[Esboço] Guia para Pokémon TCG LIVE

Server que substituirá em breve o Pokémon TCG Online
(Tempo de Leitura: 24 minutos)

Por conta da minha paixão por card games (e claro, pelo Pokémon) eu me identifico muito com a comunidade de jogadores de Pokémon TCG, por isso, caros usuários da Pokémon Mythology, vou falar mais sobre o TCG Live, compilar dicas e informações divulgadas nos sites ligados à Pokémon, assim como sugestões de como adquirir pacote de cartas, como obter cartas específicas, fichas (moedinhas do jogo) etc. Vou focar em tópicos conforme escrevo, caso tenha dúvidas de algum deles, confira na lista de conteúdo e consulte o que precisa.

Veja mais!

  • 1. Porque Pokémon TCG Live?
  • 2. Encerramento de PTCGO [Update 14-11-2023]
  • 3. Onde jogar?
  • 4. O que tem de novo?
  • 5. Tutorial de PTCGL;
  • 6. Passe de Batalha e Passe de Batalha Premium;
  • 7. Missões Diárias de Passe de Batalha;
  • 8. Lista de Missões de Passe de Batalha;
  • 9. Recompensas por Nível de Treinador;
  • 10. Recompensas da Raqueada (Modalidade Escada);
  • 11. Loja (Shop);
  • 12. Resgatar Código (Redeem Code); [Update 26-11-2022]
  • 13. Trocas & Como Trocar Cartas?**
  • 14. Sistema de Economia do Jogo [*Update 07-06-2023]

**A parte do post com informações para trocas de cartas no sistema de PTCG Live está exatamente no final. [*Update 08-05-2023]

PORQUE POKÉMON TCG LIVE?

1. Para responder essa pergunta preciso lhe explicar como isso começou:

“Desde o momento em que o mundo todo enfrentou o crescimento das ondas de COVID-19 durante o período de 2020 até 2022, ocorreu a suspensão todos os grandes eventos físicos de Pokémon TCG, então, foi a partir desse momento que o Pokémon TCG Online assumiu um papel essencial para o competitivo, com a realização de torneios oficiais como a Players Cup, Team Challenge e a Copag Cup Latam Master, e demais eventos não-oficiais organizados por meio da plataforma de torneios da Limitless.

Contudo o crescimento de jogadores despertou interesse de um client novo, sabendo que o PTCGO é precário de recursos que o deixariam ele mais completo, eficiente e divertido. Talvez levando isso em conta, a TPCi anunciou, em setembro de 2021, o Pokémon TCG Live, client que irá substituir o atual Pokémon TCG Online e tem como um dos pontos altos o suporte para aparelhos móveis, o que deve expandir seu número de jogadores. O PTCGL também promete democratizar a aquisição de cartas, cujo sistema foi totalmente retrabalhado.” –

Anteriormente foi anunciado que seu lançamento era para o final do ano de 2021, mas fora adiado para 2022, sem nenhum prazo ou data. Em seguida, em Fevereiro de 2022 começou o beta exclusivo para o Canadá (e algumas pessoas que utilizavam de recurso de VPN para jogar nesse beta). PTCGL foi disponibilizado como um app descarregável em iOS, Android, Windows e Mac. Foi previsto que o app não possua compras internas, O lançamento oficial do Beta mundialmente foi em 15/11/2022.

ENCERRAMENTO DE PTCGO

2. O app do Pokémon Trading Card Game Online (TCGO) será removido do App Store, Google Play e no site Pokemon.com a partir de 5 de Junho de 2023, a partir das 9h PDT (ou 13h de Brasília) por conta do lançamento global de Pokémon Trading Card Game (TCG) Live em 8 de Junho de 2023 (no mesmo dia do lançamento da coleção Scarlet & Violet – Paldea Evolved). Pokémon TCG Live está atualmente disponível em fase beta para jogadores em todo o mundo para os dispositivos iOS e Android, assim como PCs e Macs.

*Desde o encerramento do app TCGO, encontrei problemas para poder deletar os arquivos do jogo no meu pc. E pra isso recorri a um rápido guia pelo reddit (em inglês).

Mais alguém está com este problema? Uma vez que o servidor foi desligado, eu não consigo desinstalar. Aqui diz:

“Could not access network location

Property: USER_PROFILE”

Resposta: Sim, também aconteceu comigo. Eu abri o Painel de Controle (apenas digitando “control panel” na ferramenta de busca da barra de tarefas). Então, abra Programas > Desinstalar um programa. Procure na lista e selecione o PTCGO e, ao invés de deletar na janela de popup assim que clicar no nome, procure a opção de botões “Uninstall/ Desinstalar”, “Change/ Mudar” e “Repair/ Reparar”. “Change” funcionou pra mim. Uninstall e Repair lhe dão um erro similar de mensagem indicando um arquivo inexistente file ou err o de conexão.

