wyndon Stadium. Siga para lá. Leon pedirá para que entre no campo, onde estarão os seus rivais, bem como os líderes de ginásio. Hop e Klara/Avery virão falar com você. Klara/Avery agora é um(a) líder de ginásio. Leon irá declarar que as competições do Galarian Star Torunament estão abertas! Leon convocou os melhores treinadores de Galar para competir num torneio de duplas.






Para a sua primeira participação nesse torneio, você terá que escolher alguém para ser o seu parceiro. No momento, você só conseguirá escolher Hop ou Marnie. Escolha quem preferir e entre na competição. Basta falar com o recepcionista. A primeira dupla que vocês enfrentarão será Milo e Nessa. Vencendo, vocês enfrentarão Bea e Gordie (em Sword) ou Allister e Melony (em Shield). Por último, seus adversários serão Raihan e Leon (caso seu parceiro seja Hop) ou Raihan e Piers (caso sua parceira seja Marnie). Os pokémons que todos eles usarão nas batalhas estão na tabela abaixo.


Depois de vencer a sua primeira participação do Galarian Star Tournament, você receberá um Sport Uniform e $ 1.000.000. De agora em diante, você poderá participar do Galarian Star Tournament e lutar contra qualquer um dos treinadores abaixo. Ah, e claro, poderá escolher um deles para ser o seu parceiro durante o torneio.


Hop

Dubwool lv.69

Zacian/Zamazenta lv.70

Gigantamax
Rillaboom/Cinderace/Inteleon lv.70

Milo (Sword)

Shiftry lv.72

Cherrim lv.73

Gigantamax Flapple lv.74

Milo (Shield)

Ludicolo lv.72

Cherrim lv.73

Gigantamax Appletun lv.74

Nessa

Golisopod lv.72

Toxapex lv.73

Gigantamax Drednaw lv.74

Kabu

Torkoal lv.72

Arcanine lv.73

Gigantamax Centiskorch lv.74

Bea

Hawlucha lv.72

Falinks lv.73

Gigantamax Machamp lv.74

Allister

Dusknoir lv.72

Cursola lv.73

Gigantamax Gengar lv.74

Bede

Mawile lv.72

Galarian Rapidash lv.73

Gigantamax Hatterene lv.74

Opal

Galarian Weezing lv.68

Togekiss lv.69

Gigantamax Alcremie lv.70

Gordie

Shuckle lv.72

Tyranitar lv.73

Gigantamax Coalossal lv.74

Melony

Mr. Rime lv.72

Galarian Darmanitan lv.73

Gigantamax Lapras lv.74

Marnie

Morpeko lv.73

Scrafty lv.72

Gigantamax Grimmsnarl lv.74

Piers

Skuntank lv.73

Toxtricity lv.73

Obstagoon lv.74

Raihan

Flygon lv.75

Goodra lv.74

Gigantamax Duraludon lv.76

Leon

Aegislash lv.80

Dragapult lv.78

Gigantamax Charizard lv.80

Klara

Galarian Slowking lv.68

Scolipede lv.69

DynamaxGalarian Slowbro lv.70

Avery

Galarian Slowbro lv.68

Alakazam lv.69

DynamaxGalarian Slowking lv.70

Mustard

Mienshao lv.80

Kommo-o lv.80

Gigantamax Urshifu lv.80

Peony

Perrserker lv.74

Aggron lv.74

Gigantamax Copperajah lv.74

Quando você completar 15 batalhas no Galarian Star Tournament, Sorward e Shielbert irão aparecer. A partir de agora, eles também poderão participar do torneio.


Sordward

Sirfetch’d lv.65

Golisopod lv.65

Bisharp lv.65

Shielbert

Sirfetch’d lv.65

Bronzong lv.65

Klinklang lv.65

ÚLTIMO ENCONTRO COM OLEANA
Se você falar com Peonia no Max Lair, ela irá mencionar que uma mulher de cabelo comprido anda aparecendo perto de um túmulo em Crown Tundra. Vá para o Old Cemetery durante a noite. Você encontrará a mulher que Peonia estava falando. Trata-se de Oleana. Ela dirá que o Rose está desaparecido e que ouviu rumores de que ele estaria por aqui. Peony dará as caras. Oleana irá confundi-lo com Rose, mas logo percebe que Peony é na verdade o irmão de Rose. Oleana então irá embora. Esse evento não tem mais nada de especial.


