Conclusão Definitiva: Explicação de qual geração Meltan e Melmetal fazem parte

(Tempo de Leitura: 8 minutos)

O caso de Meltan e Melmetal

Por terem aparecido bem no meio das gerações 7 e 8, Meltan e Melmetal geraram uma grande confusão sobre qual geração eles realmente fazem parte. Algumas pessoas mais indecisas chegam dizer que eles são da geração 7,5.

Contudo, antes de analisarmos qual geração ele pertence, precisamos nos lembrar que os pokémons não são classificados apenas por geração, mas também por região. Muitos fãs confundem uma coisa com a outra, complicando ainda mais essa história. Antes de mais nada, vamos a algumas definições:

O que é uma região?

É um local organizado no Mundo Pokémon. Um conjunto de cidades, ilhas, cavernas, florestas, entre outros lugares formam uma região. As regiões podem ser identificadas através de seus mapas.

O que é uma geração?

É um período de tempo dentro da história da franquia Pokémon. Cada geração é identificada pelos jogos da série principal que dão origem a essa geração, bem como pelos pokémons que foram introduzidos nesses jogos.

O que é uma região de origem?

Cada pokémon possui uma região de origem, que nada mais é que a região onde esse pokémon foi descoberto. Um Zubat, por exemplo, apesar de ser um pokémon que aparece em diversas regiões, ele é tido como um pokémon de Kanto. Isso porque Kanto é a região onde Zubat foi visto pela primeira vez. É um pokémon que se originou na região de Kanto e que posteriormente começou a aparecer em outras regiões.

O que é uma geração de origem?

Cada pokémon possui uma geração de origem, que nada mais é que a época em que se situa o jogo da série principal onde o pokémon foi introduzido. Um Poipole, por exemplo, apesar de não ter sido introduzido em Pokémon Sun/Moon (que deram origem a 7ª geração), é considerado da 7ª geração, pois foi introduzido em Pokémon Ultra Sun/Ultra Moon (jogos que também fazem parte da 7ª geração).

Mas afinal, por que existe confusão sobre qual região/geração Meltan e Melmetal pertencem?

O primeiro ponto é que eles não apareciam no jogo original da geração vigente (Sun/Moon).

Até a 6ª geração, todos os novos pokémons de uma geração estavam presentes no jogo original da geração. Os jogos seguintes da mesma geração só introduziam novas formas, nunca novos pokémons.

Isso mudou com Ultra Sun/Ultra Moon, que introduziu Poipole, Naganadel, Stakataka, Blacephalon e Zeraora. Todos concordavam chamá-los de 7ª geração, pois Ultra Sun/Ultra Moon eram entendidos como 7ª geração.

O problema é que Meltan e Melmetal foram introduzidos em Pokémon GO e apareceram pela primeira vez em jogos da série principal em Pokémon Let’s Go, Pikachu!/Eevee!

Entre os fãs, há quem considere que Let’s Go são jogos da 7ª geração, há quem considere que são da 8ª geração e há quem considere que não são jogos da série principal.

Por conta desse impasse, ficou difícil saber se Meltan e Melmetal se tratavam de pokémons da mesma geração que foram revelados oficialmente tempo depois (tal como acontece com os míticos que aparecem no fim da pokédex de cada geração) ou se tratavam de pokémons de uma geração seguinte que foram revelados antes (tal como aconteceu com Togepi, Kecleon, Munchlax, Zoroark, Gogoat, Magearna, entre diversos outros).

Os números #808 e #809 da Pokédex

Assim que Meltan e Melmetal tiveram seus números revelados, muitos já os aceitaram como pokémons da 7ª geração, pois seguiram a sequência de Zeraora.

Porém, ainda havia quem acreditasse que eles pudessem ser da 8ª geração, vindo antes do inicial planta na pokédex, tal como Victini era o #0 na pokédex de Unova.

No entanto, com a chegada dos jogos Sword/Shield, vimos que Meltan e Melmetal não fazem parte de Pokédex de Galar (que começa diretamente pelo Grookey).

Isso deixa questionável a possibilidade de Meltan e Melmetal serem da 8ª geração. Se a numeração deles é a sequência de Zeraora, a Galar Dex deveria obrigatoriamente trazê-lo antes de Grookey para ele ser considerado da 8ª geração.

Você pode notar que, embora Meltan e Melmetal não estejam na Galar Dex, continuam presentes nos jogos da 8ª geração. Só que o fato de eles estarem presentes em Sword/Shield também não permite que eles sejam classificados automaticamente na 8ª geração, uma vez que eles também estavam presentes em Let’s Go.

A aparição de Meltan em meio aos pokémons de Galar

No Pokémon Day 2020, um trailer foi divulgado onde Meltan aparecia em meio aos pokémons da 8ª geração. Confira o trailer a seguir:

Isso é um material oficial. Meltan apareceu entre os pokémons da 8ª geração. Podemos considerar então que Meltan e Melmetal são da 8ª geração? Vamos com calma.