ONDE JOGAR?

3. O PTCGL está disponível para as plataformas: Android | iOS | Windows | Mac

Mais informações sobre os requisitos mínimos de sistemas (e de celulares) pode conferir na página oficial.

 

O QUE TEM DE NOVO?

4. No PTCGL temos várias melhorias em relação ao antecessor PTCGO. Primeiramente, por ser um app desenvolvido para ser jogável tanto pelo PC quanto para Mobile, permitindo mais acessibilidade; dispõe de um sistema de construir as cartas usando uma moeda do jogo (Créditos), possui um passe de batalha de temporada com várias recompensas interessantes (pode ser pago usando Cristais); permite realizar a edição de qualquer baralho que você adquira jogando (baralhos iniciais que todos ganham, os baralhos de passe de batalha ou aqueles presentes na Loja).

E o mais importante comentar aqui, todos os pacotes de cartas do PTCGL estão padronizados para vir apenas 5 cartas por pacote.* Não existe mais discriminação entre pacote de carta BR e pacote de carta USA.

Vale citar o seguinte. O sistema de troca de cartas acabou com o PTCGL, portanto, você não poderá trocar cartas por aqui, apenas construir novas cartas usando os Créditos.

*(com a vinda da coleção Escarlate & Violeta, os pacotes de cartas conferem 6 cartas por pacote)

TUTORIAL DO PTCGL

5. Logo depois de fazer a instalação do jogo (pelo PC ou mobile) você configurará a Língua do jogo (está padrão com English-Inglês, mas temos disponível no Português-Brasil), selecione a linguagem.

Daí teremos a tela de login.

Insira seus dados de cadastro* e aparecerá a seguinte mensagem:

*Ou caso não possua conta do “Clube de Treinadores de Pokémon”, crie uma seguindo os passos de cadastro:

Coloque a Idade (dia-mês-ano nascimento) e clique em Continuar. Em seguida, Nome de Usuário, Senha, Confirmação de Senha, Endereço de Email, Confirmar o Email. Daí basta seguir para a Verificar Email e concluir seu cadastro.

Nossa próxima tela é pra revisar os termos de uso do jogo, selecione ambos para continuar:

Em seguida mais uma tela, a de uso de informações. Selecione se quer compartilhar elas ou não:

Em seguida a escolha mais importante no processo, ele pergunta sobre a migração de conta…

… Sugiro fortemente a “Não Migrar” sua conta, principalmente se você ainda precisa de acesso a jogar PTCGO para torneios online, ou para que tenha tempo até que possa acumular os items para pegar Cristais (Crystals) na sua conta de PTCGL. Não se preocupe, pois mais tarde pode escolher migrar a partir das Configurações. Se quiser ler mais sobre as perguntas frequentes de PTCGL, está neste link original em Inglês (ou caso precise, existe a ferramenta de google tradutor para traduzí-lo em Português). Agora temos a tela da confirmação de sua escolha (aqui é a tela de não migração neste caso, se quer que a mensagem nao apareça novamente, marque a caixa “não mostrar”):

 

PS: Depois de realizar todo o processo acima, cada vez que logar, pede pra selecionar a língua e depois os dados para login de conta. 

Enfim, estamos quase começando! Comece a personalizar seu avatar…

Meu avatar tá com perfil de garota, se precisar trocar o perfil pra garoto, clica no botão cinza de corpo, ali embaixo do seu nome no canto superior esquerdo da tela. Quando finalizar, clica em Início!

Agora você poderá começar a jogar pelo tutorial do jogo (ensinando como funciona o básico do Pokémon TCG, como ataques, uso de cartas treinador, ligar energias, recuo e etc). Caso esteja já acostumado com todas as mecânicas de como jogar, escolha a opção de Pular Todas as Batalhas, que conseguirá prosseguir normalmente.

Uma imagem do primeiro tutorial de um total de seis lutas de tutorial no PTCGL
A primeira luta ensina sobre ataques e de ligar energia, a segunda luta ensina sobre evolução e de cartas de treinador. Na terceira luta temos falando em condições especiais (e vencer quando o oponente não possui outro pokémon pra subir como pokémon ativo). Na quarta luta ensina sobre usar as habilidades. A quinta luta ensina a fazer uma combinação com diversas cartas diferentes.
Nas lutas de 1 ao 5, você deverá seguir as orientações do professor em cada uma das ações indicadas com um brilho nas cartas. Na sua última luta, você enfrentará o professor, mas ele vai te ensinar o que fazer no começo da luta. Tome cuidado e vença-o com o baralho de Zacian-V.
Com sua vitória no último tutorial, o professor irá ensinar sobre o Passe de Batalha.

