Encerramento de Pokémon TCG Online, e lançamento oficial de Pokémon TCG Live

(Tempo de Leitura: 3 minutos)

Esta semana, a The Pokémon Company enviou um e-mail aos jogadores anunciando o encerramento do serviço de Pokémon TCG Online (aqui no Brasil chamado de Estampas Ilustradas Online). Enquanto escrevia este post, porém, percebi que há uma informação mal explicada no e-mail, citando o dia 6 de junho de 2023 como data limite para acessar e “receber um conjunto especial de itens de personalização de baralho”. Isto não se refere a TCG Online, e sim ao TCG Live. Continue lendo para entender melhor.

O e-mail leva para este link, com mais informações. Entre elas, informa que o download de TCG Online será removido das lojas de aplicativo na segunda-feira, 5 de junho, às 13:00 horas (horário de Brasília), momento em que os servidores serão encerrados (assim, esta é a data limite correta do TCG Online). Apesar do encerramento do serviço, a migração de contas para o novo Pokémon TCG Live poderá ser feita posteriormente, segundo o comunicado. Mas eles recomendam abrir qualquer pacote ou conteúdo ainda fechado antes do encerramento do serviço, bem como exportar listas de baralho caso deseje (apenas migrar a conta não trará automaticamente os decks montados antes). Um outro link leva para um FAQ (em inglês) com mais explicações.

Ainda existe um outro FAQ, em inglês, publicado 18 dias atrás, que explica quais conteúdos poderão ser migrados para o TCG Live e quais não serão. Há várias limitações na transferência, como a quantidade de certas cartas, e também várias cartas mais antigas não terão suporte no novo jogo.

Lançamento oficial de Pokémon TCG Live

No dia 8 de junho de 2023, Pokémon TCG Live, que está em beta até o momento, receberá finalmente o lançamento oficial. Um post no site oficial diz que, como forma de celebração, qualquer jogador que fizer login em Pokémon TCG Live entre 2 de maio e 6 de junho às 14:00 horas (BRT) receberá de presente aquilo que comentamos antes (uma moeda exclusiva e itens cosméticos para personalizar o baralho). E um outro link (mais um) confirma novamente que o anterior TCG Online será encerrado no dia 5 de junho.

As postagens agradecem a comunidade por todo o apoio dado até o momento. Bom, torcemos para que a nova versão atenda melhor ao público onde o anterior falhava (principalmente em dispositivos móveis). Porém também torço que eles tragam recursos que o outro possuía, como trocas de cartas (pois é, o novo não tem), e melhorias na criação de avatares também, porque olha…

Não deixem de comentar!

Danilo Takagi

Desde criança gosto de tecnologia e jogos 2D. Conheci o anime de Pokémon em 1999, e os jogos um ano depois (versão Gold). Desde então amo Chikorita e outros pokémon tipo grass. Ajudo a Mythology desde a criação em 2004 e um ano depois comecei a ajudar a publicar notícias. Hoje sou webmaster ao lado do Robert.