Esse trailer serviu para fazer a divulgação de uma votação de “Pokémon do ano”, onde as pessoas poderiam votar em seus pokémons favoritos de cada região. Meltan e Melmetal eram opções de voto que ficavam na categoria “Galar, etc.”, como você pode ver abaixo:

Então Meltan e Melmetal são da 8ª geração? Calma, calma, meu amigo. Preste atenção. Os pokémons não estão classificados por geração de origem. Estão classificados por região de origem. Geração e região são coisas diferentes, lembra?

E o nome da categoria em questão não é apenas “Galar”, mas sim “Galar, etc.”. Você sabe o que isso significa? Isso mesmo, que essa categoria não contempla apenas os pokémons de origem de Galar, tem outros intrusos nesse meio.

Estamos falando de Meltan e Melmetal. Esses dois precisavam ser colocados em algum lugar e não fazia sentido criar um grupo onde só eles dois competiam como favorito.

Aqui podemos chegar a algumas conclusões: se Meltan e Melmetal não foram colocados na categoria Alola, é porque eles não são pokémons de origem de Alola. E se foi colocado um “etc.” junto com a categoria Galar é porque eles também não são de origem de Galar. Repare também que até agora apenas a região de origem é citada. Nada é dito a respeito da geração de origem.

Como a The Pokémon Company e as mídias oficiais classificam os pokémons afinal?

Pelas regiões. Em algumas raras ocasiões a palavra “geração” foi citada oficialmente pela franquia (geralmente em conferências de imprensa ou páginas oficiais na internet). Geração acabou sendo um termo mais adotado e preferido pelos fãs. As mídias oficiais preferem classificar os pokémons pelas regiões onde eles foram descobertos, onde foram vistos pela primeira vez.

Uma comprovação é o que podemos constatar no Pokémon Home. Lá, é possível filtrar os pokémons pela região onde eles foram descobertos. Além de ter uma opção para cada região, existe uma opção para pokémons de origem desconhecida. Em outras palavras, que não tem origem nas outras regiões que conhecemos. É justamente essa a opção em que Meltan e Melmetal estão classificados.

Sendo assim, podemos concluir que, oficialmente, Meltan e Melmetal não possuem origem nem em Alola, nem em Galar. Atualmente, sua região de origem ainda é desconhecida. E como fica então a geração de origem deles?

Meltan e Melmetal não aparecem nos jogos de Alola (Sun/Moon e Ultra Sun/Ultra Moon). Isso por si só não deveria fazer deles pokémons da 8ª geração?

Vamos com calma. Há quem classifique Meltan e Melmetal como 8ª geração apenas por eles não fazerem parte dos jogos principais da 7ª geração, que envolvem a região de Alola. Contudo, acredito que você já tenha entendido que região é região e geração é geração.

O fato de Meltan e Melmetal não estarem presentes nos jogos Sun/Moon e Ultra Sun/Ultra Moon desqualifica os dois de serem pokémons que tiveram origem em Alola. Porém, isso não os desqualifica de serem pokémons que tiveram origem na 7ª geração.

Se eles já estavam presentes nos jogos Let’s Go, jogos estes da série principal vigentes na 7ª geração, então Meltan e Melmetal podem ser considerados da 7ª geração. Só não podem ser considerados de Alola.

Mas isso não faria Munchlax da 3ª geração? Afinal, ele estava presente em Pokémon Dash, jogo da 3ª geração.

Sim, mas Pokémon Dash se trata de um spin-off. As gerações são definidas pelos jogos da série principal que dão origem a uma geração.

Mas quem disse que Pokémon Let’s Go não é spin-off? Quem disse que Pokémon Let’s Go não é 8ª geração?

Na própria descrição dos jogos Let’s Go do site oficial é dito que eles são jogos da série principal. Sim, Core Series, tal como Sun/Moon e Sword/Shield. Essa informação é oficial e você pode conferir no link abaixo:

https://www.pokemon.com/us/pokemon-video-games/pokemon-lets-go-pikachu-and-pokemon-lets-go-eevee/

Além disso, temos que lembrar que Sword/Shield foram os jogos que de fato deram origem a 8ª geração. Como Let’s Go foram lançados antes de Sword/Shield, então podemos considerar que os jogos Let’s Go são da 7ª geração.

A confusão neste ponto se deu unicamente por Let’s Go serem lançados para Nintendo Switch, e não para Nintendo 3DS, como aconteceu Sun/Moon e Ultra Sun/Ultra Moon.

Contudo, não é a mudança de console que determina a mudança de geração, mas os jogos em si. Tanto é verdade, que as gerações 5 e 7 foram lançadas no mesmo console das gerações 4 e 6, respectivamente. Se um mesmo console pode abrigar gerações diferentes, qual o problema de uma mesma geração abrigar consoles diferentes?

Considerações

Como Let’s Go são jogos da série principal da 7ª geração, podemos concluir que Meltan e Melmetal são pokémons da 7ª geração, pois foram introduzidos nesses jogos.

Além disso, pertencem a uma região desconhecida, como já foi mostrado pelo Pokémon Home, jogos da série principal e mídias oficiais, não são de origem nem de Alola e nem de Galar.

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também vai gostar