Aviso: Aqui, as imagens darão sequência ao Tutorial acima (feito em uma conta que acabou de iniciar no PTCGL).

O professor estará lhe mostrando como é o Passe de Batalha do PTCGL, nele poderá ver os prêmios atuais, o tempo disponível (em 7S 5D, significa 7 semanas e 5 dias) e quais são as missões diárias disponíveis para aumentar seu passe de batalha.
Nas missões padrão de inicial, você deve Escolha usar 2 Habilidades (50 Moedas e 300 pontos de passe) e Derrote o Professor (720 Cristais e 500 pontos de passe). Faça como o professor recomenda, pegando o resgate de missão concluída.
Resgate as recompensas disponíveis do passe. É assim que se adquire os baralhos de destaque dentro do passe de batalha atual. Nessa imagem estamos com o passe da coleção Tempestade Prateada (Silver Tempest).
Este resgate lhe dará 1250 Créditos! + um deck de Lugia-V-Astro + 7 pacote de cartas da coleção Tempestade Prateada (atenção, pois todos os pacotes de cartas de PTCGL possuem apenas 5 cartas!)
Depois de resgatar as recompensas o professor informará sobre você estar usando apenas o passe de batalha gratuito e comentará que você pode destravar mais recompensas através de um passe de batalha premium comprando-o por Cristais, o Professor contará que você adquire estes Cristais por meio das missões diárias. Agora siga para a loja, usando o Início e depois Loja.
Compre um pacote de cartinhas, vá pra aba Expansões e depois selecione o set Espada e Escudo.
Sim este pacote é “diferente” dos três tipos de pacotes de cima, é scriptado para gerar um card como…
… Este lindo Zacian-V! O professor pede pra editar o baralho de Zacian e Zamazenta, clique em Início e depois vá para a opção Baralhos.
O professor garante para você pelo menos 8 decks adicionais (além daquele deck que resgatou no começo do passe de batalha, neste exemplo de passe, adquiri um baralho Lugia-V-Astro da coleção Tempestade Prateada). Os decks são: Blissey-V; Calyrex Cavaleiro Espectral-V; Decidueye e Inteleon; Inteleon-VMax; Malamar Golpe Fluído; Suicune-V; Urshifu Golpe Fluído-VMax; Zacian e Zamazenta. O conteúdo de cada um dos baralhos iniciais poderá conferir mais por aqui (em Inglês) (o mesmo link pode ter os demais baralhos de Passe de Batalha já lançados). Um novo segmento de baralhos foi distribuído pelo novo formato Padrão: Arcanine ex; Giratina VSTAR; Koraidon ex; Lunatone Solrock; Origin Forme Dialga VSTAR; Origin Forme Palkia VSTAR; Regieleki VMAX; e Serperior VSTAR;
Volte a fazer o que o professor sugere para melhorar e editar seu baralho de Zacian e Zamazenta.
Sempre que fizer qualquer alteração no baralho e clicar em voltar, ele salvará as modificações feitas. 
O professor pede para que selecione o deck que editou de Zacian e Zamazenta para começar a batalhar, e também lhe dá um aviso extra sobre os modos de jogar.
Ele mostrará como trocar entre o modo de batalhas ranqueado e casual; nas ranqueadas você aumenta sua pontuação na
Modalidade Escada para ganhar mais ranques e conquistar mais recompensas!
Depois confira a insígnia de ranque atual na Modalidade Escada.
Resgate as recompensas da Modalidade Escada… No primeiro nível (Togepi – Liga Rápida), você pegará 500 Créditos + moeda da temporada do passe atual.
Depois de resgatar a recompensa da Modalidade Escada, você finalmente termina o Tutorial do PTCGL!

PASSE DE BATALHA E PASSE DE BATALHA PREMIUM

6. Através da fase beta de PTCGL, conferimos que foi adicionado um Passe de Batalha ao jogo, que neste caso temos o banner da Expansão Tempestade Prateada (Novembro de 2022). O passe vai mudando conforme chegam mais expansões. (Que você terá como conferir de tempos em tempos pelo site Pokémon)

O Passe de Batalha e o Passe Premium concedem para cada pessoa, um baralho estrutural competitivo das cartas mais relevantes da expansão atual (um baralho totalmente grátis ao iniciar o passe de batalha e um segundo baralho estrutural a partir da aquisição do Passe Premium). E muitas recompensas em Moedas, Cristais, Créditos, Pacotes e principalmente, cartas específicas para melhorar os baralhos estruturais distribuídos em cada passe.

