Acho que voltamos

(Tempo de Leitura: 5 minutos)

Alô, testando…

Bom, acho que estamos de volta, né. Ainda estamos um pouco lentos e com algumas coisas faltando, mas logo tudo se ajeita.

Antes de tudo, mil desculpas… não, um milhão de desculpas pela nossa última queda, que durou pouco mais de uma semana. É algo que não me dá mais tanto desespero quanto no início, de tanto que estou me acostumando, mas tomara que outra dessa demore bem mais para se repetir. Mesmo assim, muita gente que só visita nosso site e não nosso Twitter talvez ficou sem entender o que houve, se a Pokémon Mythology ia voltar e coisas assim, então vou tentar resumir o que aconteceu. Senta que lá vem história.

Em 2015, nós estávamos hospedados em um web hosting de alta capacidade, chamado AwardSpace. Com menos de um ano, eles nos indicaram trocar pra um plano deles mesmos só que bem mais parrudo (e que também custava caro) porque alegavam que o plano básico não estava dando conta – e só hoje descobrimos o motivo, mas a gente chega lá -. Em 2017 tivemos dois problemas seguidos com o servidor, um deles ridículo e outro por uma denúncia de um tal de “Carlos” (que esqueceu de deletar o nome na denúncia que fez), alegando que publicávamos roms, o que era verdade. Com isso, perdemos o acesso ao hosting.

O desânimo foi enorme. Naquele ano eu tinha experimentado o pior estresse da minha vida tentando recuperar o nosso fórum, debatendo e tentando explicar pro Forumeiros o que tinha acontecido por literalmente um mês, e se isso não bastasse, pouco depois, acabei perdendo a minha querida avó, de câncer. Eu não sabia se valia mais a pena desgastar tanto meu emocional de novo.

Agora imaginem o alívio que tive quando apareceu o primeiro anjo: RaishinNyck, do Infinite Fansub. Ele me indicou um servidor chamado Otaking, mantido por uma pessoa, focado literalmente em ajudar a hospedar fansubs, e esse aceitou nos ajudar também. Começava então a nossa história de migração (xD). Nesse servidor, após entrarmos, nosso site começou a estranhamente afetar os outros fansubs que também estavam no Otaking. Alguma coisa estava fazendo a Mythology estar mais “pesada” que o normal, mas o Otaking até que aguentava bem. Bom, coisas aconteceram, e esse servidor teve que fechar em 2018. Migramos então para outro servidor que tinha o mesmo objetivo, o fansubs.com.br. Nesse, os mesmos problemas estranhos começaram a acontecer com nossos “vizinhos”. Para evitar que isso continuasse, aceitei voltar a pagar um web hosting próprio agora em 2019, e achei um aparentemente bom, o Gubax.

Ali eu comecei a ver eu mesmo o problema acontecendo: nosso site estava estranhamente usando muito processamento do servidor, com uma quantidade enorme de requisições acontecendo em horários que não justificavam isso. As dúvidas passaram a ser: “Será que nosso layout está com algum bug? Será que os detonados, as páginas mais visitadas e com maior quantidade de imagens, é que estão sobrecarregando o servidor? Estamos sofrendo algum tipo de ataque?”. Verificamos o layout, testamos mudanças nos detonados, aumentamos a segurança do site, mas nada disso era o real motivo. Por fim, o Gubax, que já tinha nos alertado desse alto consumo, desligou abruptamente nosso site, falando que “tínhamos crescido bastante, então vocês tem que pegar um plano melhor pra continuar mantendo o site”. Tentei questionar isso, indicando que a causa do problema poderia ser outra, mas não adiantou. Bom, tentei adquirir um plano melhor. Tentei… mas fecharam a porta na minha cara:

Eu senti um monte de coisas. Que não estavam se esforçando a tentar entender o problema, que estavam querendo se aproveitar disso pra lucrar bem mais, e que no primeiro problema iriam nos derrubar de novo, pra termos que pagar mais ainda (já que não deram garantia nenhuma de que o plano que indicaram ia nos atender). Enfim, guardei o backup numa maletinha e fui procurar uma casa nova, de novo. Aqui apareceu o segundo anjo: Swy, ex-redatora do Crunchyroll e atual dona do recém criado AniNerd. Ela ofereceu uma opção que eu nunca havia tentado e era um campo novo para mim: ao invés de contratar um web hosting, a Mythology podia ter seu próprio servidor. Comecei a testar isso, e enquanto disponibilizamos apenas os detonados para os visitantes, com a ajuda dela e do amigo Strider enfim descobrimos o problema.

O que estava causando o altíssimo número de requisições, desde sabe-se lá quando, eram páginas de nosso site que foram copiadas sem permissão por outros sites, que não são parceiros. Em especial, os detonados e suas imagens. Com isso, as pessoas acessavam os detonados nesses sites, mas todas as imagens estavam na verdade sendo providas pelo nosso hosting. Era como se estivéssemos carregando 5, 10, ou sabe-se lá quantos sites a mais, nas nossas costas. Só pra citar um exemplo, este aqui é um deles.

Quando a gente identifica o problema, fica bem mais fácil resolvê-lo. Estamos fazendo uns ajustes para que nenhuma imagem do nosso servidor fique acessível em outros (talvez nossa página ainda caia algumas vezes por causa desses ajustes, e algumas áreas como o novo Fórum ainda estão em manutenção). Mas o alto consumo já foi corrigido.

E… é isso. Desculpem o textão, mas eu queria deixar conhecido aos nossos visitantes o motivo dos problemas recentes. E é bom pra manter pro futuro um capítulo da história do site. Claro, também há capítulos bons sendo escritos, e um deles estamos preparando para mostrar pra vocês. Cremos que é algo que pode agradar os fãs de Pokémon… e de outras franquias. Aguardem. =O

Danilo Takagi

Desde criança gosto de tecnologia e jogos 2D. Conheci o anime de Pokémon em 1999, e os jogos um ano depois (versão Gold). Desde então amo Chikorita e outros pokémon tipo grass. Ajudo a Mythology desde a criação em 2004 e um ano depois comecei a ajudar a publicar notícias. Hoje sou webmaster ao lado do Robert.