Personagens: Opal (Alba) / Bede (Beda)

Nome: Opal/Bede
Nome Brasileiro: Alba/Beda
Nome em Japonês: Poplar/Beet
Insígnia: Fada
Cidade: Ballonlea
Biografia:
Alba (Opal) é a líder de ginásio mais velha da região de Galar. Ela assumiu o ginásio no lugar de sua mãe há 70 anos. Ela tinha 18 anos na época. Hoje, com 88 anos, procura por um sucessor. Ela afirma que prepara algumas perguntas complicadas para seus desafiantes pois acredita que as pessoas revelam suas verdadeiras cores quando estão em apuros, mas muitos especulam que ela faz isso por puro rancor.
Alba também é conhecida por seu apelido, "feiticeira", devido a sua suposta habilidade de prever os movimentos de seus oponentes. Há 50 anos, Alba enfrentou Mostarda (Mustard) pelo título de campeão de Galar, mas acabou perdendo.
Inicialmente, Beda (Bede) era um treinador especializado no tipo psíquico. Contudo, quando foi recrutado por Alba para ser o seu sucessor no ginásio, Beda passou a se especializar no tipo fada. Alba ficou inspirada pelo mau humor de Beda, por isso decidiu recrutá-lo. Beda relutou a princípio, mas como está sempre buscando se tornar mais forte, aceitou ser líder de ginásio. Após o treinamento rigoroso de Alba, Beda amadureceu como treinador.
Pokémons:

Pokémons nos games:
Alba:

Beda:

Pokémon Mythology