Ao comprar o Passe Premium, você obtém Cristais extras (até 500 Cristais caso complete o Passe!) que serão adicionados para a sua conta a medida que seu nível de passe fica maior. Para adquirir mais Pontos de Passe adicionais, continue logando diáriamente para adquirir mais missões (descreverei elas logo abaixo)!

 

  • Passe batalha (Básico): Baralho de Lugia V-Astro no Nível 0 + 7 Pacotes de Tempestade Prateada + 1250 Créditos (Nl.0)
  • Passe batalha (Básico): Até 69 Pacotes de Cartas de Tempestade Prateada + 1 Pacote de Cartas de Astros Cintilantes
  • Passe batalha (Básico): Até 1.550 Créditos (do Nl.50 ou Nl.Máx)
  • Passe batalha (Básico): 5 Pacotes de Cartas de Tempestade Prateada + 1 Pacote de Cartas Especial de Tempestade Prateada (garante você pegar 2 Rara Ultra e 1 Arco-Íris ou Rara Secreta neste pacote especial no NL.50)
  • Passe batalha (Premium): Baralho de Regidrago V-Astro no Nível 0 + Verso de Carta Lugia + 500 Moedas + 1500 Créditos (Nl.0)
  • Passe batalha (Premium): 1 Pacote de Cartas Especial de Tempestade Prateada (garante você pegar 2 Rara Ultra e 1 Arco-Íris ou Rara Secreta neste pacote especial no NL.40) + 4 Pacote de Cartas de Origem Perdida + 2 Pacote de Cartas de Pokémon GO + 2 Pacote de Cartas de Astros Cintilantes + 3 Pacote de Cartas de Golpe Fusão + 2 Pacote de Cartas de Estrelas Radiantes
  • Passe batalha (Premium): Até 485 Créditos (do Nl.50 ou Nl.Máx)
  • Passe batalha (Premium): Até 1.000 Moedas (do Nl.50 ou Nl.Máx)
  • Passe batalha (Premium): Até 520 Cristais (distribuídos durante os Tiers/Níveis: NL.2, NL.4, NL.6, NL.8, NL.15, NL.17, NL.27, NL.33 *20cristais, NL.35, NL.43, NL.50 ou NL.Máximo do passe)
  • Passe batalha (Premium): 1 Roupa de Treinador (fem. e masc. no NL.36) + 1 par de Sapatos de Treinador (fem. e masc. no NL.30) + 1 Calça de Treinador (fem. e masc. no NL.23) + 1 Chapéu de Treinador (fem. e masc. no NL.10)
  • Passe batalha (Premium): 1 Moeda de Lugia (no NL.42)
  • Passe batalha (Premium): 1 Caixa de Baralho Lugia + 50 Cristais + 50 Moedas + 50 Créditos (no NL.50)

 

Não é uma má ideia se você guardar até 1800 Cristais para adquirir o Passe de Batalha Premium + avançar 15 níveis adicionais, pois deste modo terá a possibilidade de completar todo o Passe (que vai no máximo até o Lv50). Caso compre apenas o Passe Premium comum, o mesmo custará o valor de 600 Cristais.

Para progredir no Passe de Batalha, você precisará continuar jogando e obtendo Pontos de Passe bônus, ao fazer as missões diariamente!

Esta é a lista de Cartas destravavéis focando no baralho disponibilizado pelo passe atual (neste caso, de Tempestade Prateada). Comprando o passe Premium, você terá a possibilidade de fazer atualização em ambos os baralhos distribuídos (Lugia V-Astro e Regidrago V-Astro):

  • Passe batalha (Básico)
    • 1 Lugia V + 1 Energia de Proteção V (NL.02)
    • 1 Lugia V-Astro + 1 Energia de Proteção V (NL.04)
    • 1 Lugia V + 1 Cinturão da Escolha (NL.06)
    • 1 Lugia V-Astro + 1 Energia de Proteção V (NL.08)
    • 1 Cinturão da Escolha + 1 Gardevoir Radiante (NL.10)
    • 1 Serena + 1 Cuidado do Cheren (NL.12)
    • 1 Energia de Proteção V + 1 Serena + 1 Cuidado do Cheren (NL.16)
  • Passe batalha (Premium)
    • 1 Regidrago V-Astro 136/195 + 1 Zoroark 103/203 (NL.03)
    • 1 Duraludon V-Max G-Decisivo 123/203 + 1 Zorua 102/203 (NL.05)
    • 1 Zoroark 103/203 + 1 Giratina V-Astro 131/196 (NL.07)
    • 1 Zorua 102/203 + 1 Garchomp V 117/189 (NL.09)
    • 1 Zoroark 103/203 + 1 Serena (NL.11)
    • 2 Cinturão da Escolha + 1 Serena (NL.14)
Confira sempre de tempos em tempos, as novidades de novos Passes de Batalha, confira o site de Pokémon (em inglês)!

