Tutorial atualizado / Novo Citra passa a rodar Pokémon X/Y (maaaas…)

(Tempo de Leitura: 2 minutos)

Uma nova versão do emulador Citra acaba de sair, e é a primeira que consegue executar Pokémon X/Y sem travar logo no início. Basta usar a emulação de áudio LLE nas configurações, no lugar de HLE, na tela abaixo.

E aqui está!


Ostentando o 3DS do Pikachu

Só que… veja bem. Apesar de não parecer, a emulação de áudio é algo pesado, o áudio muitas vezes serve até para controlar a velocidade interna em vários jogos. O HLE, que vem ativado por padrão no Citra e recomendamos usar sempre que possível, é um quebra-galho que funciona bem para criar o áudio, mas em certos jogos (caso de Pokémon X/Y) é necessário usar o LLE, uma emulação que tenta ser a mais perfeita possível, evitando erros. O resultado é que o jogo fica muito lento. Aqui, com um processador Ryzen 5 1600X (equivale mais ou menos a um Core i7 de sexta geração) e uma placa de vídeo GTX 1060, o jogo não passou de 5 FPS, 17% da velocidade original. O emulador em si não requer muito processador, talvez consiga o mesmo resultado em um Core i3 ou Pentium, mas mesmo assim… Triste.

Até dá pra tentar, caso queira, começar o jogo assim, salvar, fechar e mudar para HLE. Isso funciona, você vai passar a jogar X/Y na velocidade correta, mas a qualquer momento pode acontecer algo que pode travar novamente o jogo (isso aconteceu comigo, quando olhei no espelho do quarto no começo do jogo). Fica a seu critério ir testando até onde consegue ir. Os desenvolvedores já disseram que estão trabalhando em melhorar a velocidade do LLE, pois parece ser um problema específico dos jogos Pokémon, então pode ser que logo haja novidades.

O download do emulador está na nossa página de Emuladores. Aproveitando o embalo, fiz uma grande atualização no Tutorial do Citra, pois muita coisinha chata de configurar antes já funciona bem melhor agora. O tutorial está também mais completo, mostrando várias coisas que você pode configurar (como câmera, controles, etc), inclusive explica como jogar “multiplayer local” pela internet, algo já possível nele.

Até mais! ^^

(Nota: O autor deste post possui o jogo original de Pokémon Y. Sempre que possível, compre o original.)

Danilo Takagi

Desde criança gosto de tecnologia e jogos 2D. Conheci o anime de Pokémon em 1999, e os jogos um ano depois (versão Gold). Desde então amo Chikorita e outros pokémon tipo grass. Ajudo a Mythology desde a criação em 2004 e um ano depois comecei a ajudar a publicar notícias. Hoje sou webmaster ao lado do Robert.