Personagens: Mohn (Mauro)

Nome: Mohn
Nome Brasileiro: Mauro
Nome em Japonês: Mohn
Biografia:
Mauro é o marido de Samina (Lusamine), pai de Lílian e Gladio.
Mauro fundou a Fundação Aether junto com sua esposa Samina e seus colegas Fábio (Faba) e Lara (Wicke). Como professor da Fundação Aether, ele foi o primeiro a confirmar a existência das ultrafendas espaciais e das ultracriaturas. Um dia, Mauro foi sugado por uma ultrafenda espacial durante um de seus experimentos e foi dado como morto desde então. Este acidente causou muita dor a Samina e ela decidiu nunca falar para seus filhos pequenos sobre seu pai. Samina quase colocou sua pesquisa em sigilo, embora Fábio acabou movendo tudo para seu laboratório no Paraíso Aether.
Quando jovem, Mauro se mudou para Alola para continuar pesquisando sobre as ultrafendas espaciais. Ele era um forte treinador, derrotando Pandam (Hala) e conseguindo uma Pulseira-Z. Essa Pulseira-Z foi encontrada anos mais tarde por Lílian, que passou a usá-la com a permissão de Pandam. Lílian também descobriu uma Magearna inativa. Mauro queria fazê-la funcionar para que ela fosse amiga de Lílian, mas nunca tinha conseguido ativá-la.
Nos jogos, após seu desaparecimento, Mauro perdeu a memória e passou a habitar as ilhas do Poké Pelago. No anime, Samina, Lílian e Gladio estão à procura dele, com a ajuda de Magearna que agora está ativada.
Pokémon de Mauro que está com Gladio:

Pokémon que conseguiu para Lílian:

Pokémon Mythology