MISSÕES DIÁRIAS DE PASSE DE BATALHA

7. Para facilitar o aumento de níveis do seu Passe de Batalha, busque completar o máximo de missões possível! Logo depois de ter finalizado o tutorial, você abrirá as missões que serão geradas sempre no horário às 13h! Realize mais batalhas e resgate as recompensas diariamente!

Um exemplo de missões e o ganho diário das mesmas…
  • A primeira fornece 50 Moedas + 300 Pontos de Passe.
  • A segunda fornece 60 Cristais + 500 Pontos de Passe.

 

O requisito para evoluir um Nível de Passe de Batalha, é completar 1000 Pontos de Passe!

Pegue um dos baralhos que mais goste e tente obter vitórias no jogo!

Após a vitória de qualquer partida, você recebe sempre um prêmio em Moedas, XP (pra aumentar o Lv de seu treinador), pontos de passe e 10 pontos de ranqueada.
PS: Mesmo sendo derrotado, você recebe ainda os valores de moeda, XP e de passe de batalha.
Eventualmente também pode ocorrer algum erro na hora de tentar resgatar recompensas de passe…
Caso aconteça isso (na versão de PC) tente fechar o jogo e reabrir (ou deslogar nos três pontinhos verticais, através do ícone cinza do lado do seu nome).

LISTA DE MISSÕES DE PASSE DE BATALHA

8. As missões acabam renovando sempre no mesmo horário às 13h. Quando começa a jogar no PTCGL, você terá acesso apenas nas primeiras missões pré-determinadas:

  • Escolha usar 2 Habilidades, você obtém 50 Moedas e 300 Pontos de Passe
  • Derrote o Professor, você obtém 720 Cristais e 500 Pontos de Passe

Logo depois de terminar os 2 primeiras missões, você gera os desafios normais de acordo com o horário.

Desafios Diários Randômicos

  • Os desafios comuns lhe fornecem 50 Moedas e 300 Pontos de Passe.
  • Os desafios incomuns lhe fornecem 60 Cristais e 500 Pontos de Passe.

Lista de possíveis missões geradas.

_

  • Desafios Diários Comuns Gerados
    • Jogue 1 carta de Item.
    • Jogue 1 carta de Estádio.
    • Jogue 1 carta de Apoiador.
    • Coloque 2 Pokémon V em jogo.
    • Coloque 2 Pokémon ex em jogo.
    • Ligue 3 cartas de Energia aos seus Pokémon.
    • Ligue 1 Ferramenta Pokémon a 1 de seus Pokémon.
    • Escolha usar 2 Habilidades.
    • Escolha usar 3 Habilidades.
    • Use um Ataque que custe pelo menos 2 Energias.
    • Recue 2 Pokémon.
    • Cause 100 pontos de dano aos Pokémon de seu oponente.
    • Cause 50 pontos de dano aos Pokémon de seu oponente com um único ataque.
    • Nocauteie 1 dos Pokémon do seu oponente.
    • Pegue 1 Carta de Prêmio.
    • Evolua 2 Pokémon.
    • Complete 1 partida sem se render.

_

  • Desafios Diários Incomuns Gerados
    • Jogue 3 cartas de Item.
    • Jogue 3 cartas de Estádio.
    • Jogue 3 cartas de Apoiador.
    • Coloque 4 Pokémon V em jogo.
    • Coloque 4 Pokémon ex em jogo.
    • Ligue 9 cartas de Energia aos seus Pokémon.
    • Ligue 3 Ferramentas Pokémon aos seus Pokémon
    • Escolha usar 4 Habilidades.
    • Use um Ataque que custe pelo menos 3 Energias.
    • Recue 3 Pokémon.
    • Recue 4 Pokémon.
    • Cause 400 pontos de dano aos Pokémon de seu oponente.
    • Cause 100 pontos de dano aos Pokémon de seu oponente com um único ataque.
    • Nocauteie 2 dos Pokémon do seu oponente.
    • Pegue 3 Cartas de Prêmio.
    • Evolua 4 Pokémon.
    • Complete 2 partidas sem se render.
    • Complete 3 partidas sem se render.

