Pokémon VS Palworld, o que sabemos até o momento do processo que gera polêmicas!

(Tempo de Leitura: 4 minutos)

Já ando acompanhando tem bastante tempo sobre um processo que a Nintendo (e The Pokémon Company) tem movido contra a PocketPair e Palworld. Entre toda a questão de denúncias sobre os plágios de mostrinhos famosos (ou melhor falando, uma mescla que tornou eles umas kimeras, mesclando diversos pokémon em um único pal monster).

Toda a comoção acerca deste caso, inclusive, ameaça a indústria de jogos (ou desenvolvimento de jogos indies, por estúdios menores, tais como o estúdio da PocketPair e outros) por conta de atitudes como as de registro de patente de mecânica usadas em Pokémon (montaria e usar NPC lançado por uma bola para lutas contra outros NPCs). Bem, como são muitos assuntos, que tal começarmos do início?

[Texto baseado no artigo originalmente postado em Jusbrasil, visto aqui]

A disputa judicial entre a Nintendo (em conjunto com a The Pokémon Company) e a desenvolvedora de Palworld, Pocketpair, sobre possíveis infrações de propriedade intelectual, especialmente patentes relacionadas a mecânicas de jogabilidade como capturar criaturas e usá-las em batalhas. A Nintendo alega que Palworld violou patentes registradas no Japão, enquanto críticos argumentam que muitas dessas mecânicas são comuns em outros jogos (como da série Shin Megami Tensei que veio bem antes de Pokémon) e não deveriam ser protegidas tão amplamente, o que poderia sufocar a inovação na indústria.

A violação cobre três patentes registradas no Japão em 2024, são elas: 7493117, 7528390 e 7545191. Segundo as empresas, essas patentes cobrem mecânicas de jogabilidade, como capturar criaturas com uma bola, usar os monstros como montaria (*inclusive esta foi o motivo pra que o Palworld removesse a possibilidade de montaria voadora) e formar um exército de criaturas​.

Acima, o noticiário que cobre sobre a mudança: “O Palworld teve que mudar a habilidade de voar/planar. Nenhum Pal será mostrado, os buffs passivos continuarão sendo fornecidos.“.

Logo acima, exemplo de patentes usadas para o caso, acima o uso de NPCs monstros para brigar com outros NPCs monstros. E a famigerada (e eliminada) forma de pegar Pals, por meio da Pal Sphere (e evocar pals por Pal Sphere), que fora removido para que a PocketPair se defenda das acusações sobre plágio.

O texto também discute se as semelhanças visuais entre os “Pals” e os Pokémon configurariam plágio ou apenas inspiração artística, e ressalta a importância dos registros de marca da Nintendo para proteger sua identidade no mercado. Conclui que o resultado da disputa poderá influenciar limites legais sobre o que pode ser protegido como propriedade intelectual em games.

Na íntegra, no site gamesfray.com – 29 outubro 2025:

Uma decisão chamada “Ação do Escritório” , tomada por um examinador de patentes do Escritório de Patentes do Japão (JPO) há menos de duas semanas, lança sérias dúvidas sobre a validade de duas das três patentes japonesas da Nintendo em questão: Trata-se do pedido pendente nº 2024-031879, que é um produto derivado de uma das patentes anti-Palworld de “captura de monstros” e também o produto original de outra. O pedido foi rejeitado (em caráter não definitivo) porque o escritório de patentes , após a apresentação de um documento de anterioridade por terceiros , determinou que a técnica reivindicada carecia de atividade inventiva . As referências de anterioridade citadas pelo JPO incluem diversos jogos anteriores à data de prioridade da Nintendo, em dezembro de 2021 , entre eles ARK, da Studio Wildcard, Monster Hunter 4, da Capcom, Craftopia, da Pocketpair, um jogo japonês para navegador chamado Kantai Collection ( link do Web Archive ) e Pokémon GO.

FONTES:

Bakujirou

Gamer que gosta de aproveitar o tempo livre para escutar J-music, ou ver anime de Garotas Mágicas. Conheci a franquia desde meados de 1999 pelo guia traduzido Nintendo Power Official Player's Guide Red & Blue Version. Typhlosion é meu favorito de todos e tenho preferência pelos jogos spin-off da franquia: Pokémon Mystery Dungeon. Sou apaixonado por card games. Autor de alguns detonados: PMD1, 2, 3; TCG1 e 2 de Gameboy; Legends Arceus. Fiz os guias de cards online (Pokemon TCG Online, TCG Live e TCG Pocket).

Deixe um comentário