CONCLUINDO A MISSÃO DAS ULTRA BEASTS
Ainda temos essa missão em andamento. Em alguma de suas Dynamax Adventures você irá encontrar Necrozma. Quando você conseguir capturar Necrozma, mostre-o para Peony na Max Lair e ele dará essa missão como encerrada. A pesquisadora virá até você e revelará que esta última Legendary Clue na verdade eram as anotações dela e não de Peony. Você será presenteado com uma Beast Ball e um Ability Patch.


Siga fazendo suas Dynamax Adventures até conseguir todos os lendários e ultra beasts. Quando você tiver conseguido capturar 5 ultra beasts, um Poipole irá aparecer na entrada do Max Lair. Você poderá ficar com ele.

Poipole estará no lv.20

BATALHA FINAL CONTRA PEONY
Depois que você completou as três missões principais (de Calyrex, dos Regis e das aves Galarian), Peony ficará na Max Lair e estará disponível para batalhar com você uma vez por dia.


Peony usa:
Perrserker lv.74
Scizor lv.74
Bronzong lv.74
Aggron lv.74
Copperajah lv.74

BATALHA FINAL CONTRA MARNIE
Após vencer o Galarian Star Tournament, da próxima vez que você for batalhar contra Marnie em Spikemuth, ela estará usando um time mais poderoso. Você poderá desafiá-la uma vez por dia.


Marnie usa:
Liepard lv.73
Toxicroak lv.72
Scrafty lv.72
Morpeko lv.73
Grimmsnarl lv.74

BATALHA FINAL CONTRA KLARA/AVERY
Após vencer o Galarian Star Tournament, da próxima vez que você for batalhar contra Klara/Avery no Master Dojo, ele(a) estará usando um time mais poderoso. Você poderá desafiá-lo(a) uma vez por dia.


Klara usa:
Galarian Slowking lv.68
Galarian Weezing lv.68
Drapion lv.68
Scolipede lv.69
DynamaxGalarian Slowbro lv.70

Avery usa:
Galarian Slowbro lv.68
Swoobat lv.68
Galarian Rapidash lv.68
Alakazam lv.69
DynamaxGalarian Slowking lv.70

BATALHA FINAL CONTRA MUSTARD
Após vencer o Galarian Star Tournament, da próxima vez que você for batalhar contra Mustard no Master Dojo, ele estará usando um time mais poderoso. Você poderá desafiá-lo uma vez por dia.


Mustard usa:
Mienshao lv.78
Luxray lv.78
Corviknight lv.79
Kommo-o lv.80
Lycanroc lv.80
Gigantamax Urshifu lv.80

BATALHA FINAL NA CHAMPION CUP
Após vencer o Galarian Star Tournament, alguns treinadores que você enfrenta na Champion Cup (a liga de Galar) passarão a usar pokémons mais fortes. Segue abaixo as equipes atualizadas dos treinadores que você pode enfrentar:


Milo (Sword)

Shiftry lv.72

Eldegoss lv.72

Tsareena lv.73

Cherrim lv.73

Gigantamax Flapple lv.74

Milo (Shield)

Ludicolo lv.72

Eldegoss lv.72

Tsareena lv.73

Cherrim lv.73

Gigantamax Appletun lv.74

Nessa

Golisopod lv.72

Pelipper lv.72

Quagsire lv.73

Toxapex lv.73

Gigantamax Drednaw lv.74

Kabu

Torkoal lv.72

Ninetales lv.72

Arcanine lv.73

Salazzle lv.73

Gigantamax Centiskorch lv.74

Bea

Hawlucha lv.72

Grapploct lv.72

Sirfetch’d lv.73

Falinks lv.73

Gigantamax Machamp lv.74

Allister

Dusknoir lv.72

Chandelure lv.72

Cursola lv.73

Runerigus lv.73

Gigantamax Gengar lv.74

Bede

Mawile lv.72

Gardevoir lv.72

Galarian Rapidash lv.73

Sylveon lv.73

Gigantamax Hatterene lv.74

Gordie

Barbaracle lv.72

Shuckle lv.72

Stonjourner lv.73

Tyranitar lv.73

Gigantamax Coalossal lv.74

M