RECOMPENSAS POR NÍVEL DE TREINADOR

9. Além dos Tiers/ Níveis conquistados em Passe de Batalha do jogo, seu treinador também possui uma progressão de Nível. Mas como não existe uma lista (ou opção) para observar o que se ganha por cada nível conquistado, tentarei pegar dados manualmente, enquanto vou jogando. E saber se existe um limite para evoluir seu treinador.

Conforme obtenho as informações do progresso de seu treinador no jogo, listo a recompensa de cada Level específico, confira:

  • Level Lv01 para Lv02: 0/50XP
    • 100 Moedas
  • Level Lv02 para Lv03: 0/100xp
    • 100 Moedas
  • Level Lv03 para Lv04: 0/200xp
    • 400 Créditos
  • Level Lv04 para Lv05: 0/500xp
    • 50 Cristais
  • Level Lv05 para Lv06: 0/750xp
    • 100 Moedas + 200 Créditos
  • Level Lv06 para Lv07: 0/1000xp
    • 50 Cristais
  • Level Lv07 para Lv08: 0/1500XP
    • 50 Moedas
  • Level Lv08 para Lv09: 0/1800xp
    • 50 Créditos
  • Level Lv09 para Lv10: 0/2100xp
    • 50 Moedas + 50 Créditos
  • Level Lv10 para Lv11: 0/2500xp
    • 50 Cristais
  • Level Lv11 para Lv12: 0/3000xp
    • 20 Cristais + 50 Moedas
  • Level Lv12 para Lv13: 0/3250xp
    • 75 Moedas
  • Level Lv13 para Lv14: 0/3500xp
    • 100 Moedas
  • Level Lv14 para Lv15: 0/3750xp
    • 200 Moedas
  • Level Lv15 para Lv16: 0/4000xp
    • 200 Cristais
  • Level Lv16 para Lv17: 0/4500xp
    • xxx Créditos Cristais Moedas?
  • Level Lvxx para Lv2x: 0/00xp
    • xxx Créditos Cristais Moedas?
  • Level Lvxx para Lv2x: 0/00xp
    • xxx Créditos Cristais Moedas?
  • Level Lvxx para Lv2x: 0/00xp
    • xxx Créditos Cristais Moedas?
  • Level Lvxx para Lv2x: 0/00xp
    • xxx Créditos Cristais Moedas?

 

RECOMPENSAS DA RANQUEADA (MODALIDADE ESCADA)

10. Recompensas da Raqueada (Modalidade Escada). Neste modo de jogo, você obtém mais recompensas a medida em que você vence mais partidas ranqueadas. A duração da Modalidade Escada é de 3semanas e 5dias – ou o total de quase 1 mês. Confira a Lista de Recompensas:

Liga Rápida (de 0/200)
Togepi (50) = 500 Créditos + Moeda da Temporada do Passe Atual (sempre dada ao primeiro login da nova escada do mês)
Cleffa (100)
Riolu (150)
Pichu (200)
Poké Liga (de 200/600)
Pikachu (200) = Item cosmético 2 Roupas de treinador da Moeda da Temporada do Passe Atual
Scorbunny (300)
Snubbul (400)
Bulbasaur (500)
Grande Liga (de 600/1320)
Greninja (600) = Item cosmético 2 Roupas de treinador da Moeda da Temporada do Passe Atual
Houndoom (720)
Alakazam (840)
Umbreon (960)
Corviknight (1080)
Charizard (1200)
Ultra Liga (de 1320/2020)
Azelf (1320) = Item cosmético 2 Sapatos de treinador + Caixa de Baralho da Temporada do Passe Atual
Ho-Oh (1460)
Necrosma (1600)
Lugia (1740)
Mewtwo (1880)
Liga Mestra (de 2020/2660)
Deoxys (2020) = Item cosmético 2 Bonés de treinador da Temporada do Passe Atual
Victini (2180)
Shaymin (2340)
Mew (2500)
Liga Arceus (a partir de 2660)
Arceus (2660) = Verso de carta da temporada + 9 cartas de pacote da coleção da temporada.

Detalhe, você ganha recompensa da modalidade Escada do mês ao primeiro login daquele mês e também, no término da modalidade escada, cumprindo o mínimo de 5 partidas no formato Padrão.

