Nintendo encerrará eShop do 3DS e Wii U em 2023

Algumas mudanças ocorrerão já este ano, veja a programação
(Tempo de Leitura: 2 minutos)

A Nintendo comunicou em suas redes que deixará de dar suporte à eShop do 3DS e do WiiU. Veja a programação das datas a seguir para saber o que acontecerá, pois algumas mudanças começarão já neste ano:

  • A partir de 23 de maio de 2022, não será mais possível usar cartão de crédito para adicionar fundos ao 3DS e WiiU.
  • A partir de 29 de agosto de 2022, não será possível usar cartões da Nintendo eShop para adicionar fundos. Porém, ainda será possível resgatar códigos de download de jogos até março de 2023.

Obs: Usuários que vincularem a Nintendo Network ID, usada no 3DS e WiiU, com a carteira da Nintendo Account (usada no Switch), ainda poderão usar o saldo compartilhado para comprar em todos esses sistemas até março de 2023. Após isso o saldo só poderá ser usado no Switch.

  • No final de março de 2023, não será mais possível fazer compras na eShop do 3DS e do WiiU. Também deixará de ser possível baixar conteúdo gratuito, como por exemplo demonstrações.

Mesmo depois de março de 2023, a Nintendo afirma que ainda será possível fazer o download de jogos e DLCs que já foram previamente comprados, receber atualizações de software e participar de jogos multiplayer online, mas não especifica por quanto tempo (não há informação oficial sobre isso, mas é razoável esperar que isso poderá durar mais um ano por exemplo, talvez até 2024).

Um site foi preparado pela Nintendo para que os usuários relembrem seu histórico de jogos nestes consoles: Minhas recordações do Nintendo 3DS e Wii U

Como fica o Pokémon Bank?

Hoje o aplicativo pode ser baixado por qualquer um, mas exige assinatura para que possa ser usado para guardar pokémons e transferir para o Pokémon Home. A venda da assinatura continuará disponível até março de 2023, mas a partir desta data, o serviço passará a ser gratuito.

É importante notar que o aplicativo precisa ser baixado antes de março de 2023, pois, lembrando das datas acima, após o fechamento da loja conteúdos gratuitos ficarão indisponíveis. De forma meio confusa, a The Pokémon Company afirma que o Bank ainda poderá ser baixado depois se a pessoa já o baixou antes, mas para garantir, é melhor não excluir ele do seu portátil.

Fontes: Nintendo , Nintendo Blast, The Pokémon Company

Fãs indicam alternativas após o fim da eShop

Com a Nintendo de certa forma abandonando o suporte a estes consoles, os fãs tem indicado alternativas para quem queira desbloquear tanto o 3DS quanto o WiiU. Afinal, se deixará de ser possível comprar conteúdo oficialmente, a imensa biblioteca do 3DS desaparecerá de uma hora pra outra. Alguns jogos sequer tiveram versão física (tornando impossível comprar usado), e muitos provavelmente jamais surgirão novamente.

Danilo Takagi

Desde criança gosto de tecnologia e jogos 2D. Conheci o anime de Pokémon em 1999, e os jogos um ano depois (versão Gold). Desde então amo Chikorita e outros pokémon tipo grass. Ajudo a Mythology desde a criação em 2004 e um ano depois comecei a ajudar a publicar notícias. Hoje sou webmaster ao lado do Robert.