Recompensas de Fim da Modalidade Escada = 1 Pacote de cartas + 50 Moedas + 50 Cristais + 50 Créditos

 

LOJA (SHOP) & RESGATAR CÓDIGOS/ REDEEM CODE

11. Outra modificação do PTCGL é a possibilidade de usar decks comprados da loja e editar os mesmos! Isso mesmo! Eles são totalmente editáveis! A Loja estará dividido em algumas abas:

  • Combos;
  • Expansões;
  • Moeda;
  • Resgatar.

Em Combos, você encontra todos os tipos de pacotes com cartas especiais promocionais, assim como as famosas “Ferramentas de Treinador”, um pacote bem vantajoso de cartas para incrementar os seus decks.

Em Expansões, você encontrará todas as coleções disponíveis para compra, inclusive as expansões especiais, tais como o Caminho do Campeão, Destinos Brilhantes, Celebrações e por fim, Pokémon Go.

Edit: Após a atualização da expansão Escarlate e Violeta- Obsidiana em Chamas (Scarlet & Violet – Obsidian Flames), toda a era de expansões pertecentes ao bloco Sol e Lua (Sun & Moon) ficou disponível na loja! [10/08/2023]

Em Moeda, você poderá adquirir mais Moedas através da troca de seus Cristais. Estas Moedas são usadas basicamente para trocar por cosméticos do jogo, como roupas de treinador, verso de carta e caixa de baralho.

Em Resgatar, você pode ler os códigos QR dentro de um código-chave de produtos físicos de Pokémon TCG. Lembrando que o código fornece para você apenas acesso a um pacote e/ou carta especial e que o conteúdo desse pacote não será parecido com o das cartas físicas que tirou.

Todos os itens da Loja, utilizam os Cristais. Use apenas o que realmente for precisar no começo de sua conta. O recomendado é tentar usar os seus Cristais para comprar o Passe de Batalha e voltar a conseguir mais Cristais.

;

RESGATAR CÓDIGOS/ REDEEM CODE

12. Resgatar Códigos/ Redeem Code é por onde você poderá inserir os códigos-chave de produtos oficiais de Pokémon TCG e você destrava baralhos e pacotes de cartas digitalmente. O conteúdo dos pacotes de são sortidos, sendo assim, as cartas que você abriu fisicamente não serão as iguais das cartas que você abre digitalmente, fique avisado. Aqui listo exemplos de códigos-chave, para destravar alguns itens.

  • SAOPAULO2022LAIC : você receberá o card Serena Full Art (SWSH12 #193).

OBS: Exemplo de alguns códigos, o do LAIC 2022 tem restrinção para os primeiros 75.000 resgatados.

;

TROCAS & COMO TROCAR CARTAS?

13. Felizmente (ou infelizmente) o sistema de TCG Live, não existe nenhuma forma de realizar trocas para pegar mais cartas ou Pacotes de Cartas, e os Créditos permitem que tenha acesso a mais cartas.

SISTEMA DE ECONOMIA DO JOGO

14. Sistema de Economia do Jogo

Créditos

Esta é a moeda mais prática! É através dele que você pode “construir” suas valiosas cartas! Como sabemos, você sempre acaba com cartas repetidas em pacotes, mas não se preocupe, elas serão imediatamente convertidas em Créditos. Confira a lista de quantidade máxima de cartas que você precisa possuir antes de ganhar Créditos por cada cópia repetida:

  • Quatro cópias de qualquer carta;
  • Uma cópia de uma carta Ace Spec ou Prism Star/ Estrela Prisma ou Radiant/ Radiante;
  • Uma cópia de cada parte de uma carta V-Union/ V-União;
  • Cinquenta e nove cópias de quaisquer carta de Energia.

Esta tabela possui o valor de confecção de cartas (fonte):

Raridade Confecção (por cópia) Conversão de Créditos por cópias excedentes
  • Comum
  • 40 Créditos
  • Receba 10 Créditos
  • Incomum
  • 100 Créditos
  • Receba 20 Créditos
  • Rara
  • Promo
  • 400 Créditos
  • Receba 100 Créditos
  • Rara Holo
  • 425 Créditos
  • Receba 125 Créditos
  • Ace Spec/ Estrela Prisma/ Shiny/ Radiante (Shiny)
  • Pokémon ex/ ex Tera
  • Energia (Rara Foil)
  • 600 Créditos
  • Receba 150 Créditos
  • Pokémon EX/ GX/ V
  • Character Art/ Galeria de Treinadores
  • Promo V/ V-UNION/ V-União
  • 750 Créditos
  • Receba 250 Créditos
  • Pokémon VMAX/ VSTAR/ V-Astro
  • Promo VMAX/ VSTAR/ V-Astro
  • 1025 Créditos
  • Receba 375 Créditos
  • Full Art (Ultra Rara)
  • Character Art V/ Galeria de Treinadores V
  • Promo Full Art
  • 1250 Créditos
  • Receba (?) Créditos
  • Rainbow Rara
  • Promo Rainbow
  • 1600 Créditos
  • Receba ? Créditos
  • Gold/ Dourada
  •  Promo GOLD
  • 2000 Créditos
  • Receba ? Créditos

A lista de probabilidade de recebimento de cartas do PTCG Live é a seguinte (fonte ptbr)

Probabilidade de recebimento de cartas de acordo com a raridade por pacote de Escarlate & Violeta:

Raridade disponível Melhora de raridade disponível*
1ª carta Comum Rara Dupla
Ilustração Rara
Rara Ultra
Ilustração Rara Especial
Rara Hiper
2ª carta Comum
Incomum
Rara Dupla
Ilustração Rara
Rara Ultra
Ilustração Rara Especial
Rara Hiper
3ª carta Incomum Rara Dupla
Ilustração Rara
Rara Ultra
Ilustração Rara Especial
Rara Hiper
4ª carta Comum (Cartas Paralelas Holográficas)
Incomum (Cartas Paralelas Holográficas)
Rara (Cartas Paralelas Holográficas)
N/A
5ª carta Comum (Cartas Paralelas Holográficas)
Incomum (Cartas Paralelas Holográficas)
Rara (Cartas Paralelas Holográficas)
Ilustração Rara
Ilustração Rara Especial
Rara Hiper
N/A
6ª carta Rara
Rara Dupla
Rara Ultra
N/A

(Pacotes de Espada & Escudo possuem apenas 5 cartas por pacote)

Um exemplo de conversão de créditos.

Moedas

A segunda moeda disponível no jogo é a Moeda (trocadilho não-intencional). Estas moedas de ouro são mais fracas que aquelas do antigo TCGO (suas antigas moedas do TCGO serão perdidas totalmente ao transferir para o TCG Live). Elas são usadas apenas para poder comprar cosméticos no jogo: roupas para o seu personagem, as caixas de baralho, moedas para jogar e luvas de cartas (sim, dá pra comprar estes itens de baralhos, e sim, não é nada intuitivo encontrar eles).

Entre dentro da opção PERFIL e nele você poderá trocar suas moedas pelos cosméticos, roupas, bonés, óculos, sapatos (de 250 até 600 por item)… Já para pegar cosméticos de baralhos… bem… Não é por aqui…

Vá pra BARALHOS. Ali você terá de clicar numa opção (sim, não tem em lugar nenhum escrito sobre isso). Clicar aqui abre a tela de…

… Cosméticos de baralhos! Aqui poderá obter mais caixas, luvas/ capas de cartas e as moedas de jogar! Todas custam uma quantia modesta de Moedas (de 450 até 600 cada item).

Cristais

A terceira e última moeda no TCG Live são os Cristais, adquiridos ao se completar os desafios diários específicos (listados na seção Missões Diárias de Passe de Batalha). Outra forma de garantir mais Cristais é realizar o processo de transferência de sua conta TCGO para este server TCG Live, convertendo quaisquer produtos fechados que estavam guardados. Aqui está as respectivas conversões:

  • De 1 até 9 Itens: 500 Cristais
  • De 10 até 24 Itens: 1.100 Cristais
  • De 25 até 49 Itens: 2.250 Cristais
  • De 50 até 124 Itens: 4.700 Cristais
  • De 125 ou mais: 12.400 Cristais

O Passe de Batalha e os itens da Loja (Pacote de Cartas, Cartas Promo, Combos Especiais), requerem Cristais para serem adquiridos. Use apenas o que realmente for precisar no começo de sua conta. O recomendado é acumular o máximo possível de Cristais para comprar o Passe de Batalha Premium e voltar a conseguir mais Cristais (adquirir os Passes de Batalha te garante devolver parte destes Cristais usados).

 

Bakujirou

Gamer e que gosta de aproveitar o tempo livre para escutar J-music. Conheci a franquia desde meados de 1999 pelo guia traduzido Nintendo Power Official Player's Guide Red & Blue Version. Typhlosion é um dos pokés que mais gosto e eu prefiro jogos spin-off como Pokémon Mystery Dungeon. Sou apaixonado por card games e por músicas. Autor de alguns detonados: PMD1, 2, 3; os dois jogos TCG de Gameboy; o jogo Legends Arceus. Fiz os guias de cards online (Pokemon TCG Online e TCG Live).